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Geraldine Alves dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
análise da relação entre síndrome da fragilidade, estratégias de seleção, otimização e compensação, fadiga emocional e dermatoglifia em pessoas idosas
Resumo:
O Consenso Brasileiro de Fragilidade em Idosos desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2018) apontou a necessidade de ampliar os estudos sobre a Síndrome de Fragilidade em pessoas idosas brasileiras demonstrando a relevância de novos estudos que permitam a identificação precoce e objetiva. Os estudos têm identificado muitas variáveis para a manutenção da qualidade de vida durante a velhice. Entretanto, a manutenção da funcionalidade não ocorre apenas na velhice avançada quando já está instalada a síndrome da fragilidade. Precisamos de indicadores que apontem os riscos de desenvolvimento da síndrome da fragilidade antes que ela ocorra. Um dos estudos mais consolidados é o CHS (Cardiovascular Health Study) que desenvolveu um instrumento que tem sido aplicado mundialmente para avaliar a fragilidade. A Rede Fibra de pesquisa (Estudo da Fragilidade na população idosa brasileira) estudou a relação desta avaliação fisiológica da fragilidade, ou seja, do fenótipo da fragilidade, com os aspectos sociais e psicológicos, encontrando associações significativas principalmente com as variáveis psicológicas. O objetivo geral do presente estudo é avaliar a associação dos parâmetros da síndrome de fragilidade desenvolvida pelo CHS, com as estratégias de seleção, otimização e compensação, fadiga física e emocional e a dermatoglifia. O delineamento metodológico será quantitativo, correlacional e transversal. A amostra será composta por 400 pessoas idosas, com idade entre 60 e 79 anos, de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados serão: Fenótipo da Fragilidade do CHS; Inventário SOC-12; Escala de Avalição da Fadiga (EAF); Técnica de dermatoglifia. As análises serão realizadas pelo Programa SPSS v. 25.0 e utilizado o teste de correlação de Spearman (p ≤0,05). Portanto, será possível a detecção precoce da possibilidade do desenvolvimento da síndrome de fragilidade e o estabelecimento de programas de intervenção física e psicológica.
Instituição/UF/País:
Universidade Feevale - RS - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Geraldo Alves Damasceno Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de longa duração dos efeitos do fogo ao longo do gradiente de inundação no pantanal
Resumo:
O fogo em áreas inundáveis coloca dois fenômenos opostos trabalhando de maneira alternada proporcionando para a biota condições extremas ao longo de um ciclo sazonal. O Pantanal é uma das maiores áreas úmidas tropicais contínuas do mundo, sujeita a eventos sazonais de cheia e seca e plurianuais de fogo. No que tange ao fogo, o Pantanal tem passado por um grande ciclo de seca com grandes incêndios florestais como nos anos de 2019 e 2020. A dinâmica dessa interação do fogo com a inundação sazonal e as suas consequências na biota, na paisagem e como isso pode ser utilizado no manejo sustentável dos seus recursos naturais ainda são pouco compreendidos pela ciência. O presente projeto tem como objetivo avaliar o efeito do fogo recorrente e da inundação na dinâmica da biota, da paisagem e dos serviços ecossistêmicos para subsidiar o manejo sustentável no Pantanal associado à cultura local. O projeto será executado numa área que abrange os Pantanais do Miranda-Abobral, Nabileque, Paraguai e Nhecolândia, onde (com exceção da Nhecolândia) estão concentradas as maiores incidências de focos de calor nos últimos 20 anos, segundo dados obtidos junto ao site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É nessa área que a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (proponente) tem maior disponibilidade de infra estrutura com uma base de pesquisas e um Campus universitário (Corumbá), onde está localizada uma Área de Proteção Ambiental (APA da Baía Negra), a reserva indígena Kadiwéu e a fazenda Nhumirim da Embrapa. O estudo será realizado com desenho adaptativo. Serão mapeadas as áreas queimadas por ano, com auxílio de imagens de satélite, dos últimos 20 anos para se estabelecer o histórico de fogo da região. O mapeamento terá resolução de 30 m. A partir desse mapeamento serão selecionadas áreas com histórico de fogo diferentes para realização de estudos experimentais e observacionais. Serão selecionadas para os estudos áreas com diferentes históricos de fogo. Serão realizados experimentos de queima controlada para avaliar o efeito do fogo ao longo do gradiente de inundação na dinâmica de áreas de campo utilizadas como pasto nativo para o gado, de campos de arroz nativo, que é colhido por membros de comunidades ribeirinhas para melhoria de renda, de espécies arbóreas e liquens. Serão também avaliadas as variações nos solos com fogo e com a inundação e seus possíveis efeitos na dinâmica da vegetação. Além disso serão avaliadas ao longo dos anos a capacidade de rebrota das espécies, seus sistemas subterrâneos, banco de sementes e de plântulas além da dinâmica de variação das estratégias de dispersão ao longo do gradiente de inundação com históricos de fogo diferentes. Serão selecionadas 10 espécies vegetais dentre as mais abundantes nas diferentes fisionomias para estudo da variação ao longo do tempo dos compostos secundários em relação ao gradiente de inundação e com fogo. Serão também avaliados os efeitos do fogo na dinâmica da ictiofauna, do zooplancton, dos anuros, da fauna de grandes mamíferos e das redes de interação de polinizadores e plantas. O projeto pretende ainda avaliar o conhecimento tradicional das populações ribeirinhas, fazendeiros e indígenas em relação ao manejo do fogo e suas consequências nas áreas inundáveis. Verificar ainda qual a percepção da população em relação a doenças que podem estar associadas a ocorrência das queimadas e dos incêndios florestais e quais as plantas medicinais utilizadas para resolver esses problemas. A dinâmica da variação do carbono nos solos será também avaliada ao longo do gradiente de inundação com diferentes históricos de fogo. Em nível de paisagem serão estudadas também as características das paisagens com maior histórico de fogo recorrente. As áreas queimadas nos grandes incêndios florestais de 2019 e 2020 também poderão ser aproveitadas no desenho.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Geraldo Andrade Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanoformulações de inseticidas botânicos contra percevejos e lagartas: eficiência, seletividade e modo de ação
Resumo:
O uso intensivo de inseticidas sintéticos na agricultura tem causado seleção de populações de pragas resistentes, eliminação de organismos não-alvo e contaminação ambiental. Diante disso, o governo brasileiro lançou em 2020 o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) objetivando aproveitar o potencial da biodiversidade e ampliar a oferta de matéria-prima para produção agrícola sustentável. Considerando que o Brasil apresenta mais de 40 milhões de ha de soja e milho e que essas culturas sofrem com o intenso ataque de pragas, tais como, lagartas e percevejos, é comum o uso de inseticidas sintéticos, exigindo constantemente novos princípios ativos para seu controle. Nesse contexto, torna-se evidente a necessidade de novos produtos desenvolvidos com base sustentáveis. Essa proposta tem como objetivo desenvolver nanoformulações baseadas em inseticidas botânicos para o manejo de lagartas do complexo Spodoptera e de percevejos, e que sejam seletivos a organismos não-alvo. É sabido que entre os principais entraves para a comercialização de inseticidas botânicos estão a baixa estabilidade durante o armazenamento e transporte; baixo período residual; necessidade de grande quantidade de ingrediente ativo, além do escasso conhecimento sobre seu modo de ação. Para contornar esses problemas, o desenvolvimento de inseticidas botânicos em misturas e nanoformulações (tecnologia que aumenta até 30% a eficiência do ativo) vem se mostrando promissor. Portanto, nesse projeto a hipótese a ser investigada é que inseticidas botânicos, em misturas e nanoformulados, são mais tóxicos para as pragas; exigem menor quantidade de ingrediente ativo; são mais persistentes e estáveis; e são compatíveis com organismos não-alvo, quando comparados em sua forma convencional. Para isso, as nanoformulações serão testadas quanto à sua toxicidade para insetos pragas e a segurança para organismos não-alvo. As bases fisiológicas e moleculares do mecanismo de ação desses compostos também serão investigadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Geraldo Tadeu dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias de alimentação para vacas leiteiras com alimentos alternativos e uso de antioxidantes naturais
Resumo:
Com aumento da demanda por alimentos (ALI) e elevação dos custos é urgente o uso de alternativas na nutrição animal. ALI de boa composição nutricional promovem saúde aos animais, contribuem para pecuária mais lucrativa e sustentável e resultam em produtos de qualidade (Qlde) aos humanos. A silagem da parte aérea da rama de mandioca (SPARM) pode ser uma alternativa para os ruminantes (RU), uma vez que, esta possui boa qualidade nutricional, é rica em tanino e substitui a silagem de milho. Assim como a SPARM, a Acácia negra (Acacia mearnsii) (AN) é fonte de taninos e pode ser uma opção, como aditivo, na alimentação de RU, na modulação da degradação da proteína e redução da emissão de metano. Entretanto, diferente da cultura do milho, não se sabe qual a melhor variedade de mandioca para ser ensilada, momento da colheita, o quanto a SPARM poderia substituir a silagem de milho e qual seu efeito sobre os parâmetros metabólicos, produtivos e de qualidade do leite (QLeite). Da mesma forma, não se tem definido níveis de uso do tanino da AN e seus efeitos sobre esses mesmos parâmetros. Dado a qualidade da composição química da SPARM ela pode atender as exigências de vacas lactantes de média produção. Assim, nossa hipótese é que há uma variedade mais indicada para ensilagem, assim como uma melhor idade para o corte. Os taninos provenientes dessas duas fontes são eficazes em reduzir a produção de metano, melhorar o desempenho animal e a QLeite. Para isso, serão conduzidos experimentos in vitro, in situ e in vivo, onde serão avaliadas a Qlde nutricional, fermentativa e microbiológica da SPARM, além da metabolômica não direcionada da SPARM, a idade ideal do corte da parte aérea, e quais os efeitos dos taninos presentes na silagem e na AN sobre a população microbiana ruminal e de proteases endógenas em células somáticas do leite e análise qualitativa da expressão de genes envolvidos no metabolismo, antioxidantes na glândula mamária.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Geraldo Wellington Rocha Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a promoção da alfabetização científica e tecnológica em comunidades e escolas de educação básica no alto jequitinhonha (mg) a partir das metodologias e abordaegens diferenciadas em ensino de ciências
Resumo:
Este projeto é proposto por dois Grupos de Pesquisa (GP) em Ensino de Ciências da UFVJM: o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências - GPAMEC e o Grupo de Estudos em Teoria Ator-Rede e Educação GETARE. Este projeto tem como objetivos: 1) Compreender como as ações e propostas do GPAMEC e GETARE podem contribuir para a Alfabetização Científica e Tecnológica de crianças, jovens e professores de Ciências da Natureza da educação básica, nas escolas e comunidades do Alto Jequitinhonha em Minas Gerais; e 2) Analisar como as crianças, jovens e professores compreendem essas ações e propostas. Fazem parte deste projeto os seguintes contextos: 1) Municípios do Alto Jequitinhonha: 17 municípios; 2) Escolas participantes: serão selecionadas, a partir do menor Ideb, uma a duas escolas por município; 3) Professores de Ciências de algumas escolas do Alto Jequitinhonha; 4) Estudantes da educação básica: cujos professores de Ciências estiverem participando do projeto; 5) Professores da UFVJM: vinculados aos dois GP; 6) Estudantes de graduação: participantes dos GP; e 7) Estudantes de pós-graduação: pós-graduandos do PPGECMaT que poderão desenvolver e aplicar os seus produtos nas escolas participantes. As ações consistirão em duas fases: 1) ações de formação continuada com os professores de Ciências da Natureza, em forma de Seminários/Oficinas, baseadas nos princípios teóricos das Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), que serão desenvolvidos pelos dois GP; e 2) ações com os estudantes nas aulas de Ciências, das escolas participantes, baseadas nas MADECs. Os sujeitos participantes da pesquisa serão professores de Ciências e alunos das escolas parceiras, do Alto Jequitinhonha. Os dados, de natureza qualitativa, serão provenientes de: a) Videogravação; b) Textos e Narrativas; etc. e que serão analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e pelos marcos teóricos-conceituais de cada GP.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
Vigência:
Thu Apr 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Geraldo Wilson Afonso Fernandes
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mudanças globais em montanhas tropicais
Resumo:
As mudanças provocadas pelo aquecimento global são rápidas em comparação com tempo demandado para a evolução e colonização das espécies - de milhares de anos. Muitos estudos já revelam o deslocamento de espécies de plantas e animais para regiões mais altas, conforme aumenta a temperatura do globo. As espécies raras e adaptadas ao frio são as mais ameaçadas de risco de extinção por não terem mais para onde se mover. Nas montanhas estão ocorrendo os primeiros colapsos da biodiversidade do planeta, e essas mudanças provocarão a extinção de uma parcela expressiva da riqueza de vida na Terra. Nossas modelagens sobre espécies de pássaros e anfíbios indicam a mesma tendência, infelizmente e clamam por medidas urgentes e políticas públicas sólidas e duradouras. Aliado às mudanças globais, o campo rupestre no Espinhaço apresenta outro enorme desafio, o de sobreviver face à velocidade das incessantes pressões causadas pelo uso irracional do seu patrimônio natural e ignorância da população em entender que o tip point ou colapso permanente pode estar se aproximando rapidamente. No sítio de Pesquisas de Longa Duração na Serra do Cipó (Sítio 17), estamos progredindo rapidamente e fortemente na geração e fornecimento de informações precisas das variações do clima e de respostas da biodiversidade e serviços ecossistêmicos em função das mudanças climáticas e de uso do solo. Uma análise crítica das três fases iniciais do PELD CRSC evidencia um enorme e sólido sucesso que nos permite pleitear a renovação para esta nova etapa. A seleção dos sítios para a instalação das estações de monitoramento climático foi discutida com detalhes, pois precisava-se de locais seguros e logística para o trabalho e manutenção. Uma vez instaladas, iniciamos prontamente as coletas para determinação dos padrões de elevação e climáticos, além dos mecanismos que determinam a biodiversidade nas montanhas do Espinhaço. Há fortes indícios de tendência a um forte aumento na temperatura e diminuição da precipitação na região, o que pode ocasionar um profundo impacto na vida de mais de 50 milhões de brasileiros. Os dados anteriores mostraram que a região de estudo é detentora da maior diversidade mundial de fungos micorrízicos arbusculares, de grande importância em segurança alimentar, biodiversidade e funcionamento de ecossistemas. Também registramos uma altíssima diversidade de insetos como formigas (290 espécies), incluindo seis novas espécies para a ciência. O mesmo padrão foi observado para borboletas (2 espécies novas) e muitas outras espécies novas tem sido descobertas. Ampliamos o conhecimento do funcionamento do ecossistema extremo do campo rupestre, sobre as estratégias de sintonia entre solo-clima-vegetação-fauna-microrganismos. Geramos modelos de distribuição de várias espécies e interações em função destas adaptações. Estes resultados inéditos têm propiciado traduzir este conhecimento para a sociedade e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a conservação desta região. Os resultados do sitio CRSC têm sido publicados nos melhores periódicos nacionais e internacionais e rapidamente traduzidos para a sociedade, conforme lista de publicações oferecidas no projeto. O projeto tem também servido para o treinamento de um grande número de estudantes e na publicação de livros nacionais e internacionais. Nesta etapa, iremos i) dar continuidade ao monitoramento climático, ampliando-o e modernizando-o de forma que os mesmos possam ser utilizados pela sociedade científica e tomadores de decisão; ii) iniciar os primeiros estudos do clima passado do Espinhaço tendo como foco a região dos campos rupestres e conectar tais achados a vegetação atual e futura; iii) iniciar estudos de um dos processos mais importantes na montagem e dinâmica ecossistêmica, o da decomposição; iv) dar prosseguimento no entendimento das variações da flora e fauna, em especial aquelas espécies que respondem aos distúrbios antrópicos, tais como o fogo representadas pelo banco de sementes de espécies regenerantes e de consumidores primários); v) entender como as variações climáticas podem alterar a distribuição de espécies da flora e da fauna ao longo do ambiente montanhoso, além de possíveis mudanças na fenologia vegetal e em interações como a polinização; vi) entender como que algumas espécies podem influenciar a montagem e dinâmicas dos ecossistemas. Além disso, estamos propondo novos projetos tendo em vista a rápida dinâmica com que as mudanças no uso do solo tem afetado nos padrões de distribuição da biodiversidade e funcionamento do campo rupestre. Assim, iremos também vi) buscar consolidar o conhecimento sobre as espécies invasoras nos ecossistemas montanhosos; vii) ampliar o conhecimento dos táxons indicadores das mudanças climáticas, construindo um sólido banco de dados empíricos, viii) dar continuidade ao monitoramento daqueles grupos de invertebrados indicadores da qualidade da água frente aos distúrbios climáticos e antrópicos ao longo do gradiente altitudinal; ix) aprofundar o conhecimento sobre as meta-comunidades de invertebrados, incluindo aqueles indicadores de mudanças globais nas ilhas de floresta atlântica nos cumes do Espinhaço com vistas a inserir as dinâmicas nestas florestas como sentinelas das mudanças globais em montanhas. Ao final desta nova fase, iremos sintetizar o conhecimento e desenvolver modelos em várias áreas, tais como aqueles envolvendo o banco de espécies regenerantes e de solo, além de modelos de distribuição de espécies endêmicas e invasoras, da distribuição e nicho de algumas espécies estruturantes e ameaçadas do campo rupestre. Este conhecimento é importante para entender o funcionamento dos frágeis ecossistemas de montanhas e dos impactos sobre sua alteração na gigantesca população que depende dos serviços ambientais fornecidos pelas montanhas do Espinhaço. Novamente, a geração de conhecimento sólido sobre estas montanhas e seus campos rupestres tem sido possível apenas graças a estudos a longo prazo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Gerardo Magela Vieira Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
contribuição genética, química e farmacológica à anurofauna e flora dos biomas cerrado e caatinga do estado do piauí
Resumo:
A crescente ação humana aliada a fatores ambientais vem colaborando com a destruição e/ou extinção de espécies que habitam os mais variados biomas ao redor do mundo. O estado do Piauí, possui dois importantes biomas do Brasil, o Cerrado (segundo maior bioma brasileiro) e a Caatinga (bioma endêmico), ambos passam por um processo de desertificação no estado, extinguindo consigo espécies da flora e fauna ainda pouco estudadas do ponto de vista genético, químico e farmacológico. As espécies da fauna e flora carregam consigo biomoléculas com alto potencial farmacológico, sendo que a diversidade de metabólicos encontrados em espécies vegetais e animais pode ser reflexo da variabilidade genética. A análise da variação genética e química detectada pode corroborar informações importantes para o monitoramento das espécies, na identificação e preservação de genótipos ainda pouco estudados e endêmicos, a fim de se explorar racionalmente o potencial da biodiversidade brasileira. Em virtude do exposto, a presente proposta tem como objetivo estudar a variabilidade genética e química de espécies de plantas e anfíbios dos biomas cerrado e caatinga do estado do Piauí, concomitante à busca de substâncias com potencial farmacológico frente às atividades cardiovascular, antioxidante, cicatrizante, citotóxica, antimalárica e anti-inflamatória. Para atingir os objetivos, a equipe de pesquisa, apesar de emergente, conta com pesquisadores com experiência em química de produtos naturais, estudos de variabilidade genética, realização de atividades farmacológicas e identificação de espécies, e que já possuem pesquisas em andamento com diversas espécies vegetais e de anfíbios dos biomas citados, além de parcerias com outros grupos de pesquisas para realização de atividades biológicas em modelos in vivo e in vitro. A equipe também dispõe de laboratórios com infraestrutura para realização da pesquisa proposta e a sua execução contribuirá para a formação de recursos humanos qualificados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gercina Ângela de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
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Currículo
Título do Projeto:
centro de pesquisas em representação do conhecimento e recuperação da informação (ceprecri)
Resumo:
Projeto para criação de um Centro de Pesquisas em Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação (CEPRECRI) para pesquisa e ensino no âmbito da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, envolve o curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-graduação, o Departamento de Computação e Sistemas, da UFOP, e Departamento de Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica, da UFSJ. Tem por objetivo criar um ambiente de pesquisa, ensino e aprendizagem que permita desenvolver reflexões teóricas para a aplicação de práticas inovadoras nas atividades acadêmicas de ensino-aprendizagem e de pesquisa, para a formação dos alunos do curso de biblioteconomia e de pós-graduação. Essas práticas englobam os campos técnicos, tecnológicos e humanísticos inerentes à profissão, que serão alcançados com a realização de experiências, estudos e projetos nas seguintes áreas: Fundamentos em Biblioteconomia e Ciência da Informação; Organização e tratamento da Informação; Recursos e Serviços de informação; Gestão da Informação; Tecnologias da Informação. A criação do CEPRECRI se justifica por: (a) ser uma iniciativa de pesquisadores da área com objetivo comum de estudar temáticas nucleares do tratamento da informação; (b) projetar um ambiente de aprendizado formado por uma estrutura física organizada que funcionará como um espaço de práticas e pesquisas, onde será possível, a partir de estudos teóricos, a realização de experimentos. Espera-se que esse ambiente auxilie os docentes e discentes a ampliar seu olhar crítico-reflexivo em relação à situação ideal (visão da teoria) e a situação material (visão da prática real).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gerd Bruno da Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
q-babel: química quântica e computacional, bioinformática e biotecnologia interdisciplinares em saúde, agronegócio e energia: novos inibidores para a ricina e novas beta-glicosidases para o bioetanol.
Resumo:
O Brasil tem na biotecnologia um amplo potencial para alavancar sua competitividade, devido à sua enorme biodiversidade. Este potencial encontra particular nicho no setor produtivo brasileiro do agronegócio e da indústria de biocombustíveis. Estas áreas se sobrepõem na produção do óleo da mamona para biodiesel e fins industriais, bem como na produção do bioetanol a partir de bagaço lignocelulósico (etanol de segunda geração ou 2G). Contudo, ambos os setores apresentam entraves para seu crescimento desimpedido em viabilidade econômica e sustentabilidade. O agronegócio da mamona tem na ricina, uma enzima do pericarpo interno da semente e com toxicidade 10 vezes maior que a do veneno de cascavel, um forte atenuante, dados os riscos de acidentes e seu potencial no bioterrorismo. Já as enzimas que controlam o passo limitante na fase de sacarificação para o etanol 2G, as beta-Glicosidases, tendem a serem fortemente inibidas pelos monossacarídeos produzidos (inibindo assim, todo o processo) e desnaturadas pelas condições extremas necessárias nos biorreatores. Assim, a busca racional por novas moléculas e métodos que possam inibir ou de alguma forma desativar a toxicidade da ricina, bem como da engenharia das -glicosidases de forma a otimizá-las para a produção de etanol 2G, se tornam metas de imediato impacto para a biotecnologia e setor produtivo brasileiros. Esta proposta, reúne uma rede de especialistas computacionais e experimentais que já vêm trabalhando em sinergia nesses dois tópicos há mais de 7 anos, a rede BaBEL (http://babel.dcc.ufmg.br/). Pretende-se o uso sinérgico de química teórica, bioinformática e métodos experimentais in vitro e in situ na predição, prospecção e validação de novos inibidores da ricina e de novos mutantes de -Glicosidases que permitam a melhor sanação nos entraves técnicos do agronegócio da mamona e da produção de etanol 2G. Estas metas têm impacto iminente para a química/bioquímica teórica aplicada e para o setor produtivo brasileiro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gerly Anne de Castro Brito
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a covid-19 tem impacto na prevalência e gravidade da infecção por clostridioides difficile no brasil?
Resumo:
A infecção por Clostridioides difficile (ICD) é a maior causa de morte por em pacientes hospitalizados em uso de antibióticos. A pandemia de Covid-19 elevou enormemente as hospitalizações e o uso de antimicrobianos. Tem sido relatada uma maior incidência de ICD em pacientes com Covid-19 (Lewandowski et al., 2019). Allegretti e col., 2021, embora não tenham detectado aumento de prevalência, registraram aumento da taxa de mortalidade em pacientes com Covid-19 e ICD. Diarreia é uma das manifestações comum ao Covid-19 e a ICD, sendo que na ICD as principais responsáveis são as toxinas A (TcdA) e B (TcdB) do C. difficile. O presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre Covid-19 e ICD em hospitais do sudeste e nordeste do Brasil, buscando identificar a prevalência, mortalidade, ribotipos, antibióticos associados e impacto no microbioma intestinal. Serão analisadas as diferenças na susceptibilidade às TcdA e TcdB em colonóides de pacientes recuperados de Covid-19. Nossa hipótese é que a pandemia do Covid-19 alterou a prevalência e mortalidade por ICD e que a identificação dos ribotipos e antibióticos associados com essa mudança, bem como o esclarecimento da resposta as toxinas do C. difficile em pacientes recuperados possam contribuir para salvar vidas através da prevenção, diagnóstico precoce e intervenção terapêutica apropriada. Serão avaliadas fezes de pacientes com diarreia internados em UTIs de Covid e sem Covid para a análise da presença de ICD através da positividade para toxinas, isolamento do C. diffile, ribotipagem das cepas isoladas e avaliação de resistência a antimicrobianos, além de avaliação de prontuários par a coleta de dados demográficos, PCR para Covid, antibióticos utilizados e parâmetros clínicos e laboratoriais. A investigação do impacto a longo prazo da Covid-19 será realizada a partir de colonóides gerados de biópsias colônicas de pacientes recuperados de COVID-19 e de pacientes que não tenham recebido nenhum diagnóstico da doença.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gerson Fauth
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
evolução climática do paleoceno-mioceno: conexões entre o oceano austral e a península antártica
Resumo:
Nós propomos um estudo multidisciplinar que visa compreender as mudanças climáticas ocorridas durante o Paleoceno-Mioceno em áreas marinhas plataformais da Antártica e suas conexões com mudanças climáticas registradas em arquivos sedimentares marinhos profundos, principalmente no setor Atlântico do Oceano Austral. Para atingir esse objetivo, serão coletados dados paleontológicos, geoquímicos e paleomagnéticos de seções sedimentares paleocênicas e eocênicas na Ilha Seymour e seções sedimentares oligocênicas-miocênicas na Ilha King George (Península Antártica). Os dados da Península Antártica serão comparados com proxies de testemunho perfurados pelo Ocean Drilling Program (ODP) no Oceano Atlântico Sul.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Gerson Luiz Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologia, notícia e família. rede de tecnologia de informação e comunicação nas famílias brasileiras e seus impactos no consumo de notícias
Resumo:
Este projeto propõe um estudo sobre o consumo de mídia em contexto de convergência midiática/tecnológica e o impacto no cotidiano familiar, investigando a dinâmica social a partir da observação de jovens universitários de diferentes estados brasileiros. O tema específico da proposta aborda o efeito da conectividade constante e ubíqua instaurada pelo uso de smartphones e de redes de conexões para espaços de vivência familiar, de trabalho, educação e lazer. Estudos sobre plataformas digitais (DANDREA, 2020) apontam de forma crítica as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais causadas pelos usos e apropriações desses dispositivos e as relações complexas que emergem deles. Identificamos como problema de pesquisa os impactos do consumo excessivo de mídias para informação e desinformação, considerando as potenciais consequências para os indivíduos e instituições. A hipótese específica considera que a transformação no padrão de recepção do ecossistema de consumo de informação é pressionada pela circulação intencional de atores como influenciadores digitais (figuras públicas, autoridades, celebridades), instituições estabelecidas (governo, sociedade civil, advocacia, comunidade empresarial), imprensa e mídia (televisão, digital, jornais, rádios etc.) em disputa ativa e intencional pelo protagonismo no debate público. Estudos recentes evidenciam que o acesso incidental à informação está relacionado ao crescente tempo de conexão à internet, à popularizaçãoao acesso para aquisição dos dispositivos móveis e ao aumento do consumo deacesso a notícias mais por meio de indicações de outras pessoas em detrimento do que por meio de veículos tradicionais e profissionais de produção de informação.(MITCHELSTEIN; BOCZKOWSKI, 2018). A estratégia metodológica propõe a perspectiva de análise de redes sociais (ARS) para dar a conhecer o consumo e as interações por meio de dispositivos móveis e suas aplicações (mídias sociais, mensageiros e outros).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Thu Jun 02 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Gerson Ribeiro Bacury
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
práticas investigativas em educação matemática como cenário de trabalho colaborativo nas ações dos professores indígenas da região do alto rio negro/am
Resumo:
O estado do Amazonas abriga a maior população indígena do Brasil, com aproximadamente 120 mil indígenas, caracterizando sua riqueza em diversidade linguística e cultural. Nesse sentido, o projeto de pesquisa objeto da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - UNIVERSAL, a ser desenvolvido no período 36 meses, com os professores indígenas da Região do Alto Rio Negro/AM está alicerçado nas reflexões e teorias para o entendimento acerca dos saberes e dos fazeres na prática desses docentes, o que nos leva a questionar: que ações formativas podem articular os conhecimentos indígenas e não indígenas na potencialização de Práticas Investigativas em Educação Matemática de modo a constituir um cenário de trabalho colaborativo nas ações docentes dos professores indígenas da região do Alto Rio Negro/AM? Nesse sentido, objetivamos: promover ações formativas entre os conhecimentos indígenas e não indígenas, quanto ao desenvolvimento de Práticas Investigativas em Educação Matemática mediadas pelo trabalho colaborativo frente aos desafios da educação escolar indígena na Região do Alto Rio Negro/AM. Para tanto, assumimos a abordagem qualitativa sob a égide da pesquisa colaborativa, na perspectiva crítico reflexiva, proposta por Ferreira (2012), possibilitando, de forma interativa o desenvolvimento e realização das ações propostas, em forma de atividades de pesquisa. Quanto aos resultados, esperamos que as experiências e vivências durante a realização desse projeto, possam expandir os conhecimentos de todos os envolvidos acerca dos temas estudados tendo em vista a divulgação e a difusão das atividades realizadas, no sentido fomentar novas práticas de investigação e de inovação nas ações de todos os participantes do projeto, bem como na publicação em livros, de artigos acadêmicos e científicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
Wed May 18 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Gerson Ricardo Costa Farias
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica comunitária unidade integrada vereador rubenito silva couto - bicentenario200 da independência no brasil
Resumo:
O presente projeto, objetiva a valorização e a popularização da ciência no Brasil ressaltando o processo histórico, social e local por meio de uma Mostra científica realizada no espaço escolar e aberta a professores, alunos e a comunidade rural em torno da instituição e regiões vizinhas. O evento em questão, contará com exposições sobre a história feminina na ciência e sua importância, a história da evolução tecnológica de objetos do dia a dia, a reutilização de rejeitos das casas de farinha assim como a história por trás deste processo, plantas medicinais e o processo científico para constatar sua eficácia. Além de palestras sobre saúde, Astronomia e química medicamentosa. Assim como oficinas, competições esportivas e mostra de foguetes.
Instituição/UF/País:
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES - MA - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva
Resumo:
Neste projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas, especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se como potencial para estabelecer instâncias significativas de ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho que põe em relação o político e o científico, condição de possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos sobre o sujeito, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b) discursos do sujeito, a partir de narrativas negras e indígenas orais, gravadas em áudio/ vídeo; produzidas pelos participantes do estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro, escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades (ORLANDI, 2017).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Giancarlo Marques Carraro Machado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
centralidade em disputa: impactos citadinos da reforma do vale do anhangabaú
Resumo:
O Vale do Anhangabaú é um dos espaços públicos mais disputados do centro metropolitano de São Paulo. Intervenções de diferentes portes incidiram sobre sua forma ao longo de décadas, impactando, assim, as possibilidades de usos cotidianos e os seus sentidos. Sua mais recente reforma fora concluída em 2021, tendo sido marcada tanto por redes sociotécnicas e respectivos jogos de poder quanto por certas resistências ao que se pretendeu instituir no local. Apesar dos embates, a reforma do Vale do Anhangabaú reflete uma medida estratégica que, malgrado não seja inédita, visa resgatar e impulsionar uma velha centralidade que havia sido preterida em prol de outras mais no decorrer do tempo. Ao considerar as contradições em torno deste espaço que resguarda tantas camadas de experiências e memórias citadinas, cabe, então, perguntar: quais os impactos da reforma do Vale do Anhangabaú perante as formas de citadinidade isto é, as maneiras citadinas de fazer-cidade (Agier, 2015) que cotidianamente reivindicam os seus espaços e equipamentos? Nestas circunstâncias, a pesquisa objetiva descrever e problematizar os usos e as apropriações do local a fim de revelar uma cidade permanentemente construída pelos citadinos a partir de suas vivências, de seus conflitos e sociabilidades, de lógicas que nem sempre são as oficiais. A proposta será possível por meio de um trabalho coletivo que envolve a realização de etnografias que considera uma postura de perto e de dentro (Magnani, 2002); da análise de documentos institucionais e de reportagens jornalísticas; de entrevistas com frequentadores do local; além, ainda, do diálogo com autores vinculados aos estudos urbanos. O Vale do Anhangabaú não será considerado uma realidade a priori, mas algo em permanente construção em razão de seu caráter relacional e situacional (Joseph, 2005; Agier, 2011) e por ser marcado por distintos espaços, processos e um conjunto polifônico de narrativas nativas (Frúgoli Jr., 2005).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
Vigência:
Fri Mar 11 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Giane Gonçalves Lenzi
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de materiais de carbono nanoestruturados aplicados na fotoconversão de co2: fotocatálise e fotoeletrocatálise
Resumo:
A crescente preocupação com as alterações climáticas tem estimulado o desenvolvimento de estratégias para mitigação das emissões de CO2 e a exploração de recursos verdes e sustentáveis de energia. Atualmente, as tecnologias mais usadas para a captura de CO2 são a absorção de gás em substâncias químicas solventes, permeação através de membranas, adsorção em um absorvente sólido e destilação criogênica, mas nenhuma delas é economicamente conveniente. Neste sentido, o projeto consiste no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras viáveis para valorizar o CO2. Para tal serão desenvolvidos sistemas catalíticos ativos, utilizando materiais de carbono nanoestruturados como suporte (carvões ativados, xerogéis, nanofibras e nanotubos de carbono (CNT)) com diferentes estruturas e químicas superficiais, dando atenção especial à dopagem com diferentes heteroátomos, particularmente O e N e de óxidos metálicos. O catalisador será preparado utilizando o suporte, um semicondutor, em particular o pentóxido de nióbio, e um co-catalisador (metal Ni, Ru e/ou Pt), capazes de promoverem eficientemente a conversão do CO2. Além disso, catalisadores bimetálicos com Fe, os quais vem sendo indicados como promissores para o processo que será realizado e para preparação de compósitos de materiais de carbono e óxidos metálicos, serão estudados. Os catalisadores preparados serão aplicados utilizando os processos de Redução fotocatalítica e eletrofotocatalítica do CO2. Espera-se obter soluções tecnológicas que permitam a implementação de processos sustentáveis para produção de combustíveis e produtos químicos. Desta forma, a relevância do projeto é entendida como contribuição para o desenvolvimento de materiais visando a reciclagem do CO2 e para o uso de seus produtos (principalmente combustíveis) nos setores residencial, industrial e de transporte, sendo esta uma possível solução de um problema ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gibson Rocha Meira
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação do desempenho de concretos eco eficientes com baixo teor de ligante frente a corrosão por cloretos e carbonatação
Resumo:
As questões ambientais associadas à construção civil vêm impulsionando pesquisas voltadas à redução do consumo de cimento no concreto. Isso está relacionado ao fato da indústria do cimento ser responsável por mais de 5% das emissões antropogênicas de CO2, impactando no aumento do efeito estufa. Trabalhos prévios mostram o desenvolvimento de concretos com menores teores de ligante mantendo ou melhorando o seu desempenho mecânico. Entretanto, ainda há poucos estudos focados na avaliação da durabilidade desses concretos frente à corrosão de armaduras, principalmente, quanto à ação dos cloretos, de forma isolada ou associada à ação da carbonatação do concreto. Diante dessa lacuna, o objetivo principal deste trabalho é avaliar o desempenho de concretos armados, produzidos com baixo teor de ligante, quanto ao período de iniciação da corrosão, a despassivação da armadura e à propagação da corrosão desencadeada por cloretos ou carbonatação, de forma isolada ou combinada. Considerando que a redução da porosidade dos concretos com baixo consumo de ligante pode ser alcançada com o empacotamento granular e dispersão de partículas, espera-se que esses concretos tenham desempenho equivalente ou superior aos concretos convencionais, quer seja em relação ao prolongamento do período de iniciação da corrosão, quer seja em relação a cinética do processo corrosivo. Concretos com significativos níveis de substituição do cimento por filer calcário serão produzidos e, em seguida, submetidos a ambientes agressivos individuais ou combinados. A resistência à penetração de agentes agressivos será avaliada a partir de medidas de carbonatação e de transporte de cloretos. O teor crítico de cloretos será avaliado a partir de ensaios acelerados de indução da corrosão, os quais também serão empregados para avaliar o desempenho desses concretos na fase de propagação da corrosão, empregando-se medidas de monitoramento eletroquímico das armaduras (Ecorr, LPR, EIS).
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - PB - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Candido Laurentino
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos dos exercícios aeróbio e de força muscular associados à restrição do fluxo sanguíneo sobre: força, massa muscular, função cognitiva, funcionalidade, níveis de marcadores inflamatórios, consumo alimentar e da composição da microbiota intestinal em
Resumo:
O envelhecimento é um processo natural caracterizado por várias mudanças estruturais e funcionais que levam à perda progressiva da força motora, da massa muscular e massa encefálica, com consequente redução do desempenho físico, funcionalidade e o declínio das funções cognitivas. Além disso, o envelhecimento está associado ao aumento crônico das citocinas inflamatórias (inflammaging) e a meta-inflamação decorrente do excesso de nutrientes. Nesse sentido, tanto a i inflamação quanto a meta-inflamação estão relacionadas à microbiota intestinal. Para atenuar os efeitos deletérios do envelhecimento sobre a força, a massa muscular e a cognição, o exercício físico tem sido proposto como uma intervenção não farmacológica associada a melhoria destas funções. Além disso, o treinamento físico pode influenciar positivamente o microbioma intestinal, agindo sobre o sistema nervoso autônomo (tônus vagal) que, indiretamente promove o controle das alterações inflamatórias. Embora os benefícios do treinamento físico (aeróbio ou de força) para a população idosa já tenham sido amplamente conhecidos, pouco se sabe sobre os efeitos do treinamento de força e aeróbio com baixa carga associados à restrição do fluxo sanguíneo (RFS) sobre a cognição, a funcionalidade, os níveis de citocinas inflamatórias e da microbiota intestinal na população idosa. Nesta proposta idosos serão submetidos às medidas da morfologia muscular por ultrassonografia, avaliação de consumo alimentar, coletas de sangue e fezes para análise das citocinas inflamatórias, a composição da microbiota intestinal, testes de força dinâmica máxima, testes funcionais e da função cognitiva. Em seguida, os idosos serão submetidos aos programas de treinamento aeróbio e força associado a RFS por um periodo de 24 semanas. A hipótese desse estudo é que as intervenções com o treinamento de baixa intensidade promova mudanças efetivas na força, massa muscular, funcionalidade, cognição e marcadores de inflamação e microbiota.
Instituição/UF/País:
Universidade São Judas Tadeu - SP - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Icle
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
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Currículo
Título do Projeto:
pobreza, performance e educação
Resumo:
Este projeto tem por objetivo produzir conhecimento sobre as relações entre pobreza e performance, assim como analisar o impacto que as performances (artísticas, culturais, sociais etc.) têm na vida de pessoas em situação de pobreza, procurando subsidiar novas políticas de combate à pobreza. Toma-se a ideia de pobreza como "fenômeno multidimensional" e como "privação das capacidades" (Sen). Trabalha-se com a perspectiva dos Estudos da Performance, dos Estudos da Presença e da Etnocenologia para a manutenção de uma rede de pesquisadores, envolvendo inicialmente dezoito instituições universitárias e de pesquisa em seis países (Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Moçambique e França). O trabalho se propõe a uma análise transversal coletiva dos dados produzidos a partir de diferentes métodos de produção de dados. A metodologia possui cinco diferentes protocolos metodológicos: 1) análise documental e videográfica; 2) entrevistas; 3) observação participante; 4) etnografia; 5) experimentações artístico-pedagógicas. Os grupos aderem a esses protocolos formados coletivamente pela rede e produzem dados em seus respectivos contextos. O processo de análise dos dados produzidos é cruzado e comparativo, a partir do trabalho coletivo de dois ou mais grupos. Essa metodologia visa a construção compartilhada de conhecimentos aplicáveis ao campo em estudo. Os resultados esperados incluem metodologias a serem aplicadas na Educação Básica, políticas curriculares de formação para o Ensino Superior, políticas de apoio a artistas e coletivos artísticos e formação de profissionais com altas capacidades em nível de graduação, mestrado e doutorado. O trabalho se enquadra na produção de conhecimento para a qualidade de vida, visto produzir não apenas ciência básica, na construção de teorias descritivo-analíticas sobre as relações entre Performance e Pobreza, mas, mais do que isso, criando diagnósticos e soluções multiplicativas para os conte
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Joaquim Fraga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
diversificação, sofisticação e desempenho das exportações brasileiras
Resumo:
Entender o papel do comércio internacional nas economias é frequente na literatura de economia internacional, já a fragmentação e sofisticação do que se exporta é um recente tópico de pesquisa. Ademais, observou-se uma mudança na configuração da geografia do comércio exterior do Brasil e do mundo, principalmente com a entrada da China na organização mundial do comércio em 2001. No caso do Brasil, uma economia emergente e aberta, no ano de 2019 aproximadamente 52% das exportações brasileiras são oriundas de 3 grandes agregados: animais e produtos do reino animal, produtos do reino vegetal e produtos minerais. Além da relativa concentração dos produtos exportados, no mesmo ano, aproximadamente metade das exportações totais foram, respectivamente, para cinco parceiros: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda e Japão. A análise sobre diversificação das exportações tem sido foco das pesquisas recentes, principalmente pesquisas empíricas na área de comércio. A literatura da área aponta que os governos dos países em desenvolvimento apresentam preocupações com a vulnerabilidade que surge com concentração das exportações. Baseado nesse contexto, esta pesquisa se propões a investigar a seguinte questão geral: qual a relação entre diversificação, sofisticação e dinâmica das exportações brasileiras com foco nos principais parceiros/blocos comerciais e ênfase em microdados? A análise desses efeitos sobre a performance das exportações é apresentada em modelo teórico por Funke e Ruhwedel, com aplicação para os países da OCDE. E recentes estudos empíricos como em Del Rosal (2018) para Espanha. Para alcançar o objetivo proposto utiliza-se o procedimento econométrico de dados em painel, e a estratégia será composta de duas partes: painel multinível para investigar determinantes internos/externos da diversificação e sofisticação das exportações; através do modelo gravitacional analisar a relação entre diversificação, sofisticação e exportações, em nível micro (setores e regiões).
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Kac
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
consórcio brasileiro de nutrição materno-infantil: produção de evidências científicas para subsídio na formulação de ações e programas estratégicos para o sistema único de saúde
Resumo:
O desenvolvimento de análises provenientes de pool de dados de múltiplos estudos é uma tendência mundial. Essa nova abordagem é relevante para responder questões sanitárias complexas de forma inovadora e mais completa, pois inúmeros estudos são harmonizados em um único banco de dados, propiciando substancial aumento do poder estatístico. No Brasil, poucas iniciativas foram desenvolvidas com esse enfoque e, na área da nutrição, a criação do Consórcio Brasileiro de Nutrição Materno-Infantil (CONMAI) é pioneira. O CONMAI é uma iniciativa da UFRJ. O projeto está alinhado aos princípios FAIR Findable/Accessible/Interoperable/Reusable e da Ciência Aberta. Objetivo geral: desenvolver análises com base em um pool de dados de múltiplos estudos que respondam questões prioritárias na agenda de nutrição em saúde pública e produzam evidências científicas que possam ser traduzidas em novas políticas, programas e ações na área de saúde e nutrição materno-infantil, impossíveis com estudos isolados. Objetivos específicos: 1) Criação de curvas de referência para altura uterina para monitoramento de distúrbios de crescimento intrauterino e uso no Sistema Único de Saúde (SUS); 2) Avaliação de trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica na gestação e sua associação com desfechos perinatais; 3) Avaliação da associação entre dieta materna e desfechos perinatais. Serão realizadas análises de consistência, harmonização e de heterogeneidade dos dados. A construção da curva de altura uterina usará modelos multiníveis, polinomiais fracionais ou modelos aditivos generalizados. As trajetórias de pressão arterial e hemoglobina sérica durante a gestação serão estimadas com modelos de classe latente, Super-imposition by Translation And Rotation ou modelos broken stick. A associação entre dieta e desfechos perinatais será investigada com modelos de equações estruturais. Este projeto contribuirá para produção de conhecimento resultando na reformulação de ações no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Lacerda Santos
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
i vídeo-ciência: mostra de projetos de ciências por meio de vídeos no youtube do museu virtual de ciência e tecnologia da unb da universidade de brasília
Resumo:
Após um percurso de 13 anos ininterruptos de atuação com foco exclusivo em divulgação científica, a proposta da I Vídeo-Ciência: Mostra de projetos de Ciências por meio de vídeos no Youtube do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB da Universidade de Brasília visa consolidar a iniciativa como um recurso paradidático efetivo de educação e divulgação científica para professores e estudantes das redes de ensino do Distrito Federal e entorno. A mostra deverá contar com 100 filmes científicos desenvolvidos por estudantes com ou sem o auxílio de seus professores. O conjunto de filmes resultante da mostra passará a integrar o portal do museu virtual, em um canal de Youtube. Os autores dos 30 melhores canais científicos serão agraciados com bolsas de iniciação científica júnior, a fim de continuarem a conduzir os seus respectivos projetos ao longo de um ano, engajando novos estudantes e disseminando conteúdos e ideias de natureza científica. A comissão julgadora dos projetos e atividades será orientada a premiar, na mesma proporção, aqueles desenvolvidos por meninos e meninas, de forma se buscar incitar a participação de estudantes do sexo feminino na empreitada.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Gilberto Lacerda Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avoar brasília: a observação de aves como instrumento de conhecimento, preservação e ciência-cidadã
Resumo:
A proposta consiste em um estande no âmbito da mostra distrital da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022, o qual acolherá uma exposição física sobre a avifauna do cerrado e atividades de apresentação do projeto Avistar, que compreende o lançamento de um portal digital sobre o tema e o desenvolvimento de um aplicativo com recursos de inteligência artificial, redes sociais e gamificação, para auxiliar observadores de aves do Cerrado. A proposta se insere no campo da Ornitologia, que é o campo da Biologia que se dedica ao estudo da avifauna, ou seja das aves de modo geral. Está articulada em torno de despertar o interesse por este campo científico, por meio do ludismo atinente à observação de aves. Por não se tratar da apresentação de um projeto de pesquisa, não há uma questão ou hipótese em investigação na atividade proposta. Todavia, tanto o portal, que será lançado no estande, quanto o aplicativo em curso de desenvolvimento, tem como pressuposto a ideia de que o despertar da curiosidade sobre a avifauna do Cerrado pode mobilizar os indivíduos a advogar em prol da biodiversidade deste bioma crucial do país e do planeta. A proposta de estante ora encaminhado não consiste em um projeto de pesquisa, que requeira a indicação de uma metodologia de desenvolvimento. Trata-se unicamente de um estante de divulgação científica da atividade de concepção e desenvolvimento do portal e do aplicativo Avoar Brasília. Enquanto atividade de divulgação científica, o projeto compreenderá ações de concepção, desenvolvimento, divulgação e conclusão, dando ao mesmo uma configuração geral de P&D (pesquisa e desenvolvimento).
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Gilberto Perez
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
os efeitos da competência em tecnologia da informação na capacidade de inovação, na criação de valor e no desempenho organizacional
Resumo:
As empresas que utilizaram com mais competência seus recursos de Tecnologia e Informação (TI) em tempos da pandemia causada pela Covid-19, foram as que conseguiram encontrar rapidamente, novas alternativas para amenizar os efeitos da crise, e até obter melhores resultados. Com a realização desta pesquisa pretendo avaliar como a Competência em Tecnologia de Informação está sendo utilizada em atividades de inovação e criação de valor, em organizações de diferentes portes e segmentos. Quatro conceitos (construtos) são objeto do estudo: I) Competência em TI (construto de 2ª ordem); II) Capacidade de Inovação (Inovativeness), ou Inovatividade (construto de 2ª ordem); III) Criação de Valor (construto de 2ª ordem) e IV) Desempenho Organizacional. Para a sua realização, oito objetivos são definidos: 1) Identificar e avaliar os construtos de primeira ordem que compõem a Competência em TI; 2) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Capacidade de Inovação; 3) Identificar e analisar os construtos de primeira ordem que compõem a Criação de Valor; 4) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Capacidade de Inovação (H1); 5) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e a Criação de Valor (H2); 6) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e a Criação de Valor (H3); 7) Avaliar a relação existente entre a Competência em TI e o Desempenho Organizacional (H4); e 8) Avaliar a relação existente entre a Capacidade de Inovação e o Desempenho Organizacional (H5). Será efetuada pesquisa mista, em que na parte qualitativa será aprofundado o conhecimento sobre os construtos: Competência em TI, Criação de Valor e Capacidade de Inovação. Na parte quantitativa será avaliado o modelo de pesquisa proposto, com técnicas multivariadas (Análise Fatorial e Equações Estruturais). Junto com o prof. Faiz Gallouj (Universidade LilleFrança), pretendemos ampliar este estudo, aplicando-o em organizações Brasileiras e Francesa.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Reynoso Meza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e aplicações inovadoras de sistemas inteligentes em problemas de regressão, classificação e previsão de energia
Resumo:
Do ano 2001 para o 2020 o total de energia gerada no país por hidrelétricas caiou de 85% para 65%. Ainda que é um avanço, ainda mostra o nível de dependência das usinas hidrelétricas do país, visando necessário procurar por fontes de energia renováveis. O aumento global da demanda por energias renováveis na última meia década exigiu a necessidade de aprimoramento em termos de métodos de previsão, classificação e otimização para auxiliar na tomada de decisão. Nesse contexto, pode-se dizer que a aplicação de aprendizado de máquina e otimização têm acentuada importância na geração de valores a partir de dados no setor de energia em diversas aplicações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de métodos eficientes baseados em inteligência artificial (e áreas afins) para classificação, regressão ou previsão de séries temporais fazendo-se uso de dados advindos de fontes de energias renováveis é um tema atual e relevante para as necessidades do meio industrial e comércios em geral. Sendo assim, a proposta neste projeto é o desenvolvimento de aplicações inovadoras baseadas em sistemas Inteligentes com o intuito de auxiliar naquela tomada de decisão. O presente projeto visa oferecer soluções inteligentes para avançar o TRL (Technology Readiness Level) das tecnologias propostas. A plausibilidade da proposta pode ser evidenciada em função do crescente aumento de publicações relacionados à aplicação de abordagens de inteligência artificial na área de energias não-renováveis e renováveis As atividades planejadas serão planejadas com base nas seguintes etapas: (i) consolidar o levantamento bibliográfico sobre os temas a serem abordados no projeto, (ii) desenvolver os sistemas inteligentes eficientes para problemas na área de energia, (iii) validar as modelagens e estratégias desenvolvidas para aplicações nas áreas de Energia, (iv) analisar resultados dos sistemas computacionais propostos e validados com suporte em métodos estatísticos e (iv) elaborar artigos científicos.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Tadeu Reis da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no brasil: ofertas, limites e possibilidades
Resumo:
Historicamente a educação profissional valorizou o estímulo ao fazer em detrimento ao conteúdo, refletindo na área da saúde, sobretudo nos cursos técnicos em enfermagem. Contudo, apesar desses profissionais representarem a maior parcela da força de trabalho na saúde, desempenhando muitas ações de cuidado, e, influenciando na qualidade da assistência, são escassos os estudos sobre sua formação, principalmente a nível federal. Assim, torna-se fundamental o estudo de como ocorre a formação profissional técnica na Rede Federal, visto que, a formação reverbera no perfil profissional do concluinte e, nesses espaços, a formação deve transcender aspectos tecnicistas e biomédicos. Desse modo, questiona-se: Como ocorre a formação profissional técnica em enfermagem nas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica? Nessa perspectiva, tem-se por objetivo analisar o panorama da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Espera-se com esse projeto contribuir para ampliação do conhecimento de uma área ainda incipiente e à margem do escopo dos estudos de grande parte dos pesquisadores, além de oportunizar reflexões sobre a formação, repercutindo em uma formação mais sólida, e no fortalecimento da profissão e da Rede, reverberando em melhorias na assistência ao usuário. Além disso, poderá viabilizar uma melhor articulação da oferta e cobertura dos cursos dessa área, bem como subsidiar a política de formação de recursos humanos na saúde. Almeja-se também resgatar o papel social e estratégico dos Institutos Federais, favorecendo transformações no cenário da educação profissional em enfermagem no Brasil. Como estratégia metodológica, pretende-se realizar um estudo misto, de cunho descritivo e exploratório, de natureza quanti-qualitativa e documental, a ser desenvolvido de 2022 a 2024, com apoio de parcerias intra e interinstitucionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilberto Vilmar Kozloski
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
tansoy: desenvolvimento e avaliação de um farelo de soja tanificado para uso na alimentação de ruminantes
Resumo:
Os rebanhos de ruminantes necessitam melhorar sua eficiência nutricional para atender demandas produtivas e ambientais. As dietas normalmente utilizadas nestes sistemas no Brasil contêm alta proporção de proteína degradável no rúmen, o que limita a oferta de aminoácidos e resulta em significantes perdas de N urinário. Adicionalmente, parte considerável da energia digestível dos alimentos é perdida como metano produzido durante a fermentação ruminal. Ambos, N urinário e metano, são efetivos em contribuir para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. Entre as estratégias com potencial de reduzir a degradabilidade da proteína e a produção de metano no rúmen inclui-se o uso de extratos taníferos vegetais na dieta. Contudo, devido à alta variabilidade das condições dietéticas destes sistemas produtivos, os resultados obtidos em estudos prévios não permitem estabelecer uma recomendação consolidada sobre a dose e a forma de dosagem deste aditivo. Para superar esta limitação e como método alternativo de uso de extratos taníferos como aditivo, o presente projeto propõe a condução de ensaios in vitro e in vivo com o objetivo de desenvolver um farelo de soja tanificado de baixa degradabilidade ruminal e alta digestibilidade intestinal. O estudo será conduzido em três etapas: Etapa I, será avaliado diferentes doses (0, 2,5 e 5,0%) e temperaturas de incorporação (i.e. extrusão a 60, 90 ou 110ºC) do extrato tanífero de Acacia mearnsii na torta de soja (i.e. material resultante da extração do óleo da soja e antes da tostagem) sobre variáveis de fermentação in vitro/gases; Etapa II, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em ensaios de digestibilidade in vivo e Etapa III, será avaliado o farelo de soja tanificado obtido na Etapa I, em comparação ao convencional, em experimentos de campo com vacas em lactação. Espera-se obter ao final do estudo um farelo de soja tanificado com potencial de registro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilda Angela Neves
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
receptores nicotínicos alfa-7 na neuroinflamação: papel em transtornos depressivos, isquemia cerebral e infecção por vírus da zika
Resumo:
Neuroinflamação é um processo central na fisiopatologia de diversos transtornos neuropsiquiátricos, como o acidente vascular encefálico (AVE) e a depressão. Também é peça chave nas infecções que acometem o tecido nervoso, como a do vírus da Zika (ZIKV). Assim, a modulação do processo inflamatório torna-se um alvo promissor para o controle sintomático e a prevenção de sequelas associadas a estes transtornos. Já foi demonstrado que células imunes expressam receptores nicotínicos (nAChR) alfa-7 e que a ativação destes inibe a produção de citocinas inflamatórias, mas os mecanismos moleculares envolvidos nesta ação não são completamente elucidados. Além disso, a farmacoterapia disponível para o manejo dos transtornos em foco neste estudo tem eficácia limitada ou é inexistente, ressaltando a importância do desenvolvimento de novos fármacos. Assim, os objetivos deste projeto incluem a elucidação dos mecanismos celulares envolvidos no efeito anti-inflamatório mediado por alfa-7 nAChR. Buscamos, também, identificar novos ligantes alfa-7 nAChR candidatos a fármacos para o tratamento do AVE, da depressão maior e da infecção central pelo ZIKV. A triagem farmacológica inicial das novas substâncias será realizada através de registros eletrofisiológicos em ovócitos de Xenopus expressando o alfa-7 nAChR. As moléculas selecionadas terão seu mecanismo anti-inflamatório avaliado em cultura de microglia, e seu potencial terapêutico investigado em modelos animais de AVE, depressão e infecção pelo ZIKV. O envolvimento da inflamação nos efeitos observados será investigado pela avaliação da ativação da microglia e pela quantificação de citocinas pró e anti-inflamatórias em tecido cerebral. Quando apropriado, alterações na plasticidade sináptica serão investigadas utilizando técnicas de eletrofisiologia. Espera-se identificar ao menos um novo protótipo com atividade promissora e mecanismo de ação inovador, que possa avançar às demais etapas do processo de desenvolvimento de novos fármacos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Gilda Cardoso de Araujo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
federalismo e educação básica no brasil: atores e disputas na configuração do sistema nacional de educação e do regime de colaboração (2009-2022)
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os debates sobre federalismo e educação no Brasil, a partir da reflexão sobre as proposições e disputas relacionadas ao processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração considerando o período de 2009-2022. Dessa forma, problematiza-se as relações intergovernamentais na oferta educacional; questiona-se o processo de proposição de instrumentos normativos e políticas educacionais nas perspectivas jurídicas, econômicas e políticas; revela-se os processos de privatização lato sensu na oferta educacional e elucida-se os interesses dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do SNE e do Regime de Colaboração. A pesquisa tem as contribuições weberianas e gramscianas como subsídio teórico para a compreensão dos conceitos de Política, Estado, Hegemonia e Aparelho Privado de Hegemonia (APH), bem como a perspectiva dos múltiplos fluxos de políticas de John Kingdon para compreender a formulação de políticas públicas como um conjunto de processos que contam com a participação de diferentes atores sociais. O percurso metodológico é caracterizado pela pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer da pesquisa espera-se desvelar a interdependência entre a implementação de leis e políticas no campo da educação aos interesses e intenções dos atores visíveis e invisíveis no processo de regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do Regime de Colaboração no período delimitado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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