Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini

Outra

Divulgação Científica
  • da independência do brasil à emancipação tecno-científica do estado de roraima
  • Essa proposta tem como objetivo realizar a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima - XVI SNCT-RR, com o desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização das ciências com intuito de mobilizar a população, em especial crianças e jovens chamando a atenção para a importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do país, bem como, contribuir para a difusão da informação, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e suas aplicações como forma de popularizar conhecimentos e tecnologias. A SNCT-RR será desenvolvida a partir de um conjunto de atividades e ações executadas por estudantes, professores e pesquisadores das cinco principais instituições de Ensino e/ou Pesquisa do Estado e parceiros, atendendo os 15 municípios do Estado, a saber, Boa Vista, Cantá, Iracema, Mucajaí, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Alto Alegre, Mucajaí, Bonfim, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Caracaraí e Rorainópolis. As estratégias de divulgação e participação nas atividades serão baseadas em visitas locais e marketing digital a partir do uso de perfis próprios do evento nas redes sociais. As atividades serão transmitidas ao vivo por ferramentas disponíveis nessas redes sociais; e serão executadas respeitando-se as regras de acessibilidade e inclusão social. Espera-se que a SNCT-RR estimule a participação de crianças e jovens em pesquisas científicas desenvolvidas pelos pesquisadores locais. Além disso, almeja-se a produção de anais dos eventos, e-books e produtos educacionais. Todos esses resultados visam melhorar a percepção da sociedade sobre a prática científica através da divulgação e popularização da Ciência, fazendo com que a população roraimense se aproprie e reconheça as tecnologias e a inovação produzidas por essas instituições locais, elucidando a emancipação tecno-científica do Estado.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Bianca Margarita Damin Tavolari

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • estrutura da jurisdição ambiental na amazônia legal: um diagnóstico empírico
  • A Amazônia Legal é um território marcado por conflitos de múltiplas dimensões. É um dos maiores focos de desmatamento e conflitos sócio-ambientais. O objetivo desta pesquisa é contribuir para o primeiro diagnóstico acerca da jurisdição ambiental na Amazônia Legal. Combinando conhecimentos dos campos do direito, da ciência de dados, da sociologia e das análises territoriais, o principal objetivo é compreender como a organização das estruturas judiciais - o que abarca tanto a distribuição das unidades judiciais, sua especialização e dinâmica de funcionamento, bem como os serviços de apoio à jurisdição - está relacionada com os diferentes arranjos das ações ambientais, com especial ênfase às questões fundiárias subjacentes, aos crimes ambientais e à responsabilidade civil em matéria ambiental nas Unidades da Federação da Amazônia Legal. Como discutiremos adiante na metodologia, esta pesquisa conta com a vantagem de partir de dados já sistematizados pelo Conselho Nacional de Justiça na plataforma SireneJud, disponibilizada ao público em agosto de 2021. A SireneJud correlaciona dados de processos por danos ambientais (DataJud) e dados espaciais do Ibama, Inpe, Incra, Funai, ANA, Aneel e IBGE. Esta pesquisa tem por objetivo principal mapear os números relativos à litigiosidade dos processos relacionados às causas ambientais. As hipóteses de pesquisa estão relacionadas à estrutura da justiça nas UFs da Amazônia Legal, em especial a respeito da existência e da concentração de varas especializadas em matéria ambiental. Este diagnóstico empírico não será apenas uma fotografia destes conflitos de responsabilização civil e penal por danos ambientais, mas também irá fornecer evidências sistematizadas como alicerce para a intervenção em políticas públicas judiciais na Amazônia Legal.
  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - SP - Brasil
  • Thu Mar 31 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bibiana Verlindo de Araujo

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • dose de precisão informada por modelo (mipd) como estratégia para personalização de doses de antibioticos em pacientes com sepse
  • A sepse é uma sindrome que apresenta elevados indices de mortalidade no Brasil e cujo o manejo envolve a utilização de diversos medicamentos, entre eles, antimicrobianos. Diversos processos fisiológicos são modificados durante o quadro de sepse, resultando principalmente em alterações nos processos de distribuição e de eliminação desses fármacos nos pacientes. Na literatura sugere-se que as alterações mais marcantes ocorrem com aqueles que apresentam caracteristicas hidrossoluveis, devido a sua distribuição extracelular e dessa forma, apenas fármacos com essas caracteristicas deveriam ter suas dosagens ajustadas. Essa hipótese supõe que os niveis de concentração livre alcançados por esses antimicrobianos no plasma são equivalentes aos observados nos tecidos, no entanto, há evidências de que isso pode não ser verdadeiro. Para o ciprofloxacino, de caracteristicas lipossoluveis, por exemplo, a penetração tecidual em voluntários é de 38% em tecido muscular, indicando que as concentrações plasmáticas não refletem as teciduais. Assim, nossa hipótese é de que utilizando dados in vitro, pre-clinicos e clinicos dos dez antimicrobianos mais utilizados na sepse e já publicados na literatura, será possivel propor um algoritmo de decisão sobre a necessidade de ajuste de dose mais embasado, através de análise de dados e ferramentas de farmacometria, numa abordagem chamada dose de precisão informada por modelo, na qual estratégias de farmacocinética populacional, embasada em fisiologia e farmacologia dos sistemas são utilizadas tomada de decisões em cenários complexos. Os fármacos avaliados serão a vancomicina, piperacilina/tazobactam,cefepima,ceftriaxona,gentamicina,ciprofloxacino, levofloxacino, daptomicina, voriconazol, anfotericina B.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Bluma Guenther Soares

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • nanocompósitos multifuncionais para aplicações em áreas estratégicas
  • Nanocompósitos tem sido amplamente investigados devido à sua versatilidade de aplicações em vários setores estratégicos. O sucesso desses materiais baseia-se no tamanho nanométrico destas partículas. Assim, propriedades importantes podem ser alcançadas com a combinação de pequena quantidade dessas partículas a matrizes poliméricas. Desta forma, os participantes desta proposta resolveram juntar suas experiências visando criar novos sistemas com aplicações na fronteira do conhecimento científico e tecnológico. Neste sentido, nanopartículas de sílica, magnetita, polianilina e híbridos com nanotubo de carbono e grafeno serão preparados. Essas partículas serão incorporadas a matrizes poliméricas obtendo-se materiais na forma de filmes, nanofibra por eletrofiação, materiais porosos utilizando a manufatura aditiva ou ainda esferas macroporosas utilizando resinas poliméricas reticuladas ou alginato de sódio precipitado e liofilizado. Para melhora a dispersão de cargas, notadamente CNT e grafeno, serão avaliados alguns líquidos iônicos à base de imidazol e alquil-fosfônio. Os líquidos iônicos são também capazes de conferir boas propriedades elétricas e dielétricas aos materiais, tornando bastante útil no desenvolvimento de materiais absorvedores de ondas eletromagnéticas. Os líquidos iônicos incorporados nas partículas de sílica, argila e grafeno são também capazes de melhorar a capacidade de adsorção de metais pesados e outros poluentes. A adsorção de metais pesados também será realizada a partir de nanopartículas de dendrímeros do tipo PAMAM incorporadas em sistemas poliméricos de diferentes formas. Os grupos amina em quantidades consideráveis e a alta porosidade dessas partículas facilitam a adsorção dos metais pesados em quantidades consideráveis. Essas partículas também serão utilizadas na exploração e produção de petróleo, em aplicações que envolvem inibição de inchamento de argila, modificação de viscosidade e inibição de deposição de parafinas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025