Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Wendel Silva Paz

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • teoria e experimento em moléculas, clusters e sistemas bi-dimensionais: cálculos ab initio, dinâmica de reações, espectroscopia e spintrônica 2d
  • A proposta visa aprofundar o desenvolvimento de conceitos, métodos e modelos teóricos recentemente publicados pelos autores. O escopo da investigação são estudos de estrutura eletrônica no contexto da Física Atômica e Molecular (FAM) e Física da Matéria Condensada (FMC) de diferentes sistemas, e está dividida em três grandes blocos: i) moléculas de interesse atmosférico (FAM) ; ii) moléculas e clusters em meio interestelar (FAM) e (FMC) e iii) materiais emergentes bidimensionais (2D) (FMC). O bloco iii) também terá uma contrapartida experimental realizada pelos membros da equipe. i) Faremos uma investigação detalhada da estrutura eletrônica das moléculas NO2, NO3, N2O2, HN2, HN3, ClO3, HSO e HSO2 visando a construção de rigorosas superfícies de energia potencial (PES) que possibilitem o estudo de espectroscopia e cálculos de dinâmica de reação, capaz de fornecer estimativas confiáveis para constantes de reação relevantes; ii) Os sistemas moleculares HCO, H2CO, HSiS, CNO e NPO, de imensa importância para o entendimento de reações no meio interestelar, também serão estudados. Os PESs produzidos para essas moléculas serão baseados em cálculos de estrutura eletrônica e modelados usando as técnicas mais precisas disponíveis na literatura. Além disso, estudaremos a interação desses sistemas moleculares com materiais amorfos à base de ferro e silicatos presentes em ambientes astrofísicos. iii) Estudaremos, em materiais 2D, a ocorrência de fases topológicas, que podem ser de interesse para nanoeletrônica e spintrônica; estudo de excitons, que podem ser de interesse como fontes de luz não clássicas e com possíveis aplicações em informações quânticas. Este bloco está estruturado em dois ramos interligados: a) Medidas de condutividade elétrica, caracterização estrutural, spin Seebeck e magnetorresistência modulada (realizada pelo braço experimental); b) modelagem teórica para prever novas propriedades, bem como para elucidar os resultados experimentais.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Wendell Karlos Tomazelli Coltro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • dispositivos analíticos de baixo custo visando aplicações forenses em campo
  • Compostos psicoativos, como a cocaína (COC), alteram a consciência e a emoção causando grande dependência. Além dos danos à saúde dos usuários, o tráfico de drogas traz prejuízos à sociedade com aumento da violência e acidentes de trânsito, sem contar, os prejuízos nos campos da educação e relação de trabalho. A diretriz internacional “Scientific Working Group for Analysis of Seized Drugs” (SWGDRUG) classifica as técnicas analíticas para identificação de drogas ilícitas de acordo com o poder discriminatório. As categorias variam de A a C, em A encontram-se as técnicas mais seletivas, em B estão as técnicas que selecionam por característica química e física, já C são as técnicas menos discriminatórias e a seleção acontece por informação geral e de classe. Considerando a necessidade de rapidez e o volume grande de apreensões, o teste de cor de categoria C é adequado para essa situação, pois pode ser aplicado em qualquer lugar sem a necessidade de equipamento, de forma barata, simples e rápida. Dessa forma, a autoridade competente e treinada obtém o resultado para emissão do laudo de constatação (preliminar). No entanto, estes testes podem apresentar resultados de falso positivo e/ou falso negativo o que justifica o desenvolvimento de novos métodos portáteis aplicados à química forense usando estratégias e materiais inovadores e sustentáveis. Esses métodos analíticos propostos usando diferentes técnicas de detecção poderão servir como uma triagem das amostras apreendidas enviando somente as amostras necessárias para o teste definitivo de prova pericial. Além disso, a presente proposta também visa desenvolver dispositivos de custo reduzido otimizando os gastos periciais. Como resultado desse projeto espera-se: diminuir a quantidade de análises laboratoriais, reduzir custo dos métodos analíticos, desenvolver testes rápidos e propor novos métodos a serem incorporados aos já estabelecidos pelas ciências forenses.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 02/03/2022-31/03/2025