Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Rigon Zimmer

Ciências da Saúde

Farmácia
  • nanocápsulas contendo flavonoides modificados para prevenção de obesidade e declínio cognitivo: um agente comum para patologias associadas
  • Nos últimos 50 anos, a prevalência do sobrepeso e obesidade na população mundial aumentou dramaticamente atingindo proporções pandêmicas. Investigações clínicas longitudinais de larga escala sugerem que a obesidade decorrente do consumo de alimentos ultraprocessados está associada à redução das funções cognitivas e à predisposição a doenças neurodegenerativas. A metainflamação e o estresse oxidativo parecem estar envolvidos no dano ao componente vascular cerebral comprometendo o acoplamento neurovascular (ANV), a conectividade funcional (CF) cerebral, e consequentemente a cognição. Nesse sentido, esse projeto prevê o desenvolvimento de uma plataforma experimental longitudinal que permita avaliar os efeitos da obesidade sobre o ANV e a CF através de técnicas de neuroimagem funcional e de biomagem intravital, e seus reflexos sobre a função cognitiva. Nesse contexto, serão utilizados como intervenções terapêuticas inovadoras derivados baseados no esqueleto flavonoídico desenvolvidos pela equipe, que apresentaram efeitos neuroprotetores promissores em estudos prévios. Os derivados serão sintetizados e testados em modelo experimental de obesidade e déficit cognitivo induzido por dieta hipercalórica em camundongos. O composto mais ativo será encapsulado em nanoformulação polimérica com marcador fluorescente, com finalidade de melhorar a biodisponibilidade oral e o acesso ao sistema nervoso central, e terá sua toxicidade avaliada em modelos in vivo. Os efeitos sobre o metabolismo e as funções cognitivas da nanoformulação serão avaliados em dois modelos experimentais in vivo (modelo em roedores e modelo não-roedor com cães da raça Beagle). Serão utilizadas técnicas de microscopia intravital e neuroimagem para avaliação de eventos biológicos em tempo real, além de análises bioquímicas, imunohistoquímica, western blot e ensaios comportamentais, a fim de identificar biomarcadores precoces do dano cognitivo causado pela obesidade, bem como avaliar a resposta à terapia.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Aline Silva de Aguiar

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • intervenção clínica e nutricional por telemedicina para melhora da qualidade do sono
  • Estudantes universitários apresentam alteração do sono devido a pressão acadêmica, afastamento da família e independência, podendo também associar a presença de comorbidades como depressão e ansiedade. Orientações para higiene do sono, estratégias para lidar com a ansiedade, riscos para o consumo abusivo de álcool e orientação nutricional associando a alimentação saudável podem auxiliar na qualidade e duração do sono. O objetivo do estudo será avaliar o efeito de intervenção clínica e nutricional direcionada para a melhora na qualidade do sono de estudantes de uma Universidade Pública. Estudo longitudinal com estudantes matriculados nos cursos de graduação da UFF, na cidade de Niterói/ RJ. Os estudantes serão convidados por e-mail institucional através do link Google Forms. Após inscrição, os alunos receberão por e-mail quatro questionários de rastreio: Insomnia Severity Index (ISI); Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST), consumo episódico de álcool pelo AUDIT-C, Escala de Ansiedade e de Depressão de BECK. Todos serão convidados para a avaliação presencial para iniciar o protocolo de intervenção. Serão coletados dados antropométricos de peso, altura, circunferência da cintura e circunferência do pescoço. Nesta etapa, haverá aplicação dos questionários: higiene do sono do sono, Pittsburgh Sleep Quality Index(PSQI) e o questionário para análise de marcadores de consumo alimentar (SISVAN). Os alunos serão orientados a acessar a plataforma Google Classroom do projeto, para acompanhar vídeos gravados de até 40 minutos, disponibilizados por 4 semanas, que compõem o protocolo de telenutrição, com temas sobre regulação do sono e alimentos que prejudicam. o sono; aspectos comportamentais; alimentação saudável e rótulo de alimentos e leitura de rótulos, alimentos fontes de fitomelatonina e triptofano. Haverá encontro online semanal. Na quinat semana, os participantes serão reavaliados quanto a higiene do sono e marcadores da alimentação saudável.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Aline Souza de Paula

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • controle e otimização em turbinas eólicas offshore para redução de vibração e monitoramento estrutural
  • Diante de um cenário futuro de escassez de combustíveis fosseis e de grandes impactos no meio ambiente, a utilização de fontes renováveis de energia tem se tornado objeto amplo de estudos que buscam a diversificação da matriz energética global. Dentre estas diversas fontes, destacam-se as fontes de energia hidráulica, eólica e solar. A matriz energética brasileira é composta principalmente por energia proveniente de fontes renováveis, que atingem 83% da oferta interna de eletricidade do país. Para que esse percentual se mantenha em face ao aumento da demanda energética, faz-se necessário o desenvolvimento e ampliação de fontes renováveis. A fonte eólica consiste em uma alternativa real para esse aumento da oferta energética. Estudos indicam que o Brasil possui um potencial eólico onshore de 500GW, sendo que atualmente são utilizados apenas 21GW, que já corresponde a terceira maior fonte da oferta interna de eletricidade do país e tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. A capacidade de produção das turbinas eólicas offshore pode alcançar mais que o dobro das turbinas onshore, tendo em vista que o vento é mais uniforme e possui maiores velocidades em alto mar. Apesar do uso de turbinas eólicas offshore no Brasil ter iniciado recentemente, o país já mostra potencial para ser um dos líderes mundiais do segmento. Este projeto propõe o desenvolvimento de técnicas de controle e otimização para redução de vibrações e monitoramento estrutural de turbinas eólicas offshore. Serão dois os temas abordados, controle e monitoramento estrutural de torres eólicas através da utilização de metaestruturas e metaestruturas inteligentes, e avaliação da interação entre controle do gerador elétrico e vibração torsional do sistema de transmissão eletromecânica em regimes de vento offshore. Pretende-se ainda desenvolver uma análise de séries temporais a partir de dados de parques eólicos que pode ser utilizada para alimentar os modelos dos temas propostos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
Foto de perfil

Aline Souza de Paula

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem, análise e controle de sistemas mecânicos não-lineares
  • A natureza está repleta de não-linearidades que são responsáveis pela diversidade de comportamentos dos sistemas naturais. A resposta caótica é uma dessas possibilidades e possui sensibilidade às condições iniciais e presença de inúmeras órbitas periódicas instáveis (OPIs). O controle de caos se baseia na riqueza de padrões periódicos existentes no comportamento caótico e pode ser entendido como a utilização de pequenas perturbações no sistema para estabilizar uma trajetória dentro desses comportamentos periódicos. Na área da engenharia mecânica, tem-se que vários sistemas são não-lineares em sua essência e não permitem uma modelagem simplificada que os linearize quando se busca uma correta representação do fenômeno físico. Um exemplo são as turbinas eólicas offshore. Devido a próxima geração de turbinas eólicas serem cada vez mais esbeltas, e tendo em vista que os carregamentos dinâmicos em turbinas offshore têm a tendência de serem expressivos devido às maiores velocidades do vento e à ação das ondas do mar, as torres eólicas podem experimentar vibração não lineares. Outro exemplo são os sistemas rotativos presentes no setor industrial. As vibrações, que são inerentes a esses sistemas, são extremamente prejudicais ao sistema, podendo gerar falhas, perda de desempenho ou inviabilizar a operação do equipamento. A presença de não-linearidades pode agravar a situação por acarretar vibrações não esperadas considerando a análise clássica de sistemas lineares. Este projeto propõe o desenvolvimento de pesquisa em dinâmica não-linear, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle, vislumbrando aplicações em turbinas eólicas e sistemas rotativos. O estudo será realizado de forma abrangente, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle. No que diz respeito ao controle ativo, pretende-se analisar o desempenho da combinação de técnicas de controle de caos, propor modificações em métodos existentes e realizar a implementação experimental.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026