Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

André Luiz Maranhão de Souza Leão

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • assemblages de relações parassociais de influenciadores digitais com fãs por meio das mídias sociais
  • Nos últimos anos, o contexto sociocultural vem mudando continuamente, o que se reflete nas práticas de consumo. A mídia tem sido fundamental nesse processo, uma vez que articula verdades tomadas pelos agentes de mercado. Seu papel foi alterado pela ressonância das mídias sociais, permitindo feedback instantâneo sobre o nível de interação e abrangência da propagação de conteúdos, para formar canais de relacionamento diretos e interativos, legitimando o papel dos influenciadores digitais neste contexto. Antes pessoas comuns, os influenciadores digitais tornaram-se microcelebridades e adquiriram um volume significativo de seguidores que se tornam fãs. Eles estabelecem um relacionamento por meio das mídias sociais que pode ser entendido como parassocial, caracterizado por uma situação em que o público vivencia os encontros mediados com uma celebridade como reais e os considera como pessoas próximas que se envolvem em uma relação recíproca. A mídia pode ser entendida como um ambiente por meio do qual as realidades são vivenciadas e significadas, se tornando um agente permeador das relações sociais. A maneira como diferentes elementos humanos e não humanos – como objetos, indivíduos e dispositivos – interagem entre si e funcionam juntos em um determinado arranjo é abordada pela Assemblage Theory. Nesse sentido, argumentamos que a relação parassocial estabelecida entre influenciadores digitais e fãs por meio das mídias sociais pode ser caracterizada como uma assemblage. Com base nesse desenvolvimento, o principal objetivo da pesquisa é compreender como os influenciadores digitais agenciam (i.e., assemblage) relações parassociais com os fãs por meio das redes sociais. Para abranger os atores envolvidos no processo, os dados serão compostos pelo conteúdo produzido, publicado e divulgado pelas influências digitais; visualizações, comentários e compartilhamentos de fãs; e como as mídias sociais permitem, induzem ou restringem as ações dos influenciadores digitais e dos fãs.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

André Luiz Mota

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • proposta institucional da universidade federal de são joão del-rei para a chamada pública formação de doutores em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Tue Mar 03 00:00:00 BRT 2020-Sun Mar 02 00:00:00 BRT 2025