Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Matheus de França Perazzo

Ciências da Saúde

Odontologia
  • avançando na exploração dos construtos relacionados comportamento, valores, lócus de controle e qualidade de vida relacionada à saúde bucal: adaptações transcultural, avaliações psicométrica e teste de invariância de medida inter e intra-nacional
  • Mensurar a construtos como comportamento, valores, lócus de controle e qualidade de vida é ir ao encontro de uma abordagem integrativa e fundamental para a prática profissional na Odontopediatria. Desconsiderar a avaliação desses construtos pode trazer impactos negativos no desenvolvimento saudável do indivíduo, pois os pacientes estão em uma fase marcada pela maturação cognitiva e social. O quadro é agravado pela carência de instrumentos que avaliam os construtos sobre valores, lócus de controle e comportamento. O Oral Health Values Scale (OHVS) e o Locus of Control Scale for Oral Health Behavior (LOCOH) representam os únicos instrumentos desenvolvidos para avaliarem diretamente os valores e o lócus de controle em saúde bucal, respectivamente. O Oral Health Behaviour Questionnaire (OHBQ) foi o primeiro instrumento destinado para avaliar as crenças dos adolescentes em relação aos comportamentos de saúde bucal. Quanto aos instrumentos disponíveis para avaliação de QVRSB na Odontopediatria, avanços nas análises psicométricas ainda são necessárias. Portanto, os objetivos do presente projeto podem ser divididos em dois Planos de Estudo: (I) objetiva adaptar transculturalmente e avaliar as propriedades psicométricas do OHVS, LOCOH e OHBQ em diferentes regiões do Brasil; (II) avaliar a invariância de medida de alguns dos mais populares instrumentos de QVRSB em distintas populações brasileiras e mundiais. O Plano de Estudo I será́ conduzido em clínicas de três universidades localizadas em diferentes regiões do Brasil. Será realizado um estudo transversal composot pela fase de adaptação transcultural seguido da avaliação das propriedades psicométricas. No Plano de estudo II será testado a invariância de medida dos seguintes instrumentos: ECOHIS, CARIES-QC e o POHW. A invariância de medida será avaliada a partir da comparação de bancos de dados de diferentes populações. Os bancos de dados incluídos no estudo serão nacionais e internacionais.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • estudo pré-clínico de peptídeos derivados do escorpião tityus stigmurus com atividade antimicrobiana
  • O nosso grupo de pesquisa desenvolve estudos há mais de 16 anos, desde as abordagens “ômicas” da peçonha de Tityus stigmurus, que culminaram na identificação de peptídeos antimicrobianos nativos e foram protótipos para o desenvolvimento de peptídeos análogos, até a evolução do grupo em estudos estruturais, biológicos e farmacológicos, onde metas importantes foram alcançadas. A transcriptômica revelou que a peçonha de T. stigmurus é constituída por uma diversidade de moléculas como hipotensinas, lectinas, metaloproteinases, peptídeos aniônicos e antimicrobianos (PAMs). A molécula nativa Stigmurina (FFSLIPSLVGGLISAFK-NH2) é um peptídeo catiônico, com estrutura primária de 17 resíduos de aminoácidos, dotada de atividade antimicrobiana. Visando potencializar o espectro de ação antimicrobiano da Stigmurina, foram promovidas alterações na sua estrutura primária substituindo aminoácidos específicos (em regiões pré-determinadas por análises in silico) pelo aminoácido lisina. As mutações da Stigmurina in silico resultaram na obtenção de 31 análogos, denominados StigA1 a StigA31, depósito de Patente: BR102015029044-6. Resultados preliminares foram obtidos nos estudos de estrutura-atividade desenvolvidos pelo nosso grupo de pesquisa com 08 peptídeos análogos, comprovando a atividade antibacteriana dessas biomoléculas mais potente que o protótipo natural Stigmurina. Para essa proposta, os peptídeos bioativos previamente avaliados serão incorporados a uma formulação farmacêutica, para testes in vitro, visando investigar a efetividade, estabilidade, segurança e a liberação modulada dos peptídeos nos ensaios biológicos e farmacológicos. Os peptídeos serão também avaliados quanto aos efeitos sinérgicos e/ou aditivos em associação com antibióticos, podendo repercutir numa possível redução de doses e efeitos adversos desses medicamentos tradicionais. O objetivo principal dessa proposta é a obtenção de bioprodutos de interesse farmacológico, especialmente novos antimicrobianos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2026
Foto de perfil

Matheus Henrique Esteves Paixão

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • maintain - manutenção inteligente de sistemas de software
  • Atualmente, tecnologias digitais são usadas para diversos aspectos da vida de uma pessoa, como entretenimento, trabalho etc. Assim, a indústria de software cresce a cada ano, com uma quantidade cada vez maior de produtos sendo desenvolvidos. Segundo Sommerville, a Engenharia de Software (ES) consiste no uso de abordagens científicas para solucionar problemas de software. Como sub-área da ES, a Manutenção de Software refere-se à atualização de um software após ser entregue aos usuários. Dentre as atividades de manutenção, estão a correção de bugs, melhoria de código, gerência de dívida técnica etc. Segundo Lehman, um software precisa mudar continuamente para permanecer útil. Assim, em média, mais da metade dos recursos de um projeto de software são dedicados à sua manutenção. Ao considerar a atual indústria de software, a quantidade massiva de dados, junto à complexidade dos sistemas, faz com que profissionais tenham dificuldades em realizar manutenção de forma eficiente. Em paralelo, avanços na área de Inteligência Artificial (IA) tem ganhado notoriedade. Técnicas como mineração de dados, processamento de linguagem natural e otimização matemática foram aplicadas com sucesso em diversas áreas do conhecimento. Assim, este projeto busca investigar e utilizar técnicas de IA para auxiliar profissionais em atividades de manutenção de software. A mineração de dados será usada para analisar grandes quantidades de dados de manutenção para reconhecer padrões e identificar melhores práticas. Almeja-se o uso de processamento de linguagem natural para auxiliar em tarefas de escrita e compreensão de texto, como gerência de dívida técnica e revisão de código, por exemplo. Algoritmos de otimização serão aplicados a tarefas de manutenção de caráter combinatório, como modularização de código e priorização de testes, por exemplo. Assim, este projeto irá expandir o conhecimento científico da ES, investigando e propondo novas soluções para manutenção de sistemas de software.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 15/01/2024-31/01/2027