Projetos de Pesquisa

 

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Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • o ritmo prosodico-gestual na compreensão da dislexia em crianças nordestinas
  • As pesquisas acerca do papel do ritmo na aquisição da linguagem tem se mostrado uma proposta consistente (Goswani, 2022). Sabemos que os movimentos rítmicos das mãos e o balbuciar do bebê surgem simultaneamente, logo as atividades manuais e vocais têm igual acesso a processos cognitivos subjacentes (Iverson, 2010). Na percepção, a fala dirigida ao bebê modula aspectos prosódicos com base no ritmo voco-gestual, e, junto à entonação, organizam as formas linguísticas (Cavalcante; Scarpa, 2022). O ritmo, assim, é saliente para a criança neurotípica, mas não para a disléxica, pois na disléxica, a percepção de sílabas tônicas e átonas é similar, e, no processamento da escrita, sem tal discriminação anterior, há muito custo cognitivo para a criança disléxica. A hipótese é de que a saliência do ritmo se dá tanto na prosódia, quanto na gestualidade co-partícipe e a manipulação experimental da matriz prosódico-gestual será produtiva para a percepção/compreensão na dislexia e preditiva para estimulação precoce. O objetivo consiste em aplicar experimentos voco-gestuais comparando a criança neurotípica, com risco e disléxica. Serão 3 etapas: 1) e 2) experimentos com 12 crianças, 4 entre 1 a 2 anos (pais sem/com dislexia) e 8 entre 9 a 12 anos (sem/com dislexia), experimentos com cantiga/narrativa: a) sem pista prosódico-gestual; b) apenas com pista prosódica; c) com pista prosódico-gestual; 3) teste de percepção com 16 crianças de 9 a 12 anos (sem/com dislexia). A proposta originará um protocolo de análise experimental para compreensão das pistas multimodais envolvidas na percepção/compreensão da linguagem em crianças neurotípicas e disléxicas, com e sem manipulação de pistas prosódicas e gestuais, com foco no ritmo. Bem como, dará robustez ao papel do ritmo na teorização sobre a aquisição da linguagem e no funcionamento linguístico-cognitivo da criança disléxica, a partir de uma matriz multimodal.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Sat Apr 27 00:00:00 BRT 2024-Fri Apr 30 00:00:00 BRT 2027
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Marilene Henning Vainstein

Ciências Biológicas

Ecologia
  • mare – rede de pesquisa dos ecossistemas mangue e restinga
  • O projeto "Rede MaRe - Pesquisa dos Ecossistemas Mangue e Restinga" propõe uma rede colaborativa de cientistas do Nordeste e Sul do Brasil, focada na caracterização da biodiversidade. O objetivo principal é gerar conhecimento científico robusto para embasar políticas de preservação e recuperação dos ecossistemas, promover educação ambiental e identificar oportunidades biotecnológicas e econômicas sustentáveis. A rede busca mapear e comparar a biodiversidade por meio de levantamentos fitossociológicos, microbiota por metagenômica e culturômica, microfauna e parâmetros de qualidade ambiental, em áreas preservadas e impactadas por ação humana, nas restingas dos litorais nordestino (PB) e gaúcho (norte e sul do RS), bem como nos manguezais nordestinos (PE e PB). Aspectos sociais, incluindo o conhecimento das comunidades indígenas e locais, como pescadores, também serão avaliados, identificando serviços ecossistêmicos e conhecimento etnobotânico. Para subsidiar a valoração dos ecossistemas será realizada uma caracterização do potencial bioativo e biotecnológico da biodiversidade amostrada. Na área social, o projeto inclui uma estratégia educacional para divulgar dados e promover a educação ambiental. Essa abordagem integrará diferentes níveis de formação, além de envolver a sociedade e o debate com o poder público, estimulando a preservação e valoração dos ecossistemas. Dado o papel crucial do Mangue e da Restinga na biodiversidade e saúde costeira, as pressões da densidade populacional na costa resultam em impactos prejudiciais. A pesquisa visa compreender a biodiversidade e interações biológicas e sociais, além do potencial bioativo e econômico dos ecossistemas. Essa abordagem é essencial para apontar marcadores bióticos e abióticos de preservação e impacto, inclusive de risco epidêmico à saúde humana e animal. Além disso, potencialmente orientará políticas de gestão costeira e planejamento urbano sustentável, aprimorando a qualidade de vida das comunidades associadas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026