Projetos de Pesquisa

 

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Aline Aparecida de Souza Leão

Engenharias

Engenharia de Produção
  • estudo do processo de gerenciamento por categorias para alocação de produtos em gôndolas de supermercados
  • De maneira geral e simples, problemas de alocação de produtos em prateleiras consistem em determinar o espaço que cada produto irá ocupar nas prateleiras de modo a maximizar o lucro das lojas. Entretanto, restrições mais complexas, de modo a tornar o problema mais realista, podem ser consideradas como planejar a localização dos produtos nas prateleiras, combinar alocações verticais e horizontais, e determinar o número de frentes. Estudos mostram que as vendas são amplamente influenciadas pelo espaço destinado aos produtos, a localização dos produtos nas prateleiras, a variedade, entre outros. Problemas de alocação de produtos em prateleiras têm sido amplamente estudados na literatura, porém a maioria dos estudos levam em consideração as estratégias utilizadas em mercados europeus. As características do problema abordado podem variar de acordo com o tipo de cliente, setor, famílias de produtos e nível de detalhamento no planejamento. Vale destacar que, como observado na literatura, existem poucos estudos que levam em consideração categorias/famílias de produtos. Neste projeto, temos como objetivo estudar do ponto de vista de Pesquisa Operacional, em específico de Otimização, o Gerenciamento por Categorias que é amplamente aplicado em mercados brasileiros desde a década de 90. Deste modo, pretendemos desenvolver modelos de programação linear inteira mista, métodos heurísticos e/ou exatos para o problema de alocação de produtos em prateleiras em nível estratégico e tático. Assim, levaremos em consideração não somente o espaço destinado aos produtos e os tipos de prateleiras (nível estratégico), mas também a localização horizontal, vertical e o número de frentes destinados aos produtos (nível tático). Além disso, pretende-se realizar um estudo de caso em um supermercado localizado no interior do Estado de São Paulo, de maneira que as características consideradas no problema estejam mais próximas da realidade nacional.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Cristiane Pan

Engenharias

Engenharia de Energia
  • selo +mulheres na energia solar fotovoltaica: desenvolvimento de uma metodologia inclusiva
  • A transição energética refere-se à transformação do setor de energia, que atualmente utiliza fontes fósseis, para uma matriz energética com emissão zero de carbono. Por meio da diversificação, busca-se reduzir a dependência de fontes fósseis de energia, promovendo o uso de energias renováveis. A descarbonização é essencial para mitigar as mudanças climáticas, envolvendo a substituição de fontes poluentes por fontes limpas e o aumento da eficiência energética. No Brasil, o setor enfrenta preconceitos, com 64% das profissionais sendo alvo de comentários sexistas e 49% sofrendo discriminação no ambiente de trabalho, de acordo com a pesquisa da MESol em 2019. A conciliação entre a vida pessoal e familiar, especialmente no que tange aos cuidados com filhos e filhas, representa também uma barreira, já que recai sobre elas grande parte das responsabilidades nos cuidados com o lar e os familiares. A violência de gênero e a desigualdade racial são questões muito fortes e generalizadas no Brasil, resultando em grandes barreiras também às mulheres do setor, visto que 57 % das profissionais já sofreram algum tipo de violência e 71,7% já foram discriminadas em seu ambiente profissional. As evidências produzidas para subsidiar a tomada de decisão nas áreas de educação, saúde, assistência social, segurança alimentar e nutricional e do trabalho decente com vistas a contemplar necessidades de grupos em situação de maior vulnerabilidade e promover a equidade de gênero, raça e etnia durante todo o curso da vida. O objetivo do selo “+Mulheres na Energia” é desenvolver uma metodologia abrangente e eficaz para a avaliação e reconhecimento de um selo de equidade de gênero em empresas no setor de energia solar fotovoltaica, visando promover a equidade de gênero nas organizações, identificar e reconhecer boas práticas de inclusão e diversidade, e incentivar a adoção de políticas e práticas que promovam a equidade de oportunidades e a valorização de todos os gêneros no ambiente de trabalho.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Cristina Martins Gratão

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • pessoas idosas e cuidadores assistidos no município de são carlos
  • Estudos epidemiológicos demonstram o aumento da população pessoas idosas e consequentemente das incapacidades por doenças crônicas não transmissíveis. Estes fatores levam ao surgimento da presença do cuidador seja ele formal ou informal para prestação de cuidados diários a pessoa idosa, muitas vezes sem apoio e sem orientações. Assim, as universidades brasileiras estão convocadas a formar recursos humanos para a prática profissional direcionada à população que envelhece e ao seu cuidador, bem como a produzir conhecimentos que possam auxiliar o poder público a implantar políticas de atendimento às essas pessoas nessa área. Este plano de trabalho tem por objetivo propor ações de pesquisa e extensão que possam contribuir para a construção de uma linha de cuidado aos idosos e seus cuidadores no município de São Carlos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline de Morais Limeira

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres em movimento na historia da educação (parahyba do norte, 1850-1900)
  • Os Estudos de Gênero têm estado muito presentes nas pesquisas da História da Educação brasileira, e pretendem estranhar as estruturas históricas (e atuais) da nossa sociedade: machismo, patriarcalismo, feminicídio. Deste modo, o tema desse projeto são as relações de gênero na Educação da Parahyba do Norte (1850-1900), com destaque para trajetórias, atuações e presenças femininas na imprensa e nas escolas (públicas e privadas, primárias e secundárias). Interessa pensar: de quais modos algumas mulheres enfrentaram a estrutura patriarcal da sociedade Oitocentista no campo da educação escolar e da imprensa na Parahyba do Norte? Quais iniciativas, interesses, debates e atividades desenvolveram? De que modo as fontes evidenciam, silenciam, secundarizam essas presenças femininas? O problema de pesquisa a ser enfrentado consiste, portanto, em investigar iniciativas pouco exploradas e dispersas protagonizadas por mulheres no século XIX, recorte cronológico que sustenta a a necessidade do trabalho, visto que os estudos a este respeito estão, em sua grande maioria, situados no século XX, por conta da abundância de fontes documentais na Paraíba. A hipótese é que elas desafiaram os limites sociais por meio da educação escolar, porque esse era uma das poucas atividades profissionais para as quais eram positivamente aceitas e estimuladas, para, em seguida, desempenharem diversas outras atividades na vida pública. De acordo com diferentes fontes correlacionadas é possível ir elucidando trajetórias de mulheres que seguiram o mesmo caminho através da escolarização formal primária, escola normal, atuação na docência e posterior realização de diferentes atividades na imprensa, publicação de livros e etc. Neste sentido, o trabalho metodológico consiste na pesquisa de fontes documentais primárias disponíveis, sobretudo, na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital, como jornais, revistas, relatórios oficiais.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Franco da Rocha

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • título: riscos ocupacionais que interferem na saúde de trabalhadores e estratégias de enfrentamento
  • Trabalhadores estão expostos a riscos ocupacionais para a realização de suas atividades laborais, os quais são definidos como fluxo de trabalho que implique na ruptura do equilíbrio físico, mental e socia, sendo: físicos, químicos, biológicos, de acidentes, ergonômicos e psicossociais. O trabalhador da saúde enfrenta o trabalho com exposição a estes riscos ocupacionais: diminuição da qualidade de vida no trabalho, incivilidade, presenteísmo e consequente diminuição da capacidade para o trabalho. Destaca-se o empoderamento e as estratégias coping como formas de enfrentamento a esses riscos. As hipóteses deste estudo são: o ambiente ocupacional ao expor o trabalhador a riscos pode reduzir qualidade de vida no trabalho, aumentar a incivilidade e o presenteísmo e diminuir a capacidade para o trabalho, portanto o conhecimento, o empoderamento e as estratégias coping podem ser formas de enfrentamento efetivas contra os riscos no ambiente laboral. Objetivos: Avaliar os riscos ocupacionais em trabalhadores; Propor estratégias de enfrentamento aos riscos ocupacionais no ambiente laboral; Avaliar o método educacional Estratégia Baseada em Simulação, como instrumento para o empoderamento dos trabalhadores por meio do conhecimento. Pesquisa quantitativa analítica-exploratória, seguida de intervenção quase-experimental, com trabalhadores em instituições de saúde no sul do Brasil. Serão coletadas características sociodemográficas e ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Incivilidade, Presenteísmo, Capacidade para o Trabalho, Estratégias Coping e Empoderamento por meio de escalas já validadas. Após a análise dos dados primários será realizada a fase do estudo quase-experimental com a aplicação da intervenção educacional com a construção de conhecimento junto ao trabalhador. Desta maneira, com o provável aumento e significância do conhecimento e empoderamento desperte o trabalhador para a utilização de mecanismos que reduzam o adoecimento relacionado ao trabalho.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Martins de Toledo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • analise da implementação e qualidade do cuidado pré-natal e neonatal no brasil no período de 2018 a 2021
  • O período pré-natal e de recém-nascido ocupam destaque nas redes de atenção à saúde, pois é na gestação que se inicia a saúde da criança. Ao nascer, a imaturidade biológica é determinante de maior morbidade e mortalidade, especialmente quando associada a condições de vida desfavoráveis, como as relacionadas ao baixo acesso e qualidade dos serviços de saúde. Apesar da expressiva queda da mortalidade infantil, milhares de crianças ainda têm ido a óbito anualmente, especialmente na primeira semana de vida. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança tem sido a base norteadora para estados e municípios no enfrentamento a mortalidade infantil. Apesar dos progressos conquistados, o Brasil ainda apresenta profundas assimetrias nacionais e falhas na efetividade do modelo de atenção pré-natal e neonatal necessitando de analises de monitoramento dos seus indicadores na tentativa de nortear futuras ações dos gestores. Desta forma, o presente projeto visa investigar a implementação e a qualidade da rede de cuidado pré-natal e neonatal no Brasil, sob a perspectiva do sistema público de saúde (SUS). Serão analisados indicadores de monitoramento, cujas variáveis serão extraídas de Sistemas de Informação do DataSUS. O projeto será composto por 4 etapas. Na Etapa 1 ocorrerá o desenvolvimento de um painel de especialistas, para selecionar as condições de saúde de interesse para avaliar a qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal. A Etapa 2 será composta por uma Revisão Sistemática rápida para levantamento de indicadores utilizados para análise de qualidade da Rede de Cuidado neonatal. As Etapas 3 e 4 serão etapas integradas e subsequentes, sendo que a primeira será composta por um estudo de análise de dados secundários relacionados à qualidade e implementação da rede de cuidado neonatal no Brasil, culminando com um estudo de custos (Etapa 4), no intuito de se estimar os custos diretos advindos das práticas de atenção à saúde da rede de cuidado neonatal.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Dec 09 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Aline Mendonça Fraga

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • trabalho e (i)mobilidades: fronteiras globais, tecnológicas e sociais
  • Considera-se que vivemos na era das mobilidades, ainda que existam estruturas e elementos contextuais que limitam ser ou estar móvel, produzindo estratificações. Narrativas hegemônicas no mundo do trabalho demandam que as pessoas se coloquem como flexíveis e abertas às mudanças de espaço, cidade, estado e país. Para que exista mobilidade é, contudo, preciso imobilidade – muitas pessoas devem permanecer imóveis para que as outras se movimentem. Esse cenário foi revelado sobretudo após a pandemia de Covid-19 e seus desdobramentos. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo geral discutir a(s) (i)mobilidade(s) relativas ao trabalho, do ponto de vista geográfico, tecnológico e social, impostas a pessoas e organizações na sociedade contemporânea. A questão central é compreender como o trabalho vem se (re)configurando e ramificando, a exemplo dos movimentos migratórios, da ampliação do trabalho digital ou remoto e das suas estratificações a partir dos tensionamentos de gênero, raça e classe. Quanto à estratégia de pesquisa serão realizados estudos de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e/ou exploratório. O projeto desenvolverá três artigos teórico-empíricos relacionados aos eixos de discussão das (i)mobilidades - geográfica, tecnológica e social. Espera-se que as pesquisas empreendidas, bem como suas análises e conclusões, possam fortalecer o campo de estudos sobre (i)mobilidades e trabalho, sobretudo na área de Administração, ampliando o potencial de discussões interdisciplinares. A elaboração de relatórios técnicos para organizações participantes e/ou interessadas visará aproximar estudos da prática organizacional. Por fim, o projeto visa contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 8 e 10 da ONU ao discutir a inclusão social, econômica e política, bem como o trabalho decente para todas as pessoas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Nogueira Haas

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito de diferentes modalidades de exercício físico com dupla tarefa na saúde do cérebro de idosos
  • O envelhecimento populacional aumentou a carga de demência, um desafio global para a saúde, estimando-se o triplo de casos no Brasil até 2050. Medidas preventivas, como exercícios físicos, são necessárias para manter e melhorar a saúde cerebral em idosos, promovendo neuroplasticidade, essencial para o aprimoramento das funções cognitivas. Evidências sugerem que o exercício físico de dupla-tarefa (DT) é uma abordagem para melhorar a saúde cerebral. A DT é uma combinação de atividades motoras e cognitivas, que desafia o processamento de informações sensoriais e aprimora a capacidade cognitiva. Assim, este projeto visa destacar a importância da saúde cerebral em idosos, contribuir com evidências sobre o treinamento físico com DT e aumentar a disponibilidade de intervenções para prevenir demência e melhorar a funcionalidade. O objetivo do estudo é analisar e comparar os efeitos de diferentes modalidades de exercício físico (hidroginástica, ginástica e dança) com DT na saúde do cérebro de idosos. As diretrizes internacionais recomendam que idosos optem por treinamentos multicomponentes combinados com atividades de DT. Porém, ainda são poucos os estudos que se propuseram a estudar essa questão, utilizando biomarcadores relacionados com neuroplasticidade e cognição. Em relação aos métodos, esse estudo caracteriza-se por um ensaio clínico randomizado controlado. Os participantes serão idosos com diferentes níveis sócio-econômico, randomizados em quatro grupos: hidroginástica, ginástica, dança e controle. A intervenção terá uma duração de 12 semanas com avaliações pré-, pós-intervenção e follow up (12 semanas após). A saúde do cérebro será avaliada a partir de respostas cognitivas e linguagem (desfecho primário), fisiológicas e biomecânicas (desfechos secundários). Hipotetizamos que essa combinação pode ser efetiva para idosos, contribuindo para a prevenção de declínios cognitivos associados ao envelhecimento. Acesso ao projeto na íntegra: https://l1nk.dev/BUsCN
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Oliveira Silveira

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • a esperança da família mediante o diagnostico de uma condição ameaçadora a vida da criança.
  • A descoberta de uma condição grave e ameaçadora a vida da criança constitui-se como uma adversidade na história familiar, demanda revisão de metas de vida, modifica seu funcionamento e é uma ameaça a esperança. A esperança é um construto multidimensional, uma força dinâmica, uma necessidade humana. A sua manutenção é processo vital, relacionado à resiliência. A esperança tem implicações para e nas relações interpessoais e tomada de decisão. Reconhecendo-se a centralidade da esperança à vida e a presença da dinâmica esperança-desesperança nas experiências de doença grave, geradoras de sofrimentos e incertezas quanto ao futuro a e sobrevivência, este e estudo tem como objetivos: desenvolver um modelo teórico representativo das interações em esperança a partir das experiências da família e dos profissionais de saúde mediante uma condição ameaçadora a vida da criança no período perinatal e neonatal e propor, a partir do modelo teórico, um instrumento norteador do cuidado centrado na família com foco no reconhecimento e suporte aos processos familiares de esperança no diagnóstico de uma condição ameaçadora a vida da criança nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa multicêntrica, transversal, de abordagem qualitativa, interpretativa, apoiada no Referencial Teórico do Interacionismo Simbólico e Metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Será desenvolvida por meio de entrevistas em profundidade, conceitualizadas como diálogos sobre esperança, com famílias que vivenciam o diagnóstico de uma condição ameaçadora a vida da criança; e com profissionais de saúde que atuam no cuidado perinatal e neonatal. Espera-se contribuir para a construção de conhecimentos inovadores sobre esperança familiar, para o adensamento de conhecimentos de suporte, para a valorização e a incorporação destas evidências nas práticas de saúde e de enfermagem, com foco nas possibilidades de reconstrução das experiências e biografias e amenização do sofrimento que intersecta a trajetória destas famílias
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Aline Rigon Zimmer

Ciências da Saúde

Farmácia
  • nanocápsulas contendo flavonoides modificados para prevenção de obesidade e declínio cognitivo: um agente comum para patologias associadas
  • Nos últimos 50 anos, a prevalência do sobrepeso e obesidade na população mundial aumentou dramaticamente atingindo proporções pandêmicas. Investigações clínicas longitudinais de larga escala sugerem que a obesidade decorrente do consumo de alimentos ultraprocessados está associada à redução das funções cognitivas e à predisposição a doenças neurodegenerativas. A metainflamação e o estresse oxidativo parecem estar envolvidos no dano ao componente vascular cerebral comprometendo o acoplamento neurovascular (ANV), a conectividade funcional (CF) cerebral, e consequentemente a cognição. Nesse sentido, esse projeto prevê o desenvolvimento de uma plataforma experimental longitudinal que permita avaliar os efeitos da obesidade sobre o ANV e a CF através de técnicas de neuroimagem funcional e de biomagem intravital, e seus reflexos sobre a função cognitiva. Nesse contexto, serão utilizados como intervenções terapêuticas inovadoras derivados baseados no esqueleto flavonoídico desenvolvidos pela equipe, que apresentaram efeitos neuroprotetores promissores em estudos prévios. Os derivados serão sintetizados e testados em modelo experimental de obesidade e déficit cognitivo induzido por dieta hipercalórica em camundongos. O composto mais ativo será encapsulado em nanoformulação polimérica com marcador fluorescente, com finalidade de melhorar a biodisponibilidade oral e o acesso ao sistema nervoso central, e terá sua toxicidade avaliada em modelos in vivo. Os efeitos sobre o metabolismo e as funções cognitivas da nanoformulação serão avaliados em dois modelos experimentais in vivo (modelo em roedores e modelo não-roedor com cães da raça Beagle). Serão utilizadas técnicas de microscopia intravital e neuroimagem para avaliação de eventos biológicos em tempo real, além de análises bioquímicas, imunohistoquímica, western blot e ensaios comportamentais, a fim de identificar biomarcadores precoces do dano cognitivo causado pela obesidade, bem como avaliar a resposta à terapia.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026