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Centro de Tecnologia Mineral
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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
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Instituto Butantan
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Celia Beatriz Piatti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação de professores e gestores de escolas do campo localizadas em territórios camponeses e quilombola em regiões de mato grosso do sul
Resumo:
O projeto visa um Programa de formação continuada para professores do Ensino Fundamental - Anos Finais - que atuam em escolas do campo localizadas em Mato Grosso do Sul com o objetivo de apresentar subsídios teóricos que possam contribuir para a proposição de formação continuada que auxiliem no enfrentamento das dificuldades teórico-práticas encontradas na atuação dos professores em escolas do campo, frente a seguinte problematização: Como contribuir para que os professores reconheçam as especificidades das escolas do campo tendo em vista a organização do trabalho pedagógico? Para tanto, será realizado em quatro etapas: a) período em que serão organizadas visitas às escolas selecionadas; b) período em que será feita a busca das fontes documentais nas escolas selecionadas e nas Secretarias de Educação; c) período em que se fará uma proposição de formação continuada e de material de apoio pedagógico referente à formação de professores e gestores) d) período em que a formação será realizada nas escolas selecionadas com gestores e professores. Espera-se, com a formação concluída, o material produzido, os documentos e as produções inventariadas compiladas e analisadas, contribuir para futuras pesquisas e para que a formação dos professores e gestores participantes da pesquisa possa assegurar um ensino de qualidade e garantir a aprendizagem dos estudantes, crianças e jovens, das escolas selecionadas e que possa ser ampliado para outros professores em outras escolas do campo em Mato Grosso do Sul.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Mon Jan 02 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Célia de Fraga Malfatti
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de eletrodos para baterias de íon sódio e dispositivos híbridos (bateria/ capacitor eletroquímico) com eletrólito aquoso para aplicação no setor elétrico
Resumo:
As atuais tecnologias de baterias apresentam alguns aspectos que podem restringir seu uso em aplicações estacionárias de armazenamento de energia, como por exemplo o alto custo das baterias de íon-lítio e a presença de metais pesados e potencialmente perigosos em baterias de chumbo-ácido e níquel-cadmio. Esse cenário justifica o desenvolvimento de novos materiais e novos dispositivos para armazenamento de energia. As baterias aquosas de íon sódio têm surgido como alternativa muito promissora para aplicações estacionárias de armazenamento de energia elétrica, pois são ambientalmente seguras, de fabricação acessível, de baixo custo, com elevada segurança operacional e de fácil reciclagem. A principal limitação desses dispositivos está relacionada ao uso de um eletrólito aquoso, o que acarreta em uma estreita faixa de potencial operacional (geralmente até 1,23V). Esse aspecto pode ser contornado com o desenvolvimento de novos materiais para os eletrodos e novos sistemas eletrodo/eletrólito. Eletrodos feitos com óxidos à base de nióbio são candidatos promissores para essa aplicação pois apresentam propriedades eletroquímicas favoráveis que os enquadram como um material bifuncional, ou seja, podem ser aplicados tanto como ânodo quanto como cátodo. Nosso grupo de trabalho tem desenvolvido óxidos nanoestruturados de nióbio obtidos a partir de uma rota simples de síntese hidrotermal a baixa temperatura e resultados preliminares têm demonstrado a viabilidade da aplicação proposta. Outro aspecto relevante do projeto é que na construção de um dispositivo pode-se empregar materiais à base de carbono no contra-eletrodo, formando dessa forma um dispositivo híbrido (bateria/ capacitor eletroquímico). Portanto, o objetivo desse projeto é avaliar o desempenho de óxidos nanoestruturados de nióbio obtidos por síntese hidrotermal aplicados como eletrodos de baterias de íon sódio e/ou de dispositivos híbridos (bateria/ capacitor eletroquímico) utilizando eletrólito aquoso.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Célia de Fraga Malfatti
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de fibra de carbono ativada e óxido de nióbio nanoestruturado para a produção e estocagem de hidrogênio verde
Resumo:
O presente projeto será realizado a partir da formação de um rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros: da Universidades Federal do Rio Grande do Sul, IFRS Caxias do Sul, JMHP, FATEC e do IFSP- Matão e pesquisadores estrangeiros da UDELAR (Uruguay) e do Instituto de Cerámica Y Vidrio (Madrid-Espanha). Dessa forma a competência de vários pesquisadores que já têm trabalhado em conjunto (UFRGS/UDELAR/ ICV) no desenvolvimento de materiais para a produção de hidrogênio verde se unem nesse projeto, com novos grupos de pesquisa para desenvolver materiais mais eficientes para aplicação em fotocatálise, fotoeletrocatálise e eletrólise. A proposta deste projeto se baseia na produção de um novo material para fabricação de eletrodos para a produção de hidrogênio verde por eletrólise, fotocatálise e foto-eletrocatálise, em meio aquoso, a partir de produtos oriundos da produção de biocombustível e resíduos de biomassa (bagaço de cana de açúcar, malte e casca de arroz). Serão empregados dois materiais: feltro de fibra de carbono ativada brasileira a ser desenvolvido pela empresa JMHP e óxidos de nióbio nanoestruturados produzidos na UFRGS. Além do emprego na produção de hidrogênio a fibra de carbono, na sua versão ativada, será base para ensaios de adsorção e dessorção visando sua aplicabilidade para o armazenamento de hidrogênio verde. Em relação ao estado da técnica deste projeto, não há relatos ou patentes, que tenhamos conhecimento, sobre o uso de fibra de carbono e oxido de nióbio nanoestruturado autosuportado, para obtenção de hidrogênio (por eletrólise a partir da glicerina ou resíduos de biomassa. Portanto, unindo as diferentes competências e a longa experiência de cada equipe, pretende-se buscar alternativas eficientes para a produção e estocagem de hidrogênio verde a partir do emprego de novos materiais que serão desenvolvidos nesse projeto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Célia Elizabete Caregnato
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
egressos de instituições federais de educação superior em estados de três regiões brasileiras: trajetórias e transições entre a socialização acadêmica e a socialização profissional
Resumo:
Esta proposta investigará trajetórias de egressos de quatro Instituições Federais de Educação Superior (IFES) de regiões distintas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa examinará recursos agregados durante os cursos de graduação, pondo atenção em processos de socialização acadêmica (Weidman, 2020), de transição para o trabalho (Schomburg, 2016; Silva et al, 2017) e de socialização profissional (Dubar, 2015). Objetiva-se analisar percursos de egressos considerando recursos, competências, capitais agregados nos trajetos e experiências acadêmicas e que são mobilizados em seus campos de atuação. A metodologia será de abordagem quantitativa e qualitativa. Serão produzidos dados em painel com coortes de 2015 e 2019, por meio de informações do Censo da Educação Superior (CES), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Além disso, a reconstrução de percursos será feita por meio de survey, aos egressos das duas coortes nas quatro instituições, e de entrevistas compreensivas com indivíduos de grupos específicos de cada uma das instituições. Serão conduzidas análises estatísticas descritivas e multivariadas, além de reconstruções de trajetórias (Lahire, 2004; Bourdieu, 1997), com o objetivo de distinguir percursos singulares. O enfoque interinstitucional também examinará condições, apoios e socializações em IFES situadas em regiões do país com diferentes oportunidades de emprego e geração de renda. Os resultados buscarão situar as trajetórias acadêmicas e profissionais, considerando as diferenças socioeconômicas regionais. Por fim, pretende-se contribuir para a instauração de uma metodologia de coleta regular de informações de diplomados para a realização de análises transversais e longitudinais de trajetórias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Célia Machado Ronconi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
óxido de grafeno reduzido como sistemas veiculadores de fármacos para o tratamento de câncer de pele e da leishmaniasis cutânea
Resumo:
Contexto. O desenvolvimento da nanotecnologia nos últimos 20 anos tem impactado a medicina e o mercado de produtos para a saúde. Problema. Inúmeros são os desafios científicos para o uso clínico de nanomateriais e muitos resultados são ainda preliminares e, para se aproximar do uso em aplicações in vivo e humanas, é necessário a compreensão fundamental sobre as interações biofísico-químicas na interface nanotecnologia/biologia. Estratégia. Superar o desafio da translação por meio da articulação com grupos da área médica de modo a aprofundar no entendimento do comportamento de materiais a base de grafeno para aplicações na área de saúde, principalmente tirando partido de suas propriedades fototérmicas, para o tratamento de doenças de pele como o câncer de pele e a leishmaniose cutânea. Objetivos. Atuar na preparação de nanofolhas óxido de grafeno reduzido (rGO) funcionalizadas para a veiculação de anfotericina B (AmB) e doxorrubicina (DOX) para o tratamento da leishmaniose cutânea e câncer de pele, respectivamente, estimuladas por radiação na região do infravermelho e estudos biológicos. Impactos esperados. Pretendemos contribuir: (1) com produção científica de qualidade; (2) como grupo de desenvolvimento e produção de novos desenhos de sistemas nanoestruturados para medicina; (3) compreender o comportamento das nanofolhas de grafeno como sistemas de veiculação de fármacos ativados por luz para o tratamento de células de câncer de pele e de células infectadas com protozoários, respectivamente, suas interações com células sadias e doentes simultaneamente e mecanismos de captação celular.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022-Sun Nov 30 00:00:00 BRT 2025
Célia Maria Giacheti
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
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Currículo
Título do Projeto:
linguagem, sono e comportamento alimentar de indivíduos com transtorno do espectro autista
Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma das condições do neurodesenvolvimento mais prevalentes e com impacto significativo na qualidade de vida, tanto da criança diagnosticada, como dos seus familiares. A clínica desse transtorno é complexa e engloba prejuízos que estão além dos critérios diagnósticos estabelecidos no domínio da comunicação, interação social e comportamentos restritos e repetitivos, dentre os quais estão presentes as alterações de sono e de seletividade alimentar. Considerando que os problemas de sono, quando presentes, podem agravar os problemas de linguagem e que as dificuldades alimentares são um problema clínico de alto impacto, com consequências negativas para a criança. No presente estudo pretende-se explorar a hipótese de que problemas significativos de linguagem inter-relacionam-se tanto com o sono, quanto o comportamento alimentar no TEA. Para isso, este projeto tem por objetivo geral investigar e correlacionar a linguagem, o sono e o comportamento alimentar de crianças com o diagnóstico de TEA. Os resultados ampliarão o conhecimento dos critérios diagnósticos e classificatórios deste transtorno, e podem auxiliar na definição de processos terapêuticos. Participarão do estudo 80 crianças, de ambos os sexos, de 6 a 11 anos e 11 meses sendo 40 crianças com diagnóstico de TEA e 40 com desenvolvimento típico. Os parâmetros de linguagem serão investigados por meio do teste Receptive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition (ROWPVT-4),Expressive One-Word Picture Vocabulary Test 4 (EOWPVT-4) e o o Test of Narrative Language, second edition (TNL-2). Para avaliação do sono serão utilizados a actigrafia, a acelerometria e a polissonografia do tipo IV. Para avaliação do comportamento alimentar será utilizada a escala Montreal Childrens Hospital Feeding Scale (MCH-FS). Serão realizadas análises de prevalências, comparações entre os grupos e associações entre os dados de linguagem, sono e comportamento alimentar.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Celia Regina Ribeiro da Silva Carlini
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
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Currículo
Título do Projeto:
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Célia Regina Vendramini
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a reconfiguração da escola diante das atuais transformações no mundo do trabalho
Resumo:
Esta pesquisa, a ser desenvolvida em rede, encontra-se abrigada no Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho -TMT, do Centro de Educação da UFSC, em articulação nacional com grupos de pesquisa da UnB, UFG e UFPel e internacional com a Ca'Foscari Università e a City University of New York. Os estudos, que serão realizados no período de 2023 e 2024, dão continuidade a pesquisas anteriormente desenvolvidas pelo grupo TMT. A problemática de investigação é formulada considerando a existência de um contexto de crescente precarização, digitalização, plataformização e informalidade do trabalho, combinado ao aumento do desemprego, da jornada de trabalho e dos baixos salários, elevando o número de migrantes (nacionais e internacionais) no Brasil e no Mundo que buscam na escola uma forma de acesso ao conhecimento, com inserção e preparação ao trabalho. Paralelamente a este processo, tem-se uma reforma geral do sistema educacional, que busca ajustar a formação das novas gerações às demandas do mercado, com crescente fragilização da escola pública, da atividade de ensino e do trabalho docente. Diante desta realidade, o objetivo geral da pesquisa consiste em apreender as mudanças na organização do trabalho e na forma escolar provocadas pelas atuais transformações no mundo do trabalho, marcadas pelo avanço da indústria 4.0, cyber tecnologia e plataformização da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utiliza de estudos bibliográficos, análise de documentos, dados censitários e observações diretas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Celiane Costa Machado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade na educação matemática
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo investigar ações educativas sobre sustentabilidade na Educação Matemática. A equipe, que está vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), inserido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem como interesse tornar a Matemática uma aliada na formação de um sujeito comprometido com o meio no qual está inserido, a partir do compromisso socioambiental que a universidade possui. Para isso, a fundamentação teórica desta investigação é baseada em três pilares: Educação Matemática, Sustentabilidade e Formação de Professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; com relação aos procedimentos, é caracterizada como pesquisa bibliográfica. Ademais, também é uma pesquisa de campo, pois envolve dados obtidos no desenvolvimento de ações educativas junto aos participantes do estudo, que serão professores de Matemática e estudantes da Educação Básica, além de licenciandos em Matemática da FURG. As informações a serem analisadas serão obtidas por meio de mapeamentos e materiais textuais, produzidos no decorrer do projeto. Para análise das informações, será utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). As etapas de desenvolvimento da pesquisa consistem em: Mapeamento de trabalhos científicos e estudos teóricos; Levantamento de ações educativas; Planejamento e desenvolvimento de ações educativas do processo formativo; Produção de material pedagógico; Produção e publicação de artigos científicos. Espera-se, com o projeto, ampliar os conhecimentos científicos sobre a temática, fomentar a discussão de políticas públicas e de formação de professores e, a partir do ensino e aprendizagem da Matemática, contribuir com a formação de sujeitos conscientes de suas ações para um mundo sustentável e comprometido com as futuras gerações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Celina Maria Colino de Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
mães e crianças em contextos de cárcere: trajetórias de vida, práticas de cuidado e rede de apoio
Resumo:
O desenvolvimento humano constitui um processo complexo com influência de inúmeras variáveis. O indivíduo tem a família como centro inicial da vida, o nascimento de uma criança, as crenças e práticas dos cuidadores e a rede de apoio podem exercem enorme influência sobre o desenvolvimento, assim como o ambiente físico e social em que vivem. O contexto de cárcere feminino com bebês é um cenário presente em diversos países, com descompassos na ofertas das condições de dignidade às mulheres e seus filhos, apesar de normativas legais existentes. O projeto objetiva analisar o contexto de cárcere como microssistema envolvendo as díades mães/bebês e sua rede de apoio. Envolverá três instituições de ensino superior em dois países (Brasil e Portugal), abrangendo um conjunto de investigações com objetivos distintos, mas interligados, a saber: O estudo 1 analisará as trajetórias de vida das mães, identificando fatores de risco e proteção; o Estudo 2 analisar as crenças e práticas parentais das mães com seus filhos, nos três contextos de privação de liberdade, e o Estudo 3 identificará a rede de apoio dos filhos após desligamento do contexto de cárcere. Os dados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, além da categorização de conteúdos das entrevistas. A pesquisa permitirá a consolidação de uma relação de parceria que vem sendo construída pelo Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LED), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Programa de Pós Graduação em Estudos da Criança, na área da Sociologia da Infância da Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, Portugal, desde 2013, além do fortalecimento com o Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Piauí, por meio da participação no Núcleo de Pesquisa em Relacionamento Interpessoal (NUP).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celina Miraglia Herrera de Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e np-completo
Resumo:
Projeto para apoiar o 12 pesquisadores doutores liderados pela professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, professora titular da COPPE/UFRJ e pesquisadora 1A CNPq. O projeto é caracterizado como pesquisa científica, apoia a formação de recursos humanos para o país em Teoria da Computação, e Complexidade Computacional de Problemas Combinatórios. Projeto executado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, nota máxima 7 na avaliação CAPES, em parceria com 6 instituições públicas brasileiras em Goiás e Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, UFRRJ, IFRJ, UFG e IFG. O projeto integra 12 pesquisadores doutores, sendo 1 proponente professora Celina e a equipe de 11 pesquisadores doutores, professores de instituições públicas; Simone Dantas UFF, Diane Castonguay UFG; Luis Kowada UFF; Vinícius Sá UFRJ; Rafael Teixeira UFRRJ; Erika Coelho UFG; André Ribeiro IFG; Hebert Silva UFG; Márcia Cappelle UFG; Julliano Nascimento UFG; Caroline Patrão IFRJ. A professora Celina é ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ para reconhecida liderança em projeto que integra pesquisadores do Rio de Janeiro. Os projetos Universal-CNPq e ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ se complementam para apoiar a liderança da professora Celina na formação de doutores para o país. A professora Celina coordena desde 2010, projetos para o programa de Núcleos de Excelência. O projeto tem tema, a complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e NP-completo, pertinente aos temas de pesquisa de todos os participantes. A Chamada CNPq/MCTI Universal prevê parcela de 30 por cento dos recursos a projetos cuja execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O projeto é colaboração entre os estados de Goiás e Rio de Janeiro. Embora o coordenador professora Celina seja docente da UFRJ, a equipe de 12 pesquisadores, com 6 em 4 instituições públicas no Rio de Janeiro e com 6 em 2 instituições públicas em Goiás, atende às demandas regionais do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celio Loureiro Cavalcante Jr
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novas rotas tecnológicas para produção de gasolina sustentável via conversão de co2.
Resumo:
Combustíveis renováveis possuem o potencial de impulsionar o desenvolvimento sustentável e, concomitantemente, assegurar a oferta a uma demanda crescente de energia em um novo cenário mundial de urgente transição e/ou diversificação da matriz energética. A gasolina sustentável é um combustível hidrocarbônico com desempenho similar ao seu congênere de origem fóssil. Portanto, a utilização da gasolina sustentável contribui para a descarbonização da economia, além de acelerar o uso em maior escala dos combustíveis renováveis. A disponibilidade, segurança alimentar e preço da matéria-prima são alguns dos obstáculos para a utilização da gasolina sustentável produzida pelas rotas convencionais. Nesse cenário, este projeto propõe uma rota alternativa que mitiga tais obstáculos e, ao mesmo tempo, valoriza o CO2 obtido de processos de captura. Aqui, a gasolina sustentável será produzida a partir da integração de dois processos: CO2 para metanol sustentável e metanol sustentável para gasolina sustentável. Essa estratégia para a produção de gasolina sustentável é especialmente inovadora e com produção de intermediários com alto valor agregado. Dessa forma, dois produtos com alto valor agregado (metanol sustentável e gasolina sustentável) resultarão da execução das atividades do cronograma deste projeto. Em particular, o processo MTH (do inglês, Methanol-to-Hydrocarbons) será empregado para produção de gasolina sustentável. A engenharia do complexo microambiente catalítico do processo MTH pode otimizar e/ou intensificar a produção de gasolina sustentável. Nesse sentido, o melhor entendimento para o eventual controle do processo MTH nortearão as atividades de simulação, experimentais e analíticas deste projeto. Com isso, este projeto tem potencial para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para a produção de gasolina sustentável e metanol sustentável, além da capacitação de recursos humanos, fortalecimento em PD&I das instituições envolvidas e divulgação científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celme Torres Ferreira da Costa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
projeto nascentes do cariri cearense
Resumo:
As nascentes surgem do afloramento da água no solo e são responsáveis pela formação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas, a sua importância ultrapassa o meio ecológico, integrando o meio social e o político. Diversos problemas ambientais impactam as nascentes na Região do Cariri Cearense, dentre eles ressaltam-se as modificações no espaço com o uso, a ocupação inadequada do solo, o desmatamento, a poluição hídrica, as queimadas, perda da biodiversidade e as práticas e as relações construídas neste espaço. A motivação para realização da pesquisa justifica-se pela ausência de estudos na região, com as abordagens: ecológica, socioterritorial e política, para verificar o potencial de conservação das nascentes, sob a ótica da sustentabilidade, considerando os usos, as especificidades e as relações políticas em torno dessas fontes. A proposta possui o objetivo de avaliar o potencial de conservação das nascentes nas abordagens ecológica, socioterritorial e política, através do aperfeiçoamento da metodologia interdisciplinar como ferramenta prática para ações de recuperação de nascentes no Cariri Cearense e sustentabilidade hídrica da região. A proposta, portanto, se utilizará dos seguintes procedimentos metodológicos para a obtenção dos resultados: pesquisa documental e bibliográfica, pesquisa de campo com uso de roteiro previamente, pesquisa de laboratório, observação assistemática. As principais contribuições tecnológicas oriundas deste projeto podem ser elencadas na aplicabilidade da ferramenta metodológica interdisciplinar como um protocolo que poderá ser utilizado por pesquisadores, extensionistas, poder público, estudantes, de grande relevância e inovação para a região do Cariri com a finalidade de promover ações para conservação de nascentes. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a gestão participativa e sustentabilidade hídrica na Sub-bacia Hidrográfica do Salgado através de ações e projetos que visem a conservação e recuperação de nascentes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
Wed Feb 14 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Celso Augusto Guimarães Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
análise geoespacial da exposição e impactos das secas meteorológicas no brasil em face das mudanças climáticas
Resumo:
Este projeto tem como objetivo principal investigar e analisar as secas meteorológicas que ocorreram no Brasil sob a perspectiva das mudanças climáticas. A abordagem envolve a utilização de métodos geoespaciais para mapear a exposição das diferentes regiões do Brasil às secas, considerando as variações climáticas ao longo do tempo. O estudo visa compreender como as secas têm evoluído e como as mudanças climáticas podem estar influenciando sua ocorrência e intensidade. Essa análise geoespacial contribuirá para uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas no Brasil, especialmente no que se refere às secas meteorológicas. A investigação das secas meteorológicas e das mudanças climáticas sobre o Brasil será realizada utilizando estimativas do Climate Research Unit (CRU) ao longo dos últimos 100 anos (19202019) com base no índice SPI. Para tanto, primeiramente será avaliada a acurácia estatística das estimativas do CRU em identificar o comportamento espaço-temporal da precipitação e da temperatura do ar sobre o Brasil, bem como a influência da evapotranspiração potencial no comportamento das secas meteorológicas sobre o Brasil, mediante comparação entre os resultados dos índices SPI e SPEI. Em seguida, será avaliada a influência do tamanho das séries históricas na caracterização dos eventos de secas meteorológicas mais recentes que atingiram o Brasil. Os eventos de secas meteorológicas que afetaram o Brasil serão caracterizados, de modo espaço-temporal, com base na quantidade de eventos, duração, severidade, intensidade, frequência e área atingida ao longo dos últimos 100 anos. Por fim, será identificada a existência e magnitude das tendências das séries de precipitação, temperatura do ar e de comportamento das secas, utilizando testes não-paramétricos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celso Augusto Guimarães Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
gestão adaptativa de recursos hídricos frente a cenários futuros de mudanças climáticas e atividades antrópicas para a zona costeira do nordeste brasileiro
Resumo:
Este projeto propõe uma metodologia voltada para melhorar o gerenciamento dos recursos hídricos para ser utilizada por agências estatais responsáveis pelo monitoramento e gestão dos recursos hídricos. A área de estudo desta pesquisa será o nordeste brasileiro, a princípio, com foco no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e seu estuário. O principal problema que este projeto se propõe a estudar é a influência das alterações climáticas e das ações antrópicas futuras na gestão dos recursos hídricos costeiros (operação de reservatórios e severidade de secas) e nos ecossistemas marinhos da costa do Nordeste do Brasil. Assim, propor alternativas de adaptação às mudanças do clima considerando o nexo segurança hídrica e degradação de ecossistemas de parte da zona costeira do Nordeste, especificamente do Estuário do Rio Paraíba, que é de extrema relevância para a gestão adaptativas dos recursos hídricos e a conservação ambiental. Nas últimas décadas, a exploração dos recursos hídricos na zona costeira da Paraíba tem sido intensificada, principalmente pelo aumento da população. A análise dos recursos hídricos é realizada com base em aspectos isolados do ciclo hidrológico. Aqui propomos uma metodologia de gestão que atua desde previsibilidade meteorológica, passando pela modelagem da água sub-superficial, pela simulação/operação de reservatórios até a governança hídrica. Ademais, este projeto analisará cenários otimistas e pessimistas para a previsão hidrológica, para serem considerados na gestão ambiental da região da zona costeira do Nordeste. Portanto, um produto de extrema valia para o desenvolvimento econômico e de interesse para toda a população da região Nordeste.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Wed Dec 28 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Celso do Prado Ferraz de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o processo de implementação da base nacional comum curricular e da reforma do ensino médio nas escolas das redes públicas de ensino do estado de são paulo
Resumo:
O objeto de estudo dessa pesquisa é o processo de implementação da reforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas da Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC/SP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Duas questões orientam o processo investigativo: compreender o processo de incorporação dos princípios, diretrizes e objetivos das reformas nos documentos pedagógicos que orientam o trabalho docente; saber se as escolas concretizam na cotidianidade escolar as metas dos reformadores. A hipótese é a de que a apropriação feita pelas escolas dos aspectos normativos definidos pelas reformas, pouco destoa do estabelecido oficialmente, mas as práticas dos profissionais que nelas atuam não se guiam predominantemente pelo que elas definem, mas por objetivos, conhecimentos, concepções e valores historicamente produzidos na esfera da cotidianidade. O objetivo geral é verificar se, e de que forma, as escolas concretizam a reforma educacional proposta para o ensino médio e pela BNCC. Os objetivos específicos são verificar se a implementação das reformas educacionais promove alterações no trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na escola, em que consistem tais alterações, se as recomendações presentes nas diretrizes curriculares e documentos conexos implicam alterações nos conteúdos escolares e nas metodologias empregadas pelas escolas de ensino médio. A pesquisa é qualitativa e orientada pela abordagem do ciclo de políticas. Entendemos que a análise do contexto da prática é a que mais se aproxima de nosso objetivo. Os procedimentos de análise implicam o levantamento e análise dos documentos que subsidiam a reforma bem como a realização de um conjunto de entrevistas com professores e coordenadores de ensino.
Instituição/UF/País:
Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celso Henrique Leite Silva Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
ybyrá-br: quantificação espaço-temporal das emissões e remoções de co2 pelas florestas brasileiras
Resumo:
As últimas quatro décadas no Brasil foram marcadas pela perda e degradação da cobertura florestal, levando ao comprometimento da integridade ambiental dos habitats, resultando na emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera. Embora todos os biomas tenham sido impactados negativamente pelas atividades humanas, pouco se sabe sobre a contribuição de cada um deles para as emissões e remoções de gases do efeito estufa. O objetivo geral do projeto, portanto, é prover um balanço entre as emissões de dióxido de carbono (CO2) por desmatamento, fragmentação florestal (efeito de borda) e incêndios florestais, e as remoções deste gás da atmosfera, pelo crescimento das florestas secundárias. Espera-se gerar curvas de emissão e remoção das florestas, adaptadas para cada um dos biomas brasileiros. Os dados utilizados compõem uma inovadora integração de produtos de sensoriamento remoto e dados de campo, associados ao estado da arte, tanto na quantificação das emissões, quanto das remoções, utilizando metodologias que a equipe de pesquisa deste projeto desenvolveu e participou, publicadas nos últimos três anos em revistas Qualis A1. Os resultados que buscamos alcançar tornam esta proposta pioneira para a disponibilização de informações técnico-cientificas que podem subsidiar o planejamento estratégico e a tomada de decisão para a redução de emissões e maximização de absorção de carbono da atmosfera pelo crescimento de florestas, contribuindo para o alinhamento às metas do Acordo de Paris e de Desenvolvimento Sustentável, as quais o Brasil é signatário. Além disso, os resultados do projeto darão apoio para a melhoria dos sistemas de MRV (Mensuração, Relato e Verificação) de projetos REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) dos estados brasileiros.
Instituição/UF/País:
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - PA - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celso Jorge Villas-Bôas
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de um transceiver para distribuição quântica de chaves e de um gerador quântico de números aleatórios para aplicações comerciais
Resumo:
Apresentamos uma proposta para o desenvolvimento soluções quânticas para sistemas de comunicação segura com vistas a aplicações comerciais de curto prazo, como 1) prova de conceito um emissor quântico de chaves criptográficas (QKD) baseado em fontes de laser atenuado e 2) gerador quântico comercial de números aleatórios (QRNG) baseado em flutuações quânticas do vácuo. Em particular, o QRNG a ser desenvolvido será integrado em sistemas de criptografia avançada já utilizados pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun. Tais soluções poderão integrar as redes de comunicação quântica a serem instaladas no Brasil, uma vez que os QRNG's são ingredientes cruciais em dispositivos de QKD e o próprio transceiver poderá ser utilizado por outros grupos. Além do desenvolvimento de um QRNG comercial (com aplicações imediatas) e da prova de conceito de um transceiver, nossa proposta também visa contribuir para o desenvolvimento da rede de comunicação quântica do Brasil via desenvolvimento de expertise e bases tecnológicas em três frentes cruciais para o desenvolvimento de qualquer tecnologia na área: 1) Domínio nacional de fabricação de chips fotônicos e de fotônica integrada; 2) Domínio de toda eletrônica digital e analógica e desenvolvimento de software envolvidos na construção de dispositivos de comunicação quântica; 3) Por fim, domínio de sincronização de sinais (clássicos e quânticos) de telecomunicações, com o uso de relógios atômicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celso José Bruno de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
epidemiologia genômica de salmonella enterica e clostridioides (clostridium) difficile em águas superficiais sob o impacto agropecuário no estado da paraíba
Resumo:
Salmonelose não tifoide e infecção por Clostridioides dificille (ICD) tem despertado atenção na Saúde Única pelo aumento global de casos. O número crescente de casos de salmonelose atribuídos ao consumo de vegetais, bem como casos de ICD comunitárias, apontam as fontes hídricas como possíveis reservatórios desses agentes. Ambos os patógenos estão presentes no trato gastrointestinal, os quais são carreados para os corpos dágua através dos dejetos. Além disso, há a hipótese que estes patógenos possam permanecer em reservatórios superficiais devido a capacidade de sobrevivência (Salmonella) na água ou esporulação (Clostridioides). Dados preliminares do nosso grupo reforçam essa hipótese pois apontam frequência de Salmonella superior a 60%, reforçando tal hipótese. Posto isso, o objetivo do trabalho é identificar e caracterizar S. enterica e C. difficile em amostras de água das bacias hidrográficas do estado da Paraíba. Será realizado um estudo analítico observacional em todas as bacias hidrográficas do Estado ao longo de três anos. Serão coletadas 6 amostras de dois pontos de cada bacia hidrográfica, considerando uma prevalência estimada de 50% e nível de confiança de 95%. Amostras de água (10L) serão coletados pelo método de suabe modificado de Moore. Análises físico-químicas da água serão realizadas in situ. Após isolamento microbiológico e confirmação molecular por PCR, será realizado o sequenciamento completo do genoma (SCG) das cepas em plataforma Illumina Miseq. Os genomas serão montados de novo e analisados para resistoma, plasmidoma e MLST. Árvores filogenéticas serão reconstruídas a partir de análises de máxima verossimilhança. Todas as sequências serão depositadas no NCBI. Serão realizadas análises de regressão binomial considerando a presença dos patógenos e as variáveis explicativas. Será realizada uma revisão bibliográfica ampla para identificar a importância das cepas identificadas na saúde animal e humana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos do treinamento aeróbio versus intervenção comportamental para aumentar a atividade física em pacientes com asma: um estudo clínico aleatorizado e identificação do perfil dos respondedores a intervenção comportamental
Resumo:
Objetivos primários: i) comparar os efeitos do treinamento aeróbioo vs. intervenção comportamental para aumento da atividade física (AFVD) no controle clínico da asma e qualidade de vida de pacientes com asma; ii) Identificar as características clínicas, pessoais e antropométricas dos respondedores e dos não respondedores à intervenção comportamental; e, iii) continuar o desenvolvimento do aplicativo (App) Inspirar. Métodos: Serão 2 ensaios clínicos, um aleatorizado de avaliação cega (Projeto 1) e um pragmático (Projeto 2). O terceiro será a continuidade do desenvolvimento do App para monitorar sintomas de asma (Projeto 3). Projeto 1: ensaio aleatorizado de 2 braços e avaliação cega que incluirá 56 pacientes com asma não controlada aleatorizados nos grupos treinamento aeróbio (GTA) ou intervenção comportamental (GIC). Serão 16 intervenções e o GTA terá a intensidade estabelecida em teste cardiopulmonar de esforço. As avaliações incluirão o controle clínico da asma, a qualidade de vida, o nível de AFVD, a composição corporal e os sintomas de ansiedade e depressão. Projeto 2: estudo longitudinal pragmático que incluirá 100 pacientes com asma não controlada submetidos à intervenção comportamental (8 semanas). As avaliações incluirão o nível de AFVD, composição corporal, barreiras para prática da AFVD, controle clínico da asma, qualidade de vida, sintomas de ansiedade e depressão e exacerbações. A resposta será classificada pelo aumento de 2.500 passos. Projeto 3: Continuidade do APP InspirAr (na PlayStore) e o próximo passo será seu escalamento. O Inspirar visa facilitar a inclusão de novos pacientes e seu monitoramento. A próxima fase inclui novos ajustes a partir da experiência de usuário; acompanhamento do uso do aplicativo por profissionais de saúde; melhoria do processo de instalação e cadastro do paciente; produção de versão light do APP; melhoria da interface de acompanhamento do paciente pelo profissional de saúde, com redesenho da visualização de dados.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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