Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marinêz Isaac Marques

Ciências Biológicas

Zoologia
  • além do olhar: o uso de vants e bioacústica em estudos comportamentais do jacaré-do-pantanal
  • O Jacaré-do-Pantanal é uma espécie emblemática entre os vertebrados aquáticos do Pantanal. Embora com uma população anteriormente estimada em mais de 10 milhões, observa-se que vem diminuindo, significativamente, nos últimos anos, devido à pressões antropogênicas como incêndios e mudanças nos habitats aquáticos, causadas por secas severas. Para entender como as mudanças ambientais no Pantanal estão afetando sua biodiversidade, é necessário realizar um monitoramento de longo prazo envolvendo múltiplos fatores. Em todo o mundo, os principais métodos utilizados para estimar as populações de crocodilianos são as contagens visuais e a captura de espécimes. No entanto, no Pantanal, esses métodos não são fáceis de aplicar devido à dificuldade de acesso ás áreas remotas, que possuem características ambientais extremas ao longo do ano, além de serem onerosos a longo prazo. Entretanto, existem métodos alternativos de amostragem como a Bioacústica, com aplicação de sistemas automatizados de registros, e métodos de amostragem remota, permitindo o monitoramento da biodiversidade por um longo período de tempo, e em qualquer ambiente, além do uso de Drones (Veículos aéreos não tripulados, VANTs), que possibilita acessar áreas de difícil acesso, e com maior alcance de visualização do que os métodos tradicionais de observações humana. Considerando as vantagens que esses dois métodos, gravadores e VANTs oferecem, este estudo analisará a influência da sazonalidade do Pantanal mato-grossense sobre a densidade de indivíduos do jacaré-do-pantanal (Caiman yacare), e seu comportamento vocal. Para esta avaliação, será realizada uma análise comparativa entre os dados coletados por gravadores e VANTs durante os anos de 2021 e 2022 em quatro baias na área do SESC, Pantanal de Mato Grosso, com os dados a serem coletados em 2024, nas mesmas baías e área de estudo.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mario Antonio Navarro da Silva

Ciências Biológicas

Zoologia
  • mudanças climáticas em insecta (diptera): uma abordagem espacial e experimental.
  • Os stressores do Antropoceno são muitos e multifacetados, mas nenhum é tão geograficamente difundido ou tão propenso a interagir com todos os outros fatores quanto às mudanças climáticas, caracterizada por eventos extremos. Diante da relevância dos insetos para o funcionamento dos ecossistemas terrestres e de água doce, serão abordados os táxons Chironomidae e Muscidae (Insecta, Diptera). Como os insetos são organismos ectotérmicos, o aumento da temperatura e da precipitação deve impactar o desenvolvimento dos imaturos e os padrões de distribuição dos adultos, o que nos leva a hipotetizar que: 1) a distribuição geográfica de espécies neotropicais diminua em função do aumento de temperatura projetada e 2) que as respostas fisiológicas do stress térmico afetem negativamente a sobrevivência e reprodução dos adultos. O projeto irá envolver, experimentos de stress térmico, análises moleculares e de modelagem de nicho, levantamento de registros em museus e bibliografia, identificação e validação das espécies registradas. Os experimentos de stress térmico serão realizados com a colônia de Chironomus sancticaroli já estabelecida no nosso laboratório e posterior análise de componentes morfológicos e moleculares como a expressão gênica diferencial. As análises do efeito de mudanças climáticas em larga escala usando modelagem e nicho serão realizadas com a família Muscidae porque possui uma taxonomia estável, hipóteses filogenéticas robustas e registros abundantes em museus e coleções. A modelagem de nicho será feita pelo algoritmo MaxEnt ajustando os parâmetros e o conjunto de variáveis pela abordagem de testagem exaustiva. Os modelos finais para cada espécie serão projetados para cada cenário e GCM. A partir das projeções será quantificada a alteração na área de ocorrência. A utilização de abordagem ampla, experimentos e modelagem de padrões de distribuição geográfica, espera-se que os resultados tenham impacto na pesquisa básica e aplicada em zoologia.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 19 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mário César Lugarinho

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • literatura colonial portuguesa: a provocação de um corpus e seus problemas
  • Propõe-se o estudo circunstanciado (levantamento, análise e sistematização das suas origens, o desenvolvimento e o lugar nos sistemas literários africanos e portugueses) de obras literárias que constituem a chamada Literatura Colonial Portuguesa, com destaque as que foram premiadas pelos Concursos de Literatura Colonial (1926-51) e do Ultramar (1954-71). Mesmo atualmente, tais obras são um corpus ausente da historiografia literária portuguesa e, tampouco, são reconhecidas como parte integrante dos sistemas literários africanos de língua oficial portuguesa – embora com exceções que constituirão um dos núcleos de problematização desta investigação. Incluem-se também obras publicadas após a independência das colônias portuguesas de África que, à luz da colonialidade, participam de uma estética de subalternização, em contraponto com a ideologia estética do nacionalismo e da afirmação cultural. Espera-se que da investigação possa emergir um olhar menos ideologicamente esquemático para as histórias literárias, ainda por serem fixadas, dos países africanos que foram colonizados por Portugal, e mesmo para a própria história da Literatura Portuguesa. A literatura colonial portuguesa tem sido percebida de maneira ambígua e o que pretendemos é precisamente discuti-la, seja por justiça e contribuição às histórias literárias, seja por reconhecimento de um tempo em que essas ambiguidades assinalam o esgarçamento ideológico do Estado Novo e funcionaram como meios de cooptação de discursos que sustentaram o já combalido edifício colonial. Sabe-se, no entanto, que crítica literária, constituída, sobretudo, em torno do fim do colonialismo, deixou tais obras em uma zona de sombra, na qual a vinculação de obras e autores aos concursos foi apagada ou esquecida. Por isso, pretendemos analisar um corpus mais específico e o material a ele adjacente, a fim de compreendermos não apenas a premiação, mas também a eventual inclusão de escritores e obras premiados naquelas literaturas nacionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mario Eduardo Santos Martins

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • motor à etanol de elevada densidade de potência para aeronaves de pequeno porte e/ou vant
  • Os motores de combustão interna – MCI para aviação de pequeno porte tem alto consumo de combustível e pouca, ou nenhuma, tecnologia de gerenciamento eletrônico incorporada, além de ter valor de aquisição elevado. Baseado nisso, a presente proposta tem como objetivo projetar um MCI para ser utilizado em aviação de pequeno porte e/ou em VANT, resultando em um motor compacto, econômico e com maior eficiência. Para isso, será considerado um MCI de dois tempos tipo uniflow onde o diferencial está no arranjo do sistema de válvula de escape e porta de admissão. Tais características permitirão uma queima eficiente do etanol, resultando em um motor multicilindros dedicado ao uso de biocombustíveis. Nesta aplicação, a redução do consumo de combustível é fundamental, pois isso se traduz em aumento de autonomia e redução de massa da aeronave. Com os estudos e simulações já efetuados em um motor monocilíndrico, o conceito proposto apresenta alta densidade de potência, eficiência superior aos seus concorrentes de mercado e baixo consumo de combustível. Além disso, a adoção do etanol como combustível tende a reduzir os custos envolvidos com a aquisição da gasolina de aviação, além de facilitar o acesso dos usuários ao combustível. Partindo da atualização das referências bibliográficas, este projeto contemplará a formulação de um novo conceito de motor aeronáutico, sendo amparado por simulações computacionais de fluidodinâmica e estruturais, resultando em um projeto mecânico apto a ser transformado em um protótipo. A captação de recursos viabilizará o projeto e a fabricação de um motor multicilindros que será ensaiado em bancada dinamométrica para a obtenção de parâmetros de operação, como características de combustão, consumo específico de combustível e emissões, possibilitando o atendimento aos requisitos para enquadramento em TRL 6 (um protótipo ou modelo que represente o real totalmente funcional).
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mário Henrique Bengtson

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo sobre a regulação da atividade do fator de transcrição tcf4
  • O fator de transcrição TCF4 desempenha um papel crucial no controle da proliferação e diferenciação de células progenitoras neurais, bem como na função neuronal. Polimorfismos em TCF4 são associados a diversos transtornos neuropsiquiátricos, incluindo autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar e estresse pós-traumático. Além disso, a haploinsuficiência do TCF4 causa a Síndrome de Pitt-Hopkins (PTHS), uma doença neurológica caracterizada por deficiência intelectual, ausência de linguagem e atraso no desenvolvimento. Apesar da importância de TCF4, ainda pouco é conhecido sobre sua função e regulação. O presente projeto visa investigar dois processos fundamentais de regulação dessa proteína. O primeiro é a degradação mediada pela via ubiquitina-proteassomo. Resultados preliminares do nosso laboratório indicam que a estabilidade desta proteína é controlada por sua ubiquitinação. Nesse contexto, busca-se identificar a ubiquitina ligase responsável por essa modificação e compreender como ela é regulada. O segundo processo a ser investigado é a fosforilação da proteína TCF4 e influência na sua localização intracelular, atividade e estabilidade. Através da análise de bancos públicos de dados de fosfoproteômica, resíduos fosforilados consistentemente em diferentes tipos celulares e trabalhos foram identificados. A função dessas fosforilações será investigada através da geração de mutantes TCF4 fosfomiméticos e não fosforiláveis, sendo então testada sua atividade em um sistema reporter responsivo ao TCF4, desenvolvido no laboratório. Para identificar as E3 ligases e quinases responsáveis por modular a atividade da proteína, será realizado um rastreamento com uma biblioteca CRISPR lentiviral contendo RNA guias para todas as E3 ligases e quinases do genoma humano. A compreensão das vias celulares envolvidas na regulação dessa proteína pode fornecer insights importantes para o desenvolvimento de terapias para transtornos neuropsiquiátricos, em particular a PTHS.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Jan 30 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027