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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
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Colégio Pedro II
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Escola Superior Dom Helder Câmara
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FABNS
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Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Lucia Mariano da Rocha Silla
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
expansão de células natural killer obtidas de pacientes portadores de linfoma não hodgkin recidivado ou refratário
Resumo:
Linfomas não-Hodgkin (LNH) são doenças malignas que surgem de células do sistema imunológico e se manifestam predominantemente como linfadenopatia ou tumores sólidos; os tratamentos incluem poliquimioterapia com ou sem imunoterapia e transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH), em casos selecionados. Nos casos de pacientes que não são considerados candidatos para quimioterapia de alta dose e/ou TCTH, novos tratamentos se fazem necessários, e neste campo a terapia celular vêem ganhando espaço, em especial, as terapias com CAR T Cell e Células Natural Killer (NK). A imunoterapia com células NK tem atividade anti tumoral comprovada em inúmeros ensaios clínicos para o tratamento de neoplasias hematológicas recidivadas ou refratárias, em particular nas leucemias agudas, dentre os quais se destaca ensaio do nosso grupo utilizando plataforma tecnológica para a expansão de células NK em grau clínico estabelecida em nosso centro que permite a obtenção de um número de células hiper-ativadas suficiente para 6 infusões de 1x107/Kg do paciente por infusão. A utilização de células NK autólogas diminuirá sobremaneira os custos eliminando testes moleculares e sorológicos em todos os familiares de primeiro grau e os riscos decorrentes de janelas imunológicas e de eventual aloimunização. Esse projeto pré-clínico tem como objetivo avaliar a viabilidade da expansão de células NK autólogas, em grau clínico, de pacientes com LNH recidivado ou refratário a terapias disponíveis, cumprindo assim as normas necessárias para a viabilização de estudo clínico testando a segurança, exequibilidade e eventual eficácia da infusão de células NK para o tratamento destes pacientes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lucia Rabello de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
"fazendo comuns": a educação como projeto intra e co-geracional
Resumo:
A vida coletiva demanda projetos de transformação social capazes de responder às múltiplas e complexas questões do mundo contemporâneo. Se a educação, há um século atrás, era um projeto dos adultos para as crianças, no presente, ela deve ser cada vez mais entendida como algo que envolve a participação das duas gerações. Sem isso, a escola e os estudos tornam-se uma obrigação sem sentido para os menores, e um desempenho burocrático de rotinas escolares para os mais velhos, aspectos que ficam mais evidenciados e agudos em países do Sul Global. A questão de pesquisa do presente projeto abarca três objetivos inter-relacionados: investigar como a geração mais nova pode, e deve, ser incluída nos processos de democratização da vida escolar; como esse processo requer deslocamentos na escuta, valores e relações dos adultos; e como crianças e adultos podem se organizar e se mobilizar coletivamente para endereçar publicamente suas demandas co-geracionais. Tomando como partida o acúmulo de nossas pesquisas em escolas do Rio de Janeiro, nota-se que as reivindicações das crianças são condescendentemente desprezadas. Frente às dificuldades de escutar suas vozes e demandas, esta pesquisa pretende acompanhar crianças (estudantes) e adultos (professoras) no processo de coletivo de organização, mobilização e construção de comuns cujas demandas levam a novas pautas de reciprocidade e relacionalidades. Tal construção, como processo político instituinte nas escolas, será eventualmente acompanhado pelos pesquisadores no seu endereçamento público a outros setores da sociedade civil organizada, como Ministério Público, Legislativo e Conselhos Municipais. Esta pesquisa se baseia em metodologias qualitativas que incluem grupos de discussão, assembleias, oficinas de vídeo e música, e será conduzida em três escolas municipais públicas do Rio de Janeiro que participaram de etapa anterior da pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 20 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Lúcia Ricotta Vilela Pinto
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
práticas artísticas e conceituais do arquivo : insurgência, reapropriação e invenção no contemporâneo
Resumo:
No campo da teoria literária, há uma reorientação crítica descrita como uma virada arquivística, que ganha relevo a partir da primeira década do século XXI. Parte-se do exemplo contundente dos estudiosos da escravidão atlântica, que consideram haver uma tensão entre o que foi dito e o que pôde ser dito nos documentos, nas declarações e instituições que decidiram sobre o conhecimento do passado. Vê-se, assim, a possibilidade de considerar as obras e documentos do passado como como reservas de sentido, muitas vezes encobertos e esquecidos, e de possibilidades de resistência e transformação que cabe ao presente reencontrar". Há, ainda, um deslocamento essencial ao que se denominou virada arquivística: Diz respeito a uma reciprocidade, agora decisiva, entre desfiguração arquivística e afeto do/a pesquisador/a que tem se mostrado particularmente sensível em um contexto de reconfigurações dos arquivos na contemporaneidade, em especial em insurgências, procedimentos de reapropriações e contranarratividades que emergem em processos artísticos e literários. A intenção é acessar os arquivos da cultura de modos inéditos, desconstruindo discursividades hegemônicas e puxando fios de histórias alternativas, levantando questões de pertencimento, propriedade, controle, enunciação e intervenção na constituição de imagens e narrativas o que pode se dar em procedimentos escriturais e visuais e na forma com que pesquisadores têm fabulado com o arquivo. Isto é, evidenciando questões políticas e minoritárias, destacando personagens secundários dos circuitos canônicos, ou mesmo voltando-se para manifestações que reivindicam formas outras de arquivamento: performances, rituais, narrativas orais. A proposta percorre modos diversos de usar o arquivo hoje. Com uma equipe voltada tanto para as materialidades do arquivo quanto para a expansão do conceito, pretende-se a renovação do campo, com ampla reverberação na teoria literária e na crítica artística e historiográfica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lucia Salmonson Guimarães Barros
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
ligando marcas a causas políticas: desvendando o papel do sacrifício, autenticidade, autoridade moral e engajamento dos consumidores de diferentes identidades políticas
Resumo:
Empresas de diferentes tamanhos e setores têm aumentado a sua atuação em agendas sociais e políticas. Consumidores avaliam algumas destas ações como legítimas e outras como oportunistas. Esta diferença de percepção dificulta a tomada de decisão pelas empresas de como e quando vale a atuar em alguma causa controversa, principalmente pelo ambiente político polarizado que o Brasil e outros países se encontram. Este projeto propõe que o sacrifício que uma empresa está disposta a fazer pela causa (ex. disposição a perder clientes) é uma variável importante na percepção de autenticidade (de que a atuação da empresa é legítima). A autenticidade, por sua vez, leva a um aumento na percepção de autoridade moral (que a empresa é um agente moral o suficiente para prescrever um comportamento), que leva a um aumento do engajamento do consumidor. Este projeto também pretende investigar se a força dessas relações depende da identidade política do consumidor. Ao propor um modelo teórico e testá-lo empiricamente, este projeto contribui para a crescente literatura de advocacia corporativa, mostrando um importante antecedente da autenticidade e suas consequências na percepção e comportamento do consumidor. Também contribui para a literatura de identidade política, mostrando possíveis consequências da segmentação baseada em ideologia, que acontece quando empresas abraçam uma agenda progressista ou conservadora. O modelo teórico anexo propõe o sacrifício por uma causa ou posição política aumenta a percepção de autenticidade, que por sua vez, aumenta a autoridade moral e, consequentemente, o engajamento do consumidor. Esta relação depende da identidade política dos consumidores, já que a afinidade com a causa pode deixá-los mais céticos. Para testar este modelo, prevemos a realização de sete estudos experimentais, entrevistas com consumidores e uma coleta e análise de dados das reações de consumidores a posts ativistas das marcas em redes sociais.
Instituição/UF/País:
Fundação Getúlio Vargas - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Alaide Alves Santana
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
programa interdisciplinar: rede educação e saúde em escolas públicas de ensino médio na bahia.
Resumo:
Este projeto será desenvolvido com foco nas escolas públicas de Ensino Médio do estado da Bahia (EP-EM-BA), em função deste nível de ensino se constituir como um ponto nevrálgico da educação básica. Os indicadores educacionais e de saúde escolar apontam para a necessidade da produção de evidências que possam subsidiar a formação de uma agenda propositiva em torno da melhoria da sua qualidade. Pretende-se criar uma rede de cooperação interinstitucional e interdisciplinar na área de educação/saúde, com vistas à realização de ações de pesquisas, extensão e difusão de conhecimento em prol da inclusão, diversidade e qualidade educacional em EP-EM-BA. Os dados secundários serão gerados a partir das bases de dados disponibilizadas pelo INEP e IBGE, em uma série histórica (2010-atual). Os dados primários serão coletados em 54 municípios contemplando os 27 territórios de identidade do estado da Bahia. A pesquisa produzirá informações sobre os fatores que interferem no sucesso escolar, com atenção especial para captar os efeitos da Pandemia da Covid-19 na saúde da comunidade escolar, bem como sobre inclusão étnico-racial, pessoas com deficiência e gênero/sexualidades. Os dados gerados pelas ações de pesquisa sintetizadas acima, permitirão a construção de informações e de conhecimentos, que serão socializadas amplamente e também subsidiarão o desenvolvimento das atividades formativas, portanto, os achados serão utilizados para resolver problemas reais. Pode-se afirmar que este projeto tem um caráter disruptivo ao utilizar as informações geradas nas pesquisas para instrumentalizar a ação dos gestores, professores e estudantes, bem como das ações de formação continuada, pode produzir interrupções em um seguimento desfavorável registrado para os indicadores educacionais, para as condições de saúde e para a inclusão no EM-BA, com potenciais impactos positivos e subsídios para elaboração de políticas públicas educacionais/saúde, gerando benefícios individuais, sociais e econômicos
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Luciana Almeida da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
fortalecimento e modernização da infraestrutura laboratorial para produção fotocatalítica de hidrogênio com energia solar- h2solar
Resumo:
Novas tecnologias ainda pouco utilizadas para produzir H2 limpo proveniente da água são consideradas promissoras no médio prazo, a exemplo da divisão fotocatalítica da água com auxílio de um semicondutor, mimetizando a fotossíntese. A fotoeletrólise da água realizada pela primeira vez no início da década de 70 ainda apresenta diversos desafios, os principais são elevar a fotoeficiência quando se usa energia solar e a produção em larga escala. Ao longo da última década, desenvolvemos competência na área de geração fotocatalítica de hidrogênio com a criação, em 2008, do Grupo de Fotocatálise e Materiais Semicondutores (FOTOMS) no Instituto de Química da UFBA apoiodo pelo INCT de Energia e Ambiente sediado na UFBA. O FOTOMS desenvolve pesquisas voltadas ao preparo de novos materiais semicondutores com propriedades optoeletrônicas adequadas para aplicação na geração fotocatalítica de H2 pela divisão da água com luz solar como uma alternativa para produzir hidrogênio verde (H2V). Desde sua criação, foram publicados cerca de 30 artigos relacionados à síntese de materiais semicondutores, estudos teóricos e experimentais de propriedades optoeletrônicas de semicondutores com potencial aplicação em fotocatálise e desenvolvimento de diversos sistemas fotocatalítico para geração de H2, frutos de mais de 20 Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado concluídas e em andamento. O FOTOMS dispõe de infraestrutura básica para geração de H2 com energia solar, no entanto, para dar um salto de qualidade no desenvolvimento dessa tecnologia e consolidar competência é necessário fortalecer e modernizar o seu parque instrumental, renovando os sistemas de teste fotocatalítico e analítico com possibilidade de ampliação de escala, capaz de torná-lo mais competitivo no cenário nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Luciana Bastos Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
biópsia líquida como instrumento para a detecção de biomarcadores genéticos em amostras de sangue e urina aplicáveis no rastreio e diagnóstico do c ncer colorretal
Resumo:
O câncer colorretal (CCR) associa-se a uma elevada taxa de mortalidade a nível mundial, sendo, no Brasil, a terceira neoplasia maligna de maior mortalidade associada. O manejo eficaz dessa doença depende do diagnóstico precoce e do estadiamento preciso. Todavia, a sua identificação é dispendiosa e invasiva, e a vigilância requer maior sensibilidade para detecção precoce de tumores primários e de recorrências. Neste sentido, a biópsia líquida apresenta vantagens, pois corresponde a um método rápido, prático, de menor custo e risco, que reflete o DNA tumoral circulante (ctDNA) procedente de células tumorais e que pode ser analisado para diferentes alterações genéticas que abrangem todo o tecido maligno. Dessa forma, é possível buscar marcadores moleculares específicos do ctDNA visando o diagnóstico precoce e o monitoramento efetivo da doença. Nesse contexto, estudar as bases genéticas do CCR possibilita compreender mais sobre a doença e elencar biomarcadores influentes, que possam ampliar as ferramentas de diagnóstico molecular com abordagem personalizada. Para tal fim, este estudo objetiva averiguar, em amostras de sangue e urina, a aplicabilidade do ctDNA com variantes alélicas nos genes KRAS, NRAS, BRAF e APC para a detecção do CCR. A análise será realizada em pacientes submetidos à colonoscopia por suspeita de lesão colorretal que serão divididos em quatro grupos: CCR, Adenoma avançado (AA), Adenoma não avançado ou pólipo hiperplásico (NAA) e sem lesão (controle). O DNA será analisado por PCR digital de gotículas (ddPCR). O emprego desses marcadores para rastreio de CCR irá beneficiar os pacientes do SUS atendidos no Hospital das Clínicas da UFMG e a abrangência pode se estender para outros centros em parcerias futuras. A facilidade em obter amostras consecutivas viabiliza monitorar a doença residual mínima e identificar prontamente casos de recidiva, demonstrando assim potencial para impactar a prática clínica nos vários estágios do manejo do CCR.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Luciana Cezar de Cerqueira Leite
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de vacina contra covid-19 baseada em bcg recombinante com reforço heterólogo de vacina de dna, ambos expressando antígenos de sars-cov-2
Resumo:
A escala do impacto humanitário e econômico da pandemia de COVID-19 tem impulsionado a avaliação de plataformas de tecnologia de vacinas existentes e o desenvolvimento de novas abordagens que possam garantir eficácia na imunização. Apesar de já existirem algumas vacinas comerciais disponíveis, estas foram desenvolvidas como medida para a contenção urgente da transmissão do vírus, sem a preocupação da abrangência nem durabilidade da proteção, além do custo. Uma preocupação é o surgimento de novas variantes, como as variantes Gamma, Delta, e mais recentemente a Ômicron e seus subtipos, que tem chamado atenção pela sua alta transmissibilidade e disseminação mundial, e que mostrou limitar a eficácia das vacinas e prejudicar a imunização coletiva e proteção duradoura. Busca-se vacinas polivalentes ou de maior abrangência. Recentemente, tem sido demonstrado que o BCG (Bacillus Calmette Guérin - atual vacina contra tuberculose) apresenta propriedades de indução de resposta imune e proteção contra microorganismos heterólogos (cunhado de resposta imune treinada ou inata). Esta propriedade indica que usando o BCG recombinante expressando antígenos de SARS-CoV-2 poderia-se obter uma imunidade cruzada contra antígenos de outras variantes. Nossos resultados preliminares, usando rBCG expressando uma quimera de epitopos da Proteína N e Spike, com um reforço com a respectiva proteína recombinante, induziu proteção contra desafio com 2 variantes do vírus (Projeto CNPq 401209/2020-2). Propomos neste projeto, desenvolver o reforço usando Vacina de DNA contendo os fragmentos dos genes de S1 de 2 variantes, para obter um produto de maior abrangência e com uma resposta imune protetora mais prolongada. Além disto, o custo de produção desta combinação vacinal deverá ser bem menor que as vacinas atuais. Estas características torna o produto bastante adequado à sua aplicação ao programa de imunização do SUS.
Instituição/UF/País:
Instituto Butantan - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 08 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Luciana de Figueiredo Lopes Lucena
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
um modelo integrado de análise de custo de ciclo de vida e economia circular aplicado a pavimentos
Resumo:
A Agenda 2030 estabelece entre seus objetivos o Consumo e Produção Responsáveis (ODS12) fundamentado no uso eficiente dos recursos naturais e redução da geração de resíduos. Nesse contexto, o uso de subprodutos e resíduos industriais vem sendo indicado em aplicações diversas na indústria da pavimentação, promovendo melhorias nas camadas que compõem o pavimento colaborando para o cumprimento da Agenda 2030. Nas camadas de revestimento asfáltico, uma das alternativas que têm sido apontados como viáveis dos pontos de vista ambiental e econômico é a reciclagem do material fresado, Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), proveniente das operações de restauração e reabilitação de pavimentos asfálticos e o uso de aditivos naturais para a composição de bioligantes. As pesquisas que envolvem esse tipo de aplicação em geral envolvem análises isoladas dos pontos de vista econômico e ambiental, sem considerar a perspectiva da transição para uma economia circular e o ciclo de vida de todo o processo característico da indústria de pavimentação, ou quando o fazem tratam de abordagens isoladas. A proposição deste projeto parte da hipótese de que o desenvolvimento de uma metodologia integrada que alie a análise do potencial de circularidade dos materiais desenvolvidos, à avaliação dos custos sob uma perspectiva do ciclo de vida incluindo as externalidades do processo, contribui para o desenvolvimento e aceitação destes materiais pela comunidade científica e órgãos de execução e controle. O modelo a ser desenvolvido será validado com os resultados dos ensaios mecânicos dos materiais e levantamentos de dados primários e secundários, os quais também serão empregados para validação de uma ferramenta computacional em fase de prototipação (TRL 7) que permita uma análise específica deste tipo de pesquisa. O tema está inserido nas áreas estratégicas do CNPQ e será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que irá avaliar as soluções propostas em diferentes aspectos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana de Resende Londe
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
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Currículo
Título do Projeto:
indicadores para melhora da eficiência do sistema nacional de monitoramento e alertas de riscos de desastres
Resumo:
O Brasil é seriamente afetado por desastres e ameaças naturais de vários tipos, que causam perdas humanas e econômicas. Para reduzir os riscos de desastres, é necessário implementar e melhorar sistemas de monitoramento e alerta. De acordo com a literatura científica atual, os sistemas de monitoramento e alerta são estruturados em quatro eixos principais: conhecimentos dos riscos, monitoramento, comunicação e resposta. O Brasil conta atualmente com um sistema nacional de monitoramento e alerta, porém há deficiências em cada um destes eixos, com aspectos estruturais e não-estruturais a serem desenvolvidos. Os alertas emitidos atualmente em nível nacional apresentam dois tipos de limitações: 1) o próprio texto do alerta, que necessita de adaptações de linguagem, ajustando dados e termos técnicos para textos mais acessíveis e 2) o alcance dos alertas. O recente desastre no litoral de São Paulo (fevereiro/2023), demonstra que o alerta foi emitido em tempo hábil, porém não teve difusão e alcance suficientes para retirar pessoas daquela região. Este projeto tem, como questão central: quais são as necessidades estruturais e não-estruturais para superar as limitações dos alertas atuais? A questão deste projeto, visando o aprimoramento da elaboração e do envio dos alertas em nível nacional, é plausível porque o Brasil já conta com um sistema nacional e vários sistemas estaduais de alertas. O projeto, portanto, se baseia na identificação das lacunas e falhas do sistema atual, para prover sugestões de melhora. Serão investigadas formas mais abrangentes e inclusivas de entrega dos alertas, considerando públicos específicos como idosos, pessoas com deficiência, povos originários e comunidades quilombolas e aspectos que atualmente são deficitários, como informações atualizadas com dados de saúde pública. Serão explorados métodos para tornar a linguagem e as mensagens em geral mais acessíveis, sem prejuízo para o rigor técnico/científico do conteúdo.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Dias de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
alimentos da sociobiodiversidade, sua inserção na política pública de alimentação escolar e o fomento à economia de povos e comunidades tradicionais
Resumo:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) propicia a formação de hábitos alimentares saudáveis englobando questões sociais, econômicas e ambientais a partir da inclusão de alimentos da sociobiodiversidade e do fomento à economia local. Sendo assim, pode-se fomentar a importância da origem dos alimentos e do impacto social gerado pelo consumo de produtos de comunidades tradicionais, atualmente com baixo alcance às políticas públicas para comercialização de alimentos, e também o desenvolvimento econômico e sustentável local/regional. A proposta visa difundir práticas para fomentar a inserção de alimentos sociobiodiversos, produzidos por comunidades quilombolas na alimentação escolar e o desenvolvimento local/regional circular por meio da compra institucional do PNAE. Para tanto serão executadas 3 etapas: 1) Pesquisa - a) Identificação e análise de composição química de alimentos produzidos pelas comunidades quilombolas, e de povos e comunidades tradicionais que apresentem potencial para a inserção na alimentação escolar; b) Desenvolvimento de preparações a base dos alimentos da sociobiodiversidade; c) Estudo de aceitabilidade das preparações em escolas públicas para testar a viabilidade de inserção; d) Identificação e descrição de manifestações culturais dos territórios envolvendo o consumo de alimentos; 2) Formação - Reuniões de formação para gestores municipais, nutricionistas, representantes das comunidades tradicionais, membros do Conselho de Alimentação Escolar, agentes de assistência técnica e extensão rural-ATER, sobre gargalos de comercialização dos alimentos em questão; 3) Extensão a) Realização de oficinas de culinária com os alimentos selecionados envolvendo integrantes das comunidades tradicionais, merendeiras e demais pesquisadores. b) Desenvolver tecnologia de comunicação entre universidades e gestores, comunidades tradicionais e profissionais locais, prestando assessoria remota.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Ferrari Espindola Cabral
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
impactos de um projeto de letramento racial e científico em estudantes negras e periféricas.
Resumo:
De que forma um projeto de extensão pautado no letramento racial e científico de jovens negras e periféricas pode impactar as trajetórias de vida das participantes? Cientes de que o número de cientistas negras é muito pequeno, mas que elas existem e re-existem, um grupo de pesquisadoras negras do CEFET-RJ e da UFRJ leva a discussão sobre gênero, raça e ciência para a população. Paralelamente, forma estudantes de ensino médio e graduação, integrantes do projeto originalmente denominado Mulheres Negras Fazendo Ciência (MNFC). Em quatro anos de execução, cerca de 50 alunas passaram pelo Projeto. Elas realizam leituras e participam de discussões sobre feminismo negro, mulheres na ciência e racismo estrutural, enquanto desenvolvem práticas de redação, divulgação científica e oratória. Tomamos por referência Silvio Almeida, que descreve o racismo estrutural como uma forma de opressão que não constitui uma patologia social, mas sim a forma normal de organização social brasileira de modo a excluir os indivíduos negros de posições de prestígio e poder; e Kimberly Crenshaw, que define a interseccionalidade como uma discriminação mista, composta, que combina o peso da discriminação racial com a de gênero. O objetivo desta pesquisa é compreender de que maneiras a participação neste Projeto é capaz de impactar as trajetórias destas estudantes. Como as aprendizagens oportunizadas pelo MNFC contribuem para o crescimento pessoal e profissional das alunas. Em alguns depoimentos, elas demonstram que o conjunto de vivências oportunizadas pelo MNFC têm sido capaz de alterar suas formas de ver o mundo e projetar seus futuros. Desta forma, pretendemos acompanhar, de forma longitudinal, por três anos, as experiências de estudantes participantes do Projeto. Realizaremos entrevistas, ao final da participação das estudantes com mais de 12 meses de permanência no projeto. As entrevistas deverão ser semiestruturadas e transcritas para a realização de uma posterior análise de conteúdo.
Instituição/UF/País:
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Figueiredo Prado
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
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Currículo
Título do Projeto:
controle transiente do oceano atlântico sobre as florestas tropicais durante os últimos 8.000 anos
Resumo:
Projeções futuras indicam aumento de chuvas nas Floresta Africana, porém diminuição na Floresta Amazônica, relacionados a aumento na temperatura global. Para a floresta moderna, é possível relacionar o tipo de vegetação e o regime de chuva influenciados pela umidade oceânica, mas os limiares climáticos ligados à morte das florestas ainda não foram totalmente determinados por incertezas em impactos de climas quentes sobre as florestas. Modelos climáticos com vegetação dinâmica são ideais para responder esta questão. Este projeto pretende determinar como variações climáticas mediadas pelo Oceano Atlântico impactam a vegetação das florestas tropicais adjacentes via processos de interação ar-mar-continente nos últimos 8.000 anos, usando uma simulação transiente de modelo do sistema terrestre (MST) com vegetação dinâmica. A variação de insolação nos últimos 8.000 anos impactou no clima global, logo este período é ideal para investigar a resposta da vegetação sob diferentes cenários climáticos. O principal objetivo deste projeto é investigar como o Oceano Atlântico controla a variação de vegetação nas Florestas Amazônica e Oeste Africano. Estudos anteriores apontam modulação do regime de chuva e do aporte de umidade oceânica para a Amazônia por variações em processos de interação ar-mar. Variações em insolação e suas consequências resultaram no Período Seco da Amazônia e Saara Verde de forma concomitante há 9-5.000 anos atrás, mas impactos na vegetação e processos de interação ar-mar-continente não são totalmente conhecidos. A vegetação e hidroclima dos últimos 8.000 anos serão reconstruídos por compilação paleoclimática a ser comparada com saídas da simulação transiente do MST do Instituto Max Planck (MPI-ESM1.2) que possui ciclo do carbono completo e diferencia tipos funcionais de plantas (TFP), permitindo alteração dos TFP por variações climáticas. Análises em intervalos temporais e de séries temporais irão determinar conexões entre variações oceânicas e de vegetação.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Gruppelli Loponte
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
arte, docência e práticas artísticas contemporâneas: processos formativos para a educação básica
Resumo:
Este projeto pretende investigar processos formativos de docentes de educação básica que atuam em distintas áreas do conhecimento, apostando que estes podem ser mobilizados esteticamente, a partir do encontro com práticas artísticas contemporâneas, ampliando os modos de compreender as escolas, seus processos cotidianos e práticas pedagógicas. Busca-se aprofundar o trabalho já desenvolvido pelo ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência, a partir de intervenções formativas com base em percursos temáticos construídos a partir de produções artísticas contemporâneas que instiguem a problematização de temas que permeiam o campo educacional na atualidade. Para alcançar este objetivo, pretende-se realizar dois movimentos: a) Aprofundar conceitualmente a discussão já realizada pelo referido grupo, a respeito de processos de formação continuada instigados por práticas artísticas contemporâneas que atuam em sua potência micropolítica para pensar de maneira mais aberta os modos de docência de nosso tempo. Como resultado, pretende-se ampliar a produção de conteúdo sobre práticas artísticas contemporâneas em linguagem acessível para docentes no site ARTEVERSA. Neste projeto, tal ação é intensificada com a criação de curadorias/percursos que tematizam questões importantes da vida em sociedade e da relação com os outros. b) Analisar processos de formação docente que tenham como base uma dimensão estética, constituída a partir da relação entre: ética, estética e alteridade; arte e formas de vida; arte e política; através do acompanhamento de, no mínimo, dois grupos focais. Estas ações serão organizadas a partir dos estudos e curadorias artístico-pedagógicas realizadas pela equipe e das questões trazidas pelos próprios docentes. Destaca-se ainda que, para esta pesquisa, se levará em conta a experiência da equipe proponente, oriunda de diversas universidades brasileiras, além de universidades estrangeiras, como a Universidad de Antioquia e Universidad de Lleida.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Jan 16 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Luciana Hartmann
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
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Currículo
Título do Projeto:
infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras
Resumo:
Este projeto pretende desenvolver, partindo de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar entre pesquisadoras brasileiras e estrangeiras, professoras da educação básica, crianças e famílias imigrantes, gestores de instituições de acolhimento e membros da sociedade civil, investigações que embasem a criação e efetivação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras. Embora a Resolução nº 1, de 13 de novembro de 2020, emitida pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, garanta o direito à matrícula em escolas públicas por crianças imigrantes no Brasil, sua concretização ainda encontra uma série de entraves, sobretudo por imputar a responsabilização às escolas, sem que tenha havido um debate sobre estratégias de integração e a devida formação dos professores. Com experiência na realização de pesquisas em escolas e ONGs no Brasil, Uruguai, França, Portugal, Espanha e Moçambique, a equipe do projeto deve atuar metodologicamente em três frentes: 1. Levantamento de dados bibliográficos e estatísticos que permitam a elaboração de um panorama da inserção atual das crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras; 2. Processos de escuta e cocriação com as crianças por meio de práticas artísticas e etnográficas, enfatizando seu protagonismo; 3. Formação de professores, com a elaboração e realização de oficinas de sensibilização à diversidade cultural em diferentes regiões do país. Como produtos do projeto, além da proposição de políticas públicas, estão previstas a criação de uma plataforma interativa que funcione como um banco de dados de iniciativas de acolhimento de crianças imigrantes e também como espaço para troca de experiências; a produção de materiais didáticos em coautoria com as crianças, como jogos e podcasts; a publicação de artigos e livros. Todos os resultados do projeto também serão disponibilizados no site www.criancasprotagonistasunb.com, no ar desde 2020.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Luciana Martins Quixadá
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
como fazer da escola território de uma cultura comum?: a pesquisa participativa em uma escola de ensino médio em tempo integral de fortaleza.
Resumo:
Essa pesquisa parte da motivação de fazer da escola um lugar não reprodutor de violências e exclusões sistemáticas, mas sim voltado ao pacto de relação dialógica entre diferentes grupos da comunidade escolar (gestores, professores, alunos e pais de alunos) rumo à construção de uma cultura escolar comum. Assim, como o estabelecimento dessa cultura pode estimular os processos de desenvolvimento e aprendizagem, de construção do bem-estar na escola, de produção de novos sentidos sobre a vivência escolar, bem como de melhoria na qualidade do trabalho de professores e gestores e uma maior participação das famílias? A hipótese é que a intercompreensão e o reconhecimento, categorias fundamentadas por teóricos da Clínica da Atividade e da Psicodinâmica do Trabalho, podem favorecer o desenvolvimento dessa cultura. A relevância dessa pesquisa está no seu objetivo de estabelecer, através de processos de participação e integração de representantes de todos os atores da comunidade escolar, uma cultura comum da situação escolar e criação de recursos para uma gestão democrática e participativa na escola. Ressalta-se ainda uma cooperação internacional, fortalecendo intercâmbios entre Norte e Sul globais, a partir dos conhecimentos partilhados entre docentes e discentes de universidades do Brasil, França e Canadá. A metodologia da pesquisa será qualitativa e participativa com alguns atores da mesma comunidade escolar, sendo o lócus uma escola pública de Ensino Médio em tempo integral e seu entorno na cidade de Fortaleza-CE. Para coleta de dados serão feitas gravações em áudio e vídeo, diários de campo, narrativas autobiográficas, foto dirigida, autoconfrontações e entrevistas. As análises se pautarão na análise do discurso bakhtiniana, considerando-se as interações discursivas produzidas com os participantes e após o encontro de devolutiva sobre os resultados das análises, será desenvolvido junto com eles um método para avaliar o estabelecimento da sua cultura escolar comum.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Navajas Rennó
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
microminerais e vitaminas injetáveis para bezerros nelore lactentes em pastejo: metabolismo, imunidade, desempenho e resposta ao estresse do desmame
Resumo:
Muitos fatores podem interferir na saúde e no ganho de peso de bezerros de corte, que vão crescer e chegar até o abate, para gerar carne para a população. Dentre esses fatores, citam-se aspectos relacionados à nutrição dos bezerros, como a suplementação de minerais e vitaminas, que pode ser feita em momentos estratégicos para melhorar seu desenvolvimento e saúde. A aplicação injetável de microminerais (Cu, Zn, Se e Mn) e vitaminas (A e E) para bezerros Nelore lactentes em pastejo é uma alternativa de manejo que garante a oferta suplementar desses nutrientes para melhorar o metabolismo, imunidade, desempenho e resposta ao estresse do desmame desses animais. Isso poderá ser visto por meio de sua maior resposta imune e desempenho. Pouco se sabe sobre os efeitos da suplementação injetável de microminerais e vitaminas nas respostas metabólicas, imunológicas e ao estresse do desmame, e no desempenho de bezerros da raça Nelore em pastejo. A hipótese é que a aplicação injetável de microminerais e vitaminas em bezerros lactentes em pastejo melhora o metabolismo, imunidade, desempenho e resposta ao estresse do desmame. Na literatura, há informações do benefício do uso da suplementação injetável de microminerais e vitaminas, relatada em revisões de literatura (Palomares 2022 e Arthington e Ranches, 2021), salientando que, dessa forma, é garantida a disponibilidade desses nutrientes para o animal. Existem publicações com aplicação desse tipo de suplemento no desmame, em bezerros Nelore (Vedovatto et al., 2020) e Angus (Mattioli et al., 2020), porém, sem avaliação mais profunda do metabolismo e status dos nutrientes no fígado e sangue, bem como o uso desse suplemento na fase de pré-desmame. Os bezerros serão divididos em dois tratamentos, com ou sem aplicação do suplemento injetável de microminerais e vitaminas, nos dias 75, 150 e 218 da fase de pré-desmame, com avaliação metabólica, do sistema imune, de desempenho e na magnitude do estresse ao desmame.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Luciana Paula Cadore Stefani
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cuidados respiratórios perioperatórios e desfechos em pacientes submetidos a cirurgia abdominal de alto risco: um ensaio clínico randomizado pragmático internacional, fatorial 2x2 em paises de baixa e média renda
Resumo:
Infecções constituem complicações frequentes e potencialmente graves no pós-operatório de cirurgias abdominais podendo levar a internações hospitalares prolongadas, mortes, e custos elevados ao sistema de saúde. A pneumonia é a infecção pós-operatória mais grave, com uma taxa de mortalidade de 10%, a qual é três vezes maior em países de baixo-médio rendimento (PBMR) em comparação a países de alta renda. Resultados de estudos randomizados sugerem que o uso perioperatório de clorexidina pode reduzir a incidência de pneumonia em até 40%, porém, estes estudos foram realizados em países de alta renda e se limitaram à cirurgia cardíaca. O uso de uma alta FiO2 durante e após a cirurgia é recomendado pela OMS para prevenção de infecção no sítio cirúrgico (ISC); entretanto, as evidências que embasam essa recomendação são controversas e também foram realizadas em países de alta renda. A proposta do presente estudo, denominado Penguin, concentra-se nas duas infecções mais importantes em cirurgias abdominais e aborda duas questões de pesquisa dentro de um único protocolo: se altas concentrações de oxigênio inspirado (FiO2) no transoperatório previnem a infecção de sítio cirúrgico, e se o uso pré-operatório de enxaguante bucal com clorexidina previne pneumonia após a cirurgia.O Penguin é um estudo randomizado fatorial 2x2 internacional, pragmático, cego para os avaliadores dos desfechos. As intervenções estudadas serão o uso de enxaguante bucal com clorexidina no pré-operatório e a oxigenoterapia perioperatória com FiO2 entre 80 - 100%, contando como desfecho primário as taxas de ISC e pneumonia em até 30 dias após a cirurgia. Trata-se de um estudo multicêntrico, cujas intervenções são simples, sendo o foco países de baixo-médio rendimento e o número total de pacientes estimado em 12.900 ao redor do mundo. A proposta é importante para o sistema de saúde público do Brasil, contribui para tornar o sistema cirúrgico mais robusto e responsivo às necessidades da população.
Instituição/UF/País:
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS - Brasil
Vigência:
Sat Jan 27 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Luciana Porcher Nedel
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metahealth: uma plataforma para ensino em saúde no metaverso
Resumo:
Dados alarmantes nas instituições de saúde do país, como 1,3 milhões de erros médicos (55 mil mortes anuais) e entrevistas com gestores, coordenadores e profissionais da área indicam que a maior dificuldade dessas instituições é o treinamento prático profissional que não comprometa a segurança do paciente e que ocorra em ambiente seguro simulado. Hoje, os poucos treinamentos práticos são feitos com manequins caros e de difícil adaptação a novos cenários. Poucas são as instituições que contam com simuladores baseados em desktop e menos ainda aquelas que já experimentaram utilizar aplicações em realidade virtual (RV). O objetivo deste projeto é o estabelecimento de um novo modelo de ensino, atualização e acompanhamento das habilidades dos profissionais de saúde e alunos em ambientes hospitalares utilizando RV e explorando o conceito de metaverso. Como o processo de formação se dá através de uma experiência imersiva usando óculos de RV disponíveis comercialmente e sem a necessidade de acoplamento a um computador, o projeto visa também explorar a formação a distância. O escopo deste projeto prevê a validação do uso dos simuladores com o público-alvo e a mensuração dos benefícios obtidos na formação dos profissionais treinados, o que consiste em uma etapa fundamental de validação dos resultados. O foco do projeto é o desenvolvimento de um metaverso que funciona como um hub de simuladores. Com base em um ou mais simuladores, os médicos supervisores de estudantes poderão planejar trilhas com cenários diversos de simulação, desde consultas a procedimentos cirúrgicos, os quais serão vivenciados pelos estudantes que também serão avaliados em termos de desempenho. O projeto contribuirá com novas técnicas computacionais para cobrir a gama de problemas de visualização, navegação e interação em ambientes imersivos, e no ensino na área de saúde onde poderão ser medidos os efeitos de treinamento e ensino no metaverso em comparação com as técnicas de simulação convencionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Feb 20 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Luciana Porto de Souza Vandenberghe
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bioeconomia circular na valorização de subprodutos das biorrefinarias de cana-de-açúcar e milho para a produção sustentável de bioplásticos
Resumo:
Durante as últimas décadas, foi observado um aumento exacerbado da produção de plásticos, os quais causam grandes danos ambientais, além da geração de microplásticos cujos impactos à saúde humana e animal são ainda imensuráveis. Os bioplásticos são uma alternativa aos plásticos convencionais por possuírem propriedades físico-químicas similares e serem biodegradáveis. Dentre eles, os polihidroxialcanoatos são um grupo de biopolímeros que podem ser produzidos por microrganismos na escala industrial. A aplicação de substratos alternativos, tais quais subprodutos da agroindústria em processos fermentativos pode reduzir o custo de produção, tornando os bioplásticos mais competitivos. As tecnologias do resíduo zero têm por principal objetivo a redução dos impactos causados por resíduos sólidos e líquidos de diferentes processos industriais. Sendo assim, a proposta GREEN-BIOPLASTIC propõe a produção de polihidroxibutirato (PHB), na escala de banca e piloto, a partir de milho moído e frações lignocelulósicas de resíduos das usinas de bioetanol de milho e de cana de açúcar de maneira integrada, aplicando-se o conceito de biorrefinaria e bioeconomia circular (Figura 1). O pré-tratamento químico e hidrólise enzimática dos subprodutos utilizados serão realizados para a obtenção de diferentes frações, a serem empregadas nos processos de produção de PHB. Efluentes líquidos serão caracterizados e tratados enzimaticamente, com enzimas livres e/ou imobilizadas, fechando-se o ciclo. A equipe do possui experiência comprovada na valorização de subprodutos da agroindústria para a produção e purificação de diferentes biomoléculas a partir de microrganismos previamente selecionados. A proposta conta com o apoio da UTFPR e IFPR, além colaboradores estrangeiros e do setor produtivo e visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico, formação de recursos humanos de excelência, desenvolvimento de produtos e/ou processos que possam ser transferidos ao setor produtivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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