Projetos de Pesquisa

 

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Carla Craice da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • a “última fronteira agrícola”: análise sobre os movimentos populacionais na região do matopiba
  • No Brasil, as frentes de expansão agrícola ganharam força na virada do século XIX com a interiorização da população ao Sudeste e ao Sul do país, sendo retomadas em meados do século XX com a expansão em direção à Amazônia e, mais recentemente, uma nova área tida pelos discursos oficiais como “última fronteira agrícola” se coloca em evidência, a região do MATOPIBA, que abrange o estado do Tocantins e parte dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Embora tenha sido oficializada através do Plano de Desenvolvimento Agropecuário (PDA-Matopiba) em 2015, a região se define como área de interesse dos setores agropecuários desde os anos 2000. Por um lado, o avanço dessa nova frente de expansão implica na proposta de se ampliar a produção agropecuária e mineral a partir de um modelo específico de desenvolvimento agroindustrial. Se na década de 1960 este modelo foi impulsionado pela Revolução Verde, a partir dos anos 1990 se atualiza na ideia do agronegócio transnacional. Por outro lado, ela pressupõe uma reocupação populacional de grupos arregimentados pelo modelo de produção hegemônico, gerando processos migratórios para as regiões de interesse dos setores agropecuários. Assim, o estabelecimento desses empreendimentos agroindustriais não tende a incluir a totalidade das populações já estabelecidas, determinando mecanismos de incorporação subalternizada ou expulsão destas, sobretudo os povos e comunidades tradicionais e assentados. Deste modo, este projeto tem como objetivo compreender a relação entre o estabelecimento do agronegócio transnacional e a transformação da população na região do MATOPIBA, buscando entender as diferentes modalidades de movimentos populacionais envolvidas no processo, tratando de quem chega, quem permanece/resiste e quem parte deste território. O projeto contará com uma abordagem de multimétodos, com análise sociodemográfica da população dos Censos Demográficos dos anos 2000, 2010 e 2022 e, no segundo momento, com pesquisa de campo etnográfica.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • Fri Feb 25 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Carla Freire Celedonio Fernandes

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • plataforma de desenvolvimento e engenharia de anticorpos e nanocorpos terapêuticos contra doenças infecciosas
  • O mercado de biofármacos movimenta cerca de US$ 230 bi/ano no mundo. A maior parte do valor é gerada por anticorpos monoclonais e seus construtos. Esses medicamentos são usados para tratar patologias como câncer, doenças inflamatórias e infecciosas. Recentemente, o primeiro biofármaco baseado em nanocorpos (caplacizumab) foi aprovado pela EMA e FDA. O Brasil é dependente no setor e considerado o dispêndio do Ministério da Saúde com importação desses produtos vê-se a necessidade de maiores investimentos em CT&I na área. Considerando (i) a experiência do grupo no estabelecimento de uma plataforma de nanocorpos que permitiu a seleção do insumo por Phage Display contra alvos virais e toxinas animais; (ii) as formulações com nanocorpos em andamento para inovações no tratamento do ofidismo; (iii) os trabalhos em desenvolvimento para uso de scfv para aplicação em CART-cells; (iv) a experiência em bioinformática estrutural e imunogenicidade de anticorpos; além da infraestrutura disponível na Fiocruz-CE; a implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde de Eusébio e de uma unidade produtiva de Bio-Manguinhos, a presente proposta visa consolidar uma plataforma de desenvolvimento de anticorpos/nanocorpos para obtenção desses insumos para viroses emergentes e doenças negligenciadas. Para isso, bibliotecas humanas de anticorpos serão construídas, a partir do repertório de linfócitos B de indivíduos vacinados contra a Covid-19 e que apresentaram produção de anticorpos. Após seleção e caracterização, a capacidade de neutralização viral dos anticorpos anti-SARS-CoV será avaliada. Além disso, dadas as falhas e toxicidade do tratamento para Leishmaniose, a proteína tripanotiona redutase será usada como alvo molecular para construção de biblioteca imune e obtenção de nanocorpos e formulações nanoestruturadas para a doença. Assim, espera-se obter anticorpos neutralizantes, protótipos de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o tratamento de pessoas com COVID-19 e Leishmaniose.
  • Fundação Oswaldo Cruz - CE - Brasil
  • Fri Feb 25 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Carla Gruzman

Outra

Divulgação Científica
  • desafios contemporâneos da educação museal: narrativas de formadores de educadores e de educadores em formação na interface museus de ciências-universidades
  • Seminários promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o International Council of Museums (ICOM), sobretudo a partir da década de 1950, tiveram importante papel no fortalecimento da função educativa dos museus. No cenário nacional, o desenvolvimento da Educação Museal acompanha a própria história dos museus no país, levando à organização de setores educativos, sistematização de processos, produção de conhecimentos, criação de Redes de Educadores e proposição de políticas públicas como a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), de 2017, com repercussões para a consolidação de um campo científico. Um dos desafios para o fortalecimento da relação entre os museus e a sociedade é a necessidade de investimento na formação específica de educadores museais, no intuito de promover um encontro cada vez mais qualificado destes com os públicos. Estudos apontam a baixa oferta acadêmica para propor reflexões e pensar a formação desses sujeitos, predominando a formação em serviço. Desta maneira, este projeto leva em consideração as discussões acadêmicas sobre Educação Museal, e buscará compreender as ações de formação humana no campo por meio da escuta, registro e análise de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de educadores museais e professores (formados e em formação). Tem como foco as experiências e sentidos mobilizados em seus percursos formativos enquanto elementos que vão sendo engendrados para constituir seus repertórios teórico-político-práticos. Considera ainda a circulação de conhecimentos entre esses diversos atores sociais, que estão nas zonas de contato entre diferentes contextos formativos. Particularmente, pretende-se também compreender os desafios evidenciados pela pandemia de Covid-19 no que tange esses processos formativos, investigando os seus efeitos sobre as ações planejadas e sobre os sujeitos da pesquisa. Interessa examinar os processos de formação nos quais tomam parte educadores museais e professores, as escolhas realizadas, as marcas e significações que produzem sobre o papel da Educação Museal no contexto da formação humana, buscando, ainda, compreender as articulações que estabelecem com/nas redes educativas das quais participam. Almeja-se explorar as percepções e potencialidades dos acervos e objetos dos museus para abordar aspectos dos processos históricos das ciências na formação; conhecer os princípios, estratégias e elementos que compõe o planejamento e organização de processos formativos e as singularidades dos diferentes espaços-tempos em que se realizam essas ações. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como cenário empírico os processos de formação que ocorrem na interface museu-universidade, a ser executada por uma equipe de pesquisadores de três museus de ciências brasileiros com trajetórias reconhecidas nos campos da Educação Museal, Divulgação Científica e História das Ciências: Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), Museu Nacional (MN/UFRJ) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTI). Assim, torna-se evidente a relevância da presente investigação, cujos resultados pretendem colaborar para ampliar a compreensão da Educação Museal, seus efeitos e manifestações na formação de educadores museais e professores, visando ao fortalecimento desta e também ao aprimoramento da Educação brasileira.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Nov 18 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
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Carla Maria Dal Sasso Freitas

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • estudos e desenvolvimentos em visual analytics empregando interação convencional e técnicas imersivas
  • Ao longo dos anos o aprimoramento das tecnologias de aquisição, armazenamento e distribuição de dados e a intensificação do uso de sistemas computacionais e aplicativos em dispositivos móveis em todas as áreas da atividade humana levou a um aumento vertiginoso do volume e/ou da complexidade dos dados disponíveis. A compreensão desses dados é fator preponderante para o desempenho de tarefas, tomada de decisões ou aquisição de conhecimento. Nesse cenário, facilitar a compreensão torna necessárias técnicas de apresentação (comunicação) de dados que, por sua, demandam formas de representação, manipulação, exploração e análise de dados. A maioria das aplicações requer técnicas de sumarização e análise de dados justamente para facilitar sua compreensão pelos usuários. Técnicas de análise de dados combinadas com técnicas interativas de visualização correspondem ao que se convencionou chamar de Visual Analytics, análise interativa visual ou de “analítica visual”, as quais vem integrando, principalmente, técnicas de visualização interativa, técnicas de análise estatística, técnicas de mineração de dados e de aprendizado de máquina para facilitar a compreensão de dados e a consequente construção do conhecimento e/ou tomada de decisão. Tais técnicas devem prover representações visuais, seja de dados brutos ou de dados derivados pelos métodos de análise, com elementos semânticos suficientes para o seu entendimento, e facilidades de interação de modo que o usuário possa modificar a representação visual, como resultado de um processo de navegação pelo conjunto de dados ou execução de métodos de análise escolhidos de acordo com os novos dados derivados necessários. Portanto, as questões essenciais no desenvolvimento das técnicas de análise interativa visual são a escolha (1) do mapeamento dos dados para entidades visuais (primitivas geométricas ou atributos visuais de primitivas geométricas), (2) do conjunto de técnicas de interação fornecidas, pois estas determinarão as possibilidades de exploração do conjunto de dados e (3) das técnicas de análise adequadas ao domínio. Mais recentemente, técnicas imersivas de visualização com as correspondentes técnicas de interação vem sendo investigadas com vistas a ampliar a capacidade de percepção dos usuários, sua eficiência e seu nível de engajamento. Tais técnicas são conhecidas como Immersive Analytics. Com isso, tornaram-se novamente prementes os aspectos de avaliação dessas técnicas de modo que seja possível considerar as técnicas mais adequadas a cada domínio de aplicação. O presente projeto contribui com a ampliação do conhecimento a esse respeito pela investigação de quatro domínios de aplicação onde podem ser desenvolvidas técnicas de visualização de informações e de visual analytics, tanto não imersivas como imersivas. Serão abordados dados políticos obtidos do portal de dados aberto da Câmara de Deputados para análise de perfil político com base nas votações, narrativas utilizando redes de colaboração tanto a partir dos dados políticos como a partir de redes de colaboração científica, dados multidimensionais registrados em coleções de dados de biodiversidade; e dados obtidos de simulações de processos geoquímicos na forma de ensembles. Espera-se que o desenvolvimento de técnicas contemplando esses domínios proporcione o conhecimento adequado para extrapolar para outros domínios a determinação de quais técnicas podem aumentar a eficiência e nível de engajamento de usuários com os dados que eles precisam analisar e/ou conhecer.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
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Carla Menêses Hardman

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • processo e efetividade de uma intervenção de educação permanente em saúde para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às doenças crônicas não transmissíveis em profissionais e gestores da aps
  • O objetivo geral do Projeto APS em FormAção é analisar o processo e a efetividade de uma intervenção de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o desenvolvimento de competências profissionais e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT: diabetes mellitus [DM], hipertensão arterial sistêmica [HAS] e obesidade) e na abordagem dos seus fatores de risco (alimentação inadequada, tabagismo e inatividade física) em gestores e profissionais de nível superior da Atenção Primária à Saúde (APS) de Pernambuco (PE). Este projeto caracteriza-se como uma Pesquisa de Avaliação e incluirá quatro fases. Na primeira fase, será feita uma análise diagnóstica das características socioeconômicas dos municípios e dos territórios das UBS-PE incluídos no estudo; das características de saúde dos usuários; da qualidade do cuidado às pessoas com DM, HAS e Obesidade; da capacidade instalada na APS; da organização do processo de trabalho das equipes e das necessidades de formação dos profissionais e gestores da APS. Na segunda fase, 16 municípios serão selecionados e um subgrupo de profissionais e gestores das equipes de saúde da família (ESF) serão alocados aleatoriamente em dois grupos, cada um com 8 municípios e 96 participantes. Em momentos distintos, todos os grupos irão participar de uma intervenção de EPS norteada pelo Modelo de Atenção as Condições Crônicas e pelo modelo RE-AIM, na modalidade semipresencial, com duração de 6 meses para os profissionais e 3 meses para os gestores. A organização curricular será composta por três eixos orientadores do ensino (conhecendo e diagnosticando; analisando e intervindo; intervindo e avaliando) e quatro áreas temáticas (Epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco; Rede de Atenção à Saúde as DCNT; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: estratégias e monitoramento; Cuidado as pessoas com DCNT e abordagem aos seus fatores de risco: processo de trabalho). Antes e após a intervenção serão analisadas as competências, barreiras, e facilitadores para organizar a atenção à saúde das pessoas com DCNT; e, a capacidade institucional para a atenção às DCNT. Serão realizadas análises processuais da implementação (alcance, adesão da formação), bem como da efetividade da intervenção. Na fase de difusão e tradução do conhecimento, que ocorrerá desde o início da primeira fase, será realizado e promovido um conjunto de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica do conhecimento junto à sociedade, para diferentes tipos de público. Diferentes procedimentos estatísticos serão empregados a fim de responder cada objetivo específico. Dentre os resultados esperados destaca-se: uma análise diagnóstica dos aspectos socioeconômicos e de saúde dos municípios, usuários, profissionais e gestores da APS de PE; uma intervenção efetiva de formação em serviço para os participantes; desenvolvimento de novas tecnologias sociais e educacionais; desenvolvimento de competências e aumento da capacidade institucional para a atenção às pessoas com DCNT. Todos esses resultados podem culminar com a melhoria na organização e qualificação do cuidado às pessoas com DCNT e a abordagem aos fatores de risco na APS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Sat Dec 05 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023