Projetos de Pesquisa

 

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Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • construção e validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira inf ncia, baseado em atividades profissionais confiáveis (epas), para residência de pediatria no brasil
  • A prevalência de problemas de desenvolvimento e comportamento está aumentando e, nos últimos anos, essas queixas estão entre as condições médicas crônicas mais prevalentes na prática pediátrica. Os pediatras encontram-se em posição estratégica para prevenir e promover o desenvolvimento infantil, detectar problemas precocemente e reduzir os encaminhamentos para serviços terciários escassos e sobrecarregados. Contudo, é comum os pediatras e residentes sentirem-se inseguros e despreparados para demandas sobre desenvolvimento, comportamento e saúde mental na primeira infância. O presente projeto visa validar uma nova matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseada em atividade profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs), para residência de pediatria no Brasil, com a finalidade de aprimorar a formação do pediatra diante do contexto de alta prevalência de alterações do desenvolvimento e comportamento. Será realizado um estudo de métodos misto dividido em três etapas, com o objetivo de descrever o processo de formação atual do pediatra em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, nos programas de residência brasileiro e construir e validar uma nova matriz de competências, baseada em EPAs. O produto técnico final será a nova matriz curricular para a residência de pediatria geral, que será encaminhada para o comitê nacional de residência médica (CNRM) e Ministério da Educação (MEC) e inicialmente implantado nos serviços de residência de pediatria ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). A hipótese do projeto é expandir o acesso de crianças a profissionais que possam acompanhar de forma eficaz o desenvolvimento e comportamento e diminuir os encaminhamentos para serviços terciários sobrecarregados e escassos, principalmente em regiões como Norte e Nordeste do país.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Nádia Souza Lima da Silva

Ciências da Saúde

Educação Física
  • impacto de projetos de extensão universitária com atividade física no labsau-uerj sobre marcadores de saúde e qualidade de vida de praticantes com diferentes faixas etárias e condições clínicas
  • Essa proposta inclui quatro projetos de pesquisa, que serão desenvolvidos com populações com necessidades especiais, a saber: pessoas idosas, vivendo com o HIV e hemiparéticas pós-Acidente Vascular Encefálico, todas envolvidas em projetos de extensão com exercícios físicos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Considerando os grupos envolvidos, a investigação de estratégias para melhorar os seus problemas de saúde é fundamental, tanto do ponto de vista individual, melhorando a qualidade de vida dos praticantes, quanto na perspectiva de políticas públicas, uma vez que através da atividade física pode-se reduzir gastos em saúde. Além disso, cada estudo busca trazer avanços científicos para a área da educação física, dado o ineditismo das propostas. De um modo geral, os projetos investigam o impacto do treinamento físico sobre variáveis relacionadas à saúde e qualidade de vida em indivíduos de diferentes faixas etárias e condições clínicas, quais sejam: hipertensão (hemiparéticos); obesidade sarcopênica, funções executivas, autonomia funcional, qualidade de vida (pessoas idosas) e doenças cardiovasculares (portadores do HIV). Além disso, os dados obtidos podem contribuir com a compreensão de mecanismos relacionados aos efeitos investigados, uma vez que se aplicarão modelos experimentais com instrumentos considerados padrão ouro para a avaliação da maioria das variáveis.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025