Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Juliana da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dano ao dna e desregulação dos genes de reparo e balanço oxidativo relacionados à exposição aos agentes químicos da folha seca do tabaco durante o sortimento
Resumo:
O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador mundial de tabaco. A fumicultura tem sido muito questionada quanto às possibilidades de melhorias, principalmente devido ao uso excessivo de agroquímicos, ao grande esforço físico no manejo da colheita (que também leva à exposição à nicotina), bem como aos problemas enfrentados durante a classificação das folhas secas do tabaco, como alergias e problemas respiratórios devido ao pó que contém nitrosaminas específicas. Estudos com fumicultores têm demonstrado que a exposição ocupacional induz diferentes tipos de danos ao DNA em relação à exposição aos agroquímicos e nicotina, mas pouco se sabe sobre os efeitos à saúde do trabalhador quanto à exposição durante a manipulação das folhas secas. O mecanismo de ação destas misturas (agroquímicos, nicotina e nitrosaminas) e a sua interferência na estabilidade genômica ainda não são entendidos completamente. Assim, nosso objetivo geral é investigar os efeitos genotóxicos causados pela exposição ocupacional no setor de sortimento da fumicultura, buscando avaliar os principais agentes relacionados ao processo (NNN, NNK e nicotina). A fim de se explorar a influência destes agentes, mas principalmente para este projeto, propomos diferentes metodologias (in vitro, in vivo e in silico) para elucidar respostas celulares e moleculares nos fumicultores durante o sortimento das folhas secas. Nossa hipótese é que os principais agentes presentes na folha do fumo estão relacionados com danos ao DNA, e assim com efeitos sobre a saúde dos trabalhadores. Para testar esta hipótese, destacamos alguns métodos: (a) tamanho telomérico, presença de micronúcleos e quebras cromossômicas através do ensaio cometa em humanos (exposição à mistura complexa no processo de manejo das folhas), em camundongos e em cultura celular (principais agentes e extrato do pó das folhas); (b) recombinogênese em Drosophila; (c) mecanismos relacionados a danos oxidativos e reparo de DNA nos diferentes modelos.
Instituição/UF/País:
Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Degenhardt-Goldbach
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de mudas clonais de erva mate: aplicações da nanobiotecnologia.
Resumo:
O Brasil é o maior produtor mundial de erva-mate (Ilex paraguariensis), cultura de grande importância para pequenos/médios produtores da Região Sul. Apesar dos avanços no cultivo, a maioria dos ervais apresenta alta variabilidade e produção heterogênea devido ao estabelecimento por mudas seminais, destacando-se a necessidade de protocolos de clonagem como ferramentas fundamentais em programas de melhoramento genético (PMG) e produção comercial de mudas. Embora a estaquia seja utilizada comercialmente, os protocolos são limitados a poucos clones responsivos. No PMG da Embrapa foram selecionados materiais elite com respostas variadas ao enraizamento (TE). Genótipos contrastantes oferecem a oportunidade de abordagem biotecnológica comparativa para auxiliar a desvendar os mecanismos envolvidos. O estudo de rotas metabólicas pode auxiliar no desenvolvimento de protocolos para clones recalcitrantes, e a TE de erva mate já foi negativamente correlacionada a compostos fenólicos totais, antioxidantes e teobromina. Estudos de expressão gênica associados ao enraizamento em outras espécies mostraram o envolvimento de genes específicos, os quais podem ser avaliados pela primeira vez em erva-mate. A espécie destaca-se ainda pela grande quantidade de microorganismos endofíticos, os quais podem estar associados ao desenvolvimento vegetal. A comparação das bactérias presentes em clones contrastantes e inoculação de bactérias presentes em clones de altas TE em clones de baixas TE, pode levar ao desenvolvimento de inoculantes para enraizamento de estacas. A nanotecnologia, ainda pouco explorada na propagação de plantas, pode representar uma área potencial na clonagem in vitro de erva-mate, refletindo significativamente no avanço do PMG desta cultura. Este projeto visa elucidar processos moleculares, bioquímicos e microbiológicos associados ao enraizamento de erva-mate, bem como otimizar técnicas de clonagem por estaquia e calogênese in vitro com auxílio da nanobiotecnologia.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana dos Santos de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanopartículas de zno para o transporte de compostos bioativos
Resumo:
O envelhecimento populacional e o estilo de vida contemporâneo impõem desafios de Saúde Pública que exigem abordagens terapêuticas inovadoras. Nesse processo, distúrbios oncológicos e autoimunes apresentam níveis de prevalência crescentes e demandam tratamentos complexos em escalas sem precedentes. Transportadores nanoestruturados de fármacos tem atraído grande interesse por apresentarem potencial de especificidade, alto encapsulamento e, mediante escalonamento, custos acessíveis. Recentemente, matrizes de ZnO vêm emergindo como nanocarreadores terapêuticos por serem uma espécie inorgânica de baixo custo que encontra diversas aplicações biológicas. Além de consideradas seguras pelo FDA, nanopartículas de ZnO apresentam polimorfismo estrutural que pode ser modulado pelas condições de síntese, sendo dotadas de grande estabilidade físico-química e capacidades antimicrobianas. Entretanto, o controle adequado de formas e tamanhos permanece como uma questão a ser resolvida. Tais dificuldades ganham importância maior quando se visa aplicações terapêuticas porque determinam tanto a quantidade de carga encapsulada quanto a taxa de entrega nos tecidos-alvo. Nesse projeto, propomos o desenvolvimento de métodos de síntese de nanopartículas de ZnO, com morfologia e tamanhos controlados, utilizando polímeros biocompatíveis como template através de rotas assistidas por micro-ondas. Preparemos via micro-ondas nanopartículas híbridas de ZnO incorporando dois fármacos-modelo: 5-fluorouracil (5-FU) e Ac-SDKP. O 5-FU é um fármaco com reconhecidas capacidades anti-tumorais, enquanto o Ac-SDKP é um tetrapeptídeo com propriedades imunomoduladoras capaz de controlar a diferenciação de macrófagos. Além da síntese e caracterização estrutural dessas nanopartículas, caracterizaremos também sua resposta biológica in vitro através da avaliação de marcadores específicos em linhagens celulares tumorais imortalizadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana dos Santos Vaz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estado nutricional, comportamento alimentar e marcadores bioquímicos em crianças e adolescentes com transtorno do espectro do autismo: estudo diagnóstico para proposição de intervenção nutricional personalizada
Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por desvios na comunicação social e presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses que podem afetar a relação dos pacientes com os alimentos. Uma parcela importante deste grupo apresenta a percepção sensorial alterada e desenvolve repulsa ou afinidade a determinados alimentos. Tal condição limita o repertório alimentar e torna-se uma barreira para uma alimentação adequada, agravando o risco para deficiências nutricionais. Dentre essas deficiências, destacam-se as gorduras ômega-6 e ômega-3 que são essenciais para o sistema nervoso central. Tais gorduras tem ações metabólicas opostas e a elevada razão n-6/n-3 relaciona-se ao agravo dos sinais clínicos do autismo, como estereotipias, irritabilidade e do comportamento agressivo. Contudo, são escassos os estudos direcionados a investigar, compreender e intervir sobre aspectos nutricionais e sua abrangência no TEA. A presente proposta baseia-se na hipótese de que uma intervenção nutricional para essa população deva primariamente investigar o comportamento, as relações sociais e as carências nutricionais que repercutem sobre os aspectos comportamentais e as dificuldades alimentares. O projeto surgiu da demanda da comunidade e da inexistência de um protocolo de avaliação e acompanhamento nutricional a crianças e adolescentes com TEA no Sistema Único de Saúde. A presente proposta visa atender a Fase 1 de um projeto maior que tem por objetivo desenhar uma proposta de intervenção nutricional personalizada. A Fase 1 - foco do presente edital - visa a avaliação diagnóstica a partir de parâmetros bioquímicos, antropométricos, consumo e comportamento, e intervenção nutricional inicial (6 meses). A realização da etapa diagnóstica dará subsídios para a Fase 2 (desenho de uma proposta de intervenção nutricional personalizada para o TEA). O estudo será desenvolvido no Centro de Neurodesenvolvimento da Faculdade de Medicina da UFPel.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Felipetto Cargnelutti
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
terapia fotodinâmica no tratamento de lesões cutâneas de animais: porfirinas como uma alternativa ao uso de antimicrobianos frente a bactérias multirresistentes
Resumo:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a rápida emergência de bactérias multirresistentes aos antimicrobianos é considerada um desafio global, representando uma grave ameaça à saúde única. Assim como em humanos, em animais é cada vez mais frequente o isolamento de bactérias multirresistentes associadas a infecções de pele, as quais comportam-se de forma refratária aos tratamentos convencionais. Neste contexto, a terapia fotodinâmica surge como uma alternativa para o tratamento dessas infecções, pois pode ser aplicada topicamente sem afetar a microbiota de outros sistemas, não apresenta relatos de indução de resistência, e tem ação comprovada no tratamento de dermatopatias. Nosso objetivo é investigar se a foto-oxidação das porfirinas tetra-catiônicas 3-H2TMeP e 4-H2TMeP produz espécies reativas de oxigênio que são capazes de inibir o crescimento de bactérias multirresistentes isoladas de lesões de pele de animais. As porfirinas serão avaliadas frente a diferentes formas de crescimento bacteriano, mimetizando as diferentes apresentações in vivo, incluindo testes sobre comunidades microbianas e em modelo ex vivo. Será investigada a capacidade de ambas porfirinas em inativar microrganismos multirresistentes representativos de diferentes gêneros bacterianos isolados ou em cultivo polimicrobiano; de inibir e/ou destruir biofilmes; e de inativar bactérias cultivadas em fragmentos de orelha de cães. Soluções, biofilmes e explantes serão irradiados e plaqueados em meios de cultura para quantificar a inativação microbiana. Todos os procedimentos serão realizados em triplicata, e os resultados submetidos à análise estatística. Espera-se confirmar que as porfirinas são efetivas em fotoinativar isolados bacterianos multirresistentes tanto in vitro quanto em modelo ex vivo, destacando-se como uma alternativa capaz de driblar mecanismos de resistência intrínseca e adquirida de bactérias associadas a infecções de pele dos animais domésticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Fernandes de Souza Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
monitoramento em tempo real e a distância de desfechos adversos à saúde em idosos comunitários utilizando dispositivos vestíveis: um estudo prospectivo de viabilidade.
Resumo:
O telemonitoramento abrange um sistema não invasivo de troca de informações por meio de dispositivos eletrônicos e tecnologias de telecomunicações que permitem a coleta de forma remota, rotineira e regular de dados clínicos. Neste contexto, evidências recentes apontam a acurácia dos smartwatches no monitoramento remoto de parâmetros como número de passos, gasto energético, níveis de atividade física de moderada a vigorosa. Para a saúde coletiva, isso significa fornecer mais cuidados a mais pessoas e possibilitar respostas mais rápidas a crises potenciais, aumentando assim a resolubilidade e coordenação do cuidado, podendo aumentar a eficácia de diversos ponto de atenção, em específico, na atenção primária em saúde (APS). Sendo assim, o objetivo maior deste estudo é propiciar um melhor atendimento à saúde do idoso proporcionando de maneira prática o monitoramento de seu estado de saúde, permitindo uma intervenção oportuna o mais precocemente possível. Para isso, o presente estudo busca avaliar se os smartwatches podem ser viáveis instrumentos de telemonitoramento remoto do estado de saúde em idosos e bem como se é possível rastrear desfechos adversos em saúde (como infecções respiratórias pela COVID-19, quedas, entre outros) em idosos comunitários por meio de parâmetros fisiológicos e clínicos pelo uso de smartwatches. Trata se de um estudo longitudinal, em que idosos comunitários cadastrados na APS, serão acompanhados durante 6 meses por meio de uma pulseira de monitoramento (Forerunner 245®, Garmin, EUA). Os idosos serão avaliados quanto sua capacidade aeróbica submáxima, função pulmonar, força muscular respiratória. Os idosos ainda serão avaliados ainda quanto a sua composição corporal pela análise de bioimpedância elétrica, capacidade cognitiva, risco de quedas, sintomas depressivos e mobilidade no espaço de vida. O desempenho físico será avaliado pela Short Physical Performance Battery e a força de preensão palmar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Ferreira-Strixino
COORDENADOR(A)
Outra
Biomedicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da terapia fotodinâmica com curcumina nanoencapsulada em leishmania braziliensis e leishmania amazonenis ensaios in vivo
Resumo:
A Leishmaniose Tegumentar (LT) é uma doença infecciosa, causada por protozoários do gênero Leishmania e transmitida pela picada de insetos hematófagos pertencentes ao gênero Lutzomya. Devido aos efeitos colaterais indesejáveis e agressivos dos tratamentos quimioterápicos convencionais para LT, o desenvolvimento de tratamentos alternativos é de grande importância. A Terapia Fotodinâmica (TFD) surge como um tratamento alternativo por ser um tratamento local, não invasivo e seletivo. O objetivo deste projeto é verificar a ação da TFD com NPBSAcurcumina em lesões causadas por L. braziliensis e L. amazonensis in vivo. Será avaliado o efeito da TFD com diferentes formulações de curcumina nanoencapsulada em lesões de L. braziliensis e Leishmania amazonensis (in vivo) por meio da análise da progressão da lesão, análise histológica do fígado, baço e rim, e do membro pélvico para avaliação do reparo tecidual e eliminação do parasito na lesão, medição do membro pélvico e avaliação da carga parasitária, dosagem de citocinas por citometria de fluxo e alterações bioquímicas por FTIR. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se determinar se diferentes formulações da curcumina interferem na eficácia da terapia, in vivo, avaliando uma terapia alternativa que permitirá um tratamento local, mais acessível, de baixo custo e menos tóxico, evitando os sintomas sistêmicos observados nos tratamentos convencionais e visando contribuir para o aprimoramento tecnológico e científico do país em área inovadora e com potencial elevado de impacto social.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Paraíba - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Forte Mazzeu de Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso de estratégias de deep phenotyping associadas ao sequenciamento de nova geração em famílias com deficiência intelectual
Resumo:
A deficiência intelectual (DI) apresenta uma incidência de 2 a 3% na população, sendo um dos principais problemas não resolvidos da medicina moderna. Ao menos metade dos casos tem causa genética e sua identificação é importante principalmente nos casos em que há risco de recorrência familiar. Desde a introdução das metodologias de sequenciamento de nova geração, novos genes que causam DI foram identificados permitindo melhor diagnóstico, prognóstico e esclarecimento dos riscos de recorrência. Apesar do potencial gerado por essas metodologias, para que haja sucesso na identificação das variantes patogênicas é necessária uma caracterização clínica precisa, apoiada por exames laboratoriais que facilitem a priorização de variantes. Essa caracterização precisa, seja clínica ou laboratorial, foi denominada deep phenotyping e tem aumentado a eficácia no diagnóstico de doenças genéticas. Podem fazer parte dessa estratégia metodologias de análise em larga-escala como a transcriptômica, glicômica e a epigenômica. Algumas doenças genéticas apresentam padrões únicos de metilação do DNA conseqüentes aos defeitos genéticos subjacentes. Esse padrão epigenético pode ser usado como biomarcador funcional para o rastreamento e diagnóstico dessas doenças. No estudo da DI, a glicômica vem ganhando importância pela sua capacidade de caracterizar alterações de glicoproteínas e de vias metabólicas específicas. Esses dados em combinação com a análise de exoma podem auxiliar a busca de variantes e identificação de novos genes envolvidos em vias de glicosilação específicas. Nesse projeto propomos a busca de genes envolvidos na etiologia da DI em famílias com pelo menos dois afetados, utilizando o sequenciamento de exoma. Para dar suporte a análise de exoma e permitir uma melhor caracterização das alterações propomos também a análise do perfil de glicoproteínas por espectrometria de massa e análise do perfil global de metilação pela metodologia de microarray.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Hotta Ansai
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efetividade de uma intervenção baseada em gestão de casos sobre quedas e sua relação com aderência, adesão e satisfação em idosos caidores da comunidade: ensaio clínico randomizado
Resumo:
Introdução: Cerca de 30 a 40% dos idosos da comunidade sofrem ao menos uma queda por ano. Tema: As quedas constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social. Sua prevenção é de fundamental importância para a população idosa. Problema geral: Há uma carência de ensaios randomizados envolvendo gestão de casos para diminuição das quedas e suas consequências em idosos caidores. Questão específica: O objetivo é verificar os efeitos de uma intervenção remota baseada na gestão de casos sobre as quedas e suas consequências em idosos caidores; verificar a aderência ao preenchimento do calendário de quedas e à resposta aos telefonemas mensais em idosos caidores e fatores que influenciam; verificar se a aderência à intervenção, a adesão às recomendações e a satisfação às intervenções remotas influenciam nas taxas de quedas. Evidências da questão ser plausível: Será possível ajudar usuários, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores no âmbito nacional e internacional na diminuição e no controle de quedas e suas consequências em idosos caidores. Espera-se evidenciar a importância de se investir em intervenções não farmacológicas e na capacitação de gestores de caso nos setores primário e secundário. Estratégia metodológica: Será realizado um ensaio clínico randomizado unicego com idosos caidores da comunidade, os quais serão distribuídos em dois grupos: Grupo Intervenção, submetido a uma gestão de casos de forma remota ao longo de 16 semanas, que envolverá avaliação multidimensional, explicação dos fatores de risco de quedas identificados, plano de intervenção de quedas individualizado, acompanhamento e revisão do plano; e Grupo Controle, o qual será acompanhado por telefone. Serão coletados dados clínicos e sociodemográficos iniciais, aderência à intervenção de gestão de casos, adesão às suas recomendações e satisfação à intervenção e ao acompanhamento após 16 semanas, e quedas e suas consequências por um ano por calendário e telefonemas mensais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Biomédica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impressão 3d por robocasting otimização de arcabouços cerâmicos para enxertia óssea
Resumo:
O vitrocerâmico Biosilicato tem sido extensivamente investigado na regeneração dos tecidos duros, devido às suas excelentes propriedades bioativas, osteindutoras e angiogênica. Entretanto, a maioria dos estudos na obtenção de arcabouços desse biocerâmico utiliza-se de métodos com agentes que não possibilitam o controle preciso do tamanho e interconectividade dos poros ou técnicas que demandam tempo, custo ou que são de difícil processamento e pouco reprodutíveis. Como alternativa, técnicas de manufatura aditiva para obtenção de estruturas tridimensionais têm sido exploradas, sendo o Robocasting (estratégia de impressão 3D baseada em extrusão de pasta cerâmica) uma alternativa bastante promissora. Assim, uma pasta cerâmica à base de hidrogéis oferece o potencial para projetar arcabouços pela técnica de extrusão, devido ao seu comportamento pseudoplástico. Este trabalho tem por objetivo a obtenção por impressão 3D de estruturas otimizadas de Biosilicato, na forma de arcabouços, com características mecânicas e biocompatíveis adequadas para o uso como enxertos ósseos. Para isso, será realizado um estudo para determinar possíveis hidrogéis com potencial como tinta sacrificial, que devem apresentar comportamento pseudoplástico adequado para impressão 3D, degradabilidade controlada, facilidade de remoção e baixa toxicidade. Dentre os hidrogéis candidatos estão o Pluronic F127, Alginato, PEG, podendo conter Laponita como modificador reológico. Em paralelo, serão realizadas análises computacionais pelo método dos elementos finitos do comportamento dos materiais, buscando sua maior otimização e adequabilidade. Por fim, definida a tinta ideal, as amostras de arcabouço impressas e sinterizadas serão caracterizadas quanto à composição por FTIR e DRX, microestrutura por MEV e microCT, resistência mecânica e quanto à bioatividade, citotoxicidade, angiogênese e osteogênese por meio de teste in vitro com Simulado de Fluidos Corpóreos, fibroblastos, células epiteliais e mesenquimais.
Instituição/UF/País:
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Mara Serpeloni
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biomarcadores de instabilidade genômica e epigenética na suscetibilidade, prognóstico e follow up de pacientes com câncer de bexiga
Resumo:
De acordo com a Global Cancer Statistics, o câncer de bexiga (CaB) é o décimo mais diagnosticado no mundo, representando 3% dos casos (573,278) e 2,1% das mortes (212,536). É mais comum em homens, com respectivas taxas de incidência e mortalidade de 9,5 e 3,3 por 100.000 homens; aproximadamente 4 vezes aquelas entre as mulheres em todo o mundo. O CaB representa um espectro de doenças, desde tumores não invasivos recorrentes tratados cronicamente, até doenças agressivas ou em estágio avançado que requerem tratamento multimodal e invasivo. Inibidores de checkpoints do sistema imunológico utilizando como alvo as proteínas PD-1 e CTLA4 têm se tornado uma estratégia no tratamento do CaB, junto com tratamentos clássicos como cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia direcionada. No entanto, apesar dos novos tratamentos propostos, o cenário continua desafiador, uma vez que a taxa de recorrência desses tumores continua alta e a manifestação clínica tardia dificulta seu estudo e compreensão. Diante dos desafios clínicos citados, o presente estudo tem como objetivo avaliar, em um estudo caso-controle, alterações moleculares (polimorfismos genéticos, marcadores de instabilidade genômica e epigenéticos) voltadas para a descoberta e validação de biomarcadores de suscetibilidade e prognóstico no CaB. A busca por marcadores por meio de biópsia líquida também é um dos objetivos do presente estudo que visa também dar início à construção de um banco de ácidos nucleicos circulantes extraídos de urina para acompanhamento de pacientes antes da cirurgia, 15 dias e 1 ano pós cirurgia. A avaliação desses biomarcadores como candidatos para diagnóstico, prognóstico e follow up dos pacientes com CaB poderá trazer benefícios aos mesmos permitindo um diagnóstico precoce,aprimorando e auxiliando no prognóstico da doença de alto risco e na conduta terapêutica, assim como colaborando na compreesão dos fatores biológicos que possam influenciar no desenvolvimento e progressão desse câncer.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Mariotti Guerra
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
monitoramento de doenças infecciosas potencialmente emergentes e reemergentes em animais captivos e de vida livre
Resumo:
As doenças infecciosas emergentes e reemergentes representam uma ameaça à saúde pública, favorecida pelas recentes alterações antropogênicas ao meio ambiente. A fauna silvestre pode ser fonte direta de infecção por patógenos que afetam o ser humano e animais de produção, sendo considerada sentinela para determinação da saúde dos ecossistemas. O surgimento recente de patógenos de alto risco, a maioria oriundos da fauna selvagem, e sua disseminação global, como ocorrido com o SARS-CoV-2, impõe novos riscos sanitários com consequências imprevisíveis no contexto de saúde única, especialmente num país com uma das mais ricas biodiversidades do mundo. A prevenção e controle dessas doenças requerem a identificação dos patógenos e de seu potencial de cruzamento da barreira entre as diferentes espécies ("spillover" e "spillback"). Nesse sentido, urge um sistema de vigilância amplo e robusto que permita a rápida detecção para prevenção e mitigação de riscos. Este projeto tem como objetivo identificar os processos patológicos que afetam a fauna silvestre livre e de cativeiro, com ênfase no reconhecimento de agentes patogênicos com potencial risco ao homem e à animais. Para isso, pretende-se ampliar a vigilância laboratorial de óbitos, já estabelecida na Instituição, para diferentes espécies de mamíferos, aves e répteis, através do reconhecimento morfológico das lesões teciduais pelo exame anátomo-patológico, que será complementado por exames microbiológicos e biomoleculares, como imuno-histoquímica, microscopia eletrônica, PCR, sequenciamento e MALDI-TOF para determinação da etiologia. Ademais, também pretende-se elaborar análises espaço-temporais, com auxílio de geoprocessamento e sensoriamento remoto, correlacionando os casos animais com o de humanos, oriundos do sistema nacional de notificação de agravos. Os resultados auxiliarão a desvendar a eco-epidemiologia das doenças emergentes e reemergentes, contribuindo para a promoção da saúde humana e animal.
Instituição/UF/País:
Instituto Adolfo Lutz - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Martins Cassani
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
projetos formativos latino-americanos para a educação e educação física: intercâmbios, impressos e orientações didático-pedagógicas
Resumo:
Este projeto de pesquisa possui como objetivo geral compreender as orientações para a prática dos professores em circulação nos periódicos especializados em Pedagogia e Educação Física, publicados em países da América Latina (1932-1960). Ao analisar as apropriações e as circularidades culturais das bases teóricas e prescrições didático-pedagógicas da Educação e Educação Física em diferentes suportes materiais, o projeto se justifica haja vista a necessidade discutida por Cassani (2018) sobre a contribuição dessas fontes para a consolidação de programas de ensino produzidos por intercâmbios entre articulistas de diferentes países latino-americanos, construindo, assim, projetos de formação para a Educação e Educação Física. Temos a hipótese de que esses projetos formativos eram fruto do anseio dos intelectuais por ações institucionais que conduzissem a uma perspectiva de Educação e Educação Física fundamentada em sua internacionalização. Hipótese esta levantada por Cassani, Carvalho e Ferreira Neto (2021), ao acenarem para as iniciativas dos articulistas em publicar orientações para a prática docente discutidas em congressos, cursos e palestras realizados em diferentes países da América Latina, contribuindo, dessa maneira, para a cooperação entre eles. Para enfrentarmos o objeto, assumimos os recursos teóricos de Chartier (1990), Certeau (1994) e Ginzburg (1989). Por meio da análise crítico-documental (BLOCH, 2001), mapearemos revistas especializadas que possuem como projeto editorial a prescrição e a orientação da formação de professores, caracterizando-se como dispositivos de uso didático-pedagógico. Esse projeto nos permitirá, no presente, compreender as continuidades e as descontinuidades no debate sobre orientações didático-pedagógicas e sua relação para a formação de professores, fundamentados em projetos de formação latino-americanos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
Vigência:
Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Paula da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
complexos rutênio-areno conjugados a matrizes biopoliméricas: estudo da atividade citotóxica e avaliação do potencial para liberação controlada de fármaco.
Resumo:
Apesar dos inúmeros programas de prevenção contra essa doença, dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde mostram que, em 2018, aproximadamente 18 milhões de pessoas ao redor do mundo foram diagnosticadas com algum tipo de câncer e 9,.6 milhões de pessoas morreram em decorrência dessa doença. A estimativa para o Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é a ocorrência de 625 mil novos casos da doença para cada ano do triênio 2020-2022. Sendo assim, o câncer continua sendo um grave problema de saúde pública mundial o que torna necessário a busca por novos fármacos que possam substituir de maneira eficaz e mais seletiva os fármacos atualmente utilizados. Dentro deste contexto, os complexos metálicos aparecem como fortes candidatos e dentre eles o rutênio merece destaque por apresentar uma grande versatilidade estrutural, vasta gama de estados de oxidação acessíveis e menor toxicidade quando comparado com metais como a Platina, por exemplo, sendo que dois complexos rutênio já estão em fases clínicas de testes, são eles o NAMI-A e o KP1019. Entretanto, um dos principais problemas aliados ao uso de fármacos está relacionada a variação indesejada da concentração do fármaco no plasma sanguíneo e a interação indesejada do fármaco em outros receptores que não são o alvo da droga, causando um aumento na toxicidade do mesmo. Deste modo, uma estratégia interessante para reduzir esse problema e melhorar a farmacocinética do medicamento diz respeito ao uso de agentes transportadores de fármacos. O presente trabalho visa a preparação de nanopartículas biopoliméricas (ex.: albumina e quitosana) conjugadas a complexos Ru-areno contendo ligantes N-heterocíclicos para o estudo da atividade citotóxica e avaliação do potencial como possível liberador controlado de fármaco.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliana Regina Lourdes Krause
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
senai lab
Resumo:
O presente documento contém a proposta de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI DF iniciativas protagonizadas pelos alunos, estimulados pelos desafios da indústria, a fim de ressaltar a importância da inovação durante o seu aprendizado, alinhado às necessidades profissionais da indústria 4.0. Durante o evento, o público terá acesso a apresentações de protótipos alinhados a indústria 4.0, desenvolvidos pelos alunos do SENAI. Com o intuito de reforçar o valor do SENAI ensina a fazer, serão disponibilizados durante o evento alguns workshops e minicursos gratuitos durante o evento. Além disso, teremos participação interativa com o público nos momentos de avaliação do elevator pitch, validação da solução Voz Libras e reconhecimento prático das tecnologias educacionais de realidade aumentada, impressora 3D e braço robótico disponíveis no cotidiano escolar do aluno SENAI. A efetividade da ação conta, ainda, com a apresentação de cases de sucesso com empresários e alunos do SENAI, debatendo, justamente a importância institucional do SENAI como parte da solução para o desenvolvimento da indústria e do Brasil.
Instituição/UF/País:
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal - DF - Brasil
Vigência:
Mon Oct 03 00:00:00 BRT 2022-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Juliana Rombaldi Bernardi
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise das preferências alimentares infantis entre crianças submetidas a diferentes métodos de introdução da alimentação complementar nos primeiros anos de vida
Resumo:
A introdução da alimentação complementar é um momento crucial para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis, em que a criança passa pela transição da alimentação exclusivamente láctea para a alimentação da família. Juntamente ao momento e composição da alimentação complementar, é provável que a forma como os alimentos são ofertados à criança e a interação entre pais e lactentes durante a mesma influenciem desfechos em saúde como aceitação de diferentes sabores, preferências alimentares e regulação do apetite. Além disto, a expressão de certos genes também pode ter papel importante na aceitação alimentar e estado nutricional alterado a longo prazo. Não há na literatura, ao que se sabe, estudos que explorem as diferentes formas de introdução alimentar e a modulação ambiental à aceitação de sabores na infância, quando analisados os polimorfismos genéticos associados. O objetivo dessa pesquisa é analisar as preferências alimentares infantis entre crianças submetidas a diferentes métodos de introdução da alimentação complementar nos primeiros anos de vida. Trata-se de um estudo observacional aninhado a um ensaio clínico randomizado, com três grupos distintos de introdução alimentar: técnica convencional, técnica BLISS (Baby-Led Introduction to Solids) e técnica mista (convencional + BLISS). A intervenção ocorreu em clínica particular e os acompanhamentos ocorreram por meio de ligação telefônica, visita domiciliar e encontro no Centro de Pesquisa Clínica (CPC), localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). As crianças estão sendo submetidas, a partir dos 12 meses de idade, ao teste de aceitação de sabores e questionário de preferências alimentares (respondido pela mãe). Após a coleta do material biológico, será realizado teste genético para análise de polimorfismos associados. Maiores informações sobre a pesquisa estão localizadas no protocolo do estudo, publicado recentemente. A pesquisa já foi aprovada pelo Comitê de Ética da instituição.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliana Salles Machado Bueno
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
histórias às margens: geografias políticas mundiais e fronteiras territoriais indígenas entre andes e amazônia no período (pré)colonial e suas repercussões contemporâneas
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo a compreensão da criação da noção de fronteira e os seus efeitos no sentido de obliterar as múltiplas e ainda pouco exploradas relações entre as terras baixas da Amazônia e as áreas altas da região Andina, mais especificamente a área localizada atualmente entre as porções leste da Bolivia e do Peru e a Amazônia ocidental brasileira. Nesse sentido, busca fluidificar uma dicotomia instaurada ainda no período colonial entre as chamadas civilizações Andinas e as zonas florestadas das terras baixas, ocupadas por populações indígenas que ficaram conhecidas como ahistóricas, com formas sociais menos estáveis, e cujas formas de organização seriam horizontais, sem a formação de um Estado. Consolidada no século XX pelas categorias classificatórias de cunho evolucionista no âmbito da Antropologia, essa ruptura foi decisiva tanto para orientar os recortes acadêmicos posteriores acerca das populações ameríndias, quanto para oficializar uma certa história destas populações e regiões. Refletir sobre as sobreposições e articulações entre as populações dessas regiões separadas à época da conquista espanhola e portuguesa, pode nos revelar formas de interações interétnicas que vão além das fronteiras sócio-ambientais tão reificadas nas categorizações ocidentais. Os modelos de cultura ocidentais pautados em torno do poder do Estado, da economia agrícola e da materialidade monumental da permanência, re-encontrado na noção de Patrimônio Cultural de pedra e cal no início do século XX se opunham aqui a transitoriedade dos ritmos da caça e coleta, manejo agroflorestal e construções orgânicas. Para tanto, volto-me para a análise de fontes históricas, arqueológicas, linguísticas e etnográficas que possam fornecer indícios das distintas relações estabelecidas entre as diversas populações indígenas que viviam nesta região extrapolando as fronteiras estabelecidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
jovens com deficiência intelectual e vida independente: contextos escolares, de trabalho e sociais inclusivos.
Resumo:
O contexto educacional contemporâneo exige uma reflexão sobre as práticas docentes desenvolvidas nas escolas e atenção específica sobre as perspectivas de conclusão da escolarização de estudantes com deficiência intelectual, com possibilidades de inclusão na sociedade no período de vida pós escola. Além do mais, a ausência de uma diretriz específica da legislação, orientando de como esses serviços poderiam ser organizados e implementados no contexto escolar, não favorece o desenvolvimento de processos que poderiam assegurar o apoio adequado e preparar os estudantes com deficiência intelectual, para que a transição pós-escola possa dar condições a esses, de receberem as mesmas oportunidades que seus pares sem deficiência, em relação à inclusão social e a inserção no mercado de trabalho. O processo de transição ainda é um desafio no Brasil, no que diz respeito à escolarização da pessoa com deficiência, a vida pós-escolar e a inserção no trabalho. São poucos os programas oficiais implementados, assim como as pesquisas na área para acompanhar e orientar o processo de transição, como forma de ajudar na autonomia dos estudantes com deficiência intelectual na vida pós-escolar. Diante deste contexto, cabe pontuar a importância de estudos que se proponham a pensar estratégias pedagógicas que proporcionem a inclusão escolar e social adequada ao perfil desses educandos; bem como a contribuição de trabalhos colaborativos e desenvolvimento de planos de ensino individualizados que auxiliam o itinerário formativo do sujeito com deficiência intelectual e consequentemente a sua inclusão escolar e social. Desta forma, a partir de pesquisas do tipo mista, com delineamentos de revisão sistemática, descritivas e de ação-colaborativa, será possível pensarmos estratégias pedagógicas visando a transição educacional de jovens e adultos com deficiência para vida independente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juliano Cantarelli Toniolo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
grafeno aplicado à mobilidade: uma proposta de tecnologia em resistência e leveza para cadeirantes
Resumo:
O presente projeto tem por objetivo desenvolver uma cadeira de rodas manual que ofereça ao usuário com alto nível de atividades diárias e mobilidade reduzida a segurança adequada na sua utilização aliada à leveza. A proposta de valor se traduz em disponibilizar ao mercado um produto com soluções inovadoras no que tange à carcaça da cadeira - por meio de peças com tecnologia de grafeno - bem como freios e fixações do manípulo, que ainda não foram pensados, ou, mesmo, aplicados especificamente para cadeira de rodas. Este desenvolvimento buscará garantir a robustez, o bom funcionamento, a durabilidade do equipamento e principalmente a segurança no seu uso. Com este projeto pretende-se solucionar problemas identificados pelo INMETRO quanto ao atendimento de normas. Após projetar, prototipar e qualificar este novo modelo de cadeira de rodas, a nova empresa pretende introduzi-lo no mercado em escala industrial de forma competitiva. Portanto este novo entrante terá o papel de elevar o padrão tecnológico de cadeiras de rodas no Brasil, e com isto fazer com que as demais concorrentes elevem o padrão de qualidade a níveis semelhantes.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Sep 27 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Juliano Domingues da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
preditores da aprendizagem no ensino superior durante a pandemia de covid-19: explorando os efeitos da resiliência, suporte da universidade, insegurança financeira e saúde mental
Resumo:
Durante a pandemia de Covid-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) adotaram medidas de segurança como o ensino remoto ou híbrido. Essas medidas reduziram os riscos de contrair Covid-19, mas desencadearam riscos associados à saúde mental, como sintomas de estresse e redução do bem-estar. Os riscos para a saúde mental tornaram os estudantes um dos grupos mais afetados pela pandemia com prejuízos evidentes para a aprendizagem no curto prazo e potencial para prejudicar sua colocação futura no mercado de trabalho. Portanto, é fundamental para a efetividade das IES pesquisas que buscam compreender como fatores contextuais como a resiliência, suporte das universidades e insegurança financeira, podem auxiliar ou prejudicar a saúde mental dos estudantes e melhorar os níveis de aprendizagem. Além disso, do ponto de vista teórico, é importante conhecermos aspectos subjacentes que impactam no processo de ensino-aprendizagem. Assim, essa pesquisa busca testar a hipótese de que a resiliência dos estudantes, o suporte institucional das IES e a insegurança financeira impactam nos sintomas de estresse e níveis de bem-estar que, por sua vez, impactam nos níveis de aprendizagem dos estudantes. Há evidências de que a insegurança financeira devido à dificuldade dos estudantes em encontrar um emprego bem como a dificuldade dos pais em apoiá-los durante a pandemia pressionam a saúde mental dos estudantes. Além disso, a resiliência individual bem como o apoio fornecido pelas IES são fatores intimamente ligado à saúde mental, uma vez que os auxilia na recuperação de situações estressantes. Como estratégia metodológica, pretende-se realizar um estudo longitudinal com estudantes para acompanhar a saúde mental, os fatores preditores e os níveis de aprendizagem. Paralelamente, os pesquisadores atuarão junto a duas universidades e seus alunos na busca de soluções para mitigar os efeitos da pandemia, propondo ações e suporte para a melhora da saúde mental e da aprendizagem.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Thu Mar 03 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliano Fiorelli
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
embalagens secundárias para alimentos de painel de partículas de madeira residual moldado com adição de nanopartículas de óxidos metálicos
Resumo:
A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de um apelo universal visando acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar paz e prosperidade as pessoas publicou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS sustentáveis). Dentre esses ODS, o 9º (indústria inovação e infraestrutura) e o 11º (cidades de comunidades), apresentam relação com os materiais oriundos de fontes renováveis e que minimizem o impacto ambiental no planeta. As embalagens secundárias tem a função de proteção mecânica do produto embalado. Os materiais mais utilizados em sua produção são os derivados da celulose, madeira, plástico e metal. Dados da FAO indicam que produção mundial de painéis de partículas Medium Density Particleboards (MDP) e Oriented Standard Board (OSB) foi de aproximadamente 93 milhões m3 no ano de 2016 e movimentou uma quantia de U$ 34,5 bilhões em exportações. O processo de produção industrial desses painéis, quase que na totalidade, utiliza madeira oriunda de áreas de reflorestamento e resinas orgânicas à base de formaldeído. As propriedades dos painéis de partículas de madeira reconstituída apresentam relação com a matéria prima e processo de produção. Dentre estes fatores pode-se destacar a densidade da madeira, teor de extrativos, teor de umidade, geometria das partículas e o tipo de resina. As nanopartículas de óxidos metálicos, quando adicionadas aos painéis, garantem uma transmissão de calor mais eficiente, gerando uma cura mais homogênea da resina, refletindo positivamente nas propriedades físicas e mecânicas do produto e podem acarretar em uma economia de energia, uma vez que o tempo de prensagem empregado no processo de manufatura do painel pode ser reduzido. Esta pesquisa apresenta a hipótese: É possível produzir embalagens secundárias para alimentos com painéis de partículas de madeira residual reconstituída produzidos com nanopartículas de óxido de alumínio.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juliano Marini
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novos nanocompósitos biodegradáveis para embalagens flexíveis multifuncionais
Resumo:
Embalagens plásticas são parte indissociável de qualquer sociedade industrializada, sendo utilizadas para conter, proteger e transportar diferentes produtos. Alimentos e dispositivos biomédicos, por exemplo, são produtos que requerem o melhoramento contínuo das tecnologias de embalagem para aumentar a qualidade e segurança frente a contaminações microbiológicas, e notavelmente a pandemia da COVID-19 tornou clara essa necessidade para vários outros setores. Novas embalagens precisam atender requisitos específicos e a melhoria das propriedades físicas deve ser alcançada e aliada a novas funções e à sustentabilidade. Neste contexto, materiais multifuncionais se tornam um foco estratégico de pesquisas científicas e tecnológicas. Multifuncionalidade pode ser alcançada pela produção de nanocompósitos, os quais permitem a junção de propriedades intrínsecas de diferentes componentes em um único material. O presente projeto visa desenvolver nanocompósitos biodegradáveis antimicrobianos e antivirais de desempenho tecnológico (mecânico, elétrico, térmico, óptico e de barreira) otimizado. Serão testados polímeros biodegradáveis termoplásticos (PLA, PHBV, blendas PLA/PHBV) e hidrossolúveis (amido, gelatina, alginato), nanopartículas de haloisita, sepiolita, hidrotalcita e de nanoplacas de grafeno como cargas de reforço e/ou carreadores de agentes antimicrobianos e virucidas (funcionalizadores). Processamentos via estado fundido (extrusão) e via solução (casting contínuo) serão utilizados para conformação dos nanocompósitos em filmes flexíveis monocamadas e multicamadas com papel. Os nanocompósitos serão caracterizados por técnicas estruturais, morfológicas, químicas e microbiológicas. Busca-se estabelecer como os polímeros, nanopartículas e funcionalizadores podem ser sistematicamente processados visando otimização estrutural e de desempenho tecnológico dos nanocompósitos para aplicação como embalagens flexíveis nos setores alimentício, biomédico e de componentes eletrônicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Júlio Celso Borello Vargas
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mobilidade ativa, saúde e bem-estar: análise multiescalar da caminhabilidade em cidades brasileiras
Resumo:
O tema geral do projeto - Cidade e Saúde é interdisciplinar e alinha-se às Portarias MCTIC. Paradigmas de mobilidade sustentável devem incluir a caminhada como modo de deslocamento de baixo impacto positivo para a prevenção de doenças. Há evidências sobre a influência do ambiente construído sobre os deslocamentos a pé, sendo a caminhabilidade uma qualidade do espaço definida por atributos de compacidade, densidade, conectividade e acesso a usos do solo variados. A hipótese é de que, quanto mais favorável o ambiente, maior a probabilidade de haver viagens a pé e, principalmente, que a realização desse tipo de atividade física está associada à menor prevalência de doenças crônicas. Porém, um dos desafios para a avaliação da caminhabilidade nas cidades brasileiras é a falta de uniformidade conceitual e metodológica para a coleta e análise de dados. Atualmente a disponibilidade de dados abertos e os recursos computacionais avançados permitem análises automatizadas e precisas, habilitando como estratégia para testar a hipótese a abordagem multiescalar, que aumenta o detalhamento da informação a cada escala: a macro, com medição de atributos da forma urbana, padrões de mobilidade, indicadores socioeconômicos e de saúde de cerca de 80 cidades brasileiras; a micro, com maior resolução de dados e recursos de análise automática de imagens por meio de redes neurais e a qualitativa, com métodos para acessar comportamentos individuais capazes de, enriquecer a modelagem quantitativa. Apesar de essas relações serem discutidas pela literatura internacional, nenhum estudo amplo do território brasileiro foi desenvolvido até o momento. Isso é inédito e trará qualidade às evidências sobre a caminhabilidade e seu impacto sobre a saúde nas cidades brasileiras. Os resultados podem indicar parâmetros nacionais de cidades saudáveis", ajudando a promover hábitos saudáveis para toda a população, independentemente de classe social, idade, raça ou gênero.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Apr 08 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Julio Cesar de Souza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Minas
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de técnicas de produção mais limpa para aumento da competitividade e da sustentabilidade ambiental no polo gesseiro do araripe - pe
Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de técnicas de produção mais limpa para a mineração e aproveitamento dos recursos minerais presentes nas jazidas de gipsita do Polo Gesseiro do Araripe. Serão desenvolvidos subprojetos para o estudo da aplicação do método de lavra Strip Mining e comparação com o método de lavra atualmente utilizado nas minas de gipsita Terrace mining. A adoção do método de lavra Terrace Mining pelas principais mineradoras da região do Pólo Gesseiro do Araripe ocorreu após o desenvolvimento do projeto de pesquisa Estudo de aplicabilidade do método de lavra (Terrace Mining) como alternativa ecosustentável da mineração de gipsita no Pólo Gesseiro do Araripe PE, financiado pelo CNPq através do edital Universal 14/2014 - Faixa C, processo 442.181/2014-0, concluído em 2018, que mostrou as vantagens operacionais, econômicas e ambientais na mina-piloto da Mineração Royal Gipso. São apresentados subprojetos para a caracterização dos argilominerais da cobertura estéril visando seu aproveitamento industrial e na recuperação ambiental das áreas mineradas; caracterização tecnológica da camada basal de gipsita, rica em pirita e os finos gerados na etapa de lavra para fins industriais e recuperação ambiental de mineradas. Com foco na sustentabilidade ambiental será elaborado um projeto básico para aterramento de áreas mineradas e estudo de alternativas de uso futuro dessas áreas para fins de reflorestamento com mudas nativas, área de lazer e acúmulo água. Por fim serão realizados estudos econômicos e simulações matemáticas a partir do levantamento in loco dos processos e tecnologias de calcinação empregadas no Pólo Gesseiro do Araripe com o objetivo de comparar esses processos de fabricação de gesso, altamente agressivos ao meio ambiente por conta da queima de madeira, com emissão de grande quantidade de carbono e degradação da vegetação nativa, com processos industriais de calcinação utilizando fontes renováveis de energia solar e eólica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias híbridas, baseadas em cavitação hidrodinâmica, para a degradação de lixiviado maduro de aterro sanitário
Resumo:
O tratamento de lixiviado maduro é preocupação crescente dos gestores de resíduos sólidos, uma vez que ele é dominado por moléculas complexas, difíceis de serem degradadas por processos biológicos convencionais. Para contornar este problema, é necessário empregar tratamentos físico-químicos preliminares no intuito de elevar a razão DBO/DQO. Como alternativa destaca-se a cavitação hidrodinâmica (CH), a qual apresenta elevada eficiência energética e possibilidade de operação em grande escala para diversas águas residuárias. A CH é gerada pela passagem do líquido por uma constrição física (Venturi, placa de orifício ou uma válvula parcialmente fechada). Entretanto, a CH pode não ser capaz de degradar satisfatoriamente alguns compostos específicos. Por isso, tecnologias híbridas, que combinam CH a processos oxidativos avançados (POA) e a processos biológicos, surgem como alternativas para degradação de compostos orgânicos refratários, como o lixiviado maduro de aterro sanitário. Essa proposta busca realizar um estudo sistemático de tecnologias híbridas baseadas em CH para degradação de lixiviado maduro de aterro sanitário. O estudo investigará quais são as condições hidráulicas e geométricas ótimas da câmara de CH e também a sua combinação com outros processos oxidativos avançados, como a ozonização catalítica e não catalítica. O material catalítico utilizado será o Grafeno Multi-Camadas (MGL). Ao final, a melhoria da biodegradabilidade do efluente tratado será avaliada por ensaios de atividade aeróbia. Assim, esse projeto apresentará como resultado inédito o desenvolvimento de uma tecnologia híbrida, baseada em CH, para o tratamento de lixiviado maduro de aterro sanitário.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Júlio César do Vale Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilidade de genomas simulados para definição de grupos heteróticos e testadores, estudos genômicos populacionais e predição em culturas órfãs
Resumo:
A aplicação dos marcadores moleculares derivados de ferramentas genômicas modernas, como os SNPs, trazem informações que orientam os vários objetivos dos programas de melhoramento. As diversas abordagens do melhoramento molecular podem demandar o uso de diferentes plataformas de genotipagem, a depender do germoplasma alvo, do estudo genético e do orçamento disponível. Aquelas consideradas adequadas e menos sujeitas a erros (como SNP-array) são mais caras e só estão disponíveis às culturas altamente rentáveis (commodities); enquanto que as plataformas alternativas (como GBS) combinadas com genomas simulados, permitem assistir culturas sem genoma de referência (órfãs), mas podem apresentar menor reprodutibilidade e consistência. Ademais, faltam informações de como essas plataformas afetam a estruturação, diversidade genética de uma população e a predição genômica de híbridos. Assim, a proposta tem por objetivo responder aos questionamentos: a fonte de SNP influencia na estrutura populacional de linhagens, na determinação de grupos heteróticos e na predição de híbridos? a utilização do GBS e do genoma simulado (mock) são eficientes para realizar a chamada de SNP em culturas órfãs? Para sanar estas dúvidas, um painel de 360 linhagens de milho tropical será genotipado com duas plataformas: SNP-array e GBS. Com as informações desta última, será usado um pipeline para construir um genoma mock para descoberta de SNPs com objetivo de capturar polimorfismos próprios e ver sua viabilidade em culturas órfãs. Dados genômicos serão usados nas análises de estrutura populacional e diversidade genética e os fenotípicos dos híbridos (obtidos por dialelo entre as linhagens do mesmo painel) com genômicos (in silico) em análises de dialelo genômico para definição dos grupos heteróticos entre as linhagens. Após isso, será aplicado o delineamento Carolina do Norte II para indexação dos respectivos híbridos. Para a predição genômica destes será aplicada um modelo GBLUP aditivo-dominante.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
v mostra de astronomia do espírito santo
Resumo:
A Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES) tem o objetivo de, principalmente, divulgar a Física e a Astronomia junto aos estudantes e professores do ensino básico (fundamental e médio) do Espírito Santo, estimulando-os a elaborar trabalhos nestas áreas de conhecimento, que serão apresentados ao longo das etapas previstas pela organização desta edição deste evento. Esta proposta está sendo organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), através do grupo de pesquisa em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (Cosmo-ufes), do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo/UFES), e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em particular o Observatório Astronômico do IFES Guarapari (OAIG). A MAES, destina-se à apresentação de projetos que envolvam temáticas ligadas à astronomia que, por sua vez, devem ser produzidos por alunos da educação básica sob a orientação de seus professores. Poderão participar quaisquer alunos devidamente matriculados, do ensino fundamental ou qualquer série do ensino médio, em escolas públicas ou privadas de todo Espírito Santo. Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Wed Dec 08 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra de astronomia do espírito santo
Resumo:
A Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES) tem o objetivo de, principalmente, divulgar a Física e a Astronomia junto aos estudantes e professores do ensino básico (fundamental e médio) do Espírito Santo, estimulando-os a elaborar trabalhos nestas áreas de conhecimento, que serão apresentados ao longo das etapas previstas pela organização desta edição deste evento. Esta proposta está sendo organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), através do grupo de pesquisa em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (Cosmo-ufes), do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo/UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em particular o Observatório Astronômico do IFES Guarapari (OAIG). A MAES, destina-se à apresentação de projetos que envolvam temáticas ligadas à astronomia que, por sua vez, devem ser produzidos por alunos da educação básica sob a orientação de seus professores. Poderão participar quaisquer alunos devidamente matriculados, no nono ano do ensino fundamental ou qualquer série do ensino médio, em escolas públicas ou privadas de todo Espírito Santo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Dec 28 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
astronomia nas montanhas capixabas
Resumo:
A presente edição da Astronomia nas Montanhas Capixabas envolve um leque de atividades que inclui observações do céu noturno com telescópios, sessões de planetário, palestras e oficinas. Entretanto, procura-se, dentro deste leque de atividades, implementar ações que cubram a temática da SNCT. Isto foi feito nas edições anteriores, e teremos igualmente em mente este procedimento nesta edição. Assim, a temática da SNCT 2022 foca na ciência e tecnologia no Brasil ao longo dos 200 anos de sua independência. A Astronomia (e em consequência suas disciplinas correlatas, como a Física e Matemática) marcaram a ciência no Brasil neste período. Podemos citar como exemplo os seguintes tópicos que serão abordados no evento. 1) A criação do Observatório Nacional no Rio de Janeiro, em 1827. 2) A denotação das unidades administrativas, já na fase republicana, por estrelas visíveis no Brasil. 3) A medição do desvio da luz durante o eclipse observado em Sobral em 1919, e que estava de acordo com a previsão da teoria da Relatividade Geral. 4) A atuação científica do astrônomo Henrique Morize, que foi diretor do Observatório Nacional, fundador e membro da Academia Brasileira de Ciências. 5) A contribuição para a Física, Matemática e Astronomia de Amoroso Costa, professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro até o seu falecimento em 1928, e que escreveu um dos primeiros livros sobre a Teoria da Relatividade Geral em todo o mundo, notável pelo seu rigor técnico e conceitual. Ele foi também um dos primeiros cientistas brasileiros a se dedicar com afinco à divulgação científica para o grande público. 6) A descoberta do méson pi por César Lattes através de medidas feitas utilizando raios cósmicos. Todos estes temas serão objetos de palestras e sessões de planetário. Na abordagem destes tópicos será realçado não apenas os aspectos históricos mas também o impacto que tiveram na ciência no Brasil hoje e nas perspectivas que oferecem.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Júlio César Fabris
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
astronomia nas montanhas capixabas
Resumo:
A Astronomia nas Montanhas Capixabas envolve um leque de atividades que inclui observações do céu noturno com telescópios, sessões de planetário, palestras e oficinas. Muito embora o leque de atividades seja variado, haverá uma ênfase nas pesquisas atuais em astrobiologia. A astrobiologia tem adquirido uma importância crescentes no mundo científico, muito disto devido à detecção dos exoplanetas e de moléculas, principalmente as orgânicas, no espaço interestelar. Neste sentido, a astrobiologia gerou uma confluência de diversas atividades científicas antes, em princípio, desconexas, entre as quais, podemos citar: Astronomia, Física, Química, Biologia. Vide projeto em anexo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Página 65 de 129
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
30 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.921 - 1.950 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript