Projetos de Pesquisa

 

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Sara Miriam Goldchmit

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • design da informação para educação em saúde em artrose do quadril e joelho
  • Artrose é a doença musculoesquelética mais comum em adultos maiores de 50 anos, afetando mais de 8 milhões de brasileiros. Causa dor, perda da mobilidade e qualidade de vida, além de gerar alto custo para a sociedade. A informação é essencial para que os pacientes entendam sua condição e cuidados, aumentando as possibilidades de autonomia e bem-estar. Materiais educativos para pacientes disseminados em meios digitais tem potencial para impactar um grande número de pessoas. Entretanto, informações sobre artrose do quadril e joelho disponíveis na internet em língua portuguesa ainda são escassas, inadequadas ou inexistentes em canais de comunicação oficiais dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A questão geral da pesquisa é: como podemos prover e aprimorar a transmissão da informação sobre artrose do quadril e joelho ao paciente do SUS, de modo a aumentar a acessibilidade, compreensão, memorização e satisfação? Este estudo é muito relevante pois a educação em saúde hoje é um pilar no tratamento das disfunções crônicas e otimizar a assimilação do conteúdo educacional é um desafio a ser enfrentado. A hipótese é a de que vídeos informativos sobre artrose do quadril e joelho desenvolvidos segundo métodos, conceitos e técnicas do design da informação terão bom desempenho quanto à acessibilidade, compreensão, memorização e satisfação pelo público-alvo. Estudos recentes sobre design para saúde mostram o valor de prover informação útil e acessível para atingir o cuidado centrado no paciente, paradigma atual da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos anteriores realizados por esta equipe indicam que os usuários gostariam de obter mais informações respaldadas pela equipe médica do SUS, que possam prevenir a piora do quadro clínico, além do formato audiovisual ter tido boa aceitação por este público. Esta pesquisa empregará métodos do Design Centrado no Usuário e Design da Informação, que colocam necessidades e perfis dos usuários como fatores norteadores do projeto.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Sarah Maria Athiê de Souza

Ciências Biológicas

Botânica
  • diversidade de euphorbiaceae s.l. em pernambuco: taxonomia, distribuição e conservação
  • Euphorbiaceae s.l., é um dos principais componentes da flora brasileira ocorrendo em todas as regiões e tipos vegetacionais. O Nordeste, soma cerca de 450 espécies, 40% das quais em Pernambuco, Estado que está entre os três primeiros com maior número de espécies da região. Apesar da representatividade, amplitude de distribuição, importância biológica e econômica, a família não figura entre as quase 30 já monografadas na região. Um dos principais entraves ao conhecimento, gerenciamento e conservação da biodiversidade consiste no impedimento taxonômico. Pernambuco destaca-se negativamente, pois é um dos estados com menor número de famílias completamente monografadas. Dados subestimados da diversidade taxonômica aliados à deficiência sobre a distribuição geográfica criam lacunas de conhecimento que comprometem ações associadas à conservação. Euphorbiaceae tem elevado potencial para se tornar a primeira grande família amplamente conhecida do ponto de vista taxonômico e biogeográfico de Pernambuco, e assim, servir de modelo para propostas de planos de manejo e conservação da fitodiversidade do Estado. Estudos deste nível são extremamente necessários e ultrapassam a importância apenas para o estado ou para os interessados em Euphorbiaceae, já que ajudam a minimizar o impacto negativo do impedimento taxonômico, e se estendem à flora da região como um todo e aos domínios, seriamente ameaçados. Para isso, serão realizadas análises usuais de taxonomia, análises espaciais e de similaridade e a determinação do status de conservação. Ações voltadas às políticas públicas relacionadas à conservação da flora de Pernambuco dependem de estudos com este enfoque. Os dados gerados promoverão melhor circunscrição e conceito dos grupos estudados, categorização do risco de extinção dos táxons no Estado e ainda, auxiliarão ações de manejo/criação de unidades de conservação, além de indicar onde é necessário investir maior esforço de coleta de informações.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Saraí Patrícia Schmidt

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídia, infâncias e discriminação: ampliando o debate sobre comunicação e educação
  • A pesquisa visa a problematizar a cultura da mídia associada à cultura do sucesso e discriminação, que invade o território escolar de diferentes formas. Em um mundo cada vez mais midiatizado, abordar temas como preconceito, discriminação e direitos humanos tornou-se paradoxalmente obrigatório e proibido no atual cenário da educação brasileira. Ao ocultar a diversidade e a pluralidade, a escola torna-se lugar de desconhecimento. O propósito deste estudo é escrutinar a relação entre mídia, infâncias e discriminação, colocando-a no centro do debate acadêmico. Com o auxílio da perspectiva pós-estruturalista, aliada ao debate interseccional e decolonial, é possível compreender a mídia operando dentro de um modelo permeado por regimes de verdade que hierarquizam racionalidades e formas específicas de conhecer. Considerando o quanto a mídia tem sido efetiva na produção das identidades infantis contemporâneas, a pesquisa aqui proposta estrutura-se a partir do objetivo central: investigar como diferentes atores sociais avaliam a efetividade da relação entre mídia e infâncias. Como estratégia metodológica, adota-se uma perspectiva interdisciplinar, e a produção do corpus de análise da investigação será realizada em etapas:a) produção de um inventário midiático que coloque em circulação representações das infâncias brasileiras; b) visitação da exposição fotográfica virtual Criança na Mídia: Tempos de Discriminação e Direitos Humanos; c) discussão sobre o material midiático e a exposição com professores da escola básica e acadêmicos; d) produção de campanhas midiáticas educacionais com acadêmicos de Comunicação;e) na análise teórica, o foco será identificar espaços de tensionamento nas representações das infâncias veiculadas no mapeamento midiático, na exposição, nos discursos dos grupos de discussão e nas campanhas produzidas, analisando-se que elementos entram na discursividade sobre a relação entre mídia, discriminação e constituição das identidades infantis contemporâneas.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Sarita Albagli

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional
  • A pandemia da covid-19 evidenciou o agravamento das emergências sanitárias e suas interrelações com causas e efeitos da crise socioambiental global. A ciência cidadã expande-se como modo de mobilizar a contribuição e o engajamento público na ciência. Este projeto visa identificar e caracterizar formas e práticas de ciência cidadã, suas agendas e metodologias, na prevenção, monitoramento, resiliência e resposta a situações de emergência sanitária, com foco nas questões de governança informacional postas a essas iniciativas. Especificamente visa: a) situar o estado da arte sobre as principais linhas interpretativas e questões teórico-conceituais que informam diferentes vertentes e abordagens de ciência cidadã, e sua aplicação na temática proposta; b) identificar e confrontar experiências demonstrativas de distintos formatos e infraestruturas de ciência cidadã no enfrentamento de emergências sanitárias; c) analisar essas iniciativas de ciência cidadã, do ponto de vista de seus modos de governança informacional, considerando princípios, questões e protocolos adotados na produção participativa, acesso e (re)uso de dados e informações, privacidade e ética, e suas interfaces com outras vertentes e princípios da ciência aberta, particularmente abertura e compartilhamento de dados para pesquisa, infraestruturas e ferramentas de pesquisa abertas; d) subsidiar o estabelecimento de Plataforma de Ciência Cidadã com esse enfoque. A metodologia envolve: levantamento e revisão crítica da literatura pertinente às temáticas enfocadas; definição de parâmetros para análise dos aspectos de governança informacional; levantamento de dados e informações sobre iniciativas e infraestruturas de ciência cidadã no tema proposto, analisando-as com base nos parâmetros definidos; estudos de caso e entrevistas de caráter qualitativo; registro e plano de dados, sínteses interpretativas, discussão e disseminação de resultados e conclusões.
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - DF - Brasil
  • Wed Apr 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025