Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mateus Cecílio Gerolamo

Engenharias

Engenharia de Produção
  • proposta de um framework de cultura organizacional orientada a dados
  • Aumenta a cada dia a quantidade de dados aos quais as organizações têm acesso e são expostas ao fazer negócios de qualquer natureza. Grande parte das empresas apresentam dificuldades em gerir essa grande quantidade de dados, bem como em capitalizar retornos com investimentos em Big Data & Analytics (BDA). Na maioria dos casos, essa dificuldade é caracterizada pela ausência de uma cultura orientada a dados, e não por falta de tecnologia. É evidenciado pela literatura e pela prática que fatores culturais têm se mostrado como uma barreira para que as empresas obtenham vantagens competitivas do grande volume de dados que são coletados atualmente, sejam eles internos ou externos. As organizações investem em tecnologias para analisar os dados e não compreendem o processo transformacional pelo qual a empresa deve passar para se ter uma cultura orientada a dados. Por essa razão, muitas organizações não alcançam os resultados desejados e desistem antes de terem acesso aos benefícios da tomada de decisão baseada em dados. Sendo assim, o problema geral enfrentado é a falta de compreensão sobre a cultura organizacional orientada a dados, o que a compõe, e o processo para alcançá-la. Desta forma, este projeto de pesquisa tem como intuito responder a seguinte questão de pesquisa: quais são os fatores críticos para a implementação de uma cultura orientada a dados? A composição de competências da equipe de pesquisadores e os casos a serem estudados de empresas parceiras deste projeto permitem afirmar que será possível chegar a respostas efetivas para a pergunta de pesquisa. Para responder a pergunta definida, será utilizado como metodologia a Revisão Sistemática Bibliográfica (RBS) e estudos de casos de forma que permitam compreender a cultura orientada a dados conforme a literatura e sua aplicação em organizações brasileiras. Para esse fim, um framework será construído composto pelos fatores identificados na revisão literária e nos estudos de casos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Feb 01 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Mateus de Souza Ribeiro Mioni

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • patógenos emergentes na cadeia produtiva de bovinos, aves e suínos - campylobacter spp., coxiella burnetii e coxiella-like
  • As doenças infecciosas estão surgindo em um ritmo sem precedentes, com impactos significativos nas economias globais e na saúde pública. Dentre os patógenos emergentes, Campylobacter spp. e Coxiella burnetii são bactérias presentes na cadeia de alimentos, mas ainda pouco estudadas. A campilobacteriose vem se destacando em diversos países do mundo como a principal causa bacteriana de doenças de origem alimentar onde Campylobacter jejuni e C. coli são as principais espécies do gênero envolvidas na enfermidade humana, sendo responsável por 90% dos casos. Outro ponto importante é o fato de Campylobacter spp. apresentarem ampla resistência a antimicrobianos. C. burnetii é o agente causal da Febre Q, uma enfermidade que apresenta formas aguda e persistente, levando a importantes consequências aos acometidos, podendo ser transmitida de diversas formas, inclusive pela ingestão de alimentos contaminados. Ademais, Coxiella-like são espécies do gênero que pouco sabemos sobre seu potencial zoonótico. No Brasil, a epidemiologia de ambos os patógenos é pouco conhecida e a disseminação ao longo das cadeias produtivas é uma incógnita. O presente trabalho visa avaliar a presença dessas bactérias em fígados de bovinos, suínos e aves, e carcaças de aves. Levando em consideração a taxa de detecção de Campylobacter spp. e C. burnetii, serão coletados 234 carcaças e 333 fígados de aves, 273 fígados de bovinos e 234 fígados de suínos. Para Campylobacter, as amostras serão submetidas ao isolamento e detecção molecular. As amostras positivas serão genotipadas por técnicas de biologia molecular e avaliadas quando a resistência a antimicrobianos pela análise de MIC e presença de genes relacionados à resistência. Para C. burnetii e Coxiella-like, as amostras serão avaliadas por qPCR e as amostras positivas (Ct<35) serão encaminhadas para o Laboratório de referência na França (ANSES/Sophia-Antipolis) para o isolamento e análises complementares.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mateus Meneghetti Ferrer

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de perovskitas de haleto para conversões energéticas e processos oxidativos avançados
  • A busca de novos materiais para aplicação em conversões energéticas tem sido um tema muito visado a nível global tendo em vista o problema crescente de demanda energética. Entre as fontes de produção energética, o uso de células solares e as rotas de produção de hidrogênio têm ganhado destaque nos últimos anos pelo aumento crescente de eficiência e pelo potencial de sustentabilidade dos processos. Dentro os novos materiais estudados, as perovskitas híbridas orgânica-inorgânica MAPbX3 (X = halogênio e MA = CH3-NH3+), exemplos de perovskita de haleto, são consideradas como a nova geração de células solares. A introdução desta estrutura em célula solar marcou o início da energia fotovoltaica baseada em perovskitas. A classe de perovskitas a base de haleto, com sua grande variedade de composições, ainda é pouco explorada. Em geral, as perovskitas de haleto estudadas até o presente momento apresentam band-gap menores que as perovskitas óxidas. Além disso, a taxa de recombinação de cargas e as posições das bandas altamente moduláveis influenciam diretamente nos potenciais de fotocatálise e nos potenciais de injeção de foto-carga. A presente proposta tem como objetivo investigar novas perovskitas de haleto que apresentem potencial de aplicação tanto em conversão energética quanto em processos fotocatalíticos. A capacidade fotocatalítica será testada tanto para a degradação de poluentes quanto para a produção de hidrogênio. Apesar do campo pouco explorado, tal classe já vem sendo estudada a nível teórico-experimental pela equipe da proposta. Os materiais até então desenvolvidos vêm originando resultados inéditos e com publicações em revistas de impacto considerável. O financiamento do projeto será direcionado para permitir a síntese experimental, que atualmente é realizada no ICMM em Madrid, diretamente na instituição do proponente. Assim, a proposta impulsionará estes estudos e permitirá que pesquisadores experimentais sejam inseridos nesta linha experimental.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mateus Nóbrega Aoki

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • biópsia líquida para diagnóstico de câncer de pâncreas por ngs através da detecção de mutações em kras, smad4, tp53 e cdkn2a em cell-freedna
  • O câncer de pâncreas ocupa o 13o lugar em incidência no Brasil e 6o em mortalidade entre todos os tumores, sendo responsável por 4% das mortes relacionadas a câncer no país, com onze mil óbitos anuais. Apesar dos avanços recentes, a sobrevida em 5 anos continua extremamente baixa, de 10% mesmo em países desenvolvidos. Além disso, a sua incidência quase dobrou nas duas últimas décadas e há projeção de se tornar a segunda maior causa de morte por câncer nos EUA em 2030. Os fatores de risco não-hereditários ainda não são totalmente esclarecidos, descritas associações com fumo, diabetes, obesidade e pancreatite crônica. Em relação a alterações genéticas somáticas destacam-se 4 genes com maiores taxas de mutações: KRAS, TP53, SMAD4 e CDKN2A. Além da alta agressividade, outro ponto chave na elevada taxa e mortalidade nesta doença remete ao seu difícil e tardio diagnóstico. Este diagnóstico é auxiliado por exames de imagem como ressonância magnética e tomografia computadorizada, entretanto a confirmação ocorre por biópsia ou mesmo cirurgicamente. Por isso, o desenvolvimento de métodos diagnósticos sensíveis e não-invasivos utilizando sequenciamento de nova geração (NGS) em plasma são essenciais para a evolução científica e clínica. Com isso, o diagnóstico será realizado de forma precoce, possibilitando melhor conduta terapêutica, clínica e elevando a sobrevida dos pacientes com câncer de pâncreas. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um teste molecular para biópsia líquida por NGS para detecção de mutação nos genes KRAS, TP53, SMAD4 e CDKN2A em cell-free DNA em pacientes com câncer de pâncreas. Além do conceito de diagnóstico molecular, esse teste poderá ser utilizado para avaliação de prognóstico da doença, com a detecção de acúmulo de mutações nestes genes ao longo da doença. Com isso, apresentaremos uma solução sensível, moderna e aplicável a prática clínica em câncer de pâncreas, que representará um avanço substancial no seu diagnóstico e prognóstico.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • Tue Dec 06 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025