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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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IEMA
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Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
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Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Ana Paula Ribeiro Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
estratégias para a restauração da função das gônadas feminina e masculina ovinas após criopreservação
Resumo:
Ao contrário da criopreservação de embriões, oócitos maduros ou espermatozóides, a criopreservação do ovário e testículo não necessita de estimulação gonadal; pode ser realizada em qualquer idade e fase da vida reprodutiva do indivíduo, podendo também ser realizada após a morte do animal. Além disso, a criopreservação e cultivo in vitro (CIV) de gônadas é uma das opções mais promissoras para a preservação da fertilidade feminina e masculina de indivíduos economicamente valiosos, como os ovinos, quando não podem ser submetidos a técnicas convencionais de reprodução assistida. O CIV de ovário ou testículo após um período indefinido de crioestocagem permite a retomada da função gonadal para posterior utilização em técnicas de reprodução assistida e finalmente, a produção de crias viáveis. Embora nossa equipe já tenha definido um protocolo para a criopreservação do ovário de ovelhas, a obtenção de oócitos fertilizáveis após o CIV de ovário ainda é um grande desafio. No entanto, estudos têm mostrado que o co-CIV com células-tronco mesenquimais (CTMs) tem resultado em avanços significativos para o desenvolvimento de embriões e folículos isolados. Portanto, como será investigado nesse estudo, nós acreditamos que o co-CIV de ovários com CTMs após a criopreservação, possa garantir o desenvolvimento de folículos pré-antrais presentes no córtex ovariano. No tocante ao testículo, a literatura também mostra resultados promissores em camundongos (espermatogênese completa) após o CIV de fragmentos testiculares. No entanto, tem sido observado que o centro do fragmento é pouco perfundido pelo meio, o que leva à degeneração dos túbulos seminíferos. Assim, a difusão do tecido pode facilitar a penetração do meio, a nutrição celular e naturalmente, a manutenção da morfologia e função celular e tecidual, o qual será investigado no presente estudo.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Ana Paula Santana Coelho Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
Resumo:
A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Ana Paula Santos de Melo Fiori
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
Resumo:
Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida Terra dos Marechais, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
Instituição/UF/País:
IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2025
Ana Pires do Prado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
Resumo:
O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
15/12/2023-31/12/2026
Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a fabricação de um interior para o brasil: o alto sertão e as lutas de independência
Resumo:
O processo de independência brasileiro foi marcado também pelo esforço para estabelecer o território da nação, com a manutenção dos limites da antiga América Portuguesa, num processo inverso à fragmentação experimentada pela vizinha América Espanhola. Internamente, a definição do espaço político e administrativo, bem como suas fronteiras, foi controversa. Trata-se da tentativa de domínio de um espaço que ficou conhecido como Alto Sertão, distante do centro administrativo da nova nação, e que desafiava o poder e alcance da Corte do Rio de Janeiro, bem como os limites geopolíticos das províncias do Norte. Importa entender a tensão entre uma delimitação territorial alheia aos projetos de integração e a consolidação do território e do Império do Brasil nos moldes da Corte. Para isso, é necessário superar uma discussão que restringe o período da independência como passivo e pacífico e evidenciar como esse processo foi demorado, tendo efeitos até 1825, e não imediatista, como marcado pela historiografia tradicional do evento independência ou morte. E compreender quão ameaçadora pode ter sido a ocorrência de revoltas para os projetos de integração e manutenção do território brasileiro em toda a sua extensão; analisar em que medida a Revolução Pernambucana (1817) e a Confederação do Equador (1824) se constituem, junto à revolta de Pinto Madeira (1831), no Ceará, três momentos de um mesmo conflito em torno do território e suas bases de poder (que contribuíam para uma centralização administrativa e a formação da nação); e, nesse processo, estudar as tensões entre proprietários de terras e políticos do Alto Sertão, com relação à produção do território da nação. A documentação arrolada para a pesquisa é em parte inédita e constituída por fontes cartoriais, cartográficas, correspondências oficiais, documentos militares e processos-crimes relacionados às questões de terra e marcos espaciais do chamado Alto Sertão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
24/08/2022-31/08/2025
Ana Teles da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Museologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
60 anos da coleção de arte africana no mnba fortalecendo identidades.
Resumo:
Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
Instituição/UF/País:
Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
Vigência:
05/01/2023-28/02/2026
Ana Tereza de Abreu Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Astronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
Vigência:
14/12/2023-31/12/2025
Ana Tereza Reis da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
Resumo:
O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Ana Valéria Machado Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rompendo as barreiras da desinformação: a ciência cidadã como aliada na educação, informação, comunicação e na tradução do conhecimento à promoção da saúde
Resumo:
O crescimento exponencial de informações imprecisas, falsas ou enganosas, contribuiu para a disseminação da desinformação em saúde nas redes digitais. A desinformação pode ter consequências graves aos processos de cuidado, saúde-doença da população. Serão exploradas seis questões de pesquisa, que versam desde o conhecimento, atitudes e práticas dos profissionais que atuam na APS/ESF, sobre o fenômeno desinformação em saúde até o desenho de estratégias à tradução do conhecimento em saúde para que profissionais da APS/ESF desenvolvam alfabetização midiática como habilidade crítica para navegar em ambientes digitais e tomar decisões embasadas sobre quais informações, confiar e compartilhar, e como isso pode influenciar à promoção da saúde e prevenção de doenças. Visa analisar as características da desinformação em saúde evidenciando possibilidades comunicacionais baseadas na qualidade da informação em saúde em apoio à tomada de decisões sobre os processos de cuidar da saúde e doença de situações agudas ou crônicas pelos profissionais da APS/ESF, à prevenção da desinformação e seus reflexos na saúde da comunidade. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo e experimental-analítico de abordagem mista quali-quantitativa, nas cinco regiões. Produzirá revisões de literatura e aplicará metodologias de múltiplos métodos para analisar o processo de desinformação em saúde, seus reflexos e consequências. Espera-se a compreensão da atuação dos ACS e ACE da APS/ESF quanto ao acesso, uso e gestão da informação e desinformação em saúde; aferição da qualidade da informação em saúde nas fontes oficiais de informação em saúde; caracterização dos conteúdos desinformativos com foco na criação e aplicação de parâmetros com vistas à aferição do conteúdo analisado existente nas mídias sociais; desenvolvimento de mapas das redes oficiais do Ministério da Saúde; produção de fact sheet e visual abstract com os resultados para gestores e técnicos, profissionais do Sistema Único de Saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
13/12/2023-31/12/2026
Ananda Portella Félix
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo longitudinal sobre as alterações na digestibilidade da dieta medidas in vivo e in vitro e nos metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento
Resumo:
Embora a avaliação da digestibilidade da dieta em cães seja considerada um procedimento não invasivo, pode induzir estresse aos animais devido ao tempo de confinamento para coleta de fezes. Desta forma, o desenvolvimento de técnicas in vitro, que simulem situações experimentais in vivo, é de grande importância para o futuro da ciência e do bem-estar de animais de laboratório. Embora métodos de digestibilidade in vitro já tenham sido desenvolvidos para cães adultos, não foram encontrados estudos que comparassem os resultados obtidos in vitro com os obtidos in vivo em cães filhotes. Como na fase de crescimento o sistema gastrointestinal dos filhotes ainda está em amadurecimento e o seu microbioma intestinal ainda não está bem estabelecido, é possível que resultados obtidos in vitro não sejam representativos dos obtidos in vivo em filhotes. Dessa forma, objetivou-se comparar os métodos in vivo e in vitro de determinação da digestibilidade da dieta em cães filhotes durante o seu crescimento. Ainda, objetiva-se avaliar o efeito da idade sobre os metabólitos de fermentação e microbioma intestinal em cães em crescimento. Serão utilizados 8 cães da raça Beagle (4 machos e 4 fêmeas), não castrados, com idade inicial de 60 dias até os 12 meses de idade. Os animais serão alimentados com uma mesma dieta seca extrusada comercial para cães em crescimento. Serão avaliados dois métodos para análise de digestibilidade da dieta: in vivo (coleta total de fezes) e in vitro (utilizando pepsina e pancreatina). Fezes serão coletadas com 2, 6, 9 e 12 meses de idade para avaliação in vivo da digestibilidade, metabólitos de fermentação (aminas biogênicas, ácidos graxos de cadeia curta e ramificada, fenóis, indóis e amônia) e microbioma por sequenciamento de nova geração. Os dados serão analisados utilizando o PROC MIXED do SAS, considerando P<0,05, com exceção dos dados de microbioma, nos quais a abundância diferencial entre os gêneros será analisada pelo teste LEfSe (P-ajustado < 0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Ananias Francisco Dias Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
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Currículo
Título do Projeto:
explorando o potencial terapêutico de nanopartículas formadas do bio-óleo obtido da pirólise da biomassa para o tratamento de doenças infecciosas e crônicas
Resumo:
As doenças crônicas e infecciosas representam um enorme desafio para a saúde pública global. Enquanto as doenças crônicas, como o câncer, impactam milhões de pessoas com efeitos a longo prazo, as doenças infecciosas causadas por microrganismos podem se disseminar rapidamente, resultando em surtos devastadores. Nesse contexto, o bio-óleo (BO) vegetal resultando do processo termoquímico de pirólise surge como uma alternativa eficiente e sustentável para a produção de novos produtos terapêuticos devido à sua rica composição química. Nesse sentido, o resíduo de madeira gerado no fim do ciclo produtivo de Citrus sinensis surge como uma opção para a produção de BO, além de favorecer a reutilização desse resíduo. Um dos principais desafios do uso do BO em indústrias, especialmente na farmacêutica, é sua instabilidade. Portanto, este projeto tem como objetivo principal produzir nanopartículas a partir de bio-óleo obtido da pirólise da madeira residual de C. sinensis e avaliar seu potencial bioativo, visando estabelecer uma base para o desenvolvimento de novos medicamentos. A madeira residual de C. sinensis será caracterizada física e quimicamente. Em seguida, o material será submetido ao processo de pirólise para obtenção dos BOs. Estes, passarão pelo processo de destilação e purificação onde serão determinados suas características físicas e composição química (GC-MS; FTIR e UV-Vis). Posteriormente, serão produzidas as nanopartículas a partir de BOs (NBOs) produzidos com material bruto, destilado e bidestilado e avaliados sua estabilidade em função do tempo e temperatura. Suas propriedades bioativas serão avaliadas a partir de ensaios de citotoxicidade com células normais e cancerígenas, atividade antioxidante e atividade antimicrobiana e antibiofilme contra leveduras e bactérias Gram-positivas e Gram-negativas de importância clínica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
06/01/2024-31/01/2026
Anderson Castro Soares de Oliveira
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a feira de ciências e mostra científica da ufmt: impulsionando a cultura científica na educação básica
Resumo:
A Feira de Ciências e Mostra Científica da UFMT (FCMC/UFMT) é um projeto educacional inovador que tem como base as escolas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, mas está aberto para a participação de escolas de outros municípios. O principal objetivo da FCMC/UFMT é promover a cultura científica entre os jovens, integrando-os em uma atmosfera investigativa e científica. A proposta se concentra em formar estudantes, estimular a criatividade, promover a pesquisa aplicada e desenvolver uma visão crítica e valorização da cultura. Além disso, a FCMC/UFMT busca disseminar o conhecimento por meio de atividades educativas, atraindo alunos, professores e a sociedade em geral. Este projeto não apenas fortalece a educação científica nas escolas, mas também pavimenta o caminho para um futuro mais iluminado, informado e sustentável. A FCMC/UFMT acredita que o conhecimento científico é para todos, independentemente de onde estejam localizadas as escolas, e convida escolas de todos os municípios a se juntarem a nós nesta emocionante jornada de descoberta e aprendizado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
12/12/2023-31/12/2025
Anderson da Cunha Baia
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o instituto central de ginástica sueca de estocolmo: formação, sujeitos e métodos (1814 a 1900)
Resumo:
Este projeto propõe investigar o Instituto Central e Real de Ginástica de Estocolmo (GCI). A ginástica sueca foi constituinte de um movimento europeu que emergiu nos fins do século XVIII, orientado por uma abordagem de corpo ancorada nos discursos científicos e higiênicos. O sueco Pehr Henrick Ling propõe a seu governo a criação de um Instituto que atuaria no treinamento de jovens, por meio da ginástica. Nasce, em 1814, o Instituto sob a tutela da coroa sueca, que desenvolve e divulga o sistema lingiano - Ginástica Sueca - em diferentes partes do mundo. Essa proposta faz parte de estudos que o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ginástica tem realizado, e que tem se inquietado com lacunas no campo: Como foi a formação em ginástica ofertada pelo GCI ao longo do século XIX? Quais os atores envolvidos nas definições da formação proposta? Como os alunos do GCI reproduziam/ressignificavam o que lá aprendiam? Assim, temos como objetivo geral compreender o protagonismo do Instituto no que diz respeito a formação de professores de ginástica, a circulação dos diversos sujeitos que no GCI tiveram sua formação e a fizeram circular pelo mundo, e, os diferentes métodos de ginástica sueca que surgiram a partir desses sujeitos, no período de 1814 a 1900. Metodologicamente, apoiamos nos conceitos de mediação cultural e circulação, de Gruzinski, e apropriação, de Chartier, os quais nos ajudarão na leitura de um leque de fontes colhidas, e ainda não analisadas, no atual Instituto de Ginástica de Estocolmo, na Suécia, que ao longo do tempo abrigou a história do GCI. Acreditamos que o GCI se torna o epicentro da ginástica de Ling no mundo, divulgando o método e fazendo-o viajar além das fronteiras suecas. Estudar, pois, a formação ofertada por esta instituição, os sujeitos que do Instituto saíram e reproduziam e ressignificavam o que lá aprendiam, assim como construíam diferentes formas de praticar a ginástica sueca em diferentes lugares do mundo, parece-nos imprescindível.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Anderson de Moura Zanine
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
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Currículo
Título do Projeto:
modulação do déficit hídrico com silicato de sódio estabilizado e microrganismos associados: processos ecofisiológicos, estequiometria, sanidade e eficiência agronômica do milho e sorgo para produção de grãos e silagens em dietas de ruminantes na entressa
Resumo:
A proposta é um projeto de inovação e, tem como meta de mostrar que é possível diminuir N-fertilizante com o emprego de Azospirillum, como alternativa de FBN na tentativa de diminuir a fertilização química, e consequentemente as deposições de Nr nos ecossistemas, assim como melhorar a eficiência do uso da água a partir do emprego da fertirrigação com Si estabelecendo as doses viáveis agronomicamente e zootecnicamente para o cultivo irrigado do milho e do sorgo e, na produção de grãos e silagens. Para o exp. 1, será utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x4x2 com cinco repetições, sendo duas culturas, sorgo forrageiro e o milho híbrido; quatro doses de Si fornecidas via fertirrigação: 0; 4; 8 e 12 kg/ha com e sem inoculação das sementes com A. brasilense (cepas Ab-V5 e Ab-V6). Serão por 2 anos avaliadas (duas secas) as características ecofisiológicos, produtivas, sanidade, eficiência agronômica e índice de colheita de grãos das culturas. No exp. 2, será avaliado as silagens de milho e sorgo, da forma tradicional no momento da colheita com grão farináceo, oriunda do mesmo delineamento supracitados. No exp. 3, será avaliado as silagens de milho e sorgo, oriunda dos tratamentos supracitados, mas, na forma de silagem de ração total para dietas de bovinos, utilizando o mesmo delineamento experimental. As dietas experimentais, na forma de ração completa (SRC), serão feitas de maneira a atender as exigências nutricionais de vacas leiteiras confinadas de acordo com NRC (2001). No exp. 4, de forma similar, será avaliado as silagens de milho e sorgo, oriunda dos tratamentos supracitados, mas na forma de SRC para dietas de ovinos confinados (NRC, 2007), utilizando o mesmo delineamento. Assim a intenção seria indicar além da tecnologia de plantio e colheita para silagens na forma tradicional, irá se estabelecer também, uma dieta completa para as vacas de leite e para ovinos como efeito aditivo à aplicação da tecnologia para os produtores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Anderson de Oliveira Lobo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
bioimpressão de plataformas biomiméticas utilizando hidrogéis inteligentes para aplicações osteocondrais
Resumo:
Neste projeto vislumbra-se desenvolver hidrogéis inteligentes com liberação controlada de oxigênio para serem utilizados como biotintas para a bioimpressão 3D. Sendo assim, propõe-se o desenvolvimento de plataformas biomiméticas tridimensionais para o estudo de modelos in vitro e in vivo de falhas ósseas e osteocondrais. Hidrogéis contendo micro e nanopartículas inteligentes que liberam oxigênio, células tronco mesenquimais serão bioimpressos e criobiompressas e estudado utilizando microbioreatores e plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo de modelos de patologias relacionadas a reparação óssea e junção osteocondral in vitro. Os conjuntos de biomateriais que se destacarem serão analisados em modelos in vivo em modelos animais de falhas ósseas e osteoartrite. Com todos estes argumentos e propostas, espera-se que este projeto consiga: (i) iniciar uma linha de pesquisa inovadora no Brasil e especialmente na região Nordeste; (ii) dar continuidade a formação de recursos humanos na área de Nanobiomateriais e Bioimpressão 3D; (ii) estreitar e ampliar a rede colaborativa já criada na UFPI com excelentes centros de pesquisa nacional e mundial; (iii) explicar a importância de se obter estruturas biomiméticas utilizando biomateriais inteligentes; (iv) explicar a influência e dependência do oxigênio para controlar a formação de tecido ósseo e cartilaginoso especialmente para o tratamento de osteoartite; (v) desenvolver plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo e tratamento de patologias relacionadas a falhas ósseas e junção osteocondral in vitro e (vi) avaliar os novos biomateriais inteligentes desenvolvidos em modelos animais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
26/12/2023-31/12/2026
Anderson de Oliveira Lobo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
criobioimpressão de scaffolds biomiméticos utilizando hidrogéis inteligentes para aplicações osteocondrais
Resumo:
Neste projeto vislumbra-se criobioimprimir hidrogéis inteligentes com liberação controlada de oxigênio contendo micro/nanopartículas e nanofibras poliméricas incorporadas para aplicações osteocondrais. Sendo assim, propõe-se o desenvolvimento de plataformas biomiméticas tridimensionais para o estudo de modelos in vitro e in vivo de lesões ósseas e osteocondrais. Hidrogéis contendo micro e nanopartículas inteligentes que liberam oxigênio, osteoblastos, condrócitos e células tronco mesenquimais serão bioimpressos e CRIObioimpressos e estudado utilizando microbioreatores e plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo de modelos de patologias relacionadas a junção osteocondral in vitro. Os conjuntos de biomateriais que se destacarem serão analisados em modelos in vivo em modelo animal de osteoporose e osteoartrite. Com todos estes argumentos e propostas, espera-se que este projeto consiga: (i) iniciar uma linha de pesquisa inovadora no Brasil e especialmente na região Nordeste; (ii) dar continuidade a formação de recursos humanos na área de Nanobiomateriais e Bioimpressão 3D; (ii) estreitar e ampliar a rede colaborativa já criada na UFPI com excelentes centros de pesquisa nacional e mundial; (iii) explicar a importância de se obter estruturas biomiméticas utilizando biomateriais inteligentes; (iv) explicar a influência e dependência do oxigênio para controlar a formação de tecido ósseo e cartilaginoso especialmente para o tratamento de osteoartite; (v) desenvolver plataformas do tipo Lab on a Chip para o estudo e tratamento de patologias relacionadas a junção osteocondral in vitro e (vi) avaliar os novos biomateriais inteligentes desenvolvidos em modelos animais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Anderson de Rezende Rocha
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inteligência artificial no estudo de biosinais com dispositivos vestíveis para promoção da saúde e bem-estar
Resumo:
Em 2021, estabelecemos uma parceria chave entre a indústria de tecnologia e as seguintes unidades da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Instituto de Computação, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Faculdade de Educação Física e Instituto de Física Gleb Wataghin. Juntos, lançamos o Hub de Saúde e Bem-Estar chamado "Viva Bem", financiado, até o momento, majoritariamente por recursos privados. O Hub Viva Bem tem como foco principal o desenvolvimento de métodos de inteligência artificial (IA) para a promoção da saúde e do bem-estar, utilizando dispositivos de tecnologia vestível, como smartwatches (relógios inteligentes). À medida que nos aproximamos do final do segundo ano do projeto, que tem uma duração de 5 anos, com a possibilidade de renovações, identificamos a necessidade de validar muitas das pesquisas realizadas com dispositivos padrão ouro ou tradicionalmente aceitos na área médica, e que não dispomos atualmente no Hub. Tais equipamentos não fazem parte dos recursos atualmente aportados no projeto. Portanto, a presente solicitação de financiamento da CNPq visa preencher essa lacuna crucial e complementar um projeto que tem demonstrado ser bem-sucedido, disruptivo e inovador, realizando pesquisa de ponta e fazendo a tão necessária translação de resultados científicos à indústria, levando o que há de melhor na Ciência aplicada a saúde e bem estar à população em geral. Quanto à aplicabilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), este projeto é altamente relevante. O SUS enfrenta desafios significativos, incluindo a sobrecarga do sistema de saúde,diagnóstico tardio de doenças crônicas e um melhor monitoramento destas. A detecção precoce e o acompanhamento contínuo de condições médicas podem resultar em intervenções mais eficazes e de menor custo financeiro. A IA pode melhorar o diagnóstico precoce, o acompanhamento de pacientes e a gestão de recursos no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
14/12/2023-31/12/2026
Anderson Junger Teodoro
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
aproveitamento integral de frutas nativas da mata atlântica: avaliação do potencial bioativo e tecnológico de óleos essenciais de frutas para formulação de bebidas fermentadas
Resumo:
O conhecimento na área de Ciência de Alimentos é fundamental para apoio da bioeconomia que gera desenvolvimento de produtos, processos e serviços. Espécies frutíferas nativas aumentam a perspectiva de produtos que agregam valor às matérias primas local, atuando na diversificação e crescimento econômico, como alternativas agrícolas que atendam às inovações e produtos mais saudáveis. Os óleos essenciais de frutas apresentam compostos aromáticos e bioativos, que trazem vantagens biológicas e tecnológicas para uso como ingrediente/aditivos. Os trabalhos desenvolvidos no Brasil com a produção local e integrada ainda são escassos, tendo a necessidade de informações sobre estes óleos para sua utilização no desenvolvimento de novos produtos e benefícios para a saúde humana. A proposta visa atender a demanda por ingredientes alimentares provenientes da biodiversidade brasileira. Os óleos essenciais extraídos de frutas apresentam um elevado potencial para uso como aromatizante e conservante natural, que podem melhorar as características sensoriais e microbiológicas, além do valor nutricional e da funcionalidade do produto final. O projeto inovador, multiusuário, interinstitucional e dentro das áreas estratégicas do MCTIC envolverá quatro etapas: na primeira serão realizados ensaios para caracterização nutricional e química de resíduos e polpas frutas nativas e exóticas, de diferentes safras, com posterior produção de extratos e óleo essencial, para utilização em modelos celulares e animais. Na segunda, com base do potencial bioativo identificado, será realizado planejamento experimental para elaboração dos oleogéis com a incorporação dos óleos essenciais como ingrediente/aditivo capaz de controlar a liberação de aroma e atividade antimicrobiana em bebidas fermentadas, seguida da terceira etapa, onde serão avaliadas a atividade biológica in vitro em linhagens humanas de câncer e a atividade biológica in vivo, através de modelos animais suplementados com extratos e bebidas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Anderson Luis do Espírito Santo
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório de inovação social da fronteira: fortalecendo a democracia na fronteira brasil-bolívia
Resumo:
Debater a inovação social atrelada à abordagem do Bem Viver, surge como uma proposta potente para reconhecermos o enfrentamento dos desafios das sociedades latino-americanas, promovendo e valorizando a participação democrática, reavivando os laços comunitários e a busca por uma relação menos predatória com a Natureza. Assim, o estudo dos Ecossistemas de Inovação Social (EIS) sua emergência, desenvolvimento e consequências nas Arenas Públicas das cidades mostra-se relevante, afinal, diante de desafios socioambientais, inúmeras ações acabam emergindo visando fazer face à complexidade dos problemas públicos contemporâneos. Mas, como diferentes coletivos, organizações e instituições promovem inovação social na fronteira Brasil-Bolívia? (onde será realizada essa pesquisa). Em que medida essas organizações interagem em rede e tem gerado transformação social nessa fronteira? Esse projeto parte do Observatório de Inovação Social da Fronteira (OBISFRON), plataforma digital e colaborativa que tem por objetivo fortalecer e apoiar a democracia em Corumbá e Ladário (Brasil) e Puerto Suárez e Puerto Quijarro (Bolívia). Parte-se da evidência que na fronteira a democracia é confundida com segurança pública, foco majoritário das políticas públicas. As ações do poder público não tem dialogado com as ações/demandas da sociedade civil. Portanto, reconhecer um EIS é uma forma democrática de demonstrar e apoiar as experiências participativas nessa fronteira, colocando em destaque a ação das comunidades (seus desafios, atividades, necessidades e parcerias). Metodologicamente, o enfoque teórico-analítico articula os estudos sobre EIS, a sociologia dos problemas públicos e o Bem Viver para cartografar o EIS apresentado no OBISFRON e gerar artigos, cartilhas, palestras, seminários e ações de extensão com as comunidades (visando seu fortalecimento), com os discentes das escolas públicas(aprendizagem) e com os agentes públicos (dialogar a gestão e as políticas públicas com a comunidade).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Anderson Luiz Ribeiro de Paiva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da filtração em margem como alternativa para o suprimento de água potável na região semiárida do estado de pernambuco
Resumo:
A Filtração em Margem (FM) consiste na construção de poços de bombeamento próximo às margens de um manancial superficial. A ação de bombeamento provoca uma diferença do gradiente hidráulico entre o manancial superficial e o manancial subterrâneo, induzindo, ainda mais, o fluxo da água do manancial superficial pelo meio poroso até o poço de bombeamento. Nessa passagem da água pelos sedimentos do solo, ocorrem diversos processos físicos, químicos e biológicos responsáveis pela atenuação de poluentes. A FM se sobressai ao tratamento convencional utilizado em estações de tratamento de água por ter processos naturais, que causam redução no uso de produtos químicos durante o tratamento e, consequentemente, os custos da FM são menores quando comparados aos métodos tradicionais. Por esses benefícios, essa técnica já vem sendo utilizada para abastecimento público em várias partes do mundo. A técnica de FM vem se mostrando eficiente na remoção de contaminantes emergentes, sobretudo os fármacos. Esse tipo de contaminação tem sido de grande preocupação científica, devido seus efeitos toxicológicos. Além disso, métodos convencionais de tratamento de água não são eficientes na remoção desses compostos. Para aprimorar os estudos sobre a FM a compreensão dos processos que ocorrem na interface rio-aquífero é essencial. Vários estudos vêm surgindo sobre a Zona Hiporreica, que é considerado um ambiente de transição entre as águas superficiais e subterrâneas. Nesse ambiente ocorrem intensas atividades biogeoquímicas que auxiliam na atenuação de diversos poluentes. O trabalho tem por objetivo avaliar o potencial do município de Petrolândia, situado no semiárido pernambucano, e implementar um sistema de FM para complementação do abastecimento público na região. Além disso, avaliar a eficiência da FM na remoção de compostos farmacêuticos e aprimorar os estudos físico-químicos e biológicos em relação a zona hiporreica e sua influência na melhoria da qualidade de água durante a FM.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
01/02/2024-28/02/2027
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