Projetos de Pesquisa

 

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Robert Neil Gerard Miller

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mal-do-panamá: genômica aplicada a busca de genes de resistência
  • A banana (Musa spp.) representa a base da alimentação familiar em diversos países. A ausência de variação genética tem resultado em uma lavoura com pouca resistência a pragas e doenças. Dentre os patógenos que atacam a cultura, o mal-do-Panamá, causado por três raças fisiológicas do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, e considerado hoje a doença mais importante nas regiões produtoras do mundo. Um patógeno com a viabilidade prolongada no solo, não há métodos físicos, químicos e biológicos satisfatórios para seu controle. Dependendo do nível de resistência, plantas doentes podem não chegam a produzir cachos, ou têm frutos com valor comercial comprometido. O ‘mal-do-Panamᒠcausada pela raça 1 é de extrema importância para o Brasil, com altos níveis de incidência da doença no cultivar ‘Maç㒠e variedades do subgrupo ‘Prata’. A medida de controle mais eficiente é o desenvolvimento de variedades resistentes ao patógeno, e a genômica pode ser uma grande aliada na descoberta de genes de resistência, para a sua introgressão em cultivares comerciais. Uma nova abordagem, conhecida como RenSeq, vem sendo utilizada para o enriquecimento e sequenciamento de genes de resistência da família NLR, que são elementos fundamentais na resistência de plantas a doenças. As atividades propostas envolvem a caracterização do transcritoma radicular da interação entre F. oxysporum f. sp. cubense raça 1 e o genótipo selvagem de M. acuminata Calcutta 4, resistente.a raça 1. O mapeamento de transcritos contra NLR scaffolds possibilitará ume analise precisa de expressão de genes deste família de receptores durante a cinética da interação com o patógeno. Os genes candidatos serão validados através de RT-qPCR e transformação genética de plantas modelo. Os avanços na identificação de genes envolvidos em imunidade vegetal em Calcutta 4 e a aplicação no melhoramento podem trazer benefícios para o pequeno produtor, mitigando as perdas de produtividade e beneficiando o consumidor final.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Robert Wegner

Ciências Humanas

História
  • história da genética e de seus impactos: raça, racismo e população no brasil
  • O século XX já foi considerado o século da genética. É difícil exagerar os impactos da genética na economia, especialmente na agricultura, desde o aperfeiçoamento, no início do século XX, dos antigos métodos de melhoramento das sementes e dos rebanhos por meio do cruzamento controlado até os alimentos transgênicos produzidos contemporaneamente pela agroindústria, passando pela produção de sementes híbridas e sua associação com a revolução verde a partir dos anos 1960. Da mesma forma, as práticas e ideias políticas dirigidas às populações são uma demonstração da centralidade da genética, a começar pelos movimentos eugênicos das primeiras décadas do século XX, dos quais os desenvolvimentos iniciais da genética eram indissociáveis, passando pelos debates sobre a existência ou não existência de raças humanas e a substituição da categoria raça pela de população desde o período após a Segunda Guerra Mundial, até as revoluções nos diagnósticos, tratamentos e gestão da medicina provocadas pela genômica. O objetivo da pesquisa é o de desenvolver uma história da genética no Brasil, levando em consideração seus impactos sociais, econômicos e políticos. Procuraremos investigar as divergências políticas e as controvérsias científicas na história da genética, desde o movimento eugênico até o desenvolvimento da genômica, passando pela genética das populações humanas, especialmente no que diz respeito aos juízos antagônicos em relação à mistura racial. O mendelismo não resolveu as controvérsias em torno desse tema que vinha desde o século XIX, assim como as campanhas antirracistas levadas a cabo pela UNESCO no Segundo Pós-Guerra não resultaram no abandono absoluto de categorias racializadas nas teorias científicas nem, tampouco, das práticas racistas. Nosso projeto pretende enfrentar o desafio de desenvolver a pesquisa por meio de uma equipe que opere de forma efetivamente transdisciplinar, daí a reunião de historiadores das ciências, antropólogos, sociólogos, biólogos, geneticistas e educadores. Ao lado disso, somos desafiados a pensar no caminho sugerido por Peter Wade, que, baseado no debate contemporâneo da antropologia que põe em questão a dicotomia do pensamento ocidental entre nature (natureza) e nurture (cultura), argumenta que “raça” sempre tem sido como uma “natural-cultural assemblage” na qual “natureza” e “cultura” estão sempre moldando uma à outra, e as diferenças entre elas nem sempre são claras. Para pensar o racismo e confrontar o racismo a partir desse ponto de vista, consideramos que o método de Foucault pode ser uma ferramenta útil. Sua noção de “racismo de estado”, conectada ao seu conceito de “biopolítica”, é crucial para compreender como o racismo atravessa o século XX e o século XXI mesmo depois das teorias do racismo científico do século XIX serem completamente desacreditadas. O racismo persiste mesmo com todas as mudanças científicas, políticas, sociais e econômicas que marcaram o Ocidente desde o Segundo Pós-Guerra. Seguindo Foucault, a questão fundamental diz respeito a perceber em que momentos entra em operação, seja em bases predominantemente biológicas seja com suporte culturalista, uma maneira de cindir uma população em grupos distintos e, a partir daí, hierarquizar esses grupos. Os objetivos da equipe podem ser desdobrados nos seguintes tópicos: Estudar as primeiras pesquisas mendelianas desenvolvidas nas escolas agrícolas das primeiras décadas do século XX e as relações de pesquisadores dessas escolas com o movimento eugênico; Desenvolver pesquisa sobre o movimento eugênico, as políticas reprodutivas no Brasil dos anos 1920 e 1930 e o desenvolvimento da biotipologia no Brasil entre 1930 e 1945; Desenvolver pesquisa sobre a institucionalização da genética no Brasil, especialmente a partir da atuação de Theodosius Dobzhansky; Desenvolver pesquisa relativa ao debate racial no âmbito da UNESCO, especialmente a partir de Otto Klineberg e Julian Huxley; Investigar a atuação de Renato Kehl após a Segunda Guerra Mundial, levando em consideração sua dedicação a teoria psicológicas, a caracteriologia e à defesa do controle populacional; Desenvolver pesquisa sobre as continuidades de ideias e práticas eugênicas no Brasil do Segundo Pós-Guerra, como as relativas à esterilização; Desenvolver pesquisa relativa às teorias e práticas de controle populacional entre as décadas de 1960 e 1980; Investigar a história da bioética e dos debates bioéticos em torno das práticas de esterilização no Brasil e, mais recentemente, em torno do aborto por Anomalia Fetal, especialmente relacionado à Síndrome Congênita do Zika; Realizar uma investigação acerca da genética médica e da genômica, desenvolvendo um projeto de história oral com pesquisadores e técnicos de dois laboratórios da Fiocruz: o Laboratório de Genética Humana e o Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática; Desenvolver atividades pedagógicas com estudantes do ensino médio e projetos educativos relacionados a noções de genética e ao combate ao racismo; Desenvolver um jogo educativo relativo a noções de genética e combate ao racismo.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Oct 29 00:00:00 BRT 2021-Thu Oct 31 00:00:00 BRT 2024
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Roberta Camineiro Baggio

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a recepção de normas pré-constitucionais pelas cortes latino-americanas: continuidades e rupturas normativas na formação do constitucionalismo a partir da segunda metade do século xx
  • Muitas das Constituições latino-americanas são o resultado de processos de redemocratização em que a nova ordem constitucional é defrontada com inúmeras legislações pré-constitucionais, algumas produzidas em períodos autoritários e incompatíveis materialmente com a nova ordem. Na medida em que a determinação da força normativa dos textos constitucionais se vincula ao modo como essas incompatibilidades são tratadas pelas Cortes, o estudo desses casos pode revelar as condições institucionais da nova ordem constitucional de deixar para trás os padrões de produção normativos predominantes até então, assim como a disposição ou não das Cortes em manejar o novo texto constitucional com vistas à consolidação do regime de democracia formal instaurado. O problema a ser investigado busca identificar o modo como Cortes Latino-Americanas (em especial, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia) têm tratado o tema da recepção de normas, de maneira que se possa mapear as soluções jurídicas encontradas e analisar se contribuem ou não para melhorar as condições de exercício da força normativa dessas Constituições. A hipótese é a de que as Cortes não aplicam de modo uniforme a teoria da recepção das normas e que as posições variam e se contradizem a depender da matéria analisada em cada caso e da conjuntura à qual estão vinculadas, fragilizando as condições institucionais de exercício da força normativa dessas Constituições. As evidências dessa hipótese estão no caso brasileiro, quando o STF secundariza a aplicação da teoria da recepção das normas e se contradiz na materialidade de duas decisões: a do julgamento da ADPF 130, que não recepcionou a Lei de Imprensa e da ADPF 153, que recepcionou a Lei de Anistia. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa jurisprudencial nessas quatro Cortes, combinada com as estratégias do método da sociologia histórica, como a comparação integrada, pretende-se analisar as condições de ruptura e continuidade normativa das atuais ordens democráticas na região
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Roberta de Sousa Ramalho

Outra

Divulgação Científica
  • caravana da ciência
  • Esta proposta é uma atividade extensionista que se destaca como uma das mais importantes missões dos Institutos Federais, conforme a Lei n. 11.892 de 2008, Seção II, Das Finalidades e Características dos Institutos Federais, Art.6° inciso VII: “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;” (BRASIL, 2008). A Caravana da Ciência é uma ação extensionista do IFFluminense Campus Cabo Frio que implica na popularização da ciência e divulgação científica de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento técnico, tecnológico e científico da Região do Lagos. Entendemos que a extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade. O objetivo maior desta atividade é promover a cultura, a popularização e a divulgação científica a estudantes dos níveis médio e fundamental. A Caravana da Ciência envolve uma atmosfera sensorial, de experimentação, dialógica e intelectual, onde os alunos são estimulados ao reconhecimento da relevância do saber científico e da ciência na própria vida cotidiana e na transformação social. Nesse ano de 2022 a proposta é levar a Caravana para escolas municipais de Armação dos Búzios. A metodologia é simples, apoia-se na exposição de banners e vivência de experimentos das áreas de biologia, química, física, robótica e automação. O público é conduzido por estudantes dos cursos de nível médio-técnico integrado, graduação e pós-graduação, a percorrer o circuito de tendas onde os projetos são expostos e os experimentados. O envolvimento dos nossos estudantes na apresentação dos projetos estimula o público do evento a dar continuidade aos seus estudos. Por isso, acreditamos no impacto no processo formativo dos alunos envolvidos e da sociedade civil da Região dos Lagos, bem como no despertamento do interesse pela ciência de um modo geral.
  • Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Roberta Lima Gomes

Outra

Divulgação Científica
  • centro tecnológico (ufes) de portas abertas
  • O presente projeto propõe a realização do evento “Centro Tecnológico (Ufes) de Portas Abertas”, ou “CT/Ufes de Portas Abertas”, o qual visa prover ao público externo -escolas públicas e particulares do Ensino Médio e Técnico da região da Grande Vitória - informações sobre o funcionamento dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (CT/Ufes). Nessa primeira edição do evento é planejada a realização de diferentes atividades como: visitas guiadas de diferentes grupos aos laboratórios dos cursos; realização de oficinas envolvendo tecnologias aplicadas; palestras e exposição de projetos. Com a promoção dessas atividades, permite-se que estudantes do Ensino Médio conheçam um pouco mais sobre o funcionamento da Universidade e dos cursos das áreas tecnológicas. Ao conhecer o ambiente acadêmico e parte da Universidade, pode-se incentivar a opção dos adolescentes pela graduação nessas áreas. Uma escolha bem mais fundamentada, melhora o acesso e a permanência desses estudantes nos cursos de graduação. Cabe ressaltar que esta proposta se insere em um momento em que temos a disseminação de diferentes tecnologias em praticamente todos os setores da sociedade. Uma consequência disso é que o mercado brasileiro vem apresentando uma carência crescente de profissionais de Tecnologia e Engenharia. Por exemplo, de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão até 2025. Mas apesar da necessidade de se atrair novos profissionais para a área, observa-se na última década um crescente desinteresse por cursos relacionados a TI. Com isso, uma potencial contribuição desta proposta é justamente fomentar esse interesse pela área de Tecnologia e Engenharia. Tendo como tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento conectará a evolução tecnológica no Brasil com a história dos cursos do Centro Tecnológico da Ufes, o qual acaba de completar 50 anos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Roberta Maria Batista de Figueiredo Lima

Ciências Humanas

Geografia
  • territorialização e gestão ambiental do agronegócio e das comunidades no parque estadual do mirador e entorno, maranhão: uma contribuição para a construção de um governo do território responsável pela proteção da natureza
  • O Parque Estadual do Mirador, localizado na região do Alto Itapecuru ao sul do município de Mirador – MA, foi criado nos anos 1980, período marcado pela criação de diversas unidades de conservação em todo o Brasil, com uma extensão de 700 mil ha sobre o território da Travessia do Mirador. O objetivo de sua criação foi “proteger as nascentes dos rios Itapecuru e Alpercatas” (MARANHÃO, 1980) da pressão crescente das atividades monocultoras na região. Na ocasião, estima-se que havia em torno de mil famílias ocupando a área. Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos aí residentes, destaca-se a pecuária, primeiro por ser o motor que os levou a se estabelecerem e territorializarem a Travessia do Mirador e, segundo, por ser o principal meio de manutenção social e material dessas famílias (FERREIRA, 2019, p. 15). A pesquisa tem como objetivo analisar como se estabelece a territorialização e a gestão ambiental do agronegócio, bem como a territorialização e a “gestão ambiental” das comunidades locais nas áreas do Parque Estadual do Mirador e entorno, no estado do Maranhão, buscando identificar como esses agentes sociais contribuem para a conservação da natureza, com especial atenção para o manejo da água. Além do conhecimento sobre os processos socioterritoriais e ambientais analisados, a pesquisa buscará desenvolver junto com as comunidades pesquisadas metodologias e protocolos para o monitoramento ambiental do território e empreender esforços junto às instituições públicas e aos agentes corporativos no sentido da pactuação de uma governança do território. Trata-se de uma pesquisa de caráter interdisciplinar que visa contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem sobre a relação sociedade e natureza capaz de alcançar uma compreensão da problemática ambiental atual em sua multidimensionalidade e proporcionar os fundamentos científicos para ações sobre essa realidade.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Roberta Olmo Pinheiro

Ciências Biológicas

Imunologia
  • identificação de biomarcadores de infecção subclinica em contatos de pacientes com hanseniase.
  • Os contatos de pacientes com hanseníase são indivíduos que têm uma associação íntima e duradoura com os pacientes e que apresentam um alto risco de desenvolver a doença. Há uma recomendação para a quimioprofilaxia usando dose única de rifampicina (SDR). No entanto, o uso de SDR para todos os contatos pode ser desnecessário uma vez que somente 1-5% efetivamente irão desenvolver a doença e isso pode ter um alto custo para os sistemas de saúde, então a busca por biomarcadores de infecção subclínica pode contribuir para tornar a quimioprofilaxia uma estratégia custo-efetiva. Estudos anteriores demonstraram que alguns fatores associados com o alto risco de desenvolver hanseníase em contatos incluem a forma clínica do caso índice, a positividade na sorologia anti-Glicolipídeo fenólico (PGL-1) e PCR para Mycobacterium leprae, e não ter tomado a vacina BCG. No entanto, nenhum destes têm sido bons parâmetros para a identificação de novos casos. Para compreender os mecanismos que são fundamentais para o adoecimento em indivíduos infectados por M. leprae, o seguimento dos contatos é vital. Esse seguimento longitudinal nos permite identificar os contatos que desenvolverão doença dos que são expostos mas não adoecem. Nosso estudo preliminar demonstrou que a atividade de arginase e os níveis de heme-oxigenase 1 (HO-1) séricos podem ser utilizados para discriminar contatos que efetivamente irão apresentar os sinais clínicos da doença. O objetivo do presente estudo é identificar marcadores de adoecimento em contatos e validar nossos achados preliminares em uma coorte multicêntrica de quatro estados brasileiros (MG, MT, PE e RJ). Para este objetivo, nós iremos coletar amostras de soro de contatos de pacientes multibacilares após a avaliação clínica e eles serão seguidos de modo a identificar o aparecimento de sintomas da doença. Os achados obtidos neste projeto irão contribuir para desenvolver um teste sorológico que possa identificar os alvos para a quimioprofilaxia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Roberta Paulert

Outra

Divulgação Científica
  • 12. feira de ciência e tecnologia de palotina (12. fecitec)
  • Muitas feiras de ciências ocorrem nos espaços internos das Universidades e vão ao encontro das estratégias nacionais de educação, pois abrem oportunidades ímpares as crianças e jovens em visualizar as possibilidades de melhorar a formação e condição de vida. A Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC) é um projeto de extensão do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e acontece com tradição desde 2011. Nas edições anteriores já foram apresentados mais de 723 trabalhos. A Feira busca disseminar a participação ativa dos alunos de escolas/colégios no seu processo de formação dando ênfase ao pequeno e jovem cientista. A 12ª FECITEC é uma feira municipal, presencial, gratuita e será realizada no Setor Palotina da UFPR em outubro de 2022; fazendo parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Oferecerá oportunidades a estudantes de diferentes classes sociais, em um processo educativo diferenciado, inclusivo e com protagonismo social. Na 12ª FECITEC será dada prioridade e atenção aos projetos desenvolvidos em escolas públicas e elaborados por meninas, estimulando crianças apáticas, desinteressadas ou tímidas, tornando-as futuros agentes de transformação social. A feira contará com plano de divulgação e terá o apoio de alunos de graduação na condição de monitores para apoio científico aos projetos. Os participantes desenvolverão projetos a partir de ciências, tecnologia, inovação, empreendedorismo ou ciências humanas seguindo as áreas ou associação multidisciplinar entre matemática, biologia, física e química. Os projetos serão pontuados por criteriosos avaliadores docentes da Universidade e serão premiados com certificados, medalhas, troféus, bolsas de IC Jr. e prêmios oferecidos por entidades. Atividades paralelas serão realizadas: show das ciências, bibliônibus e investigação forense. Palotina deseja crescer e precisa de ciência e tecnologia criando soluções para o presente e sustentabilidade para o futuro promissor das novas gerações.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
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Roberta Salazar Uchôa

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • produção de tecnologias educativas voltadas à promoção de cuidados em saúde mental e à prevenção do consumo problemático de drogas e de violências aplicadas ao trabalho de mulheres urbanas e rurais para atuarem como agentes populares de saúde
  • Cotidianamente, se observa inúmeras expressões de violação de direitos sociais ratificados pela Constituição Federal brasileira, a exemplo das desigualdades de acesso à saúde, saúde mental e segurança pública. As vulnerabilidades sociais têm sido diminuídas pelo incessante trabalho realizado por movimentos de base local, a exemplo dos Agentes Populares de Saúde (APS), que, desde 2020, em Recife, atuam na prevenção da Covid-19, em comunidades urbanas e rurais de baixa renda. Os APS são pessoas dispostas a ajudar e orientar sobre prevenção e cuidados no adoecimento, disseminar medidas de autocuidado e articular redes de solidariedade nas comunidades através da organização popular e da defesa do SUS como um direito de todos. Muitos estudos sobre drogas e violências negligenciam questões de classe, raça e gênero, não só devido ao predomínio de homens pobres e pretos, mas também porque o sofrimento mental e o consumo de drogas entre as mulheres ocorrem mais na esfera privada; e crimes cometidos por elas são menos frequentes, além de serem percebidos como de menor gravidade. Neste sentido, este projeto visa produzir conhecimento sobre de necessidades sociais para geração e aplicação de tecnologias educativas de prevenção e de cuidados em saúde mental, consumo problemático de drogas e violências aplicadas a mulheres, urbanas e rurais, capacitando-as para atuar como APS. Trata-se de estudo quase-experimental com desenvolvimento e avaliação de tecnologias educativas, com abordagem quantitativa e qualitativa, a ser realizado em três etapas (aplicação de questionário, realização de grupos focais e construção, implementação e avaliação de tecnologias educativas), que visa ampliar a atuação das APS em suas comunidades como agentes de mudança e transformação social no campo da saúde mental, drogas e violências.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Roberta Vieira Gonçalves de Souza

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • avaliação de impactos climáticos e plano de ação climática: desenvolvimento de ferramentas para atender a municípios de pequeno porte
  • Atualmente, o país conta com aproximadamente 5282 municípios de até 100 mil habitantes que, segundo a Lei Federal nº 10.257, de 10 de junho de 2001, o Estatuto da Cidade, são obrigados a implementar um Plano Diretor (PD), segundo o critério de população, um dentre outros critérios que o Estatuto da Cidade estabelece. Como a elaboração de um documento deste tipo exige a consolidação de uma base de dados contendo informações demográficas, sociais, econômicas, ambientais e institucionais,, é possível supor que os municípios dispõem de dados que, em algum nível, são capazes de gerar indicadores que reflitam as condições locais. Contudo, a maioria desses municípios caracterizam-se pela baixa arrecadação municipal, baixa capacidade técnica, administrativa e de gestão pública. Desta forma, a maior parte deles não dispõe de recursos técnicos e/ou financeiros que permitam o desenvolvimento e/ou a contratação de serviços especializados, como estudos de vulnerabilidade e risco climático, não dispondo de conhecimento sistematizado e contextualizado das questões relativas às mudanças climáticas globais. Consequentemente, esses municípios não possuem planos de ação climática e não abordam as questões climáticas em seus PD, o que faz com que não estejam adequadamente preparados para lidar com os impactos potenciais, de maneira a constituir respostas mais eficientes às vulnerabilidades e tornar territórios mais resilientes a desastres e outras perturbações decorrentes da alteração do clima. É importante observar que os impactos potenciais referem-se aos diversos efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas e as populações, tendo uma melhor capacidade adaptativa aquele município que dispõe das competências e recursos necessários ao efetivo ajuste a essas mudanças, mitigando possíveis danos, tirando vantagens de eventuais oportunidades ou lidando adequadamente com as consequências. A adaptação pode se dar em diferentes escalas, orientadas pela escala municipal, com diretrizes de ação definidas a partir da leitura, tão acurada quanto possível, da situação local, com destaque para os impactos relacionados ao ciclo hidrológico e à forma urbana. Considerando este breve contexto, apresenta-se uma proposta para lidar simultaneamente com a avaliação de impactos climáticos (AIC) e com o desenvolvimento de planos de ação climática (PAC). Para tanto o primeiro objetivo será desenvolver estrutura de avaliação de impactos climáticos para municípios de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes), buscando aproveitar e integrar os dados pré existentes a outras informações, e como segundo objetivo, elaborar um plano de ação climática participativo para o mesmo território, construindo um procedimento a partir da compilação de diversas metodologias existentes para elaboração de PACs. O propósito é adaptar para a realidade de governança e de acesso a dados destes municípios procedimentos para AIC e PAC validados internacionalmente. O foco dessas duas ferramentas será lidar especificamente com as metas relativas aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: ODS-2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS-6 (Água Potável e Saneamento), ODS-7 (Energia Limpa e Acessível), ODS-9 (Indústria, inovação e Infraestrutura), ODS-11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS-13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). O ponto de partida metodológico será a construção de indicadores de avaliação a partir dos dados disponíveis, considerando a base de dados usada para a elaboração dos planos diretores, além de outras bases de dados abertas nacionais e internacionais (IBGE, INPE, Banco Mundial, entre outros), com foco na elaboração de um plano de ação climática. Entende-se que trabalhando a partir de uma base de dados mínima usada para elaboração de planos diretores e de bases consolidadas no âmbito municipal, regional, estadual e federal por governos, agências e organizações diversas, será possível identificar e mensurar impactos climáticos e propor um plano de ação para a adaptação e resiliência do território, ancorado na realidade e factível de monitoramento e avaliação para correção de rumos. Dessa forma, esse processo possibilitará a atualização da base para a necessária revisão do PD, permitindo a atualização/ajustes dos indicadores existentes e o acompanhamento e revisão das metas propostas e a incorporação de outras metas com base no plano de ação climática. Pretende-se aplicar, aprofundar e detalhar métodos a partir de dois estudos de caso de municípios ou agrupamento de cidades inseridas em uma mesma bacia hidrográfica - a ser escolhido posteriormente - o qual permita, a partir dos resultados alcançados, a sua replicação para diversos outros municípios do mesmo porte.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Dec 21 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023