Projetos de Pesquisa

 

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Ana Paula Ornellas Mauriel

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • as origens da política social no brasil
  • Nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) se reafirma a centralidade da “questão social” na formação e trabalho profissional. Desde então, são construídas as mediações necessárias para articular seus elementos fundantes às particularidades que contribuem para compreender a emergência da “questão social” no Brasil. Esforços coletivos estão sendo feitos para atualizar e inserir novas determinações nos estudos sobre as suas origens e respostas produzidas pelo Estado por meio da configuração das políticas sociais. Assim, temos como objetivo analisar as ações do Estado no enfrentamento à “questão social” durante a Primeira República. Partimos do pressuposto de que o processo de constituição do capitalismo dependente no Brasil requer atenção para as mudanças nos mecanismos de produção e apropriação de riqueza a partir de meados do século 19, muito pouco mencionadas nas produções no âmbito da profissão. Estas ausências no debate possibilitam questionar as elaborações que definem os anos 1930 como o marco para a introdução das políticas sociais. O problema central da pesquisa reside em investigar se as ações do Estado durante a Primeira República se configuraram como políticas sociais ou não. Temos como hipótese de trabalho que sim. Antes dos anos 1930 já havia um conjunto de intervenções na área social que não estava restrita a uma atuação criminalizadora, como usualmente se afirma. Isso se sustenta nas significativas mudanças ocorridas no Estado brasileiro com o advento da República, na federalização de instituições de atenção à população tais como hospitais, institutos de atendimento a pessoas surdas, cegas, dentre outras e no surgimento de legislação específica no campo dos direitos sociais. A metodologia adotada prevê a análise documental, feita a partir do levantamento e sistematização de legislações, direitos sociais, instituições vigentes no período, bem como revisão e análise de literatura já existente.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027
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Ana Paula Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • co-culturas de condrócitos, osteoblastos e osteoclastos para testar o potencial regulatório de complexos flavonóides-estrôncio.
  • Problemas relacionados a regeneração da cartilagem e dos ossos são recorrentes devido à mudança demográfica no sentido de uma população idosa e surgimento de doenças crônicas. Os tecidos ósseo e cartilaginoso são agrupados sob o termo “esqueleto”, embora tenham estruturas e funções diferentes. A capacidade regenerativa da cartilagem é limitada por motivos como seu caráter avascular. Assim, as células da cartilagem, denominadas condrócitos, dependem principalmente da nutrição difusional do líquido sinovial, e nenhuma célula mesenquimal do sangue pode ser recrutada para reparação quando esse tecido é lesionado. Além disso, os condrócitos maduros estão ligados à uma matriz extracelular densa e apresentam renovação celular baixa ou inexistente. Isto resulta em baixa capacidade de repovoar e reparar danos na cartilagem. Por sua vez, o tecido ósseo possui capacidade autorregenerativa. Porém, condições patológicas e defeitos de tamanho crítico causados por fratura ou trauma prejudicam sua capacidade autorregenerativa. Apesar da relevância fisiológica dos modelos, existem poucos estudos que exploram co-culturas de condrócitos e células progenitoras e osteoblastos e osteoclastos, como estratégias para o desenvolvimento de biomateriais para regeneração de cartilagem e osso, respectivamente. Considerando o papel desempenhado por estas células, nesta proposta usaremos co-culturas para mimetizar o microambiente fisiológico de formação e reabsorção óssea e cartilaginosa. Biomateriais compostos por flavonóides e estrôncio serão adicionados às co-culturas para testar seu desempenho na ativação dessas células. Biomateriais contendo estrôncio, que possui característica osteofílica, e osteoindutora, e de flavonóides, que podem modular a diferenciação celular e possuem atividade anti-inflamatória, é promissor para regeneração óssea e cartilaginosa, e pode resultar em um novo material/fármaco com atividade biológica e efeitos adversos reduzidos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 05/01/2024-31/12/2026
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Ana Paula Ribeiro Rodrigues

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • estratégias para a restauração da função das gônadas feminina e masculina ovinas após criopreservação
  • Ao contrário da criopreservação de embriões, oócitos maduros ou espermatozóides, a criopreservação do ovário e testículo não necessita de estimulação gonadal; pode ser realizada em qualquer idade e fase da vida reprodutiva do indivíduo, podendo também ser realizada após a morte do animal. Além disso, a criopreservação e cultivo in vitro (CIV) de gônadas é uma das opções mais promissoras para a preservação da fertilidade feminina e masculina de indivíduos economicamente valiosos, como os ovinos, quando não podem ser submetidos a técnicas convencionais de reprodução assistida. O CIV de ovário ou testículo após um período indefinido de crioestocagem permite a retomada da função gonadal para posterior utilização em técnicas de reprodução assistida e finalmente, a produção de crias viáveis. Embora nossa equipe já tenha definido um protocolo para a criopreservação do ovário de ovelhas, a obtenção de oócitos fertilizáveis após o CIV de ovário ainda é um grande desafio. No entanto, estudos têm mostrado que o co-CIV com células-tronco mesenquimais (CTMs) tem resultado em avanços significativos para o desenvolvimento de embriões e folículos isolados. Portanto, como será investigado nesse estudo, nós acreditamos que o co-CIV de ovários com CTMs após a criopreservação, possa garantir o desenvolvimento de folículos pré-antrais presentes no córtex ovariano. No tocante ao testículo, a literatura também mostra resultados promissores em camundongos (espermatogênese completa) após o CIV de fragmentos testiculares. No entanto, tem sido observado que o centro do fragmento é pouco perfundido pelo meio, o que leva à degeneração dos túbulos seminíferos. Assim, a difusão do tecido pode facilitar a penetração do meio, a nutrição celular e naturalmente, a manutenção da morfologia e função celular e tecidual, o qual será investigado no presente estudo.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Ana Paula Santana Coelho Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • reutilização do serviço de emergência e vínculo com atenção primária à saúde: estudo de coorte
  • A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando como porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pela reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente com relação a reutilização de serviços de urgência e emergência. Assim, este projeto objetiva mensurar a reutilização dos serviços de urgência e emergência, identificar os fatores associados e verificar o efeito do vínculo com a Atenção Primária à Saúde nesse processo. O estudo possui delineamento longitudinal do tipo coorte com acompanhamento de 5 anos (2020 a 2024). O estudo tem como linha de base (baseline) a pesquisa realizada em 2019, por este grupo de pesquisa (Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018), que teve como objetivo, dentre outros, mensurar e predizer a reutilização do serviço de urgência e emergência num período de 12 meses. O acompanhamento dessa pesquisa foi atravessado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o que modificou o padrão de utilização do Pronto Atendimento. Dessa forma, esta proposta é um estudo de coorte que busca ampliar o período de acompanhamento visando compreender melhor o fenômeno estudado. Serão incluídos 1.177 indivíduos que participaram do estudo baseline e os dados sobre o uso do pronto atendimento e de vínculo com a APS serão extraídos do sistema de registro eletrônico na Prefeitura Municipal de Vitória. Serão realizadas análises descritivas, calculada a prevalência das variáveis principais e seus respectivos intervalos de confiança. Para as análises bivariadas e ajustadas utilizaremos regressão de poisson, considerando um nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Ana Paula Santos de Melo Fiori

Outra

Multidisciplinar
  • vi feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida “Terra dos Marechais”, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja de Cozinha e Hospedagem. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL – MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento VI Edição da Feira de Ciências Ambientais de Marechal Deodoro - AL, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Como também busca desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o munícipio está inserido, e alinhamento com os “ODS”, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
  • IFAL - Marechal Deodoro - AL - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2025
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Ana Pires do Prado

Ciências Humanas

Educação
  • análise das escolhas, trajetórias educacionais e expectativas de estudantes de ensino médio e das licenciaturas
  • O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as escolhas, as trajetórias e as expectativas de estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro e dos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pretendemos analisar o perfil socioeconômico (renda, nível de formação e tipo de ocupação dos pais, necessidade ou não de trabalhar durante o curso), as trajetórias educacionais e os caminhos percorridos (tipo de escola frequentada, desempenho escolar, repetência, abandono, transferência de escolas/cursos e turnos) e os procedimentos de escolha e acesso ao ensino superior, especificamente aos cursos de licenciaturas. Analisaremos esses processos com questionários, grupos focais, entrevistas em profundidade e observações participantes entre estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro que estão fazendo suas escolhas de transição ao ensino superior para cursos de licenciaturas e entre licenciandos do primeiro ano e concluintes de cursos de formação de professores da UFRJ. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais e dá sequência às pesquisas anteriores sobre as transições entre as fases da educação básica e inclui a inserção no ensino superior e nos cursos de formação de professores. Temos como argumento central que há uma estratificação das escolas de uma mesma rede de ensino, com processos desiguais de formação dos estudantes, que influenciam em suas escolhas e trajetórias no ensino superior, particularmente nos cursos de licenciaturas. Nossa hipótese é que a transição ao ensino superior mantém esta estratificação, em que os estudantes de escolas de maior reputação e prestígio seguem para cursos e universidades de maior prestígio. A literatura sociológica brasileira tem demonstrado a estratificação horizontal da educação superior no Brasil e queremos observar esse processo entre os cursos de licenciatura da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2026
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Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi

Ciências Humanas

História
  • a fabricação de um interior para o brasil: o alto sertão e as lutas de independência
  • O processo de independência brasileiro foi marcado também pelo esforço para estabelecer o território da nação, com a manutenção dos limites da antiga América Portuguesa, num processo inverso à fragmentação experimentada pela vizinha América Espanhola. Internamente, a definição do espaço político e administrativo, bem como suas fronteiras, foi controversa. Trata-se da tentativa de domínio de um espaço que ficou conhecido como Alto Sertão, distante do centro administrativo da nova nação, e que desafiava o poder e alcance da Corte do Rio de Janeiro, bem como os limites geopolíticos das províncias do Norte. Importa entender a tensão entre uma delimitação territorial alheia aos projetos de integração e a consolidação do território e do Império do Brasil nos moldes da Corte. Para isso, é necessário superar uma discussão que restringe o período da independência como passivo e pacífico e evidenciar como esse processo foi demorado, tendo efeitos até 1825, e não imediatista, como marcado pela historiografia tradicional do evento ‘independência ou morte’. E compreender quão ameaçadora pode ter sido a ocorrência de revoltas para os projetos de integração e manutenção do território brasileiro em toda a sua extensão; analisar em que medida a Revolução Pernambucana (1817) e a Confederação do Equador (1824) se constituem, junto à revolta de Pinto Madeira (1831), no Ceará, três momentos de um mesmo conflito em torno do território e suas bases de poder (que contribuíam para uma centralização administrativa e a formação da nação); e, nesse processo, estudar as tensões entre proprietários de terras e políticos do Alto Sertão, com relação à produção do território da nação. A documentação arrolada para a pesquisa é em parte inédita e constituída por fontes cartoriais, cartográficas, correspondências oficiais, documentos militares e processos-crimes relacionados às questões de terra e marcos espaciais do chamado Alto Sertão.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 24/08/2022-31/08/2025
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Ana Teles da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Museologia
  • 60 anos da coleção de arte africana no mnba – fortalecendo identidades.
  • Este projeto pretende analisar a trajetória e o lugar que a coleção de Arte Africana no Museu Nacional de Belas Artes [doravante MNBA] ocupou nos 60 anos desde sua aquisição e fornecer subsídios para o setor educativo e o museu, como um todo, para promoção de maior visibilidade e representatividade desta coleção. Neste sentido, o projeto apresentado visa lançar um novo olhar para coleção de Arte Africana do MNBA, 60 anos após a sua aquisição. Percurso marcado por grandes transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, que nos permitem vislumbrar outras questões em relação a esse acervo, que é formado por 110 objetos artísticos, oriundos de vários países do continente negro africano, relacionando-os a construção da identidade do povo brasileiro. Torna-se premente e necessária sua reavaliação, especialmente, diante das novas reivindicações advindas da sociedade civil que resultaram em leis e medidas públicas que visam a isonomia de direitos e esses passam também, pelo reconhecimento e o tratamento valorativo de suas origens. São metas não apenas nacional, mas de âmbito mundial dentro dos compromissos assumidos pelos países signatários da agenda 2030. Perspectiva que possibilitará outras leituras e posturas da instituição e da própria sociedade Dessa forma propomos uma revisão das informações da coleção em si, bem como análise da trajetória desta coleção no MNBA visando compreender o lugar que esta ocupou no que tange a sua (in)visibilidade e aos tratamentos expositivos recebidos; enquanto objetos etnográficos, origem das matrizes culturais brasileiras ou obras de Arte. Através desse processo discutira-se sobre os conceitos de arte veiculados por um museu, que tem papel preponderante na guarda do patrimônio artístico nacional, que deveria ser representativa das diversidades étnicas e culturais da sociedade brasileira. A partir disso, poderá se refletir sobre a diversidade de representações de artistas não brancos e não europeus em museus de arte.
  • Instituto Brasileiro de Museus - DF - Brasil
  • 05/01/2023-28/02/2026
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Ana Tereza de Abreu Lima

Ciências Exatas e da Terra

Astronomia
  • 1a olimpíada do oeste potiguar de astronomia e astronáutica
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido - RN - Brasil
  • 14/12/2023-31/12/2025
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Ana Tereza Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • educando para o antirracismo: práticas educativas interculturais e decoloniais para a promoção da igualdade racial
  • O combate ao racismo no Brasil ganhou um novo impulso com a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas na educação básica (Gomes, 2017; Munduruku, 2012). Não obstante, pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das escolas ainda não contam com projetos educativos regulares para a promoção da igualdade racial ou apenas desenvolvem ações esporádicas, nas datas comemorativas. Diversos aspectos contribuem para esse quadro: falta de apoio técnico especializado que ofereça às escolas e suas equipes um repertório amplo de recursos didáticos, pedagógicos, inovações metodológicas e fundamentação teórica; lacunas na formação inicial e continuada das/os professoras/es; ausência de ações de acompanhamento e avaliação para identificar dificuldades e definir a correção de rumos (Benedito, Carneiro e Portella, 2023). Este projeto objetiva: 1) mapear e analisar entraves à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/03, com aplicação de questionário junto a Secretarias Municipais de Educação, propondo estratégias para superá-los; 2) levantar e divulgar experiências exitosas de educação antirracista, através de observação participante e entrevistas com equipes pedagógicas e docentes de escolas públicas, visando inspirar e fomentar outras iniciativas; 3) realizar cursos de formação continuada e letramento racial para professoras/es, em parceria com grupos de pesquisa, Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB’s), movimentos sociais, lideranças e intelectualidades negras e indígenas. A pesquisa será desenvolvida nas 5 regiões do país, nos municípios de atuação das/os pesquisadoras/es nela envolvidos, fortalecendo redes de parceria e colaboração já instituídas. O projeto terá uma etapa de internacionalização que envolverá visitas técnicas, diálogos e colaboração com pesquisadoras/es do México, Espanha e Estados Unidos visando o desenvolvimento de análises em perspectiva comparada no campo da educação antirracista.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026