Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Neiza de Lourdes Frederico Fumes

Ciências Humanas

Educação
  • dimensões constitutivas do processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação superior
  • Com o ingresso cada vez maior de estudantes com deficiência na Educação Superior Pública, fruto das políticas de democratização de acesso a esse nível de ensino, se faz necessário intensificar as reflexões sobre o assunto, visto que a academia é um espaço que deve trabalhar a diversidade. Desta forma, esse projeto tem como objetivo compreender como tem se constituído o processo educativo destes estudantes considerando quatro dimensões: 1) a formação dos professores universitários; 2) a prática docente; 3) a oferta de serviços de apoio ao processo educativo; e 4) o planejamento, desenvolvimento e implementação de novas tecnologias educacionais. Para alcançar os objetivos deste projeto, optamos por uma investigação mista. Para tanto, esse projeto se sustenta nos pressupostos teóricos-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica. De uma maneira específica, optou-se pela pesquisa colaborativa. A pesquisa será realizada com a comunidade acadêmica de Instituições de Educação Superior públicas do estado de Alagoas, que serão selecionadas de forma intencional, com base no critério de ter em seu corpo discente estudantes com deficiência. Neste momento, teremos como participantes: estudantes com deficiência, professores, gestores e técnicos-administrativos. Os instrumentos potenciais para produção dessas informações são: questionário, análise documental, observação direta e colaborativa, entrevista semiestruturada e autoconfrontação. O processo analítico irá se basear nas categorias do Materialismo Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-histórica. Complementarmente, poderá lançar mão de autoras do movimento femininista da pessoa com deficiência e/ou dos Disability Studies. Os Núcleos de Significação, a análise temática e a Estatística Descritiva e Inferencial poderão ser utilizadas no processo de análise. Espera-se ao longo do desenvolvimento do projeto contribuir com as discussões e as produções na área da Inclusão na Educação Superior.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeito do treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (protocolo interact) em atividades manuais e sentado para de pé em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado
  • Crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam deficiências neuromusculoesqueléticas, e limitações em atividades diárias. Assim, intervenções com treino tarefa específica e a combinação de técnicas têm sido recomendadas. Embora estudos tenham identificado efeitos positivos do treinamento com realidade aumentada (RA) devido aos estímulos multissensoriais, influência na motivação, variabilidade e volume de tratamento, são escassos em crianças com PC. Objetivo: Verificar os efeitos de um protocolo de treinamento tarefa específica associado à realidade aumentada (Protocolo INTERACT) em atividades manuais e sentado para de pé (ST-DP) em crianças com PC espástica, comparado com o tratamento fisioterapêutico convencional. Métodos: Participarão 38 crianças com PC espástica, níveis de GMFCS I e II, MACS I, II e III e idades entre 6 e 12 anos, randomizadas em 2 grupos de intervenção. Os desfechos analisados serão alcance manual (cinemática), desempenho em mobilidade (PEDI-CAT), atividades de membros superiores (DASH), oscilação postural durante a atividade ST-DP com dupla tarefa. Serão realizadas 8 semanas consecutivas, com 3 sessões/semana com duração de 60 minutos cada, totalizando 24 sessões e 24 horas de treinamento. Proveniente do acrônimo INTERACT do inglês, será um tratamento individualizado (IN) com treino de tarefas específicas (T), enriquecimento ambiental (E), usando RA e ambiente natural (R) de forma ativa (ACT). As avaliações ocorrerão antes, após 4 e 8 semanas do início do treinamento, com uma avaliação de follow-up 4 meses sem treinamento. Testes estatísticos de comparação dos efeitos entre os grupos (teste t ou Mann-Whitney) e intra- grupos nas três avaliações pré, pós e follow-up (ANOVA medidas repetidas ou Friedman) serão realizados. Relevância: O estudo será benéfico para a evolução de tratamentos para indivíduos com PC com tecnologia de baixo custo associada a uma intervenção fortemente recomendada.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Neli Teresinha Galarce Machado

Ciências Humanas

Arqueologia
  • mudanças climáticas, paisagens e povoamento da bacia hidrográfica do guaíba durante o holoceno final - parte ii
  • Esta proposta é de complementação ao projeto aprovado pelo CNPq em 2021 (Processo: 408657/2021-9), projeto teve sua aprovação, porém com valor bem abaixo do sugerido. Dessa forma, a presente proposta visa a continuidade, a qualificação e o avanço nas análises do projeto anterior. Este estudo realizará a reconstrução paleoclimática dos últimos ~3000 anos na bacia hidrográfica do Guaíba, relacionando os resultados ao processo de povoamento de populações horticultoras durante o Holoceno Tardio (populações Guarani e Jê Meridionais). A pesquisa busca compreender como era o clima antes da chegada dessas populações, e como evoluiu após o seu estabelecimento. Os dados permitirão avaliar se condições ambientais foram decisivas para a colonização mais intensa da área. A área delimitada para este estudo se localiza na porção central e nordeste do Rio Grande do Sul, abrangendo nove bacias hidrográficas: Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Lago Guaíba. Nessa região, os últimos ~2000 anos foram marcados pela intensificação dos fluxos migratórios: os Jê, que se expandiram desde o Brasil central, e logo os Guarani, procedentes da Amazônia. Cruzando dados palinológicos e dados arqueológicos, pretende-se apresentar indicadores para se compreender: 1) as mudanças climáticas ocorridas nos últimos ~3000 anos; 2) a relação entre as mudanças climáticas e as dinâmicas populacionais; 3) a dinâmica espaço-temporal da ocupação humana da região. Para discutir a evolução climática regional serão obtidos testemunhos sedimentares para análises palinológicas. Também será realizado levantamento botânico e de amostras superficiais para chuva polínica em áreas chave, permitindo associar o espectro palinológico com tipos específicos de vegetação para se gerar um modelo atual das variações do passado a partir do registro palinológico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nelio Teixeira Machado

Engenharias

Engenharia de Energia
  • valorização das cadeias produtivas sustentáveis de açaí (euterpe oleracea, mart) e tucumã (astrocaryum aculeatum) no pará e amazonas via produção de bio-óleos, compostos bioativos, gasolina, querosene e diesel verdes, bio-carvão, e ligantes de asfalto
  • A cadeia do Açaí (Euterpe Oleracea, Mart.) tem grande importância na econômia do Estado do Pará [1]. O Pará produziu 1.228.811 ton/ano de frutos de Açaí em 2018, produzindo após o processamento, entre 85% e 83% (m./m.) de caroços de Açaí [2,3], os quais geram um problema ambiental de gestão de resíduos sólidos [4,5]. A cadeia do Tucumã (Astrocaryum Aculeatum) comercializado na região metropolitana de Manaus, representa uma atividade econômica significativa e crescente [6,7]. Em 2017 foram comercializados, em média, 83 ton/mês [7], de frutos de Tucumã, totalizando 1000 ton/ano, produzindo, após o despolpamento, 65% (m./m.) de caroços de Tucumã [8], gerando um problema ambiental de disposição final e gestão de resíduos sólidos em Manaus. Os caroços de Açaí e Tucumã são ricos em lignina, celulose e hemicelulose com potencial de aplicação em processos de transformação térmicos [8], assim como fonte de compostos bioativos [9,10]. Dentre as tecnologias de transformação de biomassa, destaca-se a pirólise [11,12], a qual produz bio-carvão, bio-óleo, água, e gases com alto poder calorífico [13]. O bio-óleo possui hidrocarbonetos e uma fração oxigenada, rica em compostos fenólicos [10], com propriedades antioxidantes [15]. A pirólise dos caroços de Açaí e Tucumã geram aproximadamente 10% e 60% (m./m.) em bio-óleo, respectivamente [10,16]. A destilação do bio-óleo produz gasolina, querosene e diesel verdes, além de um produto de fundo com propriedades de Asfalto ligante. Estudos in vitro e in vivo demonstram que compostos do bio-óleo apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras, supressão de estresse oxidativo, carcinogênese e inseticida [14]. Neste contexto, propõem-se neste projeto de P&D, alternativas tecnológicas com foco na valorização dos resíduos das cadeias do Açaí e do Tucumã, através da produção de bio-carvão, bio-adsorvente, bio-óleo, bio-combustíveis, ligante asfáltico, e compostos bio-ativos com potencial farmacológico e industrial.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026