Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Silva Osorio

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • em busca da consolidação dos primeiros programas pós-graduação do estado de mato grosso
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Soffiatti

Ciências Biológicas

Botânica
  • diversidade estrutural do caule em cactaceae: evolução e aplicações bioinspiradas
  • Cactaceae são altamente adaptados à aridez, com o sistema caulinar reduzido e modificado no armazenamento de água, suporte e fotossíntese. Neste contexto, há uma ampla gama de inovações estruturais e diversidade de formas no grupo. Dois sistemas são notáveis: o cefálio, uma estrutura reprodutiva que envolve modificações profundas e irreversíveis nos caules, e a "skin" (epiderme + hipoderme) que protege e acomoda a suculência dos caules em períodos de seca extrema e/ou umidade. Estes são componentes estruturais importantes com características únicas que podem contribuir para a compreensão da evolução do grupo e ajudar a resolver problemas de circunscrição e lacunas no posicionamento de gêneros e espécies. Além disso, a estrutura destes sistemas e suas propriedades mecânicas possibilitam o acesso a suas funcionalidades, gerando informações que podem ser utilizadas na criação de sistemas artificiais de inspiração biológica e no desenvolvimento de novos materiais e artefatos tecnológicos, como sistemas de atuadores que necessitam de pouca ou nenhuma energia. Cereinae é bem representada no Brasil com 14 gêneros, e vários endêmicos de distribuição restrita e ameaçada pela destruição de seus habitats naturais. Pretende-se investigar neste grupo a diversidade estrutural dos cefálios e skin, além de suas propriedades mecânicas, sob uma perspectiva evolutiva/aplicada. Partindo-se das hipóteses: 1. cefálios são homólogos na história evolutiva da Cereinae e variações podem ser potenciais sinapomorfias para os gêneros; 2. a diversidade estrutural da skin pode corroborar circunscrições genéricas; 3. a diversidade estrutural e biomecânica da skin é informativa para o desenvolvimento de artefatos de inspiração biológica, tais como atuadores inteligentes e novos materiais. Nosso objetivo é contribuir para as questões da circunscrição de Cereinae, um grupo emblemático da flora brasileira, e gerar informações aplicadas na biomimética e novas tecnologias.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Trindade Nakagome

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • leitores, leituras e literatura após a pandemia
  • Em “Educação após Auschwitz”, Adorno tinha distanciamento histórico suficiente para avaliar o horror da Shoah e estabelecer as bases necessárias para evitar a repetição da barbárie. Neste projeto, “após” implica que não estamos livres da pandemia, de modo que o tomamos como estímulo para a compreensão de seus desdobramentos nos estudos literários na futura execução do projeto, quando talvez se vivencie o novo normal. Fomos forçados ao distanciamento, ao trabalho e a estudos virtuais. Alterou-se o modo de lidarmos com o outro e, especificamente, de apresentarmos e discutirmos literatura. Neste projeto, temos o objetivo de rastrear as mudanças nos novos meios de circulação do literário, como as “lives” disputadas por jovens e críticos consagrados, e nas produções literárias recentes. Buscamos analisar se a modificação na forma de difusão da leitura impactou sobre o discurso acerca da literatura e suas relações estabelecidas com e pelo leitor. Portanto, questionamos: como a literatura “sobreviveu” à pandemia após a alteração sensível em seu modo de circulação? Alterou-se o modo de interação entre leitores e textos literários? Mais do que mero diagnóstico, repetiremos nos estudos literários a pergunta posta às esferas da vida: o que aprendemos? Sendo propositivas no modo de olhar o literário, é possível pensar em uma nova maneira de fazer crítica literária, de estabelecer relações acadêmicas e de ensino de literatura ao final do isolamento? Estaremos mais próximos do texto, dos colegas e estudantes? O que a pandemia terá nos ensinado sobre a leitura literária entre estudantes em todos os níveis escolares? São questões amplas sobre o lugar da literatura, essa força da presença, em um tempo marcado por distância. Pensamos que as novas formas de leitura ensinam algo sobre a própria literatura e, caso esse aprendizado seja efetivamente assimilado, transformará sensivelmente o campo literário, materializado em publicações, nos modos de valoração e na pesquisa.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Vieira Tiago

Ciências Agrárias

Agronomia
  • diversidade de fungos filamentosos de solo sob diferentes sistemas de uso na zona da mata e sertão de pernambuco
  • Uma das alternativas ao modelo convencional de produção agrícola são os sistemas agroflorestais (SAFs) que propõem a prática de um manejo consciente dos recursos naturais dando aos sistemas agrícolas autonomia na fertilização do solo, produtividade e proteção das culturas, processos em que os fungos, microrganismos expressivos do solo, estão envolvidos. O objetivo será estudar a diversidade de fungos filamentosos de solo de sistemas agroflorestais, de áreas nativas e de monocultura das mesorregiões Zona da Mata e Sertão de Pernambuco. As coletas serão realizadas em março e agosto de 2022 e março e agosto de 2023, totalizando quatro coletas. Serão coletadas três amostras de solo por área estudada, sendo que cada amostra será obtida pela homogeneização de quatro subamostras dentro de um quadrante de 5 m2 (2,5 x 2,0 m). O isolamento dos fungos ocorrerá pelo método de diluição seriada e a identificação por meio de análise das características macroscópicas, microscópicas e por sequenciamento de partes de regiões gênicas. Serão determinadas a taxa de respiração microbiana (RM) dos solos, a atividade enzimática para arilsulfatases e beta-glicosidases e os parâmetros físico-químicos. Serão calculados os índices ecológicos, a riqueza e a similaridade entre as comunidades fúngicas, com base nas espécies isoladas e por meio da técnica de DGGE. Fungos envolvidos no controle biológico natural de insetos e de doenças de plantas estarão entre os fungos isolados, principalmente nas áreas de SAF e nativas. Espera-se observar uma pequena similaridade entre as áreas de SAF e de monocultura, gerando informações indicadoras da importância da diversificação de culturas, uma vez que os fungos são organismos importantes para a manutenção de agroecossistemas mais equilibrados, pois eles melhoram a qualidade do solo e são inimigos naturais de muitos insetos e patógenos de plantas. Também se espera relatar a ocorrência de novas espécies e de novos registros de fungos filamentosos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricio Rodrigo Montecinos Munoz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • investigação experimental de agregados fractais silico-orgánicos: discernimentos sobre a preservação de moléculas orgânicas e microfósseis em cherts marinhos antigos
  • Muito do que sabemos sobre a evolução da vida na Terra vem da análise de chert e porcelanitas portadoras de moléculas orgânicas (MOs) e microfósseis bem preservados. Essa preservação teve escassa explicação experimental. Em 2016, Aellon et al. (doi 10.1016/j.chemgeo.2016.05.034 0009-2541) sugerem que a fossilização, conduzida pela conversão de sílica amorfa em quartzo, poderia preservar microfósseis e MOs em escala de tempo geológico. Nessa conversão, os agregados de SiO2-MOs sofrem uma redução da permeabilidade impedindo a mobilidade das MOs. Mas, a literatura vigente não explica como a micro-estructuração dos polimorfos de SiO2 e a porosidade podem controlar essa preservação. Na abordagem desse assunto, temos caracterizado chert e porcelanitas cretáceas marinhas usando: (U)SAXS, WAXS, Raman, GC-MS, MALDI-TOF, XRD, TGA e SEM-EDS. Experimentos na USP e no sincrotron Advanced Photon Source (EUA) provaram inicialmente que as amostras estão conformadas por aglomerados de quartzo-MOs que sustentam uma porosidade de geometria fractal de volume. Tal organização persistiu desde o cretáceo protegendo as MOs. Assim, nossa proposta consiste na questão do rol da microestrutura da sílica na persistência dessa preservação em cherts de idade mais antiga que cretáceo. Sob essas rochas propomos aplicar a mesma abordagem analítica. Esperamos aplicar Raman-AFM-TERS para sondar a distribuição espacial das MOs em nanoescala nesses cherts. E, prevemos experimentos (U)SAXS e WAXS, na fase liquida, para investigar a estrutura de compósitos de sílica-MOs formados via co-precipitação e adsorção, atentando induzir condições P-T diagenéticas. Nossa proposta pode significar uma expansão nas ciências dos materiais, na mineralogia e na cristalografia, disciplinas que até o momento indicam à zeolitas, argilominerais, óxidos e fases sintéticas de SiO2 como materiais porosos. A porosidade é chave em aplicações em nanotecnologia, fármacos, armazenamento de energia, dentre outros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patryck de Araujo Ayala

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a proteção jurídica do sistema climático em um constitucionalismo transformador: medidas estruturantes na experiência jurisprudencial latino-americana.
  • Se por um lado o estado do conhecimento científico sobre o sistema climático demonstrou que ele foi transformado pela ação humana, e que estas alterações possuem como uma de suas fontes, a degradação global dos ecossistemas, por outro lado, também se pôde demonstrar mais recentemente, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, que essa realidade não foi capaz de ser contida ou evitada por meio da proliferação de normas jurídicas. Esta iniciativa se demonstrou ineficaz, per se, para se evitar ou mitigar as alterações do sistema climático, para garantir a integridade dos processos ecológicos, proteger os sistemas naturais, e restaurar os ecossistemas. Em um estado de coisas de deficiências estruturais que define a governança dos conflitos no Sul-Global, e adotando-se como hipótese a de que conflitos socioeológicos tem causas complexas, e não têm sua resolução adstrita ao aumento de normatividade, propõe-se favorecer a governança dos sistemas socioecológicos no Direito brasileiro, (como os ecossistemas e o próprio clima), considerando-se padrões de governança judicial dialógica, no âmbito de um Constitucionalismo transformador. Estes se encontrariam baseados nos processos estruturais, por meio dos quais se estimula caminhos para reorganizar estruturas burocráticas deficientes. Por meio do método indutivo e de pesquisa monográfica e jurisprudencial, o projeto também busca sua proposição, fomentando-se um observatório jurídico em rede entre as instituições colaboradoras, que se concentre em experiências de reorganização estrutural dos sistemas socioecológicos, na América Latina, adstringindo-se ao Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) colombianos, à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, vinculadas à reorganização de políticas públicas para a proteção de ecossistemas degradados, com influência climática.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Adriane Perez Ribeiro

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • farinha de larvas de black soldier fly em dietas para colossoma macropomum: do crescimento à terminação
  • A produção animal sustentável ambientalmente depende, entre outros aspectos, dos ingredientes eleitos para a formulação de dietas. As farinhas de inseto, como a de larvas de black soldier fly, são produzidas de forma sustentável, uma vez que os insetos aproveitam material orgânico de baixa qualidade, requerem pouca água e áreas de produção pequenas, além de emitirem poucos gases de efeito estufa. Por esse motivo, seu potencial como fonte proteica em dietas para peixes vem sendo estudado atualmente. A definição sobre níveis de inclusão e fases de desenvolvimento do peixe no qual este ingrediente pode ser empregado deve ser alvo de pesquisas, para que se obtenham animais em cativeiro com bom desempenho e qualidade de carne satisfatória. Diante do exposto, a hipótese central desta proposta é investigar se o uso da farinha de black soldier fly, como ingrediente protéico, não interfere na produção do tambaqui em cativeiro. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de diferentes níveis de inclusão da farinha de black soldier fly, em dietas para tambaquis, do crescimento à terminação, sobre o desempenho, qualidade de carne, metabolismo e comportamento alimentar dos peixes. O projeto abrangerá 3 experimentos. O primeiro experimento avaliará desempenho, qualidade de carne, saúde intestinal e metabolismo dos tambaquis, em 3 fases de crescimento (animais com 4 meses de experimento, de 4 a 8 e de 8 a 12 meses de experimento), alimentados com 5 dietas (0, 5, 10, 15 e 20% de inclusão de farinha desengordurada de black soldier fly), em 4 repetições. O segundo experimento determinará a digestibilidade dos nutrientes das dietas, para peixes em 2 faixas de peso (100 e 500 g). O terceiro experimento observará se existe preferência dos peixes pelas dietas, visto as diferenças de inclusão da farinha de inseto nas rações.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Bargi de Souza

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • estudo da correlação entre a função tireoidiana e o relógio biológico: repercussões do hipotireoidismo na ritmicidade do metabolismo energético
  • A ritmicidade circadiana é fundamental para a manutenção da homeostasia do organismo frente às demandas diárias e gerada por um mecanismo de retroalimentação dos componentes do relógio em um período aproximado de 24h. A dessincronização destes processos rítmicos está associada à maior prevalência de distúrbios endócrino-metabólicos. Em paralelo, disfunções tireoidianas resultam na dessincronização dos genes relógio no coração e na adenohipófise com possíveis repercussões na função cardíaca e endócrina. A hipótese central deste projeto é que os hormônios tireoidianos (HTs) modulam a expressão dos genes do relógio e/ou controlados pelo relógio nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético, o que poderia explicar a associação entre hipotiroidismo, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica observada nos estudos epidemiológicos. Tal hipótese é reforçada pelos prejuízos no metabolismo energético da prole decorrentes do hipotireoidismo gestacional e pela modulação concomitante de transcritos envolvidos na regulação do metabolismo energético pelo relógio e pelos HTs. Neste projeto, pretendemos avaliar o padrão da oscilação diária da: atividade locomotora espontânea, temperatura corporal, consumo de O2, sensibilidade à insulina, perfis séricos de TSH, T4, T3, colesterolemia, lipidemia e da expressão de marcadores moleculares nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético em animais hipotireoideos e explorar os mecanismos moleculares com o uso de animais geneticamente modificados para os componentes do relógio. O desenvolvimento deste projeto irá contribuir com o avanço da pesquisa básica esclarecendo os mecanismos mediados pelos HTs na ritmicidade circadiana do metabolismo energético e terá implicações clínicas considerando que as desordens metabólicas e tireoidianas correspondem às endocrinopatias mais prevalentes na população e ainda cerca de 12-19% da população apresenta hipotiroidismo subclínico impactando a saúde pública e a economia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Barros

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • habitações verticalizadas de interesse social, espaços livres e mobilidade infantil independente: coprodução de conhecimento no aglomerado barragem santa lúcia
  • Explorar e brincar nos arredores residenciais sem a supervisão de adultos - mobilidade infantil independente - é essencial para o pleno desenvolvimento e bem-estar das crianças. O declínio da mobilidade infantil independente nos centros urbanos nas últimas décadas tem sido bem documentado e associado à baixa qualidade dos espaços livres - espaços não edificados (públicos ou privados) - ofertados para as crianças. Diante da forte verticalização dos centros urbanos, a carência de estudos que buscam compreender como os espaços livres conformados por habitações verticalizadas (HVs) impactam no nível de mobilidade independente concedido às crianças, principalmente daquelas em situação de vulnerabilidade, é uma ameaça à promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Mediante a necessidade de evidências para subsidiar processos de planejamento e projeto de HVs e espaços livres urbanos que facilitem a mobilidade infantil independente, propomos um estudo piloto transdisciplinar guiado pela questão: Quais aspectos dos espaços livres conformados pelas HVs produzidas para as famílias do Aglomerado Barragem Santa Lúcia, no âmbito do Programa Vila Viva, em Belo Horizonte impactam na mobilidade infantil independente, segundo a perspectiva das crianças e dos seus pais (ou responsáveis legais)? Pesquisas mostram que a mobilidade infantil independente é função de fatores inter-relacionados, incluindo aspectos físicos, contexto social e práticas parentais. Com o propósito de promover a escuta sensível das crianças, estas participarão de todas as etapas do estudo, desde a geração de dados até a conferência dos resultados. Os dados serão disponibilizados em uma plataforma digital interativa para estimular o diálogo entre as crianças e agentes capazes de promover mudanças nas políticas públicas e práticas. O incremento da qualidade de vida das meninas e meninos é premente.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Jun 09 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Becker Pertuzatti

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • digestibilidade in vitro e atividade biológica de compostos bioativos presentes em óleos de frutos do cerrado
  • O Cerrado é o segundo principal bioma do Brasil, ocupando cerca de 21% do território nacional e contando com uma flora diversificada. Muitas de suas espécies ainda são pouco conhecidas no país, mas apresentam potencial tanto pela indústria de alimentos como pela indústria farmacêutica, já que devido ao elevado conteúdo de lipídeos são atrativas para extração de óleos. Apesar de pouco estudados, muitos destes óleos apresentam elevados conteúdos de compostos bioativos, como carotenoides, compostos fenólicos e fitoesterois que têm sido muito associados com a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, além de atividades anti-helmíntica, antimicrobiana e antimutagênica. No entanto, após o processo de digestão, os compostos bioativos podem ser degradados de modo que seus potenciais efeitos antiparasitários, antidiabéticos e antiobesidade sejam comprometidos. Desta forma, destaca-se a importância de estudar a sua digestibilidade in vitro e avaliar o conteúdo de compostos bioativos através de cromatografia gasosa e de cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massas, nas frações que simulam a fase oral, gástrica e intestinal, determinando além do conteúdo de compostos bioativos nos óleos a sua bioacessibilidade. Correlações entre dados in vitro e in vivo sobre as funções do trato gastrintestinal permitem extrapolação acurada dos resultados. Verificar os efeitos biológicos desses óleos pode contribuir para o aumento do consumo de frutas do Cerrado, além de servirem como subsídio para aplicação dos mesmos pela indústria farmacêutica. Desta forma, a hipótese deste projeto é que os óleos de frutos do cerrado atuem no parasitismo e doenças não-transmissíveis. A partir da extração e caracterização dos óleos com posterior aplicação em roedores será possível comprovação de efeito biológico. Resultados positivos criam amplo potencial para exploração econômica sustentável.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Apr 21 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Carina de Araújo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • gestão da informação científica no contexto da ciência aberta
  • A gestão da informação científica é o processo de coleta, organização, armazenamento, disseminação e avaliação de um tipo específico de informação, a informação científica. Esse processo tem relação direta com a comunicação científica, pois se relaciona ao fluxo de informação do ambiente científico. No movimento de Ciência Aberta, caracterizado pela pesquisa científica colaborativa, aberta e transparente com a abertura das fases do ciclo de vida da pesquisa, a gestão da informação científica são protagonistas. Este projeto objetiva investigar a gestão da informação científica e sua potencialidade para a proposição de instrumentos para a política científica nacional no âmbito da ciência aberta. De forma específica, objetiva contextualizar a gestão da informação científica no contexto da ciência aberta; identificar as iniciativas nacionais de criação de ambiente integrado de gerenciamento de publicações científicas para composição de bases de dados de diferentes domínios; analisar o domínio da comunicação científica no direito; discutir a potencialidade de criação de indicadores científicos nacionais aliados a uma perspectiva de gestão da informação científica que considere as diferentes características dos domínios; propor a criação de uma base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito. Desenvolverá pesquisa exploratória e metodológica quantos aos objetivos, qualitativa quantos à abordagem e aplicará a análise documental e a análise de domínio que terá como unidade de análise a comunicação científica no direito. O projeto resultará na produção de conhecimento novo e relevante sobre o tema que pode ser aplicado a diferentes domínios, bem como a proposição da base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito como fonte de informação e instrumento de política científica para esse domínio no Brasil.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Corrêa Henning

Ciências Humanas

Educação
  • escola, filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
  • O presente projeto de pesquisa busca analisar os modos como as filosofias da diferença podem contribuir com a escola para pensarmos nossas relações com o mundo, com o planeta e com os espaços em que nos situamos. Para isso, toma como objeto teórico os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e autores da Educação que assentam seus estudos nessa perspectiva. Trata-se de uma investigação que aposta nas articulações entre educação, educação ambiental e a filosofia como modo de exercer criticamente o pensamento diante dos dilemas ambientais que acometem o contemporâneo. Para isso, o projeto prevê duas etapas: a) mapeamento bibliográfico a respeito das produções científicas sobre escola e filosofia no que se refere às possibilidades de criação no interior dessa instituição e b) entrevista com professores/as de um curso de formação dedicado à articulação entre educação, educação ambiental e filosofia. Esse estudo intenta mobilizar a escola para inventividades no contemporâneo, potencializando as relações com o mundo na articulação com a filosofia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Cristina Trevilatto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • apoio a formação de doutores em áreas estratégicas pucpr
  • Vide projeto anexo
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 03 00:00:00 BRT 2020-Sun Mar 02 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula de Souza São Thiago Calaça

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • o mel do vale do jequitinhonha: fortalecimento da cadeia produtiva e estudos de tipificação do mel de aroeira de abelhas indígenas sem ferrão e de apis mellifera, visando indicações geográficas
  • O mel monofloral de Aroeira é produzido em regiões de Matas Secas, locais onde naturalmente abundam indivíduos de Astronium urundeuva, uma árvore com propriedades medicinais, amplamente utilizada pela população local. Este mel é o principal produto da apicultura da região do Vale do Jequitinhonha, conhecida por possuir riquezas naturais e culturais, mas também baixos índices de desenvolvimento humano. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Araçuaí), parceiro da presente proposta vem desenvolvendo pesquisas de fortalecimento da cadeia apícola do Vale do Jequitinhonha, com apoio do Sebrae, reconhecendo o papel que este produto pode ter para a identidade da região do Vale do Jequitinhonha, tanto o mel de abelhas Apis mellifera (apicultura) quanto o de abelhas indígenas sem ferrão (meliponicultura). Somando-se a estes esforços estão os estudos de tipificação de mel, que contribuem para sua caracterização, valorização no mercado e subsidiam os selos de Indicações Geográficas (IG), reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este projeto visa desenvolver estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Vale do Jequitinhonha, de modo a contribuir para sua agregação de valor e subsidiar processos de obtenção de selos de IG. Nossa hipótese é de que o mel de aroeira do Vale do Jequitinhonha possui potencial para uma IG. A equipe deste projeto possui ampla experiência neste tipo de estudo. Já atuamos em projetos anteriores de tipificação do mel de aroeira, cujos resultados possibilitaram, em fevereiro de 2022, o reconhecimento da IG do mel de aroeira de outro conjunto de municípios da região Norte de Minas Gerais. Além disso, a equipe do IFNMG já possui apoio para projetos neste sentido, com auxílio de projeto aprovado pelo Sebrae, e capilaridade junto aos produtores da região, funcionando como um pólo de disseminação do conhecimento do assunto. Ademais, entre nossos parceiros temos a Cooperativa de apicultores da re
  • Fundação Ezequiel Dias - MG - Brasil
  • Fri Aug 12 00:00:00 BRT 2022-Sat Aug 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paula Felippe Martinez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • participação das sestrinas na modulação de aspectos moleculares, metabólicos e morfológicos cardíacos em ratos submetidos a jejum intermitente e treinamento intervalado de alta intensidade
  • As afecções cardiovasculares figuram entre as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. O desenvolvimento de doenças cardíacas relaciona-se com remodelação cardíaca, processo decorrente de injúria ou sobrecarga contínua a que o miocárdio é submetido. Intervenções como exercício físico e jejum intermitente (JI) vêm sendo utilizadas com o intuito de prevenir ou atenuar a remodelação cardíaca. Entre as modalidades de exercício físico, treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem se destacado por apresentar boa relação tempo-eficiência para induzir alterações cardíacas. Por sua vez, há evidências que JI promove benefícios ao coração, como redução de apoptose e estresse oxidativo. Recentemente, tem sido aventado que as sestrinas, uma família de proteínas responsivas a estresse, podem desempenhar papel importante em mecanismos de cardioproteção. O objetivo do presente projeto é testar a hipótese que associação entre JI e HIIT potencializa os efeitos cardioprotetores, os quais são mediados pela via das sestrinas. Para tanto, ratos Wistar machos serão distribuídos em quatro grupos: Controle (C), Jejum Intermitente (JI), Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (T), Jejum Intermitente e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (TJI). Após 12 semanas, os animais serão submetidos a teste de esforço máximo e eutanasiados. Para caracterização da remodelação cardíaca, serão avaliados no ventrículo esquerdo área seccional transversa dos cardiomiócitos e fração intersticial de colágeno (análise histológica); distribuição das isoformas das cadeias pesadas de miosina (eletroforese); fragmentação de DNA (ELISA) e atividade de enzimas do metabolismo energético (espectrofotometria). Serão ainda analisados marcadores séricos de estresse oxidativo malondialdeído (HPLC) e 3-nitrotirosina (ELISA) e a expressão miocárdica de proteínas relacionadas à via das sestrinas (Western blot). Análise estatística: ANOVA de duas vias e teste post hoc adequado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Goes Pinheiro Dutra

Ciências Biológicas

Imunologia
  • investigação da interação entre as vias de sinalização p2x7 e wnt durante a perda óssea inflamatória
  • A inflamação no tecido ósseo induz aumento da atividade de osteoclastos associado a supressão da atividade de osteoblastos, resultando em perda óssea. Atualmente a via Wnt, que responde pela diferenciação e função de osteoblastos, tem sido alvo de diversos estudos no campo da osteoimunologia, uma vez que a inflamação aumenta os níveis dos seus antagonistas (esclerostina e dickopff-1). Ademais, tem sido demonstrado que a via Wnt pode se comunicar com outras vias, dentre elas aquela relacionada ao receptor P2X7. No tecido ósseo inflamado, pouco ainda se sabe sobre a interação entre as vias P2x7 e Wnt. Assim, o presente estudo propõe investigar a comunicação entre as vias de sinalização P2X7 e Wnt durante a perda óssea inflamatória, através do modelo experimental de periodontite em camundongos. A periodontite será induzida no segundo molar superior através da colocação de um fio de sutura. Este estudo será realizado em 2 etapas, inicialmente os animais serão divididos em 2 grupos: animas normais sem a doença (Naive) e animais submetidos à perda óssea inflamatória, por meio do modelo de periodontite, os quais serão subdivididos em 3 grupos que receberão: solução salina (SAL), BzATP, um agonista da via P2X7, ou Brilliant Blue G (BBG), antagonista da via P2X7, por 11 dias até a eutanásia. Em seguida o grupo tratado com um dos moduladores da via P2x7 (BzATP ou BBG) que não apresentar proteção óssea, receberá, em novo grupo de experimentos, um gel com WNT3a lipossomal na região de lesão óssea. Após 11 dias, as maxilas serão removidas para análise da microarquitetura, qualidade e metabolismo ósseo, bem como para investigação da interação entre as vias de sinalização Wnt e P2X7. Será realizada ainda uma análise in vitro de função osteoblastos e osteoclastos. Espera-se com esse estudo contribuir para o esclarecimento do papel da via do Wnt e da sinalização P2X7 na perda óssea inflamatória, com vista a possível modulação dessas vias em situações onde a perda óssea é um desafio.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Guimaraes Simoes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • política de celebridades: valores em disputa no contexto contemporâneo
  • O objetivo desta pesquisa é compreender a atuação de celebridades brasileiras no contexto contemporâneo, tendo em vista os posicionamentos políticos que elas assumem no cenário de visibilidade midiática. Elas são vistas como dispositivos interacionais críticos ou sujeitos políticos capazes de promover discussões sobre temas de interesse público. Procuramos evidenciar os valores que emergem a partir dos posicionamentos e são agregados à imagem pública das personalidades analisadas – em diálogo com seus públicos. Com isso, buscamos destacar as disputas de valores que emergem em um acontecimento específico: na campanha eleitoral à Presidência da República em 2022, a partir de pautas como democracia, feminismo e direitos humanos. O desenho metodológico é ancorado na perspectiva pragmatista, que aponta para o domínio da experiência ou da observação da empiria: a princípio, construímos um Radar de Celebridades, destacando figuras públicas em diferentes campos de atuação (política, esporte, televisão, Internet, por exemplo). A partir disso, será realizado um monitoramento da atuação de tais personalidades na campanha eleitoral (em diferentes espaços como jornais, revistas e portais na internet, além de programas de TV e redes sociais digitais), a fim de definir o recorte empírico e o corpus específicos da pesquisa. Após a sistematização dos dados, procederemos a uma análise da ação das celebridades, no intuito de compreender: quais os posicionamentos assumidos (progressistas ou conservadores); que valores são destacados e/ou criticados em sua performance pública; que traços e elementos são evidenciados em sua imagem pública; o que essas posturas revelam sobre a democracia, o feminismo e os direitos humanos no Brasil; como se caracteriza a política e a cultura das celebridades no contexto contemporâneo nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Medina Maçaira Louro

Engenharias

Engenharia de Produção
  • métodos híbridos para o tratamento de incertezas na previsão e otimização de recursos
  • O processo de tomada de decisão do planejamento e controle da produção das organizações baseia-se essencialmente nas informações sobre comportamentos atuais e passados de diferentes eventos, bem como na avaliação sobre a utilização dos recursos operacionais, além da análise de potenciais cenários futuros. Neste contexto, métodos de previsão e de otimização além de modelos de simulação compõem um poderoso conjunto de ferramentas capaz de impactar positivamente as chances de sucesso da organização por meio da redução de incertezas e priorização inteligente de atividades e, ainda, do eventual aproveitamento de oportunidades vindouras. Desta forma, este projeto tem como foco o desenvolvimento de metodologias híbridas, que combinam técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina (machine learning) para modelagem, previsão e simulação de Séries Temporais. Tais avanços no tratamento de incertezas visam o aprimoramento na oferta de informações consistentes a serem utilizadas por métodos de otimização, responsáveis pela avaliação e recomendação de formas eficientes de operação contribuindo efetivamente para o processo de tomada de decisão das organizações. As metodologias a serem desenvolvidas ao longo do projeto encontram aplicações em diversas áreas de estudo. Propõem-se inicialmente aplicações voltadas para as seguintes áreas: (a) Indústria de óleo & gás; (b) Gestão de Operações Humanitárias e (c) Mercado de Energias Renováveis. São esperados como principais resultados: (i) avanços no estado-da-arte do tema proposto; (ii) formação de recursos humanos (com envolvimento de alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado); (iii) produção científica qualificada (artigos científicos em revistas internacionais e divulgação em eventos da área) e (iv) ampliação da cooperação com a comunidade científica nacional e internacional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Orchiucci Miura

Ciências Humanas

Psicologia
  • as escolas na rede de proteção a violência infantil: mapeamento, prevenção e intervenção
  • Altos índices de violência contra crianças e adolescentes evidenciam dados alarmantes de desigualdades de todas as ordens civilizatórias, que se acentuaram com a pandemia da Covid-19. Suas raízes estão interligadas às práticas racistas, intergeracionais e de relações psicossociais marcadas por relações de poder desiguais. As crianças e adolescentes estão no lugar mais frágil dessa equação e são afetadas em seu desenvolvimento biopsicossocial. Este projeto, aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, objetiva realizar o mapeamento dos serviços que trabalham diretamente no combate à violência contra crianças e adolescentes em Alagoas, desenvolver espaços de resistência e de prevenção à violência com profissionais da educação, crianças, adolescentes e suas famílias e criar o Observatório de Violência contra a Criança e Adolescente. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali, de caráter exploratório, preventivo e interventivo, a ser realizada em três etapas. 1ª etapa: o mapeamento dos equipamentos públicos envolvidos no atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência nas cidades de Marechal Deodoro e Maceió, dar-se-á por meio de recolha de informações nos sites das prefeituras; 2ª etapa: o desenvolvimento de espaços de resistências conhecerá as equipes, por meio de um questionário, em forma remota, para levantamento de informações acerca de formação, capacitação e funcionamento das escolas frente à violência infantil. A seguir, realizar-se-á oficinas de prevenção à violência em escolas, através da articulação conceitual e de vivência, abarcando os níveis cognitivo, emocional e de comunicação, com o desenvolvimento de estratégias coletivas de seu enfrentamento, as quais estão em consonância com a legislação, LDB e BNCC. 3ª etapa: criação do Observatório, por meio da realização de Seminários Integrativos com todos os membros da equipe para consolidação dos dados, elaboração de indicadores e refinamento a serem divulgados.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Regina Dal'Evedove

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • estudo analítico do metadado assunto em repositórios de dados de pesquisa do brasil, espanha e portugal
  • Repositórios de dados de pesquisa surgem como ambientes informacionais digitais comprometidos com o armazenamento, gestão, acesso e preservação dos registros provenientes das pesquisas científicas. Apesar da ampla inserção do tema na Ciência da Informação, pouco se discute a qualidade do metadado assunto nesses ambientes. Neste sentido, questiona-se qual é a situação atual da indexação de assunto em repositórios de dados de pesquisa que adotam o autoarquivamento? Nota-se a emergência dessa discussão em razão do pouco envolvimento dos pesquisadores em relação à representação do conteúdo de dados de pesquisa durante o preenchimento do metadado assunto, sendo oportuna uma pesquisa que identifique e discuta a situação atual desta prática em repositórios de dados de pesquisa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o metadado assunto de repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento, tendo por finalidade contextualizar os principais desafios e perspectivas para a representação do conteúdo de dados de pesquisa e apresentar diretrizes de política de indexação para os repositórios de dados de pesquisa brasileiros. Os objetivos específicos são: a) conceituar dados de pesquisa e repositórios de dados de pesquisa com foco no metadado assunto e na prática do autoarquivamento; b) analisar o metadado assunto a partir das políticas dos repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento; c) dissertar sobre a situação atual do metadado assunto e da representação do conteúdo de dados de pesquisa em repositórios de dados de pesquisa analisados; e d) propor diretrizes de política de indexação para repositórios de dados de pesquisa brasileiros que adotam o autoarquivamento. Desenvolve-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que alia pesquisa bibliográfica e documental, visando a construção de considerações analíticas e comparativas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Sandrine Machado

Ciências Humanas

Psicologia
  • sexvid: sexualidades e gestão de risco no contexto da pandemia de covid-19
  • O conhecimento da COVID-19 em saúde global tem se concentrado em compreender o vírus e sua ação biológica na pesquisa básica e clínica. Entretanto, trata-se de uma doença global de efeitos locais, sendo portanto fundamental compreender essas dinâmicas em diferentes esferas da experiência. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar práticas sexuais e gestão de risco no contexto da pandemia de COVID-19 no Brasil. Interessa-nos compreender como a pandemia altera as experiências das práticas sexuais de diferentes grupos e populações vivendo no país, identificando o que consideram risco, como estabelecem hierarquias e quais elementos compõem sua gestão a partir de seu enquadramento pelos efeitos pandêmicos. Pretendemos, ainda, analisar as montagens heterogêneas que têm sido produzidas pelos sujeitos para as cenas sexuais. Tal objeto inscreve-se na preocupação de pensar as sexualidades considerando o cenário político brasileiro de ultraconservadorismo, os retrocessos nas políticas públicas e nos posicionamentos governamentais sobre esses temas e as lacunas na produção de conhecimento voltada às sexualidades na pandemia. Propõe-se uma retomada da produção científica sobre HIV/AIDS, tendo em vista suas contribuições para a formulação e melhoria das políticas públicas e estratégias de prevenção através de uma abordagem das práticas sexuais. O projeto prevê três fases: 1) pré-campo (entrevistas semiestruturadas, relatos informais e coleta de materiais informativos sobre sexo e COVID-19); 2) aplicação de questionários digitais fechados; e 3) realização de entrevistas em profundidade. Todas as etapas envolvem exclusivamente participantes maiores de 18 anos e ocorrerão remotamente. Será desenvolvida plataforma pública online para a divulgação dos resultados da investigação e informação científica sobre a COVID-19 e seus aspectos biopsicossociais, e uma base de dados com os resultados das três fases da investigação, para desenvolvimentos futuros.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Antonio Zawislak

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • smart innovation capabilities: revolução inteligente, novos modelos de negócios e inovação
  • Motivada pela transformação digital, assistimos a uma revolução que vai além da tecnologia. As chamadas soluções mais inteligentes possibilitam ganhos de eficiência e novas formas de agregação de valor, que geram mudanças de comportamento dos agentes econômicos com irreversíveis impactos em todas as esferas da sociedade. Na realidade, a crescente capacidade de acúmulo e processamento de dados propiciada pelas tecnologias digitais, somada à lógica relacional, típica dos sistemas de produto-serviço que estão no bojo do desenvolvimento de novos modelos de negócio, define os contornos do paradigma smart. Os novos modelos de negócios, essencialmente baseados em conhecimento, conectividade, colaboração e criatividade, requerem um novo desenho para o perfil de comportamento inovador das firmas. Tanto as empresas consolidadas, servitizadas ou produtizadas para atender essas exigências, como os novos negócios, já nascidos smart, todos devem estar focados em cada vez mais dinâmica e inovação. Em suma, seja uma empresa estabelecida ou uma startup, é fundamental que todas estabeleçam um processo de construção de capacidades de inovação cada vez mais inteligentes, as chamadas Smart Innovation Capabilities (SICs). Este projeto tem, justamente, o objetivo de consolidar o conceito, bem como aprofundar seus arranjos e trajetórias. Partindo do modelo das capacidades de inovação, define-se, inicialmente, SICs como sendo as capacidades dinâmicas de inovação que, integradas de forma inteligente (i.e. com capacidade digital e relacional), geram padrões superiores de racionalidade, eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, agilidade, flexibilidade, diversidade e, portanto, desempenho inovativo, sustentável e competitivo. Esta pesquisa se pautará na condução de estudos de caso no Brasil e no exterior. Com base em visitas e entrevistas, será possível identificar os arranjos e as trajetórias de construção de SICs nas empresas que se “smartizaram” e nas que já nasceram smart.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Aristarco Pagliosa

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • aplicações de análise isogeométrica em gpu usando representações herméticas de superfícies
  • A análise isogeométrica (IGA) de um domínio físico emprega um modelo de análise cuja ordem de continuidade é a mesma do modelo geométrico do domínio, i.e., a malha de elementos (finitos e/ou de contorno) é uma representação exata da geometria. Em IGA, a representação geométrica mais usada, assim como em modelos CAD, eram retalhos de superfície NURBS recortados. Contudo, um problema com NURBS é que a união de retalhos ao longo de um segmento de curva pode produzir, indesejadamente, superfícies com pequenas “fendas”. Para evitar a situação, nesse projeto adotam-se representações herméticas de superfícies que, além de evitar as tais “fendas”, admitem refinamento local, especificamente, T-splines e superfícies de subdivisão (SubD). Para as primeiras, os nós do modelo de análise correspondem aos vértices da chamada T-malha; para as últimas, aos vértices da malha de pontos de controle refinada por um processo de subdivisão, e.g. Catmull-Clark. Em ambos os casos, os elementos podem ter a forma de retalhos de Bézier associados às faces da malha de pontos de controle, e determinados por um processo conhecido como extração de Bézier. Dada a relevância de T-splines em CAD/CAM e de SubD na indústria da animação, o projeto visa o uso dessas formas de representação no desenvolvimento de modelos de IGA de sólidos e cascas elásticas com elementos de contorno (MEC) e elementos finitos (MEF) de Kirchhoff-Love, respectivamente. Pretende-se explorar o processamento em GPU a fim de averiguar o emprego de IGA como método alternativo de simulação em Computação Gráfica. As aplicações incluem análise em problemas de mecânica dos sólidos e simulação em animações baseadas em física, e.g. simulação de tecidos. A estratégia de desenvolvimento envolve a extração de Bézier de T-splines e SubD, bem como o refinamento das malhas de pontos de controle para aplicação de condições de contorno (CCs) em elementos de superfície, diretamente ou resultante de colisões, e, por fim, a implementação em GPU.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Arruda

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • centro de química medicinal de acesso aberto
  • Resumo Muitas das descobertas da área em rápida expansão da genômica não são efetivamente utilizadas na medicina, agricultura e indústria. Isto acontece em parte por causa da falta de cooperação entre cientistas de disciplinas diferentes e também pelo fato de muito da pesquisa translacional feita na indústria e academia ser protegida por patentes e, portanto, não publicada no tempo oportuno. Nossa proposta INCT procura atacar estes problemas de duas formas. A primeira através da criação de uma rede altamente integrada de pesquisadores de diferentes disciplinas (genética, bioquímica, química medicinal, biologia celular e do desenvolvimento) e a segunda através do comprometimento com a pesquisa de livre acesso: todos os dados e reagentes gerados serão de livre acesso a qualquer pesquisador, dentro ou fora de nossa proposta, sem nenhuma restrição. Nossa proposta INCT visa explorar o potencial de genes relevantes medicamente focando nas proteínas codificadas por estes genes e desenvolvendo um pacote de ferramentas que permitirão a pesquisa nessas proteínas. Esse pacote de ferramentas incluirá clones de expressão gênica, protocolos de purificação de proteínas, anticorpos, estruturas cristalográficas e inibidores químicos. Esses conjuntos de reagentes (ou pacotes) irão permitir com que a comunidade cientifica expanda muito sua capacidade. A fim de garantir que os cientistas locais se beneficiem dessas ferramentas, nosso INCT apresenta o compromisso de disponibiliza-las livremente a todos cientistas interessados. Nosso projeto está focado na facilitação da pesquisa em proteínas pois proteínas específicas frequentemente representam o “elo perdido” entre a genética e estudos funcionais/médicos. O estudo detalhado das proteínas codificadas por um gene selvagem e o correspondente mutado em doenças ou proteínas-alvo em doenças parasitárias, são frequentemente pouco estudadas. Nosso INCT será formado em torno de um laboratório central na UNICAMP, em colaboração com o Consorcio de Genômica Estrutural (Structural Genomics Consortium – SGC; www.thesgc.org) e seus laboratórios nas universidades de Oxford e Toronto. Os grupos colaboradores componentes da rede do INCT irão escolher uma lista de genes alvo relacionados a sua pesquisa, conjuntamente com indicações de grupos colaboradores da parte de genética médica. Nosso laboratório central irá clonar, purificar, cristalizar e determinar as estruturas atômicas das proteínas codificadas. Nossos grupos componentes irão colaborar no desenvolvimento de ensaios funcionais para cada uma das proteínas de interesse (por exemplo: ensaios de atividade enzimática, interação com ligantes e/ou outras proteínas), buscando o entendimento da função destas proteínas alvo. Além disto, nosso laboratório central irá otimizar e realizar ensaios de rastreamento de pequenas moléculas para encontrar moléculas de ponto de partida para desenvolvimento de inibidores. Os laboratórios colaboradores irão usar o conhecimento e reagentes gerados pelos estudos proteicos para formular e testar hipóteses no contexto celular e fisiológico relevante. O objetivo chave de nosso INCT será a geração de 15 “Kit facilitadores de Descoberta” (ou do inglês “Target Enabling Packages” – TEPs), os quais consistem de: clones; métodos para purificação e cristalização de proteínas; ensaios de atividade; pequenas moléculas ponto de partida para desenvolvimento de sondas químicas e novas drogas; além de um conjunto de informação tais como: proteômica, impacto das mutações na função da proteína e fisiologia da proteína alvo. Os TEPs serão utilizados imediatamente pelos grupos do INCT para desenvolvimento seguinte de moléculas ainda mais potentes e ensaios celulares ainda mais complexos. Entretanto, um ponto chave de nossa proposta é o acesso irrestrito aos dados: uma vez que o kit estiver montado, ele será publicado no website de nosso INCT e em revistas cientificas, com um mecanismo de distribuição de clones e reagentes sem restrição de uso. Adicionalmente aos projetos dos grupos envolvidos neste INCT, nos iremos criar um mecanismo de nomeação aberto de alvos para desenvolvimento de TEPs, de forma que qualquer laboratório do Brasil possa sugerir novos genes. Estas sugestões serão avaliadas e prioritarizadas pelo grupo gestor do INCT, que usará critérios que permitam exploração mesmo de alvos mais especulativos. Os laboratórios que nomearem genes poderão usar o expertise e infraestrutura criada por nosso INCT para gerar proteínas, estrutura inicial e ensaios funcionais. Após experimentos exploratórios iniciais, cada projeto será avaliado e, quando apropriado, desenvolvido e um projeto completo. Todos laboratórios que quiserem nomear genes terão que concordar com a liberação de dados e reagentes no final da execução do projeto. Uma das inovações de nossa proposta consiste na transposição do conhecimento adquirido no desenvolvimento de TEP da biomedicina para a agricultura. Alvos chaves em plantas, majoritariamente proteínas da classe das quinases, potencialmente relacionadas com a resposta a stress abiótico, irão entrar no nosso pipeline. As ferramentas desenvolvidas para estas proteínas serão usadas para responder questões relacionadas a resposta da planta a stress abiótico. Estas ferramentas serão disponibilizadas para a comunidade que estuda plantas sem nenhuma restrição. Em resumo, nosso INCT propõe criar uma rede coordenada de grupos em colaboração com o consorcio internacional altamente bem sucedido e estabelecido “ Structural Genomics Consortium” para promover o uso das descobertas genéticas no desenvolvimento da medicina, da agricultura e da indústria.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Nov 23 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Bayard Dias Goncalves

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • metabólitos do balanço energético negativo em gametas, folículo e endométrio: caracterização do estresse oxidativo, sensibilidade à insulina, transporte de lipídios e função celular em bovinos.
  • A pecuária de leite enfrenta a redução da fertilidade pós-parto em vacas de alta produção, causada principalmente pelo balanço energético negativo (BEN) durante o pós-parto. Nesse período, as concentrações plasmáticas dos ácidos graxos não esterificados (NEFAs) e beta-hidroxibutirato (BHBA) estão elevadas. Dados recentes dos proponentes demonstraram o efeito dos NEFAs e BHBA sobre gametas, células foliculares e endometriais. No entanto, os mecanismos desses metabólitos nesses tecidos ainda não são conhecidos. Trabalhos sugerem uma interação, entre os diferentes ácidos graxos na função celular. Resultados preliminares, utilizando sequenciamento de RNA e mapas de ontologia gênica e enriquecimento funcional, demonstram que vacas com maior mobilização de gordura possuem expressão diferencial de genes relacionados com sensibilidade à insulina e estresse de retículo endoplasmático. Assim, a hipótese da presente proposta é que os metabólitos do BEN são transportados para o meio intracelular, causam estresse de retículo endoplasmático, o que altera a sensibilidade à insulina e a função celular. Para testar essa hipótese, diferentes eixos temáticos serão conduzidos, utilizando modelos experimentais bem estabelecidos pelo grupo proponente. Esses resultados deverão fundamentar a proposta de uma nova tecnologia. Um colaborador da proposta é coautor de patente de suplementação com ácidos graxos para melhorar a qualidade do leite. Também, nossos dados recentes demonstram que alguns ácidos graxos reduzem o efeito do ácido palmítico em relação ao acúmulo de lipídios, níveis de ROS e abundância de RNAm para genes envolvidos na regulação da apoptose, transporte de glicose, metilação de DNA (DNMT1) e trimetilação de H3K9. Com base nessas fortes evidências e no fato de ser um grupo consolidado, o objetivo de desenvolver um novo processo com suplementação de ácidos graxos específicos para melhorar a eficiência reprodutiva, tem alta possibilidade de ser atingido.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo César de Faccio Carvalho

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • experimentos de longa duração em sistemas integrados de produção agropecuária
  • Consequências negativas da trajetória recente na produção de alimentos têm sido amplamente reportadas. Sistemas de produção altamente intensivos e especializados, pautados em tecnologia de insumos, ilustram uma trajetória de perda de diversidade e elevados impactos ambientais. Nesse contexto, os Sistemas Integrados de Produção Agropecuária se apresentam como rara alternativa a essa trajetória, pois caracterizam-se pela diversidade funcional, com ampla produção de serviços ecossistêmicos enquanto competitivos economicamente. Não obstante a enorme possibilidade de produzir grãos e pecuária na mesma unidade de área em um país como o Brasil, paradigmas associados a efeitos negativos da presença dos animais em áreas agrícolas imperam no meio técnico-científico. Animais em pastejo representam o resgate de um nível trófico importante, mas seus efeitos dependem do manejo e dos arranjos espaciais e temporais das diferentes sucessões. Neste contexto, visamos contribuir com uma proposta que abrange a investigação de 3 arranjos (experimentos) espaço-temporais de sistemas integrados (soja-bovinos, soja-ovinos, arroz-bovinos), onde estudamos em longo prazo a hipótese de que a integração de pastagens em rotações agrícolas é capaz de aumentar a produção de alimentos na mesma unidade de área, enquanto torna o sistema mais estável biológica e economicamente, quando comparados a sistemas puramente agrícolas. A estratégia metodológica é centrada na comparação de áreas "com e sem pastejo", onde avaliamos os componentes solo (atributos químicos, físicos e biológicos), planta (produção primária, componentes de rendimento) e animal (produção secundária, comportamento ingestivo). Além disso, a estabilidade é acessada por métricas derivadas da variabilidade das produções primária e secundária ao longo do tempo, enquanto a rentabilidade deriva de cálculos econômicos. A proposta envolve a formação de recursos humanos, 8 instituições parceiras e uma diversa equipe de 39 pessoas.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Sep 30 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo César Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • crença de autoeficácia estatística e o letramento estatístico de estudantes de curso de formação de professores que ensinarão matemática
  • Este projeto de pesquisa visa a dar continuidade aos estudos sobre o desenvolvimento do letramento, mais especificamente, o estatístico, o qual tem sido abordado em nossos estudos desde 2016. O objetivo desta investigação é interpretar o letramento estatístico de estudantes da Licenciatura em Matemática e Pedagogia a partir da aplicação de uma escala de crença de autoeficácia estatística e de um conjunto de tarefas envolvendo objetos de conhecimento estatístico. Trata-se de uma pesquisa norteada por duas questões de pesquisa: existe relação entre as crenças de autoeficácia na resolução de tarefas estatísticas, o desempenho e o raciocínio estatístico? Que lacunas os estudantes universitários apresentam no decorrer das suas atividades que comprometem o desenvolvimento do letramento estatístico? A partir do levantamento bibliográfico constatamos pelas diferentes bases de dados consultadas, a inexistência no contexto brasileiro de alguma pesquisa que apresente interlocuções teórico-metodológicas entre crenças de autoeficácia e letramento estatístico. Para buscar respostas às nossas questões de investigação, optamos por uma metodologia de pesquisa quali-quantitativa. A natureza qualitativa da pesquisa dar-se-á com a análise do material empírico gerado por alunos de instituições públicas estadual e federal de Ensino Superior, mediante categorias de análise ‘a priori’ extraídas do modelo proposto para o desenvolvimento do letramento estatístico. Já a natureza quantitativa da pesquisa será evidenciada no decorrer do tratamento da escala de crença de autoeficácia estatística para ser aplicada com os sujeitos da amostra da pesquisa. A meta a ser perseguida é contribuir com a aprendizagem estatística dos estudantes, disponibilizando um instrumento calibrado na forma de escala e um conjunto de tarefas para o desenvolvimento do letramento na temática proposta para essa pesquisa.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cesar Rocha

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • morfologia fluvial, variabilidade/mudanças climáticas e conectividade nos sistemas aluviais do baixo curso dos rios aguapeí e peixe, oeste paulista, brasil.
  • A análise das formas e processos fluviais permite compreender como a paisagem fluvial evolui no espaço e no tempo. Os rios Aguapeí e Peixe, localizados no extremo Oeste Paulista, são sistemas fluviais meandrantes e bem parecidos quanto aos canais principais, forma da bacia de drenagem, substrato litológico, relevo, clima e vegetação natural. Percorrem por aproximadamente 300 km no Planalto Ocidental Paulista e possuem importantes registros recentes com a construção de formas aluviais, como terraços fluviais e planície de inundação nos seus trechos inferiores. Com a preocupação de efeitos das mudanças climáticas e dos impactos do uso da terra nas bacias hidrográficas, somados ao recente incremento das áreas de cana de açúcar na região, o presente projeto tem como objetivos identificar a evolução e mudanças na morfologia recente dos sistemas rio-planície aluvial, os ajustes nos padrões de conectividade hidrodinâmica do rio com sua planície de inundação, assim como as influências pelos agentes naturais e antrópicos presentes nas bacias hidrográficas. Para esta análise, serão utilizadas geotecnologias e uso de um SIG para o mapeamento das mudanças morfológicas e processos de conectividade no sistema rio-planície de inundação em diferentes períodos, que representem os diferentes domínios de usos da terra e do regime hidrológico na bacia, estimando-se também o aporte de sedimentos aos canais. Serão também utilizadas ferramentas de estatística para as análises dos dados obtidos no espaço e no tempo. Como resultados esperados, esta proposta apresentará um diagnóstico das recentes modificações morfológicas nos sistemas fluviais e efeitos de processos naturais e impactos ambientais na conectividade dos rios com os ambientes de suas planícies fluviais. Apresentará uma atualização do contexto das principais ameaças sobre os processos hidrodinâmicos e conectividade nos sistemas rio-planície de inundação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cezar de Freitas Mathias

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • a adolescência como última oportunidade para bloquear ou mitigar a programação precoce que provoca na vida adulta disfunções cardiometabólicas
  • Obesidade, diabetes e hipertensão são doenças, entre outras disfunções, que compõem a síndrome cardiometabólica (SC). Uma parte considerável da população mundial desenvolve a SC. Baixa atividade física e dieta muito calórica são apontadas como causadoras da pandemia da SC; todavia, agressões no início da vida, como excesso ou restrição nutricional, escassez de micronutrientes, contaminação ambiental e o desequilíbrio psicossocial podem programar a SC na vida adulta. Nessas fases, como gravidez, lactação, infância, e mesmo na preconcepção, bloqueando as agressões ambientais é possível mitigar essa programação. A adolescência ao sofrer ataques ambientais também programa a SC, como nas outras janelas. A explosão hormonal durante a adolescência não só muda o fenótipo para a função reprodutiva como também provoca novas conexões neurais. Explorando assim o conceito DOHaD, é possível conceber que a adolescência como a última janela de programação deve ser alvo para conter a SC programada no início da vida. Com o crescimento da prevalência da SC no mundo e no Brasil, é preciso investigar os mecanismos envolvidos para dar instrumentos não só para tratar, mas também e sobretudo evitar, e a adolescência pode ser também um alvo. Usando ratos com dois modelos de programação na lactação, a redução de ninhada e consumo materno de uma dieta rica em gorduras. Ambos modelos induzem o excesso de consumo de leite materno dos filhotes. O excesso nutricional é um dos indutores da programação. Usar-se-á como intervenção, na adolescência, para bloquear ou mitigar a programação da SC: agente farmacológico, o antidiabético metformina e um não farmacológico, o exercício físico aeróbico. Artigos do nosso grupo vêm demonstrando que a adolescência é um período em que tanto excesso como a fartura nutricional programam a SC na vida adulta. Também estamos demonstrando que a metformina e o treinamento físico aeróbico podem bloquear ou mitigar, em outras janelas, a programação da SC.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Cruz Terra

Ciências Humanas

História
  • novos olhares sobre a história do trabalho: interseccionalidades e história pública
  • Os estudos sobre a História do Trabalho têm passado por importantes transformações recentes no Brasil, e no mundo, no sentido de desvelar uma visão mais complexa das relações trabalhistas e de quem eram os trabalhadores e a presente pesquisa busca contribuir nesse sentido ao propor o adensamento da perspectiva interseccional nessa historiografia, bem como a interface com a História Pública. Pretende-se, assim, abordar a História do Trabalho através do entrecruzamento dos grandes eixos da diferenciação social, como são as categorias de classe, gênero, raça, etnicidade, idade e orientação sexual. O desenvolvimento da perspectiva intereseccional no estudo da História do Trabalho será concretizado através de pesquisa em periódicos e da história oral, tendo como recorte a cidade do Rio de Janeiro em dois eixos (o pós-abolição e o tempo presente) do período republicano brasileiro. Assim, a hipótese central é que a perspectiva intereseccional trará novos olhares sobre a História do Trabalho no sentido de contribuir para mostrar como nos mundos do trabalho interagiam questões como os conflitos de classe, o racismo, o sexismo e a homofobia. Além disso, como as trabalhadoras e os trabalhadores criaram e recriaram suas múltiplas identidades e, sendo assim, como a intereseccionalidade impactou também nos processos de resistência. O objetivo de conectar a produção de uma História do Trabalho interseccional com a História Pública será efetivado através da realização das Oficinas Criativas. Essas serão espaços de reflexão em como transformar as pesquisas sobre a temática do projeto em podcasts e vídeos, sendo apontadas técnicas narrativas e oferecidos os equipamentos necessários para a realização dos produtos. Nas Oficinas serão criados materiais de apoio para auxiliar o debate nos diferentes níveis de ensino a partir dos podcasts e vídeos. Tenciona-se, portanto, explorar também as possibilidades da História Pública para a transformação e a renovação da História do Trabalho.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo de Tarso Guerrero Müller

Ciências da Saúde

Medicina
  • aplicação personalizada da vni no treinamento com exercício na doença pulmonar obstrutiva crônica
  • A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) apresenta alta morbidade,e o tratamento passa por medidas farmacológicas e reabilitação pulmonar (RP), sendo que esta última não garante redução da dispnéia e melhora do tempo máximo de tolerância ao esforço (Tlim) em 35-40% dos casos, seja na reabilitação em centros especializados ou domiciliar. Esta parcela vai se beneficiar usando uma estratégia ergogênica, seja oxigenioterapia ou ventilação não invasiva (VNI)durante o treinamento físico. O problema com a VNI é que os estudos consistentemente mostram resultados (paciente respondedor, R)em apenas ~ 50% dos casos (aumento de 33% na Tlim), levando a utilização desnecessária em outros 50% (não respondedor, NR). Apenas dois autores se preocuparam com este problema, sendo que um apontou que os respondedores tem menor hiperinsuflação estática e melhor resposta hemodinâmica no exercício, mas não se preocupou em criar um modelo preditivo, e outro, que criou um modelo preditivo muito limitado, baseado em regressão linear simples com apenas uma variável (força muscular inspiratória, PImax) que explicou apenas 24% da resposta. Portanto, este projeto propõe uma abordagem mais ampla, comparando dois grupos de 25 indivíduos (R e NR), aplicando um modelo de regressão logística com variáveis independentes de várias abordagens fisiológicas, desde função pulmonar avançada (incluindo PImax), função cardiaca, teste incremental de exercício com monitorização hemodinâmica (pressão arterial batimento-a-batimento), eletromiografia de músculos respiratórios e quantificação de enfisema por tomografia computadorizada. Nossa hipótese é que um modelo baseado em parâmetros de função pulmonar e hemodinâmico do exercício incremental, possivelmente também incluindo a quantificaçção de enfisema, possa prever entre 75-80% o grupo respondedor. Serão testados dois modelos com tres variáveis em cada um, sendo que um levará em conta volumes pulmonares e PImax e o outro incluirá aspectos hemodinâmicos.
  • Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh - MS - Brasil
  • Wed Jun 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Eigi Miyagi

Outra

Engenharia Mecatrônica
  • automação balanceada considerando sistemas ciber-físicos em processos produtivos e indústria 4.0
  • Com a evolução do mercado, os processos produtivos são continuamente revisados e, os especialistas já indicam a consolidação do que pode ser chamado de quarta revolução industrial, a Indústria 4.0. É a introdução da Internet das coisas (IoT), com foco nos dados e serviços em processos produtivos. Os operadores, as máquinas e os produtos comunicam entre si como numa rede social e a chave para isso é a integração de softwares, sensores, atuadores e processadores via sistemas ciber-físicos (CPSs). Um CPS combina tecnologias visando aplicações onde os componentes do sistema são capazes de se comunicar, detectar condições físicas por meio de sensores, avaliar a situação atual, tomar decisões sobre as ações futuras e atuar nos processos físicos. Têm-se assim laços de realimentação em que o ambiente físico (produtos e máquinas com seus sensores, atuadores e controladores) afeta o ambiente virtual (base de dados com a lógica dos processos e com informações sobre os produtos e estado dos equipamentos e do ambiente) e vice-versa. É evidente o impacto disso no futuro das empresas nacionais no setor de manufatura, gás e petróleo, construção civil e de serviços. Baseado assim nos resultados anteriores do projeto apoiado pelo CNPq em modelagem e análise de sistemas de automação balanceada e, no desenvolvimento de metodologias de projeto de sistemas produtivos os objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um framework para a integração dos CPSs e da IoT num ambiente da Indústria 4.0.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage

Ciências Humanas

Psicologia
  • protocolo para desenvolvimento de tecnologias educacionais gamificadas e em formato de jogos: produção e aplicação
  • A área das Tecnologias Educacionais vem desenvolvendo jogos e usando elementos de jogos (gamificação) em programas de ensino, educação e treinamento. Contudo, muito dessa produção é intuitiva e assistemática, além de carecer de avaliação de seus impactos. O desenvolvimento de tecnologias educacionais expositivas (textos, vídeos etc.) segue padrões rigorosos de criação, validação e testagem, mas eles raramente são diretamente aplicáveis às tecnologias interativas, já que essas demandam processo decisório sobre dinâmicas, mecânicas e componentes de jogos e várias etapas de construção e testagem. Essa lacuna tem levado pesquisadores a considerarem o uso de quaisquer elementos interativos como exemplos de gamificação e a reduzir jogos sérios ao uso de elementos lúdicos. Além disso, como o processo de criação e qualidade dos produtos é muito variável, é difícil avaliar o real impacto de tecnologias educacionais baseadas em jogos, já que elas podem incluir desde aplicativos para registros de ocorrências a jogos completos e envolventes. Diante disso, é necessário que seja desenvolvido um protocolo que estabeleça um padrão rigoroso para a criação de tecnologias educacionais em formato de jogos ou gamificação, incluindo uma árvore decisória que inclua a escolha das melhores dinâmicas, mecânicas e componentes de jogos. Espera-se que a criação deste protocolo sirva de base para a produção de tecnologias baseadas em jogos mais adequadas à realidade onde serão aplicadas; que permita o desenvolvimento de produtos mais atrativos; e que favoreça a realização de análises mais amplas dos seus impactos, já que garantiria uma padronização do tipo de tecnologia aplicada/avaliada. Esta pesquisa envolverá, portanto, três etapas: criação de um protocolo para o desenvolvimento de estratégias baseadas em jogos; criação de pelo menos três estratégias gamificadas a partir do protocolo; e aplicação e avaliação das estratégias criadas por meio do protocolo junto ao público-alvo.
  • Universidade do Estado do Pará - PA - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Filemon Paolucci Pimenta

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • avaliação de distintos protocolos terapêuticos e da dose mínima de p. vivax influenciando na capacidade vetorial e na transmissão via picada ao hospedeiro pelos vetores anopheles darlingi e anopheles aquasalis.
  • A malária por P. vivax prevalece na região amazônica do Brasil. Os fármacos antimaláricos possuem considerável variabilidade inter-individual e diferentes efeitos clínicos, benéficos ou adversos, o que é evidenciado no polimorfismo genético do parasita. A primeira linha de tratamento da malária vivax é a terapia combinada de cloroquina/primaquina. Porém, uma das maiores ameaças ao controle e eliminação da malária é a disseminação de parasitas resistentes aos medicamentos. Devido a isto, protocolos terapêuticos utilizando outras combinações de antimaláricos são preconizados pelo PNCM/MS. Um aspecto crítico é o longo tratamento que pode durar até 14 dias. Todavia, após o inicio do tratamento não se conhece até quantas horas ou dias o P. vivax ainda pode ser transmitido aos mosquitos vetores. Outra situação é a possível falha ou reações adversas no tratamento devido a fatores farmacocinéticos, absorção inadequada, ou seleção de populações resistentes, ou finalmente, períodos em que as concentrações sanguíneas dos medicamentos estão inadequadas. Outro fato são os pacientes começarem a receber tratamentos, porém os parasitas são resistentes (p.ex. à cloroquina). Também é comum o abandono do tratamento após o paciente sentir uma certa melhora. Portanto, é importante considerar o tempo de viabilidade do plasmódio nos pacientes. A avaliação da eficácia dos tratamentos é feita nos pacientes devido à dificuldade de cultivar o P. vivax. O objetivo deste estudo é elucidar nos pacientes submetidos a diferentes tipos de protocolos antimaláricos no hospital da FMT-HVD, por quanto tempo após o inicio do tratamento, o plasmódio ainda pode permanecer viável como fator de risco para a transmissão do homem ao vetor. Vamos verificar a possibilidade de que indivíduos com malária vivax, apesar de estarem em tratamento, poderão ainda contribuir para a manutenção de focos ativos de transmissão do P. vivax do homem para dois principais mosquitos vetores brasileiros no seu retorno à moradia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Freitas Gomes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • aquisição e instalação de laboratório de física computacional em jataí (go) - ufj
  • Após o grande desenvolvimento tecnológico dos computadores nas últimas décadas, a física e a ciência em geral tem uma poderosa ferramenta para o estudo dos fenômenos naturais: os métodos computacionais. Esta ferramenta se soma ao experimento e estudo teórico e em algumas áreas é até mais poderoso que estas últimas duas devido a dificuldade de se realizar experimentos. Com estes métodos computacionais é possível tanto a simulação numérica de fenômenos como a análise de uma grande quantidade de dados. Por exemplo, análise de séries temporais e modelagens matemáticas visando a sua previsibilidade são amplamente utilizados no estudo de distúrbios geomagnéticos da magnetosfera terrestre devido a sua interação com o vento solar. Já a simulação numérica e a análise estatística de grande volume de dados são muito utilizados no estudo de propriedades coletivas de um grande conjunto de agentes em função das interações locais entre os agentes em um contexto da Mecânica estatística. Por exemplo, em Neurociência Computacional estuda-se o comportamento do cérebro através de modelos matemáticos representando um grupo de neurônios e suas interações entre si. Outra linha de pesquisa da mecânica estatística é o estudo de fenômenos fora do equilíbrio no qual não há uma função de energia ou hamiltoniano definido. Nesta linha tem também a Dinâmica Social na qual são estudadas as propriedades coletivas de uma comunidade humana em função da interação entre as pessoas, como na disseminação de cultura, opinião, solução de problemas, etc.
  • Universidade Federal de Jataí - GO - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Outra

Divulgação Científica
  • ii mostra interterritorial científica e tecnológica da bahia: transversalidade entre saberes como ferramenta de enfrentamento aos novos desafios planetários
  • A presente proposta visa catalogar, sistematizar, transversalizar, divulgar e elaborar um dossiê de todas as atividades de popularização de CT&I que ocorrerão no contexto da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, mediante a chamada nº 06/2021/CNPq. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, diversas instituições de CT&I existentes na Bahia realizam eventos de popularização da Ciência. No entanto, nem sempre estes são eventos interligados, ou ainda não possuem uma ampla divulgação. Por outro lado, a Bahia ainda não possui uma política específica de fomento a ações científicas nesta linha. Além disso, esta proposta visa dar continuidade a um projeto de popularização da ciência realizado na Bahia, no âmbito da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), no ano de 2019/2020, o qual voltou-se essencialmente para reflexão do desenvolvimento rural no interior do estado da Bahia e sua integração e transversalidade com a ciência e tecnologia. Neste sentido, a proposta, buscará reforçar a importância da popularização da ciência na Bahia, assim como reforçar o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a sustentabilidade, no exercício das atividades educativas, produtivas, sociais e ambientais, perpassando pelas contribuições históricas dos povos originários na construção da sociedade baiana, sendo estas fundamentais para o redirecionamento da qualidade da vida no Planeta Terra de modo sustentável, atendendo assim aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável recomendados pela ONU. Como público participantes visa englobar todo o estado da Bahia, envolvendo alunos e professores de educação básica, educação profissional, do ensino superior, de educação profissional e tecnológicas, das redes públicas e particular de ensino; escolas família agrícola, povos e comunidades tradicionais (comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinha), meninas/mulheres cientistas/pesquisadoras, ambientalistas, agricultores familiares, extensionistas universitários, gestores públicos e sociedade civil em geral. Buscando guardar pertinência com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a execução desta proposta se justifica como forma de promover a interação entre as instituições proponentes da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado da Bahia com vistas a ampliar a divulgação das ações e aumentar o interesse da população em geral pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da Bahia. Além disso, a realização da II Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: transversalidade entre saberes como ferramenta de enfrentamento aos novos desafios planetários, visa promover integração entre instituições de ciência e tecnologia, através de seus pesquisadores, extensionistas, cientistas, estudantes do ensino básico, profissionalizante e de nível superior e sociedade civil, especialmente povos tradicionais, as quais contribuirão para o estabelecimento de caminhos para a retomada do desenvolvimento sustentável da socioeconomia baiana, no pós pandemia, em especial para o desenvolvimento da agricultura familiar e reconhecimento e valorização dos povos e comunidades tradicionais. Considerando a chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2021, este projeto será desenvolvido mediante atividades que terão pertinência com o tema da chamada, estando suas ações alinhadas aos temas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na Vida Sobre a Terra e Consumo e Produção Responsáveis, sem, contudo excluir as outras temáticas das atividades pontuais a serem desenvolvidas nas propostas selecionadas. Neste contexto, a proposta desta atividade objetiva promover ações abrangentes de estímulo, divulgação e socialização de conhecimentos científicos, oriundos de estudos, pesquisas acadêmicas e experiências de povos e comunidades tradicionais mediante desenvolvimento de um espaço para exposição, apresentação e discussão de experiências técnicas, científicas e populares, que materializem ações convergentes, transversalizadas e interseccionais fomentadas pelas instituições públicas, unidades científico/acadêmicas e instâncias sociais. Para além de meramente demonstrar as ações de CT&I já em andamento, a proposta visa aprimorar o diálogo e a relação cooperativa entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão, e entre estas e a sociedade civil aonde serão debatidas as estratégias de atuação da pesquisa e inovação tecnológica voltadas para a requalificação da vida no planeta. A II Mostra Interterritorial Científica e Tecnológica da Bahia: transversalidade entre saberes como ferramenta de enfrentamento aos novos desafios planetários é uma iniciativa da Rede Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, que já vem sendo implementada há sete anos. A Rede Baiana envolve todas as instituições baianas de Ensino Superior, além Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e está sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do estado da Bahia. Portanto, a integração já existente entre instituições baianas de ensino, pesquisa e extensão voltadas ao desenvolvimento sustentável, através da REDE, possibilita a realização da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia enquanto um evento estadual. A II Mostra Cientifica Tecnológica da Bahia será realizada de modo virtual e presencial, de acordo com as seguintes modalidades: Atividades virtuais: Ciclo de palestras, Seminário, Exposição de CT&I, Conjunto de oficinas de CT&I e a realização de um hackathon. Atividade presencial: I Encontro Baiano de Popularização de CT&I, Portas Abertas com visitação a Estação Experimental Fazenda Almada, ao Parque Tecnológico da Bahia, ao Museu de Ciências da Terra e ao Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (Measb).
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • Tue Oct 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Henrique de Almeida Campos Junior

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • para novas demandas novas tecnologias: impulsionando o conhecimento e a geração de novos produtos para a preservação da fertilidade feminina
  • Os avanços nos tratamentos oncológicos aumentaram a sobrevida dos pacientes, entretanto, podem levar a infertilidade devido a depleção da reserva ovariana, o que demandou o surgimento de uma nova área, a Oncofertilidade. Existem poucas estratégias para a preservação da fertilidade, e apesar de ainda ser experimental, a criopreservação ovariana seguida de transplante é a alternativa mais promissora com mais de 130 nascidos no mundo. Atualmente, o procedimento de criopreservação ovariana é considerado padronizado, entretanto, a sobrevivência folicular ao transplante é o principal limitante dessa técnica. Por ser realizado sem anastomose, há aumento de radicais livres e elevação das taxas de atresia e ativação folicular, portanto a atuação de fármacos moduladores desses fenômenos merece ser investigada. Nossa hipótese é que agentes pró-angiogênicos, anti-apoptóticos, anti-oxidantes e bloqueadores da ativação folicular promovam o aumento da sobrevivência folicular ao transplante. Há grande demanda por novos produtos para essa área e a potencial utilização de anti-apoptóticos e anti-oxidantes comerciais na preservação de folículos foi demonstrada, bem como foi relatado o aumento da perfusão vascular de enxertos tratados com substâncias pró-angiogênicas. Além disso, nosso grupo identificou que as primeiras horas após o transplante é o momento em que ocorre massiva perda folicular, sendo esse um ponto de intervenção que pode determinar o sucesso da técnica. Dessa forma, a atuação desses diferentes agentes será avaliada em transplantes murinos e bovinos, sendo que os ovários serão vitrificados, subcutaneamente transplantados e direcionados a avaliações funcionais. Inicialmente, a exposição aos fármacos será feita de forma isolada em diferentes tempos e concentrações. E finalmente, será realizada a elaboração da matriz sintética com as concentrações mais efetivas.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Henrique Gonçalves Dias Diniz

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de um equipamento portátil baseado em espectroscopia no infravermelho próximo e imagens digitais para autenticação e determinação de origem geográfica e adulterações em produtos alimentícios
  • A avaliação da qualidade de produtos alimentícios exigida pelos órgãos de fiscalização para autorizar sua comercialização tem sido realizada com base na identificação e/ou quantificação de espécies químicas ou da determinação de diversos parâmetros físico-químicos. Contudo, a maioria dos métodos de referência adotados nas legislações específicas possuem desvantagens, tais como elevado custo, lentidão de análise e várias etapas de pré-tratamento de amostras. Assim, surge a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias analíticas que reduzam o tempo de resposta através da simplificação do procedimento analítico, sem comprometer os resultados. Neste contexto, a Espectroscopia no Infravermelho Próximo (NIRS, do inglês Near-Infrared Spectroscopy) e as Imagens Digitais (CACHAS, do inglês chemometrics-assisted color histogram-based analytical system) são alternativas promissoras por serem rápidas, não invasivas/destrutivas, além de, geralmente, dispensar o uso de reagentes químicos e evitar etapas de preparo da amostra, gerando baixa quantidade de resíduos. Uma tendência notável no desenvolvimento de tais metodologias está relacionada com a aquisição de informações in situ e em tempo real utilizando dispositivos portáteis, que podem medir com precisão diferentes propriedades físicas e/ou químicas associadas à composição das amostras. Neste cenário, o presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento portátil baseado em NIRS e CACHAS para autenticação e determinação de origem geográfica e adulterações em cachaças, méis, leite de cabra e derivados produzidos por pequenos produtores e cooperativas do Cerrado e Semiárido nordestinos. Com isto, além de promover segurança e qualidade aos consumidores, contribui-se para consolidação das ODS/ONU 2, 8 e 12, especialmente saúde e bem-estar, produção responsável e desenvolvimento de comunidades com relações econômicas, sociais e ambientais positivas voltadas ao desenvolvimento regional e nacional.
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Henrique Gorgatti Zarbin

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • identificação estrutural e síntese dos feromônios sexuais de percevejos neotropicais
  • As pesquisas alertam que a sustentabilidade ambiental de sistemas agrícolas passa, necessariamente, pela mudança no padrão técnico da agricultura “moderna”, especialmente no que diz respeito ao uso abusivo de agrotóxicos. A agricultura, para ser sustentável, não pode ser responsável pela contaminação do ar, do solo e das águas, afetando negativamente a saúde de homens e animais. A aplicabilidade de feromônios sexuais tem contribuído para a redução dos danos provocados em várias espécies de percevejos pertencentes à ordem Hemiptera, devido a eficiência da captura por meio destas substâncias, cujos resultados alcançados apresentaram-se tão eficientes quanto o controle químico. Nesse sentido, o presente projeto visa realizar a identificação estrutural e síntese dos componentes dos feromônios sexuais das espécies de percevejos Orsilochide leucoptera, Mormidea v-luteum e Arvelius albopunctatus, pragas de arroz e tomates no Brasil, e testar a eficiência e viabilidade do uso desses compostos no monitoramento e controle populacional destas espécies como método de controle fitossanitário. A estratégia metodológica se inicia com a coleta e manutenção de uma colônia dos insetos de cada espécie em laboratório, visando a extração de componentes feromonais. Os extratos obtidos serão então empregados em testes de atratividade para evidenciar a existência de comunicação mediada por feromônios. As análises químicas iniciam-se na determinação dos componentes dos extratos que possuem atividade biológica por meio de ensaios eletrofisiológicos em CG-EAG. As estruturas destes compostos serão propostas a partir de análises em CG-EM e CG-IVTF, assim como pela realização de microderivatizações. Posteriormente, por meio da síntese das estruturas propostas, será possível confirmá-las pela comparação dos dados analíticos. A síntese permitirá também a obtenção destes compostos em maior escala, a fim de utilizá-los em bioensaios para determinar sua eficiência na atratividade dos insetos.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Henrique Nobre Parente

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • qualidade da auditoria independente e value-relevance no mercado de capitais brasileiro
  • A auditoria independente dotada de qualidade desempenha papel importante na redução da assimetria informacional, pois atesta a fidedignidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão. Essa qualidade relaciona-se diretamente à competência e independência do auditor. A teoria contábil preconiza que a qualidade da auditoria independente está positivamente associada com a qualidade da informação contábil. Destarte, este projeto parte do seguinte problema de pesquisa: as características da qualidade da auditoria independente apresentam valor informativo incremental para os participantes do mercado de capitais brasileiro? Nesta proposta, espera-se que a value-relevance da auditoria independente seja superior nas empresas nas quais se observem maior competência e independência dos serviços de auditoria. A pertinência deste projeto está circunscrita na avaliação do value-relevance da qualidade da auditoria independente em firmas brasileiras, identificando, inclusive, se mudanças na legislação da auditoria modificaram as expectativas dos investidores. Espera-se que a qualidade da auditoria independente atue como fator de diferenciação em termos de valuation entre as firmas do mercado de capitais brasileiro, reconhecidamente marcado por características como elevada concentração acionária e fraco enforcement, aspectos que podem impactar a informatividade contábil. A amostra do estudo compreenderá as empresas brasileiras listadas na B3 S.A., no período de 2010 a 2022. Para testar a relevância informacional incremental da qualidade da auditoria independente, será aplicado o modelo de Ohlson (1995), amplamente utilizado na literatura. Nesta pesquisa, as características da qualidade da auditoria independente avaliadas classificam-se quanto ao relatório de auditoria (opinião do auditor, tempo de emissão do relatório e principais assuntos de auditoria) e à firma de auditoria (tamanho, rotatividade, especialização, risco, remuneração).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Henrique Schneider

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese orgânica como uma ferramenta versátil para a preparação de novas classes de sensores ópticos em solução
  • Este projeto visa o fortalecimento de uma rede de colaboração na área de química orgânica e fotoquímica com foco direcionado para o desenho e a síntese de diferentes classes de compostos com potencial aplicação como sensores ópticos em solução. As diferentes estruturas moleculares foram desenhadas visando cobrir uma ampla faixa de compostos, com um potencial de modular as suas características estruturais e eletrônicas em função de sua aplicação, possibilitando um ajuste fino entre o sensor e o analito. Os compostos a serem obtidos compreenderão uma vasta classe de heterociclos, tais como calcogenofenos, benzocalcogenofenos, benzotiadiazois (BTDs), bases de Tröger e imidazopiridinas. A partir da diversidade de funcionalidades previstas, diferentes analitos em solução serão investigados, tais como enantiômeros, íons metálicos, biomoléculas (HSA, DNA e BSA), bem como vapores orgânicos, ácidos e/ou básicos. O processo de identificação poderá compreender a identificação a olho nu, além de mecanismos de aparecimento (turn-on) e/ou diminuição (quenching) de fluorescência, fluorescência induzida por agregação (AIE), fluorescência aumentada por agregação (AIEE), entre outros. Os mecanismos de identificação dos analitos serão ainda investigados por cálculos teóricos visando corroborar com as propostas mecanísticas apresentadas. Por fim, acreditamos que este projeto, que tem a síntese orgânica e a fotofísica como áreas de especialidade exclusivas e muito bem definidas está fortalecido pelas diferentes expertises que constituem as propostas metodológicas de síntese, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade dos seus integrantes, compreendida em síntese orgânica, fotofísica e cálculos teóricos (docking molecular).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Igor Milen Firmino

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • estratégias para remoção melhorada de micropoluentes orgânicos em sistemas de tratamento de esgoto: microaeração e mediadores redox
  • A presença de micropoluentes orgânicos (MPOs) (fármacos, hormônios etc.) no meio ambiente, mesmo em concentrações muito baixas (ng/L ou ug/L), pode causar sérios problemas, como desenvolvimento de patógenos resistentes a antibióticos e distúrbio reprodutivo em animais e humanos. Sendo o esgoto doméstico uma das principais fontes de poluição ambiental com esses compostos, é imprescindível que os sistemas de tratamento sejam capazes de removê-los antes do lançamento do esgoto tratado no corpo receptor. Entretanto, os sistemas convencionais não são projetados para essa finalidade. Logo, as eficiências de remoção variam amplamente, dependendo da tecnologia e das condições redox utilizadas. Normalmente, os sistemas anaeróbios são menos eficientes do que os aeróbios para a maioria dos MPOs. Porém, a eficiência de remoção de alguns MPOs, como os antibióticos, também pode ser limitada em sistemas aeróbios. Assim, técnicas mais simples e econômicas devem ser aplicadas a esses sistemas de tratamento para melhorar a remoção de MPOs. Uma das alternativas é a microaeração de sistemas anaeróbios (injeção de pequenas quantidades de oxigênio) para estimular a síntese de enzimas oxigenases por microrganismos microaerofílicos e facultativos, facilitando a degradação inicial dos MPOs. Outra opção, tanto para sistemas anaeróbios quanto para aeróbios, é a adição de compostos quinônicos, que têm propriedades mediadoras redox e aceleram as reações de degradação de compostos recalcitrantes. Portanto, este projeto visa a avaliar a microaeração e o uso de mediadores redox (solúveis e insolúveis) como estratégias de melhoria de desempenho de remoção de MPOs em sistemas anaeróbios e aeróbios. Para isso, serão realizados experimentos, em reatores em escala laboratorial (esgoto sintético) e piloto (esgoto real), em que serão testadas diferentes vazões e modos de microaeração, e diferentes tipos e concentrações de mediadores redox, além da determinação dos mecanismos de remoção.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Jeferson Pilar Araújo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • línguas de sinais emergentes, contatos e fronteiras no brasil: da documentação da convencionalização de sinais ao planejamento para a diversidade linguística sinalizada
  • Línguas de sinais emergentes surgem em micro-comunidades, indígenas ou não, são distintas da Libras e entre a primeira e segunda gerações podem ser consolidadas em línguas naturais. Já as línguas de sinais de fronteira passam por processos de convencionalização decorrentes do contato linguístico, a exemplo da Língua de Sinais Venezuelana em contato com a Libras, no Brasil. O projeto busca articular uma rede de pesquisadores que trabalham com as diferentes línguas de sinais no Brasil visando instrumentalizar essas línguas para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, dando-lhes visibilidade de modo que sejam pensadas políticas linguísticas adequadas frente à língua de sinais nacional. Com cerca de 20 línguas de sinais emergentes em aldeias e vilas, e outras dezenas em contexto de fronteira, essas línguas jovens ou de contato passam por processos de convencionalização de sinais variáveis, o que faz com que se indague sobre a necessidade do ensino da Libras para as comunidades surdas usuárias dessas novas línguas. As línguas de sinais emergentes são um laboratório natural para que se investigue a criação de novas línguas, além de fazerem parte da diversidade linguística brasileira na modalidade sinalizada. Como hipótese, defende-se que investigar essas línguas é buscar modelos teóricos que comprovem adequadamente como ocorrem os processos de convencionalização de uma língua nova nas mentes dos seus falantes, a partir do uso. Com a instrumentalização e documentação dessas línguas poderão ser comprovados os mecanismos de consolidação de sistemas linguísticos emergentes. O trabalho metodológico será o de documentação e descrição linguística com a produção de corpora multilíngues e multimodais, seguindo-se um modelo adaptado do Inventário da Libras. A produção de uma base de dados de línguas de sinais emergentes contribuirá com o conhecimento da diversidade linguística brasileira sinalizada e a educação empreendedora na formação de pesquisadores surdos.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • tecnologias agrometeorológicas como suporte para o cultivo sustentável de frutíferas de importância econômica na amazônia.
  • A Amazônia possui uma diversidade de espécies de plantas frutíferas que geram renda e emprego às populações locais. Nos últimos anos, a produção de frutíferas na região Norte evoluiu de uma condição somente extrativista para um cenário de produção agrícola. O estado do Pará possui três principais tipos climáticos, dentre estes os clima do tipo Am e Aw que apresentam meses com chuvas abaixo de 60 mm nos períodos de estiagem, comprometendo a produtividade das espécies perenes nos casos em que a produção seja feita sem irrigação e em terra firme. Tendo em vista a importância econômica da cadeia produtiva do açaí, do Cacau, do limão-tahiti, do coqueiro-anão verde na região e, mais localmente dos pomares de mangueira, além da necessidade de conhecimento mais preciso sobre o ambiente de cultivo, busca-se nesta pesquisa avaliar os parâmetros agrometeorológicos destas frutíferas em condições climáticas locais e como as mesmas respondem à disponibilidade hídrica e ao clima para a geração de tecnologias para suporte ao cultivo sustentável da fruticultura Paraense. O estudo será conduzido durante dois anos experimentais nos municípios de Altamira (plantio de Cacau), Capitão Poço (plantio de lima ácida tahiti e açaí), Santa Izabel (coqueiro anão) e Salinópolis (Manga). Em cada área de produção será definida um talhão de 1 ha irrigado e outro em sequeiro para o monitoramento de variáveis agronômicas. Torres micrometeorológicas serão usadas para o monitoramento da interação solo-planta-atmosfera. Será adotado o método da razão de Bowen para a estimativa dos balanço fluxos e evapotranspiração do pomar, assim como pelo método do balanço de agua no solo por tensiometria. A evaporação na entrelinha será monitorada com microlisimetros. Será utilizado o algoritmo METRIC para verificar a distribuição espaço-temporal das variáveis avaliadas. Espera-se gerar resultados que contribuam para o manejo, o uso racional e produtividade da água em frutíferas com cobertura parcial do solo.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Jose do Amaral Sobral

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • avanços em sistemas coloidais: emulsões, biopolímeros, filmes ativos, nanocompósitos
  • O objetivo principal deste projeto é o estudo da aplicação de princípios ativos, encapsulados em emulsões, e de nanopartículas, de origem biológica, no desenvolvimento de filmes (F), nanocompósitos (NC) e recobrimentos (R) a base de biopolímeros. Os princípios ativos de interesse serão o extrato hidroetanólico de folha de Pitangueira (EFP), que será encapsulado em emulsões duplas (ED) A/O/A para aumento de sua estabilidade, e princípios ativos lipossolúveis, como a rutina, hesperidina, alfa-tocoferol, dentre outros, que serão encapsulados na fase O de nanoemulsões (NE) ou emulsões de Pickering (EP) O/A. Vários emulsificantes e técnicas de homogeneização deverão ser estudos na produção dessas emulsões, que serão caracterizadas para conhecimento do diâmetro médio da gota, span, morfologia, viscosidade e estabilidade física. Essas emulsões, adicionadas em soluções formadoras (SF) dos F e R, permitirão a produção de material com atividades antioxidante (AAt) e antimicrobiana (AAm). Nanopartículas, como nanocristais de celulose, de amido ou de quitosana, ou nanofibras de celulose, poderão também serem adicionados à SF de F e R, como carga de reforço, podendo também contribuir para a redução da sensibilidade à umidade. As SF serão aplicadas em suportes adequados para a produção de F e NC, mas para a produção de R, elas serão aplicadas sobre uma das superfícies de papel/papelão, seguido de desidratação, em ambos os casos. Esses materiais serão caracterizados usando-se técnicas específicas para materiais poliméricos ou celulósicos, permitindo o conhecimento de suas principais propriedades físicas (propriedades mecânicas, de barreira ao vapor de água e à luz UV/visível, óticas e de superfície), microestrutura, conformação molecular, cristalinidade e AAt e AAm. Espera-se ao fim deste projeto de 3 anos, produzir conhecimentos sobre eventuais interações entre os princípios ativos emulsionados e as nanopartículas que possam melhorar a entrega deles para o alimento embalado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo José Paupitz Gonçalves

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de estruturas mecânicas com características avançadas para controle de vibração e ruído
  • Um dos desafios encontrados nas aplicações de materiais compostos e estruturas leves é o balanço entre desempenho energético e susceptibilidade a altos níveis de vibração e ruído. No projeto sequencial, em que elementos estruturais são otimizados individualmente para redução de massa, é comum que o conjunto apresente níveis insatisfatórios de vibração e transmissão de ruído, requerendo soluções paliativas com custo da massa adicionada, como é o caso, por exemplo, de tratamento acústico ou aplicação de materiais visco-elásticos, em geral, densos e com baixo módulo de elasticidade, e que não conferem propriedades de resistência ao conjunto. Se indesejadas em aplicações de máquinas e veículos, estas soluções podem ser proibitivas nos casos em que a massa do conjunto está diretamente ligada com a sua viabilidade, como é o caso da maioria das estruturas aeroespaciais. Desta forma, pretende-se com este projeto, estudar técnicas de controle passivo e semiativo dedicadas a aplicações em estruturas leves, para redução da transmissão de ruído e vibração. Neste contexto, elementos estruturais dos tipos vigas e painéis feitos de metamateriais seriam estruturas que excedem o desempenho típico de seus pares convencionais, explorando os benefícios das estruturas periódicas passivas e semiativas. O que se propõe neste projeto é o desenvolvimento de métodos de modelagem e de projeto destes tipos de estruturas. Configurações mecânicas passivas ou mesmo materiais eletroativos serão ser considerados ao longo do projeto. A fabricação, bem como as restrições dimensionais impostas pelo tamanho das estruturas desejadas serão levadas em consideração. O projeto prevê ainda desenvolver um esquema analítico para prever a produção e propagação de ondas dentro da influência de estruturas 1D e 2D. Descrições numéricas baseadas em elementos finitos e espectrais para prever a propagação da onda e outras abordagens no domínio do tempo também serão desenvolvidas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo José Pereira Lima Teixeira

Ciências Humanas

Educação
  • aplicação do sistema crispr-cas como estratégia de resistência multiviral em feijoeiro
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Nov 29 00:00:00 BRT 2019-Thu Nov 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Márcio Cruz

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a sustentabilidade como paradigma indutor do direito na pós-modernidade e as novas matrizes energéticas
  • OBJETO: investigar a Sustentabilidade como novo paradigma indutor do direito na pós-modernidade, ante a necessária substituição da atual matriz energética nas dimensões social, econômica e ambiental. O progresso da eficiência energética enfrenta retrocessos, como a diminuição das melhorias globais em eficiência energética, afetando metas globais para o clima e Sustentabilidade. Tal fato é relevante, considerando a demanda energética com o avanço exponencial das novas tecnologias e a estimativa de que a eficiência energética poderá reduzir mais de 40% das emissões de gás de efeito estufa nos próximos 20 anos. JUSTIFICATIVA: necessidade de sistematização de teorias contemporâneas que tratam da emergência da Sustentabilidade como novo paradigma do Direito. PROBLEMÁTICA/HIPÓTESE: como o direito se posicionará diante da mudança da matriz energética baseada em energias renováveis? Buscar-se-á posicionar a Sustentabilidade como novo paradigma do direito, coabitando com a liberdade, pois, além da sua vocação para ser aplicada em escala global, apresenta flexibilidade e operacionalidade para comportar a dialética das várias forças sociais, por uma via discursiva harmonizadora. Sustentabilidade funda-se em categorias como solidariedade e participação no cenário cosmopolita e transnacional. Ao contrário do paradigma moderno, que sustentou a “civilização dos contratos e da propriedade privada”, na modernidade, a Sustentabilidade terá melhores condições de promover o socioambientalismo e a inclusão e justiça social; além da instrumentalização, por meio de novas tecnologias (internet e IA), de uma Governança Transnacional a partir da agenda de desenvolvimento econômico ambiental e sustentável. Há caráter inovador da temática ante nova matriz energética (energias renováveis) no debate jurídico econômico global. METODOLOGIA: método dedutivo, estabelecendo formulação geral, buscando partes do fenômeno para sustentá-la, por meio de pesquisa bibliográfica.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Michel Roehe

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • uso de ferramentas genéticas, matemáticas e tecnológicas para avaliar o risco de transmissão e fortalecer a vigilância do vírus da febre amarela nas cinco regiões brasileiras
  • Vide projeto anexo.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Jan 01 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Milet-Pinheiro

Ciências Biológicas

Botânica
  • flores de perfume e machos de abelhas euglossine: entendendo a evolução da sinalização olfativa floral através de uma abordagem de ecologia cognitiva da polinização
  • Nas florestas neotropicais, as flores de cerca de 1000 espécies vegetais, de ao menos 15 famílias, produzem perfumes como única recompensa para os seus polinizadores. Em geral, flores de perfume são polinizadas por machos de espécies cogenéricas de abelhas euglossine e acredita-se que a composição química dos perfumes florais desempenhe um papel chave nessa atração seletiva. Estudos recentes sugerem que a evolução de perfumes florais nessas plantas é moldada por vieses sensoriais/comportamentais preexistentes dos gêneros de euglossine. No entanto, ainda não há suporte experimental para esta hipótese, principalmente devido à escassez de informações sobre 1) a identidade dos polinizadores dessas plantas, 2) a composição química de seus perfumes florais e 3) a percepção química dos polinizadores. Neste projeto, busca-se entender a evolução de perfumes florais nesse sistema de polinização, considerando a perspectiva das plantas e dos polinizadores. Para isso, serão integradas técnicas modernas de várias disciplinas, tais como ecologia cognitiva e da polinização, além da filogenia molecular dos mutualistas. O atual conhecimento sobre os polinizadores e sobre a química de perfumes florais será compilado a partir de uma revisão de literatura. Novas interações serão descritas a partir de observações de polinizadores nas flores in situ. Amostras de perfumes florais serão coletadas a partir da técnica de headspace dinâmico e de lavagem com solvente e analisadas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC/MS). Os vieses sensoriais/comportamentais dos polinizadores serão investigados a partir de análises eletroantenográficas e bioensaios no campo, respectivamente. Árvores filogenéticas de espécies com flores de perfume e abelhas euglossine, serão reconstruídas com base em dados moleculares publicados e servirão de base para análises filogenéticas que avaliem o tempo e modo de evolução dos perfumes florais, bem como o papel de polinizadores nesse processo.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • Mon Mar 07 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Monteiro Brando

Ciências Biológicas

Ecologia
  • análise de risco e limiares ecológicos na amazônia e no cerrado
  • O ciclo hidrológico está mudando nos trópicos devido às interações entre mudanças climáticas globais e desmatamento. Os impactos sobre sistemas naturais podem ser grandes, persistentes e podem ter consequências graves para o ciclo do carbono e as concentrações atmosféricas de CO2. Muitos dos grandes impactos sobre florestas, savanas e sistemas agrícolas resultam da ocorrência de eventos climáticos extremos. Os recentes eventos climáticos extremos já causaram (a) mudanças fundamentais na estrutura de florestas tropicais, (b) perdas generalizadas na produção agrícola, e (c) incêndios catastróficos em florestas e savanas. Considerando que tanto a média como a variabilidade do clima estão mudando com a acumulação de gases de efeito estufa na atmosfera, é provável que os eventos climáticos extremos se tornem mais comuns e intensos num futuro próximo. No entanto, quantificar como as mudanças climática e meteorológicas irão alterar a probabilidade de eventos catastróficos no futuro próximo continua a ser um desafio. Até o presente momento, a maioria dos estudos têm avaliado a exposição dos ecossistemas tropicais e da produção agrícola às futuras alterações climáticas, mas a quantificação da sensibilidade desses ecossistemas às condições climáticas extremas continua a ser mal compreendida. Neste projeto, usaremos modelos estatísticos para quantificar os múltiplos determinantes climáticos de grande impacto em florestas tropicais, savanas, agricultura e regimes de perturbação. Avaliaremos ainda como as mudanças climáticas podem alterar a probabilidade de ocorrência de eventos meteorológicos e conjugados em um futuro próximo na Amazônia e Cerrado. Para isso, nós propomos os seguintes objetivos específicos: 1) identificação de limiares históricos multivariados em variáveis climáticas que tenham causado redução da produtividade da vegetação, pico de atividade de incêndios tropicais e perdas na produção agrícola; 2) avaliação do risco de ultrapassar tais limiares potenciais no presente e no futuro próximo, de acordo com diferentes cenários climáticos; e 3) avaliação de como a estabilização do aquecimento da temperatura global do ar abaixo de 1,5°C pode evitar grandes perdas de recursos florestais, produção agrícola e impactos ambientais associados a incêndios tropicais. O principal resultado do projeto será, portanto, o fornecimento de uma avaliação de risco robusta de vários serviços ecossistêmicos chave na Amazônia e no Cerrado sob diferentes cenários de mudanças climáticas. Este projeto conectará ainda mais pesquisadores e instituições sediadas na Suíça e no Brasil, e contribuirá para a formação de um grupo diversificado de estudantes da Suiça, do Brasil e de pós-doutores.
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - PA - Brasil
  • Wed May 13 00:00:00 BRT 2020-Wed May 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Monteiro Brando

Ciências Biológicas

Ecologia
  • legados do desmatamento e da degradação florestal na fronteira agrícola amazônica: impactos sobre a biodiversidade, o ciclo do carbono e os recursos hídricos (fase 2)
  • As mudanças do uso da terra têm alterado fundamentalmente a dinâmica, o funcionamento e a estrutura das florestas estacionais semideciduais no ecótono Amazônia-Cerrado. Essas alterações, por sua vez, influenciam o clima local/regional através de disrupções do ciclo hidrológico, do carbono e de energia, com importantes implicações à biodiversidade regional e integridade dos córregos da região. Esses efeitos podem persistir por décadas e interagir com mudanças climáticas globais. No entanto, as possíveis trajetórias de florestas e ambientes aquáticos permanecem pouco entendidas na fronteira agrícola amazônica, bem como os seus impactos à biodiversidade e aos serviços/funções ecossistêmicos associados. Desde a implementação do PELD-TANG na fronteira agrícola do sudeste Amazônico, avançamos o entendimento dessas relações entre florestas e ambientes aquáticos de água doce em paisagens sendo transformadas pela agricultura mecanizada de larga escala. Nos últimos quatro anos, foi possível compreender diversos aspectos da trajetória de mortalidade de árvores pós-distúrbio e da recuperação de ambientes terrestres e aquáticos sendo expostos a distúrbios, bem como os mecanismos pelos quais esses processos ocorrem. Os objetivos gerais e específicos desta proposta em relação à anterior permanecem, com mudanças em atividades. Propomos quantificar como a degradação por distúrbios e o desmatamento das florestas localizadas na fronteira agrícola Amazônica impactam as relações entre a biodiversidade, os processos ecossistêmicos e a integridade de córregos da região, assim como as trajetórias de florestas e ecossistemas aquáticos ao longo do tempo. Mais especificamente, o estudo pretende quantificar no longo prazo: (1) os efeitos (conjuntos e separados) da fragmentação e de distúrbios pelo fogo e vento na estrutura, dinâmica e trajetórias de florestas de terra firme; (2) os efeitos de distúrbios nas funções ecossistêmicas e na biodiversidade dessas florestas; (3) como mudanças climáticas locais associadas ao desmatamento e à degradação florestal alteram regionalmente o balanço de água e energia e, assim, a integridade das florestas ripárias e os parâmetros físico-químicos da água em córregos de primeira ordem; e, (4) os efeitos sinérgicos entre perda de habitat florestal, fragmentação, alterações na disponibilidade de nutrientes sobre a biodiversidade de invertebrados e vertebrados, terrestres e aquáticos, em ambientes de florestas ripárias. Para tanto, o nosso grupo de pesquisa interdisciplinar empregará diferentes técnicas para medir a degradação florestal pelo efeito de borda, pelo fogo e por tempestades de vento; a resiliência de florestas de terra firme no longo prazo; a saúde de córregos em diferentes tipos de microbacias; e, a relação entre a agricultura e as mudanças no ciclo hidrológico, e as suas relações com a integridade de florestas. As técnicas a serem empregadas variam amplamente: torres de fluxo (vórtices turbulentos) de CO2 e H2O; LiDAR terrestre e aéreo para caracterização da estrutura da floresta; inventários florestais e de diversos animais; medição de vazão de rios, dentre outras. Essas técnicas têm sido utilizadas na coleta de dados ecológicos e climatológicos na região desde 2004. Este acúmulo de informações provavelmente coloca o nosso sítio de pesquisa (Fazenda Tanguro) entre os principais sítios de longo prazo da Amazônia. A continuação das medições já existentes e a inserção de novas medições--através desta proposta--poderiam alavancar este conhecimento e gerar novas informações de alta relevância para universidades locais e para a sociedade brasileira em geral. Ou seja, pesquisadores e estudantes locais seriam expostos à pesquisa (a) de alta qualidade internacional, (b) baseada em experimentos na escala da paisagem, (c) interdisciplinar e (d) que explora os efeitos das mudanças climáticas e do uso da terra nas relações entre florestas e ambientes aquáticos. Com estas oportunidades, o PELD-TANG contribui desde 2016 para a redução no desbalanço que existe entre as universidades do sudeste e do norte do país no que se refere a oportunidades de fazer pesquisa relevante e de alta qualidade, contribuindo no desenvolvimento de seis dissertações de mestrado e duas tese de doutorado concluídas, e duas teses de doutorado em andamento, além de 27 artigos científicos publicados e cinco resumos apresentados por autores de diferentes regiões do Brasil com pesquisadores estrangeiros (Anexo 1). A implementação do PELD-TANG criou a oportunidade de enriquecer o diálogo entre a pesquisa ecológica, políticas públicas, e o setor privado. A pesquisa aplicada feita na Fazenda Tanguro tem o potencial de exercer ainda mais impacto se garantirmos sua continuidade como sítio PELD, através da continuidade do modelo de investigação ecológica aqui estabelecido, no qual podemos entender as implicações de grandes mudanças na paisagem de vários pontos de vista, respondendo perguntas relevantes não só para a ciência, como para os produtores rurais, os povos indígenas, a nova geração de alunos da região, e da sociedade brasileira como um todo. Assim o PELD contribui para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
  • Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - PA - Brasil
  • Fri Dec 11 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Moreira Silva Dantas

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeito do exercício físico associado a eletroestimulação transcutânea auricular do nervo vago (tavns) nos parâmetros cardiovasculares, bioquímicos e neurocogntivos de pessoas vivendo com hiv/aids
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, metabólicas e neurais. Estas doenças associadas são desencadeadas não somente pela ação direta do HIV, como também pela ação da terapia antirretroviral combinada (cARV). O HIV pode afetar o sistema nervoso central e periférico, comprometendo o bom funcionamento dos sistemas orgânicos. A cARV pode aumentar o estresse oxidativo, contribuindo para um estado crônico de inflamação. O Nervo vago tem papel importante na saúde cardiorrespiratória, e na resposta inflamatória e pode apresentar vias para adaptações fisiológicas importantes quando estimulado pelo exercício físico e pela eletroestimulação transcutânea auricular do nervo vago (taVNS). Desta forma, o exercício físico associado a taVNS podem funcionar como uma estratégia coadjuvante no tratamento da aids. Até o presente momento, não se sabe sobre estudos que investigaram a taVNS em PVHA, no entanto, os seus benefícios já foram comprovados em pacientes que apresentam depressão, diabetes, artrose, obesidade, tinnitus, enxaqueca, autismo, entre outras. Neste sentido, entendendo que a aids pode proporcionar desde desordens cardiovasculares, metabólicas e neurológicas, formulou-se a hipótese de que a pratica de exercício aeróbio associado a taVNS irá aumentar a função autonômica cardíaca, diminuir o processo inflamatório e aumentar as funções cognitivas e motoras de PVHA. As PVHA receberão 3 sessões de taVNS por 30 minutos em dias alternados, 3 vezes por semana. Logo após a taVNS irão realizar 30 minutos de exercícios aeróbicos na intensidade do limiar ventilatório 1. A função autonômica cardíaca, marcadores inflamatórios e funções cognitivas e motoras serão avaliadas antes e após a intervenção, que terá duração de 30 dias.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Nobre

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • poluição por óleo no mar 2019 no nordeste do brasil: sensoriamento remoto, modelagem oceano-atmosfera e inteligência artificial para a detecção, previsão e desenvolvimentos futuros
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • Fri Dec 11 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Noronha Lisboa Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • bioimpressão de um sistema de liberação de inibidores da enzima gsk-3
  • A regeneração periodontal requer a integração adequada de células apropriadas, sinais biológicos e fornecimento sanguíneo. A ativação da sinalização Wnt/β-cat parece ser essencial no controle de eventos regenerativos em vários tecidos. Desta forma, os objetivos do presente trabalho serão: 1) definir in vitro a performance de inibidores da enzima GSK-3 utilizando: i) um sistema de liberação local de PLLA e PLGA eletrofiado (ácido poli-L-láctico) associado à biotintas carregadas com cementoblastos ou pré-osteoblastos (MC3T3-E1) bioimpressos e ii) um sistema composto por matrizes fibrosas eletrofiadas carregadas com cementoblastos ou pré-ostoblastos (MC3T3-E1) bioimpressos a partir de biotinta a base de gelatina e alginato, com ou sem a presença de inibidores da enzima GSK-3, 2) definir histomorfometricamente o efeito da inibição da enzima GSK-3 por meio do sistema de melhor performance in vitro sobre o processo de regeneração dos tecidos periodontais em ratos e 3) definir o perfil proteômico do tecido néoformado utilizando-se a microdissecção a laser associada à técnica de espectrometria de massa (LC-MS/MS). Com os resultados da presente proposta, espera-se: i) que seja caracterizado de forma sistemática o construto de melhor performance, ii) que a ativação da via de sinalização Wnt canônica, por meio da inibição da enzima GSK-3, promova de forma significativa a regeneração do complexo periodontal e iii) a que definição do perfil proteômico nos tecidos neoformados permita a identificação/confirmação dos mecanismos biológicos envolvidos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Pureur Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • supercondutividade e magnetismo: interações, textura de spin e novos materiais
  • O presente Projeto é apresentado por uma equipe de 11 pesquisadores-doutores de quatro Instituições Federais do Estado do Rio Grande do Sul. Esta equipe há muito atua em rede e tem experiência na realização de projetos em cooperação. O Projeto se articula em torno do problema da interação entre supercondutividade e magnetismo, priorizando a investigação experimental e teórica dos efeitos da supercondutividade nos estados magnéticos adjacentes de materiais crescidos artificialmente ou de compostos estruturalmente complexos. O estudo subdivide-se em três sub-temas principais: a. Interação entre supercondutividade e magnetismo em filmes finos heteroestruturas. Esta linhas de investigação visa o estudo de texturas magnéticas não-triviais induzidas por avalanches de fluxo magnético e vórtices de Abrikosov em bicamadas do tipo Co-Nb ou Co-YBCO. Prioriza-se o estudo das texturas magnéticas em escala nanoscópica. Espera-se observar a estabilização de domínios quirais e a formação de skyrmions, ou outros sólitons de spin induzidos por vórtices de Abrikosov. Os estudos experimentais serão acompanhados de simulações micromagnéticas. Outra vertente deste sub-projeto é o desenvovimento de um software para simular heteroestruturas supercondutor-magneto no espaço real utilizando o método de Krylov–Bogoliubov-de Gennes. b. Estudo das Propriedades Magnéticas de Sistemas Líquido de Spin com Desordem Magnética. A principal motivação desta proposta é aliar desenvolvimentos teóricos recentes obtidos pelo grupo com a realização de experimentos que propiciem avanços na descrição do estado líquido de spin e de sua relação com a supercondutividade. c. Propriedades de magneto-transporte em sistemas intermetálicos de terras-raras. Nesta linha, estuda-se os efeitos de ordens magnéticas complexas nas propriedades de magnetotransporte de sistemas intermetálicos do tipo RCo12B6, R5Si4, R5Ge4 e RxNi1-xBi3 (R=terra-rara). Estes sistemas são interessantes para refrigeração magnética.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Apr 04 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Renato de Souza

Outra

Ciências Ambientais
  • moccif21 – v mostra científica e cultural do ifsp - câmpus suzano
  • Vide projeto anexo.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 13 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Paulo Renato de Souza

Outra

Multidisciplinar
  • feccif22 – i feira estadual de ciência e cultura do ifsp
  • A Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP (FECCIF) é uma iniciativa que se origina como um desdobramento da realização da Mostra Científica e Cultural do IFSP Suzano (MOCCIF). Tendo a experiência da execução de cinco edições da MOCCIF, projeto que abarca diversos municípios da região do Alto Tietê, foram identificadas características e potenciais específicos desse tipo de evento e reconheceu-se a necessidade de ampliar sua abrangência de maneira a expandir seus benefícios a outras regiões do estado de São Paulo. A FECCIF é um projeto que busca estimular nos estudantes, em especial de nível fundamental e médio, o olhar investigativo e o apreço pela ciência, além de desenvolver a criatividade, promover a expansão de seu repertório cultural e contribuir para sua formação integral, fomentando o pensamento crítico e despertando talentos. As atividades propostas mobilizam competências, habilidades e atitudes desejáveis para o adequado desenvolvimento dos alunos e criam condições para um aprendizado significativo e efetivo, permitindo que se estabeleçam as necessárias relações entre os diferentes conteúdos estudados em diversas disciplinas. Ademais, a realização do evento possibilita a ampliação de saberes de diferentes áreas e promove a divulgação e a popularização do conhecimento científico e tecnológico, favorecendo a interação entre a comunidade e o meio acadêmico. Prevê-se que a FECCIF22 seja realizada em modelo híbrido, conjugando atividades presenciais e remotas, viabilizando a participação de um maior número de estudantes e aumentando o alcance das ações propostas. Dessa forma, o IFSP se propõe a realizar a FECCIF22 – I Feira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP, em âmbito estadual, compreendendo que esta iniciativa está em consonância com a missão do IFSP de “ofertar uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento”.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Thu Feb 29 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Renato Schneider

Ciências da Saúde

Odontologia
  • ações de mobilidade para o fortalecimento dos programas de pós-graduação da ufsm em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Renato Soares Terra

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • alavancagem operacional e demanda por liquidez corporativa: evidências da reforma da legislação trabalhista no brasil
  • 1. As inter-relações entre finanças corporativas e mercado de trabalho ainda são um fenômeno pouco explorado na literatura internacional. Como fator fundamental de produção, o trabalho é um elemento relevante, mas ainda ignorado para as decisões financeiras das empresas. 2. Este projeto investiga se a redução da rigidez do mercado de trabalho após a promulgação da Reforma da Legislação Trabalhista em 2017 impactou a demanda por liquidez das empresas brasileiras ao atenuar os efeitos da alavancagem operacional. A flexibilização nas regras trabalhistas reduziu a alavancagem operacional das empresas e, assim, a necessidade de acumularem reservas financeiras. 3. A questão de pesquisa é investigar o efeito de mudanças no mercado de trabalho sobre a demanda por liquidez das empresas. Um melhor entendimento deste problema permitirá a proposição de políticas públicas que aliviem as restrições financeiras enfrentadas pelas empresas brasileiras. 4. A hipótese é que o principal efeito sobre a demanda por liquidez advém da redução da rigidez dos custos de mão-de-obra por meio do canal da alavancagem operacional. As empresas demandariam liquidez para fazer frente às incertezas causadas pela rigidez em sua estrutura de custos. 5. Evidências empíricas e anedóticas sugerem que um mercado de trabalho mais dinâmico resulta em menos litígios entre trabalhadores e empresas – afetando diretamente os custos de mão-de-obra. A promulgação da reforma em novembro de 2017 resultou em uma redução imediata de 6,4% nas disputas judiciais trabalhistas (a partir de 2018). 6. A chave para identificar se a demanda por liquidez da firma é afetada pela rigidez do mercado de trabalho é considerar a promulgação da reforma trabalhista como um choque exógeno. Explorar essa variação exógena elimina as explicações endógenas das mudanças na gestão da liquidez das empresas, mostrando que o principal canal que afeta a liquidez das empresas é a mudança na alavancagem operacional após a promulgação da reforma.
  • Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Ricardo de Matos

Engenharias

Engenharia Civil
  • nanocem3d: compósitos cimentícios micro e nanoreforçados para impressão 3d
  • A impressão 3D (I-3D) é uma técnica de alta produtividade e precisão com consumo de material otimizado. O uso da I-3D de materiais cimentícios como método construtivo é uma realidade em alguns países; contudo, existem desafios para consolidá-la dentro da indústria da construção. Os compósitos cimentícios aplicados à I-3D têm novas exigências no estado fresco e endurecido quando comparado com materiais para aplicações tradicionais. Neste contexto, a otimização das propriedades reológicas e mecânicas dos compósitos para esta aplicação específica é fundamental. Os principais desafios encontrados são: atingir uma trabalhabilidade adequada que permita a extrusão, mas ainda resista ao peso das camadas sobrepostas de material ainda fresco; e a aderência entre as camadas depositadas sucessivamente. Para contornar problemas mecânicos/de aderência em concreto, costuma-se usar macrofibras (metálicas ou poliméricas), porém estas são inviáveis para I-3D em virtude de limitações executivas. Assim, este projeto avaliará a incorporação de micro/nanofibras de diferente tipo (carbono, SiC, etc.) para a melhoria das propriedades mecânicas de elementos impressos, avaliando também o impacto destas nas propriedades reológicas e adequação à impressão. Complementarmente, será avaliado o uso de ligantes alternativos (geopolímeros), contribuindo para o desenvolvimento de elementos construtivos sustentáveis. O uso de micro/nanofibras em matrizes cimentícias tem sido amplamente investigado nos últimos anos, levando à incrementos significativos no desempenho mecânico. Contudo, a aplicação destes micro/nanoreforços praticamente não foi explorado para aplicações em I-3D. Assim, a partir da integração de TCCs, dissertações e teses, bem como um programa experimental interinstitucional, será avaliado o efeito da incorporação de micro/nanofibras nas propriedades reológicas, impressibilidade, mecânicas e microestruturais de compósitos cimentícios produzidos com ligantes Portland e alternativos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Ricardo Gherardi Hein

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • classificação e monitoramento da qualidade da madeira e seus produtos em tempo real por meio da espectroscopia no nir e machine learning
  • A indústria florestal requer soluções para caracterizar e classificar de forma rápida e confiável a matéria-prima básica de seus produtos. Espectrômetros no infravermelho próximo (NIR) tem sido utilizados com sucesso para avaliar as propriedades de biomateriais, identificar falhas, ajustar parâmetros em processamento industrial e controlar em tempo real a qualidade do produto final. No entanto, a aplicação desta tecnologia a partir de equipamentos portáteis em madeira em situação de campo, pátio ou esteira está condicionada ao enfrentamento de uma série de desafios inexistentes em condições de laboratório. A madeira a ser analisada em situação de uso sofre grande variação em termos de umidade, temperatura, qualidade de superfície, etc. O presente projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de soluções para caracterizar, classificar e controlar a qualidade da madeira e de seus produtos em tempo real por meio da associação de assinaturas espectrais no NIR de equipamentos portáteis e ferramentas de análise de dados e de aprendizado de máquinas. Assim, modelos multivariados e redes neurais artificiais (RNA) serão desenvolvidas para identificar espécies de madeira, estimar as propriedades da madeira e de seus produtos e classificar os materiais em níveis de qualidade visando ações de controle e fiscalização, seleção de materiais e melhoramento genético, definição de parâmetros para processamento industrial e controle de qualidade. Espera-se que os modelos de predição e/ou classificação forneçam informações rápidas e confiáveis para auxiliar gestores na tomada de decisão em tempo real, aumentando expressivamente o controle de qualidade dos produtos de base florestal e contribuindo para o uso racional dos recursos florestais.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • Thu Feb 24 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto da Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • influência do treinamento em ceticismo profissional no estado cético de auditores de entidades públicas e privadas
  • O ceticismo é um elemento significativo na auditoria pois objetiva analisar as evidências de auditoria com a mente questionadora e atenta a indícios de fraude ou distorções relevantes. O efeito da falta de ceticismo do auditor tende a prejudicar a tomada de decisão dos usuários da informação contábil e seus reflexos são observados na sociedade. Pesquisas mostram que os auditores são capazes de realizar julgamentos de forma cética (HURTT et al.,2013), mas que nem sempre o fazem (MOCK; TURNER, 2001). Portanto, espera-se que treinamento em ceticismo profissional seja condição capaz de estimular os auditores no exercício cético, seja na auditoria interna ou externa, seja em organizações públicas ou privadas. Diante disso, este projeto tem por objetivo analisar a influência do treinamento em ceticismo profissional no estado cético de auditores de organizações públicas e privadas. Para isso, serão examinados os julgamentos de pré-treinamento, pós-treinamento e compará-los entre si, para testar se o estado cético pode ser estimulado por treinamento. Como resultados espera-se alcançar impactos científicos, tecnológicos, financeiros e social. Científico por intensificar as pesquisas de ceticismo e seus reflexos na qualidade da auditoria; tecnológico por ser um curso formatado e desenvolvido para ser cursado a distância de forma síncrona que pode beneficiar diferentes auditores independentes e internos; financeiro, considerando que as organizações e seus stakeholders tem se mostrado vítimas de ações fraudulentas, visto que ceticismo tem potencial para minimizá-las; e social, por compreender os aspectos que podem influenciar o ceticismo e consequentemente a qualidade da auditoria (PCAOB, 2013; IAASB, 2018; CAQ, 2018). Por fim, a socialização dos achados poderá aproximar pesquisadores e profissionais de auditoria de forma que ambos possam estabelecer agendas e parcerias de pesquisa na área de auditoria.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Da Silva

Ciências Agrárias

Agronomia
  • interação trigo x rhopalosiphum padi: mecanismos de defesa da planta e indução de resistência utilizando isolados nativos de trichoderma spp.
  • O trigo está entre os alimentos de maior relevância alimentar no Brasil e o pulgão Rhopalosiphum padi L. é a principal praga que ataca a cultura no país. Neste sentido, o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de controle deste pulgão se faz necessário. A presença de elevada quantidade de tricomas nas folhas e/ou caules e manutenção/aumento da expressão de genes da via octadecanóide têm sido relacionadas com a resistência de cereais a afídeos. Além do uso de cultivares resistentes, em outras culturas a utilização de bioprodutos contendo Trichoderma spp para indução/potencialização da resistência na planta é uma estratégia em ascensão. Neste sentido, este projeto visa ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de resistência do trigo ao pulgão e avaliar a capacidade de indução de resistência por isolados de Trichoderma. Para a avaliação dos mecanismos de resistência, as cultivares resistentes BRS Atobá e TBIO Sonic e as suscetíveis TBIO Consistência e BRS Gralha Azul serão avaliadas por microscopia eletrônica de varredura quanto a quantidade e tipos de tricomas. Paralelamente, plântulas das cultivares BRS Atobá e TBIO Consistência serão desafiadas pelos pulgões e 24 e 48 horas após a infestação, avaliadas por RT-qPCR, quanto ao nível de expressão de 20 genes envolvidos em rotas de resposta a afídeos. Para a avaliação de indução da resistência mediada por Trichoderma será feita a inoculação durante o plantio em ambiente controlado de cinco diferentes isolados nas cultivares BRS Atobá, TBIO Sonic, TBIO Consistência e BRS Gralha Azul. Dezoito dias após a inoculação as plantas serão avaliadas pelo teste de preferência do pulgão. Os isolados de Trichoderma já estão disponíveis e foram coletados na maior região produtora de trigo do país, a região centro-sul do estado do Paraná. A associação dos resultados obtidos neste estudo pode levar ao desenvolvimento de estratégias de manejo e bioprodutos para controle do R. padi em trigo de maneira sustentável.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Elian dos Santos

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • emergência sanitária, arquivos e memória: reflexões teóricas, desafios institucionais e inovação
  • O projeto objetiva refletir sobre a relação entre emergência sanitária e produção, uso e gestão de documentos e informações no contexto da Fiocruz, instituição central para as ações de enfrentamento da pandemia. A proposta é partir de três experiências institucionais para a reflexão sobre rotinas de trabalho, produção documental e demandas memoriais, e de uma experiência comunitária de produção de registros sobre práticas e vivências de populações dos territórios onde a Fiocruz atua. Para compreender a abrangência da pesquisa, é preciso considerar que a pandemia de Covid-19 produziu mudanças nos modos de vida e nos processos de trabalho, com efeitos sobre a produção e acumulação de registros documentais de natureza pública, institucional e pessoal. A aceleração de algumas atividades e a paralisação de outras, a urgência na coleta e análise de dados, a demanda crescente por acesso remoto a documentos e informações, a preocupação com a coleta e a preservação de registros de naturezas diversas capazes de “documentar” esse momento nas suas múltiplas facetas são algumas das dimensões envolvidas no processo. A Fiocruz, instituição cuja trajetória de 121 anos está ligada ao enfrentamento de crises sanitárias, se engajou na luta contra a Covid-19 desde os primeiros meses de 2020, com a alteração de rotinas de pesquisa, ações de diagnóstico e atenção à saúde, produção e desenvolvimento tecnológico, e a definição de uma série de protocolos de proteção a seus trabalhadores e alunos. No campo da pesquisa, foi necessário acelerar a investigação sobre o vírus e as terapêuticas capazes de enfrentá-lo; no campo da produção de vacinas, as tratativas para acordos de transferência de tecnologia e a participação em ensaios clínicos ocuparam a cena; na área de informação e comunicação, a formação de redes e o lançamento de campanhas visaram à coleta de dados e à produção de conteúdo para informação da população. De maneira geral, a pandemia afetou todas as áreas de atuação institucional, alterando prioridades e pautando investimentos. Ao propor identificar e analisar novos processos e dinâmicas de produção documental e arquivamento, o projeto incide sobre rotinas e perspectivas estabilizadas de gestão de documentos no ambiente institucional da Fiocruz à luz dos desafios impostos pela urgência e monumentalidade que caracterizam o contexto da pandemia. Vale registrar que a concepção de “documento” que informa a pesquisa abarca distintas modalidades de registro e dimensões da cultura material. A ideia não é buscar exaustividade, mas analisar situações que inspirem reflexões teórico-metodológicas capazes de aliar o respeito a princípios disciplinares que orientam a gestão desses acervos a soluções inovadoras visando atender tanto os profissionais que produzem, acumulam e utilizam tais registros como os usuários que os acessarão, no presente e no futuro. As quatro situações que constituem o campo empírico da pesquisa são: 1)O acervo de Biomanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de vacinas para o Programa Nacional de Imunização (PNI). Estrutura central no acordo de transferência de tecnologia para produção da vacina Oxford/Astrazeneca, a unidade experimenta novos processos produtivos com implicações sobre a produção e gestão de registros documentais. 2)O acervo produzido pelo Observatório Covid-19, iniciativa que tem como objetivo o “desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira”. O Observatório é um ambiente virtual e colaborativo voltado para a produção e disseminação de informações e análises, funcionando como um “hub” de ações desenvolvidas por diversos grupos de pesquisa da Fiocruz. 3)Projeto “Arquivos da pandemia: memórias da comunidade Fiocruz”, voltado para a constituição de um acervo colaborativo que reúne documentos e textos livres de trabalhadores, alunos e moradores dos territórios vizinhos à Fiocruz sobre suas experiências no contexto da Covid-19. Nesse caso, trata-se mais propriamente de uma coleção de registros de distintas procedências, reunidos por meio de plataforma digital sob a égide da “memória” e do “testemunho”. 4)O quarto campo empírico tem características diversas dos três primeiros, pois se afasta de processos institucionais. Trata-se de dialogar com uma iniciativa do território voltada para a emergência sanitária com o objetivo de conhecer as dinâmicas de organização e produção de informações e registros sobre as ações desenvolvidas. O contato com a organização social, nesse caso, visa ao estabelecimento de uma parceria por meio da qual possamos entender as lógicas que orientam a produção e guarda de tais acervos, as demandas que buscam atender e as expectativas com relação à constituição de uma memória das experiências vivenciadas pela comunidade.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Nov 01 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paulo Roberto Lima Machado

Ciências da Saúde

Medicina
  • tratamento da leiishmaniose disseminada com a associação miltefosina e antimoniato de meglumina:
  • A Leishmaniose Disseminada (LD) é forma grave e emergente de Leishmaniose Tegumentar Americana no Nordeste, associada à infecção pela L. braziliensis. A LD se caracteriza pela presença de lesão ulcerada inicial, à qual se segue aparecimento abrupto de múltiplas lesões papulosas, acneiformes, e ulceradas, em pelo menos dois segmentos corporais não contíguos, podendo haver comprometimento da mucosa nasal e sintomas sistêmicos durante a disseminação, como febre, astenia e mialgia. O antimonial pentavalente (Sbv) é a droga de escolha no tratamento da LD, porém uma série de Sbv por 30 dias cura apenas 30% dos casos. A segunda escolha é a Anfotericina B, administrada unicamente por via endovenosa, sob regime hospitalar. A miltefosina tem eficácia maior que o Sbv no tratamento da leishmaniose cutânea por L. braziliensis, porém não foi testada na LD. Tendo em vista a agressividade e baixa resposta terapêutica da monoterapia da LD, pretendemos avaliar a eficácia da miltefosina associada ao Sbv sistêmico no tratamento da LD na Bahia, onde mais de 4% dos pacientes da área endêmica são afetados. Através de ensaio clínico de fase 2-3 vamos comparar a miltefosina associada com o Sbv intravenoso em menores doses, ao tratamento convencional com Sbv no tratamento da LD. Serão incluídos 36 pacientes do sexo masculino ou feminino, randomizados e alocados em 2 grupos: 1. Antimoniato de meglumina (30 dias/ 20mg/Kg/d por via endovenosa); 2. Miltefosina (20 dias / 1,5-2,0mg/Kg/d em dose máxima de 100mg/dia por via oral) + Antimoniato de meglumina (20 dias/ 15mg/Kg/d por via endovenosa). Os pacientes serão avaliados mensalmente nos 3 primeiros meses e após 6 meses. Desfecho primário: cura após 90 dias; desfechos secundários: cura após 6 meses; tempo de cura; eventos adversos. Para as análises será fixado um limite de significância igual a 0,05. O teste de Mann-Whitney será utilizado para comparar variáveis contínuas e o teste exato de Fischer será usado para comparar proporções.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Lopes Lima

Engenharias

Engenharia Civil
  • experimentação e modelagem numérica de concreto reforçado com fibras com gradação funcional para uso em painel de parede pré-moldado
  • O aprimoramento do setor da construção civil passa pela adoção de medidas que otimizem a produção e resultem em produtos inovadores, mais econômicos, seguros e sustentáveis. Na construção de edificações uma das técnicas mais avançadas é a utilização de painéis de parede de concreto pré-moldado que, em comparação com os modelos tradicionais, apresentam maior rapidez de execução e menor geração de resíduos. No entanto, devido a maior condutividade térmica do concreto, em comparação com os outros materiais utilizados, a edificação apresenta menor conforto térmico e exige maior consumo de energia para aclimatação durante o uso. O objetivo deste projeto é desenvolver um painel de parede pré-moldado em concreto com gradação funcional com variação da densidade ao longo da espessura do painel, de forma a melhorar o desempenho térmico. Considerando que a redução da densidade resulta em prejuízos à resistência mecânica, o concreto será reforçado com fibras discretas, distribuídas em diferentes concentrações ao longo da espessura. Para isso, serão estudados diferentes traços de concreto, com variação da densidade e do teor de fibras, para determinação das propriedades físicas e mecânicas. Painéis de concreto com dimensões reduzidas serão produzidos em camadas com diferentes traços, usando a técnica de moldagem no estado fresco, para avaliação da condutividade térmica, da resistência à compressão e flexão. Os resultados experimentais serão utilizados na calibração de um software em elementos finitos para modelagem numérica de painéis em tamanho real, dimensionados de acordo com a NBR 16475. Os painéis que apresentarem maior desempenho, considerando resistência e conforto térmico, serão então produzidos em tamanho real e ensaiados sob carga de compressão, impacto e flexão. Espera-se, dessa forma, contribuir para redução do impacto ambiental do setor da construção civil através da produção de um elemento construtivo de concreto com baixa condutividade térmica.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Martins Baisch

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • geoquímica das anomalias do arsênio nos sedimentos de um estuário microtidal e impactado – implicações ambientais.
  • Elevadas concentrações de arsênio em sedimentos ao longo da costa marinha brasileira ainda tem gênese controversa. Quando os valores superam as normas ambientais brasileiras, há grande prejuízo das empresas e a sociedade. Durante a diagênese precoce, tende a se acumular nas barreiras geoquímicas. Os fatores naturais que contribuem para a formação de anomalias do As nas barreiras dependem do regime hidrológico, da heterogeneidade do perfil sedimentar, da bioturbação, entre outros. As anomalias de origem antropogênica do As nos sedimentos geralmente não são associadas as barreiras geoquímicas, mas podem coincidir no espaço, o que dificulta a identificação da origem da anomalia. O monitoramento continuo do estuário da lagoa dos Patos identifica, a muitos anos, sítios de altos valores de arsênio. Essas anomalias podem estar associadas à poluição pelos efluentes das indústrias e às operações no Porto do Rio Grande. Contudo, essas anomalias podem ter origem natural como o resultado do efeito das barreiras geoquímicas. Devido à diferença nos processos geoquímicos, a hipótese assumida nesse projeto considera que as anomalias naturais e antropogênicas do As nos sedimentos, diferem na associação dos elementos satélites, e assim é possível estabelecer a natureza dos processos e da poluição por esse elemento. Assim supõe-se que as anomalias antropogênicas de As causadas pelas indústrias de fertilizantes na região estuarina devem estar acompanhadas de elementos como: U, Th, Sr, Ce e outras na associação paragenética. As anomalias naturais de As formadas nas barreiras geoquímicas da diagênese precoce devem estar associadas a Fe, Mn, Se além de estarem combinadas com minerais de ferro, hidrogoetita, mackinawita, pirita: marcassita, arsenopirita ou carbonato de cálcio biogênico. Assim, o presente projeto propõe um estudo multi-elementar das anomalias de As em sedimentos estuarinos usando os fundamentos da análise geoquímica e da teoria das barreiras geoquímicas.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Staudt Moreira

Ciências Humanas

História
  • registros da presença negra no arquivo histórico do rio grande do sul
  • O projeto “REGISTROS DA PRESENÇA NEGRA NO ARQUIVO HISTÓRICO DO RIO GRANDE DO SUL” pretende a elaboração de catálogo com verbetes relativo aos documentos dessa instituição arquivística que contenham informações sobre as experiências sociais negras (de indivíduos escravizados, livres ou forros). A proposta enseja uma parceria já existente a alguns anos, entre o Arquivo Histórico do RS e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em especial do seu Programa de Pós-graduação em História. Trata-se de um investimento que agrega a pesquisa na temática das experiências sociais negras no Brasil meridional, com a melhoria da preservação e divulgação de conjuntos documentais. Percebe-se uma procura crescente de pesquisadores de diversas áreas e também uma intensificação do uso desse acervo documental para suprir demandas políticas e educacionais. Portanto, torna-se imprescindível uma ação que produza um inventário temático que facilite a pesquisa, ao mesmo tempo que se promova a digitalização de conjuntos documentais. Almeja-se focar as atividades do período de vigência do projeto em um fundo documental específico – Requerimentos – o qual será examinado individualmente, sendo descritos os documentos em verbetes e, paralelamente, procedendo-se a melhoria do seu acondicionamento e digitalização. O fundo Requerimentos é composto de documentos arranjados em 134 caixas, com 18,76 metros lineares, sendo o marco cronológico de 1758 a 1888. O projeto também contempla produtos que divulguem esse importante acervo público, com a organização de uma exposição virtual e a produção de podcasts de até 60 minutos de duração, com 12 pesquisadores que tenham baseado suas pesquisas nesse patrimônio documental preservado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Fri Feb 25 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Roberto Vasconcellos da Silva

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo das fontes e dinâmica de disseminação das fake news sobre o covid-19: impacto no ensino médio e na formação de profissionais de saúde
  • O projeto se ocupará da categorização e análise de informações falsas (fake News) disseminadas nas redes sociais ligadas a pandemia de Covid-19 e aplicará seus resultados no estudo dos impactos da desinformação entre estudantes do ensino médio e acadêmicos de Medicina. O projeto se desdobrará em 2 sub-projetos que produzirão dados de forma síncrona e articulada. Sub-projeto 1 - prospecção e coleta de material nos principais portais de verificadores de boatos ligados a estratégias de prevenção e controle da Covid-19 e de conceitos cientificamente errados que poderiam confundir estudantes e prejudicar o controle da doença. Serão estudadas a origem, dinâmica de replicação e a retórica utilizada para viralização dos conteúdos. Subprojeto 2 – análise do impacto nacional e regional alcançado pelas narrativas falaciosas, os ciclos de interesse coletivo e as tendências de buscas ligadas a estes por meio do Google Trends (análise de buscas no Google). Os picos de oscilações dos volumes de buscas serão também comparados às matérias veiculadas pelos veículos noticiosos. Pretende-se com o projeto subsidiar ações e estratégias inovadoras de comunicação direcionadas a alunos em fase de formação de opiniões e cidadania, tanto ao nível do ensino médio como na formação do profissional de saúde. Pretende-se compreender, nesse contexto, como se dá a produção, replicação e circulação de notícias falsas fundamentadas no medo, ansiedade e conceitos enganosos relacionados à Covid-19. Os subprojetos da proposta contribuirão no desenvolvimento de oficinas dialógicas de comunicação e educação em saúde voltada para professores e profissionais de saúde. Tais atores são considerados essenciais por atuarem diretamente em atividades assistenciais e educativas na validação e divulgação de práticas para a prevenção e controle de doenças.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Rogério Ferreti Bonan

Ciências da Saúde

Odontologia
  • condicionadores de tecidos modificados com fitoconstituintes: avaliações in vitro e in vivo de produtos comerciais modificados e de um novo material prospectado
  • A incorporação de agentes antifúngicos e antibacterianos a condicionadores de tecido para reembasamento de próteses tem sido uma alternativa para a redução do desenvolvimento de biofilmes aderentes em suas superfícies e por consequência na resolução de estomatites protéticas. Terpinen-4-ol e Cinanamaldeído são fitoconstituintes de óleos essenciais e apresentam inúmeras propriedades biológicas ativas, com destaque para efeitos antifúngicos e com uso potencial em condicionadores protéticos. O objetivo desse estudo é avaliar comparativamente a eficácia in vitro e in vivo, da incorporação do Terpinen-4-ol e Cinamaldeído nos condicionadores de tecido Softone (Bosworth Company, Skokie, IL, EUA), no condicionador de tecido COE Comfort (GC America, Japan) e em um condicionador de tecido experimental baseado na goma do Caju desenvolvido em nossa instituição. Será realizada a incorporação dos fitoconstituintes nos respectivos condicionadores em diferentes concentrações para a confecção de corpos de prova. Avaliações físico químicas e mecânicas (dureza Shore, resistência de tração à resina acrílica, resistência de união a resina acrílica, perfilometria, avaliação de cor, FTIR, TGA, MEV e ensaios de liberação controlada) serão feitas para a caracterização dos materiais produzidos e modificados. Para os ensaios in vitro serão realizados ensaios de difusão com inóculo de ATCC de Candida albicans e Candida tropicalis e teste de adesão celular de formação de biofilme. Com os parâmetros microbiológicos obtidos serão realizados ensaios in vivo, utilizando o modelo de desenvolvimento de estomatite protética em ratos usando aparelhos adaptados com os condicionadores de tecido e avaliação histopatológica posterior. Também faremos um ensaio in situ em pacientes portadores de estomatite protética com avaliação da resolutividade clínica das inserções dos condicionadores de tecido na base protética.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Rogério Scalassara

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • diagnóstico de falhas de motores de indução trifásicos usando redes neurais profundas
  • Neste projeto, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia para detecção de falhas de motores de indução trifásicos com base na extração automática de padrões dos sinais de correntes dos motores usando redes neurais profundas. Atualmente, diversas pesquisas estão focando em métodos de reconhecimento de padrões e classificação de sinais para prever defeitos mecânicos ou elétricos de motores na indústria. O monitoramento em tempo real e detecção automática de falhas possibilita uma flexibilidade na manutenção dessas máquinas que são essenciais na grande maioria dos ambientes industriais. Além disso, pode-se evitar prejuízos financeiros e riscos aos funcionários com a parada programada de motores que possuem falhas iniciais, as quais podem evoluir rapidamente. Assim, o foco deste projeto é nas principais falhas de motores de indução: curto-circuito de enrolamentos do estator, quebra de barras do rotor e desgaste dos rolamentos. A abordagem por redes neurais profundas é atual e já apresenta bons resultados para alguns casos de detecção de falhas, porém, o treinamento das redes possui custo computacional muito elevado, sendo necessária a utilização de um cluster de máquinas de alto poder de processamento para realizar esse procedimento.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Sergio Ceretta

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • letramento financeiro: estudo comparativo entre o brasil e estonia
  • A busca pela educação de qualidade tem sido a preocupação dos gestores do sistema educacional, que investem em melhorias no desenvolvimento e promoção de organizações ligadas à educação. A avaliação do desempenho de organizações e dos alunos torna-se imprescindível para identificar se as estratégias e as políticas de educação estão surtindo efeito, fornecendo insight para o futuro. Medidas de desempenho e de eficiência de escolas tem sido um desafio para estudos dessa natureza, ainda mais, o desenvolvimento de métricas que possibilitem a comparação entre diferentes países. Com o intuito de identificar o conhecimento relevante para os cidadãos e o desenvolvimento de evidências comparáveis entre países com base no desempenho dos estudantes, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O PISA é um conglomerado de atividades, objetos e atores que juntos produzem uma avaliação trienal que enfatiza o Letramento do estudante em três áreas cognitivas: Ciências, Leitura e Matemática. Em 2018, foi analisado também o letramento financeiros (competências financeiras de jovens). Este estudo tem como objetivo geral analisar comparativamente os fatores que influenciaram o desempenho dos estudantes no Letramento Financeiro 2018 dos países de Estônia (melhor desempenho) e Brasil. A hipótese a ser investigada é verificar se o desempenho dos estudantes do Brasil tem igual desempenho dos estudantes de Estônia, quando ocorrer o pareamento pelas situação econômica. Está hipótese é plausível visto que muitos estudos destacam que a performance depende da situação financeira do adolescente. A estratégia metodológica a ser adotada envolverá o pareamento dos jovens pela situação financeira e a posterior análise de fatores que influenciam o desempenho da competência financeira dos jovens.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Tue Oct 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Sergio Ramirez Diniz

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • inteligência computacional aplicada à extração de informação de sinais multimídia e de telecomunicações
  • O presente projeto engloba atividades de pesquisa, desenvolvimento e formação de recursos humanos em engenharia realizadas por um grupo de oito pesquisadores do Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT, www.smt.ufrj.br) da COPPE/UFRJ, em conjunto com dois pesquisadores colaboradores do Instituto Militar de Engenharia (IME). As pesquisas endereçam a utilização e a proposição de novas ferramentas de processamento de sinais e aprendizado de máquinas com o objetivo de solucionar problemas práticos e pertencentes ao estado da arte atual no campo da Engenharia Elétrica e/ou de Computação. O grupo solicitante possui longo histórico de colaborações e conhecimentos técnicos complementares, o que nos garante abrangência e profundidade nos temas de pesquisa aqui considerados. Em particular, vamos nos concentrar nos seguintes assuntos de investigação diretamente ligados aos temas centrais de Processamento de Sinais e Aprendizado de Máquina aplicados: (i) Algoritmos de aprendizado com seleção de dados para aprendizado de máquina; (ii) Projeto de transceptores para sistemas de comunicações multiportadoras para além da 5a geração (B5G); (iii) Compressão de imagens plenópticas (light fields); (iv) Detecção automática de focos de mosquito por técnicas de visão computacional aplicadas a vídeos adquiridos por plataformas drones; (v) Restauração de áudio e extração de informação musical; (vi) Detecção e geo-localização passiva de interferências. (vii) Aprendizado de máquina contínuo custo-efetivo. Os problemas abordados são continuações naturais das linhas de pesquisa nas quais a equipe vêm contribuindo de forma bem sucedida. Portanto, é de se esperar que as propostas estão dentro do espectro de realizações de mesma monta alcançadas no passado. A metodologia tradicional é acionar o conhecimento de cada membro. Além das áreas citadas, o grupo de pesquisa atua em inúmeras atividades de pesquisa não listadas aqui para preservar a linha-mestre do projeto.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paulo Simionatto Polito

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • o arquipélago de são pedro e são paulo como zona de transições inter-hemisféricas (interzonas)
  • O interesse deste projeto é entender a variabilidade dos processos físicos que ocorrem no oceano Atlântico equatorial à oeste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). O principal objetivo é desmembrar os principais mecanismos que atuam especificamente nessa região, mas que sua origem pode ser traçada a distintos pontos da bacia. Investigaremos como os ondas planetárias formadas no lado leste da bacia são modificadas ao atravessar o ASPSP e quanto desse sinal propagante é influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em escalas intra-anuais. Esse processo será identificado como a Conexão Leste-Oeste. Por outro lado, investigaremos uma Conexão Sul-Norte, onde os sinais da Circulação de Revolvimento Meridional (MOC) será investigada como a responsável pelas trocas interhemisféricas entre o Atlântico Sul e Atlântico Norte em escalas interanuais, influenciada pela ZCIT. O estudo será conduzido através de uma estratégia abrangente onde diversas fontes de dados serão utilizadas para obtermos uma descrição global dos processos que atuam na região de ASPSP e adjacências. Para tanto, utilizaremos dados provenientes de satélites, derivadores de superfície, perfiladores Argo, boias do PIRATA e saídas um modelo numérico oceânico de alta resolução. Como um aspecto inovador do projeto, planejamos fazer lançamento de derivadores de superfície a leste de ASPSP e implementar um algoritmo de rastreamento de partículas lagrangeano para simular o deslocamento dos derivadores e ajudar a validar o modelo numérico a ser utilizado.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Nov 28 00:00:00 BRT 2019-Wed Nov 30 00:00:00 BRT 2022