Projetos de Pesquisa

 

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Mario Orestes Aguirre González

Engenharias

Engenharia de Energia
  • simulador para otimizar a construção de parques eólicos offshore
  • A busca pela economia verde, em resposta ao acelerado aquecimento global, tem como influência a mudança no uso de energia de fontes fósseis para renováveis. A fonte eólica offshore se apresenta como uma das principais alternativas para suprir energia de fonte renovável em grande escala. O Brasil possui um alto potencial eólico offshore e pode se tornar exportador de energia de fonte renovável, por meio do hidrogênio verde, nos próximos anos. Devido ao custo da eletricidade representar de 70 e 80% o custo de produção de hidrogênio verde, pelo processo de eletrólise, há a necessidade de estruturar uma base de conhecimento que aumente a competitividade da eólica offshore. A questão que deu origem a pesquisa é “como seria um simulador para otimizar a construção de parques eólicos offshore”. O objetivo do projeto é desenvolver um simulador com princípios de gêmeo digital para otimizar os custos na construção de parques eólicos offshore. Para isso, serão conduzidos estudos em seis etapas: i) atualização do estado da arte em: gêmeo digital; estratégias de construção de parques eólicos offshore; métodos de construção de parques eólicos; e tipos de ferramentas de simulação; ii) sistematização das variáveis e fatores presentes no processo de construção do parque eólico offshore; iii) modelagem conceitual e funcional do simulador; iv) construção de um protótipo físico de um parque eólico offshore; v) desenvolvimento do sistema de simulação e; vi) difusão do conhecimento resultante do projeto.Como resultado espera-se: obtenção do protótipo físico de um parque eólico offshore em escala laboratorial; ferramenta de simulação para a construção de parques eólicos offshore; registro de patente a partir do desenvolvimento do simulador; e especificações técnicas de uso e diretrizes de segurança para o processo de construção do parque eólico offshore.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 07/12/2022-30/11/2025
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Mario Prokopiuk

Ciências Humanas

Educação
  • educação do futuro: governança e políticas públicas para uma educação básica sustentável e inclusiva
  • A proposta é multidisciplinar e inovadora para avaliar e desenvolver estratégias para a área da Educação no Paraná. A equipe proponente estabelece conexões teóricas e práticas para criar um elo fundamental entre políticas educacionais e o suporte para aprimorar as bases do ensino na Educação Básica (EB), mobilizando tecnologias educacionais e princípios do desenvolvimento sustentável (1). O atendimento das demandas da EB ocorrerá via concepção, execução e avaliação de políticas públicas educacionais (2), com o projeto promovendo uma educação transformadora e inclusiva para potencializar o desenvolvimento sustentável associado com inovação e a excelência educacional (3). As questões centrais de pesquisa partem dos seguintes eixos: Eixo 1: “Como o Sistema de EB Pública está atendendo às necessidades dos estudantes e da sociedade, e quais mudanças podem ser implementadas para melhorar a qualidade e a equidade?” Eixo 2: “Qual é o estado atual das competências digitais dos professores na EB pública, e como elas podem ser aprimoradas para melhorar a qualidade do ensino?” Eixo 3: “Como EB Pública influencia o desenvolvimento regional endógeno sustentável, e quais políticas e práticas podem maximizar esse impacto?” Da convergência inter-relacionada dessas perguntas emerge a questão central do projeto: "Como fortalecer a EB pública mais equitativa, eficaz e alinhada com as demandas da sociedade por um desenvolvimento regional endógeno sustentável, considerando o aprimoramento das competências digitais dos professores e a avaliação continuada de práticas e políticas na EB?” (4). Essas questões são relevantes e cujas respostas estão assentes metodologias quali-quantitativas robustas para gerar diagnósticos e conhecimentos consistentes. As experiências diversificadas do grupo de pesquisadores em gestão pública e universitária, coordenação de programas e grupos de pesquisa evidenciam níveis qualificação necessárias para atuar desde a EB até a pós-graduação stricto sensu (5).
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026