Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Paula Milla dos Santos Senhuk

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii mostra de trabalhos em ciência e tecnologia ambiental
  • A II Mostra de Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, de abrangência municipal, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos ambientais por alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Uberaba-MG. Esta proposta visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, aproximando alunos da Rede Básica de Ensino, Instituições de Ensino Superior e comunidade. Os projetos ambientais serão desenvolvidos em cada uma das 29 escolas municipais por Agentes do Meio Ambiente, grupos formados por no máximo 12 alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental. Cada projeto será acompanhado pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental da UFTM - NUSEA. Os projetos, contendo resultados e discussão preliminares, serão enviados em forma de resumo para a Comissão Científica, a fim de serem avaliados. Um evento de dois dias será realizado no final do segundo semestre de 2021, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, em Uberaba-MG. Durante o evento, os alunos serão divididos em grupos menores e participarão de atividades alternadas como: apresentação dos resultados em forma de pôster e visitas guiadas ao herbário, laboratórios e à exposição de projetos de pesquisa. A Comissão Científica dará uma nota para o resumo e outra para a apresentação do trabalho em forma de pôster, resultando na escolha e premiação dos cinco melhores trabalhos. Cinco alunos do Ensino Fundamental, representantes dos trabalhos premiados, receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior cada um, com vigência de 6 meses, estimulando a continuação do projeto na escola. Ao final de 6 meses os bolsistas deverão enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento. A primeira edição do evento teve uma avaliação positiva pelos participantes. Muitos alunos relataram nunca ter ouvido falar sobre a UFTM, sendo a primeira vez que conheciam uma Universidade. Espera-se que a aprovação desta proposta possa continuar viabilizando a troca de experiência e conhecimentos entre estudantes do Ensino Fundamental, com graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores sobre temas relacionados ao meio ambiente, criando um ambiente favorável à formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade, além de identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela pesquisa, fomentando o surgimento de novos cientistas e pesquisadores.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Mon Jan 04 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Ana Paula Paes de Paula

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a afetividade ético-política e a gestão de práticas participativas nas organizações: a experiência da gabinetona da câmara municipal de belo horizonte
  • O problema de pesquisa a ser abordado é como aspectos da afetividade ético-política influenciam a gestão de práticas participativas nas organizações, tendo como objeto teórico esse conceito enquanto elemento que dinamiza a intersubjetividade e a alteridade, buscando, em Brandão (2012), em Habermas (2012a; 2012b) e nos aportes da psicanálise, subsídios para refletir sobre o aprimoramento da ação comunicativa. O objetivo geral é validar e consolidar aportes teóricos que possibilitem a investigação da influência de aspectos da afetividade ético-política na gestão de práticas participativas nas organizações, de modo a fazer recomendações para seu aprimoramento e para a incorporação de tecnologias sociais. Os objetivos específicos são: consolidar o conceito de afetividade ético-político, desenvolvido por meio de aportes habermasianos e psicanalíticos para abordar sua influência na gestão das práticas participativas nas organizações; investigar, validando os aportes teóricos construídos, como aspectos da afetividade ética-política podem influenciar a gestão de práticas participativas, por meio de uma experiência exemplar - a Gabinetona da Câmara Municipal de Belo Horizonte; e, apontar recomendações para o aprimoramento da gestão de práticas participativas, bem como para a incorporação de tecnologias sociais. Do ponto de vista metodológico, a primeira parte da pesquisa proposta tem cunho eminentemente teórico, pois se dedica à reconstrução de teorias, conceitos e ideias, bem como quadros de referências e condições explicativas da realidade, buscando rigor conceitual, análises acuradas e argumentação diversificada. Na segunda parte, pretendemos realizar uma investigação qualitativa, envolvendo levantamento documental e entrevistas semi-estruturadas com as representantes da Gabinetona, sendo que os dados serão submetidos à análise de conteúdo, bem como à elaboração micrológica benjaminiana, subsidiando recomendações para um repensar das práticas de gestão.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025