Projetos de Pesquisa

 

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Valdenizio Abreu Barbosa

Outra

Divulgação Científica
  • gênios do brasil: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação através de algumas das mentes mais brilhantes do país
  • Com a temática "O Bicentenário de Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação" temos a oportunidade de mostrar como o Brasil é um potencial celeiro de mentes brilhantes, forjado ao longo de sua história e que precisa ser conhecida por nossa atual geração. Muitos desafios, erros e conquistas para conseguirmos avanços científicos e técnicos únicos no mundo, imaginado por brasileiros que através de suas mentes ousadas e brilhantes não desistiram mesmo diante das dificuldades. Com a proposta "Gênios do Brasil: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação através de algumas das mentes mais brilhantes do País" faremos uma jornada (juntamente com os jovens do ensino fundamental, médio e técnico, bem como a comunidade interessada) por algumas das mentes mais brilhantes já surgidas no Brasil, com suas dificuldades, suas peculiaridades e personalidades nada triviais, conquistaram com seus intelectos um impacto global. Utilizando meios digitais, podemos alcançar muitos jovens que se encontram em diversas realidades, bem com em diversos níveis de saberes, fornecendo conteúdo de forma mais acessível e ampliada. A necessidade de engajar os estudantes no atual cenário tecnológico, e diante da exclusão do ambiente educacional devido a pandemia (tendo em vista a necessidade cada vez mais atual de tais metodologias híbridas de ensino), é notório a apresentação interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação num ambiente remoto virtualizado e acessível, inclusivo e diversificado. No projeto será implementado plataforma para realização de workshops, videoaulas, ebooks e interação num metaverso criado para inserir jovens nesse atual cenário desbravador, potencializando o aprendizado dinâmico e engajamento lúdico. Muitos artigos científicos evidenciam tais abordagens como necessária e efetivas, dado o novo modelo de sociedade que vivemos. Assim, abordaremos o uso dessas aplicações e vidas de gênios para aprendizado mútuo e contínuo.
  • Prefeitura Municipal de Eusébio - CE - Brasil
  • 10/10/2022-30/04/2023
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Valderez Marina do Rosário Lima

Ciências Humanas

Educação
  • análise textual discursiva: avaliação do uso em contextos acadêmicos nacional e internacional e implicações decorrentes.
  • A proposta é uma pesquisa na área de Ciências Humanas, com foco em métodos qualitativos de análise de textos. O estudo tem vínculo com o macroprojeto Métodos de pesquisa e de análise de informação associados à Educação em Ciências e Matemática (Macroprojeto PPG – Educação em Ciências e Matemática/PUCRS), que investiga ações teóricas e práticas de pesquisa voltadas à produção de conhecimento em métodos de investigação e de análise de informações para os campos de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática. Trata-se da análise de dados qualitativos em específico, a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). O método é reconhecido e largamente empregado em pesquisas qualitativas de nível Stricto sensu no contexto nacional e internacional nos campos da Educação e do Ensino em Ciências e Matemática. O problema de pesquisa é: como a Análise Textual Discursiva se apresenta em estudos delineados por pesquisadores e acadêmicos no contexto nacional e internacional? A relevância da proposta situa-se nas possibilidades de revisão e aperfeiçoamento do método a partir de novas significações impressas por pesquisadores que utilizam tal método de análise em suas pesquisas. Desse modo, o objetivo principal é avaliar avanços e reelaborações do método de Análise Textual Discursiva em produções nacionais e internacionais, com a finalidade de aprofundar a compreensão de conceitos teóricos subjacentes ao método. A pesquisa é qualitativa e delineada em estudo de caso e metanálise qualitativa. As análises também serão apoiadas em softwares qualitativos. A considerar as intenções do projeto, espera-se que as ações desenvolvidas produzam resultados de aprofundamento na compreensão frente à utilização do método da Análise Textual Discursiva, ampliação das bases filosóficas e desenvolvimento de uma forma de utilização de software qualitativo que seja condizente com os princípios preconizados no método em questão e consolidação do uso do método em questão.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Valderez Pinto Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • estudos geológicos, geoquímicos e isotópicos de plutons graníticos nos terrenos cachoeirinha-salgueiro e alto pajeú, domínio transversal da província borborema: uma revisão com base em dados novos e da literatura
  • Ao longo das últimas décadas plutons graníticos l.s. de diversas séries magmáticas, intrusivos nos Terrenos Cachoeirinha-Salgueiro e Alto Pajeú, no Domínio Transversal da Província Borborema, têm sido alvos de trabalhos com diferentes enfoques. Apesar disso, há ainda um enorme trabalho a ser realizado tanto do ponto de vista de cartografia geológica como de caracterização petrográfica, petrológica, geoquímica e isotópica, e significado tectônico de uma boa parte dos plutons identificados em mapas geológicos regionais. Este projeto é uma continuação de projeto Universal anterior, e consiste de uma reavaliação à luz de novos dados e existentes, da petrogênese e geoquímica elemental e isotópica de plutons intermediários a ácidos de séries magmáticas diferentes no Domínio Transversal. Este estudo é de grande importância para o entendimento da gênese das diferentes séries de magmas, das características de suas regiões-fonte, sua evolução petrogenética, seu posicionamento na crosta e papel no crescimento crustal da região estudada do Cyrogeniano ao Cambriano durante a orogênese Brasiliana. Trará assim subsídios para a compreensão da evolução crustal e dos processos de amalgamação do paleocontinente Gondwana oeste. Para atingir esses objetivos serão coletadas amostras de plutons selecionados, e realizadas petrografia dessas amostras, análises químicas de elementos maiores e traços, incluindo elementos terras raras, datações geocronológicas U-Pb (zircão), determinações de razões isotópicas Rb/Sr, Sm/Nd (rocha total), delta18O (zircão), e estudos termobarométricos usando química de minerais. Isotopos de thallium epsilon205Tl, rocha total) e de silício (deltaSi em quartzo) serão utilizados para testar a hipótese de uma fonte basáltica para os granitoides cálcio-alcalinos com epidoto magmático da região.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025