Projetos de Pesquisa

 

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Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • efeito da pressão dos stakeholders, da reputação e do compliance na seleção de fornecedor socialmente responsável: uma abordagem experimental com gestores do brasil, estados unidos e reino unido
  • A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é central por sua contribuição nas dimensões ambiental e econômica, mas há ainda um longo caminho a percorrer na dimensão social. A RSC pode ser vista como uma prática que as empresas devem executar para integrar os direitos sociais, ambientais, éticos, humanos e as preocupações dos consumidores nas operações dos seus negócios. Este projeto busca superar dois desafios científicos. O primeiro está relacionado à cadeia de suprimentos socialmente responsável (CSSR). A CSSR apresenta uma literatura em que as pesquisas empíricas ainda são incipientes. O segundo, visa-se contribuir para um tópico central da CSSR, a seleção de fornecedores socialmente responsáveis (SFSR). Diante disso, este projeto apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como a pressão dos stakeholders, compliance e reputação afetam a decisão de seleção de um fornecedor socialmente responsável? Este problema é relevante uma vez que estímulos a programas de integridade e melhorias na reputação podem ser utilizados para promover a SFSR. As compras socialmente responsáveis auxiliam na redução da desigualdade social, ao incluírem pequenos negócios e empresas situadas em países em desenvolvimento. Além disso, podem ampliar a competitividade das organizações em mercados sensíveis aos aspectos sociais. Ações e estratégias relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos de negócios precisam ser alinhadas ao conceito de RSC. Fornecedores precisam ser reorganizados e estimulados a produzirem produtos e serviços alinhados a essa nova preocupação da empresa compradora. Nada adianta a empresa compradora ter práticas de RSC, se os seus fornecedores não prezarem por práticas de RSC. Para isso, propõe-se a realização de um estudo causal, por meio de um experimento baseado em vinheta, com gestores do Brasil, EUA e do Reino Unido. A partir da manipulação das variáveis independentes, espera-se identificar como a pressão dos stakeholders, compliance e a reputação afetam a SFSR.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Vinícius Andrade Brei

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • atlas de oportunidades: sistema de recomendação para identificação de oportunidades de criação ou expansão de negócios usando inteligência artificial e ciência de dados espaciais
  • A criação ou expansão de negócios é fundamental para a geração de emprego, renda e para a melhoria da qualidade de vida em qualquer país. Apesar dessa importância, 63,5% das novas empresas brasileiras fecham nos cinco primeiros anos (IBGE, 2020). Uma das razões para tal insucesso é a dificuldade dos empreendedores de encontrar dados gratuitos e acessíveis que facilitem a decisão de qual negócio abrir ou expandir e onde empreender. Esta pesquisa desenvolvida por uma rede de pesquisa internacional busca resolver este problema por meio da criação de um sistema público e gratuito na internet para recomendação de criação, expansão e localização de negócios. O sistema, denominado Atlas de Oportunidades, combinará dados públicos e privados, processando-os com ciência de dados espaciais e algoritmos de Inteligência Artificial. O projeto terá impactos teóricos, metodológicos e práticos. Em relação aos impactos teóricos, o projeto contribuirá para as teorias de estimação de potencial de mercado e de previsão de demanda, utilizadas em marketing para auxiliar na identificação de oportunidades de negócio, mas pouco aplicadas para alimentar sistemas de recomendação. Na metodologia, o projeto inova por combinar métodos de sistemas de recomendação, de ciência de dados espaciais e de Inteligência Artificial. Essa combinação será usada para coleta, tratamento, análise e disponibilização dos dados para a população. Em termos práticos, o Atlas de Oportunidades tem a ambição de se tornar uma fonte gratuita e rápida de informações para qualquer pessoa que queira abrir ou expandir um negócio no Brasil, aumentando a geração de emprego e renda no País por meio da maximização do impacto dos dados públicos oriundos de pesquisas que custam bilhões de reais à sociedade brasileira (ex: Censo, POF e PNAD). Portanto, o projeto amplificará os benefícios dos investimentos públicos em pesquisas já feitos pelo País para a população em geral, em especial para aqueles que querem empreender.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025