Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade – movar - triênio 2024-2026
  • O projeto intitulado "MOnitoramento da VARiabilidade Regional do transporte de calor e volume entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a radial de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20S, 30W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de mesoescala e de grande importância econômica no país. A radial AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OceanObs 09 e recente reafirmado no OceanObs 19. Esta serie temporal, que já apresenta 19 anos de dados in situ, representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica representa uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. As metodologias utilizadas para análise dos dados de temperatura, assim como dos parâmetros associados, como a velocidade, o transporte de volume e calor são metodologias baseadas nas melhores práticas vigentes e/ou artigos científicos consolidados. Os dados obtidos ao longo da radial AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais. Em função de todas estas características, também acreditamos que a região da radial AX97 pode ser utilizada como referências tanto para a avaliação dos modelos climáticos do IPCC como também para a avaliação de novas plataformas de aquisição de dados, incluindo gliders e a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação eletroquímica e sensoreamento de poluentes emergentes
  • Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos promissores e eficientes no tratamento de efluentes contaminados por diferentes poluentes emergentes: tais como: conservantes, pesticidas, hormônios, plastificantes e fármacos em matrizes naturais aquosas. Para a eficiência na remoção e na detecção destes poluentes serão estudados materiais multifuncionais nanoestruturados compostos de óxidos de baixo custo e carbono (cátodos) e diamante dopado com boro, platina, entre outros (anodos). Os EDGs com os melhores resultados para peróxido de hidrogênio serão aplicados como cátodos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio juntamente com ânodos eficientes em processos de oxidação anódica: diamante dopado com boro, platina, entre outros. Como ideia inovadora aplicada diretamente aos EDGs, tem-se a proposta do uso de um campo magnético contínuo. Os processos eletroquímicos de oxidação avançados baseados em Fenton (incluindo solar) visam a degradação dos poluentes emergentes. Serão usadas as técnicas de espectrofotometria de absorção na região do UV-Vísivel, análise de carbono orgânico total e HPLC-MS para acompanhar os processos de descoloração, de redução do conteúdo de carbono orgânico total e para elucidar o mecanismo de degradação de cada molécula. Será necessário também o uso de sensores eletroquímicos para avaliar o processo de pós-degradação dos poluentes emergentes que serão eficientes para se medir a concentração residual dos compostos recalcitrantes contidos nas matrizes ambientais a serem estudadas. Propõe-se neste trabalho o uso de nanoestruturas carbonáceas, nanopartículas metálicas e/ou quantum dots como modificadores de novos arranjos de sensores e/ou (foto)sensores eletroquímicos aplicados na determinação sensível de poluentes emergentes. Para esta finalidade, serão desenvolvidas novas plataformas de eletrodos impressos e posterior modificação, visando a miniaturização, portabilidade e análise remota e in situ.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026