Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer

Ciências Biológicas

Botânica
  • cenários e impactos para o bioma pantanal: mudanças climáticas; alterações das paisagens; e mitigações socioambientais para os municípios da bacia do alto paraguai
  • O Pantanal é formado por um conjunto de ambientes interdependentes associados diretamente á bacia do Alto Paraguai (BAP) com características naturais singulares e elevada fragilidade ambiental, com relevante diversidade biológica e provisão contínua de serviços ecossistêmicos. Essa interação é governada por um complexo regime de cheias que propicia a ocorrência de variados padrões de solos sob formações florestais, cerrados, campos e vegetações aquáticas. Entretanto, a variabilidade espaço-temporal dos condicionantes climáticosalterados por pressões antrópicas, a falta de adequado planejamento, fiscalização e integração entre as diversas instâncias do poder público, têm colocado em risco uma das regiões mais importantes e biodiversa do país. As consequências dessa degradação acelerada têm efeitos não somente à fauna e flora, mas cada vez mais tem afetado diretamente as populações humanas das áreas urbanas. Seja pelos incêndios cada vez mais recorrentes, que causam sérios problemas de saúde á população;pela degradação daqualidade e quantidade dos recursos hídricos; pela perda de cadeias econômicas como pesca e turismo; ou pela degradação dos solos e perda de produtividade. Esses problemas são agravados a cada ano devido às consequências das mudanças climáticas. Posto isto, o foco deste estudo é o diagnóstico dos impactos decorrentes de ações humanas e asrespostas ambientais, sobretudo devido às variações climáticas a médio e longo prazo. Nesse sentido, pretende-se avaliar a dinâmica climática, hidro-pedogeomorfológica e vegetacional da BAP, através de modelos climáticos e informações geo-espaciais, de maneira integrada, com vistas a subsidiar planos e ações atuais e futuras de preservação e uso mais sustentável da região. Um estudo piloto é previsto para a sub-região da Nhecolândia, por meio da caracterização detalhada das interações pedoecológicas de distintos geoambientes. Assim, essa região do Pantanal será um referencial para a compreensão detalhada de variados parâmetros das consequências ambientaisfrente aos cenários climáticos futuros.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 21 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer

Ciências Agrárias

Agronomia
  • complexos rupestres de minas gerais, brasil: diagnóstico geoambiental, serviços ecossistêmicos e conectividade da paisagem
  • Os Complexos Rupestres (CR) representam um antigo complexo de vegetação esclerófila, imersos, principalmente em diferentes domínios morfoclimáticos de Minas Gerais (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga). Esses ecossistemas, compostos por diversos pedoambientes e fitofisionomias, estão associados a quartzitos, metarenitos, canga e outros substratos ricos em Fe, bem como rochas ígneas e metamórficas. Os CR são reconhecidos mundialmente como hotspots de biodiversidade e endemismo; entretanto carecem de um estudo ambiental abrangente e integrador sobre a interação entre a geodiversidade e os aspectos florísticos e pedológicos. Estudos aprofundados sobre unidades geoambientais, vegetação, propriedades físico e químicas dos solos, serviços ecossistêmicos, interações pedoecológicas, bem como conectividade ainda são escassos. Essa abordagem é fundamental para nortear planos e ações atuais e futuras de preservação e utilização sustentável dos recursos naturais desses ecossistemas. A abordagem geoambiental é uma alternativa capaz de promover uma metodologia rápida e segura nos processos de decisão para recuperar, proteger e aumentar a estabilidade ecossistêmica dos CR como todo. O projeto em tela oferece uma proposta técnico-científica de longa duração (três anos), com o objetivo de caracterizar diferentes geoambientes que compõem as paisagens de quatro importantes UCs sobre os principais substratos geológicos do estado de Minas Gerais, sob uma visão integrada das relações solo-vegetação, serviços ecossistêmicos e conectividade da paisagem. A metodologia será aplicada de forma semelhante para os CR do Parque Nacional das Sempre Vivas, do Caparaó, Cavernas do Peruaçu e Serra do Gandarela. Assim, este projeto irá obter informações únicas e detalhadas sobre variáveis bióticas e abióticas, norteadoras da gestão efetiva e e eficiente das UCs.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • transporte público no acesso equitativo e sustentável às oportunidades nas metrópoles brasileiras - redetp@cesso
  • Nas últimas duas décadas, o planejamento urbano integrado tem sido repensado e reformulado sob a perspectiva da acessibilidade sustentável. Essa abordagem trata conjuntamente as dimensões relacionadas ao uso do solo e aos transportes, em busca de promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de políticas públicas que resultem não só numa mobilidade mais eficiente, segura, ativa e inclusiva, como especialmente em distribuições espaço-temporais mais equitativas e justas para o acesso às atividades econômicas, educacionais e socioculturais. Esta pesquisa em rede cooperativa se propõe a desenvolver e validar métodos de avaliação estratégica das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho e estudo nas metrópoles brasileiras. Busca-se alcançar os seguintes objetivos específicos: a) construir uma representação conceitual das relações de causalidade entre decisões de atividades, locacionais e de comportamento de viagens; b) consolidar uma metodologia de avaliação estratégica das problemáticas da acessibilidade e mobilidade urbanas, visando fundamentar avaliações ex-ante e ex-post de políticas públicas para uso do solo e das intervenções nos transportes; c) estimar indicadores utilizando técnicas de mineração de dados, análise espacial exploratória e econometria espacial, a partir de dados censitários, pesquisas OD e big data de transportes; d) desenvolver modelos espaciais confirmatórios capazes de dar suporte ao diagnóstico estratégico, quantificando desigualdades nas suas distribuições socioespaciais e inferindo suas relações causais com os elementos urbanos; e) validar a metodologia proposta por meio da análise comparativa da evolução das problemáticas de acessibilidade e mobilidade, assim como da avaliação ex-post das intervenções implementadas nas redes multimodais de transporte público de Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Carlos Fernando Pereira da Silva Herrero

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do impacto da lista de espera para procedimento cirúrgico em indivíduos diagnosticados com escoliose idiopática do adolescente (eia) e suas repercussões para o sistema único de saúde: revisão sistemática com metanálise.
  • A escoliose se caracteriza por um desvio lateral da coluna no plano coronal com um ângulo de Cobb superior a 10 graus, associado a um componente rotacional das vértebras. A Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) geralmente acomete adolescentes dos 10 aos 18 anos, sendo a mais comum e é a forma encontrada em 90% dos casos de escoliose idiopática e será o tema de foco desse estudo. Os critérios para confirmação do diagnóstico de EIA devem ser feitos através do exame físico e do exame de imagem. Devido à demanda crescente e ao difícil acesso a recursos essenciais para a cirurgia o tratamento cirúrgico de deformidades da coluna vertebral em sistemas de saúde com financiamento público, foi submetido a lista de espera cada vez maiores, esse longos períodos de espera para demonstraram ser prejudicial aos indivíduos diagnosticados com EIA de várias maneiras diferentes, durante a espera a condição de saúde do indivíduo pode progredir, acarretando aumento dos sintomas. Além disso, também pode afetar negativamente a saúde mental e a qualidade de vida do indivíduo. O objetivo desse estudi é estimar os efeitos da espera pela cirurgia na fila do SUS, relacionados a maiores complicações cirúrgicas pelo aumento da curva e pelo efeito financeiro para o sistema de saúde, por meio de uma revisão sistemática com metanálise. O presente estudo será realizado através de uma revisão sistemática da literatura norteada conforme as recomendações do Manual Joanna Briggs Institute Reviewers, das diretrizes da Colaboração Cochrane e do relatório MOOSE. Foram conduzidas buscas preliminares nas bases de dados LILACS, PEDro, SciELO, Science Direct, e Web of Science e PubMed. Os termos utilizados foram: “scoliosis” [AND] “waiting list”. Dois avaliadores, de forma independente, selecionarão os estudos potencialmente relevantes a partir dos títulos, resumos e texto completo. Os avaliadores irão obter os dados dos estudos de forma independente e em formulário padronizado. Os dados obtidos serão submetidos aos tratamentos estatísticos adequados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Jan 01 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Carlos Henrique Assuncao Paiva

Ciências Humanas

História
  • rede de atenção à saúde na região metropolitana do rio de janeiro: trajetória e perspectivas
  • Este projeto é uma iniciativa conjunta do Departamento de Pesquisa em História da Ciência e da Saúde (DEPES-COC), do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD-COC), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá; e o Laboratório de Educação e Práticas de Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia, e propõe o desenvolvimento integrado de dois eixos de atividades: (1) reconstruir, por meio de pesquisa histórica, a trajetória da Rede de Atenção à Saúde na região metropolitana do Rio de Janeiro e suas conexões com o cenário nacional e as correntes de pensamento e formulações programáticas da saúde internacional; e (2) estabelecer fontes de informação especializadas sobre a história das políticas e modelos de atenção à saúde, integradas às bases e plataformas de informação histórica administradas pela Casa de Oswaldo Cruz, incluindo a Biblioteca Virtual de História da Saúde e Patrimônio Cultural (HPCS); o Banco de Dados Bibliográficos de História da Saúde Pública na América Latina e o Caribe (Base Hisa) e o site do Observatório de História e Saúde.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Wed Nov 03 00:00:00 BRT 2021-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024