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Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
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Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
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Universidade de São Paulo
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Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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Universidade do Extremo Sul Catarinense
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Universidade do Sul de Santa Catarina
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Universidade Estadual da Paraíba
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Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
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Universidade Estadual de Santa Cruz
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Universidade Estadual do Paraná
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Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
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Rita Aparecida da Conceição Ribeiro
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
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Currículo
Título do Projeto:
projeto de pesquisa design para cidadania: criando metodologias para autonomia de populações em vulnerabilidade social
Resumo:
A pandemia de Covid-19 no país aprofundou ainda mais o abismo econômico entre pobres e ricos. O desmantelamento de pequenos negócios levou a um aumento exponencial de desemprego. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,1% no 2º trimestre de 2021, atingindo 14,4 milhões de brasileiros, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 31 de agosto. Nesse momento tão delicado de nossa história, consideramos que o Design pode ter um papel fundamental no auxílio para requalificação das populações em situação de vulnerabilidade social. O desenvolvimento de tecnologias sociais aponta para rumos de novas formas de sustento e inclusão via sustentabilidade econômica, dentre outros fatores, tendo sua replicabilidade independente e união de grupos sociais minoritários como um dos alicerces, conforme publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (https://www.itsbrasil.org.br/tecnologia-social), em consonância com os Objetivos do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas. Nosso problema de pesquisa: é possível desenvolver tecnologias sociais a partir das ferramentas do design que promovam a inclusão via qualificação profissional para a economia criativa de pessoas em situação de risco? Para tanto, propomos a criação de 03 laboratórios para inclusão em regiões distintas do país: Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA) e neles desenvolver metodologias de ensino e qualificação profissional, a partir das ferramentas do Design, acompanhando o seu desenvolvimento e a qualificação dos ingressantes, avaliando também sua capacidade para que sejam replicadas por eles em outros grupos sociais.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Rita de Cássia Almeida Vieira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da covid-19 nos pacientes de trauma cranioencefálico e nos idosos vítimas de queda: prognóstico, análise de sobrevida e fatores associados
Resumo:
As causas externas representam um grande problema de Saúde Pública, sendo a quarta causa de mortalidade em nosso país. Apesar de serem frequentes, as causas externas não afetam a população de forma uniforme, os jovens são mais facilmente acometidos pelos acidentes de transporte, enquanto as quedas são mais frequentes nos idosos. Os pacientes de TCE e os idosos vítimas de queda podem apresentar complicações durante a internação hospitalar de origem traumática, neurológica e não neurológica, que podem comprometem o desfecho após o trauma. Objetivo: Descrever o impacto da COVID-19 nos pacientes de TCE e nos idosos vítimas de trauma, além de analisar a sobrevida desses pacientes antes e após a pandemia. Método: Trata-se de um estudo do tipo guarda-chuva que compreende dois estudos de coorte retrospectivo, longitudinal, com dados coletados em prontuários. Serão avaliados pacientes TCE contuso com idade superior ou igual a 18 anos (subprojeto 1) e idosos vítimas de queda (subprojeto 2), que deram entrada 01 de março de 2019 a 01 de março 2021, na cidade de Aracaju - Sergipe. Durante a coleta de dados serão avaliados nos prontuários as características sociodemográficas e clínica dos pacientes, a gravidade do trauma e do TCE, as principais complicações neurológicas e não neurológicas desenvolvidas pelos pacientes, resultados de exames laboratoriais, diagnóstico de COVID-19, os desfechos evidenciados durante a internação hospitalar e mortalidade após o trauma e TCE. Nesse estudo serão realizados a análise de sobrevivência e testadas associações clínicas e sociodemográficas entre os resultados obtidos durante a internação e após o trauma e TCE dos pacientes comparando os dados antes e durante a pandemia de COVID-19. Resultados esperados: Espera-se contribuir com essa população traumatizada, fornecendo informações sobre o prognóstico e desfecho dos pacientes após a lesão, além de identificar os fatores associados aos piores desfechos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
professores elaborando material didático para ensinar de inglês para crianças: na busca por aquisição significativa e contextualizada na escola pública
Resumo:
This qualitative research, is situated in the children language teaching and learning area in the regular public context. Our interest is in the course design area which can contribute for the creation of more oppotunities for acquisition in the laguage classroom, through the use of teaching materials based on a meaningful, contextualized, motivating and meaningful-focused teaching. This proposal is centred in the area of teaching for children in the public context, once we have had, recently, the insertion of the English subject in the Fundamental I curriculum. Based on our experience, firstly in a partnership between universitiy and na Education Secretary form the interior of São Paulo State, and since 2020, conducting a course about children teaching material elaboration, 100% on remote modality, we have comprehended the lack of teaching materials teachers face in their practices and the necessity of helping them in the elaboration of their own materials. This gap has led to a kind of teaching mostly based on descontextualized, isolated vocabular and low potential for generating long-lasting acquisition. A projext will be conducted with five participant teachers from diferente schools from the children teaching public context who will use teaching maerial which was elaborated in the referred teaching material elaboration course. Our aim is to analyse how the process of teaching and learning languages in the Fundamental I context will be characterized through the use of the mentioned teaching material. Based on the results, we intend to elaborate a teaching material guideline to help teachers to elaborate their own teaching materials. This guideline will fill the gap that exists in the teaching material area. It will contribute for teachers autonomy and teachers professional development. It is plausible because it comes from a work that has already from a work that has already been being conducted by this researcher with public school teachers.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Rita de Cássia de Oliveira Sebastião
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana de imersão científica
Resumo:
A Semana de Imersão Científica é uma proposta que surgiu a partir de experiências exitosas de atividades de extensão, pesquisa e ensino da equipe proponente, no âmbito da divulgação científica e popularização da ciência, aliada à necessidade premente de estimular o interesse pela ciência e o surgimento de novos cientistas e pesquisadores. O foco será a organização de atividades que propiciem a interação, a troca de experiência e saberes entre a universidade e alunos do ensino fundamental e médio de pelo menos 10 unidades da federação, priorizando municípios brasileiros que possuam Índice de Desenvolvimento baixo. A equipe já possui uma conexão bem sucedida com a comunidade escolar de 15 estados da federação, já alcançada em eventos anteriores, o que representa uma perspectiva positiva da participação dessas instituições no evento. Sendo assim, será realizada uma interação Universidade-sociedade, por 3 dias, no Campus da UFMG. Os temas à serem desenvolvidos no evento serão baseados nos ODS/ ONU - 2015, além de temas emergentes da área de química, temas correlacionados às instituições parceiras, oficinas, jogos científicos, roda de conversas, experimentos e demais ações de estudo de problemas relacionados aos municípios participantes, conectando a realidade dos participantes, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo. As apresentações serão realizadas de forma presencial, juntamente com transmissão online, com o intuito de garantir o maior número de acesso possível nessa Semana. A equipe acredita que essa proposta contribuirá com o estímulo à cultura investigativa e criativa, próprias da ciência, promovendo ações de popularização da ciência pautadas pelo diálogo e diversidade de grupos, tais com a comunidade escolar (incluindo Educação de Jovens e Adultos EJA, ensino Fundamental I e II e ensino Médio e professores, familiares, docentes e estudantes de Graduação e Pós-graduação das instituições de ensino envolvidas).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Dec 10 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Rita de Cássia Franco Rêgo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo epidemiológico do impacto do derramamento de óleo bruto na costa da bahia: saúde, ambiente e segurança alimentar
Resumo:
No litoral do Brasil está em curso um grande desastre com derramamento de óleo bruto que vem sendo considerado o maior da história do país e um dos mais extensos registrados no mundo. Foi identificado oficialmente em 30/8/2019 e, até 29/11/2019, havia atingido nove Estados do Nordeste e dois do Sudeste, o que representa 59% do total de 7.367 km da costa brasileira. As manchas de óleo bruto foram identificadas em 130 municípios e 1009 localidades. A Bahia foi o estado mais atingido (IBAMA, 2019). As populações potencialmente expostas ao óleo são frequentadores das praias, manguezais e estuários para lazer, turismo e trabalho. Entretanto, não há dados quantitativos desse número até o momento. Em termos gerais, milhares de pessoas trabalham e frequentam as praias atingidas, consomem pescados e mariscos produzidos nesse extenso litoral, demandando ações eficazes de saúde pública e segurança alimentar e nutricional, até então insuficientes. São pescadores artesanais e marisqueiras, trabalhadores ambulantes, restaurantes, bares nas praias, trabalhadores informais do beneficiamento e tratamento de pescados, funcionários da limpeza pública, turistas e banhistas em geral. Toxicidade e risco à saúde humana O petróleo bruto contém vários produtos químicos com toxicidade humana conhecida ou suspeita (EPC, 2017), dentre os quais os policíclicos aromáticos (HPA) que são tóxicos, carcinogênicos e mutagênicos. Exposição aguda ao óleo bruto pode causar irritação nos olhos, afecções respiratórias, cefaleia, náuseas, vômitos, depressão do SNC (Sammarco et al., 2016). A ingestão de alimentos contaminados pode levar à irritação da gastrintestinal, insuficiência hepática e renal, alterações cardíacas e dermatoses. Exposição do longo prazo pode causar problemas gastrointestinais, hepáticos, renais, respiratórios, cardíacos, psicomotores, mentais, endócrinas e reprodutivas, além de câncer (Rusiecki et al., 2018). Efeitos psicossociais e na saúde mental resultantes das perdas econômicas e da interrupção de atividades de trabalho são consequências indiretas do acidente com vazamento de óleo bruto. O projeto estuda os impactos na saúde da população relacionados ao derrame de óleo bruto no litoral do Estado da Bahia. Tratará das relações entre saúde, ambiente e trabalho com abordagens da epidemiologia, saúde ambiental, políticas públicas de saúde. A pergunta central deste projeto é: Como o derramamento de óleo bruto impacta a saúde de comunidades afetadas? Esta pergunta norteará o processo de produção de tecnologias de saúde em conjunto com as comunidades para o acompanhamento e cuidado da população exposta. Objetivo Geral: Analisar os impactos do derramamento de óleo na saúde das comunidades afetadas no litoral do Estado da Bahia e construir ações em conjunto com essas comunidades. Serão avaliadas as seguintes hipóteses: 1. A exposição ao óleo bruto pelas populações afetadas pode ser determinada com uma abordagem de métodos mistos que inclui uma avaliação em nível individual usando questionários e além de monitoramento ambiental; 2. A exposição ao derramamento de óleo resultou em efeitos adversos sobre a qualidade de vida, nos componentes da saúde mental e física em populações expostas; 3. As populações mais previamente expostas a determinantes sociais e ambientais do processo saúde-doença e que apresentam previamente problemas de saúde terão a saúde mais afetada a médio e longo prazo. Método: estudo epidemiológico de corte transversal, como linha de base de um estudo de coorte será realizado utilizando três questionários validados como foco em: avaliação da exposição individual e aspectos de saúde; qualidade de vida; recordatório alimentar. Será criado um comitê gestor para o projeto e uma plataforma de acompanhamento Observatório do derramamento de óleo na Costa da Bahia que servirá para dar visibilidade a todo o processo de pesquisa, produtos e acompanhar os expostos ao longo do tempo. Vários pesquisadores do PPGSAT/UFBA desde 2006 desenvolvem projetos de pesquisa e de extensão sobre saúde dos pescadores na Bahia e em onze Estados do país. Até 2019, o grupo produziu 37 publicações em revistas nacionais e internacionais, livro e capítulos de livros sobre doenças e acidentes do trabalho na pesca artesanal e vigilância em saúde. Neste projeto, os grupos de pesquisas do PPGSAT contam com a parceria do INCT-Ambitropic, fase II e de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Estados Unidos, com experiência nos estudos do impacto do derramamento de óleo ocorrido no Golfo do México. Essa colaboração visa a produção de conhecimentos sobre a análise dos efeitos à saúde de populações vulneráveis particularmente dos pescadores artesanais, decorrentes do derramamento de óleo bruto no litoral do Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 07 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Rita de Cassia Goncalves Alfenas
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
quantificação de produtos finais de glicação avançada em alimentos e efeito do consumo de óleos vegetais associado à dieta restrita em calorias nos marcadores de doenças crônicas não transmissíveis em mulheres com excesso de gordura corporal
Resumo:
A dieta contribui de maneira significante para o pool de produtos finais de glicação avançada (AGEs) no organismo. Óleos, alimentos com alto teor de lipídios e aqueles preparados em altas temperaturas e baixa umidade são ricos em AGEs. A análise do conteúdo de AGEs em alimentos é essencial para a criação de tabelas a serem utilizadas para orientar as escolhas alimentares da população. Tabelas contendo o conteúdo de AGEs dos alimentos são escassas e ainda não há tabela com esse conteúdo em alimentos e preparações consumidos no Brasil. Altas concentrações séricas de AGEs e de leptina se associam ao aumento de estresse oxidativo, inflamação e gordura corporal, favorecendo a manifestação de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O estresse oxidativo e a inflamação também podem encurtar o comprimento dos telômeros, aumentando o risco de morte em indivíduos com excesso de gordura corporal. Em estudo com duração de 9 semanas realizado pelo nosso grupo, observamos maior perda de gordura corporal em mulheres com excesso de gordura corporal após o consumo dietas restritas em calorias contendo azeite de oliva extra virgem do que aquelas contendo óleo de soja. Em estudo anterior, nós também avaliarmos o efeito desses óleos nos marcadores estresse oxidativo e inflamação, mas ainda não publicamos os resultados obtidos. O efeito do consumo do azeite de oliva extra virgem, óleo de coco e óleo de soja nos marcadores de DCNT (marcadores de glicação/estresse oxidativo/inflamação, leptinemia e comprimento dos telômeros) em mulheres com excesso de gordura corporal é desconhecido. Assim, pela presente proposta, pretendemos quantificar os AGEs em alimentos e preparações consumidos no Brasil, além de verificar se a maior perda de gordura corporal em resposta ao azeite de oliva afetou de maneira distinta os AGEs séricos em relação ao consumo de óleo de coco e óleo de soja. Os resultados desses estudos poderão ser aplicados na prática clínica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a implementação dos referenciais curriculares municipais e estaduais para o ensino de língua portuguesa em alagoas e no ceará: os caminhos da bncc para a educação básica e para a formação de professores
Resumo:
Nesta pesquisa, a ser desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC), pretende-se investigar como tem se efetivado a implementação dos Referenciais Curriculares Municipais e Estaduais do ensino de Língua Portuguesa, para o Ensino Fundamental, em escolas públicas de Alagoas e Ceará e propor ações concretas nesses espaços a fim de que possamos fortalecer essa importante etapa no desenvolvimento da proposta da Base. Para tanto, reuniu-se uma equipe de pesquisadoras com o objetivo de fazer o levantamento e interpretar dados relacionados à construção, implementação e acompanhamento desse processo no período de 2022 a 2024. Fundamentada na abordagem teórica da Linguística Aplicada Situada, a proposta almeja elucidar quais têm sido as problemáticas mais recorrentes na implementação das práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, na esteira da BNCC, construir propostas coletivas, integrando a formação continuada nas escolas pesquisadas à formação inicial dos três cursos de Letras envolvidos, produzindo material teórico-prático para a comunidade docente e profissionais da educação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
Vigência:
Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Rita Marisa Ribes Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
infâncias, insurgências e coexistências: escritas de pesquisa e popularização da ciência
Resumo:
As questões centrais da proposta que aqui apresentamos tem por origem o Projeto Infâncias, insurgências e coexistências: escritas de pesquisa e popularização da ciência, que coordeno no âmbito da Bolsa de Produtividade em Pesquisa. Há mais de 15 nos aprofundando na pesquisa com crianças, buscamos, por um lado, politizar as diferentes formas como as crianças habitam e participam da vida social e, por outro, formar professores e pesquisadores e sensíveis a essas diferenças e desigualdades. Para tanto entendemos ser urgente construir epistemologias decoloniais sensíveis às coexistências e às insurgências infantis, bem como criar escrituras de pesquisa comprometidas com a popularização da ciência e com a ampliação dos debates sociais sobre a infância e com as crianças. Acompanham-nos nesta empreitada autores como Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Aníbal Quijano, Achille Mbembe, Catherine Walsh, Marielle Macè, Antônio Cândido, Conceição Evaristo e Lúcia Rabelo de Castro. Nascido desse embrião, o projeto proposto para desenvolver no âmbito do Edital Universal é a sistematização de resultados de pesquisa e sua divulgação considerando a popularização da ciência - interessa-nos escrever para a comunidade acadêmica, mas também para as crianças, sobre os temas das pesquisas que realizamos com elas. Por essa razão o foco do financiamento solicitado é a viabilização da produção de formas de divulgação voltadas para crianças que serão mais a frente detalhadas. A equipe é formada por professores e estudantes da Linha de Pesquisa "Infância, Juventude e Educação", da UERJ, e de instituições parceiras com as quais há muito temos trabalhado UFRJ, PUC-Rio e FAETEC-ISERJ. Nos une a inquietação da produção de um conhecimento científico que dialogue com a sociedade e, mais especificamente, com as crianças, nossos interlocutores de pesquisa por excelência.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Robério Rodrigues Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fortalecimento da formação profissional e produção científica inovadora na área de alimentos no interior do nordeste parceria ppgecal/uesb e ppgca/ufla
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Robert Aldo Iquiapaza Coaguila
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da incerteza da política econômica e do sentimento do investidor na tomada de risco e desempenho de fundos de investimento
Resumo:
A magnitude dos recursos administrados, o número de cotistas e de fundos da indústria têm sido cada vez maiores no Brasil e no exterior. Os fundos proporcionam vantagens em termos de conveniência, liquidez e diversificação, especialmente para o pequeno investidor. Nessa indústria não têm sido pesquisados os efeitos da incerteza da política econômica, e do sentimento do investidor, sobre a tomada de risco dos fundos. Os fundos visam proporcionar retorno para os cotistas, e por meio do aumento do tamanho do fundo uma maior remuneração aos seus gestores. Um maior ou menor nível de incerteza pode originar desvios desse objetivo criando incentivos para os gestores alterarem o perfil de risco dos fundos, usualmente visando melhorar o desempenho futuro, quando o mesmo não foi bom em período anterior (comportamento de torneios). A questão que se coloca é, diante de mudanças na incerteza, os gestores aumentam ou diminuem o risco? e isso gera benefícios em termos de desempenho para o investidor? O tema foi estudado na área de finanças corporativas onde os resultados não foram conclusivos. O período de análise proposto é de janeiro de 2001 a dezembro de 2023, sendo incluídas as categorias de fundos de ações de Brasil e Estados Unidos, e fundos de renda fixa do Brasil. A mudança do risco pode ser identificada por meio da análise das alterações das carteiras dos fundos, relacionada com indicadores de incerteza como EPU, ou indicadores de sentimento do investidor, e finalmente mensurar o efeito dessas alterações de risco no desempenho final do fundo, através da análise de modelos de regressão multivariada, considerando modelos de fatoriais específicos para ações e para renda fixa. O resultado pode subsidiar uma melhor alocação em fundos pelos investidores, assim como subsidiar o aprimoramento da regulamentação e mecanismos de governança dessa indústria.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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