Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Corrêa Abreu

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • moduli e singularidades de curvas algébricas
  • A Geometria algébrica é o estudo de equações polinomiais. Em seu caso mais simples, quando se tem uma equação em duas variáveis, descreve-se uma curva algébrica. Apesar de considerar apenas uma única equação, o estudo de curvas algébricas é um dos temas centrais da geometria algébrica até hoje. O problema de classificação de curvas algébricas remontam a Riemann que introduziu o conceito de moduli de curvas com o seu celebre calculo do número de parametros necessários para definir uma curva algébrica suave de genero fixado. Apesar de, originalmente, o estudo de curvas algébricas ser principalmente sobre curvas suaves e em característica 0, atualmente, muitos dos avanços em curvas algébricas se dá pelo estudo de curvas singulares e em característica positiva. Note que muitos resultados sobre curvas suaves podem ser obtidos também através do estudo de curvas singulares (que são degenerações de curvas suaves). Nesta direção, queremos avançar o estudo de Jacobianas para curvas singulares, o que é naturalmente conectado a fibrados de Higgs sobre curvas e classificar invariantes de singularidades de curvas em característica positiva.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alex da Silva Martire

Ciências Humanas

Arqueologia
  • archaeogaming e arqueologia pública: interatividades digitais em tempo real empregadas na construção coletiva de conhecimento de pesquisas antárticas (arise-furg/leach-ufmg/nap- ufpi)
  • A Arqueologia Antártica tem se demonstrado cada vez mais atuante entre os temas globais estudados pela área. O estudo arqueológico visa apontar elementos que, de outro modo, não aparecem nos relatos e crônicas oficiais dos séculos XVIII e XIX, ou seja, a arqueologia busca estudar a vida dos homens comuns que foram caçar animais marinhos e, por sua vez, estabeleceram assentamentos temporários na região. Este projeto visa divulgar essas informações por meio de um jogo eletrônico digital e uma experiência em realidade virtual imersiva voltados para uso em escolas do mundo todo. Partindo dos vestígios escavados pelo LEACH-UFMG, e em parceria com a UFPI e a UFABC, esses 2 produtos serão desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e disponibilizados para celulares e óculos de RV a fim de colaborar com a divulgação científica da história e arqueologia antárticas nas escolas. As fases serão: modelagem 3D de cenários e personagens; programação dos ambientes interativos; confecção de guia didático; aplicação dos produtos em formação de professores. A quantidade de materiais escavados e estudados são suficientes para que um jogo e um aplicativo de RV sejam desenvolvidos em sua plenitude. Além do potencial educativo, esse projeto visa formar discentes das universidades envolvidas no campo tecnológico digital 3D: algo ainda incipiente no Brasil. Ressalta-se que esse será o primeiro jogo digital sobre Arqueologia Antártica já produzido no mundo, tornando o Brasil e o PROANTAR pioneiros.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 15/12/2023-31/12/2027