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Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
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FABNS
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Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
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Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
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Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Nacional de Câncer
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Márcia Regina Cominetti
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico diferencial da doença de alzheimer por sensores eletroquímicos usando adam10 como biomarcador sanguíneo
Resumo:
A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada por perdas neuronais e depósitos de emaranhados neurofibrilares e placas senis. O transtorno neurocognitivo leve (TNCL) é um estágio intermediário entre cognição normal de DA, mas que pode ser revertido. A ADAM10 (A Disinstegrin And Metalloprotease 10) é a principal α-secretase neuronal. Atualmente não existe disponível comercialmente um teste laboratorial para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer (DA). Assim, cerca de 50-70% dos pacientes com DA não recebem ou são incorretamente diagnosticados na atenção primária, pela ausência de uma triagem cognitiva de rotina e de ferramentas de diagnóstico de fácil acesso, alto custo-benefício e boa precisão. Ao mesmo tempo, há uma revolução acontecendo no campo dos biomarcadores baseados em sangue para o diagnóstico dessa doença. Há apostas que em poucos anos um teste sanguíneo para a DA estará disponível no mercado. Como seus sintomas são em geral confundidos com o processo de envelhecimento normal, a DA tende a ser diagnosticada tardiamente, o que diminui a expectativa e qualidade de vida do paciente. Aqui apresentamos um teste point of care simples e de baixo custo para o diagnóstico sorológico da DA, baseado na detecção de ADAM10. Trata-se de um dispositivo que utiliza um sensor descartável, cujo desempenho foi mais rápido e sensível do que o imunoensaio padrão ELISA, além de fácil manuseio e reprodutibilidade. Por meio de sua execução, o teste foi capaz de identificar alterações nos níveis plasmáticos de ADAM10 de pacientes com transtorno neurocognitivo leve (TNCL) e DA, em seus diferentes estágios, quando comparado aos níveis encontrados em idosos cognitivamente saudáveis. O teste desenvolvido é uma opção de baixo custo, alta sensibilidade e especificidade, menos invasiva e de fácil execução, podendo ser utilizado tanto em laboratórios de análises clínicas, quanto em clínicas e postos de saúde como estratégia auxiliar no diagnóstico precoce e o monitoramento da DA.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 26 00:00:00 BRT 2023-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Márcia Regina de Moura Aouada
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inovação na produção de embalagens ativas usando tecnologias emergentes e subprodutos de biomassa lignocelulósica
Resumo:
Alinhamento com a agenda 2030 de um desenvolvimento mais sustentável, questões voltadas à produção de alimentos e aumento de tempo de prateleira (segurança alimentar), são questões de grande importância. Embalagens ativas surgem como uma alternativa eco sustentável e inovadora. Entretanto, o uso de biopolímeros como matriz polimérica nessa área é ainda limitado, principalmente por suas propriedades mecânicas e de barreira serem geralmente inferiores as tradicionais. Diante do exposto, objetiva-se com esse projeto produzir filmes nanocompósitos ativos biodegradáveis para embalagens à base de biopolímeros incorporados com nanoestruturas de lignina e/ou nanofibrilas de celulose com alto teor de lignina (subproduto lignocelulósico), na forma de etiquetas ativas. Agregando valores em relação a funcionalidade desse material nanocompósito (capacidade antioxidante e antimicrobiana). Entende-se que a qualidade e aplicabilidade das embalagens tradicionais pela indústria, já é eficiente, assim a ideia seria aprimorá-las, adicionando a elas nossas etiquetas ativas. Diferentes rotas de processamento serão utilizadas para obtenção das etiquetas tanto em embalagens flexíveis quanto rígidas. As etiquetas ativas serão produzidas diretamente no material de embalagem tradicional por três tecnologias emergentes: evaporação do solvente, impressão 3D ou atomização (ultra sônica, airbrush ou electrospray). Paralelamente, será avaliado no projeto a solução filmogênica formada pela junção dos ativos e polissacarídeos em relação a reologia e cálculos teóricos utilizando, métodos computacionais baseados em mecânica quântica e dinâmica molecular. A hipótese almejada é obter uma solução filmogênica otimizada para obtenção de etiquetas na forma de filmes ativos, compreendendo as relações propriedades/estruturas. Os materiais serão testados em embalagem de carne bovina com incremento de gordura na carcaça, a fim de prolongar tempo de prateleira evitando oxidação lipídica e contaminações.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Márcia Sgarbieiro
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ética em pesquisa e integridade acadêmica em ciências humanas, sociais, sociais aplicadas, letras, linguística e artes (chssalla): atualizando o debate
Resumo:
O projeto tem como objeto a Ética em pesquisa e Integridade Acadêmica na área de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (CHSSALLA). O Serviço Social, integrando a área das Ciências Sociais Aplicadas, traz em sua produção sobre a ética o entendimento desta como categoria ontológica e que não há dicotomia entre produção do conhecimento e ética, visto que, para se produzir conhecimento, já se constrói os caminhos éticos para a sua produção. Por se tratar de um trabalho interdisciplinar, este projeto surge da necessidade de pesquisadores das sociais aplicadas e das humanidades, que não se sentem contemplados pelas exigências dos comitês de ética em Pesquisa, oriundas do sistema CEP/Conep, baseadas no principialismo bioético. Isto vem sendo denunciado no Brasil, desde o início da década de 2000, quando as associações de CHSSALLA começaram a se reunir para mostrar a inadequação do sistema de revisão ética da área da saúde para a área de Humanidades. Em 2013, foi constituído do Fórum CHSSALLA, no qual a ABEPSS esteve participando, com o objetivo de acompanhar as discussões sobre ética na pesquisa e buscar delinear um modelo de revisão específico para as Humanidades. O objetivo geral deste projeto é investigar como se configura o debate sobre Ética em Pesquisa e integridade acadêmica nas áreas das CHSSALLA. A equipe do projeto é formada por pesquisadores/as que integram o GT de Ética em Pesquisa do Fórum CHSSALLA. O projeto tem como objetivos levantar as principais demandas relacionadas à ética em pesquisa e integridade acadêmica na área de CHSSALLA; Mapear os Comitês de Ética em Pesquisa para a área das CHS já existentes no sistema CEP/Conep e Analisar como é realizada a revisão ética das pesquisas de CHSSALLA em outros países. Como produto final, divulgar e implementar um documento com diretrizes/orientações éticas e de integridade acadêmica para subsidiar as pesquisas nas áreas das CHSSALLA.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Márcia Stengel
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
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Currículo
Título do Projeto:
o acesso à pornografia por adolescentes nos ambientes virtuais e suas implicações para a trajetória afetivo-sexual
Resumo:
A pesquisa visa conhecer os usos sexuais da internet (redes sociais, sites de encontros, visualização de pornografia etc.) por adolescentes e jovens e suas repercussões para trajetória afetivo-sexual dos mesmos. Entende-se que os usos sexuais são todos os usos sociais que os jovens fazem da Internet em relação à sua sexualidade, buscando informação em fóruns ou sites especializados, debatendo a sexualidade com estranhos ou amigos, partilhando textos, fotos ou vídeos com parceiros sexuais ou outras pessoas, criando ou vendo conteúdos sexuais online. Pretende-se explorar as configurações contemporâneas da sexualidade como a iniciação afetiva e sexual, as experimentações sexuais e a consolidação da construção de si e das identidades sexuais durante esse processo. O tema da pornografia será pensado a partir do atravessamento que o acesso aos ambientes virtuais possui hoje na vida dos jovens, já que se encontram hoje totalmente inseridos nesses ambientes. O estudo do acesso aos ambientes virtuais relacionado com o tema da sexualidade pode trazer contribuições relevantes para o campo de conhecimento sobre adolescentes e jovens, apontando novos elementos para análise da constituição destes sujeitos. A análise desse acesso é um elemento fundamental para a compreensão das mudanças vinculadas aos modos de interação dos adolescentes entre si e das mudanças relacionadas à sexualidade e à vida afetiva. A pesquisa será realizada em três etapas: questionário exploratório online destinado a jovens, de ambos os sexos, de 18 a 24 anos; entrevistas presenciais com universitários de 18 a 24 anos, de ambos os sexos, em Belo Horizonte e Rio de Janeiro; realização de grupos de discussão com jovens que responderam ao questionário, com o mesmo objetivo das entrevistas individuais. Realizar-se-á observações sistemáticas online nas redes sociais, nos ambientes virtuais em geral e nos usados por adolescentes e jovens para compreender os usos sexuais da internet.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcia Terezinha Baroni de Moraes e Souza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
vigilância molecular da vacina oral rotavirus humana (rv1, rotarix) g1p[8]
Resumo:
A rotavírus A (RVA) G1P[8] Rotarix(RV1)entrou no calendário de vacinação brasileira infantil em 2006, pelo programa nacional de imunização(PNI),com drástica redução da morbidade/mortalidade infantil por gastroenterite aguda (GA) pelos RVA. Em 2008 Biomanguinhos (BM)/Fiocruz,e Glaxo SmithKline (GSK) firmaram acordo de transferência de tecnologia da RV1. O Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental (LVCA), Referência Regional em Rotaviroses (LRRR), participou no processo de incorporação da RV1 pelo PNI e segue com investigação de surtos esporádicos de GA/genotipagem de RVA circulantes no Brasil. Em 2014 LVCA e BM,iniciaram um estudo clínico para verificar o perfil molecular do sheeding (fezes)RV1 de crianças do Rio de Janeiro (RJ). Identificou-se a alteração do aminoácido (aa) F167L do gene VP4 da RV1,em 20.5% das amostras de fezes. A posição aa 167 é marcador RV1 de atenuação. Foi apontada a importância de BM incluir em seu processo, controle de qualidade molecular, para as passagens em células Vero, antes do envase, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) recebido da GSK. Foi também verificado que o perfil dos antígenos do grupo histo-sanguíneo(HBGA) de todas as crianças do RJ F167L foram HBGA secretoras.Sendo os HBGA receptor dos RVA, estudos no mundo investigam o perfil HBGA de crianças RV1 vacinadas em associação à proteção vacinal para genótipos não G1P[8]. Neste projeto será validado para o controle de qualidade da RV1 em BM: ensaio de transcrição reversa seguida de PCR em tempo real (RT-qPCR) para discriminar G1P8 RV1 de selvagens e sequenciamento de nova geração (NGS) para investigar a integridade molecular da RV1-BM. Serão utilizadas as amostras do RJ e de crianças da floresta Amazônica para validações.Salivas coletadas em paralelo destas crianças serão utilizadas para definir o perfil HBGA molecular.Um dossiê de qualidade molecular e de segurança da RV1 será gerado.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Apr 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Apr 30 00:00:00 BRT 2026
Marcia Thereza Cavalcanti Couto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
impacto da covid-19 na hesitação vacinal: diálogos interseccionais entre brasil e áfrica do sul
Resumo:
O impacto da pandemia de Covid-19 acentuou e complexificou o fenômeno da hesitação vacinal, o qual só pode ser compreendido à luz de contextos histórico-políticos e socioculturais. Três questões, amplas e relacionadas, serão abordadas: 1. Como a infodemia, relacionada à COVID-19, e os conteúdos contrários à vacinação e as fake news têm repercutido para a alteração de percepção e alvo do medo da doença para a vacina? 2. Quais as especificidades da (des)confiança nas vacinas/vacinação que geram mudanças de percepção de risco da doença, segurança e eficácia das vacinas, entre grupos sociais distintos (segundo gênero, condição social e raça/cor)?; 3. Como as normatizações sobre a vacinação, relativas à obrigatoriedade vacinal e à responsabilidade dos profissionais de saúde, têm sido (re)significadas por profissionais da saúde e gestores no contexto pós-pandemia de COVID-19? Objetivo: Investigar o impacto da pandemia de COVID-19 no fenômeno da hesitação vacinal em sua multidimensionalidade e particularidades sociocultural em São Paulo/Brasil e Cape Town/África do Sul. A pesquisa, de natureza qualitativa com triangulação de técnicas de produção de dados, se estrutura em 4 componentes: 1. Revisão sistemática sobre cobertura vacinal e hesitação às vacinas no pós pandemia de COVID-19; 2. Infodemia e controvérsias relacionadas às vacinas/vacinação veiculadas na mídia em e em redes sociais (Twitter); 3. Análise de percepções, crenças e atitudes em relação às vacinas em grupos sociais distintos (gênero, raça/cor e classe social). 4. Análise do arcabouço legal relativo à vacinação e sua incorporação e (re)significados entre profissionais e gestores da saúde. A perspectiva teórico-metodológica utilizada será a da interseccionalidade, possibilitando compreender a influência dos marcadores sociais da diferença (classe, raça/cor e gênero), em articulação com discussões conceituais da sociologia e antropologia sobre risco, recusa, autonomia e relação indivíduo-lugar-sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcial Porto Fernandez
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
privhealth: sistema federado para análise de dados em saúde
Resumo:
A Ciência de Dados tem promovido grandes revoluções na área de negócios, principalmente auxiliando na recomendação de clientes, melhoria de logística, aumento de vendas e redução de custos. Recentemente tem-se identificado vários benefícios em analisar dados na área de saúde. Aplicações como coletar e organizar dados fornecidos por dispositivos de monitoramento pessoal, análise de prontuários médicos eletrônicos, auxílio para diagnóstico e laudos de exames e auxilio para definição de políticas de saúde coletiva são aplicações cada vez mais relevantes para a área de saúde. No entanto, as leis de proteção de dados em vigor no Brasil (LGPD) assim como na Europa (GDPR) e EUAs (CCPA), tem dificultado o acesso aos dados pessoais de saúde dos pacientes, impactando negativamente no progresso da área. Uma proposta para resolver esse problema é usar a arquitetura Federated Learning (aprendizado federado), técnica onde os algoritmos processam dados locais e otimizam os parâmetros de treinamento globalmente sem transmitir os dados sigilosos para outros locais. Esse projeto tem como objetivo estudar e projetar um sistema para analisar dados de saúde no modo federado e auxiliar as atividades dos profissionais de saúde respeitando a privacidade dos pacientes. Para isso será construído um protótipo integrando várias ferramentas Open Source, que realize o treinamento de informações de saúde de forma federada. Esse projeto conta com a colaboração de pesquisadores dos cursos de pós-graduação na área de saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) para auxiliar na definição dos problemas e na validação dos resultados. Como resultado final, espera-se disponibilizar um protótipo de sistema para análise de dados de saúde de forma federada.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Marciane Magnani
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
fermentação de polpas de frutas de biomas brasileiros com probióticos: uma estratégia sustentável para produção de alimentos funcionais.
Resumo:
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade de frutas ricas em propriedades nutricionais e compostos bioativos que pertencem a diferentes biomas. Muitas dessas frutas são pouco conhecidas e subexploradas, comercializadas apenas regionalmente devido à alta perecibilidade e sazonalidade. A fermentação da polpa dessas frutas com microrganismos probióticos surge como alternativa que pode promover a biotransformação de compostos bioativos (melhorando o perfil e a bioacessibilidade), e aumentando a atividade biológica dos produtos (atividade antioxidante, antidiabética e anti-hipertensiva), além de ampliar o potencial consumo em diferentes mercados. Além disso, as polpas fermentadas probióticas podem servir de substrato para modulação da microbiota intestinal, estimulando as bactérias benéficas e promovendo a redução de bactérias patogênicas. O projeto é estruturado em ações complementares de pesquisadores com atuação consolidada na caracterização de alimentos probióticos quanto a funcionalidade fisiológica in vitro em condições que simulam aquelas encontradas in vivo. A equipe desta proposta possui atuação na temática e cooperação bem-sucedida, evidenciado pelas publicações em coautoria na temática de estudo, bem como orientações compartilhadas. Suas pesquisas têm avaliado a incorporação de probióticos em diferente matrizes e seu efeito na microbiota com modelos in vitro e in vivo, sendo pioneiras na utilização de probióticos como ferramentas para valorizar frutas de diferentes biomas brasileiros. A atuação em complementariedade permitirá a obtenção de conhecimentos científicos relevantes e de interesse para a comunidade científica e indústria de alimentos. Por meio das ações propostas, este projeto tem caráter de desenvolvimento científico inovador, contribuindo para uma demanda qualificada de mercado e com claros benefícios para o país por meio da valorização de frutas dos Biomas Brasileiros como base para obtenção de alimentos funcionais com alto valor agregado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Mon Jan 29 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Marciel Elio Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
limiares ecológicos para avaliar a perda da biodiversidade aquática frente às mudanças de usos da terra em zonas riparias na mata atlântica: uma perspectiva multitaxa
Resumo:
A perda da biodiversidade e das funções ecológicas nos ecossistemas são apontados como um problema mundial com diversas implicações ecológicas, sociais e econômicas. Proteger as florestas tropicais e sua diversidade biológica é uma prioridade global. Nessa perspectiva, a detecção de limiares ponto de quebra, após o qual declínios drásticos da biodiversidade são observados, têm auxiliado a compreender se existe esse padrão de resposta considerando os diferentes tipos de impactos antrópicos entre diferentes grupos em diversos tipos de ecossistemas. Portanto, estudos que avaliam o efeito dos impactos antrópicos sobre uma perspectiva multitaxa, para identificar limiares de perda da biodiversidade em ecossistemas aquáticos em áreas de Mata Atlântica são ainda fundamentais. E podem produzir respostas que irão auxiliar na tomada de decisão para conservação dos ecossistemas aquáticos e consequentemente de toda a biodiversidade associada. Nessa perspectiva, o projeto visa agregar informações sobre os efeitos das mudanças de usos do solo em zonas riparias, sobre os diferentes facetas da biodiversidade (taxonômica, funcional e filogenética) e os ecossistemas aquáticos em áreas de Mata Atlântica, sobre uma perspectiva de limiares ecológicos para diferentes grupos taxonômicos distintos (macroinvertebrados, libélulas, anfíbios e peixes) buscando identificar uma congruência de resposta entre os diferentes grupos abordados. O estudo será realizado em 50 riachos situados na Bacia do Rio Catolé na Bahia. Através de uma análise de paisagem será selecionado os pontos de amostragem evidenciando um gradiente de alterações ao entorno das zonas riparias. Após as coletas os dados das diferentes facetas da biodiversidade serão relacionadas com as variáveis ambientais e de paisagem através de análises não lineares buscando uma congruência de resposta entre os diferentes grupos avaliados. Os resultados podem indicar estratégias e políticas de conservação para esses ecossistemas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Márcio Adriano de Azevedo
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
expotec no seridó: integrando para transformar a ciência em experiência
Resumo:
A necessidade de uma Educação Básica de qualidade tem como pressuposto a formação de cidadãos críticos e sensibilizados para importância da produção e não da reprodução do conhecimento. Neste cenário, a popularização do conhecimento científico, como princípio pedagógico, ganha espaço por meio de diferentes abordagens didáticas e metodológicas, bem como pela legitimidade em documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. A fim de apoiar o desenvolvimento educacional e social de estudantes do ensino fundamental (anos finais), médio e técnico da região do Seridó do estado do Rio Grande do Norte por meio da popularização e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos, este projeto tem a proposta de realizar a VIII EXPOTEC (Exposição Científica, Tecnológica e Cultural) Seridó. A realização do evento será possível com a participação e capacitação de 120 professores da rede pública dos 17 municípios localizados na região que irão desenvolver e apresentar seus projetos científicos voltados aos problemas locais a serem executados e apresentados no evento, juntamente com sua equipe de alunos. O evento será realizado na Ilha de Santana, na cidade de Caicó, local central entre os municípios participantes, e pretende integrar escolas, alunos, professores, gestores e a sociedade em geral num ambiente acolhedor e que propicie uma melhor articulação entre diversas áreas da ciência, estimulando a cultura investigativa. Ao final do evento, além da publicação dos anais, será publicado um livro (e-book) com a coletânea dos relatos de experiências de participantes do evento. Acredita-se que a realização de eventos, como a EXPOTEC, promove a formação de alunos agentes do seu próprio processo formativo, por direcionar suas ações em uma educação pautada na pesquisa e nos pressupostos epistemológicos, bem como nos procedimentos que fundamentam as investigações científicas.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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