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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
Associação Imargem
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
BIOMTEC TECNOLOGIAS EM BIOMATERIAIS LTDA
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro Cerâmico do Brasil
Centro de Estudos de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
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Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Nacional de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
FUNDACAO DOM CABRAL
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
Hospital da Criança de Brasília José Alencar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
IBRV - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
IEMA
IFAL - Marechal Deodoro
Inha University
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação - IATI
Instituto Biológico
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Museus
Instituto Butantan
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Ciência na Rua
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia do Paraná
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Iowa State University
Laboratório Nacional de Computação Científica
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
MAGTECH SOLUCOES EM NANOPARTICULAS MAGNETICAS LTDA
Museu da Amazonia
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu de História Natural Capão da Imbuia
Museu Paraense Emílio Goeldi
NANOVIEW NANOTECNOLOGIA LTDA
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Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Prefeitura Municipal de Canoas
Prefeitura Municipal de Esteio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Olinda
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
REDE BRASILEIRA DE CERTIFICACAO, PESQUISA E INOVACAO RBCIP
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Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
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Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Ipiranga do Pi
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
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Mariana Maia Peixoto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
engenharia de requisitos de privacidade na engenharia de software contínua
Resumo:
Estudos recentes na Engenharia de Requisitos evidenciaram uma adoção crescente da Engenharia de Software Contínua, que estende as práticas ágeis na indústria de software. À medida que a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação cresce, mais dados são gerados, combinados, analisados e até repassados para terceiros. Esses dados são fornecidos consciente ou inconscientemente por indivíduos através dos dispositivos pessoais, muitas vezes conectados à Internet. Desse contexto, surgem algumas perguntas: o indivíduo sabe quais das suas informações pessoais estão sendo enviadas ao proprietário dos sistemas que ele está usando? Essas informações são usadas para qual finalidade? Elas são repassadas a terceiros? Portanto, a privacidade do indivíduo torna-se vulnerável e os engenheiros de sistemas precisam se preocupar em considerar os requisitos de privacidade logo no início do desenvolvimento para garantir que nenhum dado, além daqueles permitidos por seus donos, seja publicado ou compartilhado com terceiros. Portanto, este projeto visa realizar um estudo sobre a Engenharia de Requisitos de Privacidade no contexto da Engenharia de Software Contínua. A pesquisa envolve o levantamento de práticas de Engenharia de Requisitos na indústria brasileira que utiliza a abordagem da Engenharia de Software Contínua e a definição de uma abordagem de Engenharia de Requisitos que capture adequadamente o requisito não funcional de privacidade e seja compatível com as leis de proteção de dados pessoais. Por fim, a abordagem será avaliada na indústria por meio de estudos de caso.
Instituição/UF/País:
Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Minatel Braga
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
customizando a implementação das evidências para aproximar os achados de ensaios clínicos da prática clínica em odontopediatria inclusão da visão dos profissionais e usuários de serviços e de princípios de equidade e diversidade
Resumo:
Evidências importantes para guiar a prática clínica têm sido produzidas, mostrando tendências de mudanças de paradigmas vigentes e demandando um esforço ativo para converter as evidências em ação. A implementação efetiva dessas intervenções depende de aspectos ligados a diferentes stakeholders, entre eles, os pacientes/núcleos familiares, profissionais e gestores. Uma proposta de implementação que leve em conta a visão desses atores, tende a ser mais eficiente. Nesse protocolo investigamos o potencial de incorporação das evidências científicas em recomendações clínicas e políticas públicas. São objetivos: 1-investigar fatores, entre eles evidências científicas, associados à tomada de decisão do profissional, 2-explorar escolhas relacionadas aos profissionais e pacientes associadas a diferentes intervenções em Odontopediatria, 3-determinar o valor atribuído pela sociedade pela inserção de tais intervenções no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), 4-demonstrar o impacto na alocação de recursos para introdução das mesmas no SUS , 5-propor e testar uma estratégia personalizada para implementação das evidências recém-produzidas, buscando minimizar iniquidades no processo e (6) comparar duas realidades distintas relacionadas à aplicação de evidências. Serão aplicados experimentos de escolha discreta para determinar os atributos associados às escolhas dos profissionais e pacientes em relação ao uso de evidências científicas e às próprias intervenções em si (1-2). Experimentos de disponibilidade em pagar demonstrarão o valor atribuído às intervenções sob investigação (3) e realizadas avaliações de custo-benefício (4). Análises de impacto orçamentário e de implementação serão realizadas com o SUS como cenário. Finalmente, testaremos no SUS uma estratégia personalizada que contemple facilitadores e barreiras aqui identificadas ebuscando identificar e minimizar potenciais fontes de iniquidades no processo (5). Todo o processo será replicado na República Dominicana (6).
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Minatel Braga
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
customizando a implementação das evidências para aproximar os achados de ensaios clínicos da prática clínica em odontopediatria - estudos de preferências e de disponibilidade em pagar associados a avaliação de custo-benefício norteando políticas em saúde
Resumo:
Ensaios clínicos randomizados vem sendo desenvolvidos na Odontologia para criar evidências que suportem a prática clínica. Em Odontopediatria, tem se produzido evidências importantes para guiar a prática clínica, mostrando tendências de mudanças de paradigmas vigentes e demandando um esforço ativo para converter as evidências em ação. A implementação efetiva dessas intervenções depende de aspectos ligados a diferentes stakeholders, entre eles, os pacientes/núcleos familiares, profissionais e gestores. Acredita-se, assim, que uma proposta de implementação que leve em conta a visão desses atores, tende a ser mais eficiente. Nesse protocolo investigamos o potencial de incorporação das evidências científicas em recomendações clínicas e políticas públicas. Nossos objetivos são: 1-investigar fatores associados à tomada de decisão do profissional, entendendo entre eles o papel da evidências, 2-explorar escolhas relacionadas aos profissionais e pacientes associadas a diferentes intervenções em Odontopediatria, 3-determinar o valor atribuído pela sociedade pela inserção de tais intervenções no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), 4-demonstrar o impacto na alocação de recursos quando da introdução dessas intervenções no SUS e 5-propor e testar uma estratégia personalizada para implementação das evidências recém-produzidas no referido contexto. Sserão aplicados experimentos de escolha discreta para determinar os atributos associados às escolhas dos profissionais e pacientes em relação ao uso de evidências científicas e às próprias intervenções em si (1-2). Serão também realizados experimentos de disponibilidade em pagar para que os participantes demonstrem o valor atribuído às intervenções sob investigação (3) e realizadas avaliações de custo-benefício (4). Análises de impacto orçamentário e de implementação serão realizadas com o SUS como cenário. Finalmente, testaremos no SUS uma estratégia personalizada que contemple facilitadores e barreiras aqui identificadas (5).
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Pires de Campos Telles
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ppbio araguaia: ecologia molecular e dimensões da biodiversidade
Resumo:
A bacia hidrográfica do rio Araguaia abriga uma das maiores e mais importantes planícies de inundação do Brasil, e atualmente sujeita a pressões antrópicas que se intensificaram gradualmente nas últimas décadas. Por outro lado, os padrões de diversidade são relativamente pouco conhecidos. Assim, o objetivo do PPBio Araguaia é contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, ampliando o conhecimento sobre a biodiversidade e fornecendo elementos para o desenvolvimento de ações estratégicas para a implementação de políticas públicas visando a conservação da biodiversidade na região da bacia do rio Araguaia. O PPBio Araguaia está estrutura em torno de três projetos associados, visando 1) a obtenção de dados básicos de biodiversidade, amostrados de forma padronizada a partir de um modelo de regionalização ambiental construído a partir de dados de microbacias, para diferentes grupos de organismos (vegetação, fungos terrestres, aves, mamíferos, peixes, botos, fitoplâncton, zooplâncton, macrófitas aquáticas, odonata, zoobentos, macroinvertebrados associados às raízes de plantas aquáticas, abelhas, algas perifíticas, fauna perifítica e hifomicetos aquáticos); 2) Desenvolver e estabelecer protocolos eficientes para metodologias inovadoras para avaliação e monitoramento da biodiversidade baseadas em DNA ambiental (eDNA), bem como expansão de dados de barcode e análises de genômica populacional para algumas espécies de maior interesse; 3) realizar análises em escala regional para avaliar os processos relacionados aos padrões de diversidade local e regional, avaliando os padrões de concordância e dimensionalidade em relação à variação ambiental e efeitos antrópicos, auxiliando na elaboração de análises de regionalização e na definição de áreas prioritárias para conservação utilizando métodos de planejamento sistemático.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Ramos Chrusciak
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geofun: revolucionando o ensino de geotecnia através da gameficação
Resumo:
A necessidade de inovação no processo de ensino de engenharia tem se tornado cada vez mais evidente, não só devido aos índices de evasão cada vez mais altos, mas também devido a mudança de comportamento da nova geração. As abordagens tradicionais, baseadas em aulas expositivas, têm mostrado limitações em engajar os estudantes e prepará-los para os desafios práticos da profissão. Nesse contexto, práticas de ensino ativo têm ganhado destaque, buscando promover uma participação mais dinâmica dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades práticas. É notório que a abordagem lúdica e interativa aprimora a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento de habilidades práticas. No entanto, nas áreas técnicas, ainda há dificuldades em sua implementação. Nesse sentido, este projeto de pesquisa propõe inovar no ensino de geotecnia por meio do uso de jogos de tabuleiro temáticos. A hipótese a ser investigada é que a gamificação, por meio dos jogos, promove o engajamento dos alunos na área de geotecnia. Assim o projeto tem impacto direto na abordagem do ensino de geotecnia no país, uma vez que a gameficação será aplicada a área e avaliada em alunos de diferentes regiões do Brasil. As principais atividades previstas no projeto incluem o desenvolvimento de jogos de tabuleiro, em português e inglês, abordando diversos tópicos da mecânica dos solos, testes que medirão o impacto dos jogos desenvolvidos em alunos de graduação nas 5 regiões do país, a realização de oficinas nas instituições parceiras para divulgar e capacitar os professores no uso e criação de jogos como abordagem inovadora em suas práticas pedagógicas, e ainda, a publicação de um ebook e a criação de um site, ambos em português e inglês, para divulgação e disponibilização dos jogos, buscando ampliar o alcance e o impacto do projeto, permitindo que profissionais do Brasil e do mundo tenham acesso aos jogos e aos materiais educacionais desenvolvidos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Santos Felisbino Mendes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
acesso, utilização, conhecimento e descontinuidade no primeiro ano de uso de dispositivo intrauterino: coorte prospectiva de mulheres em um hospital referência
Resumo:
Introdução: Estudos apontam que as mulheres desejam utilizar o Dispositivo intrauterino (DIU), porém, há indícios de problemas no acesso, o que contribui para a não garantia da livre escolha, preconizada no planejamento reprodutivo. Além disso, as evidências sobre o uso, conhecimento, satisfação e descontinuidade do DIU, são insuficientes, aspectos que podem refletir em gestações não planejadas, que por sua vez estão relacionadas à morbimortalidade materna e à desigualdade de gênero. Objetivo: Avaliar o acesso, utilização, conhecimento, satisfação e descontinuidade do DIU no primeiro ano de uso. Métodos: Estudo clínico e epidemiológico do tipo coorte prospectiva, com amostra aleatória simples de 500 mulheres que optaram pelo uso do DIU de cobre ou hormonal, pós parto e de intervalo. As participantes serão acompanhadas por 12 meses, acessadas no dia da inserção do DIU, aos 45 dias (S1), 6 meses (S2) e 12 meses (S3) após a inserção. Será realizada análise descritiva do acesso ao DIU e estimada a magnitude dos desfechos (conhecimento, satisfação e descontinuidade), de acordo com variáveis socioeconômicas. Serão identificados os fatores associados aos desfechos, a partir de análises de regressão logística e do cálculo de medidas de associação, bem como a relação entre eles. Contribuições: O estudo tem relevância para as mulheres, pois essas evidências poderão contribuir com a qualificação da assistência no âmbito da continuidade do uso do método e prevenção de gestações não planejadas. Para o SUS, podem elucidar os problemas de acesso, incluindo o tempo de espera, escolha e recomendação do uso, e as possíveis diferenças entre determinados grupos socioeconômicos, informações relevantes para planejamento da política pública. Assim, o estudo apresentará subsídios para a elaboração de estratégias que ampliem o acesso ao DIU, o que estaria alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na busca pela garantia dos direitos sexuais e reprodutivos e equidade de gênero.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Simoes Ferraz do Amaral Fregonesi
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel da regulação do mercado de créditos de carbono no incentivo para empresas buscarem o desenvolvimento econômico sustentável
Resumo:
Os créditos de carbono são, atualmente, a principal forma de incentivo econômico para a internalização da poluição gerada no processo produtivo. No Brasil, a emissão e dos créditos de carbono ocorre no mercado voluntário e suas negociações são feitas no mercado de balcão, totalmente descentralizados e pouco regulados. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as alternativas para formulação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico sustentável no que concerne aos aspectos regulatório, contábil e tributário dos créditos de carbono, e suas consequências financeiras para as decisões de descarbonização das empresas. De forma específica, busca-se compreender o impacto das formas de reconhecimento contábil dos créditos de carbono sobre o valor patrimonial, resultados e a tributação das empresas considerando, inclusive, o custo de obtenção da informação. A relevância da pesquisa está no endereçamento de questões técnicas e regulatórias que permeiam o mercado voluntário de créditos de carbono, pouco estudadas no Brasil. A hipótese é que a insegurança regulatória existente no mercado de créditos de carbono não permite que as empresas tomem as melhores decisões quanto à emissão desses ativos, e atrapalha o desenvolvimento do mercado, uma vez que não há diretrizes do governo quanto ao processo de certificação, abrindo espaço para arbitrariedades nos critérios utilizados, a auto regulação é ditada pelos padrões internacionais de emissão dos créditos sob liderança do setor privado, e a negociação nos mercados de balcão confere baixa transparência na divulgação de preços. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa qualitativa será realizada por meio da análise de conteúdo e de entrevistas não-estruturadas com executivos de empresas líderes na emissão de créditos de carbono no país. Na análise quantitativa, serão empregadas abordagens econométricas com dados das empresas nacionais e técnicas de simulação.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Mar 06 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Mariana Simões Larraz Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
foodomics: efeito do processamento nos compostos bioativos e digestibilidade proteica em cereais
Resumo:
Os cereais desempenham um papel crucial na alimentação humana, contribuindo significativamente para manutenção da segurança alimentar. O emprego adequado de processamentos em cereais tem sido valorizado devido à melhora da bioacessibilidade de compostos bioativos e digestibilidade proteica. No entanto, devido à complexidade química dos cereais e suas implicações nutricionais e de saúde, é essencial utilizar ferramentas analíticas que possam realizar um mapeamento químico. Estratégias ômicas baseadas em espectrometria de massas (MS) permitem a caracterização abrangente de biomoléculas, fornecendo suas impressões digitais químicas e possível identificação de biomarcadores funcionais. Foodomics designa uma recente disciplina que estuda tópicos relacionados à Ciência de alimentos e Nutrição por meio de tecnologias ômicas avançadas, nas quais as técnicas de MS são consideradas indispensáveis e permitem obter dados que eram considerados inacessíveis há alguns anos. Os dados obtidos podem apoiar decisões importantes para obtenção, extração e aplicação de compostos de interesse biotecnológico oriundos de alimentos. Este projeto propõe a aplicação de abordagens metabolômicas e proteômicas modernas baseadas em espectrometria de massas visando caracterizar proteínas e metabólitos, elucidar isômeros e obter a quantificação de compostos de interesse econômico e biotecnológico em cereais. O projeto envolverá processamentos como extrusão, panificação, cozimento e germinação em diferentes genótipos/espécies de cereais como trigo, sorgo e milheto. Além disso, serão caracterizados metabólitos de diferentes genótipos de arroz, aveia, cevada, centeio, milheto, sorgo, trigo, triticale, e seus coprodutos, como cascas e farelos. O objetivo é integrar estratégias ômicas para compreender o impacto do processamento e definir os principais atores moleculares que determinam a funcionalidade dos cereais, além de avaliar a bioacessibilidade, digestibilidade e alergenicidade das biomoléculas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Souza Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desigualdades socioeconômicas e ambiente alimentar em uma capital do nordeste brasileiro
Resumo:
Introdução: A segregação econômica e a distribuição desigual de estabelecimentos que comercializam alimentos saudáveis é um dos fatores determinantes das disparidades no consumo alimentar e na segurança alimentar e nutricional. Entretanto, os estudos sobre a repercussão da segregação sobre o ambiente alimentar limitam-se a países de elevada renda ou a macrorregião sudeste do Brasil, que possuem características culturais e alimentares diferentes do nordeste brasileiro. Objetivo: Caracterizar o ambiente alimentar da comunidade do município de João Pessoa-PB segundo indicadores sociodemográficos e de segregação econômica. Métodos: Propõe-se estudo ecológico com dados secundários do município para verificar o tipo e a densidade de estabelecimentos comerciais de alimentos segundo dados sociodemográficos e de segregação econômica, obtidos no último Censo Demográfico. Os dados sociodemográficos analisados constarão de renda, escolaridade, coleta de lixo e saneamento básico; e a segregação será calculada por meio de estatística espacial a partir da proporção de pessoas responsáveis pelos domicílios com rendimento mensal de até 3 salários mínimos. Para identificação e tipificação dos estabelecimentos comerciais serão utilizadas bases da Prefeitura Municipal e do Estado validadas por auditoria virtual. Serão incluídos todos os estabelecimentos de compra de alimentos para consumo imediato e no domicilio, e classificados segundo: venda predominante de alimentos in natura, ultraprocessados ou mistos (comercialização de ambos os tipos de alimentos). Para análises das desigualdades do ambiente alimentar serão elaborados mapas e realizadas análises de regressão. Resultados Esperados: Espera-se ampliar o entendimento sobre a relação entre as desigualdades sociais e o ambiente alimentar, auxiliando na consolidação do conhecimento científico sobre a temática e contribuindo para intervenções no município que possam promover redução das desigualdades de acesso a alimentos saudáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Tomazini Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sequenciamento por nanoporos e desenvolvimento de algoritmos de machine learning para diagnóstico e classificação de tumores de células germinativas pediátricos.
Resumo:
Os países de baixo e médio renda (PBMR) são responsáveis por aproximadamente 80% dos casos de câncer infantil a nível mundial e 50% das crianças com câncer nos PBMR nunca serão diagnosticadas e quase não sobreviverão. Diagnósticos precisos do câncer infantil são um componente crítico do planejamento do sistema de saúde e da sobrevivência dos pacientes. Múltiplas técnicas são utilizadas em países de alta renda para classificar com precisão o câncer pediátrico, mas barreiras sistemáticas impedem os PBMR de as utilizar. Os sequenciamentos são uma solução potencial para a deficiência global no diagnóstico de câncer pediátrico, incluindo o sequenciamento por nanoporos que oferece vantagens e custos relativos. Visando essa problemática, o St Jude Childrens Research Hospital criou uma iniciativa para melhorar o diagnóstico nos PBMR. A iniciativa inclui a implementação de diagnóstico de câncer pediátrico baseado em sequenciamento por nanoporos e aplicação de algoritimos de machine learning em oito PBMR. Nosso grupo de pesquisa é uma das instituições participantes cujo o objetivo é analisar a viabilidade da implementação do diagnóstico de Tumores de Células Germinativas (TCGs) e classificação histológica baseado em sequenciamento por nanoporos e algoritmos de machine learning. Os TCGs pediátricos são raros e extremamente heterogêneos apresentando diferentes tipos histológicos. Não há testes que auxiliem no diagnóstico e classificação desses tumores, sendo a análise pelo sequenciamento por nanoporos uma ferramenta inédita e promissora. Para tanto, o material genético de pacientes pediátricos com TCGs será extraído e utilizado para análise em plataforma Nanopore. Será desenvolvido, em parceria com o St. Jude, algoritmos de machine learning para classificação dos TCGs de acordo com a histologia. A classificação dos TCGs possibilitará diagnóstico precoce e de baixo custo, trazendo melhorias para conduta clínica. Além da inovação essa proposta trará benefícios ao SUS e aos PBMR
Instituição/UF/País:
Fundação Pio XII - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariana Zuliani Theodoro de Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de inteligência artificial aplicada à análise preditiva de recidiva e à personalização do tratamento médico de pacientes com carcinoma de mama e pulmão
Resumo:
Os cânceres de mama e pulmão encontram-se entre os dois tipos de maior incidência global. Diversas são as formas de tratamento para ambos, incluso cirurgia seguida de quimio ou radioterapia. Para casos de recidiva, a biópsia líquida, seguida pelo tratamento com imunoterapia e genes tumorais alvo, merece destaque devido ao aumento de sobrevida livre de recidiva do paciente. Ainda assim, essas neoplasias são responsáveis pela morte de 28% dos casos diagnosticados de mama, seguidas por 13% de pulmão. Dentro desse contexto, a Medicina Personalizada surgiu como forma de auxiliar no perfil diagnóstico seguido pela análise da probabilidade de recidiva do paciente de forma assertiva e acurada para cada caso. Para tanto, o desenvolvimento de uma solução baseada em Inteligência Artificial capaz de traçar um perfil clínico do paciente e avaliar qual o melhor tratamento de maneira personalizada tornase uma necessidade cada vez mais premente. Desta forma, a coleta de dados será proveniente de diversos hospitais parceiros do Brasil por meio de uma plataforma colaborativa. Esta plataforma permitirá estruturar os dados provenientes da anamnese de pacientes, bem como coletar imagens radiológicas para que sejam então gerados modelos de aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, capazes de extrair conhecimentos desses dados e apoiar a tomada de decisão médica. A solução deve, dentre outros, propor formas personalizadas de tratamento, estimar a probabilidade de recidiva, e diminuir o tempo de internação hospitalar. Este projeto vislumbra também a aplicação da proposta nos hospitais e universidades parceiros, incluindo a aplicação na simulação de protocolos de atendimento nos processos de ensino-aprendizagem, em apoio a estudos de caso e na geração de produtos por meio desta startups healthtech.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 13 00:00:00 BRT 2022-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Mariangela Hungria da Cunha
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
bioprospecção e validação de uma nova geração de inoculantes multifuncionais capazes de promover o crescimento de plantas via incremento na disponibilidae de nutrientes e de tolerância à seca
Resumo:
Embora fundamentais à produtividade, os fertilizantes químicos apresentam custo elevado, são majoritariamente importados, de baixa eficiência de utilização pelas plantas e potencialmente poluentes. Nesse contexto, microrganismos promotores do crescimento de plantas (MPCP), veiculados em inoculantes, podem substituir, parcial ou totalmente, fertilizante químicos, contribuindo para uma agricultura produtiva e sustentável. O Brasil tem longa tradição de pesquisa e adoção de inoculantes destinados à fixação biológica do nitrogênio com leguminosas, contudo, recentemente outros processos microbianos passaram a ser demandados. Este projeto prospectará bactérias e combinações de bactérias ou seus metabólitos visando desenvolver uma nova geração de inoculantes multifuncionais. Serão avaliadas, em 120 bactérias da Embrapa Soja, Embrapa Amazônia Ocidental, UEPG e UFPR-Setor Palotina, propriedades in vitro e in vivo relacionadas à promoção do crescimento de plantas via processos que incrementem a disponibilidade de nutrientes, com ênfase em P e K e/ou confiram tolerância à restrição hídrica. Metodologias rápidas de avaliação do potencial biotecnológico de MPCP serão obtidas pela comparação das análises in vivo e in vitro. Os genomas das estirpes elite identificadas serão sequenciados, identificando genes e vias metabólicas de interesse, formulações de inoculantes serão desenvolvidas e a eficiência agronômica será avaliada em ensaios a campo. Tem-se por objetivo disponibilizar, para o setor privado, dois inoculantes com MPCP capazes de incrementar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e outro capaz de conferir tolerância à restrição hídrica. Além dos avanços científicos e tecnológicos, o projeto irá formar recursos humanos para o setor de inoculantes, fará divulgação científica e técnica dos resultados e de boas práticas de inoculação, além de informações sobre a importância dos bioinsumos para a sociedade.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PR - Brasil
Vigência:
Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Mariangela Lima de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
a produção cientifica sobre pesquisa-ação na interface com a inclusão escolar: um estudo comparado internacional
Resumo:
Assume-se que a produção do conhecimento sobre a inclusão escolar e a formação de profissionais do ensino deva partir de uma proposição de diálogo e de entendimento entre os sujeitos ativos nestes processos. Defende-se uma crítica inventiva e comprometida com outra forma de conceber a racionalidade a partir de perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas que permitam romper com a lógica positivista. A pesquisa-ação, em sua acepção crítica, aponta caminhos em que os participantes empreendem indagações autorreflexivas com o objetivo de compreender e transformar seus contextos socioeducativos. Entretanto, a literatura científica aponta a necessidade de aprofundar sobre as diferentes abordagens teórico-metodológicas dos estudos em Educação, considerando que a pesquisa-ação se institui com diferentes perspectivas e intencionalidades. Compreendendo que na pesquisa-ação há diferentes modos de ação e colaboração, a proposta dedica-se a elaborar um método de análise que permita captar as racionalidades explícitas e implícitas na produção científica. Como questão central busca avançar com o conhecimento científico sobre a pesquisa-ação tendo em vista os múltiplos contextos da produção acadêmico-científica (2000-2023) e seus pressupostos teórico-epistemológicos, por meio da análise de teses e dissertações na área da Educação, com ênfase em inclusão escolar e formação de profissionais do ensino, no Brasil, em Moçambique e em Portugal. Sustenta-se teoricamente na ação comunicativa de Jürgen Habermas. De natureza qualitativa, delineia-se como estudo comparado internacional por meio da pesquisa da pesquisa. Organiza-se em fases concomitantes: levantamento e mapeamento da produção científica; análise interna da produção acadêmica; compreensão dos contextos sócio-políticos, educacionais e institucionais; e desenvolvimento de pesquisa-formação. A análise dos dados dar-se-á por meio da análise comunicativa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Mariangela Moreira Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
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Currículo
Título do Projeto:
mapeamento da migração na bahia
Resumo:
O projeto de pesquisa Mapeamento da Migração na Bahia propõe fazer o mapeamento e diagnóstico socioeconômico e cultural da população migrante na Bahia com o propósito de promover o conhecimento da realidade migratória dos municípios e disponibilizar os resultados da pesquisa aos governos municipais com o propósito de viabilizar a implementação de políticas públicas, considerando a diversidade cultural e a nacionalidade da população migrante no Estado. Ou seja, os resultados da pesquisa serão disponibilizados às prefeituras, secretarias e agentes públicos, com o propósito de nortear e auxiliar no planejamento das ações sociais, oferecendo ferramentas teóricas e empíricas capazes de contribuir na elaboração, promoção e execução de políticas públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
o ritmo prosodico-gestual na compreensão da dislexia em crianças nordestinas
Resumo:
As pesquisas acerca do papel do ritmo na aquisição da linguagem tem se mostrado uma proposta consistente (Goswani, 2022). Sabemos que os movimentos rítmicos das mãos e o balbuciar do bebê surgem simultaneamente, logo as atividades manuais e vocais têm igual acesso a processos cognitivos subjacentes (Iverson, 2010). Na percepção, a fala dirigida ao bebê modula aspectos prosódicos com base no ritmo voco-gestual, e, junto à entonação, organizam as formas linguísticas (Cavalcante; Scarpa, 2022). O ritmo, assim, é saliente para a criança neurotípica, mas não para a disléxica, pois na disléxica, a percepção de sílabas tônicas e átonas é similar, e, no processamento da escrita, sem tal discriminação anterior, há muito custo cognitivo para a criança disléxica. A hipótese é de que a saliência do ritmo se dá tanto na prosódia, quanto na gestualidade co-partícipe e a manipulação experimental da matriz prosódico-gestual será produtiva para a percepção/compreensão na dislexia e preditiva para estimulação precoce. O objetivo consiste em aplicar experimentos voco-gestuais comparando a criança neurotípica, com risco e disléxica. Serão 3 etapas: 1) e 2) experimentos com 12 crianças, 4 entre 1 a 2 anos (pais sem/com dislexia) e 8 entre 9 a 12 anos (sem/com dislexia), experimentos com cantiga/narrativa: a) sem pista prosódico-gestual; b) apenas com pista prosódica; c) com pista prosódico-gestual; 3) teste de percepção com 16 crianças de 9 a 12 anos (sem/com dislexia). A proposta originará um protocolo de análise experimental para compreensão das pistas multimodais envolvidas na percepção/compreensão da linguagem em crianças neurotípicas e disléxicas, com e sem manipulação de pistas prosódicas e gestuais, com foco no ritmo. Bem como, dará robustez ao papel do ritmo na teorização sobre a aquisição da linguagem e no funcionamento linguístico-cognitivo da criança disléxica, a partir de uma matriz multimodal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Sat Apr 27 00:00:00 BRT 2024-Fri Apr 30 00:00:00 BRT 2027
Marilene Henning Vainstein
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Ecologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mare rede de pesquisa dos ecossistemas mangue e restinga
Resumo:
O projeto "Rede MaRe - Pesquisa dos Ecossistemas Mangue e Restinga" propõe uma rede colaborativa de cientistas do Nordeste e Sul do Brasil, focada na caracterização da biodiversidade. O objetivo principal é gerar conhecimento científico robusto para embasar políticas de preservação e recuperação dos ecossistemas, promover educação ambiental e identificar oportunidades biotecnológicas e econômicas sustentáveis. A rede busca mapear e comparar a biodiversidade por meio de levantamentos fitossociológicos, microbiota por metagenômica e culturômica, microfauna e parâmetros de qualidade ambiental, em áreas preservadas e impactadas por ação humana, nas restingas dos litorais nordestino (PB) e gaúcho (norte e sul do RS), bem como nos manguezais nordestinos (PE e PB). Aspectos sociais, incluindo o conhecimento das comunidades indígenas e locais, como pescadores, também serão avaliados, identificando serviços ecossistêmicos e conhecimento etnobotânico. Para subsidiar a valoração dos ecossistemas será realizada uma caracterização do potencial bioativo e biotecnológico da biodiversidade amostrada. Na área social, o projeto inclui uma estratégia educacional para divulgar dados e promover a educação ambiental. Essa abordagem integrará diferentes níveis de formação, além de envolver a sociedade e o debate com o poder público, estimulando a preservação e valoração dos ecossistemas. Dado o papel crucial do Mangue e da Restinga na biodiversidade e saúde costeira, as pressões da densidade populacional na costa resultam em impactos prejudiciais. A pesquisa visa compreender a biodiversidade e interações biológicas e sociais, além do potencial bioativo e econômico dos ecossistemas. Essa abordagem é essencial para apontar marcadores bióticos e abióticos de preservação e impacto, inclusive de risco epidêmico à saúde humana e animal. Além disso, potencialmente orientará políticas de gestão costeira e planejamento urbano sustentável, aprimorando a qualidade de vida das comunidades associadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marilene Kreutz de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vii feira de ciências do município de alto alegre/rr
Resumo:
A VII Feira de Ciências do Município de Alto Alegre/RR, tem o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas modalidades Ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo das escolas públicas do município. O projeto atende as escolas da sede, das vilas/vicinais e das comunidades indígenas e acontecerá aberto ao público na Praça Municipal Gonçalves Dias.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de Alto Alegre - RR - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marilia Costa Morosini
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
internacionalização da educação superior em contextos emergentes no global sul: evidências e proposições
Resumo:
Atualmente, a internacionalização da Educação Superior tem sido considerada como uma das dimensões da missão e da qualidade universitária, constituindo-se num contexto emergente no cenário das políticas públicas e processos de gestão. No campo científico da internacionalização, constata-se a predominância do global Norte e uma perspectiva de menor porte no global Sul. Portanto, este projeto tem como objeto de pesquisa os contextos emergentes, tornando-se relevante porque o Brasil, entre outros países do global Sul, não possuem uma política pública consolidada de internacionalização para o Sistema de Educação Superior. Nesta lógica, a Rede Sul Brasileira da Educação Superior (RIES), criada em 1999, com expertise no tema e com recente produção da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES), apresenta como problema de pesquisa: quais evidências e proposições de internacionalização da Educação Superior, em contextos emergentes do global Sul, contribuem para a (re)construção de políticas públicas e processos de gestão universitária? Para tanto, propõe, por objetivo geral, compreender evidências de internacionalização da Educação Superior em contextos emergentes do global Sul, prospectando subsídios/indicadores para a (re)construção de políticas públicas e processos de gestão universitária. A metodologia de pesquisa está ancorada em estudos comparados (nacionais e internacionais), constituindo-se pelas etapas exploratória (evidências), interpretativa (análise), propositiva (prospecção), e socialização científica. Espera-se contribuir com subsídios e indicadores para a consolidação de políticas públicas e a qualificação da gestão universitária, tendo em vista processos de internacionalização da Educação Superior no global Sul.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marilia de Almeida Correia
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos vasculares locais ou sistêmicos? mecanismos relacionados ao exercício em ergômetro de braços: comparação entre indivíduos com e sem dap.
Resumo:
Pacientes com doença arterial periférica (DAP) têm alto risco de eventos cardiovasculares, comprometendo a qualidade de vida e onerando os serviços de saúde. O exercício físico é a linha de tratamento inicial para DAP e o treinamento em ergômetro de braço (EB) tem mostrado melhorias na capacidade funcional, superando a principal barreira para a prática de exercícios para esses pacientes, a dor induzida pela caminhada. No entanto, os mecanismos relacionados com as melhorias ainda não são totalmente compreendidos. É plausível supor que o (re)direcionamento do fluxo sanguíneo para a musculatura ativa durante o exercício e os breves períodos de isquemia, intercalados com reperfusão em uma sessão de exercício com braços, estejam relacionados com a melhora crônica da capacidade funcional do paciente com a DAP. Nesta proposta, pretendemos analisar as respostas vasculares locais e sistêmicas, bem como as vias de sinalização celular durante o exercício em EB em pacientes com DAP. Compararemos essas respostas com indivíduos pareados por sexo e idade sem DAP. Serão recrutados 20 pacientes com DAP e 20 indivíduos sem DAP, pareados por sexo e idade. Os participantes serão submetidos à duas sessões em ordem aleatória (EB e controle). Durante as sessões serão avaliadas a função vascular no braço e nas pernas, por meio de ultrassom. Amostras sanguíneas serão coletadas antes e após as sessões para análise de indicadores da produção de óxido nítrico. Esse estudo fornecerá novas perspectivas sobre os efeitos do exercício em EB na DAP, potencialmente abrindo caminho para novas abordagens terapêuticas personalizadas e melhorando o manejo clínico dessa condição.
Instituição/UF/País:
Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marilia de Nazare de Oliveira Ferreira
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório de línguas e culturas indígenas amazônicas
Resumo:
O presente projeto intitulado Observatório de Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas é uma proposição da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Década Internacional das Línguas Indígenas 2022-2032 como forma de registrar o respeito e o compromisso social da instituição para com os povos originários presentes na Amazônia. No âmbito do Observatório serão contempladas uma série de ações como o estabelecimento de um site com conteúdo atualizado sobre as populações e as línguas indígenas atualmente presentes na Amazônia Legal. O Observatório a ser estabelecido na UFPA desempenhará um papel fundamental e estratégico para visibilizar atividades referentes a comunidades e suas línguas e culturas indígenas, além de auxiliar na difusão de encontrar informações importantes e necessárias sobre o tema específico de línguas, povos e culturas indígenas. À medida em que o presente projeto se firma, outras ações vinculadas serão estabelecidas como o contínuo acompanhamento das atividades em andamento em comunidades amazônidas, a serem relatadas pelos próprios indígenas/associações ou pesquisadores; a informação sobre os(as) indígenas formados(as) nas universidades federais presentes nos Estados da Amazônia Legal, entre outras. Inicialmente o site a ser desenvolvido reunirá aspectos inéditos de estudos e pesquisas que já vêm sendo realizadas na UFPA, no MPEG e em outras instituições da Amazônia Legal, por cerca de quatro décadas, mas não apenas nesses locais, uma vez que, sempre que possível, serão mapeados os(as) pesquisadores(as) vinculados(as) aos trabalhos concernentes a línguas e culturas nessas comunidades. Espera-se que o Observatório de Línguas e Culturas Indígenas Amazônicas se torne uma ação institucional que seja referência nacional e internacional sobre a temática, com capacidade para prover com informações de boa qualidade todos(as) os(as) interessados(as).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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