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Associação de Ensino, Pesquisa e Extensão Biopark
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Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
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Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
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Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
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Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
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Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
Hospital Universitário Lauro Wanderley/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto Butantan
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Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Marcos de Moraes Sousa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
administração pública e gênero: violência, trabalho e educação
Resumo:
A proposta trata de um projeto guarda-chuva com o tema central de equidade de gênero, abordando a violência, a ocupação de cargos de poder na administração pública incluindo a produção de material educacional sobre a temática. A instituição sede da pesquisa está localizada no interior do Estado de Goiás. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular, visa promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A necessidade de estudos e a importância desta pesquisa se destacam, uma vez que é fundamental compreender e enfrentar os desafios apresentados pelo patriarcado. O projeto se ancora nas questões: Quais os fatores determinantes da violência e desigualdade de gênero no setor público e como enfrentá-los? Serão realizados os seguintes estudos: (i) revisão sistemática sobre violência de gênero; (ii) pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa por meio da técnica Qualitative Comparative Analysis (QCA), para avaliar as condições necessárias e/ou suficientes da violência e igualdade de gênero; (iii) pesquisa quantitativa por meio de regressão logística multinomial para avaliar os determinantes de violência de gênero; (iv) serão propostos produtos educacionais, que tratam da importância da equidade de gênero no setor público e no sentido de popularizar a divulgação científica e tecnológica, será promovido um seminário internacional de produtos educacionais no setor público.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Domingos Siqueira Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Zoologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação da fauna bentônica no único atol do atlântico sul. composição taxonômica, afinidades zoogeográficas e conectividade genética: estudos de casos múltiplos com macroinvertebrados bentônicos no atol das rocas (brasil)
Resumo:
A insuficiência no conhecimento contrasta com o interesse que desperta a fauna de macroinvertebrados bentônicos de águas rasas do Atol das Rocas (AR) devido ao isolamento geográfico e a condição de único atol do Atlântico Sul. Como se forma a biota em um Atol remoto? Rocas é bem mais jovem do que as ilhas oceânicas próximas e a plataforma continental sul americana, de modo que a sua fauna atual é composta por migrantes que alcançaram o AR após a sua formação. Em um atol remoto a composição taxonômica é um mosaico de diferentes padrões de afinidade com outras regiões, mas quantos e quais são os componentes deste mosaico? Qual o componente predominante? Esse mosaico corresponderia a um padrão geral ou seria táxon-dependente? Todavia, o conhecimento inadequado da biodiversidade taxonômica no AR é fator impeditivo para a abordagem dessas questões cujo tratamento depende de conhecimento sólido sobre a taxonomia dos macroinvertebrados bentônicos. Objetivos: (i) Estudar a taxonomia de grupos representativos de macroinvertebrados marinhos para compreender os padrões de composição taxonômica da fauna e suas afinidades zoogeográficas, delimitando a contribuição das espécies atlânticas americanas, atlânticas africanas, anfiatlânticas, insulares, cosmopolitas e endêmicas para a formação da biodiversidade taxonômica; (ii) Mensurar a homogeneização e os níveis de similaridade taxonômica do AR em relação aos arquipélagos São Pedro e São Paulo (SPSP), Fernando de Noronha (FN) e Trindade e Martin Vaz (TMV) entre si e com as demais ilhas oceânicas do Atlântico sul (Santa Helena e Ascenção). Ou seja, o quanto da composição taxonômica no AR, SPSP, FN e TMV, SH e ASC difere em função das distâncias, áreas e idades relativas. Estudos nas ilhas oceânicas revelaram que as populações do crustáceo Johngarthia lagostoma estão geneticamente estruturadas, ensejando a necessidade de ampliar os estudos de caso. Respostas a essas questões fornecem subsídios para a gestão Reserva Marinha do AR.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas públicas de turismo nos patrimônios culturais da humanidade na estrada real (brasil): análise das redes sociais dos stakeholders determinantes para o desenvolvimento local sustentável
Resumo:
O campo de estudos "políticas públicas" desloca a ação baseada no planejamento para a análise do funcionamento do Estado através de seus fluxos e de sua dinâmica. Sua análise permite, assim, conhecer as características mais gerais dos sistemas políticos e das relações entre políticas públicas e política e entre governo e sociedade. As políticas públicas de turismo, especificamente políticas de Turismo de Base Comunitária (TBC), envolvem uma diversidade de atores, públicos e privados, a fim de promover o Desenvolvimento Local Sustentável (DLS). O TBC se tornou um importante modelo de turismo sustentável, onde a comunidade local é que gere e se apropria da atividade turística, buscando seu próprio bem-estar e o uso sustentável dos recursos locais. No entanto, pouco se sabe como se dão as relações, as cooperações e os compartilhamentos dos recursos que modelam a configuração desses arranjos, consequentemente, influenciam o desenvolvimento de políticas públicas de turismo. Assim, o presente estudo busca compreender as interações que se consubstanciam em processos e influenciam a dinâmica do DLS ancoradas no TBC nos Patrimônios Culturais da Humanidade (UNESCO) da Estrada Real (Brasil). Tal delimitação permitirá explorar espaços férteis de políticas de turismo, nacional e internacional, interagindo com as conformações das políticas públicas municipais que visam o DLS. A metodologia utilizada será de abordagem quant-quali de análise, enquadrando-se em uma pesquisa com propósito descritivo-exploratório. Será utilizado questionário misto e entrevistas semiestruturadas, além do método survey que proporcionará análise estatística, a análise de conteúdo e a utilização do programa PAJEK para a construção de sociogramas. Como resultados, buscam-se informações do processo de política, como elas são formuladas, o que pode culminar em amparo para a elaboração de políticas públicas. Por fim, este trabalho compõe a rede Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Marcos Eduardo Miranda Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
olimpíada brasileira de ciência e sociedade
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Governo do Estado do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcos Eduardo Miranda Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
mostra científica da rede de educacão profissional e integral do maranhão
Resumo:
A Mostra Científica da Rede de Educação Profissional e Integral pode ser caracterizada como espaço não formal de educação que contribui diretamente com a divulgação científica. O evento irá estimular e incentivar a criatividade do jovem por meio de projetos, além de favorecer a integração dos visitantes às atividades realizadas. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa científica na Educação Básica, estendê-la e popularizá-la às comunidades locais, a proposta assenta-se como uma estratégia promissora enquanto evento de nível estadual, para tornar presente a integração, a troca de conhecimentos, formação de valores e ideias inovadoras entre professores e estudantes das escolas quen ofertam Educação Profissional e em Tempo Integral e de instituições das localidades adjacentes de forma interinstitucional. A Mostra Científica é um evento que irá reunir os trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes, algumas financiadas por órgãos de fomento e, promover a extensão e integralização com escolas das comunidades locais, proporcionando agregação de valores científico-culturais nos estudantes. Assim sendo, a Secretaria de Estado da Educação, pretende realizar o evento em toda a Rede de Educação Profissional e Integral, além de possibilitar a participação das escolas das redes municipais de ensino. Há de se considerar que a proposta contribuirá também para a Educação em Ciências, uma vez que estabelece o contato de profissionais de educação com metodologias ativas e inovadoras de ensino pautadas na prática e alicerçada nos princípios da pesquisa, ensino e extensão. Posteriormente, a aplicação de práticas pedagógicas inovadoras permitirá melhorias nos índices educacionais no Estado do Maranhão.
Instituição/UF/País:
Governo do Estado do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcos Esdras Leite
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
evolução do uso da terra e zoneamento ambiental da silvicultura no semiárido mineiro
Resumo:
Essa proposta se desenvolveu a partir de pesquisadores que integram a rede mineira do semiárido mineiro, aprovada pela FAPEMIG. A porção da área mineira incluída no semiárido abrange 209 municípios das Regiões Norte e Vale do Jequitinhonha e Mucuri, onde vivem mais de 1,3 milhão de habitantes (IBGE, 2022). Nas últimas décadas o espaço geográfico do semiárido mineiro vem sendo alvo de interesses de empresas de silvicultura de eucalipto. Esses empreendimentos estão intrinsecamente conectados ao processo histórico de ocupação dessa região, pois, via incentivos da SUDENE, esses empreendimentos são estimulados a estabelecer na região. Nesse sentido, a presente pesquisa parte dos seguintes questionamentos: Como o eucalipto altera a dinâmica de uso da terra nessa região? Em quais as zonas do semiárido mineiro os impactos socioeconômicos e ambientais da silvicultura de eucalipto são maiores e, em quais zonas são menores? Diante dessas questões, esta pesquisa objetiva analisar a dinâmica de uso da terra da silvicultura, a fim de propor o zoneamento ambiental do eucalipto no semiárido mineiro. Para atingir esse objetivo proposto será definida uma metodologia de pesquisa dividida na coleta de dados secundários e dados primários por imagens de satélites e de radar, além de visita a campo. Esses dados serão cruzados para mostrar a dinâmica espacial do eucalipto e as áreas de maior e menor fragilidade ambiental e hídrica para esse cultivo. Essa etapa irá subsidiar a proposta de zoneamento ambiental do eucalipto no semiárido mineiro. A avaliação e a validação desse zoneamento serão realizadas em visitas técnicas a órgãos ambientais municipais, estaduais e federais presentes nos municípios do semiárido mineiro. Portanto, essa proposta atende ao objetivo da faixa B do edital, pois permitirá ao grupo de pesquisadores da Unimontes intensificarem as relações com pesquisadores de outras instituições (UFMG e IFNMG) que atuam na região do semiárido.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
Vigência:
Fri Dec 22 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Farina de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
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Currículo
Título do Projeto:
desenho e efeito de topografias com geometrias especiais para o estabelecimento de processos biomiméticos in vitro, em cartilagem, osso e células tumorais: propostas de ações mitigadoras.
Resumo:
Este projeto envolve grupos do Brasil e França, cuja cooperação teve início há cerca de 19 anos. 2005-2006: bolsa sanduiche na França, de Euler dos Santos (hoje um pesquisador proponente) (Orientadores: Glorina Soares-COPPE, Marcos Farina ICB-UFRJ e Karine Akselme IS2M - CNRS-França). 2009 2012: CAPES-COFECUB (Karine Anseme-IS2M, junto ao IPCMS e Universidade de Limoges - França; Eduardo Almeida-UFS e M. Farina-ICB-UFRJ - Brasil). 2014 2017: K. Anselme obteve Professora Visitante Especial" pelo projeto Ciência sem Fronteiras - CNPq. 2016-2020: M. (coordenador proponente do presente projeto) e Jacques Werckmann obtiveram aprovação de um Laboratório Internacional Associado CNRS - França. 2017 2019: Em sequência ao CAPES-COFECUB e Ciência Sem Fronteiras, K, Anselme e Eric Champion (Instituto de Cerâmicas Univ. Limoges - Fr), obtiveram aprovação de um projeto PICS (Projeto de Cooperação Científica Internacional) do CNRS em colaboração com M. Farina (UFRJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. 2021 2025: Visando a continuidade da cooperação com o Brasil, K. Anselme e E. Champion propuseram um IRP (Projeto Internacional de Cooperação Científica) ao CNRS, o qual foi aprovado e está em andamento. O presente projeto está dividido nos seguintes sub-Projetos, os quais refletem os avanços obtidos, bem como novos caminhos propostos a traçar, com a inclusão de novos parceiros: 1) Caracterização proteômica de bio-marcadores tumorais para prospecção de terapia epigenética anti-angiogência em resposta à topografias microestruturadas; 2) Microcalcificações em células tumorais de câncer de mama; 3) Efeito da topografia de substratos no comportamento de células ósseas in vitro; 4) Modelo 3D in vitro/in vivo condro/osteo; 5) Síntese de vidros bioativos como modelos in vitro de biomineralização. Destacamos o grande potencial de alunos do grupo atual, para a participação efetiva na cooperação, em co-orientações e translado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Francisco Borges
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra de iniciação científica no pantanal
Resumo:
O projeto Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é desenvolvido desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação, localizados em Cáceres/MT/Brasil. Tem como objetivo incentivar a implantação do ensino baseado na investigação nas escolas rompendo com o modelo, tão somente, das aulas ditadas e expositivas. Assim, busca estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência. A proposta é de que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, trabalhem colaborativamente durante o ano letivo em uma investigação científica em uma das diferentes áreas da Ciência. A Mostra está estruturada em quatro fases: i) escolha pelos alunos do tema, da categoria (iniciação científica mirim, incentivo à pesquisa ou desenvolvimento tecnológico) e a elaboração do Projeto; ii) o desenvolvimento da investigação; iii) a preparação para a Mostra com a elaboração do resumo para publicação no Anais e a montagem do pôster e iv) exposição oral do trabalho. Durante o desenvolvimento da Mostra pretende-se investigar o que os alunos entendem que aprenderam durante a realização do trabalho de iniciação científica.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Gabriel Figueiredo Mendes
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
acessibilidade aos portadores de deficiência visual através da interação táctil com frutos.
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Mar 14 00:00:00 BRT 2023-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Marcos Galindo Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
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Currículo
Título do Projeto:
degradação entrópica dos suportes de memória.
Resumo:
Pesquisa de abordagem entrópica sobre os agentes causais químicos que produzem danos massivos a papéis da era industrial ameaçados por pasta química ácida. Este problema se constitui em um problema crítico em escala global especialmente em contextos de custódia de clima tropical. Busca identificar, testar e validar soluções baseadas na aplicação tópica de substâncias criadas a partir de nano partículas de celulose, capazes de atuar no tecido interno de papéis danificados, com o objetivo de recuperar resistência e flexibilidade. O envelhecimento de papéis são parte de um fenômeno natural que se desdobra a partir de uma combinação de fatores físicos, químicos, biológicos e ambientais que afetam sua composição e estrutura ao longo do tempo. Os mecanismos de degradação química do papel são de quatro tipos: ácida, alcalina, oxidativa e microbiológica. O ponto de partida para reverter o processo é identificar qual(is) processo(s) são predominante(s), o que possibilita criar estratégias para paralisar ou reverter as cinéticas da reações químicas envolvidas. A cinética de degradação é definida por dois fatores principais. Em primeiro lugar, a composição do papel, que resulta de seu processo de fabricação e que propicia as condições iniciais para o processo de degradação; resíduos de reagentes químicos utilizados durante o processo e aditivos tem atuação muito importante. O outro fator são as condições ambientes; o país um clima quente e de umidade relativamente alta comparado, portanto é razoável admitir que as soluções para o problema serão idênticas às aplicáveis em países de clima temperado em com maior de tempo dedicado a superar este problema. Os principais mecanismos de degradação de papel conhecidos ocorrem via reações químicas que acabam por atingir as cadeias de celulose, quebrando interações intermoleculares (e.g. ligações de hidrogênio) e/ou provocando quebras nas cadeias do polímero de celulose.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Garcia Neira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o currículo cultural da educação física no novo ensino médio: traduções para uma organização curricular em áreas e itinerários
Resumo:
O movimento de reorientação que a Educação Física experimenta desde a última década do século passado pouco tem influenciado os currículos do Ensino Médio. Pesquisas recentes apontam a permanência de um ensino obsoleto e desconectado da atual função social da escola, que desconsidera a inserção do componente na área das Linguagens. Enquanto isso, em busca de um maior alinhamento com as demandas contemporâneas, estudos realizados durante as aulas do Ensino Fundamental levaram à elaboração da teoria curricular cultural do componente. Centralizado na cultura corporal acessada pela comunidade escolar, o chamado currículo cultural problematiza os modos de regulação que perpassam as práticas corporais, instigando outras formas de dizê-las, pensá-las e fazê-las. Apesar dessa concepção influenciar a política curricular da rede estadual paulista e também da rede municipal paulistana, pouco se sabe acerca do seu potencial no Ensino Médio. As características dessa etapa, sobretudo no contexto da atual reforma, exigem bem mais que a simples transposição de um currículo concebido num segmento da Educação Básica para o outro. Assim sendo, a presente pesquisa-ação tem por objetivo identificar especificidades da teoria curricular cultural quando traduzida no contexto da prática no Ensino Médio, dada sua atual organização em áreas e itinerários formativos. Para tanto, pretende imergir em 3 escolas públicas e, de forma colaborativa com seus profissionais e estudantes, produzir e analisar experiências curriculares que viabilizem a recriação da proposta, considerando a organização curricular por área e os itinerários formativos. Os registros acumulados desse processo, as transcrições das entrevistas narrativas e os documentos recolhidos serão confrontados com o referencial pós-estruturalista. Com o presente estudo, espera-se avançar na produção de conhecimentos sobre o trabalho pedagógico no Novo Ensino Médio, bem como, produzir inovações para o campo curricular da Educação Física.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Gehrke
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formas de organização escolar e agrupamentos humanos: potencialidades das experiências escolares do campo e indígenas para organização do trabalho pedagógico
Resumo:
O projeto tem como foco a investigação de experiências escolares do Campo e Indígenas com formas específicas de organização escolar. Formas que necessitam ser analisadas considerando os impactos que produzem na organização do trabalho pedagógico, no desenvolvimento humano e na aprendizagem. Os impactos serão analisados a partir das práticas de gestão escolar e pedagógica, formatos curriculares, projetos e práticas pedagógicas específicas para o desenvolvimento humano e a aprendizagem escolar. Serão identificadas e sistematizadas experiências com organização escolares multi-idades, multissérie e multianos dos sistemas educacionais de Santa Catarina e Paraná. A relevância social e educacional deste projeto, de analisar, sistematizar e avaliar as experiências escolares do Campo e Indígenas com potenciais de impactos na organização do trabalho pedagógico e para o desenvolvimento humano e a aprendizagem escolar, ampara-se na existência de programas educacionais oficiais, como o Programa Escola da Terra e o Programa Saberes Indígenas na Escola, que incentivam a implementação de escolarização em territórios do campo e indígenas, o que justifica a iniciativa de investigação para o acompanhamento de implementação dessas políticas educacionais nacionais. A questão norteadora da pesquisa assim se explicita: Quais os potenciais e impactos educacionais produzidos pelas experiências de organizações escolares do Campo e Indígenas catarinenses e paranaenses para a organização do trabalho pedagógico, o desenvolvimento humano e a aprendizagem escolar? A metodologia do projeto organiza-se em quatro etapas estruturais: 1) levantamento e sistematização de aporte documental e teórico-metodológico sobre o tema; 2) identificação e caracterização das experiências escolares de foco nos estados do PR e SC; 3) sistematização e análise das experiências de foco; 4) produção e divulgação científica: livro-síntese do projeto, artigos e apresentações em eventos nacionais e internacionais
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
Vigência:
Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Hikari Toyama
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biofísica
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de protocolo in silico para rastreio de metabólitos secundários de plantas anti-inflamatórios não esteroidais e fitoterápicos para avaliar o potencial hepatotoxico associado a inibidores de enzimas envolvidos no reparo e manutenção da flui
Resumo:
Este projeto visa identificar e avaliar se os metabolitos secundários de plantas da flora brasileira com atividade anti-inflamatória não esteroidais ou usados como fitoterápicos podem interagir com enzimas essenciais ao metabolismo dos fosfolipídeos de membrana. O entendimento dessa interação é crucial para determinar possíveis efeitos inflamatórios no fígado e rins decorrentes do uso prolongado destes compostos. O projeto será executado em quatro fases: 1.Análise in silico: Avaliar através do programa DataWarrior combinado com o programa GOLD para triagem de metabólitos secundário de plantas com potencial fitoterápico e focado na atividade anti-inflamatória sobre enzimas envolvidas no metabolismo de fosfolipídeos e ciclo de Lands (cPLA2, LPCAT), PAF AH, Acil CoA graxo sintase e PRDX-6 e seleção de compostos focados no 2.Análise de ligação: Investigação da interação composto-enzima via simulações de docking e dinâmica molecular, com validação experimental. 3.Experimentos in vivo: Estudos em camundongos e tilápias para observar os efeitos fisiológicos dos compostos selecionados e que serão administrados sub cronicamente e ao final do experimento analisar o hematócrito, marcadores bioquímicos hepáticos, renais, interleucinas IL-6 e TNFa, concentração plasmática de Malondialdeído (MDA) e de PAF (Fator de ativação de plaquetas) e proteína C reativa. 4.Ensaios enzimáticos: Avaliação das interações moleculares e suas implicações na atividade enzimática resultante após exposição aos compostos selecionados sobre a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo de fosfolipídios e ciclo de Lands (cPLA2, LPCAT), PAF AH, Acil CoA graxo sintase, após exposição sub crônica com os compostos usando amostras hepáticas de animais controle e tratado. O projeto busca fornecer insights sobre como metabólitos secundários de plantas usados como fitoterápicos e anti-inflamatórios podem afetar as enzimas envolvidas no processo de reparo e manutenção da fluidez da membrana plasmática.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Jan 18 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Jose Leite Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
produção de h2 através da quebra da molécula de água usando irradiação solar somando esforços para consolidar a transição energética
Resumo:
Este projeto tem como objetivo a produção de H2 através da quebra da molécula da H2O por fotólise e fotoeletrólise utilizando fotocatalisadores, a fim de minimizar os principais problemas envolvidos com sistemas fotocatalíticos atualmente relacionados a separação eficiente de portadores de carga para produção de H2. O trabalho vai envolver a síntese, caracterização, e modificação de semicondutores, estudo teórico, produção de H2, estudo da interface entre semicondutor-água, testes de estabilidade temporal e a montagem de uma pequena estação de produção de H2 por fotólise ou fotoeletrólise. Para fotoeletrólise, o sistema de produção de H2 será integrado a célula solar para gerar o sobrepotencial necessário. Serão sintetizadas diferentes fotocatalisadores que serão submetidos a dopagem por inclusão de impurezas ou por geração de vacâncias na rede cristalina, com o objetivo de aumentar a eficiência de geração de elétrons fotoexcitados e evitar processos de recombinação de carga. Co-catalisadores poderão serem utilizados para melhorar o transporte dos portadores de carga fotogerados, maximizando o processo de redução e oxidação de H2O. Os co-catalisadores serão obtidos por meio de rotas químicas e físicas que permitam o controle fino dos parâmetros e alta reprodutibilidade, como via Magnetron Sputtering de amostras em pó e filme. Para obter bandgaps energeticamente adequados à absorção na região do visível do espectro solar, a dopagem será realizada por rotas in-situ e ex-situ. Portanto, essa proposta visa obter, caracterizar e correlacionar propriedades morfológicas, ópticas, estruturais, composicionais, eletrônicas, superficiais e eletroquímicas dos semicondutores com a aplicação, bem como estudar fundamentalmente os processos envolvidos na separação da molécula de H2O através das técnicas eletroquímicas e fotoeletroquímicas in-situ, como espectroeletroquímica UV-Vis, Raman, XANES e EXAFS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos José Negreiros Gomes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Transportes
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Currículo
Título do Projeto:
ct&i com planejamento otimizado em nuvem para a gestão e apoio a operação na coleta de resíduos sólidos e varrição
Resumo:
O sistema de coleta e transporte de resíduos sólidos no Brasil opera atualmente com altos índices de cobertura em grandes cidades, contando com muitos recursos computacionais para o gerenciamento da coleta e monitoramento. O processo de monitoramento porém não acompanha as necessidades de replanejamento, haja vista as interrupções naturais do dia a dia, assim como a evolução em crescimento ou mesmo diminuição da demanda de lixo nas diversas áreas das cidades. Nota-se, porém, que este processo deva ser amplamente melhorado com a introdução de nova tecnologia de planejamento e acompanhamento operacional integradas (POGLI), que utiliza as mais avançadas técnicas da otimização combinatória em setorização e roteamento, as quais visam minimizar os custos operacionais da limpeza urbana, e que trazem economias entre 10-30% ao que se pratica hoje nas empresas brasileiras. Este projeto, considera a introdução desta tecnologia, incorporada às tecnologias de acompanhamento móvel e de sensores dinâmicos de aferição, que permitem ampliar o conhecimento e a previsibilidade do comportamento da oferta de resíduos nas cidades. O projeto conta com o apoio de uma empresa do setor de coleta domiciliar e varrição, que atua em seis cidades de pequeno porte (<100mil habitantes) dos estados de São Paulo e Minas Gerais, e que, assim como a grande maioria das empresas que atuam no pais, necessitam de uma tecnologia robusta para otimizar seus custos operacionais para torná-las mais competitivas diante da grande pressão das grandes empresas do setor. O produto inovador aqui produzido é inexistente em qualquer outra empresa no país, já foi testado em grande parte com grande sucesso, e trará para a empresa a qualidade de organização com planejamento, permitindo seus motoristas, fiscais e gestores acompanharam as soluções mais econômicas calculadas através de modelos matemáticos relacionados aos problemas de agrupamento capacitado e roteamento setorizado em arcos com demanda.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcos Luciano Bruschi
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sistemas nanoestruturados utilizando polímeros responsivos ao ambiente para o controle da liberação de agentes biologicamente ativos de origem natural ou sintética
Resumo:
Sistemas de liberação controlada visam melhorar a biodisponibilidade de fármacos, minimizar as flutuações de níveis terapêuticos, a qualidade e a adesão do paciente à terapia. Diversas são as estratégias utilizadas para a obtenção desses sistemas, dentre elas a mistura de polímeros (naturais e/ou sintéticos), que resultam em sistemas bioadesivos e termorresponsivos. Estes também possibilitam a aplicabilidade de diversas formas farmacêuticas, incluindo estruturas impressas em 3D. Opções terapêuticas, como a terapia fotodinâmica, podem ser propostas e sua ação é baseada na administração local ou sistêmica de um corante fotoativo não tóxico e sensível à luz. Neste trabalho, serão utilizados novos polímeros termorresponsivos e alguns já existentes (p.e., Soluplus e poloxamer 407), juntamente com polímeros bioadesivos (p.e., derivados do ácido poliacrílico ou proteínas bioadesivas como o colágeno derivado da pele de tilápia), com o objetivo de obter sistemas semissólidos e filmógenos com boas propriedades mecânicas, reológicas e bioadesivas visando a liberação controlada de bioativos naturais ou sintéticos. O colágeno será extraído, purificado e padronizado a partir da pele de tilápia, um resíduo descartado pelos abatedouros de peixe. Serão utilizados compostos bioativos de origem natural, como o óleo de copaíba e própolis, e sintéticos como a eritrosina. A preparação e o desenvolvimento dos sistemas poliméricos serão definidos por meio de delineamentos matemáticos e submetidos a análises até a obtenção de um sistema otimizado. O sistema otimizado será avaliado para a sua utilização em sistemas farmacêuticos, incluindo a impressão 3D. A proposta conta com colaborações da University College London, Universidad Nacional de Colombia e Universidade federal do Maranhão, com intercâmbios de doutorandos e pós-doutorandos. As colaborações contribuirão para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do grupo, das instituições envolvidas e do Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Lúcio Corazza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
produção de hidrocarbonetos renováveis a partir do biogás e seus co-produtos: ações integradas em inovação e viabilidade para produção de combustíveis do futuro
Resumo:
O Brasil é reconhecido mundialmente pelas suas atividades em pesquisa e inovação tecnológica nas áreas de energia renovável e biocombustíveis, dos quais se destacam biodiesel, etanol e biogás. As tecnologias de produção desses biocombustíveis são maduras e já estão amplamente difundidas em nossa economia. Recentemente, rotas tecnológicas alternativas têm sido propostas para a produção de combustíveis sintéticos não oxigenados que sejam mais compatíveis com derivados do petróleo como óleo diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV), e que não empreguem matérias-primas importantes para a indústria de alimentos (combustíveis drop-in). Neste sentido, o biogás e seu principal coproduto, o digestato (DGTO), surgem como matérias-primas em potencial para processos gas-to-liquids (GTL) e biomass-to-liquids (BTL), respectivamente, visando produzir combustíveis drop-in. Nesta proposta, combustíveis drop-in foram categorizados como hidrocarbonetos renováveis (HCR), cujos principais componentes seriam biogasolina, diesel verde e bioQAV, esse último pela atual demanda por descarbonização da aviação civil. A proposta visa o desenvolvimento de um processo integrado com as seguintes atividades específicas para produção de HCRs: purificação do biogás de plantas que já estejam em operação, reforma do biogás, termoliquefação/pirólise de DGTO para produção de bio-óleo e biocarvão (útil na purificação de biogás), conversão do syngas produzido via síntese Fischer-Tropsch (FT) empregando catalisadores alternativos e estudos de integração e otimização dos processos de reação, upgrading e refino do syncrude para bioQAV. Desta forma, a execução da proposta ensejará a integração de ações de PD&I associadas a tecnologias emergentes de produção de HCRs a partir de matérias-primas renováveis, com ênfase em reforma do biogás, síntese FT, aproveitamento do DGTO e upgrading de bio-óleo e syncrude, buscando assim fortalecer a cadeia de produção do biogás e desenvolver o mercado GTL/BTL no país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Massi
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo das propriedades em temperaturas elevadas da liga ti-6al-4v modificada por tratamentos superficiais por técnicas assistidas por plasma
Resumo:
Apesar dos notáveis avanços no desenvolvimento da liga Ti-6Al-4V, ocorrem limitações quanto ao uso dessas ligas em temperaturas superiores a 600 ºC. Nesse contexto, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de se aumentar o tempo de vida dessas ligas, incluindo tratamentos termoquímicos e revestimentos. Dentre esses tratamentos, a nitretação a plasma é realizada tradicionalmente pelo método de deposição química em fase vapor assistida por plasma (PECVD Plasma Enhanced Chemical Vapour Deposition). Um novo método de deposição por PECVD utilizando uma fonte pulsada de alta potência (HiPP-PECVD - High Power Pulsed PECVD) pode gerar um plasma com uma densidade significativamente maior do que o tradicional. Dentre os revestimentos superficiais, a aspersão térmica a plasma vem sendo utilizada, proporcionando melhorias no desempenho dessas ligas. Neste projeto, serão estudadas as propriedades mecânicas em temperaturas elevadas da liga Ti-6Al-4V com tratamento superficial de nitretação por plasma realizada por HiPP-PECVD e com revestimento superficial aplicado por aspersão térmica a plasma (APS), utilizando liga metálica e cerâmica. As superfícies tratadas da liga serão analisadas com relação à microestrutura por microscopia óptica (MO) e eletrônica de varredura (MEV) e por difratometria de raios X. O comportamento mecânico em tração em temperaturas elevadas e diferentes taxas de deformação e em fluência na modalidade de carga constante na liga Ti-6Al-4V original ou com tratamento será investigado. Os materiais ensaiados terão sua superfície de fratura analisada por MEV. Uma análise por meio do software JMatPro será feita visando à determinação das fases presentes, propriedades mecânicas em temperaturas elevadas e curvas de fluência da liga nas diferentes condições.
Instituição/UF/País:
Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Marcos Namba Beccari
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
design-ficção como releitura do presente: dilemas heterotópicos nos estudos especulativos
Resumo:
O tema da ficção e seus desdobramentos nas práticas projetivas têm emergido de forma relativamente recente nos estudos em design brasileiros. Este projeto de pesquisa problematiza a ênfase futurista que se inscreve nesse escopo, e objetiva organizar um conjunto de fundamentos teóricos direcionados a uma nova abordagem de design-ficção pautada no tempo presente. Para tanto, com base nas propostas de Tony Fry e Michel Foucault, e partindo de algumas premissas filosóficas do realismo especulativo, elege-se o conceito de dilemas heterotópicos como bússola para a releitura do presente. Após tal conceituação, segue-se para a análise de duas obras que já trabalham, nos campos da literatura e da filosofia, a partir de dilemas heterotópicos: o romance O homem do castelo alto, de Philip. K. Dick, e o livro Elogio da superficialidade, de Vilém Flusser. Uma vez extraídos, em cada obra, os dilemas heterotópicos através dos quais o presente é relido e remodelado, examina-se suas implicações teóricas no design-ficção, de modo a articular, por fim, uma nova abordagem orientada a um design heterotópico. Como resultado, espera-se fornecer possíveis coordenadas teóricas que possam balizar futuros trabalhos que se dediquem à investigação de dilemas heterotópicos não apenas enquanto modos de reler o presente, mas também como ficções a serem acionadas/atualizadas por meio do design.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Marcos Paulo Belançon
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
reciclagem de vidros de painéis fotovoltaicos
Resumo:
Produzir energia consome energia e recursos minerais. Painéis fotovoltaicos produzem eletricidade sem a necessidade de combustíveis, mas a produção desses dispositivos demanda extração de minerais da natureza e consome uma quantidade importante de energia. Por isso é fundamental expandir a vida útil dos painéis e encontrar meios de se reutilizar os materiais empregados nestes dispositivos. Mais de 1 milhão de painéis já são produzidos por dia no mundo todo, e entre defeitos de fabricação e acidentes no transporte e instalação, algo da ordem de 1% desse total é descartado antes que inicie a produção de energia (Estimativa obtida junto a SunR, maior empresa da américa latina dedicada a reciclagem de painéis). Mais do que isso, em algumas décadas todos os painéis existentes no mundo hoje terão atingido o fim de sua vida útil, e milhões de toneladas de dispositivos precisarão ser reutilizados ou reciclados de alguma forma. Esta equipe tem investigado questões relacionadas ao vidro de cobertura dos painéis, visando o desenvolvimento de vidros aprimorados, com propriedades especiais que possam inclusive aumentar a produção de eletricidade por meio da conversão espectral. Também temos investigado a reciclagem dos vidros de cobertura comercialmente utilizado hoje, uma vez que esse material compõe cerca de 2/3 da massa de um dispositivo. Devido a sua composição e ponto de fusão (~1500ºC) cada tonelada de vidro produzida emite cerca de meia tonelada de dióxido de carbono na atmosfera. Já desenvolvemos uma técnica para acrescentar óxido de sódio e fluoreto de cálcio a esse vidro, reduzindo a temperatura de fusão em cerca de 300ºC, e agora investigaremos propriedades mecânicas, térmicas e químicas desse material que modificamos. Também vamos construir protótipos miniaturizados de painéis fotovoltaicos, avaliando qual o efeito desse novo material na produção de energia, e esta proposta visa a aquisição de equipamentos para melhorar essa última etapa de nossas investigações.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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