Projetos de Pesquisa

 

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Maria Micheliana da Costa Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • leis de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e sua influência sobre a desigualdade salarial entre jovens brasileiros
  • Entre os anos de 2009 e 2015, o Brasil lançou diversas legislações que ratificaram o acordo assinado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa garantir a plena cidadania destes indivíduos e eliminar a discriminação em todas as suas formas. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa tem como foco avaliar o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão desses jovens com deficiência intelectual, ao longo dos anos de 2001 a 2022, comparando com jovens sem deficiência, com mesmo nível de experiência. A questão específica a ser investigada é: qual é o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual, e como essas mudanças afetam as disparidades salariais entre jovens com e sem essa deficiência? A importância dessa pesquisa reside na necessidade de entender como as políticas públicas podem influenciar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e se os esforços regulatórios estão realmente contribuindo para uma equidade de remuneração. A plausibilidade desta pesquisa deve-se à abordagem de estudo de evento, de Callaway e Sant’Anna (2021), que emprega um estimador de diferenças em diferenças, com adoção escalonada, como forma de avaliação de impacto. Isso permite a análise de efeitos dinâmicos ao longo do tempo, considerando grupos tratados e de controle, em relação aos salários de entrada e a dispersão salarial. Além disso, pretende-se decompor a desigualdade salarial entre jovens com e sem deficiência intelectual, a fim de se verificar os componentes de dotação e estrutural, por meio da abordagem de Oaxaca-Blinder, em períodos pré e pós mudanças. As estratégias metodológicas adotadas permitirão uma avaliação aprofundada dos efeitos das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Odete Holanda Mariano

Engenharias

Engenharia Civil
  • avaliação de desempenho de camadas de coberuras oxidativas em ateros de resíudos sólidos para redução das emissções de gases de efeito estufa (gee)
  • Este projeto tem como objetivo estratégico contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa devido as emissões fugitivas de biogás pela camada de cobertura de aterros de resíduos sólidos. É sabido que as camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos têm como finalidade evitar a entrada de água de chuva na massa do aterro, bem como evitar as emissões de biogás para a atmosfera, o que acarreta emissões de gases de efeito estufa. Apesar de bem construídas, as camadas de cobertura convencionais (construídas com solos compactados) perdem eficiência ao longo do tempo, devido aos períodos secos e chuvosos, o que acarreta um aumento da permeabilidade tanto a água quanto ao gás em torno de 1000 vezes. Vários autores indicam que as emissões de biogás pela camada de cobertura podem chegar a 40% das emissões de um aterro sanitário. Assim, é necessário se avaliar o desempenho de outros materiais (denominados camadas de coberturas alternativas) para substituir o solo compactado. No Brasil, já existem diversos estudos (em laboratório) que avaliam a eficiência de misturas de solos + composto orgânico. Este projeto visa avaliar o desempenho, em laboratório, de uma camada formada apenas por composto orgânico. Para tanto, inicialmente serão simuladas em laboratório 1 camada de 60 cm de solo argiloso com características utilizadas nas camadas convencionais e 1 camada de 60 cm de material compostado onde serão avaliadas as características de granulometria e compactação, permeabilidade a água e ao ar e curva de retenção dos materiais. Após esta etapa serão montados 2 ensaios de coluna para simular o fluxo de biogás pelas camadas de cobertura. Nesta etapa serão avaliados o fluxo de biogás ao longo do tempo e o desempenho da camada considerando os ciclos de umedecimento e secagem (períodos chuvosos e secos).
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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Maria Paula Panúncio Pinto

Ciências Humanas

Educação
  • violência interpessoal em contexto universitário: ampliando a compreensão do fenômeno na perspectiva de estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento em instituições de ensino superior públicas e privadas
  • A violência universitária é o foco desta proposta de investigação, que se estabelece a partir do reconhecimento da necessidade de aprimorar a compreensão sobre a Violência Interpessoal (VIP) e a violação de direitos humanos na Universidade, situações que afetam a saúde, qualidade de vida, permanência e adaptação dos estudantes. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido desafiadas a enfrentar a VIP e garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes. Nesse contexto, diagnósticos são importantes para apoiar a gestão educacional na construção de políticas para lidar com o problema de forma efetiva. Este estudo se propõe a abordar estudantes de graduação de quatro IES de diferentes naturezas (publica, privada) do interior do estado de São Paulo, com cursos nas três grandes áreas de conhecimento, para verificar a prevalência de violência interpessoal observada e vivenciada por eles, além de descrever as violências presentes no cotidiano acadêmico, e verificar fatores a ela associados: marcadores sociais, tipos de instituição (pública X privada), período do curso, grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), curso/carreira. Para tanto, através de desenho quanti-quali, e cálculo amostral considerando estratificação e representatividade, utilizará instrumentos estruturados (Escala VIP Universitária, Questionário Sociodemográfico) e entrevista em profundidade com participantes que obtiverem os maiores scores na Escala, que foi construída e validada em face, conteúdo e psicometria, para suprir uma ausência de instrumentos para abordagem ampla das manifestações da VIP na universidade (estudos abordam tipos específicos, em cenários específicos). Resultados podem subsidiar políticas universitárias de prevenção, sensibilização e enfrentamento, diante da percebida dificuldade das IES em lidar com a violência e a violação de direitos, bem como de transformar as relações em seu interior.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Raquel Caetano

Ciências Humanas

Educação
  • relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado: uma análise dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica
  • O ensino médio reflete historicamente o dualismo na educação brasileira e vem se configurando em um campo de disputas no que diz respeito à sua concepção e finalidades. Nas últimas três décadas, as alterações nas suas diretrizes curriculares, tanto dos cursos de formação geral quanto em articulação com a educação profissional, vinculam-se a concepções de formação e finalidades distintas, exigindo das instituições de ensino uma série de regulamentações para atender ao disposto na legislação nacional, mas também dar materialidade às suas próprias concepções e finalidades educativas, conforme expressam seus projetos de desenvolvimento institucionais ou propostas pedagógicas. Tendo presente este contexto, a problemática deste projeto de pesquisa se constitui em buscar resposta ao seguinte questionamento: Em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, vem produzindo alterações sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo no país? Nossa hipótese é de que a implementação da Lei 13.41/2017 e o itinerário da formação técnica e profissional poderá apresentar repercussões inicialmente no currículo e na formação dos estudantes dos Institutos Federais, mas que também alcançar estudantes das redes estaduais. A partir desta problemática, o objetivo geral desta pesquisa é “Identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo”. Para alcançar este objetivo, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-nos de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com servidores das pró-reitorias de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
  • Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
  • Mon Jan 23 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
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Maria Regina de Miranda Souza

Ciências Agrárias

Agronomia
  • vitrine viva pancs: integrando espaços científico – culturais para conhecimento das pancs na perspectiva da etnobotânica e da agrobiodiversidade
  • Vide projeto anexo
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
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Maria Rita dos Santos e Passos Bueno

Ciências Biológicas

Genética
  • análise de subgrupos geneticamente homogêneos para identificação de fatores de risco associados ao autismo: uma abordagem genética e epigenética
  • O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por dificuldades de comunicação e interação social, com amplo espectro de gravidade. O TEA representa um problema de saúde pública devido à alta prevalência (até 2% da população geral) e à ocorrência de prejuízos sociais durante toda a vida. Portanto, a identificação de fatores genéticos de risco, potenciais biomarcadores, é fundamental para viabilizar diagnóstico e tratamento precoce, além do aconselhamento de famílias em risco. Apesar dos avanços significativos na caracterização de fatores genéticos de risco ao TEA, estes explicam apenas 10-20% dos casos. Os casos restantes de TEA parecem decorrer de fatores genéticos e epigenéticos associados a modelos de herança complexa, oligogênico ou poligênico/multifatorial (Fig. 1). Um dos grandes limitadores da busca de variantes genéticas e epigenéticas de risco é a grande heterogeneidade genética do TEA. Com o intuito de reduzir este limitador e aumentar o poder de busca de novos fatores associados ao TEA, propomos a homogeneização da amostra a partir da análise de indivíduos com distrofinopatia (DMD) e TEA (Fig. 2). Em estudo preliminar do nosso grupo, foi demonstrado um enriquecimento de variantes genéticas raras de risco no grupo DMD-TEA comparado ao grupo controle, evidenciando o poder desta abordagem (Fig. 2). Desta forma, propomos a caracterização da arquitetura genética de DMD-TEA e controles por meio da análise de exomas. Também iremos verificar se DMD-TEA apresenta perfil epigenético característico, o que será realizado por meio da análise de metiloma (MethylationEPIC array). Acreditamos que nossa abordagem possui grande potencial para identificação de novos fatores de risco para TEA. Esperamos contribuir para o melhor delineamento da etiologia do TEA, visando refinar as perspectivas de aconselhamento genético e diagnóstico precoce, o que será de amplo benefício aos indivíduos com TEA e suas famílias.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Rita Marques de Oliveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • guia alimentar e catalogo de plantas alimentícias de uso local como tecnologias voltadas à segurança alimentar e nutricional em moçambique e são tomé e príncipe
  • As plantas alimentícias de uso local representam importante recurso para a segurança alimentar e nutricional, porém muitas vezes poucos difundidas e estudadas. Já os Guias alimentares são uma importante tecnologia educacional para promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, convergentes com os recursos locais. Os países africanos de língua portuguesa estão diante do desafio da fome e do desenvolvimento de tecnologias adequadas às realidades locais. O objetivo deste projeto é fazer um levantamento das espécies alimentícias de uso local encontrados nos mercados e feiras e subsidiar a elaboração de guias alimentares dos países africanos envolvidos (Moçambique e São Tomé e Príncipe). Será um estudo de abordagem mista que evolverá estudo documental, coleta de dados em campo e construção de consensos. Serão envolvidos pesquisadores dos dois países, alguns ainda em processo de formação em programas de pós-graduação da UNESP, outros já formados por esses programas ou então parceiros em propostas de formação ou pesquisa nos próprios países. Todos são vinculados ao Mecanismo de facilitação da participação das universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP), uma rede acadêmica de ensino, pesquisa e extensão com agenda de trabalho conjunto desde 2015. Serão identificadas e produzidas listas de plantas alimentícias de uso local e um banco de germoplasma para cada país. Essas duas tecnologias guardam sinergia com a terceira que será a construção de guias alimentares para São Tomé e a Sussundenga um distrito da província de Manica-Moçambique. A construção do Guia envolverá uma análise de conjuntura, a construção de diretrizes por meio de consenso e validação de face e conteúdo. Serão utilizadas técnicas como painel de especialistas e grupos focais com a população. Como resultado, se espera contribuir com o plano de trabalho do CONSAN-CPLP, com as prioridades de saúde nutricional dos países.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Rita Marques de Oliveira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • tecnologias para monitoramento e promoção da saúde nutricional de gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde
  • Trata da produção de três tecnologias: sistema inteligente de captura, limpeza e integração de dados; ferramenta Intersetorial de apoio à gestão dos dados e ao cuidado nutricional de gestante e crianças menores de 6 anos; ferramenta de apoio ao mapeamento do território da atenção primária à Saúde. Envolve 7 municípios laboratórios nas cinco regiões do país e a articulação com 2 países africanos lusófonos e 3 países latino-americanos. Contribui com o monitoramento, a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição em gestantes e crianças menores de 6 anos. O objetivo é produzir um conjunto de tecnologias para o monitoramento, promoção da saúde, prevenção e cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição da gestante e crianças menores de 6 anos aplicados à atenção primária à saúde, em articulação com países Lusófonos Africanos e Latino-americanos. Tem como metas: 1) Criação de um sistema inteligente de captura, limpeza e integração dos dados em uma plataforma digital. 2) Pesquisa e validação de um componente digital para gestão da informação e do cuidado de gestantes e crianças menores de 6 anos. 3) Pesquisa e validação de um componente digital para mapeamento do ambiente alimentar e de práticas de atividades físicas. 4) Engajar ao menos um município em cada uma das 5 regiões do país para que participem do processo de construção e validação das tecnologias. 5) Envolver ao menos um projeto voltado às tecnologias de Saúde e Nutrição em desenvolvimento nos países africanos e latino-americanos. Como resultado se espera contribuir com o cuidado integral da gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde, desenvolvendo e aprimorando tecnologias digitais de apoio à gestão e às práticas que se desenvolvem no território. Espera-se ainda integrar pesquisas de diferentes países, promovendo o acesso ao conhecimento e metodologias por meio do trabalho em rede.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Fri Dec 22 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Socorro de Araujo Dias

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • políticas pró-equidade: análise de conceito, ressonâncias sobre determinantes sociais e tecnologia para translação de conhecimento
  • Determinantes Sociais repercutem diretamente na vida das pessoas e nos diferentes lugares sociais que estas ocupam. Reconhecer quando estas desigualdades são injustas e institucionalizar políticas públicas pró-equidade é redesenhar o espaço de atuação do Estado. No escopo de uma agenda internacional, políticas pró-equidades convergem com a agenda 2030. No Brasil, o governo atual assumiu a diretriz de promoção da equidade. Esta pesquisa visa avaliar políticas nacionais de promoção da equidade voltadas à população em situação de vulnerabilidade social no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil, como substrato orientador para a tomada de decisão com vistas ao enfrentamento das iniquidades. O estudo está dividido em 3 etapas. Na 1° etapa realizar-se-á uma revisão de escopo a partir da questão norteadora: Quais as evidências sobre políticas públicas relacionadas à promoção da equidade no cenário dos países com sistemas universais? Além disso, será realizada a análise de conceito “políticas públicas de promoção de equidade”, com base no que recomendam Walker e Avant (1995). Na 2° etapa será realizada análise de políticas nacionais autorreferidas como políticas para enfrentamento de iniquidades sociais, tendo como lócus de implementação o estado do Ceará. Serão analisadas as dimensões: relevância, eficácia, impacto, efetividade e sustentabilidade. Os indicadores dessas dimensões e estratégias para coleta de dados estão embasados em instrumento adaptado por Januzzi (2002), Farranha (2014), Viegas (2003) e SPM/OIT (2008). Na 3° etapa será construído o Observatório de Políticas de Promoção da Equidade do Ceará. Os resultados respondem a um fosso sobre políticas de enfrentamento dos determinantes e favorecem o debate, gerando novas sínteses teóricas. No campo tecnológico, o observatório contribuirá para translacionalizar os resultados e subsidiar tomada de decisão. Espera-se que a avaliação dos efeitos das políticas alcance a sociedade no enfrentamento das iniquidades.
  • Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Sueli Soares Felipe

Ciências Biológicas

Genética
  • funtrop - doenças fúngicas tropicais negligenciadas: terapia e diagnóstico
  • O INCT-FunTrop se caracteriza como uma proposta em área estratégica e habilitadora da Biotecnologia em Saúde Humana, com foco na terapêutica e diagnóstico de doenças infecto-contagiosas tropicais causadas por fungos patogênicos humanos. Consiste na busca de conhecimento de fronteira em saúde única, essencial em razão das mudanças climáticas globais (MCG) e co-infecções por imunossupressão. As comunidades pobres de regiões tropicais e subtropicais são as mais afetadas pela MCG e também as mais acometidas pelas doenças fúngicas tropicais negligenciadas (neglected tropical fungal diseases) e por patógenos emergentes. Apesar do reconhecimento de algumas micoses como doenças negligenciadas pela OMS em 2020 (PCM, CBM e, outros) e do aumento crescente das infecções fúngicas, estas ainda recebem menor atenção dos sistemas de saúde nacionais e internacionais. Projetos anteriores do grupo permitiram avançar nos estudos de genômica e variabilidade genética de alguns destes patógenos, abrindo novas perspectivas. O INCT-FunTrop atuará em duas frentes: 1) Novas moléculas antifúngicas direcionadas contra alvos-moleculares específicos (Tiorredoxina Redutase-Trr1 e Delta;24 esterol-C-metiltransferase-Erg6) e seus mecanismos de ação; 2) Diagnóstico específico e diferencial de patógenos fúngicos tropicais para fornecer uma ferramenta para levantamentos epidemiológicos. Pretende-se avançar no conhecimento científico e tecnológico de novas moléculas para terapia e diagnóstico e, contribuir efetivamente na luta contra as doenças negligenciadas e emergentes tropicais. O INCT-FunTrop tem como missão atuar na formação de recursos humanos, níveis de graduação e pós-graduação (10 PPGs), é composto por 5 Universidades nacionais e 6 grupos internacionais, com foco na internacionalização e transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor privado e público, além da missão de divulgação e popularização da ciência, tecnologia e inovação para o nível do ensino médio e sociedade.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028