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Instituto Federal de São Paulo
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Claudia Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
psicologia e a promoção da saúde mental na unifal-mg: da identificação dos fatores de risco à construção de ações protetivas
Resumo:
A constituição do cenário de democratização na Educação Superior pública e gratuita no Brasil é recente e constituída a partir da diferenciação dos interesses sociais, políticos e econômicos. Não nos resta dúvidas que o sistema brasileiro de Educação Superior Federal se ampliou, no entanto, defendemos não só a luta continua pela expansão, mas também uma um processo de transformações institucionais efetivas, tanto no âmbito político pedagógico como das relações acadêmicas, para que possamos alinhar a defesa do direito de acesso ao direito à democratização de oportunidades. Tendo por fundamentação os pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, este projeto lança como objetivo analisar como os fatores de risco à saúde mental dos estudantes, podem constituir-se como indicadores de proteção, e contribuam no balizamento e efetividade, sobretudo, de que modo as ações institucionais podem influenciam as condutas dos sujeitos e interferem na promoção do desenvolvimento humano. Considerando assim, que a compreensão das três dimensões de atuação indicadas pela intervenção institucional ampliada, tomada como referencia nesta pesquisa, composta pela dimensão das ações de gestão de políticas, programas e processos; pela dimensão das atividades e propostas pedagógicas e pela dimensão do perfil do estudante, amparamos nossa proposta em um estudo documental retrospectivo, a partir da análise dos dados institucionais construídos na Universidade Federal de Alfenas entre os anos 2018 2022, no âmbito da PROGRAD, PRACE e PROEX. Considerando as ações realizadas envolvem a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, e visam compreender por diferentes prismas as demandas da comunidade acadêmica, visamos a partir das análises conjuntas, favorecer a qualificação do debate sobre as condições e estruturas institucionais, curriculares e relacionais, assim como a diminuição da evasão, repetência e retenções dos acadêmicos da UNIFAL-MG.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Claudia Hofheinz Giacomoni
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento, avaliação e implementação de um programa de educação positiva presencial e online para professores (proep-p e proep-i)
Resumo:
A pandemia da SARS - Covid-19 apresentou muitos desafios para a psicologia e a educação em função do distanciamento social, fechamento escolas e questões de saúde mental. A proposta deste projeto é desenvolver, implementar e avaliar um Programa baseado na Psicologia Positiva (PP) para professores da educação básica. A PP visa promover o bem-estar das pessoas, o que inclui os professores, que vem lidando com as dificuldades no ensino remoto, redução na percepção de bem-estar, e os alunos e as novas formas de contato com a escola. A promoção de bem-estar no contexto escolar é nomeada Educação Positiva (EP), a qual combina os conceitos da PP com as diretrizes de melhores práticas de educação para elaborar intervenções e programas empiricamente validados que tenham um impacto no bem-estar do aluno e da equipe escolar. O presente projeto de pesquisa está inserido no campo da psicologia positiva e educação positiva e é norteado por uma prática baseada em evidências no contexto escolar. Busca construir, implementar e avaliar um programa de educação positiva para professores de ensino básico em dois formatos (online e presencial). Para tanto, visa investigar as percepções de coordenadores pedagógicos, orientadores e professores sobre a educação positiva; construir o programa de capacitação para professores aplicarem as intervenções em educação positiva em seus alunos; realizar estudos de viabilidade do programa de educação positiva para professores em dois formatos (online e presencial); realizar estudo de eficácia do programa através de estudo quasi-experimental com alunos e professores antes e após a intervenção, e realizar follow-up; Para tanto, foram delineados quatro estudos. A capacitação de mediadores educacionais (professores) quanto ao bem-estar e outros construtos positivos pode servir também de catalizador para o incremento no desempenho escolar tão prejudicado pelo fechamento das escolas em função da pandemia, em especial no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Claudia Leonor López Garcés
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
os desafios da ciência intercultural: atorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais nas pesquisas em colaboração.
Resumo:
Na área de antropologia do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) existe uma tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas na Amazônia que remonta, pelo menos, à década de 1980. Este projeto de pesquisa busca estudar e dar continuidade a essa tradição de pesquisas em colaboração com povos indígenas, estendendo o campo de atuação para as diversas comunidades tradicionais na Amazônia. Um dos principais desafios que as pesquisas em colaboração colocam ao conhecimento antropológico é o lugar que ocupam os conhecimentos indígenas e de comunidades tradicionais na produção acadêmica em ciências sociais, principalmente na produção escrita (artigos, livros). Trata-se de documentar e analisar as diversas formas como os povos indígenas e populações tradicionais contribuem com seus saberes e percepções ao incremento da produção científica, no mesmo tempo que se pretende analisar as formas de reconhecimento desses saberes indígenas por parte do conhecimento científico. Busca-se indagar sobre o lugar e reconhecimento das autorias e co-autorias indígenas na divulgação científica e, a partir da análise de experiências de pesquisa colaborativa/participativa significativas, fazer uma reflexão crítica sobre a co-produção de saberes e metodologias de pesquisa desenvolvidas nos projetos do grupo de perquisa Diversidade e Intercurturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e interdisciplinaes (DINA), indagando sobre a possibilidade de uma ciência intercultural. No mesmo tempo se propõe identificar autorias representativas de diversidade étnica em periódicos representativos da área das Ciências Humanas no Brasil e contribuir para uma política de comunicação científica que considere as autorias e co-autorias indígenas e de comunidades tradicionais, bem como outras formas de expressão de conhecimento indígena (oralidade, arte) na comunicação científica.
Instituição/UF/País:
Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
Vigência:
Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
integrando a ciência, a matemática e as tecnologias para fomentar na educação básica a criatividade e a inovação por meio do conhecimento científico
Resumo:
A 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) que possui o tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil visa promover a socialização da ciência e tecnologia por meio de um evento oferecido para a comunidade em geral. Este projeto apresenta a proposta do evento Integrando a Ciência, a Matemática e as Tecnologias para fomentar na Educação Básica a Criatividade e a Inovação por meio do conhecimento científico o qual ocorrerá em 21 de outubro durante a 19ª SNCT na Fundação ULBRA, nas dependências da Fundação ULBRA e na Universidade Luterana do Brasil/ULBRA em Canoas/RS. O evento é uma parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) com os cursos de Licenciatura da ULBRA e demais Municípios participantes. Serão 5 municípios: São Sebastião do Caí, Feliz, Canoas, Sapucaia do Sul, Rio Pardo. A realização deste evento tem como objetivo promover a popularização e socialização da Ciência, por meio de um evento com um dia de Ciências, com oficinas didáticas para professores e estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que oportunizem o espírito inquiridor, a curiosidade científica, a percepção transversal de temas fundamentais à humanidade, o raciocínio científico e a inovação, buscando desenvolver e/ou qualificar o pensamento científico. O público-alvo é a comunidade em geral, além de alunos e professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes de cursos de Licenciatura em geral.
Instituição/UF/País:
Fundação Ulbra - RS - Brasil
Vigência:
Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Claudia Mara de Melo Tavares
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária à saúde: intersetorialidade, tecnologias relacionais e práticas de cuidado criativas
Resumo:
Os serviços de saúde e a escola têm participação importante na determinação dos níveis de saúde e no desenvolvimento de fatores protetores da saúde mental do adolescente. A promoção da saúde mental ajuda o adolescente a aumentar a resiliência, para melhor lidarem com adversidades e situações de conflito, prevenindo o suicídio. As evidências científicas sobre iniciativas para promoção da saúde mental do adolescente na atenção primária são escassas e a oferta de serviços de saúde é reduzida. Assim indagamos: Como incorporar práticas de atenção e promoção à saúde mental do adolescente nos serviços de atenção primária, considerando a intersetorialidade, a criatividade e as tecnologias relacionais? Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotaremos o método descritivo-analítico-experimental da sociopoética com o objetivo de desenvolver e validar um programa de promoção à saúde mental do adolescente, integrando escola e serviço de atenção primária. Serão utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa para a produção/coleta de dados: entrevistas individuais, grupo-pesquisador e técnicas de teatralização. Os participantes da pesquisa serão os adolescentes matriculados no ensino médio, os professores da escola participante e os enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção primária. A análise das narrativas obtidas nas entrevistas individuais e em grupo será realizada através do software webQDA. A pesquisa resultará em produção científica e tecnológica relevante para a promoção à saúde mental do adolescente. Iremos criar um Programa baseado em tecnologia relacional e motivacional, aplicável à escola e ao serviço de saúde, sustentada na criatividade das pessoas, sendo de baixo custo e com grande possibilidade de replicação pelos demais dispositivos de ensino e atenção básica à saúde no território.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Claudia Maria Filgueiras Penido
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a produção de vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e trabalhadores/equipes de saúde da família.
Resumo:
A produção de vínculos é uma importante estratégia para o cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Entretanto, a manutenção do modelo de assistência biomédico e a tendência às especialidades privilegia um modelo de atendimento fragmentado, que despotencializa esses vínculos. No que se refere ao vínculo entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/equipes de Saúde da Família (eSF), soma-se a isso os estigmas atribuídos a esses usuários, que reforçam a lógica dos especialismos e o encaminhamento aos especialistas. Pela troca de saberes entre especialistas e eSF, o apoio matricial em saúde mental (AMSM) é apontado como ferramenta importante para a superação desses estigmas, pois amplia a segurança e a autonomia da eSF para o cuidado em saúde mental. Dado que a APS é um serviço de base territorial que provê cuidado longitudinal o que é estratégico para condições crônicas ela é potencialmente produtora de cuidado em saúde mental, sendo estratégica para a desinstitucionalização. Assim, faz-se relevante compreender como estão sendo construídos, no cotidiano da APS, os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/famílias e os trabalhadores/eSF. O objetivo geral é analisar como são e como se produzem os vínculos entre usuários com sofrimento psíquico/familiares e os trabalhadores/eSF e analisar o efeito do apoio matricial em saúde mental sobre essa produção de vínculos em Belo Horizonte-MG. Considerando a pouca produção sobre o assunto na literatura e a imprecisão quanto ao conceito vínculo, apesar de sua centralidade nas políticas públicas de saúde, essa pesquisa qualitativa em saúde terá um caráter exploratório e a técnica de produção de dados será a entrevista aberta. Serão entrevistados trabalhadores das eSF, usuários com sofrimento psíquico que têm a APS como principal referência de cuidado em saúde mental e familiares desses usuários. Será realizada análise de conteúdo temática e os resultados serão discutidos com os participantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed May 18 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Claudia Maria Hansel
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tratamento de situações de superendividamento do consumidor em caxias do sul e farroupilha
Resumo:
Superendividamento é a incapacidade econômica de adimplir as dívidas contraídas, diante do saldo negativo mensal do consumidor e, o agravamento da crise econômica desencadeado pela pandemia do covid-19, acentuou o endividamento dos brasileiros. A Lei 14.181/2021 dispõe sobre a prevenção e o Tratamento do Superendividamento, com a aplicação de métodos autocompositivos e oficinas de educação financeira para que o superendividado consiga efetuar o pagamento da dívida sem ser explorado; assegurando a ele um mínimo existencial ao cumprir com as suas despesas básicas. A pesquisa visa criar um programa para o Tratamento de Superendividamento do consumidor a partir de uma parceria entre a Universidade e os Judiciários das Comarcas de Caxias do Sul e Farroupilha, ambos do estado do Rio Grande do Sul. Pretende-se, primeiramente, realizar o atendimento do consumidor endividado e oficinas de educação financeira, os quais serão realizados pelos acadêmicos e supervisionados pelos professores envolvidos na pesquisa. Os atendimentos e as oficinas também permitirão que a equipe de professores realize pesquisa quantitativa e qualitativa por meio dos dados obtidos dos consumidores e, consequentemente, fazer o mapeamento e a avaliação do endividamento e, posteriormente, um e-book com os resultados obtidos. Os graduandos das áreas de Humanidades e de Ciências Jurídicas, além de se envolverem na execução dos métodos autocompositivos, irão ministrar as oficinas de educação financeira aos consumidores endividados e, nas escolas, cujos bairros se identificar um índice elevado de munícipes endividados. Com a realização da pesquisa serão contemplados objetivos atinentes a formação de um profissional com habilidades e competências para atuar na gestão adequada dos conflitos previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Direito e alcançar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, direcionada a uma cultura de paz, contemplando dois dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Claudia Maria Padovan
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
neuroplasticidade cerebral e comportamento: da influência da idade e do dimorfismo sexual aos efeitos da atividade física intervalada moderada na resposta ao estresse.
Resumo:
Depressão e Ansiedade são transtornos psiquiátricos que afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo e que vem aumentando com o envelhecimento e crescimento populacional, constituindo-se em importante problema de saúde. Apesar disso, a fisiopatologia destes transtornos é ainda pouco conhecida. O estresse é importante fator etiológico no desenvolvimento destes transtornos e sua ocorrência em idade precoce está relacionada ao desenvolvimento de formas severas manifestadas na idade adulta e déficit cognitivo. Além disso, a maior prevalência em mulheres sugere que os mecanismos de adaptação ao estresse sofre influência do gênero. Em modelos animais, as alterações plásticas em resposta ao estresse parecem estar correlacionadas com déficits de aprendizado, enquanto a prática de exercício físico moderado (EF) promovem efeito benéfico sobre ambos. Assim, a hipótese de nosso trabalho é que a exposição precoce crônica a estressores leva a alterações na microestrutura cerebral, associadas a alterações comportamentais e déficits cognitivos observados na idade adulta, podendo sofrer influência dos hormônios sexuais. A prática de EF irá prevenir e/ou atenuar essas alterações, constituindo-se em estratégia adjuvante para o tratamento de transtornos psiquiátricos decorrentes da exposição a estressores. Ratos (machos e fêmeas) Wistar Hannover recém-desmamados serão submetidos a 15 dias de Restrição (2h/dia), Isolamento social e/ou Choques Inescapáveis (0,2mA; 10seg; 40 choques) no período da manhã, enquanto no período da tarde serão treinados em protocolo de exercício físico intervalado de intensidade moderada. O ciclo estral das fêmeas será avaliado diariamente após PN50. Os testes comportamentais e histológicos serão realizados em grupos individuais aos dias PN36 e PN70. Nosso estudo permitirá um avanço na compreensão da fisiopatologia da Ansiedade e Depressão, além de consolidar a prática de exercício físico como estratégia adjuvante no tratamento destes transtornos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Claudia Maria Toledo da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diálogos interinstitucionais no contexto da pandemia covid-19 estudo comparativo em distintas realidades: brasil, estados unidos, alemanha e portugal
Resumo:
Em cumprimento ao sistema de freios e contrapesos, os Poderes Públicos devem controlar reciprocamente seus atos, do que podem resultar diálogos interinstitucionais. Em momentos de crise, há forte demanda por ações rápidas do Executivo, levando a poderes emergenciais. A crise pandêmica vem exigindo atuação constante do Executivo. Este projeto tem como referência o artigo "The Bound Executive: Emergency Powers during the Pandemic" (2020), no qual Ginsburg e Versteeg apresentam os resultados de pesquisa empírico-documental realizada em 106 países no 1º semestre de 2020, em que avaliam os poderes emergenciais do Executivo durante a pandemia, examinando se o sistema de freios e contrapesos foi observado mediante controle judicial e legislativo dos atos administrativos. A pesquisa mostrou que o sistema permaneceu atuante durante o período. Propõe-se neste projeto a atualização da pesquisa de referência, aprofundando sua análise qualitativa, a partir de dois recortes: (i) no número de países Brasil, EUA, Alemanha, Portugal; (ii) nos participantes dos diálogos interinstitucionais, com enfoque exclusivo nos Poderes Executivo e Judiciário e análise do controle judicial dos atos e omissões do governo federal relacionados à proteção dos direitos fundamentais à vida e à saúde, no período de julho/2020 a julho/2024. Em pesquisa empírico-jurisprudencial, será investigado se houve controle judicial dos atos do Executivo e, em caso afirmativo, se ele permaneceu nas 3 formas expostas por Ginsburg e Versteeg. Os argumentos justificadores das decisões serão ainda analisados a partir de taxonomia argumentativa fundada nas teorias de Alexy (2017) e Habermas (1997), de modo a se verificar se o Judiciário agiu dentro de sua competência ou se sua atuação foi excessiva (ativismo judicial). Finalmente, com base em Bateup (2006), será investigado se houve alguma forma de interação dialógica entre os Poderes na decisão judicial, em busca da melhor resposta conforme a Constituição.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
Vigência:
Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Claudia Nery Teixeira Palombo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância
Resumo:
HHá evidencias de que o território, compreendido como espaço geossocial, pode influenciar de forma positiva ou negativa aspectos da saúde infantil, sobretudo se consideradas as especificidades demográficas. Considerando o Nurturing Care Framework e as Dimensões de Impacto do território, pergunta-se: Como a alimentação,acesso a saúde,parentalidade,segurança/proteção e educação infantil se relacionam com as dimensões físicas, socioeconômicas,de serviços,rede social e de governança do território? O objetivo é avaliar as dimensões de impacto do território sobre as condições de saúde e nutrição de crianças na primeira infância. Para isso, pretende-se: 1)Mapear o espaço geossocial de distritos sanitários de Salvador-BA, quanto às dimensões de impacto (físicas, socioeconômicas, de serviços, rede social e de governança); 2)Caracterizar condições de saúde,nutrição e desenvolvimento de crianças
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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