Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Costa Quintana

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • evasão no ensino de graduação em ciências contábeis: os impactos decorrentes da pandemia covid-19
  • Em decorrência da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior precisaram adaptar a forma de trabalho por meio do ensino remoto, fazendo com que docentes e discentes passassem a vivenciar uma nova realidade, que pode ter afetado o processo de aprendizado, o interesse, o envolvimento e a capacidade dos estudantes seguirem as suas atividades na instituição. Dessa forma, aspectos relacionados a evasão passam a ser temas relevantes de pesquisa para compreender como a pandemia a afetou. Assim, o objetivo geral do projeto é analisar os impactos da pandemia COVID-19 na evasão dos estudantes da graduação em Ciências Contábeis, nos anos seguintes a pandemia. Assim, a ideia é realizar levantamentos nos anos de 2024 e 2025 relativo aos indicadores de evasão dos anos de 2022, 2023 e 2024, para buscar os estudantes evadidos nesse período e identificar os motivos que levaram a evasão, procurando entender como a pandemia pode ter provocado algum impacto. Deve-se observar que estudantes que evadirem nos períodos de 2022 a 2024, passaram pela pandemia, na graduação ou no ensino médio, e essa condição pode de alguma forma estar ligada a evasão. Assim, em um primeiro momento a proposta é levantar dados nas coordenações de curso de Ciências Contábeis, para uma análise descritiva e na sequência a aplicação de um instrumento de pesquisa a ser enviado aos estudantes evadidos, por meio de um questionário, procurando identificar os motivos da evasão. Além disso, desse grupo de estudantes que responderem o questionário será selecionado um número reduzido de pessoas para uma entrevista, com finalidade de entender a possível relação entre evasão e pandemia. Os resultados permitirão entender se além da pandemia, existem motivos externos ou internos dos estudantes que possam estar interferindo nos indicadores de evasão. Dessa forma, o projeto é uma proposta contemporânea, fortemente relacionada com o momento presente de transformações na forma de relação entre professor e aluno, no pós-pandemia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Cunha Ribeiro

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • diagnóstico da ictiofauna da área de proteção ambiental (app) “cabeceiras do rio cuiabᔠe “parque estadual águas do cuiabá”: subsídios para a gestão de unidades de conservação estratégicas na manutenção dos recursos pesqueiros.
  • A bacia do rio Paraguai é possui uma rica diversidade de peixes, incluindo espécies de interesse comercial/pesca esportiva e aquarismo. O Rio Cuiabá é uma das principais rotas migratórias de peixes. Em seu trecho mais a montante, o chamado “Rio Cuiabazinho” encontra-se uma Área de Proteção Ambiental “Cabeceiras do Rio Cuiabá”, onde também situa-se o Parque Estadual Águas do Cuiabá. A APP Cabeceiras do Rio Cuiabá foi instituída, entre outras diversas razões, com o intuito de I – Proteger: a) as espécies de animais silvestres; c) os recursos hídricos, em particular o sistema hidrográfico dos Rios Alto Cuiabá; II - Melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; III - Fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental; IV - Preservar as culturas e as tradições locais. Entretanto, não existem dados sistematizados acerca dos recursos pesqueiros na APP que possam subsidiar ações concretas. Os poucos dados existentes, apesar de limitados, forneceram indicações da relevância da área para a desova de espécies migratórias e ocorrência de espécies endêmicas ou de distribuição restrita. O projeto visa caracterizar a ictiofauna desta APP incluindo: 1) Diversidade total de espécies; 2) Espécies de importância na pesca comercial; 3) Espécies de importância na pesca artesanal, 4) Espécies migratórias; 5) Importância da bacia enquanto área de desova; 6) Espécies de interesse ornamental; 7) Espécies endêmicas; 8) Espécies ameaçadas 9) Espécies não descritas. Serão feitas expedições de coleta nas estações secas e chuvosas com o uso de metodologia padronizada. Espécies de interesse comercial passarão por análise de maturação gonadal. Amostras de tecido serão coletadas de todas as espécies para um banco de dados genético/ molecular. Todos os exemplares serão fotografados para registro de sua coloração em vida. O Ictioplâncton será coletado com uso de redes de plâncton associadas a um fluxômetro.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre da Silva Rocha

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • manufatura energeticamente eficiente com aços bainíticos: do forjamento ao tratamento supercial
  • Este projeto visa desenvolver processos para rotas de fabricação energeticamente eficientes, reduzindo-se o número de etapas, bem como o consumo energético, através do emprego de aços bainíticos de resfriamento contínuo de última geração. Serão pesquisados o forjamento controlado e tratamentos superficiais em ambiente laboratorial relevante para a manufatura de peças de alta resistência. Serão aplicadas pelo menos duas diferentes condições/composições deste material, obtidos por laminação controlada, que deverão permitir a eliminação de processos de reaquecimento. Dois componentes mecânicos utilizados em transmissão de potência mecânica serão fabricados como modelos para a investigação: engrenagem cilíndrica reta e cruzeta. Diferentes estratégias de forjamento e de resfriamento serão experimentados e simulados por elementos finitos, avaliando-se a microestrutura, propriedades e suas inter-relações. A aplicação bem sucedida destes novos materiais depende do desenvolvimento de tratamentos superficiais sem impacto nas propriedades de núcleo obtidas na etapa anterior de forjamento controlado. Desta forma, serão investigadas combinações de processos de Nitretação, Nitrocarbonetação, Pós-oxidação, Deep-rolling, Shot-peening, Têmpera por Indução e modificações superficiais a laser. Será realizada uma avaliação da economia de energia, dos aspectos logísticos, propriedades mecânicas e de custos, considerando a nova rota proposta na produção em comparação a rotas convencionais. Este projeto contribuirá para a compreensão do processamento e engenharia de superfícies de aços bainíticos de resfriamento contínuo. Gerará conhecimento para a redução do consumo energético e consequentes ganhos de produtividade e qualidade, com a redução de etapas de reaquecimento a temperaturas elevadas. Os resultados representam alto potencial de aplicação tecnológica em projetos de inovação para novos processos e produtos, contribuindo ainda na formação de graduandos, mestrandos, e doutorandos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre de Almeida Prado Pohl

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • aplicações inovadoras em comunicações óticas sem fio
  • A Internet das Coisas (IoT) tem pautado o desenvolvimento tecnológico em anos recentes. A visão de um universo de objetos e dispositivos conectados motiva empresas e academia na busca de soluções que tornem realidade esse cenário. O conceito se estende a diversas áreas, abrangendo aplicações em realidade aumentada, carros autônomos, fábricas inteligentes, ambientes médico-hospitalares, games on-line e redes de energia inteligentes. As redes de comunicação notam um aumento por taxas de bits mais altas, sendo a maior parte oriunda de ambientes internos, correspondendo a 80% do tráfego. À medida que a demanda por conectividade e banda aumentam, o espectro eletromagnético torna-se limitado. Neste sentido, as comunicações óticas sem fio oferecem uma solução viável e de baixo custo, devido ao uso de diodos emissores de luz (LEDs). Esta solução, conhecida como comunicação sem fio em luz visível (VLC) tornou-se possível a partir de LEDs de alta eficácia luminosa que atendem simultaneamente o propósito de iluminação e comunicação. Porém, LEDs comerciais apresentam banda limitada, além de apresentarem padrão de emissão lambertiana, acarretando limitações na taxa de bits e distâncias cobertas. O emprego de mecanismos para correção da resposta não-linear do LED, de técnicas de modulação avançadas (OFDM, CAP), processamento de sinal, algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de diversidade espacial (MIMO) permitem a mitigação das limitações citadas e o aumento da capacidade do canal. Tais técnicas serão investigadas e implementadas no projeto. Com o sistema de comunicação desenvolvido pretende-se realizar sua aplicação em dois ambientes relevantes, a saber: para controle de dispositivo robótico em ambiente que emule o industrial e em ambiente crítico de saúde para coletar e monitorar sinais vitais de pacientes. Pretende-se que os ambientes sejam cobertos por rede de attocélulas para garantir a ubiquidade do sistema, visando a mobilidade e manutenção da taxa de bits.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre de Pádua Carrieri

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • história, memórias e cotidiano na saúde: práticas, performances e contribuições da gestão em quatro instituições referências na região sudeste no enfrentamento de crises sanitárias brasileiras
  • A saúde pública é uma temática central no escopo democrático, uma vez que as decisões sobre a vida influenciam diretamente as condições de existência das populações. Na tentativa de promover a universalidade do direito à saúde, o sistema público de saúde brasileiro, o SUS, tem como proposta garantir outros direitos fundamentais, como educação, saneamento, cultura e segurança (FIOCRUZ, 2019), entendendo-os como elementos necessários para a proteção da vida. Dada a complexidade do SUS, sua operacionalização conta com uma gestão descentralizada em níveis federal, estadual e municipal, estabelecendo como princípio básico a coordenação entre essas três instâncias. Assim, as organizações de saúde são integradas, em termos de diretrizes, aos objetivos traçados nas políticas públicas, fazendo com que o atendimento à população responda à lógica de proteção da vida e promoção do bem-estar público. Este projeto tem como objetivo investigar a gestão de quatro hospitais públicos de referência no atendimento à população, sobretudo em períodos de crise sanitária. Com isso, pretende-se produzir conhecimentos acerca de práticas gerenciais que fomentem os processos de formulação de políticas públicas a partir do olhar para o que acontece, de fato, no cotidiano das organizações de saúde. Assim, investiga-se a hipótese de que a gestão dos hospitais, em consonância com as políticas públicas, torna os hospitais centros de referência no combate a crises sanitárias e atua ativamente na diminuição da vulnerabilidade em saúde. Para isso, parte-se do pressuposto de que a emergência das epidemias coloca a população em risco e, na ausência imediata de conhecimentos específicos, a gestão hospitalar é baseada em experiências acumuladas de outras crises de saúde pública. Por fim, essa problemática será tratada por meio de uma metodologia histórica e qualitativa, enfatizando tanto as vivências de sujeitos que participaram da gestão dos hospitais em períodos de crise sanitária.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Sun Dec 18 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre de Sá Avelar

Ciências Humanas

História
  • os nossos passados ainda são históricos? interpelações do presente à disciplina.
  • A proposta aqui submetida parte de uma interrogação: nossos passados ainda podem ser pensados historicamente? Em outros termos, a operação historiográfica que, através das noções de distância e de prova, transformava as experiências pretéritas de homens e mulheres em história ainda continua fazendo sentido em nosso presente? As incertezas e questionamentos sobre a autoridade da história, tanto como passado transformado em matéria verificável quanto como campo disciplinar, são, sem dúvida, pertinentes. O mundo que produziu a ciência histórica – e que se caracterizava pelo primado geopolítico dos estados nacionais e pela disponibilidade do futuro como progresso – se transformou profundamente. Novas experiências e políticas do tempo são sentidas pelos nossos contemporâneos em virtude da emergência de memórias traumáticas, da aceleração temporal e de catástrofes ambientais sem precedentes. Se continuamos nutrindo interesse pelo passado, não parecemos tão seguros quanto à eficácia da história para abordá-lo. O presente projeto pretende enfrentar a complexidade dessas incertezas contemporâneas a partir de cinco eixos. No primeiro deles, a proposta será discutir como as noções de confiança e autoridade epistêmica têm se refigurado em nossa atualidade. O eixo seguinte tratará da crise contemporânea da história como uma modalidade de desdemocratização do passado. O terceiro enfrentará, partindo de alguns escritores latino-americanos, o potencial da ficção para reorganizar nossas apreensões sobre a história. O quarto enfocará como as diversas formas de negacionismo impõem problemas teóricos relevantes para disciplina histórica. Por fim, o quinto e último eixo abordará as entre história, direito e justiça tendo como base os diversos usos da noção de genocídio. Em conjunto, esses eixos permitirão mapear algumas das características do debate sobre a noção de “histórico” para designar os nossos tantos passados e as formas de apreendê-los.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre dos Santos

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • monitoramento remoto de formigas cortadeiras em plantios de eucalipto em larga escala aplicado a big data espacial com o uso de computação em nuvem
  • O Brasil é um dos maiores produtores de polpa de celulose e papel do mundo e tem mais 7 milhões de hectares de florestas de eucalipto para suprir essa produção. As formigas cortadeiras são um dos maiores problemas na produção dessas florestas, pois desfolhas as plantas e reduzem a sua capacidade fotossintética. O controle dessas pragas deve ser precedido pelo monitoramento das suas populações para reduzir o custo e a quantidade de inseticida aplicada, mas os métodos de amostragem atualmente empregados necessitam de muita mão de obra e tempo, justificando o desenvolvimento de novas metodologias de monitoramento de formigas cortadeiras, mais rápidas, precisas e com menor custo. Imagens de sensores remotos são muito utilizadas atualmente no monitoramento de diferentes pragas na agricultura e florestas em todo o mundo, mas não para as formigas cortadeiras. Porém, as desfolhas causadas por essas formigas alteram a estrutura e a refletividade das plantas, permitindo a identificação das injúrias dessas formigas por meio dessas imagens. O objetivo deste projeto será o desenvolvimento de um processo operacional para o monitoramento espacial de formigas cortadeiras em larga escala com o uso de técnicas de aprendizado de máquina ou machine learning (ML) aplicadas a um big data constituído por imagens de satélite com o emprego de máquinas virtuais (VM) em ambiente de nuvem. O desenvolvimento dessa nova ferramenta tecnológica aplicada ao manejo integrado de pragas permitirá a antecipação do processo de tomada de decisão para estes insetos-praga, redundando em redução de perdas na produção, custos de controle e impactos ambientais.
  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed May 03 00:00:00 BRT 2023-Fri Oct 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Alexandre Fernandes Perazzo

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias de sistemas integrados de produção e conservação de forragens para o aumento da capacidade de suporte de unidades familiares do semiárido
  • A atividade agropecuária no Nordeste do Brasil é extensiva e descontínua, caracterizado por baixo nível tecnológico e dependência da vegetação da Caatinga. Isso afeta a produtividade de leite e carne devido à escassez de forragem de baixo valor nutritivo. A economia local é baseada na agricultura familiar, porém, muitos vivem em extrema pobreza. O conceito de "produção agrícola sustentável" tem ganhado destaque, impulsionando sistemas integrados de Agricultura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esses sistemas buscam recuperar áreas degradadas e produzir de forma sustentável. No Nordeste, a pesquisa em ILPF é incipiente, mas promissora. É crucial adaptar os modelos de ILPF à região, usando estratégias específicas e plantas adaptadas. Serão conduzidos ensaios experimentais tendo como base o cultivo de 5 forrageiras perenes e duas anuais: Palma forrageira (Opuntia sp. e Nopalea sp.), Gliricídia (Gliricidia sepium), Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth), Pornunça (Manihot sp. – Euphorbiaceae), e Moringa (Moringa oleífera) em espaçamento de 2,0 m (plantas) x 3,5 m (linhas) e semeados nas entrelinhas com as culturas anuais. As forrageiras perenes serão consorciadas com Sorgo BRS Ponta Negra (Sorghum bicolor L) e Milho variedade Saboroso (Zea mays) com espaçamento de 0,5m x 0,16m para consorciação com sorgo e 0,5m x 0,25m para consorciação do milho. O experimento 02 terá plantas forrageiras provenientes do experimento 1 para produção de silagens mistas adotando a tecnologia da conservação de forragens para sistemas integrados do Semiárido. Serão 14 ensaios experimentais de silagens mistas utilizando níveis de inclusão de misturas de plantas visando fornecer soluções tecnológicas de silagens de qualidade utilizando plantas adaptados do Semiárido. As principais metas são disponibilizar para os produtores soluções tecnológicas de adoção de consórcio, e desenvolver tecnologicamente para sociedade mais de 22 modelos de silagens mistas.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Fernandez Vaz

Ciências Humanas

Educação
  • teoria crítica, racionalidades e educação vi: estudos para a compreensão do tempo presente
  • A proposta pretende fazer prosseguir o programa de pesquisa que temos desenvolvido desde 2005, com apoio do CNPq (Editais Universais, bolsas PQ e diversos outros financiamentos), que procura desenvolver uma Teoria Crítica do presente com interesse na e para a educação. Isso vem se efetuando pelo constante reexame do legado e do potencial da Escola de Frankfurt, em confronto com novas questões que buscam realimentar essa tradição analítica, atualizando-a. Para esta etapa, objetivamos, com um amplo e diversificado grupo, o seguinte: Reconstruir e analisar o percurso de elaboração dos modelos críticos para a educação propostos por Theodor W. Adorno, Walter Benjamin e Oskar Negt, com ênfase na articulação dialética entre formação (Bildung), semiformação (Halbbildung); esvaziamento da formação (Bildungslosigkeit); Desenvolver trabalhos sobre relação entre cultura e sociedade, com interesse em materiais da literatura e do cinema latino-americanos; Investigar itinerários da educação do corpo e da sensibilidade em triplo registro: nos termos de uma teoria da educação do corpo e das sensibilidades (Adorno, Lacan, Plessner); na relação entre corpos afirmativos e corpos dissonantes no esporte e na escola (Marcuse); na constituição de uma obra esportiva como expressão estética. A pesquisa acompanha o movimento de constituição dos objetos, procurando reconhecer-lhes fidelidade, respeitar-lhes a primazia – Vorrang des Objekts. Os objetivos devem permanecer entre si articulados, de modo a formar um quadro de referências que faça com que cada um, ao mesmo tempo em que procure o não idêntico (das Nicht-Identische), possa se reconhecer e ser reconhecido como parte de um mesmo impulso teórico-reflexivo. De forma geral, trata-se de observar a tensão dialética entre o idêntico e o não-idêntico, alcançando o não-conceitual por meio do conceito, mas sem destruí-lo; ao contrário, reconhecendo-lhe os contornos em toda sua radicalidade.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alexandre Giusti-Paiva

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo pré-clínico da eficácia, mecanismos de ação, segurança e toxicidade de fitofarmacos no manejo de sintomas do transtorno do espectro autista e comorbidades
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem déficits em comunicação e comportamento social, tornando o manejo complexo. A prevalência crescente no Brasil reforça a busca por terapias eficazes. A validação de fitofármacos poderia oferecer terapias mais acessíveis, integrando sabedoria tradicional e medicina moderna. Esta pesquisa visa aprimorar o arsenal terapêutico do SUS, beneficiando pacientes com TEA e seus familiares. Modelos de neurodesenvolvimento em roedores serão adotados e filhotes de ambos os sexos examinados neural e socialmente. Avaliaremos a eficácia de substâncias (Curcuma longa, Hypericum perforatum, Erythrina mulungu) e seus princípios ativos (curcumina, hiperforina, alcalóides eritrinicos), bem como canabinóides CBD, CBN e CBG. Serão testados comportamentos como vocalizações, sociabilidade e comorbidades. As análises incluem microarray de córtex pré-frontal em ratos, identificando genes que foram superexpressos ou subexpressos em ratos autistas em comparação com controles e após tratamento com fitofármacos. Ensaios de RT-PCR e proteômica seguirão resultados do microarray. Alterações gênicas relacionadas à neurogênese, neuroplasticidade e gliose implicarão análises proteicas por WB, imunoistoquímica e quantificação de marbadores biológicos. A coloração de Golgi verificará arquitetura dendrítica e neuronal. Fitofármacos promissores terão segurança e toxicidade testadas, avaliando efeitos no sistema nervoso, cardiovasculares, respiratórios, renais e genotoxicidade. Os estudos buscam definir a dose segura para humanos e parâmetros para monitoramento de efeitos adversos. Em termos de soluções, o projeto tem o potencial de oferecer subsídios para uma abordagem terapêutica mais acessível e sustentável, complementando os tratamentos existentes e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de indivíduos com autismo e suas famílias.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026