Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patryck de Araujo Ayala

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a proteção jurídica do sistema climático em um constitucionalismo transformador: medidas estruturantes na experiência jurisprudencial latino-americana.
  • Se por um lado o estado do conhecimento científico sobre o sistema climático demonstrou que ele foi transformado pela ação humana, e que estas alterações possuem como uma de suas fontes, a degradação global dos ecossistemas, por outro lado, também se pôde demonstrar mais recentemente, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, que essa realidade não foi capaz de ser contida ou evitada por meio da proliferação de normas jurídicas. Esta iniciativa se demonstrou ineficaz, per se, para se evitar ou mitigar as alterações do sistema climático, para garantir a integridade dos processos ecológicos, proteger os sistemas naturais, e restaurar os ecossistemas. Em um estado de coisas de deficiências estruturais que define a governança dos conflitos no Sul-Global, e adotando-se como hipótese a de que conflitos socioeológicos tem causas complexas, e não têm sua resolução adstrita ao aumento de normatividade, propõe-se favorecer a governança dos sistemas socioecológicos no Direito brasileiro, (como os ecossistemas e o próprio clima), considerando-se padrões de governança judicial dialógica, no âmbito de um Constitucionalismo transformador. Estes se encontrariam baseados nos processos estruturais, por meio dos quais se estimula caminhos para reorganizar estruturas burocráticas deficientes. Por meio do método indutivo e de pesquisa monográfica e jurisprudencial, o projeto também busca sua proposição, fomentando-se um observatório jurídico em rede entre as instituições colaboradoras, que se concentre em experiências de reorganização estrutural dos sistemas socioecológicos, na América Latina, adstringindo-se ao Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) colombianos, à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, vinculadas à reorganização de políticas públicas para a proteção de ecossistemas degradados, com influência climática.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Sun Feb 06 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Adriane Perez Ribeiro

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • farinha de larvas de black soldier fly em dietas para colossoma macropomum: do crescimento à terminação
  • A produção animal sustentável ambientalmente depende, entre outros aspectos, dos ingredientes eleitos para a formulação de dietas. As farinhas de inseto, como a de larvas de black soldier fly, são produzidas de forma sustentável, uma vez que os insetos aproveitam material orgânico de baixa qualidade, requerem pouca água e áreas de produção pequenas, além de emitirem poucos gases de efeito estufa. Por esse motivo, seu potencial como fonte proteica em dietas para peixes vem sendo estudado atualmente. A definição sobre níveis de inclusão e fases de desenvolvimento do peixe no qual este ingrediente pode ser empregado deve ser alvo de pesquisas, para que se obtenham animais em cativeiro com bom desempenho e qualidade de carne satisfatória. Diante do exposto, a hipótese central desta proposta é investigar se o uso da farinha de black soldier fly, como ingrediente protéico, não interfere na produção do tambaqui em cativeiro. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de diferentes níveis de inclusão da farinha de black soldier fly, em dietas para tambaquis, do crescimento à terminação, sobre o desempenho, qualidade de carne, metabolismo e comportamento alimentar dos peixes. O projeto abrangerá 3 experimentos. O primeiro experimento avaliará desempenho, qualidade de carne, saúde intestinal e metabolismo dos tambaquis, em 3 fases de crescimento (animais com 4 meses de experimento, de 4 a 8 e de 8 a 12 meses de experimento), alimentados com 5 dietas (0, 5, 10, 15 e 20% de inclusão de farinha desengordurada de black soldier fly), em 4 repetições. O segundo experimento determinará a digestibilidade dos nutrientes das dietas, para peixes em 2 faixas de peso (100 e 500 g). O terceiro experimento observará se existe preferência dos peixes pelas dietas, visto as diferenças de inclusão da farinha de inseto nas rações.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Mon Mar 28 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Bargi de Souza

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • estudo da correlação entre a função tireoidiana e o relógio biológico: repercussões do hipotireoidismo na ritmicidade do metabolismo energético
  • A ritmicidade circadiana é fundamental para a manutenção da homeostasia do organismo frente às demandas diárias e gerada por um mecanismo de retroalimentação dos componentes do relógio em um período aproximado de 24h. A dessincronização destes processos rítmicos está associada à maior prevalência de distúrbios endócrino-metabólicos. Em paralelo, disfunções tireoidianas resultam na dessincronização dos genes relógio no coração e na adenohipófise com possíveis repercussões na função cardíaca e endócrina. A hipótese central deste projeto é que os hormônios tireoidianos (HTs) modulam a expressão dos genes do relógio e/ou controlados pelo relógio nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético, o que poderia explicar a associação entre hipotiroidismo, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica observada nos estudos epidemiológicos. Tal hipótese é reforçada pelos prejuízos no metabolismo energético da prole decorrentes do hipotireoidismo gestacional e pela modulação concomitante de transcritos envolvidos na regulação do metabolismo energético pelo relógio e pelos HTs. Neste projeto, pretendemos avaliar o padrão da oscilação diária da: atividade locomotora espontânea, temperatura corporal, consumo de O2, sensibilidade à insulina, perfis séricos de TSH, T4, T3, colesterolemia, lipidemia e da expressão de marcadores moleculares nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético em animais hipotireoideos e explorar os mecanismos moleculares com o uso de animais geneticamente modificados para os componentes do relógio. O desenvolvimento deste projeto irá contribuir com o avanço da pesquisa básica esclarecendo os mecanismos mediados pelos HTs na ritmicidade circadiana do metabolismo energético e terá implicações clínicas considerando que as desordens metabólicas e tireoidianas correspondem às endocrinopatias mais prevalentes na população e ainda cerca de 12-19% da população apresenta hipotiroidismo subclínico impactando a saúde pública e a economia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Barros

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • habitações verticalizadas de interesse social, espaços livres e mobilidade infantil independente: coprodução de conhecimento no aglomerado barragem santa lúcia
  • Explorar e brincar nos arredores residenciais sem a supervisão de adultos - mobilidade infantil independente - é essencial para o pleno desenvolvimento e bem-estar das crianças. O declínio da mobilidade infantil independente nos centros urbanos nas últimas décadas tem sido bem documentado e associado à baixa qualidade dos espaços livres - espaços não edificados (públicos ou privados) - ofertados para as crianças. Diante da forte verticalização dos centros urbanos, a carência de estudos que buscam compreender como os espaços livres conformados por habitações verticalizadas (HVs) impactam no nível de mobilidade independente concedido às crianças, principalmente daquelas em situação de vulnerabilidade, é uma ameaça à promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Mediante a necessidade de evidências para subsidiar processos de planejamento e projeto de HVs e espaços livres urbanos que facilitem a mobilidade infantil independente, propomos um estudo piloto transdisciplinar guiado pela questão: Quais aspectos dos espaços livres conformados pelas HVs produzidas para as famílias do Aglomerado Barragem Santa Lúcia, no âmbito do Programa Vila Viva, em Belo Horizonte impactam na mobilidade infantil independente, segundo a perspectiva das crianças e dos seus pais (ou responsáveis legais)? Pesquisas mostram que a mobilidade infantil independente é função de fatores inter-relacionados, incluindo aspectos físicos, contexto social e práticas parentais. Com o propósito de promover a escuta sensível das crianças, estas participarão de todas as etapas do estudo, desde a geração de dados até a conferência dos resultados. Os dados serão disponibilizados em uma plataforma digital interativa para estimular o diálogo entre as crianças e agentes capazes de promover mudanças nas políticas públicas e práticas. O incremento da qualidade de vida das meninas e meninos é premente.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Jun 09 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Becker Pertuzatti

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • digestibilidade in vitro e atividade biológica de compostos bioativos presentes em óleos de frutos do cerrado
  • O Cerrado é o segundo principal bioma do Brasil, ocupando cerca de 21% do território nacional e contando com uma flora diversificada. Muitas de suas espécies ainda são pouco conhecidas no país, mas apresentam potencial tanto pela indústria de alimentos como pela indústria farmacêutica, já que devido ao elevado conteúdo de lipídeos são atrativas para extração de óleos. Apesar de pouco estudados, muitos destes óleos apresentam elevados conteúdos de compostos bioativos, como carotenoides, compostos fenólicos e fitoesterois que têm sido muito associados com a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, além de atividades anti-helmíntica, antimicrobiana e antimutagênica. No entanto, após o processo de digestão, os compostos bioativos podem ser degradados de modo que seus potenciais efeitos antiparasitários, antidiabéticos e antiobesidade sejam comprometidos. Desta forma, destaca-se a importância de estudar a sua digestibilidade in vitro e avaliar o conteúdo de compostos bioativos através de cromatografia gasosa e de cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massas, nas frações que simulam a fase oral, gástrica e intestinal, determinando além do conteúdo de compostos bioativos nos óleos a sua bioacessibilidade. Correlações entre dados in vitro e in vivo sobre as funções do trato gastrintestinal permitem extrapolação acurada dos resultados. Verificar os efeitos biológicos desses óleos pode contribuir para o aumento do consumo de frutas do Cerrado, além de servirem como subsídio para aplicação dos mesmos pela indústria farmacêutica. Desta forma, a hipótese deste projeto é que os óleos de frutos do cerrado atuem no parasitismo e doenças não-transmissíveis. A partir da extração e caracterização dos óleos com posterior aplicação em roedores será possível comprovação de efeito biológico. Resultados positivos criam amplo potencial para exploração econômica sustentável.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Apr 21 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Carina de Araújo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • gestão da informação científica no contexto da ciência aberta
  • A gestão da informação científica é o processo de coleta, organização, armazenamento, disseminação e avaliação de um tipo específico de informação, a informação científica. Esse processo tem relação direta com a comunicação científica, pois se relaciona ao fluxo de informação do ambiente científico. No movimento de Ciência Aberta, caracterizado pela pesquisa científica colaborativa, aberta e transparente com a abertura das fases do ciclo de vida da pesquisa, a gestão da informação científica são protagonistas. Este projeto objetiva investigar a gestão da informação científica e sua potencialidade para a proposição de instrumentos para a política científica nacional no âmbito da ciência aberta. De forma específica, objetiva contextualizar a gestão da informação científica no contexto da ciência aberta; identificar as iniciativas nacionais de criação de ambiente integrado de gerenciamento de publicações científicas para composição de bases de dados de diferentes domínios; analisar o domínio da comunicação científica no direito; discutir a potencialidade de criação de indicadores científicos nacionais aliados a uma perspectiva de gestão da informação científica que considere as diferentes características dos domínios; propor a criação de uma base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito. Desenvolverá pesquisa exploratória e metodológica quantos aos objetivos, qualitativa quantos à abordagem e aplicará a análise documental e a análise de domínio que terá como unidade de análise a comunicação científica no direito. O projeto resultará na produção de conhecimento novo e relevante sobre o tema que pode ser aplicado a diferentes domínios, bem como a proposição da base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito como fonte de informação e instrumento de política científica para esse domínio no Brasil.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Corrêa Henning

Ciências Humanas

Educação
  • escola, filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
  • O presente projeto de pesquisa busca analisar os modos como as filosofias da diferença podem contribuir com a escola para pensarmos nossas relações com o mundo, com o planeta e com os espaços em que nos situamos. Para isso, toma como objeto teórico os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e autores da Educação que assentam seus estudos nessa perspectiva. Trata-se de uma investigação que aposta nas articulações entre educação, educação ambiental e a filosofia como modo de exercer criticamente o pensamento diante dos dilemas ambientais que acometem o contemporâneo. Para isso, o projeto prevê duas etapas: a) mapeamento bibliográfico a respeito das produções científicas sobre escola e filosofia no que se refere às possibilidades de criação no interior dessa instituição e b) entrevista com professores/as de um curso de formação dedicado à articulação entre educação, educação ambiental e filosofia. Esse estudo intenta mobilizar a escola para inventividades no contemporâneo, potencializando as relações com o mundo na articulação com a filosofia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula Cristina Trevilatto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • apoio a formação de doutores em áreas estratégicas pucpr
  • Vide projeto anexo
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 03 00:00:00 BRT 2020-Sun Mar 02 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Paula de Souza São Thiago Calaça

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • o mel do vale do jequitinhonha: fortalecimento da cadeia produtiva e estudos de tipificação do mel de aroeira de abelhas indígenas sem ferrão e de apis mellifera, visando indicações geográficas
  • O mel monofloral de Aroeira é produzido em regiões de Matas Secas, locais onde naturalmente abundam indivíduos de Astronium urundeuva, uma árvore com propriedades medicinais, amplamente utilizada pela população local. Este mel é o principal produto da apicultura da região do Vale do Jequitinhonha, conhecida por possuir riquezas naturais e culturais, mas também baixos índices de desenvolvimento humano. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG – Campus Araçuaí), parceiro da presente proposta vem desenvolvendo pesquisas de fortalecimento da cadeia apícola do Vale do Jequitinhonha, com apoio do Sebrae, reconhecendo o papel que este produto pode ter para a identidade da região do Vale do Jequitinhonha, tanto o mel de abelhas Apis mellifera (apicultura) quanto o de abelhas indígenas sem ferrão (meliponicultura). Somando-se a estes esforços estão os estudos de tipificação de mel, que contribuem para sua caracterização, valorização no mercado e subsidiam os selos de Indicações Geográficas (IG), reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este projeto visa desenvolver estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Vale do Jequitinhonha, de modo a contribuir para sua agregação de valor e subsidiar processos de obtenção de selos de IG. Nossa hipótese é de que o mel de aroeira do Vale do Jequitinhonha possui potencial para uma IG. A equipe deste projeto possui ampla experiência neste tipo de estudo. Já atuamos em projetos anteriores de tipificação do mel de aroeira, cujos resultados possibilitaram, em fevereiro de 2022, o reconhecimento da IG do mel de aroeira de outro conjunto de municípios da região Norte de Minas Gerais. Além disso, a equipe do IFNMG já possui apoio para projetos neste sentido, com auxílio de projeto aprovado pelo Sebrae, e capilaridade junto aos produtores da região, funcionando como um pólo de disseminação do conhecimento do assunto. Ademais, entre nossos parceiros temos a Cooperativa de apicultores da re
  • Fundação Ezequiel Dias - MG - Brasil
  • Fri Aug 12 00:00:00 BRT 2022-Sat Aug 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Paula Felippe Martinez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • participação das sestrinas na modulação de aspectos moleculares, metabólicos e morfológicos cardíacos em ratos submetidos a jejum intermitente e treinamento intervalado de alta intensidade
  • As afecções cardiovasculares figuram entre as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. O desenvolvimento de doenças cardíacas relaciona-se com remodelação cardíaca, processo decorrente de injúria ou sobrecarga contínua a que o miocárdio é submetido. Intervenções como exercício físico e jejum intermitente (JI) vêm sendo utilizadas com o intuito de prevenir ou atenuar a remodelação cardíaca. Entre as modalidades de exercício físico, treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem se destacado por apresentar boa relação tempo-eficiência para induzir alterações cardíacas. Por sua vez, há evidências que JI promove benefícios ao coração, como redução de apoptose e estresse oxidativo. Recentemente, tem sido aventado que as sestrinas, uma família de proteínas responsivas a estresse, podem desempenhar papel importante em mecanismos de cardioproteção. O objetivo do presente projeto é testar a hipótese que associação entre JI e HIIT potencializa os efeitos cardioprotetores, os quais são mediados pela via das sestrinas. Para tanto, ratos Wistar machos serão distribuídos em quatro grupos: Controle (C), Jejum Intermitente (JI), Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (T), Jejum Intermitente e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (TJI). Após 12 semanas, os animais serão submetidos a teste de esforço máximo e eutanasiados. Para caracterização da remodelação cardíaca, serão avaliados no ventrículo esquerdo área seccional transversa dos cardiomiócitos e fração intersticial de colágeno (análise histológica); distribuição das isoformas das cadeias pesadas de miosina (eletroforese); fragmentação de DNA (ELISA) e atividade de enzimas do metabolismo energético (espectrofotometria). Serão ainda analisados marcadores séricos de estresse oxidativo malondialdeído (HPLC) e 3-nitrotirosina (ELISA) e a expressão miocárdica de proteínas relacionadas à via das sestrinas (Western blot). Análise estatística: ANOVA de duas vias e teste post hoc adequado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025