Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Nunes da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • semana nacional de ciência e tecnologia na universidade do estado do rio de janeiro - snct na uerj
  • Entendendo que o passado permanece vivo e perpassa o presente, propomos a discussão do tema Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, guiados pelos ecos deste passado e por seus reflexos na constituição de nossa identidade como nação. Destacamos a voz da ciência neste processo e demarcamos a constituição da comunidade científica brasileira, sua contribuição para definição da identidade brasileira e para o desenvolvimento científico do país. Destacamos também a pluralidade de atores envolvidos neste processo e as consequências de suas persistências, esquecimentos e apagamentos na consolidação de nossa identidade e exercício da cidadania. Que Independência, afinal, tivemos? Que cidadania fomos capazes de construir nestes 200 anos? Reconhecemos a independência como um processo complexo, vivo e aberto. Uma narrativa em construção e a concretização de um de muitos futuros que se desenhavam como possibilidade em 1822 e que no presente é uma janela de oportunidade para reflexão e construção de nosso projeto nacional. Ao problematizar as múltiplas narrativas da história do Brasil, complexificamos nossos olhares sobre o nosso passado e respondemos ao desafio contemporâneo de reconhecer, valorizar e dar voz aos múltiplos elementos da cultura brasileira, formada pela confluência de muitos rios culturais. No presente, o desafio da identidade nacional se mantém, visto que ainda não oferecemos a todos os brasileiros condições para o pleno exercício da cidadania. Entendemos que se trata de uma necessidade e de uma oportunidade que oferecemos aos participantes da SNCT na UERJ, em particular aos estudantes, de protagonizarem e participarem do processo de construção do conhecimento científico e histórico. Dez instituições de seis municípios do Estado do Rio coordenam as atividades e ações deste projeto. As modalidades de eventos abrangidas são: Exposição de CT&I, Conjunto de Oficinas de CT&I, Portas Abertas, Mostra de Vídeos e de Ciências.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Patricia Pintor dos Reis

Ciências da Saúde

Medicina
  • estratégias de diagnóstico da tuberculose e identificação do microbioma complexo associado ao desenvolvimento e progressão da doença
  • Em 2018, ~ 1,5 milhão de pessoas evoluíram para óbito devido à tuberculose (TB), no mundo. A TB tem incidência global variável. No Brasil, em 2018, foram diagnosticados 72.788 casos novos (34,8/100 mil habitantes). Avanços no diagnóstico de TB foram alcançados com o uso de estratégias de diagnóstico molecular precisas e determinação de resistência a antibióticos, levando a melhoria do tratamento e controle da doença. Entretanto, ainda é preciso avançar nas estratégias diagnósticas e avaliar multirresistências e ocorrência de recidiva da doença. Além disso, há necessidade de implementação de estratégias de diagnóstico acessíveis (e eficazes para detecção de TB) em regiões com menor acesso a tecnologias de saúde, em países como o Brasil. Portanto, os objetivos desse trabalho incluem: aumentar a sensibilidade de identificação molecular do Mycobacterium tuberculosis e MNT em amostras pulmonares e comparar os resultados com a cultura líquida; detectar multirresistências a drogas, rifampicina, isoniazida, etambutol, fluoroquinolona e canamicina; sequenciar o microbioma em amostras de escarro pulmonar, a fim de identificar a carga bacteriana e outras espécies de bactérias associadas ao M. tuberculosis, correlacionando os achados com a resposta ao tratamento, prognóstico e recidiva; aumentar a sensibilidade para identificação de TB em exames de Raio X e Tomografia Computadorizada de Baixa Dose (TCBD), comparando-a com as técnicas moleculares e baciloscopia; determinar quantitativamente a fibrose, enfisema e realizar uma análise espacial das estruturas pulmonares por algoritmo de processamento de imagem (Raio X e TCBD), a fim de aumentar a abrangência do Raio X em situações em que a tomografia computadorizada não é disponível. Serão incluídos indivíduos (n=400) com suspeita de TB referidos ao Hospital das Clínicas de Botucatu e Hospital Estadual de Bauru. Serão coletadas amostras de escarro, sangue e urina de todos os pacientes, possibilitando a detecção de outras formas de TB para pacientes com quadro clínico compatível e resultado molecular negativo para M. tuberculosis no escarro pulmonar. Os produtos esperados incluem a geração de dados comparativos de Especificidade e Sensibilidade entre as metodologias moleculares e de imagem; o desenvolvimento de algoritmos de detecção de TB em Raio X e TCBD; a identificação da carga bacteriana associada ao M. tuberculosis e sua correlação com prognóstico, resposta ao tratamento e recidiva da doença. O estudo contribuirá diretamente para a implementação de estratégias diagnósticas em nossa instituição e estudos avançados de pesquisa do microbioma associado à TB.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Jun 16 00:00:00 BRT 2020-Fri Jun 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Patricia Rieken Macedo Rocco

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • mecanismos fisiopatológicos e terapias inovadoras em doenças respiratórias agudas e crônicas
  • As doenças pulmonares agudas [síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA)] e crônicas [doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma grave, hipertensão arterial pulmonar (HAP) e silicose] são um problema de saúde pública em função da elevada morbidade e mortalidade. Para algumas dessas doenças, a única perspectiva terapêutica é o transplante de pulmão. Destarte, é fundamental compreender a fisiopatologia e desenvolver novas estratégias terapêuticas (ventilatórias, farmacológicas, nanofármacos, terapia com células mesenquimais estromais (MSCs) e vesículas extracelulares e mitocôndria advindas de MSCs). Esse projeto agrega a expertise de pesquisadores produtivos de 6 laboratórios de pesquisa, distribuídos em 4 importantes instituições federais de ensino e pesquisa, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Fluminense e a Fundação Oswaldo Cruz, promovendo e integrando a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade para que estudos básicos e pré-clínicos sejam realizados e, consequentemente, seja possível promover a melhora funcional dessas doenças respiratórias. O projeto contará, também, com a colaboração de pesquisadores estrangeiros, todos com vasta experiência no desenvolvimento de terapias avançadas para doenças pulmonares agudas e crônicas. Para tal, desenvolveremos modelos in vitro e in vivo de doenças pulmonares agudas e crônicas que afetam os seres humanos, avaliaremos os mecanismos celulares e moleculares, bem como testaremos a eficácia de diferentes terapias inovadoras. Iremos reforçar o uso de técnicas ômicas (genômica, proteômica, lipidômica, transcriptomica e metabolômica) nessas análises, buscando compreender os mecanismos de ação dessas terapias. Uma vez que tais doenças e terapias poderão acarretar lesões em outros órgãos, tenciona avaliar a interação entre coração-pulmão e cérebro-pulmão.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Feb 09 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Rodrigues Samora

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • localização e transformações espaciais das favelas de campinas (sp): em direção aos ods da onu?
  • A proposta adere à Portaria MCTIC 1122/20, nas áreas prioritárias de Tecnologias para Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável. Busca aprofundar método para mapeamento e interpretação das transformações do ambiente construído em favelas, de forma a subsidiar ações para cidades mais saudáveis e resilientes. O incremento construtivo e populacional destes assentamentos aumenta sua vulnerabilidade aos riscos de desastres e incêndios e impacta a integração às redes de saneamento, bem como a regularização urbanística e fundiária destas áreas. Com recorte territorial em Campinas (SP), a proposta tem por etapas a realização da cartografia das transformações das favelas desde 2011, leitura da relação com a localização e construção de indicadores de melhoria da qualidade espacial adaptados dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Na literatura, o fenômeno das transformações espaciais em favelas é tratado como homogêneo, mas a hipótese desta pesquisa é que a localização dos assentamentos é fator determinante neste processo. Estudos preliminares para 44 áreas no setor sudoeste da cidade indicam que a hipótese é plausível e as próximas etapas farão a cartografia de toda a cidade. Para o mapeamento, o método utiliza análise visual de imagens de satélite e identifica tipos de transformações quanto à ampliação do espaço ocupado e aumento de pavimentos construídos nos perímetros. Pela pertinência com o objeto, os indicadores escolhidos são ODS 6 “Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos” e 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. As contribuições esperadas são tecnológicas e teóricas: um método acessível e replicável de cartografia da transformação, elementos para a compreensão da relação entre transformação em áreas informais e localização e dados para a rede internacional "Sustainable Development Goals and the New Urban Agenda", que a proposta integra.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa

Ciências Humanas

Antropologia
  • violência no contexto doméstico e familiar: tecnologia social à serviço das mulheres do semiárido sergipano
  • Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico social que abarca às violências domésticas e intrafamiliar que acometem mulheres que vivem em regiões do semiárido do estado de Sergipe. Estudos feitos nas delegacias dos municípios da referida região apontam que a maior parte dos registros têm como vítimas mulheres que vivem na Zona Rural, são pequenas agricultoras que sobrevivem numa região árida, com escassez de água e dificuldade de acesso aos instrumentos urbanos, especialmente, quando vivenciam episódios de violência. Nesse contexto, a delegacia, os hospitais, o conselho tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social são importantes instituições de atendimento ao público. A proposta, portanto, propõe-se a, a) investigar os impactos das violências domésticas em mulheres e suas famílias que vivem nos municípios do Alto Sertão de Sergipe, b) analisar como as políticas públicas existentes para o atendimento às mulheres vítimas de violências domésticas e familiar são aplicadas em Sergipe, c) desenvolver, disponibilizar e consolidar produto tecnológico “aplicativo mobille emergencial para casos de violência doméstica e familiar” para a região do Alto Sertão de Sergipe para, em seguida, transferir a tecnologia às instituições públicas que atendem mulheres em situação de violência capacitando profissionais da segurança pública e da saúde para uso do aplicativo e processamento de dados. Metodologicamente será feita pesquisa etnográfica e entrevistas com mulheres que passaram por situação de violência, profissionais do direito, da saúde e da assistência social que trabalham com atendimento às mulheres nas cidades e concomitantemente será desenvolvido o aplicativo mobille de uso emergencial. A utilização de novas tecnologias é imprescindível para o aprimoramento dos trabalhos de proteção das mulheres no âmbito nacional, assegurando também o cumprimento de compromissos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Silva Osorio

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • em busca da consolidação dos primeiros programas pós-graduação do estado de mato grosso
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Soffiatti

Ciências Biológicas

Botânica
  • diversidade estrutural do caule em cactaceae: evolução e aplicações bioinspiradas
  • Cactaceae são altamente adaptados à aridez, com o sistema caulinar reduzido e modificado no armazenamento de água, suporte e fotossíntese. Neste contexto, há uma ampla gama de inovações estruturais e diversidade de formas no grupo. Dois sistemas são notáveis: o cefálio, uma estrutura reprodutiva que envolve modificações profundas e irreversíveis nos caules, e a "skin" (epiderme + hipoderme) que protege e acomoda a suculência dos caules em períodos de seca extrema e/ou umidade. Estes são componentes estruturais importantes com características únicas que podem contribuir para a compreensão da evolução do grupo e ajudar a resolver problemas de circunscrição e lacunas no posicionamento de gêneros e espécies. Além disso, a estrutura destes sistemas e suas propriedades mecânicas possibilitam o acesso a suas funcionalidades, gerando informações que podem ser utilizadas na criação de sistemas artificiais de inspiração biológica e no desenvolvimento de novos materiais e artefatos tecnológicos, como sistemas de atuadores que necessitam de pouca ou nenhuma energia. Cereinae é bem representada no Brasil com 14 gêneros, e vários endêmicos de distribuição restrita e ameaçada pela destruição de seus habitats naturais. Pretende-se investigar neste grupo a diversidade estrutural dos cefálios e skin, além de suas propriedades mecânicas, sob uma perspectiva evolutiva/aplicada. Partindo-se das hipóteses: 1. cefálios são homólogos na história evolutiva da Cereinae e variações podem ser potenciais sinapomorfias para os gêneros; 2. a diversidade estrutural da skin pode corroborar circunscrições genéricas; 3. a diversidade estrutural e biomecânica da skin é informativa para o desenvolvimento de artefatos de inspiração biológica, tais como atuadores inteligentes e novos materiais. Nosso objetivo é contribuir para as questões da circunscrição de Cereinae, um grupo emblemático da flora brasileira, e gerar informações aplicadas na biomimética e novas tecnologias.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Trindade Nakagome

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • leitores, leituras e literatura após a pandemia
  • Em “Educação após Auschwitz”, Adorno tinha distanciamento histórico suficiente para avaliar o horror da Shoah e estabelecer as bases necessárias para evitar a repetição da barbárie. Neste projeto, “após” implica que não estamos livres da pandemia, de modo que o tomamos como estímulo para a compreensão de seus desdobramentos nos estudos literários na futura execução do projeto, quando talvez se vivencie o novo normal. Fomos forçados ao distanciamento, ao trabalho e a estudos virtuais. Alterou-se o modo de lidarmos com o outro e, especificamente, de apresentarmos e discutirmos literatura. Neste projeto, temos o objetivo de rastrear as mudanças nos novos meios de circulação do literário, como as “lives” disputadas por jovens e críticos consagrados, e nas produções literárias recentes. Buscamos analisar se a modificação na forma de difusão da leitura impactou sobre o discurso acerca da literatura e suas relações estabelecidas com e pelo leitor. Portanto, questionamos: como a literatura “sobreviveu” à pandemia após a alteração sensível em seu modo de circulação? Alterou-se o modo de interação entre leitores e textos literários? Mais do que mero diagnóstico, repetiremos nos estudos literários a pergunta posta às esferas da vida: o que aprendemos? Sendo propositivas no modo de olhar o literário, é possível pensar em uma nova maneira de fazer crítica literária, de estabelecer relações acadêmicas e de ensino de literatura ao final do isolamento? Estaremos mais próximos do texto, dos colegas e estudantes? O que a pandemia terá nos ensinado sobre a leitura literária entre estudantes em todos os níveis escolares? São questões amplas sobre o lugar da literatura, essa força da presença, em um tempo marcado por distância. Pensamos que as novas formas de leitura ensinam algo sobre a própria literatura e, caso esse aprendizado seja efetivamente assimilado, transformará sensivelmente o campo literário, materializado em publicações, nos modos de valoração e na pesquisa.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricia Vieira Tiago

Ciências Agrárias

Agronomia
  • diversidade de fungos filamentosos de solo sob diferentes sistemas de uso na zona da mata e sertão de pernambuco
  • Uma das alternativas ao modelo convencional de produção agrícola são os sistemas agroflorestais (SAFs) que propõem a prática de um manejo consciente dos recursos naturais dando aos sistemas agrícolas autonomia na fertilização do solo, produtividade e proteção das culturas, processos em que os fungos, microrganismos expressivos do solo, estão envolvidos. O objetivo será estudar a diversidade de fungos filamentosos de solo de sistemas agroflorestais, de áreas nativas e de monocultura das mesorregiões Zona da Mata e Sertão de Pernambuco. As coletas serão realizadas em março e agosto de 2022 e março e agosto de 2023, totalizando quatro coletas. Serão coletadas três amostras de solo por área estudada, sendo que cada amostra será obtida pela homogeneização de quatro subamostras dentro de um quadrante de 5 m2 (2,5 x 2,0 m). O isolamento dos fungos ocorrerá pelo método de diluição seriada e a identificação por meio de análise das características macroscópicas, microscópicas e por sequenciamento de partes de regiões gênicas. Serão determinadas a taxa de respiração microbiana (RM) dos solos, a atividade enzimática para arilsulfatases e beta-glicosidases e os parâmetros físico-químicos. Serão calculados os índices ecológicos, a riqueza e a similaridade entre as comunidades fúngicas, com base nas espécies isoladas e por meio da técnica de DGGE. Fungos envolvidos no controle biológico natural de insetos e de doenças de plantas estarão entre os fungos isolados, principalmente nas áreas de SAF e nativas. Espera-se observar uma pequena similaridade entre as áreas de SAF e de monocultura, gerando informações indicadoras da importância da diversificação de culturas, uma vez que os fungos são organismos importantes para a manutenção de agroecossistemas mais equilibrados, pois eles melhoram a qualidade do solo e são inimigos naturais de muitos insetos e patógenos de plantas. Também se espera relatar a ocorrência de novas espécies e de novos registros de fungos filamentosos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Patricio Rodrigo Montecinos Munoz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • investigação experimental de agregados fractais silico-orgánicos: discernimentos sobre a preservação de moléculas orgânicas e microfósseis em cherts marinhos antigos
  • Muito do que sabemos sobre a evolução da vida na Terra vem da análise de chert e porcelanitas portadoras de moléculas orgânicas (MOs) e microfósseis bem preservados. Essa preservação teve escassa explicação experimental. Em 2016, Aellon et al. (doi 10.1016/j.chemgeo.2016.05.034 0009-2541) sugerem que a fossilização, conduzida pela conversão de sílica amorfa em quartzo, poderia preservar microfósseis e MOs em escala de tempo geológico. Nessa conversão, os agregados de SiO2-MOs sofrem uma redução da permeabilidade impedindo a mobilidade das MOs. Mas, a literatura vigente não explica como a micro-estructuração dos polimorfos de SiO2 e a porosidade podem controlar essa preservação. Na abordagem desse assunto, temos caracterizado chert e porcelanitas cretáceas marinhas usando: (U)SAXS, WAXS, Raman, GC-MS, MALDI-TOF, XRD, TGA e SEM-EDS. Experimentos na USP e no sincrotron Advanced Photon Source (EUA) provaram inicialmente que as amostras estão conformadas por aglomerados de quartzo-MOs que sustentam uma porosidade de geometria fractal de volume. Tal organização persistiu desde o cretáceo protegendo as MOs. Assim, nossa proposta consiste na questão do rol da microestrutura da sílica na persistência dessa preservação em cherts de idade mais antiga que cretáceo. Sob essas rochas propomos aplicar a mesma abordagem analítica. Esperamos aplicar Raman-AFM-TERS para sondar a distribuição espacial das MOs em nanoescala nesses cherts. E, prevemos experimentos (U)SAXS e WAXS, na fase liquida, para investigar a estrutura de compósitos de sílica-MOs formados via co-precipitação e adsorção, atentando induzir condições P-T diagenéticas. Nossa proposta pode significar uma expansão nas ciências dos materiais, na mineralogia e na cristalografia, disciplinas que até o momento indicam à zeolitas, argilominerais, óxidos e fases sintéticas de SiO2 como materiais porosos. A porosidade é chave em aplicações em nanotecnologia, fármacos, armazenamento de energia, dentre outros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025