Projetos de Pesquisa

 

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Tatiana Lima Ferreira

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • neurobiologia dos processos de tomada de decisão voluntária ou habitual.
  • Os animais constantemente tomam decisões, processo necessário à adaptação de sua sobrevivência a um ambiente em constante mudança. Tomada de decisão é um processo computacional que exige do cérebro a interpretação de estímulos sensoriais externos e sua integração com os internos e as memórias. Os núcleos da base são estruturas essenciais para esse processo. Anos de ciência em neuroanatomia funcional identificaram como subregiões do estriado ventral, dorsomedial e dorsolateral contribuem para a tomada de decisão seja por processos de aprendizados associados a um estímulo reforçador, consequência da ação e formação de hábitos, respectivamente. No entanto, o atual avanço neurotecnológico permite explorar as bases neurais dessas funções com maior especificidade das vias envolvidas com diferentes processos de tomada de decisão. O estriado é formado pelos neurônios espinhosos médios que enviam projeções GABAérgicas para a Substância Negra, via direta, ou para o Globo Pálido, via indireta. Teorias indicam que essas vias têm função concorrente quanto a ação ou inibição do comportamento, mas ainda não as diferenciam com relação às subregiões estriatais. Neste projeto, utilizaremos camundongos transgênicos e vetores virais para estudar o papel das vias direta ou indireta do estriado em tarefas de objetivo específico ou hábito no labirinto em T. Iremos padronizar o teste comportamental para camundongos e utilizar técnicas de atividade neuronal (cFos), quimiogenética e fotometria para identificar ou manipular os neurônios específicos de cada subregião envolvidos na tomada de decisão guiada por um objetivo específico ou pelo hábito. Esse estudo contribuirá para o desenvolvimento de melhores teorias do funcionamento do cérebro, além de propiciar substrato científico para novas propostas de tratamento às doenças mentais que tenham o comprometimento dos processos de tomada de decisão: uso de substâncias, ansiedade e depressão, além dos transtornos compulsivos.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 27/04/2022-30/04/2025
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Tatiana Martelli Mazzo

Outra

Divulgação Científica
  • oceano em movimento: um bicentenário de ciência, tecnologia e inovação
  • Nesta proposta nosso objetivo é promover a popularização da Ciência integrando três conceitos centrais: o Bicentenário da Independência, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Ciência, Tecnologia e Inovação e Cultura Oceânica, envolvendo estudantes, professores, comunidade escolar, espaços não formais de ensino, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e a comunidade em geral para promover o letramento científico e o raciocínio crítico através de trabalhos colaborativos, interdisciplinares e investigativos, que alinhem ações científicas e educacionais aos 17 ODS com a história do desenvolvimento científico brasileiro. A integração destes temas já vem sendo realizada ao longo de 2022 pelas atividades da Olimpíada Brasileira do Oceano (O2) (https://olimpiada.maredeciencia.eco.br/) que tem como um dos temas transversais, o tema da SNCT 2022, para o qual escolas e espaços não formais de ensino já estão desenvolvendo atividades e projetos. Esta proposta possibilita uma oportunidade única para que estas ações tenham maior visibilidade e integração durante a ações nacionais da SNCT 2022. Nossa meta é fomentar a transversalidade dos temas, de forma integrada, nos diferentes níveis educacionais (fundamental, médio, técnico e superior) e também na comunidade em geral, ou seja, contribuir para a integração da sociedade com as escolas, as universidades e os espaços não formais de ensino, promovendo a popularização do conhecimento. Um grande diferencial desta proposta é a construção da Semana, de abrangência estadual, com o envolvimento de 25 municípios do Estado de São Paulo com atividades alinhadas o evento internacional “Diálogos da Cultura Oceânica (“Ocean Literacy Dialogues”- https://oceanliteracydialogues.com/pt/inicio/)”, ampliando significativamente o impacto e visibilidade da Semana de Ciência e Tecnologia.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 14/09/2022-31/03/2023
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Tatiana Mora Kuplich

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mapeamento dos remanescentes campestres do bioma pampa com suporte de imagens orbitais ópticas e de radar
  • Os campos cobrem aproximadamente 32% do planeta e, depois das florestas, representam o segundo maior reservatório de carbono. Além de representar base forrageira única para fauna nativa e manejada, os campos auxiliam na manutenção da biodiversidade e regulagem do ciclo do carbono. Os campos do bioma Pampa brasileiro ocorrem na metade sul do Rio Grande do Sul e são geralmente explorados sob pastoreio contínuo e extensivo, em alguns locais em sistemas mistos com culturas de arroz e soja. Os campos do RS têm sido extensivamente convertidos para outros usos, como agricultura e reflorestamento. A rápida conversão dos campos para outros usos sinaliza a necessidade urgente do mapeamento de seus remanescentes, para possibilitar seu manejo e conservação. O conhecimento sobre a dinâmica da cobertura e uso da terra é parte de políticas de controle e prevenção de degradação de ambientes naturais. Para o Pampa, além da conservação de seus serviços essenciais, o conhecimento de seu estado de conservação garantirá o pagamento futuro de compensações pela sua manutenção. O sensoriamento remoto (SR) é ferramenta essencial para estudos de vegetação, pois, com suporte de imagens orbitais de diferentes sensores, é possível a geração de mapas para estimativa das áreas de campos e de seu estado de conservação. Técnicas de interpretação visual de imagens são utilizadas por equipes do INPE para classificação das imagens, mas são necessárias metodologias digitais específicas para otimizar a produção de mapas. Em especial, técnicas baseadas em aprendizado de máquina (machine learning) serão testadas para classificação e mapeamento dos campos e sua dinâmica. Este projeto objetiva a utilização de imagens orbitais ópticas e de radar para o aprimoramento e automatização do mapeamento dos remanescentes campestres do Pampa. Para tanto, serão testadas técnicas de classificação de imagens, detecção de mudanças e automatização das etapas, com processamento em sistemas locais e em nuvem.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Tatiana Oliveira Siciliano

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • núcleo cinema e audiovisual da puc rio - pesquisa e memória
  • O projeto tem como objetivo principal adquirir equipamentos de produção, realização e edição de imagem e captação de som a fim de fortalecer e ampliar o Núcleo de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação da PUC-Rio de modo a transformá-lo em um Laboratório de Pesquisa da Imagem e Som e um Centro de Memória e Pesquisa Audiovisual. São duas as questões específicas: a) No Laboratório, o discente irá produzir filmes, pesquisar imagens de arquivos em acervos diversos, elaborar roteiros e exercícios de montagem, de modo a adquirir a expertise crítica no campo da comunicação, da informação e da linguagem audiovisual. b) No Centro de Memória será organizado e produzido um repositório audiovisual de memórias da história do curso de cinema da PUC-Rio, de acontecimentos importantes ocorridos na universidade e de pessoas públicas que estudaram na instituição. Desde 2005, quando foi criado, o Curso de Cinema reúne professores e pesquisadores que colaboraram para a formação de gerações de profissionais que atuam de forma marcante no mercado de trabalho nacional e internacional. Os estudos de cinema têm sido, dentro do Departamento de Comunicação, um espaço de inovação e pioneirismo. A constituição de um acervo como o proposto neste projeto tem um caráter inovador e o pioneiro na história das universidades públicas e privadas brasileiras. Como estratégia metodológica para constituição deste acervo, realizaremos chamadas públicas para doação de material iconográfico e filmográfico dos egressos, além de entrevistas para que os doadores elaborem as memórias das vivências e tragam informações sobre o material doado. Esse acervo servirá como fonte principal para a realização de filmes. O material produzido será disponibilizado gratuitamente em uma página virtual a ser criada e atrelada aos sites do Departamento de Comunicação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio e ao site do Núcleo de Memória da PUC-Rio.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 06/04/2022-30/04/2025
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Tatiana Renata Gomes Simões

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • “valorização da ciência no contexto infantil através de trajetórias de cientistas brasileiras”
  • A divulgação e popularização da Ciência promovem inclusão social, pois as noções científicas são necessárias à população para o entendimento dos principais avanços científicos e tecnológicos e suas implicações. Esta compreensão inclui a sociedade em discussões e decisões que influenciarão diretamente suas vidas e, por isso, são essenciais para o exercício da cidadania plena no mundo atual. Neste sentido, existe a necessidade urgente de se incluir o público infantil na apropriação da universidade enquanto equipamento público, mais especificamente, no conhecimento produzido no âmbito do ensino superior. Grande parte dos brasileiros acredita na importância da ciência, mas poucos deles sabem citar o nome de um cientista brasileiro. É urgente a necessidade de ser e criar referências reais de cientistas brasileiros, principalmente, mulheres cientistas desde o ensino infantil. Estas referências também são capazes de despertar o interesse pelas carreiras científicas, o que impacta de forma positiva o desenvolvimento econômico e social da nação. Neste sentido, este projeto propõe a divulgação científica para o público infantil abordando temas relacionados às ciências exatas e representação feminina nesta área, através da elaboração de materiais audiovisuais e um livro digital com o tema: “As cientistas Superpoderosas” que serão divulgados na SNCT 2022 nos canais e perfis do projeto “Ciência & Criança” e de uma oficina presencial com o tema: “Você conhece uma cientista?” onde as crianças participarão de atividades experimentais em que irão explorar o método científico através de levantamento e teste de hipóteses. Buscamos com este projeto, explorar e incentivar a curiosidade e o espírito investigativo das crianças, pois acreditamos que capacidade de fazer perguntas certas, criar hipóteses e testá-las é uma característica fundamental não apenas para cientistas, mas também para formação do senso crítico de qualquer pessoa.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023