Projetos de Pesquisa

 

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Mônica Ferreira da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • saúde digital: como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam na adoção de tecnologias?
  • A área de saúde necessita de respostas rápidas e eficazes que podem ser proporcionadas pelas novas tecnologias. Esse ambiente desafiador oferece oportunidades para o desenvolvimento e aprimoramento da área de Administração em saúde. O alto investimento em tecnologias para a saúde nem sempre se traduz em melhoria dos serviços oferecidos. Os benefícios efetivos de uma tecnologia dependem diretamente de sua adoção pelos usuários. Fatores como privacidade de dados, literacia em saúde digital e reação emocional do usuário podem impulsionar ou inibir a adoção de uma tecnologia. A recente promulgação da LGPD e o baixo conhecimento do vocabulário em saúde digital constituem desafios para a ampla adoção e geram lacunas que levam a reações emocionais negativas dos usuários, causando uma subutilização dos artefatos disponibilizados. Estas lacunas se alargam devido à vastidão e às diferentes regionalidades do território brasileiro. Na continuidade da trajetória de investigação desta equipe, este projeto desenvolve-se em torno da seguinte questão: “Como a privacidade de dados, a literacia e a reação emocional dos usuários influenciam a adoção de tecnologias na saúde digital?” O projeto objetiva investigar o uso de inovações tecnológicas na área da saúde, como wearables e plataformas multimodais, visando fortalecer a saúde digital no Brasil por meio da melhor adequação ao público brasilieiro das tecnologias ofertadas. A metodologia adotada é a Design Science Research (DSR) e contempla uma revisão sistemática sobre os fatores estudados, estudo de caso sobre adoção tecnológica em saúde digital e experimento objetivando conhecer e ajustar soluções tecnológicas à realidade estudada. O projeto permite e estimula a multidisciplinaridade, integrando a Administração com Ciência da Computação, Saúde Pública e Linguística. O projeto tem o potencial de impactar na geração de políticas públicas para o desenvolvimento de tecnologias mais alinhadas com a cultura e necessidades brasileiras.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Mônica Leila Portela de Santana

Ciências da Saúde

Nutrição
  • instrumentos e estratégias de rastreio de transtornos alimentares entre usuários da atenção primária de saúde: uma revisão de escopo seguida de uma revisão sistemática de acurácia de diagnóstico.
  • Transtornos alimentares (TA) são condições mentais caracterizadas por comportamento alimentar disfuncional que prejudicam o funcionamento psicossocial e físico e são frequentes na adolescência e mulheres jovens. Com o retardo no diagnóstico, a sintomatologia pode prolongar intenso sofrimento psíquico e imprimir risco de morbidade e mortalidade. Sugere-se existir subnotificação da doença, mas a taxa de suicídio é cerca de 26%, com incremento considerável nos últimos anos. O diagnóstico é difícil devido a vários comportamentos disfuncionais serem socialmente aceitos, daí a importância do rastreio ser realizado por equipes multidisciplinares e com ferramentas validadas. Assim, destaca-se a APS como potencial espaço de assumir no território o rastreio de pessoas com risco de TA, visto que sua rotina inclui o monitoramento de indicadores antropométricos e consumo alimentar. Significativas oscilações de peso e/ou adoção de comportamentos de risco em potencial seriam possíveis de identificar, favorecendo encaminhamento oportuno para a atenção especializada. Esta proposta responderá duas questões: “ “Em crianças, adolescentes e adultos, quais instrumentos e estratégias metodológicas para rastreio de TA estão sendo utilizadas na APS?” e adicionalmente “Qual é a acurácia diagnóstica das ferramentas de rastreio de TA comparada com entrevista clínica diagnóstica ou um questionário diagnóstico em adolescentes e adultos usuários da APS?”. A identificação precoce de comportamentos transtornados da alimentação pode diminuir o risco de agravamento da patologia bem como o comprometimento da saúde a longo prazo. Revisão de escopo e sistemática são propostas para auxiliar na compreensão do fenômeno e seguirão as diretrizes do PRISMA e Joanna Briggs Institute para o protocolo e relato das revisões. As etapas serão realizadas por equipe especializada, treinada e em duplicata e usará 10 bases de dados para a pesquisa, garantindo validade e confiabilidade dos resultados.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 21/12/2022-30/11/2025
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Mônica Oliveira Batista Oriá

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em simulação clínica e realidade virtual para formação e pesquisa em enfermagem e saúde (inct-scrv)
  • A simulação clínica propicia vivência de determinada situação o mais próximo da realidade assistencial desenvolvida com base em cenários simulados planejados em diversos níveis de fidelidade sem infringir dano ao paciente. Considerando a fragilidade dos cursos de graduação e pós-graduação dos diferentes cursos da saúde quanto a produção e implantação da simulação clínica, surge a urgência da implantação do Instituto Nacional em Simulação Clínica, Realidade Virtual para formação de profissionais e produção de conhecimento científico e inovador. Objetiva-se criar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação, Pesquisa em Enfermagem e Saúde visando integração interdisciplinar. Consórcio instituído pela Organização Pan Americana de Saúde, Programa de Simulação Clínica da Associação Brasileira de Educação Médica e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares culminou na produção do Primeiro Curso de Capacitação de Multiplicadores em Simulação Clínica no Brasil com posterior montagem de Núcleos de Simulação das Regionais que objetivou criar rede colaborativa, principalmente no componente estrutural (laboratórios de habilidades e simulação), mostrando assim a plausibilidade de implantar centros para formação e pesquisa em simulação clínica. Para atingir objetivos e metas do Instituto serão realizados estudos metodológicos para desenvolvimento de técnicas educacionais no formato de cenários de simulação clínica. A partir dos estudos metodológicos, métodos e técnicas dos subprojetos sofrerão desdobramentos permitindo a construção de materiais tecnológicos com alto rigor e baseados em evidência que possibilitarão o registro de patentes. Assim, serão desenvolvidos estudos de revisão de escopo, revisão sistemática, transversais quantitativos e qualitativos, desenvolvimento de tecnologias para simulação, adaptação transcultural de instrumentos e ensaios clínicos para testar a eficácia das tecnologias desenvolvidas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 22/12/2022-31/12/2027
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Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • a voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação.
  • Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dos projetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026