Projetos de Pesquisa

 

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Monica Santos Dahmouche

Outra

Divulgação Científica
  • a voz delas - estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação.
  • Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dos projetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Mônica Santos Salgado

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • metodologias digitais e desenvolvimento sustentável: aplicações na produção de edificações e cidades sustentáveis e inteligentes
  • As práticas profissionais em arquitetura e engenharia civil têm revelado o uso crescente das metodologias digitais, com destaque para o Building Information Modeling (BIM). No contexto brasileiro, tem destaque a estratégia BIMBR e, mais recentemente, a nova Lei de Contratos e Licitações Públicas n°14133, que colocou o BIM como preferencial em todas as contratações públicas. Paralelamente, o país se debruça nas exigências internacionais para redução das emissões de carbono, visando ao combate às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável. Essas demandas envolvem o domínio das novas metodologias digitais. Dentro desse contexto, duas questões emergem: (a) qualidade e sustentabilidade dos materiais de construção e processos construtivos, e (b) digitalização do processo de projeto e construção. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar as alternativas oferecidas pelas metodologias digitais ao processo de projeto e construção de edificações e cidades visando ao atendimento às metas para o desenvolvimento sustentável, com ênfase nas metas 4, 7, 8, 9,11, 12 e 13. A metodologia a ser adotada envolve: (1) identificar e testar as possibilidades que a metodologia da Análise do Ciclo de Vida (ACV), integrada ao BIM, Passaporte de Materiais (PM) e Realidade Virtual (RV), oferece aos projetistas e construtores; (2) propor soluções construtivas apropriadas à produção de habitações de interesse social (HIS) através da prototipagem rápida (PR) de componentes construtivos inovadores que atendam às demandas da população em termos de qualidade, desempenho ambiental e baixo custo; e (3) avaliar o impacto das novas metodologias na prática profissional, apresentando alternativas para sua inserção na formação acadêmica, visando orientar os arquitetos em relação às possibilidades oferecidas pelas metodologias avaliadas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026