Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Mendonça Bimbato

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • utilização de um método numérico lagrangiano para estudar escoamentos ao redor de corpos rombudos e esbeltos submetidos a efeitos de vibrações induzidas por interferência de esteiras
  • A simulação numérica de escoamentos ao redor de corpos tem sido realizada com a utilização de duas abordagens, a descrição lagrangiana e a descrição euleriana. No método de vórtices discretos, representante mais conhecido dos métodos lagrangianos, discretiza-se a vorticidade presente no escoamento representando-a por uma nuvem de vórtices discretos de Lamb, os quais são criados a partir de fronteiras sólidas e submetidos aos processos de advecção e de difusão da vorticidade. O presente projeto de pesquisa tem o objetivo de contribuir com o aumento da eficiência computacional do método de vórtices discretos para utilizá-lo na modelagem do problema de vibrações induzidas por interferência de esteiras. Esta aplicação tem como motivação os escoamentos encontrados ao redor de risers em plataformas de petróleo e os escoamentos encontrados ao redor de pás de aerogeradores; sabe-se que, em tais situações, a rugosidade da superfície sólida influencia no desenvolvimento do escoamento e, consequentemente, no comportamento fluidodinâmico do corpo. Dada a complexidade de tais escoamentos, neste primeiro momento os estudos serão concentrados na análise do comportamento fluidodinâmico de corpos rombudos e esbeltos de geometrias mais simples, lisos e rugosos, submetidos a efeitos de vibrações induzidas por interferência de esteiras. Os maiores esforços do presente projeto vão estar direcionados para uma redução dos atuais tempos de simulação numérica associados ao método lagrangiano, que são muito elevados e têm inviabilizado a sua utilização em problemas de engenharia de maior complexidade. Isto será realizado por meio da utilização do método de multipolos rápidos em associação com a técnica da computação paralela para promover a necessária redução de custo computacional e, consequentemente, propiciar a realização de simulações numéricas mais refinadas, necessárias para se elucidar os fenômenos físicos presentes em problemas de vibrações induzidas por interferência de esteiras.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Jan 15 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Alex Pauvolid-Corrêa

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • vigilância ativa de arbovírus e outros vírus enzoóticos no brasil
  • Apesar de mantidos em ciclos de transmissão envolvendo animais silvestres, alguns vírus enzoóticos, como os vírus influenza e vaccínia, podem infectar populações humanas causando importante impacto na saúde pública. A co-evolução de alguns destes vírus e seus hospedeiros têm resultado na adaptação à transmissão entre pessoas o que tem elevado de sobremaneira seu potencial pandêmico, como observado durante a sindemia de COVID-19 e epidemia de monkeypox. A infecção de animais domésticos também pode levar a epizootias que resultam em perda de produção e embargos comerciais com importante impacto econômico. A emergência de vírus transmitidos por artrópodes vetores, ou arbovírus, é de particular importância no Brasil. A recente reemergência da febre amarela e o aumento de casos em humanos e equídeos de febre do Nilo têm levado respectivamente a epizootias de alta letalidade em primatas não-humanos e alto risco de mortandade de espécies de aves silvestres no país. Assim, o conhecimento sobre a circulação de vírus enzoóticos no Brasil tem grande importância não só médica, veterinária e socioeconômica, mas também para conservação das espécies. Estudos retrospectivos mostram que a circulação viral em populações de hospedeiros pode ser observada meses antes da detecção dos primeiros casos clínicos. Neste contexto, a vigilância ativa através da investigação contínua por testes laboratoriais de arbovírus e outros vírus enzoóticos em amostras de animais em períodos é fundamental para o reconhecimento de atividade críptica e detecção oportuna de circulação viral e serve como alerta para ocorrência de epizootias e epidemias. A proposta atual busca através de uma abordagem multidisciplinar e colaboração multi-institucional estabelecer vigilância ativa de arbovírus e outros vírus enzoóticos em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, de forma a contribuir para a vigilância epidemiológica e defesa agropecuária no país.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026