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Colégio Pedro II
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Escola de Guerra Naval
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Escola Superior Dom Helder Câmara
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
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Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
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Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital de Clínicas de Porto Alegre
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Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto Butantan
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Instituto de Aeronáutica e Espaço
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
Instituto de Pesquisas Ambientais
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
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Maria Lucia Refinetti Rodrigues Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia produção da casa e da cidade
Resumo:
A proposta objetiva aprofundar o conhecimento sobre a produção do urbano no Brasil contemporâneo a partir da análise da complexa e sofisticada interação entre Estado e mercado em um capitalismo marcado pela dominância financeira. O projeto resgata, atualiza e problematiza as contribuições do livro organizado por Ermínia Maricato em "A Produção Capitalista da Casa (e da Cidade) no Brasil Industrial", publicado em 1979. Após 35 anos da Constituição Federal, pouco mais de 20 do Estatuto da Cidade, e a configuração de uma economia menos industrial, mais agrária e de serviços, cabe uma profunda avaliação de pesquisas realizadas, de avaliação de resultados e impactos de programas e políticas habitacionais e urbanas e sistematização e elaboração de investigações prospectivas. Apesar do ciclo de políticas públicas desde a redemocratização, condições precárias de moradia continuam a ser recolocadas, e de um modo mais complexo do que as metrópoles brasileiras experimentaram no período do livro citado. São permanências que exigem compreensão dos processos sociais e econômicos contemporâneos, partindo do conhecimento da realidade empírica para evitar a formulação das ideias fora do lugar características do planejamento urbano no Brasil. São propostos quatro eixos de investigação: Eixo 1, Autoconstrução e ações sobre territórios populares autoconstruídos; Eixo 2, Produção estatal da moradia, planejamento urbano e meio ambiente: condicionantes, políticas e programas; Eixo 3, Produção imobiliária e de infraestruturas no Brasil contemporâneo; e, por fim, Eixo 4, Estudos urbanos na periferia do capitalismo. O INCT articula, alavanca e potencializa a rede de pesquisadores e pesquisas por meio da cooperação técnica e científica. A atualização e elaboração de novos referenciais teóricos, metodológicos e empíricos que fomentem e instrumentalizem pesquisas e políticas públicas orientadas por evidências justifica o INCT a partir da abordagem proposta.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2028
Maria Lucia Santaella Braga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - povo mebêngôkre-kayapó
Resumo:
O presente Projeto de Pesquisa propõe a criação de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - Povo Mebêngôkre-Kayapó. Pretende-se acompanhar on line os processos migratórios no ciberespaço nas aldeias deste povo, começando com a aldeia do sub-grupo Kuben-Kran-Krên, A'Ukre, e na sequência, em um desdobramento baseado nos meios e níveis de acesso, ampliar para outras aldeias da mesma etnia. O observatório pretende, após levantar os hábitos de imersão e os meios de acesso, buscar entender as formas de sociabilidade implementadas por esta população nos ambientes do ciberespaço. Além deste monitoramento, coleta e análises, o projeto prevê também a capacitação de docentes e discentes das universidades envolvidas para a) Práticas netnográficas multidisciplinares; b) Metodologias de Análise semiótica e discursiva em cibercultura e c) Cultura Mebêngôkre-Kayapó. Não pretendemos fixar a pesquisa em uma rede social específica e, sim, a partir do levantamentos dos hábitos de acesso, identificar estes espaços de monitoramento e, a partir de então, implementar o processo netnográfico. Dois grandes objetivos são almejados: a compreensão das dinâmicas digitais dos povos Mebêngôkre-Kayapó e a partir desta experiência o estabelecimento de um Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas. Trata-se de uma proposta de modelo participativo, constituindo-se assim como uma Pesquisa Ativa.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Maria Lúcia Teixeira Garcia
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
refletindo a experiência vivida de mulheres universitárias de primeira geração de apoio estudantil no brasil, finlândia e escócia
Resumo:
Países como o Brasil, a Finlândia e a Escócia procuraram garantir acesso da população ao ensino superior. A igualdade de condições de acesso e permanência na universidade é um princípio jurídico - no Brasil, pela Constituição de 1988 a educação é um direito dos cidadãos, no Reino Unido, a Lei da Igualdade de 2010 harmonizou a ação positiva entre as diferentes características protegidas para reduzir as desigualdades de resultados que resultam de desvantagens socioeconômicas, e, por fim, a legislação finlandesa garante a todos a igualdade e o direito à educação gratuita. O projeto aqui proposto visa refletir sobre as experiências de jovens mulheres que acederam ao ensino superior como a primeira geração da sua família a galgar este nível. O estudo utilizará uma abordagem de estudo de caso para comparar e considerar a experiência de estudantes brasileiras negras com estudantes europeus de comunidades marginalizadas. Esta exploração permitiria uma compreensão dos desafios no acesso à educação vivenciados pelos estudantes no Brasil e na Europa (Finlândia e Escócia), compartilhando a compreensão do apoio disponível para esses estudantes e seu impacto na capacidade dos estudantes de realizar e concluir seus estudos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Fri Jan 05 00:00:00 BRT 2024-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Lúcia Vaz Masson
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fonoaudiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
conforto acústico: saúde vocal do professor
Resumo:
A prática docente é uma ocupação de alto risco para o desenvolvimento de distúrbios de voz. Denominado como distúrbio de voz relacionado ao trabalho (DVRT), caracteriza-se como um adoecimento coletivo, diretamente associado às condições do ambiente e organização do trabalho, sendo responsável por afastamentos e readaptações funcionais entre professores. Estudos apontam que intenso uso da voz, ruído elevado em sala de aula e condições acústicas inadequadas influenciam diretamente na saúde vocal. Tais condições favorecem o aumento da intensidade e do esforço vocal, gerando fadiga e diminuição da função fonatória. Com vistas a enfrentar esses problemas, o tratamento acústico de salas de aula tem sido apontado como recurso eficiente para a diminuição dos tempos de reverberação, redução dos níveis de intensidade vocal, melhoria na prosódia, qualidade vocal e inteligibilidade de fala. Sendo assim, o presente estudo visa investigar os desfechos de ruído, reverberação e inteligibilidade de fala, obtidos pela mensuração direta na sala de aula; medidas de dose vocal durante as aulas; avaliação perceptivo-auditiva, análise acústica e autorreferência de distúrbio de voz e fadiga vocal em duas condições: A) sem revestimento acústico; B) com revestimento ecológico, sustentável de baixo custo. Trata-se de uma pesquisa híbrida, quantitativa, com amostra não-probabilística, composta por professores universitários, aprovada pelo CEP/ICS-UFBA, sob o parecer nº 3.186.040/2019, estando em conformidade com os aspectos éticos previstos na Resolução CNS nº 466/12. Tal projeto fornecerá dados objetivos para a implementação de políticas públicas de vigilância e intervenção nos ambientes, bem como de promoção da saúde e comunicação e prevenção de agravos vocais. Espera-se, ao final desta pesquisa, fornecer uma tecnologia sustentável e de baixo-custo que sirva de referência na adaptação de salas de aula acusticamente tratadas, visando o exercício docente menos propenso a alterações vocais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Lucia Zaidan Dagli
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
investigando o uso de edição gênica por crispr/cas9 para terapia de precisão em melanoma de mucosa oral canino e humano
Resumo:
Melanomas orais ocorrem no cão e no homem. A oncologia comparada usa neoplasias de cães em estudos translacionais para avaliar novas terapias. O sequenciamento de exoma detecta mutações no câncer.O RNAseq complementa o exoma. Técnicas de edição de genomas vêm sendo usadas para a correção de mutações, sendo a técnica de CRISPR/Cas9 a mais promissora para fins terapêuticos. Recentemente, estuda-se formas de entrega de CRISPR/Cas9 para células neoplásicas, e as vesículas extracelulares parecem ser estratégias viáveis. Este projeto tem por objetivos: (1) identificar o perfil de mutações em melanomas orais caninos e humanos por meio de sequenciamento de exoma e RNAseq, (2) validar as mutações por meio de Real-time-PCR e Western blot, (3) selecionar mutações em drivers e utilizar CRISPR/Cas9 para estabelecer terapias de precisão e (4) avaliar o potencial do uso de exossomos derivados de células tronco mesenquimais como veículos de entrega do sistema CRISPR/Cas9. Amostras de melanomas orais caninos e humanos serão submetidas à extração de DNA genômico, captura e enriquecimento do exoma, os quais serão sequenciados por Next Generation Sequencing (HiSeq Illumina). Os resultados do sequenciamento serão analisados por bioinformática e serão selecionados alvos terapêuticos, que serão validados por meio e RT-PCR e Western blot. Serão desenhados os componentes do sistema CRISPR/Cas9 para editar as mutações encontradas. A técnica de CRISPR/Cas9 será aplicada em células de melanoma oral canino e humano e estas serão avaliadas quanto à viabilidade e morte celular, capacidade clonogênica, e capacidade de migração. Exossomos de células tronco mesenquimais serão carregados com o sistema CRISPR/Cas9, e serão analisadas a eficiência de carregamento e o nível de absorção de exossomos pelas células de melanoma. Se houver resultados promissores, CRISPR/Cas9 será testada in vivo em camundongos xenotransplantados. Espera-se, desta forma, estabelecer novas terapias de precisão para melanomas.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Luiza Correa da Camara Rosa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
evolução geológica e hidroestratigrafia da coxilha das lombas, noroeste da planície costeira do rio grande do sul
Resumo:
O conhecimento acerca das águas subterrâneas é fundamental para a continuidade da vida humana. De acordo com o Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, publicado em 2022 pela UNESCO em nome da ONU-Água, elas constituem 99% da água doce líquida do planeta. Suas características estão relacionadas a condicionantes geológicos, cujo conhecimento é a base para a gestão de uso sustentável. O Sistema Aquífero Quaternário Barreira Marinha, também conhecido como Coxilha das Lombas, localizado no noroeste da planície costeira do Rio Grande do Sul (Bacia de Pelotas), está vinculado à evolução da sequência deposicional mais antiga preservada e exposta nesta planície, o Sistema Laguna-Barreira I. A Coxilha das Lombas é geomorfologicamente correspondente à Barreira I, com idade estimada em 325 ka e registros ocorrentes exclusivamente no Rio Grande do Sul. Porém, é a menos conhecida em termos estratigráficos e única que não possui datação absoluta nesta planície costeira. Neste contexto, o objetivo geral do projeto é compreender a relação entre a evolução geológica e a compartimentação hidroestratigráfica da área correspondente à Coxilha das Lombas. As hipóteses são de que a Barreira I seja mais heterogênea do que se conhece, que a Coxilha das Lombas seja constituída, em subsuperfície, por outras unidades geológicas, distintas de uma barreira costeira, e que estas condicionem uma importante variabilidade hidroestratigráfica. As hipóteses partem da observação de estudos anteriores, que já indicam a presença de pelo menos duas unidades hidroestratigráficas, e da variabilidade litológica em poços na região. Para testar a hipótese, será avaliada a correlação entre os arcabouços cronoestratigráfico e hidroestratigráfico, elaborados através de dados de sensoriamento remoto, poços, afloramentos, métodos geoelétricos (sondagens elétricas verticais e imageamento elétrico), seções de georadar, datações absolutas, determinações hidrodinâmicas e hidroquímicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Luiza Garnelo Pereira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
rede solidária de políticas de inclusão social para indígenas na amazônia
Resumo:
Desde o início de sua implantação o regime de cotas tem ampliado o acesso de minorias étnico raciais ao sistema educacional e ao mercado de trabalho. Muitas universidades avançaram na oferta de vagas específicas e ações de assistência para apoio à permanência dos estudantes cotistas na universidade. Contudo, a previsão legal desses direitos é insuficiente para reduzir as históricas iniquidades sociais. O balanço das iniciativas adotadas por meio das ações afirmativas aponta que a compreensão da diversidade étnico-racial e a problematização do processo formativo em si, ainda são incipientes no âmbito das práticas cotidianas das universidades. Apoiada na teoria ator-rede de Bruno Latour a presente proposta tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das políticas de inclusão social e promoção da equidade através da consolidação de uma rede interinstitucional e intercomunal indígena, voltada para o aprimoramento de políticas afirmativas no ensino universitário. A iniciativa prevê a realização de pesquisas etnográficas das trajetórias de vida de novos agentes políticos indígenas que emergem nos meios modernos de comunicação, tratando-as como vias preferenciais de compreensão dificuldades e caminhos de superação na busca de inserções bem-sucedidas no mundo não indígena. Os resultados da pesquisa subsidiarão projeto de educação intercultural na tríplice fronteira amazônica Brasil/Peru/Colômbia, com ênfase em saúde coletiva e sustentabilidade. Pretende-se que a iniciativa fertilize as redes colaborativas e produza evidências científicas para aprimorar estratégias de gestão das políticas para ingresso e permanência de indígenas na formação universitária, além de promover o desenvolvimento de competências dos docentes e discentes indígenas para produção de conhecimento inovador, capaz de transitar entre os saberes acadêmicos e tradicionais, e de propor soluções para problemas de saúde e sustentabilidade sociocultural e ambiental na região.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Maria Luiza Miguez
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
torneio de física para meninas 2024
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Wed Jan 17 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Mariana Barros Melo da Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina: protocolo de aperfeiçoamento e eficácia da terapia anticoagulante
Resumo:
A Fibrilação Atrial (FA) é a arritmia supraventricular mais comum na prática clínica. O paciente com FA apresenta um risco 5 vezes maior de causar AVC, principalmente o isquêmico, do que qualquer outra doença cardiovascular. Essa arritmia causa estase e de alteração do equilíbrio trombose-antitrombose, podendo formar trombos e embolizar sistemicamente, atingindo o encéfalo e causando AVC, levando a necessidade de iniciar a terapia anticoagulante. A varfarina ainda é o Anticoagulante Oral (ACO) de escolha, sendo a mais utilizada em diversas situações clínicas. Com a sensibilidade ao fármaco variando em cada pessoa, o tratamento precisa ser monitorizado regularmente através Razão Normalizada Internacional (RNI). As variantes genéticas conhecidas que mais tem impacto na resposta à varfarina são as variantes no alvo da varfarina, o VKORC1, os portadores desta variante necessitam de uma dose mais baixa de varfarina, e a enzima codificada pelo CYP2C9 que é a mais importante quando se trata de envolvimento com a farmacocinética da varfarina. Os polimorfismos nos genes CYP2C9 e VKORC1 são responsáveis por cerca de 12 e 24%, respectivamente, da variação na dose de varfarina entre os doentes de ascendência europeia. Assim, na presença de um ou mais polimorfismo em um destes genes é necessário ajustar as doses de varfarina. Estudos anteriores indicaram que os algoritmos farmacogenéticos em geral preveem a dose da varfarina com mais precisão do que outros métodos de dosagem. No Brasil, mais especificamente no Nordeste Brasileiro, o uso de algoritmo preditor de dose não é comum, o que leva a altos índices de complicações e consequentemente aumenta o período de internação hospitalar. Como objetivo, o presente estudo planeja implementar protocolo de algoritmo farmacogenético preditor de dose da varfarina, guiado por genótipo, versus o protocolo clínico baseado somente na dosagem medicamentosa, na população com fibrilação atrial, e avaliar superioridade do tratamento.
Instituição/UF/País:
Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Fri Feb 02 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
Maria Marina Dias Cavalcante
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ser professor hoje : a prática docente em cenários do ensino superior e da educação básica
Resumo:
O projeto se caracteriza por componentes articulados em torno do eixo práticas docentes ancorado no Ser Professor em diferentes cenários de ensino, cujo objetivo é compreender como as práticas docentes do professor hoje estão sendo realizadas no Estado do Ceará e como estão sendo organizadas para atender as demandas da educação. A discussão busca aproximações epistemológicas entre as pesquisas de doutorandos associadas às necessidades sociais modernas da educação pela problemática: Como o ser professor hoje em cenários de ensino diferenciados está sendo organizado para atender as demandas da Educação? Nesta direção, será necessário detalhar a complexidade, os limites e as possibilidades em torno da temática, uma vez que envolve olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos através dos desdobramentos abaixo: Investigar como aspectos do pensamento de Edith Stein podem contribuir para a prática de orientação do trabalho científico pelo professor universitário. Examinar a docência no Ensino Superior exercida pelo professor fisioterapeuta considerando o processo de elaboração de uma pedagogia universitária. Identificar os princípios didático-pedagógicos do fazer docente do professor universitário, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na licenciatura em Pedagogia. Explorar as práticas e saberes na formação dos professores engenheiros como possibilidade de práxis, a partir das contradições que se evidenciam na sala de aula. Verificar como as colaborações do programa de residência pedagógica podem desenvolver a construção da identidade docente em cursos de licenciatura. As questões indicam, pressupostos relacionados com concepções e práticas docentes, o que nos move a configurar esta proposta como uma iniciativa de pesquisa coletiva, a título de estratégia metodológica. Nesta direção detalharemos a complexidade, limites e as possibilidades da temática, através de olhares epistemológicos, metodológicos, sociais, econômicos e políticos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Mon Jan 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Mendes Cantoni
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
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Currículo
Título do Projeto:
corpora de fala para documentação e revitalização linguística de línguas indígenas brasileiras
Resumo:
Estima-se que existam menos de 200 línguas indígenas no Brasil, remanescentes das cerca de 1200 que eram faladas à época da invasão portuguesa e todas hoje consideradas em risco de extinção (RODRIGUES, 2005). Nem todas essas línguas contam com ampla documentação, descrições e recursos linguísticos pedagógicos e a maioria não dispõe de registros orais disponíveis amplamente. Nas últimas décadas, esforços da comunidade científica vêm levado à construção de recursos online para disponibilização pública de materiais sobre línguas indígenas, que são importantes medidas de registro e compensação às violações sofridas por esses povos aos seus direitos humanos nos últimos séculos. A maior parte dos recursos, contudo, consiste em vocabulários, textos escritos e descrições linguísticas, não tendo sido identificado nenhum corpus de fala, i.e. áudios acompanhados de anotações linguísticas. O presente projeto pretende contribuir com a ampliação dos dados e recursos sobre línguas indígenas, e avançar com a disponibilização de materiais de registros orais. Propõe a construção de corpora de fala que contemplem entre seis e dez línguas subdocumentadas. Os corpora serão construídos pela (1) compilação e tratamento acústico de materiais de áudio disponíveis publicamente (três a cinco línguas), requalificando e reutilizando dados valiosos que foram coletados em condições desfavoráveis, e (2) coleta de novos materiais (três a cinco línguas). Pretende também conjugar a coleta de novos dados com a elaboração de materiais didáticos e oferta de capacitação de professores que atuam nas comunidades. A coleta seguirá os protocolos éticos e legais vigentes, com avaliação ética pela Conep e registro na Funai, além da interlocução com os líderes locais e membros da comunidade. As línguas serão selecionadas de acordo com a disponibilidade de materiais e interesse das comunidades, sendo ouvidos ainda organismos e autoridades envolvidos na questão indígena.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Micheliana da Costa Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
leis de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e sua influência sobre a desigualdade salarial entre jovens brasileiros
Resumo:
Entre os anos de 2009 e 2015, o Brasil lançou diversas legislações que ratificaram o acordo assinado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa garantir a plena cidadania destes indivíduos e eliminar a discriminação em todas as suas formas. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa tem como foco avaliar o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão desses jovens com deficiência intelectual, ao longo dos anos de 2001 a 2022, comparando com jovens sem deficiência, com mesmo nível de experiência. A questão específica a ser investigada é: qual é o impacto das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual, e como essas mudanças afetam as disparidades salariais entre jovens com e sem essa deficiência? A importância dessa pesquisa reside na necessidade de entender como as políticas públicas podem influenciar a inserção desses jovens no mercado de trabalho e se os esforços regulatórios estão realmente contribuindo para uma equidade de remuneração. A plausibilidade desta pesquisa deve-se à abordagem de estudo de evento, de Callaway e SantAnna (2021), que emprega um estimador de diferenças em diferenças, com adoção escalonada, como forma de avaliação de impacto. Isso permite a análise de efeitos dinâmicos ao longo do tempo, considerando grupos tratados e de controle, em relação aos salários de entrada e a dispersão salarial. Além disso, pretende-se decompor a desigualdade salarial entre jovens com e sem deficiência intelectual, a fim de se verificar os componentes de dotação e estrutural, por meio da abordagem de Oaxaca-Blinder, em períodos pré e pós mudanças. As estratégias metodológicas adotadas permitirão uma avaliação aprofundada dos efeitos das mudanças na legislação sobre os salários de admissão de jovens com deficiência intelectual.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Odete Holanda Mariano
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação de desempenho de camadas de coberuras oxidativas em ateros de resíudos sólidos para redução das emissções de gases de efeito estufa (gee)
Resumo:
Este projeto tem como objetivo estratégico contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa devido as emissões fugitivas de biogás pela camada de cobertura de aterros de resíduos sólidos. É sabido que as camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos têm como finalidade evitar a entrada de água de chuva na massa do aterro, bem como evitar as emissões de biogás para a atmosfera, o que acarreta emissões de gases de efeito estufa. Apesar de bem construídas, as camadas de cobertura convencionais (construídas com solos compactados) perdem eficiência ao longo do tempo, devido aos períodos secos e chuvosos, o que acarreta um aumento da permeabilidade tanto a água quanto ao gás em torno de 1000 vezes. Vários autores indicam que as emissões de biogás pela camada de cobertura podem chegar a 40% das emissões de um aterro sanitário. Assim, é necessário se avaliar o desempenho de outros materiais (denominados camadas de coberturas alternativas) para substituir o solo compactado. No Brasil, já existem diversos estudos (em laboratório) que avaliam a eficiência de misturas de solos + composto orgânico. Este projeto visa avaliar o desempenho, em laboratório, de uma camada formada apenas por composto orgânico. Para tanto, inicialmente serão simuladas em laboratório 1 camada de 60 cm de solo argiloso com características utilizadas nas camadas convencionais e 1 camada de 60 cm de material compostado onde serão avaliadas as características de granulometria e compactação, permeabilidade a água e ao ar e curva de retenção dos materiais. Após esta etapa serão montados 2 ensaios de coluna para simular o fluxo de biogás pelas camadas de cobertura. Nesta etapa serão avaliados o fluxo de biogás ao longo do tempo e o desempenho da camada considerando os ciclos de umedecimento e secagem (períodos chuvosos e secos).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Maria Paula Panúncio Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
violência interpessoal em contexto universitário: ampliando a compreensão do fenômeno na perspectiva de estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento em instituições de ensino superior públicas e privadas
Resumo:
A violência universitária é o foco desta proposta de investigação, que se estabelece a partir do reconhecimento da necessidade de aprimorar a compreensão sobre a Violência Interpessoal (VIP) e a violação de direitos humanos na Universidade, situações que afetam a saúde, qualidade de vida, permanência e adaptação dos estudantes. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido desafiadas a enfrentar a VIP e garantir a inclusão e a permanência de todos os estudantes. Nesse contexto, diagnósticos são importantes para apoiar a gestão educacional na construção de políticas para lidar com o problema de forma efetiva. Este estudo se propõe a abordar estudantes de graduação de quatro IES de diferentes naturezas (publica, privada) do interior do estado de São Paulo, com cursos nas três grandes áreas de conhecimento, para verificar a prevalência de violência interpessoal observada e vivenciada por eles, além de descrever as violências presentes no cotidiano acadêmico, e verificar fatores a ela associados: marcadores sociais, tipos de instituição (pública X privada), período do curso, grande área do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), curso/carreira. Para tanto, através de desenho quanti-quali, e cálculo amostral considerando estratificação e representatividade, utilizará instrumentos estruturados (Escala VIP Universitária, Questionário Sociodemográfico) e entrevista em profundidade com participantes que obtiverem os maiores scores na Escala, que foi construída e validada em face, conteúdo e psicometria, para suprir uma ausência de instrumentos para abordagem ampla das manifestações da VIP na universidade (estudos abordam tipos específicos, em cenários específicos). Resultados podem subsidiar políticas universitárias de prevenção, sensibilização e enfrentamento, diante da percebida dificuldade das IES em lidar com a violência e a violação de direitos, bem como de transformar as relações em seu interior.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Raquel Caetano
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
relações entre o novo ensino médio e o currículo integrado: uma análise dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica
Resumo:
O ensino médio reflete historicamente o dualismo na educação brasileira e vem se configurando em um campo de disputas no que diz respeito à sua concepção e finalidades. Nas últimas três décadas, as alterações nas suas diretrizes curriculares, tanto dos cursos de formação geral quanto em articulação com a educação profissional, vinculam-se a concepções de formação e finalidades distintas, exigindo das instituições de ensino uma série de regulamentações para atender ao disposto na legislação nacional, mas também dar materialidade às suas próprias concepções e finalidades educativas, conforme expressam seus projetos de desenvolvimento institucionais ou propostas pedagógicas. Tendo presente este contexto, a problemática deste projeto de pesquisa se constitui em buscar resposta ao seguinte questionamento: Em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, vem produzindo alterações sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo no país? Nossa hipótese é de que a implementação da Lei 13.41/2017 e o itinerário da formação técnica e profissional poderá apresentar repercussões inicialmente no currículo e na formação dos estudantes dos Institutos Federais, mas que também alcançar estudantes das redes estaduais. A partir desta problemática, o objetivo geral desta pesquisa é Identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo. Para alcançar este objetivo, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-nos de revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com servidores das pró-reitorias de ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
Vigência:
Mon Jan 23 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Maria Regina de Miranda Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
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Currículo
Título do Projeto:
vitrine viva pancs: integrando espaços científico culturais para conhecimento das pancs na perspectiva da etnobotânica e da agrobiodiversidade
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Maria Rita dos Santos e Passos Bueno
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise de subgrupos geneticamente homogêneos para identificação de fatores de risco associados ao autismo: uma abordagem genética e epigenética
Resumo:
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por dificuldades de comunicação e interação social, com amplo espectro de gravidade. O TEA representa um problema de saúde pública devido à alta prevalência (até 2% da população geral) e à ocorrência de prejuízos sociais durante toda a vida. Portanto, a identificação de fatores genéticos de risco, potenciais biomarcadores, é fundamental para viabilizar diagnóstico e tratamento precoce, além do aconselhamento de famílias em risco. Apesar dos avanços significativos na caracterização de fatores genéticos de risco ao TEA, estes explicam apenas 10-20% dos casos. Os casos restantes de TEA parecem decorrer de fatores genéticos e epigenéticos associados a modelos de herança complexa, oligogênico ou poligênico/multifatorial (Fig. 1). Um dos grandes limitadores da busca de variantes genéticas e epigenéticas de risco é a grande heterogeneidade genética do TEA. Com o intuito de reduzir este limitador e aumentar o poder de busca de novos fatores associados ao TEA, propomos a homogeneização da amostra a partir da análise de indivíduos com distrofinopatia (DMD) e TEA (Fig. 2). Em estudo preliminar do nosso grupo, foi demonstrado um enriquecimento de variantes genéticas raras de risco no grupo DMD-TEA comparado ao grupo controle, evidenciando o poder desta abordagem (Fig. 2). Desta forma, propomos a caracterização da arquitetura genética de DMD-TEA e controles por meio da análise de exomas. Também iremos verificar se DMD-TEA apresenta perfil epigenético característico, o que será realizado por meio da análise de metiloma (MethylationEPIC array). Acreditamos que nossa abordagem possui grande potencial para identificação de novos fatores de risco para TEA. Esperamos contribuir para o melhor delineamento da etiologia do TEA, visando refinar as perspectivas de aconselhamento genético e diagnóstico precoce, o que será de amplo benefício aos indivíduos com TEA e suas famílias.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Sun Dec 03 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Rita Marques de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
guia alimentar e catalogo de plantas alimentícias de uso local como tecnologias voltadas à segurança alimentar e nutricional em moçambique e são tomé e príncipe
Resumo:
As plantas alimentícias de uso local representam importante recurso para a segurança alimentar e nutricional, porém muitas vezes poucos difundidas e estudadas. Já os Guias alimentares são uma importante tecnologia educacional para promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, convergentes com os recursos locais. Os países africanos de língua portuguesa estão diante do desafio da fome e do desenvolvimento de tecnologias adequadas às realidades locais. O objetivo deste projeto é fazer um levantamento das espécies alimentícias de uso local encontrados nos mercados e feiras e subsidiar a elaboração de guias alimentares dos países africanos envolvidos (Moçambique e São Tomé e Príncipe). Será um estudo de abordagem mista que evolverá estudo documental, coleta de dados em campo e construção de consensos. Serão envolvidos pesquisadores dos dois países, alguns ainda em processo de formação em programas de pós-graduação da UNESP, outros já formados por esses programas ou então parceiros em propostas de formação ou pesquisa nos próprios países. Todos são vinculados ao Mecanismo de facilitação da participação das universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MU-CONSAN-CPLP), uma rede acadêmica de ensino, pesquisa e extensão com agenda de trabalho conjunto desde 2015. Serão identificadas e produzidas listas de plantas alimentícias de uso local e um banco de germoplasma para cada país. Essas duas tecnologias guardam sinergia com a terceira que será a construção de guias alimentares para São Tomé e a Sussundenga um distrito da província de Manica-Moçambique. A construção do Guia envolverá uma análise de conjuntura, a construção de diretrizes por meio de consenso e validação de face e conteúdo. Serão utilizadas técnicas como painel de especialistas e grupos focais com a população. Como resultado, se espera contribuir com o plano de trabalho do CONSAN-CPLP, com as prioridades de saúde nutricional dos países.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Sat Jan 06 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Rita Marques de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologias para monitoramento e promoção da saúde nutricional de gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde
Resumo:
Trata da produção de três tecnologias: sistema inteligente de captura, limpeza e integração de dados; ferramenta Intersetorial de apoio à gestão dos dados e ao cuidado nutricional de gestante e crianças menores de 6 anos; ferramenta de apoio ao mapeamento do território da atenção primária à Saúde. Envolve 7 municípios laboratórios nas cinco regiões do país e a articulação com 2 países africanos lusófonos e 3 países latino-americanos. Contribui com o monitoramento, a promoção da saúde, a prevenção e o cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição em gestantes e crianças menores de 6 anos. O objetivo é produzir um conjunto de tecnologias para o monitoramento, promoção da saúde, prevenção e cuidado da obesidade, desnutrição e outras formas de má-nutrição da gestante e crianças menores de 6 anos aplicados à atenção primária à saúde, em articulação com países Lusófonos Africanos e Latino-americanos. Tem como metas: 1) Criação de um sistema inteligente de captura, limpeza e integração dos dados em uma plataforma digital. 2) Pesquisa e validação de um componente digital para gestão da informação e do cuidado de gestantes e crianças menores de 6 anos. 3) Pesquisa e validação de um componente digital para mapeamento do ambiente alimentar e de práticas de atividades físicas. 4) Engajar ao menos um município em cada uma das 5 regiões do país para que participem do processo de construção e validação das tecnologias. 5) Envolver ao menos um projeto voltado às tecnologias de Saúde e Nutrição em desenvolvimento nos países africanos e latino-americanos. Como resultado se espera contribuir com o cuidado integral da gestantes e crianças menores de 6 anos na atenção primária à saúde, desenvolvendo e aprimorando tecnologias digitais de apoio à gestão e às práticas que se desenvolvem no território. Espera-se ainda integrar pesquisas de diferentes países, promovendo o acesso ao conhecimento e metodologias por meio do trabalho em rede.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Fri Dec 22 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Maria Socorro de Araujo Dias
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas pró-equidade: análise de conceito, ressonâncias sobre determinantes sociais e tecnologia para translação de conhecimento
Resumo:
Determinantes Sociais repercutem diretamente na vida das pessoas e nos diferentes lugares sociais que estas ocupam. Reconhecer quando estas desigualdades são injustas e institucionalizar políticas públicas pró-equidade é redesenhar o espaço de atuação do Estado. No escopo de uma agenda internacional, políticas pró-equidades convergem com a agenda 2030. No Brasil, o governo atual assumiu a diretriz de promoção da equidade. Esta pesquisa visa avaliar políticas nacionais de promoção da equidade voltadas à população em situação de vulnerabilidade social no Ceará, estado da região Nordeste do Brasil, como substrato orientador para a tomada de decisão com vistas ao enfrentamento das iniquidades. O estudo está dividido em 3 etapas. Na 1° etapa realizar-se-á uma revisão de escopo a partir da questão norteadora: Quais as evidências sobre políticas públicas relacionadas à promoção da equidade no cenário dos países com sistemas universais? Além disso, será realizada a análise de conceito políticas públicas de promoção de equidade, com base no que recomendam Walker e Avant (1995). Na 2° etapa será realizada análise de políticas nacionais autorreferidas como políticas para enfrentamento de iniquidades sociais, tendo como lócus de implementação o estado do Ceará. Serão analisadas as dimensões: relevância, eficácia, impacto, efetividade e sustentabilidade. Os indicadores dessas dimensões e estratégias para coleta de dados estão embasados em instrumento adaptado por Januzzi (2002), Farranha (2014), Viegas (2003) e SPM/OIT (2008). Na 3° etapa será construído o Observatório de Políticas de Promoção da Equidade do Ceará. Os resultados respondem a um fosso sobre políticas de enfrentamento dos determinantes e favorecem o debate, gerando novas sínteses teóricas. No campo tecnológico, o observatório contribuirá para translacionalizar os resultados e subsidiar tomada de decisão. Espera-se que a avaliação dos efeitos das políticas alcance a sociedade no enfrentamento das iniquidades.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Vale do Acaraú - CE - Brasil
Vigência:
Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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