Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marionilde Dias Brepohl de Magalhaes

Ciências Humanas

História
  • direitos humanos e e políticas de memória; a vulnerabilidade e a moralidade da historiografia
  • A partir de uma perspectiva histórica, pretende-se estudar as formas de precarização do trabalho no Brasil e as vulnerabilidades daí derivadas. Tais vulnerabilidades estão correlacionadas, dentre outros fatores, à recorrente ausência do direito a ter direitos, conforme a máxima da pensadora Hannah Arendt. Nesta proposta, que recua à época da ditadura militar, os grupos sociais selecionados são os indígenas, os afrodescendentes, os ribeirinhos, as marisqueiras e os imigrantes diaspóricos, a serem estudados como grupos exemplares. Conquanto sua diversidade socioespacial e suas diferentes culturas laborais, identificam-se algumas convergências entre eles ou elas, o que nos permite elaborar uma hipótese de pesquisa que é, ao mesmo tempo, um plano de intervenção no sentido amplo do termo. Observaremos como estes diferentes grupos são afetados por diversos tipos de violência (seja esta social ou doméstica, seja esta a violência policial, a privação de direitos trabalhistas, ou a falta de reconhecimento de saberes tradicionais, seja ainda a psíquica). É difícil mensurar as "formas de desrespeito" e tipos de “reconhecimento” implicados nessas realidades sociais, daí a relevância de tal proposta. A execução requer deslocamentos temáticos quanto à periodização histórica a fim de compreender as relações sociais que produzem a pobreza e a vulnerabilidade, tanto quanto as assimetrias nas relações de poder. Daí priorizarmos a coleta de testemunhos, mapas históricos, estatísticas e fontes audiovisuais sobre a situação de cada grupo em questão. Essas ações, tanto podem contribuir para a constituição de acervos, realização de cursos e programas de extensão, quanto fornecer subsídios para a elaboração de políticas afirmativas, não só por parte do Estado mas também subsidiar sindicatos e associações comunitárias. A peculiaridade desta abordagem está no estudo das realidades históricas e sociológicas de diferentes regiões brasileiras: Sul (PR); Norte (Teffé) e Nordeste (Piauí)
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Jan 30 00:00:00 BRT 2024-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Cristina Guimaraes Rocha

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • novos materiais para a industria automotiva
  • A indústria automotiva visa a utilização crescente de materiais leves, com propriedades atraentes aliadas ao baixo custo, em suas aplicações. As projeções indicam que o mercado global de materiais compósitos reforçados com fibras curtas crescerá, entre 2023 e 2027, a taxa anual (CAGR) de 4,4%, atingindo um volume considerável. Esse tamanho de mercado se deve em parte, a utilização crescente de matrizes termoplásticas em processos de produção em massa, devido a sua compatibilidade com técnicas de processamento convencionais, como a moldagem por injeção e as possibilidades de reciclagem. As baixas resistência e rigidez, entretanto, têm limitado a utilização desses materiais. A incorporação de nanopartículas, como plaquetas de grafeno ao polipropileno, que é o termoplástico mais usado no setor, é apontada como uma solução para esse problema. Há indicações de que as plaquetas de grafeno promovem melhor interação interfacial entre o polímero e as fibras de carbono, melhorando as propriedades dos materiais produzidos. As características físicas das plaquetas de grafeno afetam as propriedades dos ´materiais produzidos. Poliamidas também têm sido amplamente utilizadas no setor automotivo. A utilização de óxidos de grafeno como elemento de reforço desse tipo de compósito também tem sido avaliada. Esse projeto tem como objetivo desenvolver compósitos híbridos de polipropileno e de poliamidas, reforçados com plaquetas de grafeno e,ou nanomateriais de carbono (óxidos de grafeno) produzidos com tecnologia Inmetro, em conjunto com fibras curtas de carbono, para aplicações na indústria automotiva.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Fabiana Nicolás

Ciências Biológicas

Genética
  • bioinformática e biotecnologia aplicadas na seleção e validação de alvos moleculares em patógenos prioritários multirresistentes
  • Este projeto visa aplicar métodos inovadores de Bioinformática e Biotecnologia para identificar alvos moleculares em patógenos prioritários multirresistentes. Usando técnicas como modelagem molecular, análises de redes biológicas e machine learning, integra dados bioinformáticos com experimentos biotecnológicos, permitindo descobrir alvos promissores de forma eficiente e econômica. O foco será em abordagens que objetivam combater a resistência antimicrobiana (AMR) para enfrentar patógenos humanos resistentes a múltiplas drogas (MDR). A descoberta de novos alvos moleculares bacterianos candidatos associada a novas abordagens terapêuticas, pode ser realizada através da priorização de proteínas no proteoma, considerando características estruturais, metabólicas, regulatórias e expressão gênica. Desde 2013, nosso grupo interdisciplinar une bioinformática e experimentos em metodologias integrativas. A proposta atual enfatiza Bioinformática e Biotecnologia aplicadas à saúde humana, priorizando e validando alvos candidatos para compostos inibidores em Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa, classificados pela OMS como patógenos críticos de alta prioridade para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. Utilizaremos dados 'ômicos' e 'metadados' para avaliação in silico, in vitro e in vivo, integrando informações genômicas, estruturais, regulatórias e funcionais na plataforma Target-Pathogen. Modelos moleculares preparados serão disponibilizados abertamente na plataforma DockThor-VS do LNCC, contribuindo com avanços na pesquisa científica. Destaca-se a cooperação entre grupos de pesquisa do Brasil, Argentina e México, com experiências complementares e atuação conjunta de uma década. Instituições como LNCC, UNIFESP, UBA e UNAM contribuem científica e tecnologicamente, abrangendo bioinformática, modelagem molecular, screening virtual, docking molecular, microbiologia e biotecnologia enzimática.
  • Laboratório Nacional de Computação Científica - RJ - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Marisa Masumi Beppu

Engenharias

Engenharia Química
  • produção e caracterização de quitosana a partir do inseto rhynchophorus palmurum e molusco mytella charruana visando aplicações de interesse biomédico
  • A prospecção de novas tecnologias para a produção de biomateriais, capazes de aumentar a qualidade de vida da população, necessita hoje de polímeros naturais controlados e lábeis à modificação química. A quitosana, obtida da desacetilação da quitina presente no exoesqueleto de artrópodes, é um dos biopolímeros mais usados em processos biotecnológicos. Apesar de sua potencialidade, a maioria das amostras de quitosana não apresentam reprodutibilidade quanto ao grau de acetilação e massa molar, além de alta agregação e baixa solubilidade mesmo em soluções ácidas, o que compromete o controle das características dos materiais produzidos, principalmente em nanoescala. Este projeto propõe o controle químico da síntese da quitosana, partindo de fontes não exploradas, visando uma mudança disruptiva no preparo de materiais poliméricos, especialmente de interesse biomédico. Como fontes de quitina, serão utilizados o inseto Rhynchophorus palmarum, vetor da doença do anel vermelho que atinge coqueiros e dendezeiros no estado de Alagoas, e cascas do molusco Mytella charruana, conhecido como sururu, cuja extração garante o sustento de muitas famílias alagoanas e gera toneladas de resíduo. Combinando de maneira inédita os métodos de ciclos térmicos (FPT) e de ultrassom de alta intensidade (DAIUS), pretende-se controlar o grau de acetilação e a massa molar da quitosana em diferentes níveis, obtendo amostras solúveis em uma ampla faixa de pH. Conjugando-as com moléculas aniônicas a partir da técnica Layer-by-layer para formação de filmes finos, espera-se modular as propriedades físico-químicas e o desempenho dos recobrimentos em aplicações antimicrobianas, drug delivery e captura de células tumorais. Com este projeto, pretende-se ampliar a disponibilidade de produtos biomédicos de alto valor agregado a partir de resíduos oriundos de problemáticas regionais, bem como validar o design de polímeros naturais como ferramenta mandatória para um salto qualitativo na ciência de materiais.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Jan 23 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Marisa Silvana Zazzetta

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • fragilidade, suporte social e cuidados paliativos em pessoas idosas com doença renal crônica em tratamento hemodialítco
  • O presente projeto propõe analisar relações e fazer comparações entre fragilidade, apoio familiar e social, qualidade de vida e necessidades de cuidados paliativos em pessoas idosas em tratamento hemodialítico e, concomitantemente, analisar a percepção dos participantes e familiares acerca do tratamento e suas implicações, apoios, cuidados em saúde, perspectivas de qualidade de vida e cuidados paliativos. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, de carater misto, que integra dados quantitativos e qualitativos. Se explorará a existência de correlações e comparações entre grupos de categorias das variáveis estudadas e ao mesmo tempo se realizarão analises do conteúdo emanado dos relatos dos particpantes. O presente estudo se realizará no prazo de 36 meses. O estudo será realizado em duas Unidades de Terapia Renal Substitutiva (UTRS) do interior do Estado de São Paulo. A amostra será de conveniência composta por pessoas com pessoas idosas, em hemodiálise, com critérios de elegibilidade pré estabelecidos. Os concordantes que aceitarem de forma livre e esclarecida participarão do estudo. Será realizada entrevista semi‐estruturada (contará com três momentos 1- questões sobre a caracterização sociodemográfica e saúde; 2- respostas à aplicação dos instrumentos descritos abaixo; 3- questões abertas sobre: processos decisórios ao momento de iniciar o tratamento e ao longo do mesmo, apoio familiar e necessidades de cuidados em saúde e perspectiva de qualidade de vida e considerações acerca de cuidados paliativos). Além disso, também será aplicado o Mini Exame do Estado Mental, a Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), a FRAIL, o APGAR de família e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS), o Mapa Mínimo de Relações; Genograma; Short Form 6 Dimension (SF-6D Brasil) e SPICT-BR – Supportive and Palliative Care Indicators Tool. Todos os preceitos éticos serão respeitados.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027