Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marta Suely Madruga

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valorização dos méis de abelhas apis mellifera produzidos com floradas da caatinga paraibana a partir do conhecimento do potencial nutracêuticos
  • A apicultura é considerada uma atividade promissora no Brasil, no entanto, estudos com enfoque na avaliação de marcadores nutracêutico e químicos de méis de abelhas são particularmente inexistentes quando se refere a méis produzidos em floradas da Caatinga. O objetivo da proposta é fomentar a apicultura da Paraíba, através da identificação de marcadores em méis de abelhas Apis mellifera produzidos com floradas da Caatinga. O projeto visa fortalecer as atividades de apicultura no sertão paraibano (cidade de Catolé do Rocha), a fim de garimpar aspectos de qualidade de micronutrientes com origem geográfica e botânica por meio de fitoquímicos que podem ser associados aos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimicrobianos. A identificação e quantificação destes compostos responderá à hipótese de que o mel de Apis mellifera da florada da Caatinga apresenta potencial nutracêutico, químico e nutricional único considerando a diversidade vegetativa da região. A valorização do mel também envolverá a criação de um padrão de qualidade e identidade botânica do mel de florada da Caatinga utilizando a quimiometria com análises NIR e volatilômica, técnicas rápidas e que se contextualizam dentro do novo conceito da química verde. A proposta tem a participação de pesquisadores da UFPB, UFCG, Universidade de Extremadura/ Espanha, Gov. Estado da Paraíba, Cooperativa de mel COOAPIL. Através dos resultados que serão obtidos neste estudo espera-se contribuir para o conhecimento da composição química e do efeito terapêutico do mel das abelhas Apis mellifera em floradas da caatinga, auxiliando produtores na busca de Identificação Geográfica de Origem e, por conseguinte, ser um adicional fator propulsor da expansão da produção e comercialização, da competitividade no mercado de alimentos, contribuindo para fortalecimento da agricultura familiar, sustentabilidade ambiental, e do desenvolvimento econômico e social, especialmente na região do sertão paraibano.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Martha Maria Prata Linhares

Ciências Humanas

Educação
  • experiências e formação de professores para a superação de desafios pós covid-19
  • O distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus trouxe uma crise para a educação, com implicações e consequências de longo prazo. O impacto foi maior nas populações mais vulneráveis e com consequências drásticas para os estudantes com possíveis implicações para a agenda 2030 da UNESCO no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que consiste na educação de qualidade e aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo geral da pesquisa é conhecer como professores em diferentes contextos vem (re)construindo suas práticas pedagógicas para irem ao encontro dos desafios que surgiram desde o inicio da pandemia. Os objeticos específicos são: i- Realizar um estudo teórico-bibliográfico relativo à temática: formação e desenvolvimento profissional docente em tempos de crise; ii.Escutar os professores em processos formativos; iii.Discutir e refletir sobre os desafios enfrentados para sustentar a educação em tempos de crise a partir de experiências formativas em encontros de grupos focais; iv.Mapear as estratégias e trazer para discussão, as práticas pedagógicas que os professores usaram e estão usando para superar os desafios; v-Contribuir na construção de conhecimentos sobre a pedagogia, a prática e o aprendizado profissional dos professores; vi.Divulgar os resultados da pesquisa com a comunidade local, científica nacional e internacional; vii.Propor ações de cooperação internacional. Realizaremos grupos focais com professores para mapear suas estratégias e práticas pedagógicas. Queremos contribuir com o desenvolvimento de ações formativas que possam apresentar alternativas ao enfrentamento daquilo que se apresenta como desafio aos educadores. Almejamos ampliar a compreensão dos desafios que as experiências pandêmicas e pós pandêmicas trouxeram aos educadores e à sua ação docente e contribuir na construção de conhecimentos sobre os processos que fazem parte da formação e prática docente, e o aprendizado profissional dos professores durante esse período.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026