Projetos de Pesquisa

 

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Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alessandro Jatobá

Engenharias

Engenharia de Produção
  • tecnologias e práticas baseadas em evidências para agentes comunitários de saúde em localidades vulneráveis: ciência da implementação em direção à resiliência na atenção primária
  • Esta proposta visa identificar oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que fortaleçam a resiliência em intervenções de saúde em comunidades vulneráveis. Populações carentes são negativamente impactadas pelas desigualdades e podem ser resistentes a intervenções de saúde pública que não visam suas circunstâncias únicas, motivações ou problemas específicos. Logo, parcerias comunitárias são fundamentais para melhorar a saúde dessas populações. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) são membros capacitados da comunidade que atendem, constroem relacionamentos, proporcionam contato regular com os moradores e fortalecem a Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS) em comunidades vulneráveis. A partir do arcabouço conceitual da Ciência da Implementação, que visa conciliar políticas e práticas para serviços de saúde mais eficientes, este projeto de característica multidisciplinar utilizará métodos e técnicas da ergonomia, engenharia de resiliência, análise de redes sociais, análise de conteúdo, revisão sistemática da literatura para avaliar e melhorar a resiliência dos programas de ACSs a partir do seu funcionamento e sua articulação com as políticas de saúde. A pesquisa é operacionalizada em 4 objetivos tratados em 5 blocos de trabalho articulados (BTs). A equipe de pesquisa engloba diferentes disciplinas e parceiros nacionais e internacionais para garantir a geração de novos conhecimentos e perspectivas, articulados entre os diversos países participantes, apresentando, assim, potencial para melhorar a resiliência de seus sistemas de APS.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Thu Feb 08 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
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Alessandro Luiz Rocha de Oliveira

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • influência de aditivos auxiliares de moagem nos parâmetros de quebra das partículas
  • A procura por texturas cada vez mais finas de argilas e materiais pozolânicos têm resultado em crescente demanda da moagem até tamanhos progressivamente mais finos na indústria cimenteira. Os principais equipamentos empregados nessa tarefa são os moinhos de bolas, que geralmente trabalham com aditivos auxiliares de moagem, que são reagentes químicos utilizados principalmente na indústria cimenteira a fim de melhorar a eficiência da moagem, o aumento da fluidez do leito de partículas e uma diminuição na aglomeração de partículas finas e ultrafinas. A fim de reduzir os riscos no projeto de circuitos de moagem, é importante utilizar ferramentas adequadas de previsão de resultados, aliadas a ensaios apropriados que permitam caracterizar a resposta de minérios à cominuição. Nesse contexto se situa o Modelo do Balanço Populacional, ou MBP, uma ferramenta matemática poderosa utilizada para prever o produto de moagem a partir de informações de vários microprocessos relevantes, nomeadamente a taxa e a distribuição de quebra dos produtos, transferência de massa e classificação interna (quando presente). Embora esforços estejam sendo realizados em diferentes partes do mundo no intuito de avaliar o impacto dos aditivos auxiliares de moagem sobre a operação e a eficiência do equipamento, ainda pouco se sabe como os aditivos auxiliares de moagens impactam na modelagem do equipamento e nos microprocessos dos moinhos, dificultando assim a predição do equipamento quando sujeito a esses aditivos. Portanto existem desafios claros associados à necessidade de um estudo mais efetivo que consiga relacionar o efeito entre os aditivos de moagem e os parâmetros de controle dos microprocessos do moinho de bolas, além de elucidar o efeito dos aditivos sobre parâmetros de escalonamento.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - RJ - Brasil
  • Wed Jan 24 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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Alessandro Moura Zagatto

Ciências da Saúde

Educação Física
  • a suplementação aguda de cafeína pode acelerar a cinética da recuperação da função neuromuscular após indução fadiga central por exercício em hipóxia?
  • A fadiga central, caracterizada por alterações corticais e medulares, afeta significativamente a função neuromuscular e o desempenho funcional. Alguns fatores ambientais como calor e altitude impactam na fadiga central, assim como o exercício físico prolongado. Nesse sentido, estratégias que possam acelerar o processo de recuperação neuromuscular após a indução de fadiga central se tornam importante. A cafeína em ambiente normóxico trem sido utilizada para atenuar a fadiga neuromuscular em diferentes esportes. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos ergogênicos da cafeína sob a recuperação neuromuscular após fadiga central induzida por exercício em hipóxia. Assim, o objetivo do estudo será verificar se a suplementação aguda de cafeína pode acelerar a cinética da recuperação da fadiga central e atenuar os decréscimos de desempenho após a exposição a uma condição de estresse ambiental (hipóxia) associada ao exercício físico. Indivíduos fisicamente ativos de ambos os sexos entre 18 e 35 anos serão submetidos a indução da fadiga central através da hipóxia associada ao exercício no ciclo ergômetro, e ao término do protocolo serão suplementados com cafeína ou placebo para análise subsequente. Passados 60 minutos (min) da suplementação, os voluntários realizarão um exercício contínuo no ciclo ergômetro por 40 min, com a avaliação da função neuromuscular, atividade eletromiografia e oxigenação tecidual local monitorada a cada 5 minutos, assim como a percepção subjetiva de esforço (PSE) e recuperação (PSR). Ainda, a avaliação neuromuscular e de recuperação será avaliada a cada hora após o exercício até 6h.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026