Projetos de Pesquisa

 

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Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • prevenção de violência contra a comunidade lgbt nas universidades brasileiras
  • As Universidades, antes reservadas apenas a uma pequena parcela da população, ao ampliarem o acesso, se vêem diante de novos desafios, tais como: garantir a diversidade e o respeito às diferenças, promover espaços de diálogo e construção de políticas específicas para diversos grupos sociais. Por outro lado, o processo inclusivo, induzido por políticas públicas, gerou também muitos conflitos. Não são poucos os relatos de violência, de tentativa de burlar as ações afirmativas, de isolamento, de preconceito, de aumento do suicídio, do adoecimento docente e discente. No que tange à violência contra a população LGBT, o levantamento publicado em 2018 pelo Ministério dos Direitos Humanos, aponta que foram registradas 2964 violações LGBTfóbicas, das quais uma média de 20% é de violência física contra lésbicas, transexuais, travestis e gays (BRASIL, 2018). Segundo Amaya e Ríos (2019), nas últimas décadas, as questões LGBT tornaram-se de interesse para a pesquisa internacional, tendo como vetores os movimentos reivindicatórios que almejam transformações sociais. O presente projeto tem como objetivo geral investigar a forma como as universidades públicas brasileiras realizam o acolhimento e a prevenção de violência contra a população LGBT. Para tanto, utilizaremos diferentes instrumentos: análise de documentos das universidades, tais como regimentos, Planos de Desenvolvimento Institucional e Políticas de Ações Afirmativas, com o intuito de localizar a existência ou inexistência de políticas específicas de proteção à população LGBT; análise, por meio da Metodologia Comunicativa de Investigação, da forma como os/as estudantes LGBT são atendidos/as no ambiente universitário, buscando os elementos que potencializam a violência e elementos que a previnem. Pretende-se com esta pesquisa, além de compreender a violência contra a população LGBT nas universidades, superá-la a partir de propostas que favoreçam o desenvolvimento acadêmico de todos e todas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025