Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Vanessa de Oliveira Martins-Reis

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • proposta e análise de eficácia de dois programas para o modelo de resposta à intervenção (rti) em escolares do ensino fundamental no contexto pós pandemia e fatores associados
  • De acordo com a UNESCO, os efeitos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças não são limitados à saúde e bem-estar, mas estendem-se a muitas dimensões da vida da criança como educação, segurança e pobreza. Estudo americano aponta que o ganho em leitura de crianças no início da alfabetização se reduzirá pelo menos 66% com o fechamento das escolas durante a pandemia. Sendo a leitura fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, as alterações de leitura podem configurar uma iniquidade em saúde. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre leitura, processamento auditivo, respiração oral, higiene do sono, qualidade de vida, nível socioeconômico, saúde geral, saúde mental e recursos do ambiente familiar em crianças em processo de alfabetização. Além disso, pretende-se propor dois programas para a 1ª camada do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), um em processamento fonológico e o outro em processamento auditivo, e verificar qual dos dois traz mais ganhos para o desempenho em leitura das crianças. Acredita-se que o RTI é fundamental para recuperação do aprendizado das crianças nessa fase de reabertura das escolas. O RTI já se consagrou nos EUA e Europa como política de educação, tendo disponível muitos programas para serem usados pelas equipes de saúde e educação. No Brasil ainda existem poucos estudos com o RTI e apenas três programas para a 1ª camada, todos com foco na consciência fonológica e correspondência fonema-grafema, sem estimulação das outras habilidades do processamento fonológico (nomeação rápida e memória operacional fonológica) e do processamento auditivo. Serão selecionadas 100 crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental, 50 crianças participarão da intervenção em processamento fonológico e 50 em processamento auditivo. Antes e ao final da intervenção as crianças serão avaliadas quanto à leitura, processamento auditivo e aplicação de questionários para levantamento das demais variáveis do estudo.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vanessa de Souza Mello

Ciências da Saúde

Nutrição
  • determinantes da obesidade e aspectos relacionados ao seu tratamento: abordagens epidemiológica e experimental
  • A obesidade é uma doença de caráter pandêmico e etiologia multifatorial, representando um problema de saúde pública e atuando como fator agravante de outras doenças, como a COVID-19. Fatores ambientais e uso de medicamentos participam da gênese da obesidade. Alterações na microbiota intestinal (disbiose) precedem a obesidade, sendo alvo para o seu tratamento. O presente projeto consiste em três subprojetos, tendo como objetivos: avaliar o papel da gordura Interesterificada (presente em alimentos ultraprocessados) na gênese da obesidade em modelo experimental (subprojeto 1), avaliar a associação entre e obesidade e coocorrência de utilização de medicamentos para tratamento de comorbidades associadas usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (subprojeto 2), e avaliar o controle da obesidade a partir da modulação filogenética da microbiota intestinal pela ativação dos receptores ativados por proliferadores de peroxissoma (PPARs) em modelo experimental (subprojeto 3). Sendo assim, a hipótese do subprojeto 1 é de que o consumo de gordura interesterificada promova alterações metabólicas levando ao desenvolvimento da obesidade; a hipótese do subprojeto 2 é que a obesidade está relacionada a um padrão de utilização de medicamentos diferente daquele observado entre indivíduos com eutrofia; A hipótese do subprojeto 3 é de que a ativação dos PPARs atenue a obesidade pela melhora da disbiose intestinal, com redução da esteatose hepática, inflamação, e aumento da termogênese. Os subprojetos integram diferentes nuances da obesidade (gênese, epidemiologia e tratamento) e enquadram-se em linhas de pesquisa bem estabelecidas pelos pesquisadores envolvidos. A metodologia envolve técnicas já desempenhadas pela equipe e a participação de todos os membros, cada um utilizando suas expertises na análise dos dados epidemiológicos secundários ou na condução do estudo experimental e técnicas de biologia molecular, microscopia de luz, eletrônica, confocal e análises bioquímicas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vanessa Fabiana Alves de Freitas

Outra

Divulgação Científica
  • 1ª mostra acreana de teatro: não é festa, é revolução!! a história de um povo que lutou para ser brasileiro.
  • 1ª Mostra Acreana de Teatro: Não é festa, é REVOLUÇÃO!! A história de um povo que lutou para ser brasileiro. Evento que reunirá apresentações teatrais em formato de Musical, que envolvem diálogos e danças, apresentada por artistas, com interação com o público, historias e experiências com caráter cientifico e histórico. Contribuem como ferramenta educativa para a comunidade para a vivência e divulgação científica, mostrando para o público jovem do Estado do Acre, experiências de novas tecnologias e a realidade da comunidade acreana e brasileira, com foco em apresentação de trabalhos tecnológicos e científicos aproximando a comunidade do conhecimento cientifico. Que tem como objetivo Realizar a 1ª Mostra Acreana de Teatro, com a narrativa: Não é festa, é REVOLUÇÃO!! A história de um povo que lutou para ser brasileiro, durante a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SNCT 2022. Como justificativa, o Acre era, até a segunda metade do século XIX, habitado pelas populações indígenas e ainda fazia parte dos territórios boliviano e peruano. A partir de 1877, motivados pela exploração do latéx (borracha), os primeiros migrantes da Região Nordeste do país chegaram ao território acreano. Entre 1899 e 1909, disputas pelo domínio da área foram travadas entre os bolivianos, peruanos e os brasileiros que ali estavam. A ocupação efetiva do Acre pelos seringueiros brasileiros, durante a corrida à borracha amazónica no século XIX, depois de vários incidentes, levou à elaboração do Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, assinado entre a Bolívia e o Brasil, passando a soberania da região a pertencer a este último. Sabendo que, existe uma grande carência de eventos científicos que congreguem as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, nesse contexto, a SNCT 2022, que trata a ciência e tecnologia de forma prática tem como foco central mostrar aspectos da ciência com o uso de apresentações teatrais como ferramenta educativa para a comunidade.
  • Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre - AC - Brasil
  • 15/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Vanessa Fernandes Guimarães

Outra

Divulgação Científica
  • museus e centros de ciência em tempos de pandemia: a mudança no paradigma de público em três instituições do rio de janeiro.
  • As importantes transformações impostas pela pandemia de Covid-19 afetaram extraordinariamente as dinâmicas social, econômica e cultural de centenas de milhões de pessoas, levando ao fechamento ou controle da capacidade de todos os espaços de reunião e concentração de pessoas em diferentes partes do mundo. A área da cultura foi particularmente afetada já que a maioria das atrações e manifestações foi cancelada ou fechada para o público por tempo indeterminado. Os museus não foram a exceção: a partir do início de 2020, a maioria dos museus fechou as portas para visitas presenciais e buscou, desde então, não perder contato com diferentes públicos por meio de iniciativas direcionadas ao ambiente digital. Várias ações de divulgação científica dos museus e centros de ciência (MCCT) migraram do presencial para o virtual e novas ações foram criadas e aprimoradas visando atender e mantê-los conectados com seus públicos e divulgando informações confiáveis e fidedignas. No entanto, a ampliação da presença dos MCCT no ambiente virtual enfrenta dificuldades que não estão apenas restritas ao acesso a uma boa infraestrutura de internet. Outros fatores como o expertise sobre o funcionamento das mídias digitais e na produção de conteúdo, acesso a softwares adequados e disponibilidade de pessoal qualificado para a tarefa são também limitantes, por requererem um nível de investimento que é, por vezes, incompatível com o orçamento dessas instituições. A desigualdade de acesso aos meios digitais, por parte do público, também é um fator preocupante, seja pela falta internet ou de infraestrutura, ou pela falta de recursos de acessibilidade nas plataformas, ou até mesmo por inexperiência das instituições em realizar ações capazes de engajar públicos diversos, a exclusão é uma realidade inegável. Então, mesmo para os MCCT que conseguiram manter contato com o público e são mais ativos nos ambientes digitais, tais circunstâncias colocam algumas questões fundamentais relativas ao impacto deste cenário sobre a constituição dos públicos dos museus e do seu processo de comunicação com eles. Alguns exemplos destas questões são: quem é esse público virtual do museu durante a pandemia? Qual é o seu perfil sociodemográfico e de quais maneiras se afasta ou se aproxima daquele do público presencial? Qual a sua relação com o MCCT? Como o conteúdo disponibilizado da rede é recebido por esse público? E, finalmente, como transformar esse público virtual em público presencial após a reabertura dos MCCT? As respostas a essas perguntas precisam partir de uma base prévia de conhecimentos dos MCCT sobre os seus públicos visitantes. Neste sentido, selecionamos três MCCT participantes do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCCT), que dispunham dessa base de conhecimentos e que se mantiveram ativos nas mídias digitais durante a pandemia de Covid-19 - o Museu da Vida da COC/Fiocruz, o Museu Ciência e Vida da Fundação Cecierj e o Espaço Ciência Viva - a fim de realizar um estudo de público visando responder a essas questões.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 29/10/2021-31/10/2024
Foto de perfil

Vanessa Salete de Paula

Ciências da Saúde

Medicina
  • o impacto pós-covid-19 em pacientes cirróticos e portadores de hepatite
  • A síndrome pós-COVID-19 inclue o aumento das enzimas hepáticas e manifestações neuropsicológicas, principalmente em pacientes cirróticos e/ou com carcinoma hepatocelular (CHC) e infectados pelos vírus da hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV). A infecção pelos vírus das hepatites está emergindo como causa de distúrbios do sistema nervoso central e periférico. Como causas principais (i) a tempestade de citocinas, interleucina (IL) -2, IL-6, IL-7, IL-10 e fator de necrose tumoral α (TNFα), (ii) a infecção dos hepatócitos, colangiócitos e células do sistema nervoso central, (iii) medicamentos, (iv) hipóxia. Polimorfismos nos genes ABCB1 e ABCB11 que codificam a glicoproteína P (Pgp) e a bomba exportadora de sais biliares (BSEP) estão relacionados com resistência e com a hepatotoxicidade a medicamentos. Hipótese: portadores de hepatite B ou C com o polimorfismo genético no transportador ABCB1 e ABCB11 desenvolvem da síndrome pós-COVID-19 e tem alterações nos níveis de citocinas e enzimas hepáticas. Para confirmar a hipótese pretendemos (1) realizar o monitoramento clínico hepáticas e neurológico de portadores de hepatite virais que tiveram COVID-19 (2) verificar a associação da gravidade pós-COVID- 19 e mutações nos genes ABCB1 e ABCB11, com o perfil de citocinas e com as variantes de SARS CoV-2. Coortes de pacientes do ambulatório de doenças do fígado Hospital Universitário Gaffrée Guinle (HUGG/UNIRIO) e do ambulatório de referência nacional de hepatites virais da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) serão monitoradas clinicamente e laboratorialmente por análises bioquímicas, hemograma, enzimas hepáticas, citocinas (IL-2, IL-6, IL-7, IL-10 e TNFα), mutações (ABCB1 e ABCB11). Espera-se verificar se a variabilidade genética viral e as mutações genéticas podem influenciar na síndrome pós-COVID- 19, dado útil para o monitoramento e prognostico dos pacientes.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Vanessa Sena Tomaz

Ciências Humanas

Educação
  • educação intercultural: investigando metodologias para pesquisas e formação de professores com e por povos tradicionais e campesinos.
  • O projeto analisa práticas de pesquisa e de formação docente armazenadas no Banco de Dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena (GEPEEI) que desenvolve pesquisas nas temáticas educação escolar indígena, Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. Neste grupo investiga-se práticas educativas que envolvem aspectos quantitativos, relacionais e espaciais das respectivas comunidades e como elas se articulam no currículo das escolas. Parte-se do problema que a presença de indígenas, campesinos e quilombolas introduz um novo perfil de licenciandos e pesquisadores nas universidades, o que requer metodologias de pesquisa e de ensino interculturais, desenvolvidas em diálogo com seus modos de produção de conhecimentos. Fundamenta-se a análise das práticas educativas nos estudos decoloniais e na multiplicidade epistemológica que caracteriza as formas de produção de conhecimento desses povos. Busca-se o protagonismo deles atuando como orientadores de metodologias para análises e discussões de suas práticas educativas. Para tanto, além dos não-indígenas, conta com a participação de pesquisadores indígenas dos povos Xakriabá (MG), Maxakali (MG) e Pataxó (BA) e campesinos, egressos da licenciatura do Campo da UFMG. Considerando as experiências individuais e coletivas dos participantes do grupo de pesquisa, os encontros periódicos terão o formato de oficinas de contação de histórias para a discussão das práticas. Ainda em atenção a diversidade linguística, o material empírico é formatado em diferentes meios comunicacionais (vídeo, notas de diário de campo, fotografias, gestos, imagens, etc), configurando um conjunto de dados multimodais, que serão analisados segundo essa perspectiva. Espera-se com análise das práticas escolares desses diferentes povos, desenvolver ferramentas teóricas e metodológicas que fundamentem o ‘fazer juntos’ na pesquisa intercultural, em especial as práticas que caracterizam como matemáticas.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vanessa Silveira Barreto Carvalho

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • proposta de apoio à formação de doutores para o fortalecimento de áreas estratégicas dos programas de pós-graduação da unifei
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 03/04/2020-02/04/2025
Foto de perfil

Vania Aparecida Vicente

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • abordagem metagenômica e ferramentas moleculares para rastreamento ambiental e diagnóstico de micoses endêmicas.
  • Doenças fúngicas endêmicas, englobando as emergentes e negligenciadas, são divididas em micoses de implantação e sistêmicas, as quais tiveram um aumento significativo nas últimas décadas, constituindo um problema de saúde pública. Além das micoses de implantação consideradas negligenciadas, Mucormicose e Candidemia são frequentes em indivíduos imunossuprimidos e/ou afetados por COVID19. Abordagem metagenômica permite rastreamento ambiental, elucidação de rotas infecção e conhecimento da distribuição de agentes, além de avaliar surtos e possíveis focos hospitalares. Além disso, a demanda por testes rápidos, de baixo custo e eficazes, motivou nesta proposta o uso de Raman/Nanotecnologia como alternativa diagnóstica e terapêutica. Assim, objetiva-se aplicar metagenômica no monitoramento ambiental de infecções fúngicas e explorar o potencial antifúngico e de detecção de agentes por nanopartículas. Para o monitoramento de ambientes hospitalares e naturais nos biomas Cerrado, Amazônia e áreas de transição será realizado extração de DNA/RNA, seguido do preparo de bibliotecas e sequenciamento na plataforma MiSeq/Illumina. Os resultados serão comparados com dados epidemiológicos e molecular de isolados clínicos para inferências sobre diversidade, nichos e rotas de infecção. Espectros RAMAN/SERS serão correlacionados com dados de sequenciamento e MaldiTof, para a produção de banco de dados a ser depositado juntamente com novas linhagens na CMRP/Taxonline-UFPR (https://www.cmrp-taxonline.com/). O potencial antifúngico, sinergismo e citotoxicidade de nanopartículas biológicas serão determinados utilizando modelos larvais e cultura celular. Os resultados terão potencial aplicação no rastreamento e diagnóstico, tendo como metas a avaliação da metodologia no diagnóstico ambulatorial, esclarecer questões sobre a ocorrência dos agentes de micoses invasivas/emergentes em ambientes hospitalares e ainda fornecer dados acerca da origem ambiental das micoses de implantação e sistêmicas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 30/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Vania Celina Dezoti Micheletti

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estratégias de intervenção intersetoriais na prevenção e controle de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade na atenção primária à saúde, em um município do rio grande do sul
  • As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) afetam com maior frequência populações de baixa renda, por estarem mais expostas aos fatores de risco e terem menor acesso à informação e aos serviços de saúde. O impacto das DCNT na população economicamente ativa leva à incapacidade laboral, a mortes prematuras, a redução de produtividade e de renda familiar, impactando, negativamente, na qualidade de vida e na economia. No Brasil, os custos para tratar diabetes Mellitus (DM), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e a obesidade, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), somaram R$ 3,45 bilhões em 2018, sendo 72% deste valor gasto com pessoas de 30 a 69 anos. Em 2018, 73,9% das mortes no Brasil foram por DCNT. Estas doenças englobam um conjunto de fatores de risco comportamentais, como tabagismo, aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, inatividade física e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O enfrentamento das DCNT requer educação em saúde, sistema de diagnóstico, vigilância, controle e monitoramento para prevenir os agravos decorrentes destas doenças. A educação em saúde, realizada conjuntamente por equipes multiprofissionais, visa compartilhar informações, empoderar as pessoas para o autocuidado seguro, minimizar o desconhecimento sobre as DCNT, propiciar maior adesão aos tratamentos e melhorar a qualidade de vida. O objetivo deste estudo será identificar, avaliar, desenvolver e divulgar as ações intersetoriais na prevenção e controle de DM, HAS e obesidade na Atenção Primária à Saúde (APS). O referencial metodológico será o da pesquisa-ação com as etapas do desenvolvimento, focadas na ação de transformar a realidade ou elucidar os problemas da situação observada, envolvendo a participação dos sujeitos investigados. O cenário do estudo será o Município de São Leopoldo/RS com população estimada em 230.914 pessoas, com maior afluência na área urbana. A APS do município inclui 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Unidade de Saúde Volante e uma Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que se articulam com demais áreas do âmbito municipal. O estudo será realizado nas 22 UBS e em seus respectivos territórios, de forma intersetorial, com as Secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Políticas para as Mulheres e Associações de Moradores. Será desenvolvido em três etapas: 1) Fase Exploratória: diagnóstico situacional; 2) Desenvolvimento, potencialização e implantação das ações inovadoras; 3) Divulgação da produção do conhecimento e socialização das ações produzidas para a comunidade científica e sociedade. A etapa exploratória será constituída pelo diagnóstico situacional das necessidades do município, com levantamento intersetorial, sobre usuários com DM, HAS e obesos. A coleta de dados será realizada nos prontuários, no sistema de informação disponível nas UBS e na Assistência Farmacêutica, no período de 2017-2019. Também serão utilizados os sistemas DATASUS e BI. Serão realizadas entrevistas, rodas de conversa, seminários, e oficinas com as lideranças comunitárias, no territórios das 22 UBS e estudo documental, que buscarão identificar: condições de vida, organização comunitária, redes de apoio, acesso ao serviço de saúde, lazer e atividade física. Também serão identificadas as ações intersetoriais inovadoras desenvolvidas no município, que visam prevenção e controle de DM, HAS e obesidade. Os participantes serão os usuários, profissionais de saúde e gestores da rede intersetorial. Os resultados do Diagnóstico Situacional, irão subsidiar a Etapa 2 de pesquisa, que será constituída para o desenvolvimento, implantação e potencialização das ações inovadoras, visando desenvolver as ações apontadas pelos participantes como prioridades para a prevenção e controle de DM, HAS e obesidade. Dentre as ações desenvolvidas serão realizados, seis seminários com os profissionais da rede intersetorial, sobre o tema da prevenção e controle de DM, HAS e obesidade, buscando subsídios para propor novas ações e potencializar as existentes, tais como: a Farmácia Viva e Telemonitoramento de Agravos. Nesta etapa serão desenvolvidas Tecnologia Educativas (TE), considerando os conteúdos das rodas de conversa, seminários, oficinas e entrevistas realizadas na etapa anterior. As TEs irão auxiliar na prevenção e controle de DM, HAS e obesidade. Os produtos gerados serão: materiais didáticos instrucionais; aplicativos para monitorar e prevenir os agravos em estudo; conteúdos digitais; guias; manuais; infográficos; entre outras TEs, relacionadas à prevenção e controle de DM, HAS e obesidade. A validação das tecnologias será feita por experts no tema em estudo a partir de instrumentos de validação de conteúdo do material desenvolvido. Na Etapa 3 será realizada a divulgação e socialização das ações produzidas para a comunidade cientifica e sociedade. incluirá a apresentação de um plano para a aplicabilidade das ações e TEs construídas e validadas na Etapa 2. Será realizada divulgação do conjunto de ações intersetoriais e das TEs propostas e implantadas na APS, desenvolvidas para a prevenção e controle de DM, HAS e obesidade. Dentre as estratégias para potencializar a divulgação das produções e as ações planejadas, será utilizada a Tradução do Conhecimento (TC), que possibilita, principalmente, por meio de processo interativo, disseminar e aplicar conhecimento científico, para oferecer serviço de saúde e produtos mais efetivos fortalecendo as políticas públicas de saúde.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 07/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Vania dos Santos Nunes Nogueira

Ciências da Saúde

Medicina
  • efetividade e segurança do bortezomibe no tratamento do mieloma múltiplo e avaliação do impacto orçamentário de sua incorporação no sus
  • Objetivo: avaliar os efeitos do bortezomibe na sobrevida geral, sobrevida livre de progressão, qualidade de vida, adesão, eventos adversos e mortalidade relacionada ao tratamento em pacientes com mieloma múltiplo, tanto na primeira linha quanto na recidiva. Introdução: O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna incurável caracterizada pela proliferação clonal de plasmócitos que representa cerca de 1% de todas as neoplasias e 10% das hematológicas. O bortezomibe é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento de primeira linha e recidivas subsequentes, e foi recentemente incorporado ao sistema público de saúde brasileiro, resultando em um acréscimo importante ao limitado arsenal terapêutico para portadores de MM neste cenário e, consequentemente, há expectativa do ganho de sobrevida global em pacientes que anteriormente não tinham acesso a novos medicamentos, população predominante no Brasil. Critérios de inclusão: Esta revisão considerará desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais, incluindo estudos controlados randomizados, estudos controlados não randomizados, antes e depois dos estudos e estudos de séries temporais interrompidos. Além disso, estudos observacionais analíticos, incluindo estudos de coorte prospectivos e retrospectivos, serão usados. Métodos: pesquisaremos Embase, Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Ensaios Clínicos Controlados da Colaboração Cochrane e incluiremos estudos que compararam: 1) regimes de tratamento semelhantes, com combinação de bortezomibe (intervenção) e sem associação de bortezomibe (1); 2) regimes de tratamento diferentes contendo bortezomibe (intervenção) e não contendo bortezomibe (1). Dois revisores extrairão independentemente os dados dos resultados e o risco avaliado de viés. Realizaremos uma avaliação do impacto orçamentário da sua incorporação no SUS, perspectiva do SUS, horizonte temporal de 5 anos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/12/2021-30/11/2023
Foto de perfil

Vania Grim Thies

Ciências Humanas

Educação
  • modos de produção e participação nas culturas do escrito por pomeranos da região sul (século xx)
  • O projeto está ancorado na perspectiva da História Cultural (BURKE, 2005; CHARTIER,1989) com foco na história da cultura escrita (práticas de escrita e leitura). A proposta tem como objetivo geral verificar os modos de participação nas culturas do escrito (GALVÃO, 2010) pelo grupo étnico pomerano, no sul do Rio Grande do Sul, a partir de indivíduos, famílias ou grupos das comunidades rurais da região sul no século XX. Os pomeranos são um grupo étnico oriundo da região da Pomerânia. Se instalaram no sul do Rio Grande do Sul, na Serra dos Tapes, em meados do século XIX, na região meridional do RS, nos municípios de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul (THUM, 2010, WEIDUSCHADT, 2007). O problema mobilizador do projeto é: como e por que os pomeranos guardam os registros escritos em seus arquivos pessoais entre as diferentes gerações, tendo por base seus os aspectos culturais? O que guardam e por que guardam? A hipótese é de que os materiais escritos dão sentidos simbólico aos aspectos culturais entre os pomeranos. O conceito de cultura escrita problematizado está ancorado na acepção antropológica utilizado por Galvão (2010) considerando-a como “o lugar – simbólico e material – que o escrito ocupa em/para determinado grupo social, comunidade ou sociedade” (GALVÃO, 2010, p. 218). As pesquisas sobre os pomeranos tem o foco na imigração, escolarização e aspectos culturais (DREHER, 2000; WEIDUSCHADT, 2007, THUM, 2010,), porém, ainda não há investigação específica sobre os modos de participação e produção dos artefatos escritos que analisem a relação simbólica entre a participação desse grupo étnico nas culturas do escrito (GALVÃO, 2010). Será realizada a coleta de materiais escritos (manuscritos e impressos) para salvaguarda no centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales - UFPEL). Junto de cada coleta de dados, serão realizadas entrevistas dialogadas sobre o uso dos materiais junto aos doadores.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Vania Zanella Pinto

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • gryllus assimilis como proteína alternativa para alimentação humana e animal
  • Objetiva-se desenvolver criação de Gryllus assimilis processos e produtos derivados, como fonte de proteína alternativa para alimentação humana e animal. A proposta será executada em 4 partes: Estudo da biologia e comportamento dos grilos em diferentes dietas e análise de custos da produção; Processamento, caracterização e desenvolvimento de produtos; Digestibilidade, avaliação nutricional, desempenho zootécnico e metabólico em Tilápias; Estudo de tecnologias inovadoras no processamento de proteínas de grilo. Em cada subprojeto serão feitas avaliações específicas para cumprir os 8 marcos físicos previstos. Almeja-se dar continuidade e aprofundar as atividades desenvolvidas nos projetos iniciais já em execução, que possuem financiamento e bolsas de IC e permitiram o início da criação de grilos. As temáticas abordadas pelos projetos individuais já aprovados possuem convergência e complementam os marcos físicos e objetivos idealizados nesta proposta. A equipe multidisciplinar será composta por 1 eng. de alimentos, 2 eng. químicos, 2 biólogas, 1 farmacêutica, 1 eng. agrônomo e 1 contador, todos doutores. O projeto apresenta relevância científica, tecnológica e de inovação pelo desenvolvimento de sistema sustentável para produção de alimentos para consumo humano e animal, estuda os efeitos do processamento da matéria-prima e a sua estabilidade e, também o desempenho zootécnico de animais aquáticos alimentados com grilo. Ainda, emprega diferentes estratégias inovadoras de processamento, como tratamento com plasma, eletrofiação e impressão 3D. Os resultados promoverão avanços na fronteira do conhecimento das áreas de alcance da proposta, contribuirão para a consolidação dos grupos de pesquisa envolvidos, fortalecerá os PPGCTAL e PPGADRS, ampliará a formação de recursos humanos, a divulgação da ciência e dos métodos propostos, com ampla divulgação e publicações de elevado impacto e fomentará a inovação.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Velci Queiróz de Souza

Ciências da Saúde

Farmácia
  • utilização de compostos bioativos obtidos de plantas do bioma pampa gaúcho em terapias de desordens decorrentes do envelhecimento.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • 23/01/2020-22/01/2025
Foto de perfil

Venceslau Xavier de Lima Filho

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • fabricação de ligas intermetálicas para aplicações aeronáuticas e espaciais por manufatura aditiva
  • As duas principais formas de melhorar o desempenho de aeronaves são a redução de peso de seus componentes e o uso de materiais resistentes à altas temperaturas. Através da utilização intensiva de materiais leves no peso dos componentes aeroespaciais, o peso final pode ser significativamente reduzido. Uma redução no peso aumenta a relação empuxo- peso resultando em economia de combustível e emissões de carbono mais baixas. As ligas intermetálicas TiAl apresentam grande potencial para a utilização em aplicações aeroespaciais devido tanto ao seu baixo peso quanto à sua excelente resistência à altas temperaturas. No projeto proposto, será utilizada a tecnologia inovadora de manufatura aditiva para produção de peças de materiais leves de TiAl. Processos de manufatura aditiva como Sinterização Direta de Metais por Laser (DMLS) permitem a fabricação de componentes metálicos de formatos complexos diretamente através do pó utilizando-se de projetos de modelos digitais em softwares específicos para tal. Esta tecnologia também permite a fabricação de peças com designs inovadores impossíveis de serem produzidas através de processos convencionais, além de redução de custos e de tempo devido ao seu processo de fabricação não necessitar de etapas posteriores de usinagem. Todos esses fatores são muito desejáveis na indústria aeroespacial. Será realizada a completa caracterização das ligas de TiAl produzidas por manufatura aditiva incluindo análises de textura cristalográfica, microestrutura e químicas, além de análise de propriedades mecânicas. Será também estudado o comportamento do material em resposta à aplicação de diferentes tratamentos térmicos incluindo testes de resistência à corrosão a altas temperaturas. Serão medidas as tensões residuais nas peças fabricadas. Após toda a caracterização, serão otimizados os parâmetros de processo e finalmente, formas geométricas, incluindo protótipos de peças aeroespaciais serão produzidas e analisadas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 07/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Vera Cascon

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • xv fecti – décima quinta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro.
  • O objetivo do presente projeto é a realização da XV FECTI - Décima Quinta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ, fundação pública de direito público, órgão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. A realização da feira de ciências estadual FECTI integra as ações executadas pela Fundação CECIERJ, que tem como origem o Centro de Ciências do Estado da Guanabara (CECIGUA), que foi criado em 1965 como o objetivo de “promover a educação científica do povo”, atuando na capacitação de professores, produzindo e distribuindo livros-texto e materiais para os laboratórios das escolas, além de ter realizado feiras de ciências estaduais de 1968 a 1974. A Fundação CECIERJ, comprometida com a difusão e popularização da ciência e com a melhoria do ensino de ciências, retoma a iniciativa de feiras de ciências em 2005 com o estabelecimento do programa FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Anexo I). A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e tem contado com o auxílio da FAPERJ desde sua primeira versão, em 2005, e das chamadas organizadas pelo CNPq para feiras de ciência e mostras científicas, desde 2010. A participação, gratuita, na FECTI ocorre de duas formas: por inscrição avulsa no site, ou por meio de indicação de feiras afiliadas, que sejam realizadas até o final da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todos os projetos, mesmo os indicados por feiras afiliadas, necessitam se inscrever na FECTI, enviando um relatório do projeto que será avaliado pela comissão científica da FECTI. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever seus projetos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II- 6º e 7º ano e Ciências no Ensino Fundamental II- 8º e 9º ano; e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência). Os projetos inscritos na FECTI são submetidos a uma pré-seleção realizada pela equipe da Divulgação Científica da Fundação CECIERJ. Nessa pré-seleção, são considerados a originalidade, o cumprimento às normas da FECTI (Anexo II) e aos princípios éticos que regem a pesquisa com seres vivos. Os projetos considerados aptos a participar da FECTI são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência (Anexo III). A seleção para a mostra da XV FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 190 projetos finalistas. Os relatórios dos projetos finalistas serão publicados nos Anais da XV FECTI, em mídia digital. A XV FECTI será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2021, no CEFET/RJ, Campus Maracanã, cidade do Rio de Janeiro. Durante o evento, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os projetos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente com a feira, irá ocorrer nas dependências do CEFET/RJ o 5º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências entre professores, com a participação de especialistas em ensino de ciências e dos professores orientadores dos projetos expostos na FECTI. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores, ministradas pelos professores integrantes da Praça da Ciência Itinerante, programa da Fundação CECIERJ voltado à formação continuada de professores da educação básica. Para os estudantes, será realizada a visitação aos laboratórios do CEFET/RJ, uma oportunidade de incentivar esses jovens a seguirem seus estudos, especialmente nas carreiras de ciência e tecnologia. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados. A realização anual da FECTI promove o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, nas diversas áreas de ciência e tecnologia, envolvendo estudantes e seus professores na investigação científica, contribuindo para a melhoria do ensino de ciências e matemática e abrindo caminho para a formação de jovens com um pensamento inventivo e crítico. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de despertar o gosto de jovens pelas carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
Foto de perfil

Vera Cascon

Outra

Divulgação Científica
  • xvi fecti – décima sexta feira de ciência, tecnologia e inovação do estado do rio de janeiro
  • O objetivo do presente projeto é a realização da XVI FECTI - Décima Sexta Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, organizada pela Fundação CECIERJ. A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro e atua promovendo o desenvolvimento no ambiente escolar de projetos de pesquisa, desde 2005. Os estudantes de 6º ao 9º ano poderão inscrever, gratuitamente seus trabalhos nas categorias Ciências no Ensino Fundamental II e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias: Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência), Os projetos são avaliados pelo Comitê Científico, composto por cerca de 160 professores e pesquisadores. A seleção para a mostra da XVI FECTI levará em consideração a qualidade e o número máximo de 190 projetos finalistas. A XVI FECTI será realizada dias 2 e 3 de dezembro de 2022, em formato misto: Presencial: apresentação dos projetos finalistas das Modalidades 1 e 2 em evento sediado no CEFET/RJ – Campus Maracanã. Virtual: apresentação dos projetos selecionados da Modalidade 3 a membros do Comitê Científico e exposição de vídeos com apresentação dos projetos pelos estudantes. Durante o evento presencial, das 10h às 17h, com entrada gratuita, os trabalhos serão apresentados pelos estudantes ao público e à comissão de avaliação. Concomitantemente, irá ocorrer o 4º. Encontro de professores FECTI, para troca de experiências de especialistas em ensino de ciências com os professores orientadores. Também serão oferecidas oficinas para formação continuada aos professores. A realização do evento, aberto e gratuito, permite à população o desenvolvimento de uma cultura científica. Assim, além de estimular os jovens a seguir carreiras científicas e tecnológicas, espera-se contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos.
  • Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - RJ - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Vera Lucia Amaral Ferlini

Ciências Humanas

História
  • base digital de história do açúcar: do mediterrâneo ao tlântico ( séculos vi a xxi)
  • O açúcar constitui um dos marcos da formação da sociedade ocidental, desde a introdução pelos árabes no Mediterrâneo, sua expansão pelas ilhas do Atlântico e sua expansão nas Américas. Nesse processo, a ocupação e da colonização européia foram fundados na produção açucareira, responsável pelo desenvolvimento do escravismo, pela concentração de riqueza e poder nas Américas. O Prjeto apresentado insere-se nas atividades do Grupo de Pesquisa CNPq, Civilizações do Açúcar, que congrega pesquisadores do Brasil e do exterior, articulados na Rede Internacional de História do Açúcar. Dentro da perspectiva da História Global e das Humanidades Digitaia, objetiva oferecer à comunidade científica e ao público em geral elementos de pesquisa e reflexão sobre a História do Açúcar. Trata-se de Plataforma Digital, com dados das áreas de produção acúcareira, desde o século VI, no Mediterrâneo até a atualidade Atlântica. Baseada em pesquisa documental, bibliográfica, iconográfica e cartográfica, permite obter, nas áreas georreferenciadas, dados históricos, econômicos e técnicos, bem como bibliografia e fontes disponíveis. Acompanha essas áreas, através do tempo, apontando sua situação atual, atividades econômicas e IDH, permitindo questionar esse percurso e lançar novas questões.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 24/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Vera Lúcia Lopes Cristovão

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos (lila): compreensão e produção textual na educação superior
  • A compreensão e produção de textos de estudantes universitários e as especificidades dessas práticas nas várias culturas disciplinares (HYLAND, 2004) vêm se estabelecendo como objeto de estudo de pesquisadores da Linguística Aplicada (LA) há anos. Nesse contexto, o Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) nasceu de resultados de dois tipos de pesquisa: i) o estado da arte sobre letramentos acadêmicos (LEA;STREET, 1998) e científicos (MAGALHÃES;CRISTOVÃO, 2018) no Brasil; e ii) a análise das ementas de disciplinas dos cursos de graduação de três instituições (UEL, UTFPR e UNESPAR) e das respostas a questionários dirigidos a discentes, docentes e gestores. Essas análises objetivaram levantar ações didáticas em prol de letramentos acadêmicos-científicos existentes e as possibilidades de atuação do LILA nas necessidades evidenciadas no conjunto de resultados. Tendo sido criada a rede LILA, que atualmente conta com pesquisadores de dez IES paranaenses, faz-se premente a pesquisa das ações implementadas no laboratório para avaliar seus impactos nos letramentos acadêmico-científicos nas instituições envolvidas. Logo, a proposta consiste no estudo de dados gerados em ações de ensino e extensão a serem realizadas pelo LILA, evidenciando o movimento cíclico – planejamento, implementação, avaliação – inerente ao projeto. A hipótese é que tais ações, coletivas, colaborativas e interinstitucionais podem gerar inovação na busca por superar dificuldades postas nas universidades quanto a letramentos acadêmico-científicos. Em especial, destacamos os percursos formativos e dispositivos didáticos propostos em colaboração interinstitucional entre laboratórios e projetos voltados aos letramentos acadêmico-científicos em âmbito estadual, para a formação de docentes e discentes de culturas disciplinares selecionadas, conforme a necessidade das IES integrantes.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 13/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Vera Lucia Pontes dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • simpósio intermunicipal de pesquisa e tecnologia na educação básica: a função social da universidade em debate – sinpete
  • O SINPETE tem como tema: “Ciência e Universidade: pesquisa e extensão na produção do conhecimento e do desenvolvimento sustentável para as atuais e futuras gerações”. O tema remete ao debate sobre o papel da universidade enquanto instituição promotora do conhecimento científico e tem como escopo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre outras questões, os ODS tratam de erradicação da pobreza, trabalho decente, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero e redução de desigualdades. O Simpósio propõe-se a um ciclo de debates intermunicipal que fomente a reflexão, a troca de experiências, a socialização e a popularização da ciência, tecnologia e inovação, numa interface Universidade-Escola, em torno da seguinte questão-problema: qual o papel social da universidade na produção e disseminação do conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável? A realização e o estímulo de ações que fomentem o necessário desenvolvimento de práticas sustentáveis na escola, incentivando a integração entre ciência, tecnologia e inovação no ambiente escolar e para além dele, contribui para fortalecer a popularização e a divulgação científica dos ODS, inspirando e engajando jovens em ações e políticas de desenvolvimento sustentável. O fomento de práticas de desenvolvimento sustentável na escola, orientadas pelo tripé ciência-tecnologia-inovação, possibilita que “os cidadãos estejam preparados para atuar em decisões importantes e participar mais de perto dos avanços tecnológicos e científicos para a sociedade. Para isso, uma formação científica básica, desde o início do processo escolar, é fundamental” (UNESCO, 2022, p. 1), o que pode ser viabilizado através da atuação conjunta das municipalidades e da universidade, ao implementar ações de pesquisa e extensão.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Vera Lucia Tieko Suguihiro

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • aplicação de recursos públicos em políticas sociais: uma análise dos custos em municípios paranaenses
  • Em 2009, o Decreto Presidencial 7.053/09, instituiu a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Inter setorial de Acompanhamento e Monitoramento. O Estado assume a responsabilidade de dar atendimento à esta população de rua, desempenhando com eficiência o seu papel de articulador entre as diferentes áreas das políticas públicas, como medida de proteção social. Os problemas envolvendo esse público é tratado no âmbito da assistencial social de caráter pontual, o que não tem mitigado as condições de vulnerabilidade desta população que vive o cotidiano de sem emprego, sem teto, sem saúde, sem alimento, mantendo-os sob o manto da invisibilidade. O estudo parte do pressuposto de que o problema deve ganhar relevância no âmbito das políticas públicas, tendo por base a confluência de ações, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa tem por objetivo compreender a aplicação dos recursos das diversas políticas públicas de atendimento à população de rua, de modo a calcular, analisar e avaliar os custos e os gastos incorridos nas políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, habitação, em uma perspectiva intersetorial. A pesquisa terá como campo empírico os municípios de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, região norte do Paraná, para uma melhor compreensão do fenômeno nos diferentes contextos (porte dos municípios analisados - 2019,2020 e 2021), levando em consideração áreas georreferencidas das Instituições de Ensino Superior/ Paraná, participantes da pesquisa. Optou-se por uma metodologia que permite articular a investigação de base quantitativa e qualitativa, garantindo a integração dos dados. A pesquisa contará com análise documental, estudos bibliográficos, legislações e regulamentos da administração pública. Serão realizadas entrevistas com gestores municipais para coleta de dados referentes aos recursos aplicados nas referidas políticas públicas, tendo os custos das políticas públicas como objeto central de investigação.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025