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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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S B I
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Odontologia
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Currículo
Título do Projeto:
racismo interpessoal e autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia
Resumo:
Compreender a manifestação e influência do racismo na empatia e autoconfiança sentidas pelo dentista durante a consulta odontopediátrica é fundamental para uma assistência holística centrada no paciente. O objetivo desta pesquisa é verificar os níveis de racismo interpessoal e de autopercepção de empatia profissional e autoconfiança durante o atendimento odontológico infantil entre estudantes de graduação em odontologia. Participarão deste estudo transversal 720 alunos matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes responderão a um questionário estruturado, disponível em formulário eletrônico, dividido em sessões. A primeira sessão direcionará a caracterização da amostra, através de autorrelato (gênero, cor da pele e período da graduação). Na segunda, serão exibidas fotos de uma menina branca, uma menina negra, um menino branco e um menino negro, e o respondente atribuirá os níveis de empatia e de autoconfiança sentidos por cada criança diante de um atendimento odontopediátrico fictício, em uma escala analógica de zero a dez, baseado apenas pela foto. A terceira sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Jefferson de Empatia, com 20 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 20 a 140. A última sessão corresponderá à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, que possui 14 itens a serem respondidos em uma escala Likert de sete pontos. O escore final poderá variar de 14 a 98. Quanto maiores os escores, maiores os níveis de empatia e/ou racismo. Um estudo piloto para testagem da metodologia será conduzido a fim de, também, realizar o cálculo do poder do teste estatístico e identificar o tamanho mínimo amostral para esta investigação. As informações coletadas serão organizadas em software estatístico. Análise descritiva, bivariada e regressão robusta de Poisson serão realizadas (p<0,05).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Tue Apr 12 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Jurandir Pereira Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da eutrofização e eventos de hipoxia na região costeira centro-norte de santa catarina
Resumo:
A eutrofização e a deterioração da qualidade de água são fenômenos que vêm aumentando ao longo do mundo. O aporte de nutrientes e matéria orgânica para a região costeira, dependendo das condições oceanográficas, pode desencadear o processo, em regiões sujeitas à essa pressão. O litoral centro-norte de SC, concentra importantes balneários do estado, como Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Penha e Bombinhas. Essa região vem passando por uma grande expansão imobiliária, com aumento da urbanização e verticalização de boa parte dos principais municípios da região. A região também é marcada pela presença de importantes estuários do estado, com destaque para o estuário do Rio Itajaí e do Rio Camboriú. O Estuário do Itajaí representa a porção terminal da bacia do Itajaí, maior escoadouro da vertente leste do estado. A bacia hidrográfica do Itajaí drena uma área equivalente a cerca de 15% da área estado, onde está situado o Vale do Itajaí, importante polo econômico e industrial do estado. Esse panorama resulta em uma elevada carga de matéria orgânica e nutrientes que são transportados para a zona costeira. Essa situação é agravada nos meses de verão, em função do aumento do contingente populacional, relacionado ao turismo.A costa de SC já dá sinais de eutrofização, como a ocorrência eventual de florações de organismos fitoplanctônicos, potencialmente tóxicos (maré vermelha), a ocorrência grandes biomassas de organismos marinhos (algas, briozoários) na praia central de Balneário Camboriú (arribadas), fenômeno que vem aumentando desde 2004 e até casos de hipoxia em rios e estuários. Recentemente foi registrado na região costeira uma condição de hipoxia, no litoral centro-norte de SC. Nesse contexto, esse projeto tem o intuito de avaliar o fenômeno na região, a partir de campanhas de coleta de dados físico-químicos, químicos e oceanográficos na região costeira e o desenvolvimento de um modelo conceitual que explique o processo.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Juri Castelfranchi
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
divulgação e deliberação: uma assembleia cidadã global sobre edição genética
Resumo:
O objetivo do presente projeto é a realização no Brasil de parte de um experimento global, que é, ao mesmo tempo, de pesquisa, divulgação científica e participação cidadã em C&T, e cujo objetivo foi por nós apresentado em publicação na revista Science (Dryzek et al, 2020): a Assembleia Cidadã Global sobre Edição de Genomas (Global Citizens Assembly on Genome Editing: Connecting citizens, science and global governance). As assembleias de cidadãos são processos deliberativos pensados para permitir que cidadãos se reúnam, discutam e aprofundem temas relevantes para a sociedade e as políticas públicas chegando a formular propostas políticas concretas. A aplicação de tais processos para temas ligados à regulação da investigação científica ou governança da inovação tecnológica remonta ao final do século XX, e temos hoje robustas evidências sobre as potencialidades e limitações de tais experimentos (Graham,S. Democratic Innovations. Cambridge Univ. Press, 2009). O projeto internacional em que a presente proposta brasileira se integra (globalca.org) prevê a realização de assembleias cidadãs em todos os continentes, cada uma sobre diferentes aspectos da edição genética, e a realização de uma assembleia global final, com cidadãos do mundo inteiro. Ao longo de uma imersão de 4 dias, os participantes serão atores de um processo de apropriação social da ciência e democracia deliberativa. Discutirão materiais de divulgação científica e terão debates com especialistas, sendo encarregados de identificar, em sua perspectiva, os desafios éticos e políticos da edição genética e propor princípios globais para a governança dessa área que tem um grande potencial para a transformação da vida no planeta. A divulgação científica, além de ser parte central deste processo de apropriação social e deliberação em C&T, também será um dos produtos finais do experimento: a assembleia global se tornará um filme de divulgação científica (https://vimeo.com/417090291).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Juscelio Pereira da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
efeitos da pandemia de covid19 na saúde clínica e funcional de pessoas idosas da atenção primária à saúde da região sul de minas gerais.
Resumo:
O mundo passa por grave crise sanitária devido ao surgimento de um novo coronavírus e declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O atual cenário condiciona uma série de implicações negativas no âmbito social, econômico e da saúde. As consequências da pandemia por COVID 19 são ainda mais preocupantes entre idosos, que fazem parte do grupo de risco e apresentam maior risco de complicações e gravidade pela COVID-19. Muitos idosos ficaram sem acesso aos serviços de saúde, inclusive na atenção primária à saúde (APS), ou pela suspensão dos serviços ou pelo distanciamento físico e social imposto pela pandemia por COVID-19. As restrições sociais e medidas de distanciamento físico impostas pela pandemia representam um grande problema para as pessoas idosas, pois podem trazer consequências graves para saúde física e mental. Assim, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas para avaliar e monitorar a influência da pandemia na saúde da população idosa, já fragilizada pelo processo do envelhecimento. A hipótese é que a saúde dos idosos no âmbito da APS seja afetada negativamente pela pandemia por COVID-19. O objetivo da pesquisa será investigar a saúde clínica e físico-funcional de idosos da APS e verificar a existência de associações com marcadores específicos da pandemia e com dados da literatura antes pandemia. O distanciamento físico e social, associado a restrições nos cuidados de saúde, durante e após a pandemia por COVID 19, favorecem a redução da mobilidade, descondicionamento, sedentarismo, déficits funcionais, risco de quedas, alterações do humor, ansiedade, sintomas depressivos e outros efeitos adversos de saúde. A amostra será constituída por idosos da APS de municípios da Região do Sul de Minas Gerais. Os dados serão obtidos por questionário estruturado multidimensional e aplicação de instrumentos e escalas, válidos e confiáveis para avaliação da saúde da população idosa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Jussara de Loiola Araújo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o que acontece com professores que realizam atividades de modelagem matemática: narrativas de experiências no brasil e na colômbia
Resumo:
Em atividades de modelagem matemática na educação matemática, os professores propõem aos estudantes que busquem compreender situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento escolhidas pelo professor, pelos alunos ou por meio de negociações entre eles ou resolver problemas próprios dessas situações, utilizando o conteúdo matemático que eles já conhecem ou que se deseja que venham a aprender. A literatura vem apresentando relatos de experiências e de pesquisas que descrevem potencialidades de práticas de modelagem quando comparadas às aulas tradicionais de matemática. Por outro lado, são notórios, nessa mesma literatura, os obstáculos, as dificuldades e os desafios enfrentados e as resistências apresentadas por professores ao desenvolverem atividades de modelagem, ou mesmo quando vislumbram a possibilidade de realizar tais atividades. Considerando esse quadro aparentemente paradoxal, o objetivo neste projeto é compreender a experiência de professores que ensinam matemática e que se propõem a realizar atividades de modelagem. O foco está na experiência mesma do professor, en lo que le pasa, e tal experiência pertence apenas a quem a vivencia. O principal recurso metodológico utilizado serão as entrevistas narrativas das experiências: um dispositivo de produção e análise de dados cujo principal foco são as experiências humanas. Os participantes da pesquisa serão professores que ensinam matemática e que problematizam sua prática, considerando a possibilidade de realizar atividades de modelagem. Pretendemos contar com a participação de cerca de dez professores que atuam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde se localiza a Universidade Federal de Minas Gerais. Este projeto é um ramo de um projeto mais amplo, parte de um convênio marco que envolve também a Universidade Federal de Uberlândia, campus Ituiutaba (Minas Gerais, Brasil), a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad Pedagógica Nacional, as duas últimas em Bogotá, Colômbia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Apr 01 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Jussara Marques de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
compartilhamento de conteúdo tóxico em mídias sociais: análise, detecção e explicabilidade(toxicdex)
Resumo:
O compartilhamento de conteúdo tóxico é tema de vários estudos, motivados pelo impacto negativo desta prática nos usuários e na sociedade. Conteúdo tóxico aqui se refere àquele que, direta ou indiretamente, causa desconforto ou perigo a usuários ou ao público geral, ou que viole legislações vigentes, tais como desinformação, discurso de ódio e propagandas eleitorais fora de época (crime pela lei brasileira). Técnicas de detecção de conteúdo tóxico, baseadas em aprendizado de máquina, geralmente consideram domínios específicos (e.g., política, conteúdo em inglês), explorando padrões que podem não generalizar para outros cenários. Tratadas como caixa preta, elas também carecem de explicações sobre como a detecção foi feita. De fato, agregar explicabilidade a aprendizado de máquina é um tema em aberto, com soluções limitadas. Porém, explicações que indiquem quais evidências levaram à detecção podem contribuir para: entendimento fundamental do fenômeno, em especial em cenários pouco estudados; conscientização dos usuários, ajudando no combate à prática; e confiança dos usuários nas aplicações, que podem usar as explicações na tomada de decisões consistentes e transparentes sobre possíveis punições. Este projeto aborda a detecção de compartilhamento de conteúdo tóxico em plataformas de mídia social. Serão investigadas soluções baseadas em aprendizado de máquina para cenários atuais e ainda pouco estudados - desinformação na saúde e propaganda política fora de época, conteúdo em português - explorando atributos (individuais e de rede) que caracterizam o contexto particular de cada usuário. Serão desenvolvidas explicações consistentes e informativas,com visualizações fáceis de interpretar. A equipe tem experiência no tema, com muitas publicações que provêem os fundamentos desta proposta. Esta partirá da coleta de dados públicos e mineração de padrões para guiar o desenvolvimento das soluções. Reuniões periódicas da equipe serão feitas para acompanhamento de progressos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Justina Inês Fronza Brigoni
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra científica de conhecimento e inovação: elementos de transformação para o futuro
Resumo:
A educação escolar vive novos paradigmas. Os quatro princípios propostos pela Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI estabelecem que a educação deve ser estruturada em quatro eixos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Nessa proposta, o principal objetivo da educação escolar deve ser a aprendizagem permanente, que de acordo com os PCNs, "supõe desenvolver a capacidade de assimilar mudanças tecnológicas e adaptar-se a novas formas de organização do trabalho. A pesquisa e o aprendizado são características intrínsecas da natureza humana. A história da humanidade baseia-se na observação, análise, compreensão e transmissão deste conhecimento para os demais. Outro elemento fundamental a ser considerado pelas realidades escolares na atualidade é a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Ela constitui o mais novo parâmetro nacional a respeito da educação que deve servir de referência tanto para a reformulação curricular quanto para o alinhamento das práticas docentes, com vistas a qualificar a educação brasileira. Em seu conjunto normativo prescreve a necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências que possam garantir as aprendizagens essenciais em cada etapa da educação básica. No que se refere à área das Ciências, a BNCC propõe que desde o Ensino Fundamental é preciso mobilizar os saberes, as vivências e as curiosidades dos educandos para construir conhecimentos sistematizados, para que possam desenvolver a compreensão dos fenômenos e de seu ambiente de inserção. O evento está na quarta edição, e vem atendendo com sucesso cerca de 200 alunos da educação básica em cada edição.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed May 18 00:00:00 BRT 2022-Fri May 31 00:00:00 BRT 2024
Kadigia Faccin
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação das capacidades locais para a promoção de ecossistemas de inovação urbanos: estudo comparativo entre brasil e frança
Resumo:
As cidades têm passado por uma mudança de paradigma, no qual não cabe mais o modelo que transformou pequenas cidades em metrópoles, potencializando fenômenos como desemprego, desigualdade social e violência. O novo paradigma reforça a importância das cidades como catalisadoras do desenvolvimento sócio-econômico, através da relevância de características como sustentabilidade, conectividade, inclusão, colaboração e diversidade. Assim, as cidades devem encontrar trajetórias adequadas e se tornar ecossistemas de inovação urbanos. Tais ecossistemas possuem capacidades locais específicas, que garantem que o conhecimento flua facilmente nas interações e colaborações entre diferentes atores, para criar inovação e riqueza sustentável, apoiada por estruturas institucionais flexíveis, governança participativa e infraestrutura digital verde. As capacidades locais são uma combinação da infraestrutura, recursos naturais, história, dotação institucional, conhecimento e habilidades; que fornecem oportunidades para fazer novas combinações que dão origem a novas atividades que são fontes de inovação e desenvolvimento sustentável. Diante disto, o objetivo deste projeto é criar uma ferramenta para avaliar as capacidades locais em cidades para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação urbanos. Tal objetivo tem estreita ligação com as áreas estratégicas definidas pelas portarias do MCTI 1122 de 2020 e com o ODS 11 da ONU. Para isso, por meio de estudos quanti-quali, será desenvolvido um modelo teórico-conceitual para avaliação de capacidades locais, cuja concepção depende, por exemplo, do entendimento de como as mudanças na estrutura econômica do local acontecem, quais tipos de mudanças levam ao aumento dos indicadores de inovação local, quais capacidades suportam a formação destes ecossistemas. A ferramenta poderá suportar decisões de formuladores de políticas públicas, e demais orquestradores de iniciativas de promoção ao desenvolvimento sustentável, baseado na inovação.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Kalinca Leia Becker
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
a importância da família e da gestão escolar na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
Resumo:
A literatura econômica recente estabelece que o comportamento do indivíduo é conjuntamente moldado por suas capacidades e motivações, bem como pelos incentivos que recebe do meio no qual está inserido. As principais bases desse processo ocorrem nos primeiros estágios do ciclo de vida do indivíduo. No caso da alimentação é principalmente na infância e na adolescência que as preferências e hábitos são adquiridos, baseando-se na oferta e disponibilidade de alimentos proporcionados pela família, escola e demais ambientes frequentados pela criança. A alimentação inadequada na infância pode levar à obesidade e ao sobrepeso e aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças. Nesse sentido, estudos e diagnósticos precoces sobre alterações decorrentes de dietas consideradas não saudáveis podem contribuir para identificar os principais fatores de risco e para desenvolver políticas de saúde preventiva por meio da alimentação saudável. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o efeito das características da família sobre os hábitos alimentares dos jovens e as diferenças de consumo alimentar e de antropometria dos alunos de escolas públicas e privadas, por meio do método RIF (Recentered Influence Function), que permite generalizar a decomposição de Oaxaca-Blinder para qualquer ponto da distribuição. Além disso, outras contribuições deste trabalho são a utilização de uma base de dados como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), de 2017-2018, que possui uma riqueza de informações sobre o consumo diário de macro e micronutrientes no domicílio e na escola.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 30 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Kaori Kodama
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
história da mediação cultural das ciências no brasil: atores, práticas culturais e circulação do conhecimento científico, séculos xix e xx
Resumo:
Este projeto tem por objetivo realizar um levantamento e análise de um conjunto amplo de intelectuais mediadores, mulheres e homens, que atuaram na divulgação das ciências no Brasil. Neste sentido, essa pesquisa procurará investigar as características dessa mediação cultural dos vulgarizadores das ciências, bem como de educadores e intelectuais, que escreveram sobre ciência para públicos amplos, buscando refletir sobre as condições particulares em que se deu a disseminação da cultura científica na realidade brasileira. Nosso enfoque será principalmente dado a partir de agentes (intelectuais, jornalistas, médicos, professores) na imprensa brasileira, considerando-a correlacionada ao mercado editorial de livros e de revistas entre os séculos XIX e XX, uma vez que, na difusão dos conhecimentos, ela integrava e repercutia o circuito das coleções de livros e de bibliotecas. O propósito dessa pesquisa é dar maior visibilidade aos atores que ocuparam lugar fundamental na produção, na esfera cultural, de novas linguagens e de práticas culturais e de conteúdos sobre as ciências voltadas para um público amplo. Nesse conjunto diversificado de intelectuais mediadores, dentro de perfis sócio-profissionais e de papéis sociais variados, destacamos as mulheres, que, ainda que pouco conhecidas, tiveram participação em movimentos políticos e intelectuais de expansão da leitura. A principal contribuição historiográfica dessa pesquisa é realizar uma investigação mais profunda sobre a ciência na cultura geral, ou seu lado público, num período de institucionalização das ciências e de modernização crescente nos centros urbanos, com ênfase no Rio de Janeiro, entre as décadas finais do século XIX ao início do século XX, dialogando tanto com a historiografia das ciências mais recente, como com a história cultural e social. Como resultado do trabalho, será criado um site (wordpress, weebly ou WIX) sobre vulgarizadores das ciências e intelectuais públicos no Brasil do século XIX ao XX, onde serão depositados conteúdos elaborados a partir da pesquisa de levantamento de fontes e bibliografia armazenados em um banco de dados através do software gerenciador de referências Zotero.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Sun Oct 31 00:00:00 BRT 2021-Thu Oct 31 00:00:00 BRT 2024
Karcius Day Rosario Assis
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
redes ópticas elásticas para o uso eficiente da largura de banda
Resumo:
O tráfego gerado pela Internet tem crescido a elevadas taxas amuais desde que começou a ser medido, passando a dominar as redes de comunicação já a partir da virada do século. No começo desta década, as redes ópticas elásticas foram apresentadas como o principal recurso para adiar a chamada crise da capacidade (capacity crunch) através do aumento da eficiência espectral. Para esse fim, são utilizadas duas estratégias básicas: a adaptabilidade à distância, através da capacidade de escolher o esquema de modulação espectralmente mais eficiente que seja capaz de prover a necessária imunidade ao ruído; e a flexibilidade na alocação de espectro ao usuário, de maneira a estabelecer caminhos ópticos com a capacidade o mais próximo possível da requerida, de forma a evitar desperdícios. A análise proposta neste projeto visa a investigar novas formas de gerenciamento e engenharia de tráfego para as arquiteturas futuras das redes ópticas elásticas com o propósito de prover uma melhor atribuição dos recursos da rede sob a consideração de tráfego estático e dinâmico, das imperfeições lineares e não lineares da camada física da rede, diversos modelos de transponders, formas de regeneração, a possibilidade de empregar multiplexagem inversa, e clientes com diferentes requisitos, como por exemplo o requerimento de proteção ou restauração de suas demandas de tráfego. Para isso, serão utilizados modelos matemáticos para o cálculo dos efeitos de camada física, técnicas de programação linear para o tratamento do tráfego estático e técnicas heurísticas e de inteligência computacional para lidar com os problemas de roteamento e alocação de espectro, provimento de proteção e restauração, particionamento do tráfego, posicionamento e atribuição de regeneradores, novos tipos de transponders e arquiteturas com fibras de vários núcleos ou com propagação por diferentes modos espaciais, dentre outras.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karen Brajão de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
variantes polimórficas nos genes il10, ctla4 e pdcd1 e expressão de mirnas: associação com risco, progressão e prognóstico no câncer de colo de útero
Resumo:
O desenvolvimento do câncer cervical depende da presença do papilomavírus humano (HPV). Ao longo da vida sexual a maioria das mulheres é infectada por algum tipo de HPV, contudo uma pequena porcentagem desenvolve o câncer. A regressão ou progressão das lesões depende da ação do sistema imunológico, que desempenha um importante papel na tumorigênese. Neste contexto destaca-se a inflamação crônica, que contribui para a iniciação do tumor. Assim, moléculas do sistema imune influenciam direta ou indiretamente as propriedades proliferativas e invasivas das células tumorais, inibindo o desenvolvimento e progressão do tumor ou, paradoxalmente, promovendo crescimento, diminuição da apoptose e facilitando a invasão e metástase. Uma vez que variantes de sequência de DNA podem modificar a expressão gênica, a produção, estrutura e função das proteínas, assim como os miRNAs podem atuar na regulação da resposta imunológica, este projeto avaliará o papel das variações genéticas em diferentes moléculas associadas à resposta imune regulatória, como a IL-10 (rs1800872, rs1800896, rs1800871), PD-1 (rs2227981, rs2227982, rs11568821, rs41386349, rs10204525) e CTLA-4 (rs5742909, rs231775, rs3087243), e também a expressão de alguns miRNAs (miR-28, miR-138 e miR-4717) envolvidos na regulação destas moléculas, na carcinogênese cervical. Contribuindo assim para a identificação de um perfil de variantes genéticas e miRNAs da via imunorregulatória que influenciam a suscetibilidade ao desenvolvimento do câncer cervical, que em combinação com os dados já obtidos em estudos anteriores (FOXP3, TGFB1), possa ser incorporado à prática clínica como marcadores moleculares de suscetibilidade, progressão e prognóstico para o câncer cervical. Este estudo será realizado com cerca de 500 mulheres, das quais serão obtidas amostras biológicas para detecção do HPV, análise dos polimorfismos e expressão de miRNAs por meio de técnicas de biologia molecular.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karin Silva Caumo
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
associação de compostos de coordenação e antifúngicos como estratégia para a terapia sinérgica da ceratite amebiana
Resumo:
A ceratite amebiana ganhou importância no ramo da oftalmologia pelo aumento do número de casos e está entre uma das principais causas de necessidade de transplante de córnea e perda da visão. Considerada uma emergência médica, a ceratite amebiana é uma inflamação da córnea grave, ocasionada pelo patógeno emergente Acanthamoeba spp., a maioria dos casos são associados ao mal uso das lentes de contato e trauma ocular. Atualmente, não existe um medicamento satisfatoriamente eficaz no tratamento da ceratite amebiana, os protocolos apresentam baixa taxa de cura, toxicidade elevada, necessidade de combinação de fármacos e tempo de tratamento prolongado. A atual escassez de fármacos para o tratamento da ceratite amebiana traz urgência no desenvolvimento de entidades químicas antimicrobianas alternativas, adicionada à necessidade de proteger e melhorar a eficácia dos já existentes. Com base no exposto, o grupo de pesquisa coordenado pela proponente vem desenvolvendo nos últimos anos diversas estratégias de combate à ceratite amebiana. Recentemente, estudos realizados pelo grupo, demonstraram efetiva atividade antiamebiana de compostos de coordenação de cobre(II) contra cistos e trofozoítos. Em face do desempenho deste projeto, a proposição de pesquisa terá como alvo espécies de Acanthamoeba consideradas como agentes causadores de ceratite amebiana grave de difícil tratamento, cujos isolados regionais apresentam com muita frequência a problemática multirresistência aos fármacos utilizados. Como eixos norteadores dessa nova proposta estarão: (I) Desenvolvimento e caracterização de compostos de coordenação de cobre(II), cobalto(III)/(II) e ferro(III); (II) Avaliação da atividade antiamebiana e dos efeitos fenotípicos dos compostos de coordenação e em combinação com antifúngicos; (III) encapsulamento dos compostos de coordenação em matrizes como beta-ciclodextrina e também em nanoemulsão (IV) estudo da segurança toxicológica das formulações para aplicação tópico ocular.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Karina Alessandra Pessoa da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprender sobre, aprender por meio e ensinar usando modelagem matemática: constituição de ambientes para a formação de professores
Resumo:
Discussões que permeiam aspectos relacionados à formação de professores em Matemática vêm sendo pautadas nas pesquisas em diferentes perspectivas. Particularmente, na área de modelagem matemática nossas inquietações em relação à formação de professores têm nos conduzido a investigações que levam em consideração o experienciar atividades de modelagem matemática seguindo três eixos: aprender sobre, aprender por meio, ensinar usando. Nossa intenção está em promover ambientes de formação que levem em consideração os três eixos supracitados tanto na formação inicial quanto continuada. Nesses ambientes de formação em modelagem, práticas serão planejadas, implementadas e discutidas, considerando diferentes designs de cursos ao longo do desenvolvimento do projeto. Os designs poderão mobilizar professores a implementar modelagem nas aulas, sob supervisão dos pesquisadores para que possam inferir sobre a aprendizagem matemática. Nesse sentido, intentamos investigar: Que processos envolvidos na caracterização, na implementação e na avaliação de atividades de modelagem matemática em práticas de sala de aula emergem na formação de professores e suas consequências para a aprendizagem? Nos três campi da UTFPR em que os membros da equipe atuam há dois cursos de Licenciatura em Matemática e um Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em que a disciplina de modelagem está presente ou faz parte da ementa de uma disciplina. Há possibilidade de implementação de cursos de extensão sobre Modelagem Matemática devido a parcerias estabelecidas com secretarias de educação. Levando em conta o planejamento, a implementação e análise dos diferentes designs para caracterizar ambientes de formação em modelagem, entendemos que a articulação entre as estratégias Design Research (GRAVEMEIJER, 2016) e Grounded Theory (CHARMAZ, 2009), podem auxiliar a trazer reflexões para a investigação.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karina Biondi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
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Currículo
Título do Projeto:
gestão estatal, relações íntimas e disputas faccionais na penitenciária feminina de pedrinhas, em são luís, maranhão
Resumo:
Nas últimas décadas, a população carcerária brasileira cresceu vertiginosamente, sendo que o crescimento mais expressivo se deu no número de mulheres presas. O Estado do Maranhão seguiu a tendência de crescimento do restante do país, que ocupa atualmente a terceira posição entre os países que mais encarceram no mundo. Em uma revisão dos estudos sobre reclusão penal escrita para a Annual Review of Anthropology de 2014, Cunha dá ênfase ao que vem pautando seus trabalhos: as relações prisão-sociedade, a articulação e a interface entre o mundo intra e extramuros. A autora afirma que o reconhecimento da porosidade do que antes era encarado como um universo fechado reflete mudanças nas realidades empíricas, mas também nos debates teóricos (2014: 227). Ela sublinha a importância da etnografia para os estudos sobre as prisões e suas fronteiras e das problematizações teóricas e metodológicas que a acompanham. Este projeto se alinha ao apelo de Cunha, ao propor a realização de pesquisa que, sob a perspectiva generificada, procura explorar as relações das internas da Penitenciária Feminina de Pedrinhas com elementos que não se encerram entre seus muros: (1) a gestão estatal e legal, (2) as suas relações íntimas, afetivas e familiares, (3) as disputas faccionais que imprimem divisões no tecido urbano. Assumindo que as vidas das mulheres presas estão inseridas em processos mais amplos, pretende-se explorar as dinâmicas relativas a gênero nas práticas cotidianas de deliberação das internas e verificar de que maneira isso também impacta nesses processos. Atentas aos modos como as internas conduzem suas vidas, em seus acontecimentos mais triviais, esperamos contribuir para um campo de estudos emergente no Brasil. A partir de uma perspectiva etnográfica e em diálogo com a produção da Antropologia da Política e de teorias de gênero, esperamos trazer para os estudos dessa área contribuições teóricas, analíticas e empíricas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karina Couto Furlanetto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto de três doenças respiratórias crônicas em diferentes traços-tratáveis: estudo de coorte prospectivo.
Resumo:
A terminologia traços-tratáveis, do inglês, treatable traits, tem sido amplamente utilizada na literatura científica internacional para caracterizar desfechos clínicos com potencial de melhora após tratamento. Doenças respiratórias crônicas comuns como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e doenças intersticiais pulmonares (DIP) trazem grandes prejuízos à saúde. Apesar disso, o impacto dessas três doenças respiratórias nos traços tratáveis ainda não foi investigado em um estudo de coorte prospectivo. O projeto inclui três estudos com objetivos próprios: (1) avaliar o impacto da asma, DPOC e DIP nas mudanças dos traços tratáveis ao longo de um ano de seguimento e verificar a associação com o número de hospitalizações; (2) comparar o perfil de atividade física na vida diária dos indivíduos com asma, DPOC e DIPs de acordo com a gravidade de cada doença e investigar desfechos clínicos associados; (3) traduzir e validar o instrumento Pro-Active para avaliação de atividade física de pacientes com DPOC brasileiros. O projeto de pesquisa completo será uma coorte prospectiva onde serão incluídos pacientes com asma, DPOC e DIP com idade maior que 40 anos e estáveis clinicamente. Os pacientes de acordo com sua patologia serão avaliados quanto à função pulmonar; força muscular respiratória e periférica; capacidade funcional e máxima de exercício; atividade física na vida diária; sedentarismo; atividades de vida diária; qualidade de vida; sintomas; comorbidades; sono; ansiedade; depressão; composição corporal; hospitalização no último ano e exames de sangue. Todos os participantes do estudo serão acompanhados com ligações mensais e reavaliados ao completar 1 ano da avaliação inicial (estudo 1). Espera-se identificar quais são os traços tratáveis que sofrem maior impacto em cada doença e se existe associação com as hospitalizações ao longo do tempo visando estratégias futuras. Além disso, disponibilizar a curto prazo o Pro-Active para utilização em DPOC no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Norte do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karina Kristiane Vicelli
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciência e tecnologia da grande dourados (fecigran)
Resumo:
A presente Feira Científica e Tecnológica da Grande Dourados(FECIGRAN)busca fomentar ações de Extensão articuladas com o Ensino e a Pesquisa por meio do envolvimento das comunidades internas e externa na realização de atividades que proporcionem a interação dialógica e transformadora entre o IFMS e a sociedade. Dessa forma, Difunde as atividades de Ensino articuladas com a Pesquisa e a Extensão, com o objetivo de despertar o interesse das comunidades interna e externa para ações desenvolvidas no IFMS. Disseminando e estimulando a criatividade e a cultura do Empreendedorismo Inovador, fortalecendo o ecossistema de inovação promovido pelo IFMS, Proporcionando a realização de um evento em que as múltiplas ações possam ser desenvolvidas com foco na integração entre as instituições de ensino, possibilitando a união entre Ensino, Pesquisa e Extensão e permitindo, desse modo, a integração da comunidade do IFMS com a sociedade. Além de estimular o interesse de estudantes e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras entre estudantes, técnicos e docentes e de outras instituições envolvidas nas atividades.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Thu Dec 09 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Karina Lilia Pasquariello Mariano
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
regionalismo e a agenda 2030 (ods): desenvolvimento sustentável, equidade e democracia na construção da governança regional
Resumo:
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que conformam a agenda 2030 da ONU cobrem os principais desafios do século XXI: pobreza, desigualdade, crise socioambiental e fortalecimento das instituições democráticas. Esta iniciativa foi uma resposta aos desdobramentos da globalização, marcada por políticas neoliberais e questionamento do papel do Estado, que intensificaram esses problemas no sistema mundial. A governança regional foi moldada para atender às necessidades e adequação dos Estados à globalização, mas não às demandas das sociedades. Isso não contribuiu para promover sociedades plurais, inclusivas e democráticas fundamentadas no respeito aos direitos políticos e sociais. Pelo contrário, estimulou na última década o crescimento da radicalização política, da intolerância, do nacionalismo e de plataformas políticas anti-democráticas. Pressupomos que as organizações regionais podem contribuir para responder aos desafios dos ODS, por sua capacidade de agregar e responder aos interesses das sociedades das respectivas regiões, tanto internamente, promovendo políticas públicas justas e eficazes, como no âmbito externo, fortalecendo o multilateralismo. Este projeto parte das seguintes perguntas: i) Como esses contextos impactaram os processos de integração na América e na Europa e de governança regional relativos à formulação de políticas públicas regionais? ii) por quê o aumento de participação de atores não-governamentais na integração não contribuiu para atender às demandas que emergiram como consequência da nova ordem global? iii) como os ODS 8, 10, 11, 13 e 16 integram a agenda desses processos regionais? O nosso pressuposto é que o grau de institucionalidade e de legitimidade das organizações regionais influencia no fortalecimento ou no enfraquecimento dos processos de governança regional. Em cada um deles, a pesquisa se voltará para compreender os mecanismos político-institucionais regionais que promovem sociedades mais pacíficas, plurais e integradas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karina Paese
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Farmácia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
utilização da nanotecnologia visando reverter a resistência de bactérias à neomicina quando aplicada em lesões de pele de pacientes diabéticos.
Resumo:
As infecções de pele em membros inferiores de pacientes diabéticos são um problema de difícil solução, sendo que quando colonizadas por bactérias resistentes aos antimicrobianos costumam exigir internação hospitalar prolongada, levando a tratamentos de alto custo e ao risco de amputações e até óbitos. Além da dificuldade no combate a bactérias multirresistentes, a pele lesada apresenta alterações vasculares, o que limita o uso de tratamentos convencionais. A administração tópica de medicamentos é bem aceita pelos pacientes e uma alternativa terapêutica eficaz para tratar lesões de pele, podendo ter impacto positivo nos diabéticos e no sistema de saúde. Sistemas nanoestruturados atuam como reservatório de fármacos, liberando os fármacos de forma controlada aumentando a disponibilidade no local de ação. Adicionalmente podem ser uma estratégia valiosa para inibir o crescimento de microrganismos resistentes, sendo que trabalhos já foram descritos na literatura com diversos ativos antimicrobianos nanoencapsulados. Nossa hipótese é que a encapsulação do sulfato de neomicina em nanoestruturas possa reverter a resistência das bactérias resistentes ao fármaco e melhorar sua disponibilidade e eficácia no tratamento de infecções na pele de diabéticos. Por ser uma substância ativa hidrofílica e de difícil quantificação, poucos estudos de encapsulação são descritos com a neomicina. A estratégia consiste em desenvolver formulações de base nanotecnológica já conhecidas - nanocápsulas poliméricas e microemulsões - porém, uma inovação é a utilização de uma molécula lipídica de alto EHL que possui evidências de ser capaz de reter ativos hidrofílicos. Objetivando uma formulação semissólida final, de fácil aplicação e que possa auxiliar na hidratação e cicatrização de lesões, um hidrogel de ácido hialurônico contendo as nanoestruturas será preparado. As formulações desenvolvidas serão caracterizadas físico-quimicamente e avaliadas in vitro quanto à resposta biológica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Wed Feb 16 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos da atenção domiciliar para adultos com doenças respiratórias crônicas e síndrome pós covid-19 na rotatividade hospitalar: uma revisão sistemática com metanálise
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atenção Domiciliar (AD) é caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados. A AD objetiva reduzir a demanda por atendimento hospitalar, permanência hospitalar, humanização e assegurar a autonomia dos usuários. OBJETIVOS: sumarizar a evidência disponível acerca dos efeitos da atenção domiciliar para pacientes com doenças respiratórias crônicas e síndrome pós-covid-19 considerando desfechos relevantes para a implementação e consolidação de políticas públicas de atenção domiciliar no Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: Será realizada uma revisão sistemática seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA e PRISMA-P) e da Cochrane Collaboration. Serão incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados. Os desfechos avaliados serão: permanência hospitalar, mortalidade, qualidade de vida, autoeficácia, aderência, estado funcional, readmissão hospitalar e satisfação do paciente. Serão elegíveis estudos com adultos com diagnóstico de doença respiratória crônica e síndrome pós-covid-19 que comparem qualquer tipo de atenção domiciliar à saúde (presenciais ou por telemedicina) comparada com atenção hospitalar. Serão pesquisadas as bases de dados relevantes em saúde e não haverá restrição de idiomas. Os estudos incluídos terão sua qualidade metodológica avaliada através da ferramenta Cochrane (RoB 2). A certeza da evidência será avaliada usando o Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE). A síntese de dados será conduzida usando o software Review Manager. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se sumarizar toda a evidência científica disponível, utilizando metodologia rigorosa e desfechos relevantes para os usuários e gestores e assim fortalecer a prática baseada em evidência nas políticas de atenção domiciliar do SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
Tue Dec 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
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