Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Ana Carolina de Aguiar Rodrigues

Ciências Humanas

Psicologia
  • vínculos e capital cultural como antecedentes de participação social e resistência em contextos de precariedade: aplicação para extensão universitária e formulação de políticas públicas
  • Esta proposta aponta a lacuna nas áreas de Comportamento Organizacional e Psicologia Organizacional e do Trabalho em investigar contextos de precariedade e, assim, desenvolver estudos que possam gerar insumos para ações de redução das desigualdades. Parte da Teoria da Ação Racional e Planejada com o objetivo de compreender como os vínculos e variáveis associadas à comunidade de origem repercutem em comportamentos de assimilação ou resistência, em nível individual e coletivo, em diferentes contextos de precariedade da vida e do trabalho. Serão conduzidos três subprojetos: I. Estudo das trajetórias e vínculos de cinco grupos de trabalhadores informais ou atravessados pela precariedade, e suas ações de enfrentamento desse contexto; II. Estudo dos vínculos, interseccionalidades e integração de refugiados africanos e médio-orientais no Brasil, Holanda e Turquia; III. Estudo do capital cultural e dos vínculos com o trabalho e com o lugar em comunidades ameaçadas no interior do Brasil, e sua repercussão na participação social. Serão utilizados surveys, entrevistas narrativas, netnografia e pesquisa-intervenção. Os resultados poderão contribuir para o avanço teórico da agenda de vínculos e capital cultural, e para formulação de políticas públicas e projetos de extensão universitária.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Feb 27 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina de Siqueira Couto de Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • dieta, microbiota e imunomodulação: investigando o impacto de metabólitos na inflamação aguda e nos comprometimentos tardios associados a sepse bacteriana e viral
  • A dieta é atualmente considerada um dos determinantes mais relevantes para a saúde humana. Dentre os inúmeros benefícios da interação entre a dieta e a microbiota, podemos destacar a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) a partir do metabolismo da fibra alimentar. Estes metabólitos, como o acetato e o butirato, tem importantes efeitos imunomoduladores via GPCRs (como o GPR43) e/ou alterações epigenéticas via inibição de histonas desacetilases, com impacto positivo sobre diversas doenças inflamatórias como colite, asma e diabetes. No que diz respeito a doenças de origem infecciosa, o balanço entre resistência à infecção e tolerância à doença, que é a capacidade do hospedeiro em tolerar e se recuperar dos prejuízos funcionais de tecidos e órgãos, deve ser levado em consideração. Este cenário tem importante peso na sepse, uma condição multifatorial sistêmica caracterizada por uma intensa inflamação aguda com disfunção de órgãos e alto índice de letalidade, seguida de uma fase imunossupressora tardia que favorece infecções oportunistas e tumores, além de prejuízos cognitivos e alterações comportamentais. Pretendemos avaliar como os AGCC impactam na sepse bacteriana e viral através da manipulação de fibras solúveis da dieta e da utilização de animais deficientes em GPR43. Analisaremos (1) a resposta inflamatória aguda na sepse induzida por CLP e na sepse viral por SARS-CoV2, avaliando mecanismos microbicidas e reprogramação celular; (2) o estabelecimento da imunossupressão pós-sepse e os comprometimentos tardios, principalmente os cognitivos e comportamentais; (3) o impacto da dieta na composição do microbioma e do metaboloma intestinal, avaliando se o efeito benéfico da fibra pode ser transferido entre camundongos através da microbiota; (4) a possível aplicação de probióticos e/ou prebióticos como estratégia terapêutica na tentativa de prevenir os comprometimentos tardios, trazendo peso a discussão sobre imunologia da mucosa e nutrição de precisão.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Jan 10 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Ana Carolina Gomes Jardim

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • complexos metálicos: uma nova perspectiva no desenvolvimento de antivirais de amplo espectro contra vírus emergentes
  • Doenças causadas por vírus emergentes representam importantes causas de surtos e epidemias, impactando a vida dos indivíduos, os serviços de saúde e a economia. Como exemplo, a pandemia de COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, acentuou a demanda por antivirais e tem desafiado o mundo no controle da transmissibilidade viral. O Brasil também enfrenta um cenário crítico relacionado ao controle de arboviroses causadas pelos vírus da Chikungunya (CHIKV), Mayaro (MAYV), Dengue (DENV) e Zika (ZIKV). Não existe terapia antiviral contra esses vírus, sendo emergencial a identificação de candidatos a fármacos. Complexos metálicos têm atraído atenção devido à sua eficácia e versatilidade, visto que íons metálicos como platina (Pt), cobalto, prata (Ag), ouro e paládio (Pd), quando complexados a ligantes específicos, podem gerar compostos estáveis, biologicamente ativos e não citotóxicos. Como ligantes de interesse, os aminoadamantanos, como a amantadina (ATD), rimantadina (RTD) e a memantina (MTN), são fármacos utilizados no tratamento da influenza A. Nosso grupo já demonstrou o potencial anti-CHIKV da MTN e RTD, e resultados preliminares foram obtidos com complexos metálicos de aminoadamantanos. Esta proposta visa avaliar a atividade antiviral de aminoadamantanos e seus complexos metálicos de Pt(II), Pd(II) e Ag(I) contra o SARS-CoV-2, CHIKV, MAYV, DENV e ZIKV. A atividade antiviral será avaliada por ensaios em cultura de células infectadas com os vírus selvagens e/ou vírus expressando genes como nanoluciferase e/ou eGFP e MCherry. O modo de ação antiviral será investigado por ancoragem molecular e ATR-IFTR, associados a inteligência artificial, e ensaios de interação e estabilização com proteínas e/ou RNA virais. As moléculas com melhores resultados serão avaliadas em ensaios in vivo para CHIKV e ZIKV (já aprovados pelo CEUA-UFU). Os resultados dessa proposta contribuirão na identificação de antivirais de amplo espectro para o combate aos surtos causados por vírus emergentes.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Ana Carolina Leite Vieira Costa Gifoni

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do escore de risco poligênico em pacientes com variantes patogênicas em brca1 e brca2 em uma coorte do nordeste brasileiro.
  • O câncer de mama é um problema de saúde mundial. Trata-se de uma doença multifatorial, porém cerca de 10% dos casos estão relacionadas às síndromes de predisposição hereditária. Os genes BRCA1 e BRCA2 são os principais genes envolvidos. Apesar de mulheres portadoras de variantes patogênicas ou provavelmente patogênicas (VP) em BRCA1 e BRCA2 apresentarem risco aumentado de câncer de mama ao longo da vida, esse risco não é uniforme entre os indivíduos. Diversos fatores são apontados como modificadores desse risco, incluindo fatores genéticos, como o Escore de Risco Poligênico (PRS). Diversas publicações avaliaram o papel do PRS na individualização do risco de câncer de mama. No entanto, esses estudos são majoritariamente realizados na população europeia e a representação de populações não-europeias é muito escassa. O presente estudo objetiva caracterizar pacientes com variantes germinativas patogênicas ou provavelmente patogênicas em BRCA1 e BRCA2, diagnosticados ou não com câncer, numa coorte do Estado do Ceará e analisar a associação entre o Escore de Risco Poligênico e o risco de câncer de mama nessa população. Serão incluídos pacientes com VP em BRCA1 e BRCA2, com diagnóstico ou não de câncer. Trata-se de um estudo caso-controle, em que os casos serão os pacientes com VP em BRCA1/2 diagnosticados com câncer de mama e o grupo-controle serão os pacientes com VP em BRCA1/2 sem neoplasia. Há escassez de informações sobre as características dos pacientes portadores de VP em BRCA1/2 no Nordeste brasileiro, incluindo a relação com possíveis modificadores de risco, como o PRS. É um estudo pioneiro, pois não há dados sobre a performance do PRS na população brasileira. O melhor conhecimento sobre o perfil dos portadores de VP em BRCA 1/2, associada à análise do PRS pode fornecer informações essenciais para o aconselhamento genético dos pacientes, auxiliando na individualização das medidas de rastreamento e redução do risco de câncer.
  • Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino - RJ - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Ana Carolina Nunes do Couto

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • conhecimentos e habilidades do músico profissional atuante na região metropolitana do recife
  • A proposta tem como tema global os conhecimentos e habilidades do músico profissional, e a formação e atuação profissional em música. O estudo mapeará quais são as diferentes frentes de atuação do músico profissional que atua na Região Metropolitana do Recife e analisará os diferentes tipos de conhecimentos e habilidades que este músico mobiliza durante seu exercício profissional. A partir disso, discutiremos o rol de conhecimentos e as habilidades de um músico profissional em relação ao tipo de formação oferecida em cursos superiores de Música. Devido à falta de estudos que revelem quais são os conhecimentos e habilidades utilizados pelo músico em sua atuação profissional na Região Metropolitana do Recife, um estudo dessa natureza permite a geração de dados mais sólidos que subsidiem ações que visam a inovação da formação superior em Música que impactem positivamente sua inserção no campo de trabalho. Temos a hipótese de que os tipos de conhecimentos e habilidades que o músico profissional atuante na Região Metropolitana do Recife mobiliza durante o exercício do seu trabalho são diferentes daqueles desenvolvidos em cursos tradicionais de formação superior em Música. A Lei que ainda normatiza a profissão do músico é de 1960 (Lei 3.857/1960), e elenca em seu Artigo 29 uma classificação profissional em Música que se mostra obsoleta diante das mudanças do mundo contemporâneo da profissão. Novas áreas de atuação surgiram enquanto outras definham, e os nossos currículos, provenientes de um "habitus conservatorial" não acompanharam tais mudanças na mesma velocidade. Será necessário um estudo qualitativo. Utilizaremos pesquisa documental para entender como a profissão figura em documentos definidores de políticas públicas, assim como aqueles produzidos pela Sociedade Civil Organizada, e etnografia para compreender como o músico mobiliza seus conhecimentos e habilidades no exercício profissional.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026