Projetos de Pesquisa

 

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Alesandra Araújo de Souza

Ciências da Saúde

Educação Física
  • estudo da relação entre os comportamentos de movimento, competência motora e desfechos em saúde de crianças da zona urbana e território indígena de cidade do norte do brasil que atendem ou não as recomendações de sono
  • Apenas 6% das crianças em contexto de vulnerabilidade social e em território afastado dos centros urbanos atingem as recomendações de sono, 32,6% as horas diárias para atividade física moderada a vigorosa (AFMV), e nenhuma usa telas por tempo recomendado. A reduzida duração do sono tem relação com índice de massa corporal mais elevado, maior tempo em comportamento sedentário (CS), menos tempo em AFMV e os dados relacionados a aptidão física relacionada a saúde e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais são controversos quando comparadas aos seus pares que dormem por tempo recomendado. Nesse contexto, dados sobre crianças indígenas são escassos na literatura sendo necessário conhecer a real prevalência delas que atende as recomendações para a AF, sono, tempo de tela, e CS; avaliar a relação desses comportamentos com variáveis relacionadas à saúde; além de entender se a competência motora delas apresenta alguma diferença com as crianças de zona urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis associações entre os comportamentos de movimentos de 24 horas e sua relação com indicadores de saúde e competência motora de crianças de zona urbana e território indígena que atendem ou não às recomendações de sono. Trata-se de pesquisa observacional, com a participação de pré-escolares e escolares dos três aos 16 anos, matriculados em instituições públicas de ensino de zona urbana e território indígena de um município da região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Serão coletados dados sobre AF, CS, T, duração do sono, status de peso, AFRS e CM. Os dados serão analisados quanto a normalidade e homogeneidade. Serão aplicados testes de correlação, regressão e comparação ou seus correspondentes não paramétricos. Como resultados, espera-se poder fornecer ao sistema de Educação e Saúde do município de execução do trabalho e do Estado do Tocantins dados relacionados ao estilo de vida e saúde de pré-escolares e escolares de zona urbana e território indígena.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
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Alesandra de Araujo Benevides

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • impacto da relação professora-aluna sobre desempenho em matemática do ceará: um estudo longitudinal a partir de dados administrativos
  • A existência de um hiato de desempenho entre meninos e meninas na área de matemática leva a uma desmotivação das meninas na escolha de carreiras voltadas para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês). Essas carreiras têm maiores salários no mercado de trabalho e essa sub-representação leva à perpetuação das disparidades salariais entre homens e mulheres. Embora a literatura internacional ainda não esteja consolidada e a nacional seja incipiente, alguns estudos mostram que, quando as meninas têm um exemplo feminino a seguir (role models), elas se sentem mais motivadas e aumentam a probabilidade de escolher uma carreira STEM, além de elevar seu desempenho em matemática. O objetivo dessa pesquisa é verificar o impacto causal de modelos femininos a seguir sobre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Ceará. Com bases de dados identificadas e cedidas pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), é possível montar uma coorte de estudantes que irá acompanhar os alunos do 5º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, período considerado sensível para início do hiato de desempenho em matemática entre meninos e meninas. Para analisar os determinantes do desempenho matemático, será aplicado o modelo linear hierárquico (MLH) multinível. Como a base de dados será longitudinal e serão agregadas covariáveis sociodemográficas dos estudantes, docentes, turmas e escolas, é possível também empregar tanto métodos de Pareamento por Escore de Propensão (PEP) quanto o Método de Diferenças em Diferenças (DiD, em inglês).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Alessandra Marcia da Fonseca Martins

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • terapia contra inibidores de checkpoints empregando anticorpos biespecíficos e pequenos rnas de interferência (sirna) no tratamento da leishmaniose
  • Leishmaniose é um complexo de doenças parasitárias causada por protozoários do gênero Leishmania1. A doença pode apresentar diferentes formas clínicas, sendo que as mais comuns são a leishmaniose cutânea (LC), que causa lesões na pele, e a forma visceral (LV), a mais grave e acomete órgãos como baço, fígado e medula óssea2. O Brasil é endêmico para ambas as formas e detém 90% dos casos registrados da doença nas Américas. Ressalta-se que dos casos de leishmaniose visceral registrados nos anos 2018-2020, 661 foram à óbito3. A terapia convencional é oferecida pelo SUS, no entanto possui alta toxicidade, alto custo, contraindicação para determinados grupos de pacientes e possibilidade de falhas terapêuticas4,5. Neste projeto propomos o desenvolvimento de imunoterapia utilizando anticorpos biespecíficos, que consiste na utilização de um anticorpo com capacidade de se ligar a dois receptores de uma única vez, revertendo a imunossupressão causada pelo parasito e trazendo controle na lesão e reduzindo a dose necessária para a terapia. Concomitante, buscamos o uso de siRNA de PD-L1 que pode regular negativamente a expressão deste receptor em células apresentadoras de antígenos, estimulando a ativação da resposta imune contra a leishmaniose. O caráter inovador provém da ideia de trabalharmos com a geração mais moderna da imunoterapia que está sendo empregada com sucesso em ensaios clínicos contra o câncer e na possibilidade da obtenção dos anticorpos por estabelecimento de parcerias e transferência de tecnologias com as empresas envolvidas. Alinhado a isso, a tecnologia de mRNA que vem sendo utilizada em vacinas, possibilita a utilização de plataformas já preparadas e que podem contribuir na tecnologia da siRNA. Desta forma, poderemos alcançar uma terapia alternativa com mais sucesso de cura e consequente redução da taxa média de letalidade de 9,5% (dados de 2020) como nos casos de leishmaniose visceral.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Alessandra Souza Melett Brum

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • minas é cinema
  • Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CPCine: História, Estética e narrativas em cinema e audiovisual, o projeto Minas é Cinema objetiva mapear a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito à produção, exibição, distribuição de filmes, recepção, produção crítica e publicações sobre cinema. Dada a amplitude do Estado de MG e o universo abrangente da pesquisa, definimos como etapa desse projeto continuar o levantamento de publicações periódicas voltadas ao cinema na Região Geográfica intermediária de Juiz de Fora, compreendendo o recorte temporal dos primórdios (1897) aos dias atuais; A partir dessas publicações e de pesquisas já desenvolvidas procuramos elencar também as salas de cinemas que existiram ou existem nas cidades foco da pesquisa; Alimentação do banco de dados da Programação das salas de cinema de Juiz de Fora; Realização de entrevistas com cineastas, críticos de cinema, técnicos, curadores de mostra, editores e personalidades que ajudaram e ajudam a fomentar a atividade cinematográfica no Estado de Minas Gerais. Nessa etapa as cidades contempladas são: Juiz de Fora (sede); São João Nepomuceno; Rio Novo; Ubá; Cataguases e Além Paraíba. Vale ressaltar que a maior parte das pesquisas relativas às publicações e atividades cinematográficas têm se concentrado preferencialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, deixando de contemplar as demais regiões do país. O objetivo do projeto é suprir parte de uma lacuna que se verifica no campo dos estudos do cinema brasileiro a partir do investimento na pesquisa, no registro de depoimentos e no levantamento e organização de dados em torno de publicações ocorridas na região da Zona da Mata Mineira, tudo disponibilizado no site minasecinema.com.br. O Minas é Cinema procura ultrapassar o pólo acadêmico e contribuir para valorização da história local, procurando ampliar seu alcance para além dos muros da Universidade.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026
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Alessandro Jacques Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • aprendizagem profissional de formadores e de futuros professores de matemática: constituindo comunidades de prática e de investigação
  • Considerando resultados de pesquisas nacionais e internacionais, identificamos três lacunas a serem investigadas, atualmente: (i) a necessidade de pesquisas na formação inicial de professores de matemática que tomem a prática letiva como ponto de partida para dar suporte às aprendizagens para o exercício da docência; (ii) uma ampliação da compreensão do papel da matemática que se aprende na formação inicial para fundamentar a matemática que será ensinada pelo futuro professor; (iii) como é a formação de formadores de professores e como estes se desenvolvem profissionalmente para ensinar a ensinar matemática. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como decorre a aprendizagem de futuros professores de matemática e de seus formadores, quando estes constroem um ambiente de colaboração, interação e investigação, mediado por tarefas formativas, que tematizem a prática letiva da escola básica e contemple a matemática e a didática abordadas na Licenciatura com vistas ao ofício futuro de ensinar matemática na Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, a presente proposta se enquadra em uma abordagem qualitativa-interpretativa, tomando como método o Design-Based Research (DBR). A coleta de dados deverá ocorrer por diferentes procedimentos e técnicas, como a observação participante – com registros em áudio e vídeo – e a recolha documental das tarefas realizadas pelos professores participantes no estudo e de outros documentos curriculares. Dentre os resultados esperados estão (i) a busca por uma compreensão conceitual acerca de como decorre a aprendizagem profissional de futuros professores de matemática e de seus formadores, bem como (ii) a elaboração, para a formação de professores e de formadores de professores, de materiais curriculares que contemplem a aproximação da matemática acadêmica com a matemática escolar, e visam favorecer a presença e a interlocução da prática como uma componente essencial para a aprendizagem dos futuros professores.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 02/12/2023-31/12/2026